AMÉRICA LATINA
Relatório prevê expansão do mercado de viagens na América Latina. Como viajar pelo Brasil de avião continua sendo absurdamente caro, demorado, conexões absurdas e cancelamentos de voos constantes pela Azul, o Brasil destacou-se com um salto de 37% na receita, atingindo US$ 21,8 bilhões em viagens pela América Latina. Logicamente a nossa insegurança jurídica e econômica são os grandes fatores que impulsionam isso. Falar o contrário é não entender nada ou estar sendo muito bem pago para isso. Dessa forma, mercado de viagens na América Latina segue em alta, liderado pelo Brasil. Segundo um relatório da Phocuswright, empresa de pesquisa especializada na indústria de turismo, o setor na região cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2023, com o valor bruto de reservas subindo 29%, totalizando US$ 70,1 bilhões. “Brasil é um mercado de viagens dinâmico, com uma presença digital crescente,” afirmou Carolina Sass de Haro, diretora para América Latina e Caribe da Phocuswright e coautora do estudo. O relatório prevê que o mercado de viagens na América Latina continuará a se expandir, com o valor bruto de reservas projetado para atingir US$ 95,8 bilhões até 2027. As reservas online estão crescendo rapidamente, e a penetração digital deve alcançar 54% nesse mesmo período. Entre os segmentos, o setor hoteleiro representou 47% das reservas totais em 2023, enquanto o México manteve-se como o maior mercado de viagens da região, respondendo por 45% do valor bruto de reservas. As tendências do mercado de viagens latino-americano e outros dados do setor serão explorados em mais detalhes durante a Phocuswright Conference, que acontece de 19 a 21 de novembro no JW Marriott Phoenix Desert Ridge Resort & Spa, no Arizona.
PERSE
Outro exemplo que destruirá também o nosso turismo interno, já que viajar dentro do Brasil, de carro ou de ônibus, continua sendo a nossa melhor opção, principalmente dentro do nosso estado ou estados vizinhos, é o muito comentado fim da PERSE pelo desgoverno federal. Tanto que o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, manifestou preocupação com a utilização do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) por empresas que, segundo ele, não se enquadram nos critérios originais do benefício. O uso do programa por empresas de influenciadores e grandes plataformas, Sampaio citou o iFood e empresas de influenciadores, como a Play9, que receberam isenções fiscais substanciais e afirmou: “Fatalmente haverá a extinção do Perse e grande imbróglio jurídico até o final do ano”. O iFood não é um restaurante; é uma plataforma de intermediação de refeições. Ele não tem o CNPJ de restaurante e, portanto, não deveria usufruir do benefício do Perse. O mesmo vale para as empresas de influenciadores, que também não atendem às premissas do programa”, afirmou Sampaio. Ele questionou como o Ministério da Fazenda irá lidar com o uso indevido dos benefícios e apontou para uma possível judicialização do programa. “As empresas que se sentirem prejudicadas devem buscar a Justiça para discutir a extensão ou os critérios de utilização do Perse, o que pode gerar um grande imbróglio.”
Apesar das críticas, Sampaio reconheceu a importância do Perse para empresas genuinamente impactadas pela pandemia. “O programa gerou uma ajuda necessária e proporcionou uma recuperação extremamente bem-vinda, permitindo a sobrevivência de muitas empresas. Contudo, é essencial que ele continue sem as distorções causadas pela utilização inadequada por determinados atores”, destacou. O presidente da FBHA defende que o Perse seja prorrogado por pelo menos mais seis meses ou até que o valor previsto de R$ 15 bilhões seja utilizado de forma mais direcionada. “Ainda há empresas, como hotéis e pequenos negócios do setor de alimentação, que não estão totalmente recuperadas. Extinguir o programa agora, sem um ajuste nos critérios, seria um erro.” Sampaio também sugeriu que o governo avalie casos de uso indevido e implemente um saneamento rigoroso, para garantir que os recursos sejam direcionados a empresas que realmente necessitam. “A continuidade do Perse deve ser acompanhada de correções, assegurando que os benefícios alcancem aqueles que mais sofreram com os impactos econômicos da pandemia”, finaliza.
