sábado, 27 de agosto de 2011

3º DIA DE PALESTRA E DESFILES NO DONNA FASHION DC IGUATEMI


3º DIA DE PALESTRA E DESFILES NO DONNA FASHION DC IGUATEMI
A mineira Mary Figueiredo, foi a responsável pela última palestra no Donna Fashion DC Iguatemi. Seu trabalho realmente é uma grande poesia. Natural do Vale do Jequitinhonha, interior simples de Minas Gerais, Mary ganhou o universo da moda pela excelência e sensibilidade com que cria seus acessórios. A fruta não caiu longe do pé já que é filha de alfaiate e desde menina brincava com os retalhos do pai. Fazia suas próprias roupas. “Era por necessidade, mas hoje vejo que naquela época eu já estava criando um estilo”, lembra. Formou-se em odontologia, mas apesar de nunca ter exercido a profissão, enxerga uma semelhança entre as duas atividades: ambas trabalham com a estética e com alicates. “A diferença é que um quer mostrar e o outro, esconder”. Cada coleção da Mary Design, grife que leva seu nome, tem conceitos e processos bem distintos. “Preciso sempre partir de um embasamento teórico, leio muito e me inspiro por palavras. Mas de fato não acredito ter um processo criativo definido”.

Peças delicadas, sofisticadas, mas principalmente carregadas de significado. Esta é a essência do trabalho de Mary, que preocupasse sempre no que está por trás de cada objeto. “Tenho horror a palavra tendência. Para mim moda só tem sentido se fala de comportamento e essência e isso é único em cada peça”. Acertou em cheio. Falou o que é certo e não poluiu nossos ouvidos com baboseiras. Exemplo de tudo isso são suas coleções únicas que exibem peças de material reciclável, outras feitas para imitarem comidas, algumas singelas como o colar apresentado na nova coleção. Para entender a gentileza e delicadeza que Mary Figueiredo imprime em seu trabalho é simples.“ Sou uma amadora, do sentido que amo o que faço”. Bem ao contrário daqueles/daquelas outras que trazem para a passarela verdadeiros absurdos que nunca veremos nas ruas, mary é real, lógica além de inteligente.

Clique na imagem para ampliá-la

O desfile dessa mineira descolada abriu o terceiro com acessórios criativos e inusitados.Logo após a palestra , vislumbramos a belíssima coleção verão 2012 da grife. Intitulada “A Casa Azul”. As modelos entram na passarela com longos vestidos de linho. O primeiro look traz um colar longo que ultrapassa os joelhos e parece ser feito de flocos de algodão. Pingentes curiosos como o de placa de rua e o de casinha com chaves coloridas chamam a atenção e traduzem em acessórios a poesia que tanto inspira a designer. Para completar, pulseirinhas com forte apelo artesanal, outro ponto forte das peças da grife. O toque de cor fica por conta de peças feitas com miçangas coloridas em tons de vermelho, azul e amarelo. Como definiu a designer Mary Figueiredo Arantes, a coleção é “Uma casa imaginária do que foi vivido e mora dentro de cada um”.

CAVALERA & O MÉXICO

O verão 2012 da grife Cavalera faz uma homenagem ao México e seu famoso Dia dos Mortos. O desfile da marca abriu com um look masculino que é a cara da marca: jeans, camiseta básica e botas estilo coturno. Para as meninas, o jeanswear se renova em camisas jeans, hot pants, coletes e em peças coloridas. As blusas aparecem em modelagens largas e soltinhas, com mistura de malha nas cores cinza e branco com toques de transparência. Os vestidos soltos são leves, apesar da cor preta predominar. A estampa da coleção vem sóbria, com rosas em tons de cinza e rosa opaco.

Para eles, a já tradicional camiseta da grife com paródias de grandes marcas aparece na versão Doritos. Outras estampas trazem caveiras mexicanas e o cantor David Bowie, e a camisa xadrez vem com mangas curtas. O jeans branco é destaque tanto em peças masculinas quanto femininas. No final do desfile, os modelos fizeram uma homenagem à cidade de Florianópolis com camisetas I Love Floripa. E quem não ama essa nossa Ilha da Magia?

Já a fast fashion Renner trouxe todos os itens tem-que-ter da temporada. A fast fashion apresentou um desfile separado pelas marcas da loja, com releituras comerciais do que foi apresentado nas principais passarelas do mundo. O ator Cássio Reis, abriu o desfile da Blue Steel esbanjando simpatia com look jeans e xadrez. Para os marmanjos, o verão será com tons de leves e shape ajustado.O forte da marca foi os anos 50. Cinturas marcadas, estampa Vichy, e lencinho no pescoço apareceram em quase todos os looks. Em seguida veio a Bossa Nova, novidade da Renner. A marca de beachwear trouxe a moda praia com tons fortes, chapéis de aba larga, e calça flare. Cássio Reis, fez sua segunda aparição na Marfinno, que trouxe muito branco e temas tropicais. O safari também apareceu nas bermudas usadas com camisas em tons terrosos. Nos acessórios Max Bolsas para elas e bolsa estilo carteiro para eles.

A Cortele deu um tom clássico ao desfile, abusando das referencias navy com as litras e calças de alfaiataria. O animal print apareceu repaginado: sai as onças e leopardos, entra as cobras e crocodilos. A Just Be fechou o desfile com uma explosão de cor. O color block veio com tudo principalmente na mistura do azul Bic com o pink. Rendas, saias longas e drapeados completaram o combo de tendências.

COLCCI ENCERRA A NOITE

A Colcci encerrou o penúltimo dia do Donna Fashion DC Iguatemi com uma coleção essencialmente jovem. A marca deu uma cara nova à imagem urbana que sempre quis passar. A top Bruna Vanzuita repetiu da SPFW, e encantou a passarela da grife. Em uma atmosfera bem street, as cores saltavam aos olhos. Os tons quentes dominaram a coleção: magenta, laranja e o vermelho, com pontos de luz de amarelo e azul. O branco dominou o final do desfile, dando leveza à coleção.