terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PIZZA


PIZZA



Essa é a nossa justiça, sempre abrindo todos os tipos de precedentes e esses são os lacaios, tidos como nossos representantes. Não é que os aliados do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, na Câmara Legislativa lançaram mão de uma manobra e anunciaram o fim da CPI que foi criada para investigar o grande esquema de arrecadação e pagamento de propina. Com as bênçãos da justiça de afastar oito deputados distritais suspeitos de envolvimento no escândalo de corrupção para justificar o encerramento dos trabalhos.

VIOLÊNCIA & EDUCAÇÃO

Demorou ! Sempre desgraças tem que acontecer para que nossos incompetentes tomem medidas, e para variar, tardiamente e, até que vire lei de fato, tantos outros professores irão apanhar, levar tiros e morrer bestamente. Ainda está tramitando na Câmara o Projeto de Lei 6269/09, que criminaliza a agressão contra professores, dirigentes educacionais, orientadores e agentes administrativos de escolas. A pena prevista é detenção de um a quatro anos, nos casos de agressão física, e detenção de três a nove meses ou multa, nos casos de agressão moral. Além de tipificar a agressão contra o professor, o projeto institui o Programa Nacional de Prevenção à Violência contra Educadores, com previsão de implementação de medidas preventivas, cautelares e punitivas da violência contra o educador.



CAMPANHAS

As medidas incluirão campanhas educativas, afastamento ou transferência para outra escola do aluno agressor, além de licença do educador ameaçado. As despesas decorrentes da aplicação do programa serão custeadas por dotações orçamentárias do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e do Ministério da Justiça. Caberá às secretarias estaduais e municipais de Educação e Segurança Pública organizar atividades de combate à violência nas escolas. Vale informar que cada vez mais as escolas no Brasil e no mundo estão se tornando "territórios de agressão e conflito, o que tem chamado a atenção da sociedade e da mídia.O projeto ainda será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário.

PEÇAS USADAS

Essa picaretagem está com os dias contados. Agora as seguradoras e as oficinas de veículos poderão ter o registro na Receita Federal cassado, por até cinco anos, caso utilizem peças não originais ou usadas sem o consentimento dos segurados, nos carros acidentados. A determinação consta do Projeto de Lei 6458/09, que se arrasta na Câmara. O projeto estabelece também que as seguradoras não poderão impor aos segurados, e a terceiros, a relação de oficinas reparadoras, em caso de sinistro.E mais do que comum essas seguradoras, que cobram muito caro imporem a utilização das oficinas reparadoras credenciadas, pois através delas, na maioria dos casos, há o emprego de peças não originais e usadas e a cobrança é feita como se a peça reposta fosse nova e original.

CONDUTAS

O projeto prevê também que as seguradoras não poderão praticar uma série de condutas, como impor diferenciação de prazo para vistoria preliminar, remover o veículo para oficina credenciada sem autorização expressa do segurado e impor ao segurado a responsabilidade de arcar com a diferença de preço entre a oficina credenciada e a escolhida por ele, entre outras.Além disso, não poderão ser gratificadas empresas ou profissionais de investigação de acidentes contratados para autorizar o pagamento do seguro. O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vamos aguardar agora a "comissão" das seguradores se manifestarem.

FOTOGRAFIA



O conceito atual e moderno adotado pela EXCO-OIL rendeu à equipe de produção do catálogo da coleção Inverno 2010 o título de melhor imagem na categoria “Unexpected”, do site Daily Awards. A fotografia, tirada pelo Juliano Muller, foi escolhida por outros fotógrafos de todo o mundo inscritos na home-page. Além da primeira colocação na categoria específica, a imagem ainda está na posição de número 149 de todas as mais de 58 mil fotografias do portal. Tirada num hotel de Rodeio (SC), o material contou com os modelos Bruno Faria e Raphaela Scharf.

TURISMO

Nossa Santa e Bela Catarina Santa Catarina começa a constar como destino preferido dos Espanhóis conforme pesquisa da Embratur. É por essas e outras que a Santur está participando junto ao estande da Embratur, na cidade de Madri - Espanha, da 30ª FITUR - Feria Internacional de Turismo, que terminou neste último domingo. A participação nesse evento começou há cinco anos atrás, e está trazendo excelentes resultados, pois conforme pesquisa recente da Embratur naquele País, Santa Catarina já consta no perfil do mercado espanhol. Conforme dados da Embratur o motivo de viagens dos turistas espanhóis para o Brasil foi o lazer, o tipo de alojamento foi hotel, flat e pousadas, e o gasto médio com o lazer foi de U$ 78,7 e a permanência média de 14,9 dias.

SURPRESA

A grande surpresa da pesquisa é que Florianópolis começa a constar como destino preferido dos espanhóis, com o quinto lugar das cidades brasileiras visitadas entre elas: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador e São Paulo.

