segunda-feira, 17 de maio de 2010

UNESPORTE SANTA CATARINA

UNESPORTE SANTA CATARINA


70% dos Estados brasileiros presentes em Santa Catarina. Mais de quatro mil pessoas participaram do 9º Fórum Internacional de Esportes

Em três dias, o 9º Fórum Internacional de Esportes, realizado em São José (SC), contabilizou 4165 inscrições advindas de 105 municípios de 19 Estados brasileiros, além de participantes de Portugal e da Alemanha, em busca de atualização e aperfeiçoamento de todos os segmentos esportivos. Além das participações, mais de 1200 pessoas estiveram envolvidas na organização e realização, gerando emprego e renda, além de movimentar a rede hoteleira, o comércio e os restaurantes da Grande Florianópolis. Grandes nomes do esporte brasileiro e também do exterior passaram pelo Centro Multiuso para um encontro que discutiu, efetivamente, a relação do esporte com a mídia, bem como as diretrizes do esporte para os próximos anos.


Clique na imagem para ampaliá-la

O encontro não apenas promove palestras e cursos de capacitação e atualização, mas também proporciona debates, dos quais saem as ideias que serão implantadas e realizadas pelas entidades e instituições que desenvolvem e fazem o esporte acontecer. Bahia, Ceará, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, ou seja, 70% dos estados brasileiros, reuniram-se em um encontro que focou no tema “Esporte e Mídia”, para enfatizar a importância e até mesmo a relação de dependência entre ambos.

Os debates engrandecem e qualificam o evento, com apresentações de novidades, exemplos, casos e praticidade, que é o que os profissionais buscam para apresentarem nas escolas, clubes, prefeituras, aos atletas e às instituições co-relacionadas.

Os três dias foram preenchidos por personalidades que discutiram pontos importantíssimos para a formação, o planejamento e o desenvolvimento do esporte como tendências, olimpíadas, copa do mundo, gestão, prática, aplicação, eventos esportivos, leis, desenvolvimento, planejamento, educação física, projetos, serviços, entidades públicas, captação de recursos, esporte de aventura, políticas públicas, negócios esportivos, marketing, calendário do futebol brasileiro, patrocínios, qualidade de vida, necessidades especiais, atividade física, recreação, valores do esporte, treinamento, genética, corpo, pesquisa, formação e muitos outros temas.

No último dia, 15 de maio, todas as entidades coordenadoras dos 16 eventos paralelos que foram realizados dentro do Fórum, se reuniram para documentar a conclusão dos trabalhos. Um grande debate se formou e os dirigentes das entidades apresentaram relatórios, que serão compilados e transformados em documento, que brevemente será disponibilizado no site da UNESPORTE.

A conclusão, segundo Gean Fermino, coordenador do Painel de Debates entre as entidades, foi que “todos os pontos encaminhados ficaram acerca de planejamento geral do esporte e integração com a mídia, a conclusão é que agora o momento é não de apenas planejar, mas fazer estas ideias todas construídas aqui dentro acontecerem na prática para a melhoria do esporte”.

Para o presidente da UNESPORTE, Adalir Pecos Borsatti, o evento foi um sucesso. “Nós inovamos este ano realizando um grande número de eventos institucionais em um mesmo local. Todas as avaliações que recebemos foram além das expectativas. O Fórum, a partir de agora, se consolida como o maior evento de debates do Brasil. O que os profissionais buscam hoje são oportunidades de discutir temas que podem ser usados no dia a dia e é exatamente isso que proporcionamos. A referência do Fórum é tamanha que o Ministério do Esporte, através do assessor de gabinete do Ministro, João Ghizoni, já declarou que o Fórum vai, a partir de 2011, constar no calendário oficial de eventos do Ministério, pois é um evento focado em gestão no esporte, setor carente no país. A jovem e unida equipe da UNESPORTE, associada aos parceiros, são os que dão sustentação à realização deste grande evento”, finaliza.

O próximo passo da UNESPORTE é a realização do Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, de 1 a 3 de junho, no Hotel Majestic, Centro de Florianópolis. O evento, que é uma extensão do Fórum, tem apoio da Sociedade Internacional da Psicologia do Esporte e vai reunir 15 renomados profissionais com representantes de todos os continentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio ou até encerrarem as vagas, no site www.unesporte.org.br/psicologia.