POR QUE TANTOS CANCELAMENTOS DE VOOS?
Sem a menor sombra dúvidas você já enfrentou alguns cancelamentos de voos neste ano. Só eu enfrentei quatro e perdi compromissos e, a Azul, teve que arcar com mais despesas a exemplo de refeições, hotel, transfers… Dessa forma, para piorar a crise aérea brasileira, cabe informar que as nossas companhias tem 60 aviões parados para manutenção. A Gol, Azul e Latam mantém aviões no chão por falta de peças, acreditem se quiser. Pra nós que temos carros, isso é praticamente normal. Nem pensar em ter carro importado. Os aviões groundeados levou as empresas a operarem com máquinas mais antigas, aumentando os custos devido ao maior consumo de combustível. De acordo com um levantamento do jornal Valor Econômico, a Gol é a mais impactada, pois está com 25 aviões fora de operação, o que equivale a 18% de sua frota. A empresa, que enfrenta dificuldades financeiras e reestruturação nos Estados Unidos, registrou prejuízo de R$ 830 milhões no período. A GOL, mesmo sob o Chapter 11, conseguiu ampliar a frota operacional em cinco unidades em relação ao trimestre anterior. “Apesar dos impactos significativos devido aos atrasos no cronograma da Boeing, a Gol conseguiu aumentar sua frota operacional em cinco aeronaves frente ao segundo trimestre”, explicou a empresa em comunicado. A Azul conta com vinte aviões parados, principalmente dos modelos E2 e A320neo. O CEO John Rodgerson informou que a normalização do mercado pode levar até dois anos. A companhia, que espera entregas atrasadas da Embraer, registrou receita recorde de R$ 5,129 bilhões no terceiro trimestre, mas enfrenta custos elevados com a operação de aeronaves antigas, além da disparada do dólar. Na Latam, há quinze aeronaves em manutenção, reportando impactos menores, representando 5% de sua frota narrow-body, ou seja, de corredor único.
ENOTURISMO, VINHO & ARTE
No próximo dia 30 de novembro, a empresa de Enoturismo Vinho e Arte, liderada pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, completa duas décadas de trajetória. Comemorando um histórico de mais de mil vinícolas visitadas ao redor do mundo, a Vinho e Arte não só se consolidou como referência no universo dos vinhos e experiências culturais, mas também foi pioneira em abrir caminhos inovadores no turismo de vinho. Natural de Garibaldi, Maria Amélia tem uma carreira marcada por grandes contribuições ao setor vitivinícola brasileiro. Ela é a responsável pela pesquisa histórica dos 100 anos do “Champagne do Brasil”. Figura inspiradora, a garibaldense iniciou sua carreira aos 14 anos, quando ingressou no curso Técnico em Enologia em Bento Gonçalves. Aos 20, já havia concluído a formação superior, traçando um caminho que uniria sua paixão por vinhos, turismo e cultura. “Sempre gostei da cultura do vinho em seus aspectos mais amplos: as paisagens, as histórias dos agricultores, o acolhimento do campo, a arte de receber e compartilhar momentos”, diz a enóloga, que ao longo de 20 anos de Vinho e Arte, acompanhou viajantes em mais de 30 roteiros, sempre transformando cada viagem em uma experiência única. Entre os principais destinos estão várias regiões do Brasil, além de países como Uruguai e Argentina, onde explorou Neuquén, Bariloche, Entre Rios e Mendoza. No Chile, percorreu áreas renomadas como Maipo, Colchagua, Casablanca e a Ilha de Páscoa.
