Apenas 47 países estão confirmados para a COP30

A menos de três meses para COP-30, Belém está às voltas com obras e preços abusivos na hospedagem e, em meio à pressão internacional sobre o alto preço das hospedagens em Belém, o Brasil divulgou nesta última sexta-feira (22) que apenas 47 dos 196 países previstos têm hospedagem e confirmaram presença na COP30. Nos bastidores, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Brasil vivem um impasse sobre aumento da ajuda (subsídios) para que delegações de países pobres participem da conferência. O governo considera buscar apoio para oferecer subsídios sem o uso de recursos públicos. Os representantes das delegações e a organização do evento participaram de encontro na ONU. O Brasil prestou esclarecimentos sobre as atuais condições de hospedagem e os pedidos feitos pelos países. Segundo a organização, 39 países conseguiram hospedagens pela plataforma fornecida pelo governo federal – a maioria deles países em desenvolvimento. Os nomes não foram divulgados. Outros oito países fecharam acordo diretamente com hotéis.

São eles: Egito, Espanha, Portugal, República Democrática do Congo, Singapura, Arábia Saudita, Japão e Noruega. Já o nosso mais completo desgoverno disse que vai fazer uma força-tarefa para acelerar o número de confirmações. Segundo a organização, um grupo técnico vai buscar as delegações para entender as principais dificuldades e buscar alternativas. Já o nosso completo desgoverno disse que vai fazer uma força-tarefa para acelerar o número de confirmações. Segundo a organização, um grupo técnico vai buscar as delegações para entender as principais dificuldades e buscar alternativas. Fica Claro que esse evento deveria acontecer na Capital Paulista, Grande Curitiba e até mesmo na Grande Florianópolis. No Rio de Janeiro, a nossa Zona de Gaza, é impossível graças a absoluta insegurança e escalada da violência.

TEMPORADA DE VERÃO 2026

A propósito, Santa Catarina se prepara para a chegada de argentinos na temporada de verão em 2026, que, segundo os indicadores, será o dobro do registrado na última temporada, já considerada histórica e com um milhão de hermanos. Na próxima temporada a expectativa é que o litoral catarinense receba dois milhões de argentinos. Segundo as empresas operadoras de turismo, na temporada passada (2025) estiveram aqui em Santa Catarina um milhão de turistas argentinos. Agora, para a próxima temporada, o que afirmam as operadores de turismo, é que esse número irá dobrar. A expectativa é de dois milhões de turistas argentinos no litoral catarinense no verão 2026, segundo Juliano Pires, Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação em Florianópolis e Renê Meneses, subsecretário de turismo da prefeitura. Os turistas estrangeiros vieram em peso para o litoral catarinense no verão 2024/2025. O maior destaque foi para os argentinos, que representaram 28,8% do total de visitantes desta temporada.

Em seguida, aparecem os uruguaios (2,8%), paraguaios (2,3%) e chilenos (0,8%). Turistas de outras nacionalidades representaram 0,4%. Se somados, os estrangeiros constituíram 35,2% dos visitantes. Trata-se do maior percentual entre todas as pesquisas já realizadas pela Fecomércio SC, publicadas desde 2013. Essa taxa é ainda maior em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú. Na capital catarinense, por exemplo, os estrangeiros foram a maioria entre os visitantes nessa temporada, respondendo por 55%. Os argentinos foram os líderes e representaram 45,5% do total. Já em Balneário Camboriú, os argentinos representaram quase um terço dos visitantes (29,3%). Também é preciso destacar que o turista argentino gastou cerca de 35% a mais do que a média dos demais visitantes. O câmbio está bastante favorável para eles. Isso fez com que víssemos cenas como aquelas de filas imensas de argentinos nas lojas de roupas e departamentos, por exemplo — destaca Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio.

