 
Como eles não tem absolutamente nada  pra fazer e, como eles também detém as soluções dos problemas nacionais e agora  também norte-americanos, vossos nobres representantes debatem com ministros a  crise financeira mundial. Os ministros da equipe econômica  foram convidados  para explicar as medidas do governo para conter o impacto, no Brasil, da crise  fiscal dos Estados Unidos e da Europa. Será que eles reduzirão suas despesas as  quais nos pagamos a conta? Irão reduzir seus salários? Irão reduzir os gastos  públicos? Como esses infelizes não irão fazer nada em nosso favor, muito pelo  contrário, vão literalmente para o inferno e parem de dizer abobrinhas.
  
 CORRUPÇÃO
 
A corrupção seria um pouco menor, no  Brasil, se houvesse uma lei para punir o enriquecimento ilícito. Ajudaria também  se fosse aprovada uma outra para responsabilizar as empresas - e não só as  pessoas físicas -, por tais irregularidades. E a caça aos abusos seria mais  eficaz se fosse garantida também a proteção de quem denuncia irregularidades.  Esses três "pontos negros" da guerra aos corruptos, no País, foram lembrados em  Brasília, no encontro da Convenção de Combate à Corrupção das Nações Unidas,   com o governo e a sociedade civil. Fica o registro que foram "apenas  lembrados". tudo fica por isso mesmo. A certeza que fica, além da impunidade é  que os escândalos ministeriais são apenas a ponta do iceberg de uma doença  nacional crônica.
 
 ETANOL
 
Graças a ganância e ao mais puro  desgoverno, estamos andando em plena contra mão. Diante da  queda de competitividade do álcool em relação à gasolina e da falta de um plano  estrutural para o setor, os produtores de cana começam a admitir a possibilidade  do programa flex fuel fracassar, como ocorreu com o Pró-Álcool. Só pra você  saber, as vendas de etanol hidratado pelas distribuidoras caíram 22% no primeiro  semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. O motivo da queda nas  vendas do hidratado é o preço. Vale informar também que estamos exportando  etanol. O preço? O litro exportado custa pelo menos 50% menos do que estamos  pagando nas bombas. Outra informação é  que as empresas de açúcar de São Paulo, Minas Gerais e  Espírito Santo foram alvo de uma operação deflagrada nesta terça-feira nos três  Estados. Motivo: Suspeita de sonegação fiscal. E nós continuamos pagando o pato.  
AEROPORTOS
 
 Tudo esta levanto a uma tragédia anunciada. Levantar voo está virando uma  verdadeira roleta russa por conta da nossa malha aérea, intenso tráfego aéreo e  controladores de voos mal remunerados e nem tão atentos assim. A reportagem do  Fantástico deste último domingo mostrou o perigo que estamos correndo. E nem  chegamos perto da copa do mundo. Vai dar merda. Desconheço aeroporto que  funcione por instrumentos. Na real o que existe é um sistema precário e  ultrapassado. Quando se trata de nevoeiro somente Guarulhos tem um sistema de  pouso mais preciso, o ILS categoria 2, embora exista o ILS 3 e até o ILS 4.  Curitiba tem, mas está sempre “em manutenção”.
 
   
 EM  FLORIPA
Porto Alegre, Florianópolis e Confins, têm  no inverno nevoeiro todos os dias, e promessas sem fim de ILS. Manaus em posição  altamente estratégica com seguidos nevoeiros também está em descoberto. Por  conta de tanta merda, merda mesmo, os aeroportos ficam lotados, perdemos as  conexões, os pátios ficam superlotados e por aí vai. Leva-se mais de 20  minutos para se conseguir aterrissar ou decolar de Congonhas ou  Guarulhos.
EM  CHAPECÓ
Meu voo era para decolar de Chapecó às 14:10  hs, domingo. Chuva que Deus mandava. Aeroporto cheio e a Avianca não conseguia  nem decolar de Florianópolis para vir nos buscar. Por fim, somente às 16:40 o  tempo melhorou em Floripa e finalmente a fila andou. De Chapecó a Floripa em o  lanche nem foi servido, tamanho a turbulência. Já estava acreditando que iríamos  descer, de novo, em Curitiba. Por fim aterrissamos no exato momento em que o  Avaí ganhava do Coríntias por 3x2 na Ressacada. Imaginem a desgraça pra  conseguir sair do aeroporto e chegar em casa. "Nóis merece".