CELEBRAR A LIBERDADE
Em Portugal, destacou-se também a Ilha da Madeira, enquanto na Espanha e na França visitou áreas icônicas como Bordeaux, Borgonha, Alsácia, Rhône, Provença, Córsega e Champagne. Na Itália, explorou a Costa Amalfitana, Sicília, Piemonte, Toscana, Vêneto, Sardenha e Puglia. Também conheceu a região de Valais, na Suíça, Melbourne, na Austrália, e Nova Zelândia. Ao longo dos anos, o que realmente fez e segue fazendo a diferença nessas mais de mil vinícolas visitadas – das mais simples às mais glamurosas – são as pessoas e o atendimento personalizado que oferecem, destaca Maria. Com idades a partir dos 40 anos, o público da Vinho e Arte é composto por famílias, casais e aqueles que preferem viajar sozinhos oriundos especialmente do Brasil, mas também do Uruguai. A proposta central é celebrar a liberdade das pessoas em qualquer fase da vida, especialmente das mulheres, até então com pouco espaço entre os enófilos, proporcionando a oportunidade de ser feliz, criar histórias e, nesse processo, o vinho surge como um elo de conexão. Sempre atenta às mudanças e ao desejo dos viajantes de explorar além dos roteiros tradicionais, a enóloga revela novidades para os próximos anos: destinos como Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e África do Sul, que prometem integrar cultura e vinho em novas paisagens e contextos. A transição que acompanha a celebração das duas décadas não se dá apenas na escolha dos destinos: reflete também uma aproximação da Vinho e Arte com o público, levando em consideração o perfil dos viajantes fiéis que a acompanham ao longo dos anos.
GARIBALDI/RS
Para marcar esta data histórica, a enóloga convida apreciadores e amigos para um final de semana de celebração em Garibaldi, de 29 de novembro a 1 de dezembro, repleto de encontros, aprendizado e, claro, muito vinho. O cronograma incluirá degustações exclusivas, encontro de produtores e importadoras convidadas, e visitas a vinícolas locais. A grande festa ocorrerá na Linha São Gotardo, lugar de grande significado para Maria Amélia, num espaço para eventos e experiências, aliando a beleza cênica da paisagem, a história das imigrações e toda esta magia e liberdade das viagens internacionais que ela realiza. “Será um encontro de gerações e culturas, representando o que de melhor a plataforma construiu ao longo dos anos”, destaca. Uma degustação especial está programada para o sábado à tarde, com cinco rótulos raríssimos produzidos em 2004, ano de fundação da Vinho e Arte. Entre as preciosidades estarão o Miolo Terroir (Brasil), Mas La Plana (Espanha), Coppola Rubicon Estate (Califórnia), Família Zuccardi (Argentina) e o icônico Clos Apalta. O painel proporcionará uma imersão histórica e cultural, oferecendo aos participantes a chance única de provar vinhos de 20 anos, em uma atmosfera mágica e inesquecível. A apresentação será conduzida pela enóloga Maria Amélia Duarte Flores, acompanhada de convidados especiais.
WINE EXPERIENCE CRISTOFOLI VINHOS DE FAMÍLIA
Falando em vinho, oriunda da Região do Vêneto, norte da Itália, a Família Cristofoli chegou em Bento Gonçalves no século XIX. As gerações se sucederam, até que em 1947, Duílio Cristofoli comprou no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, a propriedade onde a Família vive até hoje. Os filhos Loreno e Mário Luiz iniciaram em 1986 um pequeno negócio de vinhos, no porão da casa paterna, vinificando uvas de mesa. Com muita perseverança, trabalho duro e amor, a Família Cristofoli segue unidas aliando vinhedos, vinhos e enoturismo. Os vinhos são elaborados na própria adega, com uvas cultivadas pela família e adquiridas de produtores da Serra e da Campanha Gaúcha. O estilo enológico da empresa busca conduzir a vinificação sempre com a mínima intervenção de maneira a gerar vinhos muitos frescos e bem distintos entre si. Atualmente, toda a enologia é conduzida pela própria família. Os três sucessores, Bruna, Letícia e Lorenzo Cristofoli são enólogos e cada um ocupa-se de diferentes áreas do negócio.