TEMPORADA DE VERÃO 2024/2025

A propósito, a temporada de verão 2024/2025 teve mudanças no perfil dos visitantes do Estado e saldo positivo para o setor do turismo do litoral de Santa Catarina. Dados da pesquisa da Fecomércio SC, indicaram a presença de um público mais velho e de poder aquisitivo superior em relação aos verões anteriores. O levantamento também confirmou o que já vinha sendo constatado pelos visitantes nas cidades litorâneas de SC: a invasão argentina. Os “hermanos” predominaram nas praias catarinenses, especialmente nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú. Outra constatação foi um aumento significativo do gasto dos turistas. Em média, cada grupo de visitantes desembolsou R$ 9.349, o que representa um aumento de 41% em relação à temporada 2023/2024, quando o valor médio gasto por pessoa foi de R$ 6.620. Nós tivemos as nossas praias lotadas durante todo o verão. Obviamente, o maior movimento ocorreu em janeiro e fevereiro, porém, já a partir de março caiu a quantidade e melhorou a qualidade no sentido de gastos, confirmando uma tendência crescente: a média de idade dos turistas que visitam Santa Catarina está cada vez mais alta. Nesta temporada, mais da metade dos visitantes (54,4%) tinha entre 41 e 60 anos. Historicamente, eles representavam 37,9%. Com isso, a idade média do turista que passa o verão em Santa Catarina ficou em 45 anos.

FLORIPA AIRPORT

Sempre se atualizando, o Aeroporto Internacional de Florianópolis, o melhor do Brasil por quatro consecutivos, está passando por mais um upgrade, iniciando duas importantes obras que visam aprimorar a experiência dos passageiros e modernizar sua infraestrutura. Com investimento total de R$ 10 milhões, os projetos incluem a construção de um novo estacionamento e a implantação de um terminal intermodal, ambos com previsão de conclusão até o final de 2025. O terminal intermodal contará com estrutura completa, incluindo cobertura, áreas de embarque e desembarque para ônibus intermunicipais e interestaduais, além de vans de turismo. A nova infraestrutura será instalada em frente ao Terraço Panorâmico. O percurso para pedestres entre o terminal de ônibus, o terminal de passageiros do aeroporto e o Terraço Panorâmico também será coberto, garantindo mais comodidade aos visitantes. A obra de estacionamento tem como objetivo oferecer mais conforto aos passageiros e ampliar a oferta de vagas. A área total será de 9 mil m² e ficará localizada próxima ao estacionamento Docas, do lado esquerdo do terminal. Ambos os projetos seguem o estilo arquitetônico do terminal de passageiros e do Boulevard 14/32, com telhas translúcidas para aproveitamento da iluminação natural. O paisagismo integrado, aliado a materiais modernos e sustentáveis, reforça o compromisso do Floripa Airport com a mobilidade e o bem-estar dos viajantes. Embora as obras estejam localizadas nas extremidades do terminal, afastadas do principal caminho de acesso dos passageiros, a Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, esclarece que os trabalhos podem impactar temporariamente a experiência de viajantes e visitantes, e pede a compreensão de todos.

DE VOLTA A AEROLINEAS ARGENTINAS
A Aerolineas Argentinas informou que a Agencia Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender a medida administrativa que limitava a possibilidade de incorporar novas rotas e frequências a partir de setembro. As infrações observadas, no caso, eram de carácter exclusivamente documental e eram anteriores a 2023, além de não implicar nenhuma imputação em matéria de segurança operacional ou de prestação de serviço. As equipes técnicas da companhia apresentaram soluções que permitiram dar cumprimento aos requerimentos da autoridade brasileira e normalizar a situação em um prazo de menos de 60 dias. O Brasil é o principal mercado internacional da Aerolineas Argentinas, com 88 voos semanais que conectam a companhia com Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com a suspensão desta medida, Aerolineas Argentinas poderá continuar projetando a ampliação de sua oferta para o Brasil, gerando mais e melhores opções de conectividade para o turismo e os negócios. A Aerolineas Argentinas reforça seu compromisso com o cumprimento normativo e com as autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais, operando com os mais altos níveis de segurança e qualidade em todas as suas operações.