 
INVESTIMENTOS
E agora  recebo a informação que a Secretaria de Infraestrutura, está investindo R$ 47  milhões em obras nos aeroportos de Chapecó, Jaguaruna, Correia Pinto, São  Joaquim e Caçador. Os recursos são do orçamento próprio e convênios com o  Ministério da Aeronáutica e Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT). Você  acredita? Puxa uma cadeira e senta. A espera vai ser longa.
AVIAÇÃO  REGIONAL
Segundo o governador Raimundo Colombo,  
"A aviação regional é uma realidade em Santa Catarina que só tende a  crescer", que na semana passada  liberou R$ 2,2 milhões para melhorar a  infraestrutura do aeroporto de Chapecó, o que mais cresce no interior do Estado,  com movimento mensal de cerca de 20 mil passageiros.  Irá operar por  instrumentos? Nada disso!! Apenas trabalhos de reforço de pista, ampliação do  pátio de manobra, estacionamento e a cerca patrimonial, segurança na pista e  ampliação das laterais. Servicinho meia boca. Não esqueçam de colocar, pelo amor  de Deus, sinalização na cidade informando para que lado fica o aeroporto.

NA  CAPITAL
 
 Aqui na Ilha a novela e o bla bla  bla continuam. Desta vez o Governo do Estado "intermediou" negociação com o  cabide de empregos da INFRAERO, para a construção de um novo terminal para o  município. Agora não se fala mais em "remodelar" mais sim em construir um novo  terminal com capacidade para atender 2,7 milhões de passageiros por ano. O  projeto do aeroporto está orçado em R$ 420 milhões, com recursos vindos do Plano  de Aceleração do Crescimento (PAC), que, infelizmente nunca sairá do papel e nós  continuaremos tendo apenas uma pista de pouco internacional que sequer opera por  instrumentos. Uma desgraça além de vergonha. Não podemos nem receber um  jumbo 747 ou 777.
  
 POUCO RENTÁVEIS
Em que pese essas  "possíveis melhoras" nos aeroportos do interior de Santa Catarina, os voos  continuam caros e poucos rentáveis para as companhias aéreas. Vale informar que  desde o início do ano, o Grupo TAM parou de operar vôos da Pantanal para seis  cidades do interior de São Paulo (Araçatuba, Marília e Presidente Prudente),  Paraná (Maringá) e Minas Gerais (Uberaba e Juiz de Fora). A partir do dia 15,  serão interrompidos os vôos para Bauru. As rotas eram pouco rentáveis e passaram  a dar prejuízos desde que a TAM decidiu substituir, no mês passado, a frota de  turboélices da Pantanal (aviões ATRs de 45 lugares) por Airbus (de 144 assentos  ou mais).
  
 NOVO  BOING
 
A Gol recebeu o primeiro Boeing 737 Next Generation equipado com um motor que  permitirá a redução do consumo de combustível em 2%, na comparação com o atual  motor. A empresa informou que o modelo da aeronave foi desenvolvido com  modificações de pressão de turbina e melhorias que reduzem o arrasto, diminuindo  o atrito da aeronave com o ar.
 
 ENQUANTO  ISSO
 
 Os desocupados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará audiência  pública sobre os direitos da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no  transporte aéreo. Na pauta o PL 435/11 que torna obrigatório o embarque e o  desembarque por meio de passarelas telescópicas (fingers) em todas as aeronaves  civis com capacidade superior a 50 passageiros. Vale lembrar que estou cansado  de ver pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida sofrerem rotineiramente  constrangimentos ao utilizar o transporte aéreo. Esqueçam. Não vai dar em nada  também. Além de vontade política, falta muito respeito por parte dessas  criaturas que só legislam em causa própria.
  
 TURISMO
 
Por conta disso a Indústria do Turismo  poderá pagar um preço muito alto pela omissão de quem de direito. Esse preço  pode incluir vidas humanas. Resta torcer para que eles tenham além de vergonha  na cara, vontade política para justificar os votos que  tiveram.
  