A Wine Experience na Adega do Castelo Saint Andrews será conduzida por Lorenzo, que selecionou quatro rótulos representativos de sua enologia que respeita as aptidões enológicas de cada variedade. Assim, foram escolhidos um espumante Blanc de Noir Extra-Brut elaborado pelo método tradicional de Champagne com 100% de uvas Pinot Noir; o Instinto Chardonnay 2022 com uvas cultivadas pela família e cuja produção foi de apenas 1350 garrafas; um Sangiovese, também originário de vinhedos próprios que evoca todo o cuidado da família com o manejo das videiras. Por fim, o Instinto Corte Tinto 2022, com produção restrita a 3 mil unidades. Celebrando mais um prêmio internacional, Castelo Saint Andrews anuncia programação Natal e Réveillon com alta gastronomia em cenário mágico regado à Dom Perignon e Cristal. Com Melhor Restaurante das Américas Central e do Sul pela Condé Nast Johansens, hotel de Gramado terá ceias de fim de ano com champagnes Don Pérignon e Cristal
NATAL & RÉVEILLON NO CASTELO SAINT ANDREWS
A propósito, a decoração natalina já está montada para encantar ainda mais os hóspedes do Castelo Saint Andrews, Relais & Châteaux de Gramado. O incrível efeito de luzes cria uma atmosfera de sonho na fachada e nos jardins do hotel mais luxuoso do Sul do Brasil, que acaba de ser premiado pela principal referência global em turismo de luxo, ao mesmo tempo em que anuncia sua aguardada programação para as festas de fim de ano. Na noite da segunda-feira, 4 de novembro, uma cerimônia realizada em Londres pela Condé Nast Johansens premiou os melhores hotéis das Américas Central e do Sul em diversas categorias. Mais uma vez, o Castelo Saint Andrews foi reconhecido com o Award for Excellence, desta vez como Best Restaurant. A conquista se soma a uma série de títulos recebidos ao longo deste ano pelo Castelo Saint Andrews, entre eles seis World Luxury Awards, incluindo Melhor Hotel Boutique de Luxo na América Latina e Melhor Alta Cozinha da América do Sul. “Esses prêmios são um testemunho de nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor de hospitalidade de luxo”, afirmou o proprietário Gilherme Paulus.
Celebrando tantos reconhecimentos da crítica internacional, apesar dos desafios enfrentados por todo o setor de turismo na Serra Gaúcha, o hotel preparou uma programação de fim de ano digna de entrar para história. Serão muitas atividades para encantar os hóspedes durante o Natal e a virada do ano. Além de todos os detalhes decorativos e da iluminação que evocam o espírito natalino criando um ambiente mágico no hotel, o Restaurante Primrose servirá uma ceia harmonizada com vinhos e champanhes excepcionais, incluindo o cobiçado Don Pérignon. Na noite de Natal, o hotel receberá a ilustre presença do Papai Noel para a entrega dos presentes. Para o período de 20 a 27 de dezembro, as suítes para casal com café da manhã e ceia de Natal harmonizada com música ao vivo partem de R$ 37.510,20 (impostos e taxas não inclusos). Dando boas-vindas a 2025, o Réveillon no Castelo Saint Andrews terá um show de luzes exclusivo, um jantar harmonizado em cinco tempos, open bar e uma queima de fogos que iluminará o céu de Gramado. O brinde da virada de ano, com direito a queima de fogos, será feito com o sofisticado Champagne Cristal. A madrugada prossegue com uma festa animada por talentoso DJ convidado. Um Réveillon extraordinário, no cenário perfeito. Os pacotes de para o período de 26 de dezembro a 3 de janeiro partem de R$ 35.858,40. Inclui hospedagem para dois adultos com café da manhã, ceia harmonizada e festa de Ano Novo.
Primeiro hotel criado com o conceito Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews esta localizado em um condomínio de alto padrão na encantadora cidade de Gramado, na Serra Gaúcha. Com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, ele concilia exclusividade, sofisticação e requinte. Cercado por jardins cenográficos e com vista deslumbrante do Vale do Quilombo, o Castelo proporciona um intenso contato com a natureza vizinha ao centro da cidade. A experiência Saint Andrews vai muito além da hospedagem e presenteia os sentidos com ambientes acolhedores, alta gastronomia e uma adega excepcional. Um lugar onde cada segundo vale ser vivido. O Castelo Saint Andrews é o único hotel de luxo nas montanhas do Brasil certificado pela renomada Relais & Châteaux, uma prestigiada associação internacional que reúne os mais exclusivos hotéis e restaurantes do mundo. Com 580 seletos membros em 60 países, a Relais & Châteaux é sinônimo de experiências únicas, combinando hospitalidade impecável, gastronomia refinada e ambientes de charme incomparável. Descubra a sofisticação, o conforto e a excelência que tornam o Castelo Saint Andrews um destino verdadeiramente único.