PRAIA DO ROSA


Clic na imagem para ampliá-la

Isso porque também eles não conhecem ainda a Praia do Rosa, onde o verão, em alto estilo está acontecendo. Argentinos, alemães, britânicos, franceses, isso sem contar com os gaúchos, paulistas e paranaenses. Pousadas cinematográficas a exemplo da Vida Sol e Mar & Spa Eco Resort Village e Quinta do Bucanero. Bistrôs fenomenais. Fiquei realmente extasiado com tamanha beleza do Rosa, berçário das Baleias Francas, em Imbituba. Ponto negativo mesmo só para a BR 101 Sul, cuja duplicação caminha a passos de tartatura, isso quando caminha. Uma desgraça! Incompetência a toda prova.



ATRATIVOS

Com o apoio Santur chegaram ao nosso Estado os jornalistas Clemmy Manzo e Ed Stocker, que até o próximo dia 01/02 estarão percorrendo os principais atrativos turísticos de Santa Catarina para incluí-los no guia Brasil Internacional da editora inglesa Footprint, uma das principais editoras de guias de turismo do mundo. Do roteiro constam as cidades de Florianópolis, Joinville, Pomerode, Blumenau, Urubici, Rio do Sul, Ituporanga, Alfredo Wagner, ainda visitarão a Serra do Corvo Branco e a Serra do Rio do Rastro. E Imbituba? Garopaba? Laguna? Balneário Camboriú? ...



WTTC

O governador licenciado Luiz Henrique e o secretário de Articulação Intenacional, Vinícius Lummertz, definiram a presença de Santa Catarina no próximo encontro do WTTC (Encontro Internacional de Viagem e Turismo), que será realizado na China, entre os dias 25 a 27 de maio em Beijin. Nosso Estado aproveitará o evento para reforçar ao mercado internacional a seriedade das ações realizadas em Santa Catarina para o desenvolvimento do setor, comentou o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz. A participação catarinense foi acertada num encontro com o presidente do WTTC na noite de sábado, em Paris.



CENTRO CULTURAL

Ainda em Paris, Luiz Henrique aproveitou para discutir o projeto de construção do Centro Cultural Brasil-França em Florianópolis. A obra com cerca de 3,5 mil metros quadrados será erguida na Avenida Beira-mar Norte, próxima da Casa d´Agronômica. O projeto é da arquiteta carioca Elisabeth Portzamparc, casada com o arquiteto francês Christian Portzamparc, ganhador do prêmio Pritzker de arquitetura em 1994.

EM GRAMADO

Que festão! O Serrano Resort Convenções & Spa em Gramado-RS, mais uma vez premia seus hóspedes, moradores e turistas em visita a Gramado. Conferi a abertura da Temporada de Verão 2010. Trata-se do Serrano Music Fest. Durante os 39 dias de show, o Serrano busca aproximar o público ao empreendimento através de atrações culturais, fortalecendo desta forma, também, o turismo na Serra Gaúcha, o evento conta com o patrocínio do Bradesco e apoio da Turistur, Vinícola Aurora e Webjet.



Responsável pelos espetáculos, a Companhia World Map Entertainment, tem como diretor Musical Guegué Medeiros, diretora Artística Thais Sanches e como coreógrafo João Farahgutti. O elenco é formado, ao todo, por 31 artistas entre cantores, bailarinos e músicos. Além disso, faz parte da programação da temporada, aberto ao público, música ao vivo no Maggiore Lounge e Bar do Serrano, de terça-feira a domingo, das 23h à 1h.
NAS ALTURAS

A empresa aérea TAM anunciou que pretende oferecer sistema de telefonia a bordo dos aviões para os passageiros. A companhia confirmou que vai instalar o sistema inicialmente em quatro aeronaves para testar o uso do serviço e sua aprovação pelos passageiros. Os testes só serão iniciados depois da liberação do cabide de empregos (ANAC) Agência Nacional de Aviação Civil. O outro cabide ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações já autorizou o sistema. O sistema da empresa On Air, a contratada pela TAM, permite funcionamento de celulares GSM, troca de mensagens por SMS, envio de dados por smartphones e uso de internet (em laptops equipados com modem). A capacidade é para 12 celulares em funcionamento simultâneo. No caso dos demais equipamentos, não há limites. Hoje, a companhia dispõe de duas aeronaves prontas para receber o sistema (um Airbus 320 de 174 assentos e um Airbus 319 de 144 assentos). Quanto vai custar? Imagine você "nas alturas"!! Entendeu?

SABOR DE FESTA

A mulher baixinha, de sorriso largo, é uma gigante da gastronomia. A pomerodense Hana Lora Dahlke aprendeu a arte de fazer pães e bolos com a mãe quando ainda era criança, aos sete anos de idade. Hoje, aos 50, é uma das responsáveis pelo aroma e o sabor que atrai e enlouquece os visitantes da Festa Pomerana. O trabalho é intenso durante todo o ano. A merendeira escolar é muito requisitada para fazer quitutes para festas particulares, sociedades, escolas e igrejas. Só que em janeiro, durante a festa da cidade, a produção aumenta, e muito. Tudo por conta da Festa Pomerana. Sucesso também de público.



Os números das vendas dos produtos da Dona Hana são reflexo da movimentação da Festa. Quase 50 mil pessoas passaram pela Festa Pomerana. O público consumiu em uma semana quase 81 mil copos de chope.
MOVIMENTO PELA PAZ

Depois de começar 2010 sob as bênçãos da paz, durante o culto ecumênico promovido no Dia Mundial da Confraternização Universal, e outras promoções que procuraram unir comunidade e turistas no bom convívio, Balneário Camboriú viverá uma nova experiência que terá a paz como enfoque principal. Nesta próxima quarta-feira, dia 27 de janeiro, a cidade recepcionará o 1º Movimento Você e a Paz, com a participação de vários oradores, arrevoada de pombos, apresentações culturais, e a palestra de um dos maiores promovedores da paz no Brasil e no mundo, o orador, escritor e missionário Divaldo Pereira Franco.

OAB

O evento é gratuito e promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Balneário Camboriú, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Fundação Cultural, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Sindicato do Comércio Varejista – Sincomércio, Universidade da Paz – Unipaz, Seicho-No-Ie e Federação Espírita Catarinense. O início está marcado para 19 horas, em palco montado no Pontal Norte. O objetivo principal é promover a discussão sobre a paz junto com os apoiadores do encontro.

DIVALDO

A responsável pela agenda do missionário Divaldo Pereira, Esther Fregosi, diz que as pessoas esperam que alguém traga a elas a paz, quando a paz deve começar dentro de cada um de nós. “Temos que ter paz na família, paz na infância, nas relações profissionais, temos que viver a paz intensamente”, complementa. “Se houver uma pequena mudança para melhor em nossa comunidade, depois das reflexões sobre a paz que traremos, já estará valendo a pena essa promoção”, completa Leandro. Segundo o secretário de turismo e vice-prefeito, Cláudio Fernando Dalvesco, “Será para nós uma grande honra receber Divaldo, que é um mestre da paz. É isso que precisamos em tempos tão difíceis pelo mundo. Nossa comunidade e nossos turistas são convidados para esta mobilização tão importante para todos”.

FLORIPA TEATRO



Grupos teatrais de todo o Brasil ainda podem tentar a participação num dos mais importantes festivais de teatro do país. As inscrições para o 17º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo encerram nesta sexta-feira. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o evento será realizado entre os dias 07 e 16 de maio, abrangendo espetáculos adultos, infanto-juvenis, de rua e animação, sem caráter competitivo, com apresentações gratuitas em espaços oficiais e alternativos em vários pontos da cidade. Inscrições de demais detalhes no site da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/franklincascaes). Para a seleção dos participantes inscritos será levada em consideração a relevância artística dos grupos; a diversidade de linguagem proposta dentro da encenação e sua originalidade; a excelência artística da obra; e a grade de programação. As companhias teatrais selecionadas poderão realizar até dez apresentações em espaços a serem definidos pela comissão organizadora.

CIRCUITO



Uma das novidades em 2010 é a realização pela primeira vez do Circuito Floripa Teatro – Santa Catarina, no período de 18 a 26 de maio, aproveitando a presença de grupos participantes do festival, e levando apresentações a sete cidades catarinenses. A programação do 17º Floripa Teatro inclui apresentações nos teatros Álvaro de Carvalho, Governador Pedro Ivo e União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), e também em locais alternativos (lonas, escolas, praças e centros comunitários). A proposta do Festival Isnard Azevedo é apresentar um panorama do teatro brasileiro contemporâneo através de espetáculos com diferentes linguagens. O evento visa ainda fortalecer a troca de experiências entre os participantes, incentivar o aprimoramento profissional e as iniciativas de teatro de grupo, além de apoiar a circulação das companhias teatrais pelo Brasil, contribuindo para a formação de platéias. Em 2009, o Floripa Teatro proporcionou 138 apresentações teatrais em 13 espaços da cidade, reunindo um público de quase 40 mil pessoas.

POLÍTICA CULTURAL



O Brasil é um país rico em leis que não são aplicadas ou que às vezes nem saem do papel. Mas, em Florianópolis, uma norma jurídica está se tornando realidade duas décadas depois de ter sido sancionada. Nesta quarta-feira, às 10h, no auditório da Casa da Memória, serão empossados 30 representantes do Conselho Municipal de Política Cultural, após 22 anos de criação da primeira legislação que instituiu o órgão. Para isso, uma nova lei em substituição à anterior foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Dário Berger, transformando-se um marco histórico para a cultura em Florianópolis.

CARROS ELÉTRICOS

O desenvolvimento de carros elétricos no Brasil será o tema central da primeira conferência internacional microeletrônica que será realizada, em Joinville. A realização do evento foi confirmada com o representante da prefeitura de Paris, Roberto Germinet. Santa Catarina foi escolhida como sede do evento por já produzir diversos componentes para veículos e por ser uma referência internacional na montagem de materiais para o setor de microeletrônica. Além disso, o primeiro carro fabricado no Estado, o Star, deverá ter uma versão elétrica. O off-road com comercial foi lançada no final do ano passado é fabricado pela Tecnologia Automotiva Catarinense S.A. (TAC), com sede em Joinville.