VIAGENS CORPORATIVAS

As viagens corporativas obtiveram faturamento de R$ 1,23 bilhão em julho deste ano, aumento expressivo de 8,69% em relação ao mesmo mês de 2024, quando alcançaram R$ 1,13 bilhão. O desempenho no mês passado mostrou uma mudança da tendência de estabilidade em comparação a 2024, que vinha ocorrendo até junho. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que analisa 11 setores do mercado mensalmente. “Esse resultado deu uma descolada na tendência que estávamos acompanhando. Os números quase empatavam, quando comparávamos ao ano passado. Julho foi bem diferente”, diz Douglas Fernandes e Camargo, diretor executivo da Abracorp. Hotéis e serviços aéreos, que juntos representaram 89% do faturamento total, tiveram ótimos resultados. Hotéis faturou R$ 383,9 milhões, 12,52% acima de julho do ano passado, com R$ 341,2 milhões. Já os serviços aéreos faturaram 700,7 milhões, 4,86% acima de julho do ano passado, que registrou R$ 668,2 milhões. Outros setores se destacaram em julho e contribuíram para o maior faturamento. Cruzeiros e rodoviário, por exemplo, cresceram 75,14% e 63,93%, respectivamente. O segmento rodoviário fechou com R$ 8,245 milhões em julho, contra R$ 5,029 milhões em julho do ano passado. Já os cruzeiros apresentaram faturamento foi R$ 1,484 bilhão, ante R$ 1,149 bilhão em igual período de 2024.

FÓRUM ABRACORP

“Mesmo com aumento das passagens aéreas e as medidas impostas pelo governo Trump, que poderiam dificultar as viagens de negócios para os EUA, o mercado continua ativo. Acreditamos que o impacto nos nossos negócios não foi alto. Vamos analisar como reagem as empresas de setores importantes atingidos pelo ‘tarifaço’, café e carne bovina”, diz Camargo. Com os resultados alcançados até o momento, a Abracorp mantém a expectativa de crescimento no faturamento tanto no segundo semestre como no ano todo. De julho a dezembro, a entidade espera R$ 9 bilhões. Acontece em 28 de agosto, a 11º. Edição do Fórum Abracorp. O tema deste ano é O Futuro das Viagens Corporativas: Gestão com Inteligência e Responsabilidade. Por trás dessa escolha está a necessidade de darmos um passo além do que foi feito no ano passado, quando as atenções foram para Inovação Sustentável.

OS NOVOS RESORT DE LUXO

De fato a pandemia deu um upgrade em todo mundo. Ou a gente vive direito e bem ou padecemos. É melhor SER e ESTAR do que TER e, isso ficou muitíssimo claro. Então, não é à toa, o surgimento de novos resorts de luxo. O que antes era sinônimo de comilança, massagem e roupão virou um circuito altamente calculado: Consultas médicas; Protocolos de sono; Triagens hormonais; Refeições com calorias cronometradas. Quem não se atualiza para ter uma fatia neste novo mercado, fatalmente perderá mercado. Mais recentemente, o Love.Life chamou atenção, pois foi fundado pelo criador da Whole Foods, rede de super mercados saudável, vendida para a Amazon por quase US$ 14 bilhões em 2017. Posicionado como um clube holístico de saúde e bem-estar, o negócio consiste em uma combinação de atendimento médico personalizado, terapia, condicionamento físico e alimentação nutritiva, tudo em um só lugar. É quase uma academia 4.0. Os hóspedes recebem planos de cuidados hiperpersonalizados com base em testes avançados, incluindo exames de sangue, análise de composição corporal e testes genéticos, para entender seu perfil de saúde único.
Depois, esses resorts, verdadeiros clubes, oferecem acesso a diversas instalações e serviços, como tratamentos intravenosos, terapia de luz vermelha, saunas, mergulhos frios, ioga e pilates. Não se trata mais de relaxar. Se trata de otimizar. Você entra cansado, sai realinhado — por dentro, com resultados medidos por exames. Outro bom exemplo para ilustrar essa tendência é o que as pessoas vem chamando de “longevity consierge”. Basicamente, é o seu personal da academia especializado, não em te fazer pegar mais peso, mas em te fazer viver mais, isto é, o bem mais exclusivo do mundo: viver mais. A aposta no economia da longevidade não surge do nada. O setor de bem-estar é agora cerca de 4 a cinco vezes maior que a indústria farmacêutica global (US$ 1,6 trilhão) e quase 60% maior que todos os gastos do consumidor com saúde (US$ 10,6 trilhões). O mesmo relatório projeta que, nos próximos cinco anos, o setor crescerá 8,6% ao ano, alcançando US$ 8,5 trilhões em 2027, o que representará 6,6% do PIB global. É como se a longevidade tivesse virado uma nova moeda — em que quanto mais fundo for seu bolso, mais chances você terá de desfrutar. Sem qualquer previsão de redução.