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Durante o feriado prolongado da Proclamação da República, de 15 a 17 de novembro, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu um total de 34.693 visitantes, reforçando a sua importância como um dos destinos turísticos mais procurados do país. Localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina, o parque é famoso por abrigar as majestosas Cataratas do Iguaçu, reconhecidas como uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. Os brasileiros representam a maioria das nacionalidades com 77%, somando 26.835 pessoas, seguidos por originários da Argentina (3.006), Estados Unidos (649), Paraguai (583) e Espanha (473). Entre as receitas do Brasil, os estados mais representados foram Paraná (9.662), São Paulo (7.299), Santa Catarina (3.698), Rio Grande do Sul (2.138) e Rio de Janeiro (922). O último feriado prolongado de três dias da Proclamação da República havia sido em 2021, quando 22.179 visitantes serviram na unidade de conservação. O crescimento em 2024 foi de 56,42%. Nos anos de 2022 e 2023, o feriado caiu em uma terça-feira, com 6.555 pessoas, e quarta-feira, com 5.049 visitantes, respectivamente. Neste ano, no mesmo dia 15, o parque recebeu 11.051 pessoas. Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente AQUI.
TURISPO EM ITAIPU
Falando nisso, o Turismo da Itaipu Binacional, operado pelo Itaipu Parquetec, recebeu no mesmo feriadão, um total de 8.116 visitantes, 1.727 a mais em relação ao mesmo período de 2023, quando passaram pela Usina 6.389 turistas. O movimento foi 27% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. O Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado pelos turistas, atraiu 5.840 pessoas. Já o Itaipu Especial recebeu 991 pessoas; o Itaipu Iluminada, 621 turistas; e o Itaipu Refúgio Biológico, outras 471 pessoas. Passaram pelo Ecomuseu 163 visitantes. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros têm gratuidade em vários passeios, como o Itaipu Panorâmica, o Itaipu Iluminada, o Itaipu Refúgio Biológico e as exposições do Ecomuseu. Para isso, é necessário apresentar comprovante de residência recente, em nome do visitante, acompanhado de documento de identificação. A gratuidade é válida para os municípios de Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, e Mundo Novo (MS). Além das cidades vizinhas de Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco, no Paraguai. Para outras informações sobre ingressos e valores, CLIQUE AQUI.
16ª MEIA MARATONA DAS CATARATAS
Prova de corrida oficial do Patrimônio Mundial Natural, a Meia Maratona das Cataratas já tem data marcada para a realização da sua 16.ª edição: 18 de maio de 2025. Os atletas que desejam correr no Parque Nacional do Iguaçu podem programar-se para mais uma edição histórica com percurso integralmente dentro da unidade e nos tradicionais formatos da Meia Maratona das Cataratas, a prova de 21km, e o Desafio de 8km das Cataratas. O regulamento de ambas as corridas será divulgado em breve, assim como a data de início das inscrições, prazos e lotes para os atletas. Todas as informações das provas estarão no site oficial do Parque Nacional do Iguaçu. Para uma experiência mais imersiva e tranquila com a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, as corridas terão vagas limitadas a 3 mil corredores, divididos nos dois formatos, de 21km e 8km. Quem quiser participar de alguma delas deve ficar atento às informações divulgadas AQUI. A Meia Maratona das Cataratas é uma das provas tradicionais em Foz do Iguaçu, conhecida como uma das mais lindas do planeta. É famosa pelo percurso dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na Mata Atlântica, e pelo melhor cenário da Maravilha Mundial da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.
MERCADO PÚBLICO EM FOZ
A propósito e, com uma proposta que une cultura e gastronomia, o Mercado Público Barrageiro abriu suas portas na ontem, terça-feira (26). Construído pela Itaipu Binacional, o local é administrado pelo Itaipu Parquetec.