 DESTINOS &  ROTEIROS
  
 Falando em turismo, minha grande amiga Ely Ribeiro da  Silveira, fera da CERETUR, reúne grandes feras do turismo em minha casa na Praia  do Rosa, o Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Vilage, para o
 V  ENCONTRO DESTINOS E ROTEIROS INTEGRADOS – SC. Este evento é o único do  gênero em nosso Estado, de grande repercussão na mídia estadual e nacional e que  traz um grande retorno em entrada de turista. Os operadores e agentes de turismo  vem ao nosso Estado para conhecer, interagir e aprender a vender Santa Catarina  e realmente voltam a suas origens com toda a garra para enviar turistas para  cá.  Portanto verdadeiros profissionais do turismo estarão chegando juntamente  com grandes empresários de empresários do turismo de Santa Catarina que  trabalham em parceria com a Secretaria de Turismo e com a Santur. Mais  informações no 
www.destinosroteirosintegrados.com.br.
 
  
 Desde o dia 2 de julho passado –  data em que o Instituto Baleia Franca (IBF) confirmou a primeira baleia franca  da temporada 2011, no litoral sul de Santa Catarina – a Turismo Vida Sol e Mar  (TVSM), operadora pioneira em whale watching na região da Praia do Rosa  (Imbituba/SC), vem monitorando o número de passageiros que fizeram observação de  baleias. Além do montante total, no primeiro mês de observação de baleias foram  apurados, também, os percentuais de turistas brasileiros e estrangeiros e a  origem dos passageiros.

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 Portanto, valer informar que  a operadora realizou, em julho de 2011, 16 passeios, levando 199 turistas.  Destes, 174 (87,43%) eram brasileiros e 25 estrangeiros (12,57%). Entre os  brasileiros, os paulistas foram maioria (32,75%), seguidos pelos catarinenses  (29,31%) e paranaenses (14, 94%). Holandeses (28%) se destacaram entre os  estrangeiros, assim como franceses (24%) e norte-americanos (20%). No mesmo  período de 2010 foram sete passeios e 90 turistas. Crescimento superior a  110%. De acordo com o Presidente do IBF – que mantém parceria com a Turismo Vida  Sol e Mar – meu amigo Enrique Litman, o crescimento é significativo porque  “tivemos um julho muito chuvoso e frio em Santa Catarina. Por isso,  acreditamos que a temporada 2011 será um recorde em termos de passageiros. O  whale watching finalmente começa a ser descoberto”,  comemora.
  
 
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 Neste sábado meu amigo Fernando  Mansur, apresenta eu seu programa MOMENTO TEMPERADO, gravado no Café Sintonia,  em Florianópolis; e em Varese, norte da Itália, entrevistas com a especialista  em programação musical para restaurantes, bares e Rádio FM, Lenara Leal, que  revela como é feita sua seleção musical  e apresenta criações culinárias do seu  café. Já Vitor Gomes, Philipi Arruda e Cláudio Savitar preparam iguarias com  trufas negras; de Brasília um show de zabumba e fole nordestinos num botequim.  Para encerrar mais um capítulo das Expedições de Sabor, Roberto Valbuzzi, com  apenas 21 anos chef do restaurante Crotto Valtelina, norte da Itália,  apresentador do programa de TV Gamberi Rosso. O programa vai ao ar a partir das  21:30 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.
 FESTURIS
A agência Classic Viagens e  Turismo, de Gramado, em parceria com a Pinto Lopes Viagens, de Portugal,  confirmaram presença no 23° Festival do Turismo de Gramado (Festuris). Essa  participação, que visa à internacionalização, será mais uma atração no festival.  A Classic é a representante oficial da agência portuguesa no Rio Grande do Sul.  Situada no Centro de Gramado, a Classic Viagens e Turismo quer divulgar a  parceria no festival, além de apresentar os novos projetos da empresa. Um  exemplo é criação da Confraria de Viagens, onde os roteiros turísticos,  principalmente para a Europa, são discutidos durante meses com os viajantes, a  fim de proporcionar sempre um melhor atendimento, e claro, destinos que sempre  agradem a todos.

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 Em visita ao escritório Marta Rossi  & Silvia Zorzanello Feiras e Empreendimentos, organizador do evento, o  diretor da Classic Viagens e Turismo, Luís Heitor Cunha, esteve reunido com a  assessora do Departamento Comercial Rose Ott, para formalizar a participação no  Festuris.
 
PRA  PENSAR
Ou nós acabamos com eles ou eles acabam com a gente.  Confira o vídeo.