MARTA ROSSI

“Símbolo do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, Marta Rossi é uma força criativa por trás de dois dos mais importantes eventos do setor: o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) e o Chocofest. Com uma trajetória marcada por coragem, sensibilidade e visão, Marta é mestre na capacidade de articulação, construção de parcerias e inspiração para novas gerações”. Revista do Turismo abre a página que faz uma referência à Marta Rossi. A publicação lançou recentemente uma edição especial que homenageia “20 profissionais que constroem o turismo” no Brasil, destacando nomes que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento e a inovação do setor. Entre os homenageados está Marta Rossi, uma das personalidades mais influentes do turismo nacional e latino, reconhecida por sua trajetória visionária à frente do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. “Fui carinhosamente surpreendida com a homenagem da revista Paysage Entrevista, ao me incluir entre os 20 profissionais que constroem o turismo no Brasil. Estar ao lado de tantas feras que admiro me enche de emoção e honra”, destaca Marta. A iniciativa da revista tem objetivo de valorizar lideranças que, com dedicação, criatividade e resiliência, ajudam a desenvolver o turismo como vetor econômico, social e cultural. Em um momento em que o setor enfrenta constantes desafios e transformações, a valorização desses profissionais é também um reconhecimento à importância estratégica do turismo para o Brasil.

Ao lado de Silvia Zorzanello (em memória), Marta Rossi é fundadora e CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, empresa responsável pela criação do Festuris Gramado, considerado um dos eventos de turismo mais importantes da América Latina. Com mais de três décadas de atuação, o Festuris transformou Gramado (RS) em um centro de negócios, tendências e conexões globais no setor turístico. Sob a liderança de Marta, atuando desde 2010 ao lado de Eduardo, filho de Silvia, evento cresceu em relevância e hoje atrai profissionais de dezenas de países, promovendo encontros estratégicos entre destinos, operadoras, agências, companhias aéreas, redes hoteleiras e instituições públicas e de turismo. Mais do que empresária, Marta é também uma defensora da profissionalização e da sustentabilidade no turismo. Sua atuação é marcada pela promoção de boas práticas, inclusão e inovação, posicionando-se como uma das vozes mais respeitadas do setor no Brasil. A homenagem concedida pela Revista Diário do Turismo reforça o impacto positivo que Marta Rossi tem gerado ao longo de sua carreira e inspira novas gerações de profissionais a acreditarem no poder transformador do turismo.

FESTIVAL DE GASTROMOMIA DE GRAMADO

O Festival de Gastronomia de Gramado, um dos eventos mais aguardados do calendário da Serra Gaúcha, anuncia a abertura das inscrições para os restaurantes que desejam integrar o tradicional Roteiro Gastronômico. Marcado para acontecer de 9 a 19 de outubro de 2025, o festival inova este ano ao oferecer a venda antecipada dos pratos do roteiro e a possibilidade dos estabelecimentos receberem intervenções culturais. Os restaurantes interessados em participar desta vitrine de sabores devem se inscrever AQUI. As vagas para o roteiro são limitadas, e os estabelecimentos terão a liberdade de definir o valor de seus pratos, garantindo uma diversidade de opções para todos os públicos. Uma das grandes novidades desta edição é a plataforma de venda antecipada. Através da página oficial do evento e de canais de distribuição parceiros, os visitantes poderão garantir a compra de suas refeições antes mesmo de chegarem a Gramado, otimizando a experiência e evitando filas.

Reforçando o pilar cultural do evento, o festival promoverá uma ação promocional única: a pintura do prato. Cada restaurante participante do roteiro terá seu prato tema artisticamente representado, agregando valor e uma narrativa visual à experiência gastronômica. Além disso, os estabelecimentos poderão optar por sediar apresentações teatrais e musicais em formato “pocket”, transformando os restaurantes em verdadeiros palcos culturais e ampliando a divulgação do festival de forma imersiva e itinerante. A iniciativa busca valorizar a culinária local, fomentar o turismo e proporcionar uma experiência ainda mais completa e integrada para moradores e visitantes, unindo o melhor da gastronomia com a riqueza da produção artística da região. O Festival de Gastronomia de Gramado é um evento consolidado que celebra a diversidade e a qualidade da culinária da Serra Gaúcha. A cada ano, reúne renomados chefs, restaurantes locais e produtores em uma programação intensa que inclui festins, workshops, shows, com local no Lago Joaquina Rita Bier, e o Roteiro Gastronômico nos restaurantes, que convida o público a percorrer a cidade e descobrir novos sabores. Mais informações é só CLICAR AQUI.

DESTINOS INTELIGENTES

Em pauta o Workshop de Destinos Turísticos Inteligentes – Região Sul, que será realizado no dia 2 de setembro de 2025, na cidade de Curitiba/PR. O evento presente é promovido pelo Instituto Cidades do Futuro (ICF), em parceria com a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR) e o Ministério do Turismo, e conta com o apoio da Embratur, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Este workshop integra uma série de cinco encontros regionais promovidos, com o objetivo de debater e fomentar estratégias voltadas ao desenvolvimento inteligente, sustentável e inovador dos destinos turísticos brasileiros. O primeiro encontro foi realizado em Brasília e os demais ocorrerão, assim como este, em diferentes regiões do país. O evento reunirá gestores públicos, especialistas e representantes do setor para fortalecer capacidades locais, promover o intercâmbio de experiências e consolidar políticas públicas mais eficientes e conectadas com as transformações digitais no turismo.

BELLA DA SEMANA – FLÁVIA BARONE

Existem mulheres bonitas, e depois, em uma categoria completamente diferente, existe Flavia Barone. Não estamos falando de um rosto comum ou de um corpo bem-feito. Estamos falando de um evento. A beleza dela é do tipo que silencia um ambiente, que faz qualquer homem revisar seus próprios padrões. É uma combinação genética tão precisa que beira a covardia… Se você, como todo homem de bom gosto, ainda está se recuperando do primeiro round, temos um aviso: a verdadeira prova de resistência começa agora. Achou que já tinha visto tudo? Pense de novo. O ensaio já está no ar. Flávia Barone nua já esta no ar. Estamos falando de um material que não se encontra em lugar nenhum, com a qualidade que só a revista do Homem Raiz oferece.

A OPA BIER Hop Lager também brilhou, conquistando o prêmio de World’s Best Hoppy Pilsener e ainda sendo coroada como World’s Best Lager, superando concorrentes de todos os continentes. O World Beer Awards 2025 recebeu 8.375 amostras de cervejas de todo o mundo, avaliadas em provas cegas por um painel formado por 265 juízes de 37 países. “É um orgulho imenso para toda a equipe OPA BIER e para Joinville. Esses prêmios são o reconhecimento do nosso compromisso com a qualidade, a tradição e a inovação na produção de cervejas”, afirma o fundador e CEO da OPA BIER, Werner Weege. “As vitórias da OPA BIER reforçam a posição da cervejaria como referência de qualidade no cenário cervejeiro mundial e fortalecem ainda mais a tradição cervejeira da cidade de Joinville”, completa.

Leia ainda: Crise política afeta viagens de brasileiros para os Estados Unidos da América

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
All Patagônia: 33 anos conectando viajantes à essência da Patagônia e da Antártida
Transporte aéreo na América Latina e Caribe registra primeiro semestre aquecido
Copa do mundo 2026 poderá ter cancelamento de vistos para brasileiros
COP30 – Preços de hospedagem abusivos em Belém. ONU convoca reunião de emergência
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
A Indústria do Turismo no Brasil: um gigante em potencial
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Atravessando os dois últimos séculos, a humanidade se viu diante de maravilhas tecnológicas
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia
Floripa Airport – Mercado internacional cresce 24% e movimenta temporada de inverno

Nossa visão é incorporar a essência do bem-estar ao mundo moderno por meio de uma jornada íntima pela astronomia, artesanato e acomodações. Clique no baner e confira!