O Mercado Público Barrageiro é uma contribuição importante da Itaipu para a cidade de Foz do Iguaçu que contará com nosso apoio e do Itaipu Parquetec para se consolidar como um ponto de encontro da população e como atrativo turístico, com produtos e serviços a preços competitivos e atraentes. A expectativa, em geral, é de grande movimento. Uma das atrações é a Usina Beer Box, cervejaria que presta homenagem à Itaipu. São vários os detalhes que remetem ao empreendimento binacional, com as 20 torneiras, em alusão aos condutos forçados da usina. O local deve, inclusive, comercializar uma cerveja exclusiva, chamada Barrageiro, que será lançada em janeiro. Ao lado da cervejaria, o Big Pastéis Foz. O nome Mercado Público Barrageiros remete aos tempos da construção da Itaipu, quando funcionava no local a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), atendendo justamente ao público envolvido com a obra. Mas, apesar de fazer alusão a esse passado, o novo mercado reflete a diversidade cultural da Foz do Iguaçu de hoje. Exemplo disso é o Empório Conexão Mineira, que vai comercializar diversos produtos daquele estado, como doces, cachaças, farinhas, temperos, entre outros. Além da culinária mineira, o local também vai contar com gastronomia oriental, árabe, brasileira, entre outras.
Outro aspecto importante do novo mercado é o apoio à cultura local. O espaço contará com uma programação cultural de quinta a domingo. Isso chamou a atenção dos donos da Sublifalls, que até recentemente tinha endereço no centro da cidade, mas está se transferindo para o novo mercado. A loja comercializa camisetas, miniaturas, mangás e acessórios que fazem sucesso com o público geek e fãs de anime. A loja também é responsável pelos eventos Geek Foz, que eles pretendem realizar no novo espaço. Ao todo o mercado conta com 55 boxes, que também incluem confeitaria, padaria, produtos coloniais, hortifruti, produtos para a saúde e bem-estar, pizzaria, sorveteria e açaí. O Mercado Público Barrageiro também cumpre com uma função social, com boxes para cooperativas de agricultores familiares e associações sem fins lucrativos, que receberão benefícios para consolidar sua operação no local.
BELLA DA SEMANA – KARINA BART
Descubra o magnetismo de Karina Bart, a nova estrela do Bella da Semana, que promete deixar uma marca inesquecível em seu coração. Com uma beleza natural que cativa ao primeiro olhar, Karina Bart conquistou o público do Bella da Semana durante a transmissão ao vivo (relembre aqui), revelando um charme e desenvoltura incomparáveis. Seus olhos azuis, intensos e profundos, são como janelas para o infinito, enquanto seu rosto de princesa emoldura um sorriso que derrete qualquer coração. Sua pele clara e aveludada, em perfeita harmonia com os cabelos loiros brilhantes, irradia uma elegância e frescor que são verdadeiramente apaixonantes. Suas curvas impecáveis, são um convite aberto à contemplação. Esta deslumbrante paranaense não apenas captura seu olhar, mas vai conquistar sua alma com uma presença ao mesmo tempo suave e avassaladora. Karina Bart nua é a personificação do desejo, pronta para deixar uma impressão inesquecível e provocar seus instintos mais íntimos. A primeira parte do ensaio exclusivo com Karina Bart já está no ar e promete uma experiência visual que transcende o comum. Assine o Bella da Semana e mergulhe em um universo reservado para aqueles que apreciam a verdadeira essência feminina. É um convite para quem entende do que é feito o desejo e a beleza.
Leia ainda: É ilegal cobrança por marcação de assentos em companhias aéreas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Ecoturismo e Turismo de experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados
Festival de Turismo de Gramado tem um olhar permanente para sua comunidade
Verão 2025 – Argentinos se preparam para invadir o Brasil !
De carro ou de avião? Crescimento contínuo na demanda turística
O avanço da vulgaridade, o cultivo da insensatez e a derrapagem nas condutas equivocadas
Novo faturamento recorde de viagens no setor corporativo
AIRBNB tem projetos de trabalhar com agentes de viagens
Choque de gerações: Avós criando e educando netos
Crescimento hoteleiro provoca investimentos no setor
O ontem passou, o hoje está sendo vivido e o amanhã virá qual sopro de primavera
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental