DESTINOS NACIONAIS

Capital Catarinense puxa corrida pelos destinos mais procurados do verão no Brasil. As buscas por hospedagens durante as férias de verão — período entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026 — aumentaram 10%, segundo levantamento de uma das principais plataformas de viagens da América Latina. Florianópolis, a Ilha de Santa Catarina, com suas 42 praias ganhou destaque nessa “corrida” em direção ao veraneio. O estudo revela um comportamento consistente entre os consumidores: preferência por turismo de sol e praia, experiências autênticas e destinos com boa infraestrutura e conectividade aérea. A alta temporada reforça o dinamismo do turismo doméstico: “Entre os fatores que orientam as decisões de viagem estão o conforto, a conveniência e o interesse crescente por pacotes all inclusive. Também observamos um aumento na procura por destinos com atrativos naturais e culturais, além da tendência de planejamento antecipado, que permite aproveitar promoções e garantir disponibilidade nos locais mais disputados”, afirma Renata Dias, gerente de Vendas da Decolar”. No Rio de Janeiro, Búzios aparece em 10º lugar, reforçando a atratividade de destinos charmosos e intimista. Floripa, com 42 praias em toda sua extensão, aparece em 6º lugar entre os destinos mais procurados. No Sul do Brasil, Gramado (RS) ocupa a 7ª posição e Foz do Iguaçu (PR) aparece em 9º lugar. As cidades são reconhecidas pela infraestrutura turística e diversidade de atrativos naturais

DESTINOS INTERNACIONAIS

Entre os destinos mais procurados no exterior, Cancún (1ª) mantém a liderança, seguida por Punta Cana (2ª) e Orlando (3ª) – clássicos que combinam lazer, entretenimento e vasta oferta de hospedagens all inclusive. O México se destaca com o maior número de cidades no ranking, incluindo Riviera Maya (4ª), Puerto Vallarta (6ª), Playa del Carmen (7ª), Acapulco (8ª), Ixtapa Zihuatanejo (10ª) e Mazatlán (15ª), consolidando o país como um dos preferidos dos brasileiros. Na América do Sul, aparecem Buenos Aires (9ª), San Andrés (11ª) e Cartagena (12ª), destinos mais procurados pela proximidade, clima tropical e bom custo-benefício. Completam a lista Nova York (5ª) e Paris (14ª), referências mundiais em cultura e compras, além de Falmouth (13ª), na Inglaterra, que ganha visibilidade entre cruzeiristas e viajantes em busca de experiências culturais diferenciadas.

Com um investimento super em conta, você agrega valor nos pacotes nacionais por um preço acessível. Clique no baner e confira todas as coberturas!
EUA PERDE TURISTAS

As constantes mudanças no governo americano em relação ao turismo mundial, demora e aumento dos valores dos vistos, além da demora, derrubou o número de turistas que visitam aquele país. Enquanto o resto do mundo deixa de exigir vistos e retiram barreiras, os EUA fazem exatamente o contrário. Tanto que o presidente e CEO da US Travel Association, Geoff Freeman, fez um alerta contundente durante a Phocuswright Conference 2025: os Estados Unidos caminham para ser o único destino do mundo a registrar queda no número de chegadas internacionais este ano. Segundo ele, o cenário é resultado de um conjunto de erros estratégicos, agravado por percepções negativas e pelo impacto direto do recente shutdown do governo. Freeman classificou o encerramento das atividades governamentais como “quase criminoso”, por afetar a confiança dos consumidores e comprometer reservas de férias. Ele fez um apelo ao Congresso para que controladores de tráfego aéreo e agentes da TSA sejam protegidos em eventuais paralisações futuras, evitando novos danos à imagem e à operação do setor. O executivo destacou que, que os números mostram que o turismo de entrada está recuando. “Os EUA serão o único país no mundo este ano a registar uma redução no turismo”, afirmou. Ele citou uma queda de 25% no Canadá e um desempenho irregular na Europa e na América Latina.

BRAND USA

Outro ponto crítico é o enfraquecimento da Brand USA, agência responsável pela promoção internacional do destino, que sofreu um corte de US$ 80 milhões em seu orçamento neste ano. Embora haja uma proposta bipartidária para restaurar os recursos, Freeman alertou que marketing isolado não resolverá o problema. “Os viajantes sabem que temos atrações magníficas. O que não sabem é que são bem-vindos.” As políticas de vistos seguem como o maior fator de dissuasão. Freeman criticou a proposta de criar uma taxa de “integridade de visto” de US$ 250, o que colocaria os Estados Unidos como o segundo país mais caro do mundo para entrar, atrás apenas do Butão. “Uma família de quatro pessoas vinda do Brasil teria de pagar US$ 1.000 só pelo privilégio de vir aqui. Esse dinheiro não iria para as empresas americanas. Iria para o governo federal.” Para o CEO, enquanto os EUA dificultam a entrada, outros destinos avançam agressivamente para conquistar o viajante internacional. “Não compreendemos que estamos numa competição. Outros países estão a eliminar requisitos de visto, a agilizar as alfândegas. Nós não estamos nem de perto tão empenhados na competição quanto eles”, concluiu.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
RESORTS DE LUXO OU POUSADAS?
Sossego, exclusividade e simplicidade: três diferenciais que só as pousadas conseguem oferecer. Desde a pandemia, a busca por esse tipo de acomodação vem crescendo, e os grandes players do mercado estão de olho. O Airbnb anunciou recentemente que os hóspedes poderão reservar pousadas no Brasil de forma unificada dentro da plataforma, podendo buscar por tipo de quarto, faixa de preços e comodidades. Isso significa que em uma única página será possível visualizar todas as acomodações de uma mesma pousada, centralizando as informações e beneficiando tanto quem viaja, quanto os anfitriões desses espaços mais intimistas. Entre os destinos mais buscados, estão Gramado, Ipojuca, Caldas Novas e Campos do Jordão, além de cidades litorâneas. Você pode se hospedar em qualquer um desses destinos com ainda mais aconchego e praticidade pelo Airbnb, testando o novo formato repaginado no app.

Clique no baner e confira!
VOA + SC
A propósito, Santa Catarina deu mais um passo para ampliar a conectividade aérea entre as regiões. O governo finalizou o modelo do programa VOA + SC e encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria a iniciativa, prevista para entrar em operação em 2026. O programa foi estruturado por um grupo de trabalho formado por representantes da SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), Fazenda, Planejamento, PGE e Casa Civil. A proposta é incentivar companhias aéreas a operar rotas regionais, fortalecendo turismo, economia e circulação de cargas. “Nós investimos e preparamos os aeroportos catarinenses pra conectar Santa Catarina não só aos grandes centros do país, mas pra encurtar distâncias entre as regiões e acelerar o desenvolvimento aqui dentro do estado. Fortalecer a aviação regional é fortalecer o nosso turismo, as relações comerciais e a nossa economia que já é uma das mais sólidas e competitivas do Brasil”, disse o governador Jorginho Mello. Após a aprovação da lei, o governo lançará um edital com os requisitos para que operadoras aéreas se habilitem ao programa. Os critérios foram construídos após reuniões com empresas interessadas. Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o programa consolida investimentos iniciados em 2023. “A aviação regional é uma demanda dos municípios e uma prioridade do governo. O VOA + SC reforça nosso compromisso com a mobilidade dos catarinenses”, disse.

FESTITÁLIA

Um dos mais tradicionais eventos de Blumenau (SC) já tem novidades para 2026. A Festitália, que chega a 31ª edição celebrando a tradição dos imigrantes italianos, vai ocupar pela primeira vez três espaços do Parque Vila Germânica. Além do Setor 1 e do Spaten Platz, já utilizados em 2025, a próxima edição também terá programação na área externa, com o Boulevard. A programação acontecerá entre os dias 11 e 21 de junho. Em 2025, a festa reuniu cerca de 40 mil pessoas. A ampliação do espaço físico do evento será, de acordo com o presidente do Lira Circolo Italiano di Blumenau, Márcio Tachini, uma das grandes novidades da Festitália. “Em 2025 celebramos os 150 anos da grande imigração italiana no Vale Europeu e colhemos a melhor avaliação do histórico de pesquisas de opinião da festa. Para 2026, vamos ampliar ainda mais algumas das características do evento, como a variedade na gastronomia, e oferecer também a possibilidade de aproveitar as noites de inverno na área externa do Parque Vila Germânica”, diz.

SHOW ITALIANO

De acordo com ele, a ambientação do espaço vai prezar pelo conforto térmico do público, que poderá viver o clima dos eventos de rua Europeus. Outra novidade que está confirmada é o show do cantor italiano Luciano Bruno. Ele retorna para o seu quarto show no evento, mais de 10 anos depois da última participação, em 2012. A Festitália é uma realização do Lira Circolo Italiano di Blumenau, uma organização sem fins lucrativos que há mais de 70 anos atua na preservação das histórias e das tradições trazidas pelos imigrantes italianos no Vale Europeu. Mais informações sobre a programação e possibilidades de patrocínio estão disponíveis em @festitaliablumenau.

MAGIA BC 2025

Para comemorar seus cinco anos, a FG Big Wheel presenteará Balneário Camboriú com o “Magia BC 2025”. O espetáculo gratuito reunirá música, luz e muita emoção no dia 12 de dezembro, em uma grande arena no Pontal Norte, com apoio da prefeitura municipal. Unindo o aniversário da atração turística às celebrações oficiais de Natal da cidade, o evento terá como destaque um show nacional, que será divulgado em breve. A programação do aniversário de cinco anos da roda-gigante foi desenhada para criar memórias em Balneário Camboriú, voltada a moradores e turistas que, ao longo desse período, viveram grandes momentos na FG Big Wheel e ajudaram a consolidá-la como um dos atrativos turísticos mais visitados do estado. O Magia BC 2025 será um evento gratuito e acessível, com expectativa de receber mais de 10 mil pessoas. Durante o evento, a FG Big Wheel apresentará ao público sua nova identidade visual. O projeto foi desenhado para unir a tradição do ícone, que transformou o horizonte da cidade, à visão de futuro da marca. A mudança busca uma conexão mais simples e direta com o público, sinalizando o início de um novo ciclo para o empreendimento turístico.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL & TURISMO
De acordo com a pesquisa global da Winter Travel Pulse 2025, o uso de inteligência artificial já entrou de vez no planejamento de viagens: mais de 40% dos turistas recorrem a ferramentas de IA para escolher destinos, encontrar passeios e buscar hospedagens. Sem dúvidas, viajar virou necessidade para muita gente, e os players do setor têm o desafio de converter com oferta certa, atendimento rápido e o uso inteligente da IA. Segundo o levantamento, 42% dos viajantes utilizam IA para buscar destinos e 41% para sugestões de acomodação. A tecnologia também já ajuda na pesquisa de passeios (40%), gastronomia (39%) e até na busca por voos (29%) e aluguel de carros (23%). Um terço dos entrevistados diz usar IA para montar a viagem inteira. Mesmo com o preço das viagens em alta, a demanda segue firme: 52% enxergam a viagem como parte essencial do estilo de vida. Para equilibrar o orçamento, o viajante tem adotado estratégias como reservar com antecedência, buscar baixa temporada, comparar preços e priorizar destinos mais baratos.

ESCOLHA DE HOSPEDAGENS

Na escolha de hospedagem, hotéis seguem na liderança com 72% de preferência, mas alternativas como casas e apartamentos (29%) e acampamentos (13%) ganham espaço. A jornada de compra também ficou mais longa: em média, o viajante analisa 25 opções antes de fechar um hotel — um processo que leva aproximadamente 12 dias. O avião segue como o meio de transporte mais citado para a próxima viagem (60%), seguido por trem (37%) e carro próprio (28%). Os mais jovens escolhem o modal pela praticidade; os mais velhos, pelo conforto e controle. Na hora de decidir onde reservar, 65% priorizam boas avaliações. Depois vêm ofertas especiais, cancelamento gratuito e facilidade de reembolso. Para fidelizar, o caminho é conhecido: atendimento eficiente, preços consistentes e experiência rápida de reserva.

BELLA DA SEMANA – MADUH ANDRADE

Você acompanhou. Se viciou no olhar, desejou cada curva e se perguntou até onde ela iria. A jornada com Maduh Andrade foi uma provocação constante, um jogo de sedução onde ela revelava um pouco mais de seu poder. Agora, chegamos ao ato final. O xeque-mate de Maduh Andrade será revelado nesta quarta-feira (26/11). A última chance de se render, com fotos, vídeos, lives sem cortes e making of 4K que concluem a obra. Ainda não faz parte do Clube? Este é o momento. Assine agora para não perder o desfecho de Maduh e tenha acesso imediato a um universo com mais de 300 mulheres espetaculares.

Leia ainda: Florianópolis se consagra como um dos 10 destinos mais populares de 2026



