quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESGOTO


ESGOTO



Clique na imagem para ampliá-la

Tenho viajado muito e constantemente e, infelizmente o que eu mais vejo é esgoto a céu aberto, principalmente no norte e nordeste. Agora o IBGE divulga pesquisa mostrando que quase metade (44,8%) dos municípios brasileiros não tem rede coletora de esgoto.As diferenças regionais, são grandes: enquanto no Estado de São Paulo apenas Itapura estava nessa situação, na região Norte as cidades sem o serviço chegavam a 96,5% do total. Além disso, a pesquisa mostra que a coleta não é acompanhada na mesma proporção pelo tratamento do esgoto. Do total coletado, apenas 68,8% passa por estações de tratamento antes de ser descartado. Nesse quesito, mais uma vez, é possível notar grandes diferenças regionais. Em São Paulo, 78,4% dos municípios processam ao menos parte do esgoto gerado. No Maranhão, terra do Cel. Sarney, esse percentual cai para apenas 1,4%. Pra piorar 50,8% dos municípios destinam seu lixo para lixões a céu aberto.



ENQUANTO ISSO

larga o osso Sarney!

À Assembléia Legislativa do Maranhão aprovou o projeto de lei que transfere a Fundação José Sarney para a administração do Estado. Atualmente, a entidade, que fica em São Luís e reúne o acervo do Cel. Sarney, pai da governadora, é uma fundação privada. O projeto, pasmem, tramitou em regime de urgência e foi aprovado sem emendas apenas dois dias após chegar ao Legislativo. De acordo com texto aprovado, Sarney será o patrono da fundação. No modelo proposto por Roseana, o governo estadual assumirá os custos de manutenção da fundação, que passará a se chamar Fundação da Memória Republicana. A fundação está instalada em um convento do século 17, em São Luís, que foi doado à fundação pelo governo estadual em 1990. No local, há um espaço reservado a um futuro mausoléu.




PAGANDO A CONTA

E quem paga todos esses absurdos e muito mais, somos nós, tanto que a decisão do Comitê de Política Monetária, de reduzir a taxa básica de juros do País, a Selic, em 0,5%, para 11,50% ao ano, fez com que o Brasil completasse 21 meses na liderança do ranking dos países com maiores juros reais do planeta. Todavia, mesmo pagando tudo isso, não temos saúde, educação, segurança, saneamento básico... Na segunda posição aparece a Hungria, com taxa real de 2,3%. Enquanto o Brasil reforça sua liderança na lista, mais da metade dos países citados registram juro real negativo, tanto que a taxa média geral dos 40 países analisados ficou em -0,8%. Vale informar que a arrecadação de tributos federais cresceu 7,5% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado e somou R$ 75,1 bilhão de acordo com a Receita Federal.

ROAMING



Quando é que nossos "para"lamentares irão tomar alguma medida contra a abusiva taxa de roaming cobrada pelas operadores de telefonia celular? Será que vocês ficam caladinhos somente porque não pagam suas contas telefônicas? Se eu uso esta ou aquela operadora em meu Estado, pago mensalmente por isso, ou compro créditos antecipadamente; por que tenho que pagar uma taxa absurda para usar esta mesma operadora em outro Estado? Até quando teremos que aturar mais este roubo absurdo?

LANCHONETEs & AEROPORTOS

Uma coisa que todos sabemos é que o preço cobrados pelas lanchonetes dentro dos aeroportos beira ao assalto a mão armada. Imaginem esses "novos" aeroportos para a Copa do Mundo! O turista começará ser assaltado logo no primeiro cafezinho. Pensando nesses preços mais do que abusivos a "Comissão de Fiscalização e Controle solicitou ao Tribunal de Contas da União exame da regularidade de contratos firmados entre o cabide de empregos da Infraero, que cedo ou tarde descobrirão que também deve estar "!"levando alguns por fora" e os estabelecimentos habilitados a prestar serviços nas praças de alimentação dos aeroportos. Proposta nesse sentido foi aprovada pela "comissão". Sob o ângulo jurídico, cabe verificar a ocorrência de infrações no processo de formalização dos contratos entre a Infraero e os estabelecimentos. Diante da existência de centenas de contratos, já sabemos, infelizmente que nada será feito, e tudo ficará por isso mesmo, tudo por conta do tamanho da "Comissão".


ACIDENTES DE TRÂNSITO

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 6145/02, que permite ao agente de trânsito remover pessoas que tenham sofrido lesão após acidentes. Pelo projeto, os agentes passam a ter poder também para determinar a remoção dos veículos envolvidos no acidente caso estejam atrapalhando o tráfego. O projeto equipara os agentes de trânsito às autoridades policiais nestes casos. Como a proposição já havia sido aprovada pela Comissão de Viação e Transportes e tramitava em caráter conclusivo, ela segue agora para a apreciação do Senado Federal. Para autorizar a remoção dos acidentados, o agente deverá lavrar boletim de ocorrência, relatando o fato, dando os nomes das testemunhas que o presenciaram e “todas as circunstâncias necessárias ao esclarecimento da verdade”, diz o texto.

ATUALIZAÇÕES

Acredito que deveria constar no projeto acima atualizações frequentes e obrigatórias de cursos de primeiros socorros para os agentes de trânsito, pois geralmente remover um acidentado pode causar mais danos, levando até a morte o acidentado. Outras vezes, pela falta de preparo do agente de trânsito e pela falta de agilidade, a vítima acaba morrendo justamente por falta dos primeiros socorros.

TEATRO ESPÍRITA

Está acontecendo o 4º Festival de Teatro Espírita de Florianópolis. Mais uma promoção do Núcleo Espírita de Artes e do Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz, com apoio da Seara Espírita Entreposto da Fé. O objetivo de reunir e integrar grupos espíritas de teatro, promovendo o aperfeiçoamento e desenvolvimento desta atividade no meio espírita, além de divulgar a Doutrina Espírita através da arte cênica. O evento termina neste domingo dia 23 de outubro, no Teatro do Centro Multiuso de São José e no Auditório Dr. Bezerra de Menezes, da SEEDE, sendo constituído de apresentação de cinco peças e uma oficina de teatro.


Clique na imagem para ampliá-la

A primeira edição do evento aconteceu em 2003. Nas duas primeiras versões, o Festival tinha caráter competitivo, com apresentações de peças concorrentes, avaliadas e julgadas por pessoas especialmente convidadas. A partir da terceira edição, passou a ter caráter de mostra, mas com avaliação de convidados. Além das apresentações, o evento também tem oficinas de arte e técnicas de integração entre os participantes.Mais informações pelo telefone (48) 9991-6075 - 3348-9267 / 33485404 ou contato@ceecal.com.

X-RUN 60K

Clique na imagem para ampliá-la

As belezas naturais da Serra Gaúcha serão o cenário da corrida em montanhas X-Run 60k Canela. O desafio, que está na segunda edição, vai reunir aventureiros de todo o País no dia 3 de dezembro. Em uma região de montanhas, vales, rios, trilhas e estradas de chão, a competição terá um percurso de 60 km dividido em oito trechos que variam de 4,5 a 13 km com diferentes níveis de dificuldade. A prova pode ser feita individualmente e por equipes de dois, quatro e oito atletas nas categorias masculina, feminina e mista. As duplas e os quartetos contarão, ainda, com a categoria máster para participantes cuja idade média seja pelo menos 40 anos. O trajeto é balizado e passa por locais como o Parque do Caracol, que abriga a famosa Cascata do Caracol, a Floresta Nacional do Ibama, o vale
do Rio Paranhana, Linha São João, Chapadão e Quilombo Alto.

RÚSTICA E KIDS

Para quem busca um desafio tão bonito e emocionante quanto o revezamento, mas não tem o dia todo disponível, a novidade deste ano é a rústica de 6 km. As crianças também poderão participar do evento na prova Kids, que percorrerá distâncias de 100m a 1km. A base do evento será o Hotel Pampas da Serra, onde haverá o congresso técnico e a retirada dos kits de prova na sexta-feira, 2 de dezembro. Atletas de vários estados brasileiros já garantiram vaga nesse desafio. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro no site www.sulbrasilis.com.br e incluem camiseta em tecido tecnológico, squeeze, medalha de participação, hidratação em todos os trechos do percurso, chip de cronometragem e hidratação e frutas na chegada.

A CORRIDA



Inspirada em grandes provas internacionais de montanha, a X-Run 60K é uma corrida com duas edições anuais: em maio, na Praia do Rosa, no paradisíaco litoral catarinense, e em dezembro em Canela, na charmosa serra gaúcha. Disputada individualmente ou em equipes, a competição propõe um desafio diferenciado de acordo com o nível de cada atleta. O evento é promovido pela Associação de Esportes na Natureza (Naturesporte) e tem apoio da Kailash, da X3 camisetas e da Banana Power.


DEMISSÃO


Em que parte deste partido não tem corrupção. Desta vez no Ministério do Esporte. Em entrevista a VEJA, o policial, que estava entre os militantes do PC do B presos no ano passado por desviar dinheiro do programa Segundo Tempo, revela detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter desviado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. O militar conta que o ministro do Esporte, Orlando Silva, chegou a receber, pessoalmente, dentro da garagem do ministério, remessas de dinheiro vivo provenientes da quadrilha. O Segundo Tempo foi criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.


POLÍCIA FEDERAL

Ha tempos o jornalista Alexandre Garcia afirmou que as leis são feitas justamente por aqueles que tem certeza que um dia poderão ser presos. Uma grande verdade. Exemplo gravíssimo disso foi Superior Tribunal de Justiça ter anulado, vergonhosamente as provas obtidas contra a família Sarney na chamada “Operação Boi Barrica” — que incluem escutas telefônicas autorizadas por instâncias inferiores da Justiça. Os delegados da Polícia Federal afirmaram nesta semana outra grande verdade: "A Justiça está a serviço “das elites e existe, nos tribunais superiores, uma tendência a não condenar poderosos. A Justiça estaria desconectada da sociedade e, com decisões como essa, passaria a impressão de que ou a PF não investiga ou, quando o faz, usa métodos ilegais, até “nazistas”. Não bastasse isso, dizem que o governo Dilma “está intimidado” e que está “aberta a porta”para a impunidade no país. Alguém duvida?

BOMBA


O site do jornal Folha de S. Paulo publicou uma nova denúncia devastadora contra o "inocente" ministro dos Esportes, relatando que ele comprou, por R$ 370 mil, um terreno no distrito de Sousas, em Campinas (SP). Uma "pequena" área de aproximadamente 90 mil metros quadrados onde passa um duto de gás da Petrobras. Silva, que é ministro do Esporte desde 2006 e recebia à época da compra R$ 10.748,43 mensais, pagou o terreno à vista, usando cheque administrativo – modalidade que permite o uso do cheque sem que o pagador movimente sua própria conta. Orlando Silva afirmou ter pagado o terreno com um cheque pessoal. A Petrobras é uma forte parceira do Ministério do Esporte. Em agosto, colocou em prática o projeto Esporte & Cidadania em parceria com o ministério. Vai investir R$ 30 milhões em esporte educacional.

TERRENO


Todavia o Plano Diretor de Dutos, elaborado em 2007, mostra que uma das preocupações da Petrobras paulista é deixar os dutos que passam pelo Estado mais longe dos vizinhos para diminuir riscos de acidentes. O documento indica que a distância para os dutos deve aumentar, o que forçará mudanças. Aumentar a faixa de dutos obriga a companhia a pagar ao proprietário da área um valor ainda maior para manusear o trecho do terreno. É o que pode acontecer com um pedaço da propriedade do ministro. Essas desapropriações costumam ser feitas em negociações entre os proprietários e a empresa. De qualquer forma, quem, como Silva Júnior, tem trânsito na Petrobras, antiga parceira do Ministério do Esporte, pode conseguir um preço melhor na negociação com a empresa.

TEATRO


A mão do ministro está tão suja de petróleo que até Ana Cristina Petta, mulher dele, faz parte de uma companhia de teatro patrocinada pela Petrobras. Não é só. A Agência Nacional de Petróleo, que regula as atividades da área, é controlada pelo partido do ministro. Haroldo Borges Rodrigues Lima, diretor-geral da ANP, é baiano e integrante PC doB, como Silva Júnior. A empresa pagou ao casal belga que era dono do lote um preço bem melhor em relação ao acertado com Silva Jùnior, em um indício de que ter uma área transformada em servidão de passagem ou desapropriada pode ser um bom negócio até para quem não tem contatos na companhia.

ÉTICA


A ridícula "comissão de ética" (como se eles tivessem alguma ética), afirmou que são "graves" as acusações contra o ministro Orlando Silva. A declaração é do presidente Sepúlveda Pertence. Um policial militar afirma ter entregue um pacote de dinheiro ao ministro, na garagem do ministério. Orlando Silva, evidentemente, a exemplo do pinóquio retirante, é inocente, não sabe de nada e não viu nada, negando a acusação. Já a "comissão" de ética, discutiu o caso do ministro e a blindagem já começou, já que a tal "comissão" informou que se, e se somente se, um processo administrativo for aberto, "será ultra preliminar". Para Sepúlveda, "Talvez a coisa esteja um pouco verde", "Acusação de suborno é sempre grave, mas depende de quem a sustenta. Há uma acusação de um cidadão. Não se tem mais nada por ora". O que todos sabemos é que para esse comissão é pura cortina de fumaça e não tem valor algum. Tudo farinha do mesmo saco.

CÓDIGOS


Urge a necessidade de modificar o judiciário e seus códigos. Todas as leis foram feitas para favorecer quem realmente tem dinheiro. Esse pode até matar. Os integrantes do Poder Judiciário são formados em escolas que foram criadas, pelos poderosos. Portanto atuam da mesma forma, basta analisar as últimas decisões destes senhores Ministros do STF e do STJ. Principalmente estes, que chegam anular provas cabíveis e possibilidade concretas de um criminoso do colarinho branco ser efetivamente punido e, por conta disso empurram com a barriga, durante 30 ou 40 anos uma causa. O crime prescreve, o a morte acaba com o criminoso. Finalmente, depois de toda essa morosidade o Judiciário coloca o morto na cadeia.

MUDANÇA

Vale lembrar que toda e qualquer mudança só será feita quando este Brasil passe por uma nova Assembléia Constituinte, onde se criem condições de se fazer rapidamente modificações nas leis e seus códigos. Além de que, todas estas modificações não podem ficar a cargo de um congresso, que realmente não representa o povo, mas sim aos seus próprios interesses. São bancadas que representam fazendeiros, ruralistas, grileiros, bandidos, indústrias, cujas leis são cridas apenas para defesas destes, contra o poder econômico/contribuinte. Existe até bancadas !religiosas, elegendo seus representantes que procuram o poder para poder estenderem seus tentáculos. O congresso é verdadeiramente a casa da mãe joana.

ASSISTENCIALISMO


Para manter seu vasto curral eleitoral, o governo nefasto petralha gastou, somente no ano passado, 17% do orçamento com transferências de dinheiro à população de baixa renda ou desempregada. Foram R$ 114 bilhões repassados diretamente às mãos de 31,8 milhões de pessoas. Se forem incluídos programas de transferência de renda de menor escala, o volume de verbas repassadas atinge R$ 116 bilhões. Isso é mais do que o dobro de todo o investimento da União somado, no total de R$ 44,6 bilhões, incluindo a parcela para construção de estradas e obras de infraestrutura. Os cálculos foram feitos a partir de números levantados pelo economista especializado em contas públicas Raul Velloso. Para ele e para qualquer pessoa inteligente, o governo gasta demais e deixa à míngua a rubrica de investimentos. Pior, repassa dinheiro a quem não está na base da pirâmide e não precisaria de tamanha ajuda governamental.

INSUSTENTÁVEL

O economista considera insustentável o sistema de reajuste do salário mínimo adotado no governo Lula, que atrelou o índice não só à reposição da inflação, mas ao crescimento do PIB. Ele frisa que a fatia do Orçamento destinada a investimentos caiu de 16%, em 1987, um ano antes da Constituição, para 6,8%, em 2010.”Que país faz isso? Estão comprometendo o futuro em matéria de crescimento e emprego. Estão dando mais hoje e tirando emprego lá na frente”, resume Velloso.

TAM - ACIMA DO PESO


A TAM, que tem às passagens aéreas mais caras (faz tempo que não voo com a TAM justamente por causa do preço), também inovou no controle de bagagens colocando uma balança próxima à porta do avião para barrar bagagens de mão que excedam o limite de cinco quilos estabelecido em lei. A companhia pôs a balança antes de o passageiro entrar nas pontes de embarque em ao menos um vôo, há duas semanas, entre Curitiba (PR) e Congonhas. As bagagens de mão com mais de cinco quilos foram levadas para o porão. Os passageiros receberam um canhoto para retirar a mala ao chegar. A norma sobre o peso da bagagem é de 2000. Além de não poder ultrapassar cinco quilos, a mala de mão não pode ter volume (soma de comprimento, largura e altura) superior a 115 centímetros. O limite para despachar bagagem é de 23 quilos.



SEM ESCALAS

Bem ao contrário do que acontece no exterior, no Brasil, as companhias aéreas cobram em média 30% a mais do passageiro em vôos com escalas e conexões, mais desagradáveis e demorados. Extenso levantamento do Núcleo de Economia dos Transportes, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mostra que esses custos, no Brasil, são repassados para o passageiro. "A passagem pode ficar até 75% mais cara do que um vôo sem parada. Nossa avaliação é que isso acontece porque, no Brasil, há menos concorrência", diz Alessandro Oliveira, pesquisador do Nectar. Os pesquisadores analisaram mais de 2 milhões de tarifas cobradas na internet por vôos entre 2008 e 2010, todas com partida dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. Imaginem com saída de Florianópolis.

MOMENTO TEMPERADO

Clique na imagem para ampliá-la

Nesta sábado Fernando Mansur apresenta em seu Momento Temperado, gravado na Toca do Urso e Spinoza, no Mercado Público de Florianópolis; entrevistas com a Sônia Jendiroba, chef de cozinha que falar sobre degustar especialidades populares, como sardinha frita com pirão de renda e berbigão, preparadas pela chef Rosana Ferrari. Depois, no Bar do Spinoza, do lendário Alvim Luz, o tema será ao redor de um Entrevero de carne frescal da Serra. Para encerrar, nas "Expedições de Sabor Brasil", a equipe de serviço de uma cervejaria artesanal, em Brasília, fala dos sabores e dos públicos da casa. O programa vai ao ar a partir das 22 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.

Emporio Bettin

LIVRE SOFTWARE

Em uma semana, os catarinenses interessados por tecnologia e software livre estarão reunidos no centro de eventos de São José. O motivo é a sexta edição Congresso Catarinense de Software Livre, que ocorrerá entre os dias 21 e 22 de outubro e traz 27 palestrantes, quatro workshops e coloca em pauta tudo o que rola no universo tecnológico. Entre os palestrantes, Guilherme Chapiewski, Engineering Manager do Yahoo, Guilherme Chapiewski; Bruno PorKaria, desenvolvedor da Jera Software Ágil e CEO da Blackdog Studio, e também Fabio Akita, criador do Rails Summit e do RubyConf Brasil. Na sexta-feira, acontecem os workshops: Desenvolvendo em Java Demoiselle 2.0, com Fabiano Castro Pereira; e PHP Profissional, com Flávio Lisboa. No sábado, workshops: Montando o Ambiente Pentaho, com Roberto Falanga Junior; e o Minicurso de Expressões Regulares, com Júlio Neves. O evento é organizado pela Associação Solisc, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José. Para mais informações: http://solisc.org.br.



HOTELARIA & MEDICINA

Um dos principais destinos turísticos do país, Gramado, na Serra Gaúcha, vem apresentando novos e surpreendentes empreendimentos no setor a cada ano. Um deles é o Clinipel Hotel – Empório & Spa Médico®, de Denise Valentini e Fernando Boscardin, inaugurado no último dia 11 de outubro. Trata-se de um novo conceito em saúde, cosméticos, bem-estar, hotelaria e turismo para a região. O novo hotel ganha status de hotelaria diferenciada na cidade por conta de sua estrutura, serviços e localização invejável. Incrustado no coração de Gramado, com uma belíssima praça e área verde em sua volta, o empreendimento permite que os hóspedes estejam perto de todas as atrações que a cidade oferece, desde eventos, congressos e shows do Natal Luz a ótimas opções gastronômicas.

Clique na imagem para ampliá-la

Rosa Traina e o marido, cônsul da Itália, Augusto Vaccaro, o prefeito de Gramado Nestor Tissot e o vice-cônsul Stefano di Vittorio com a esposa Arlette Hippolyte, prestigiando a inauguração do Clinipel Hotel Empório e Spa. Os proprietários Fernando Boscardin e Denise Valentini
Totalmente reestruturado, o Clinipel Hotel – Empório & Spa Médico® herda a estrutura do tradicional Hotel Cavalo Branco, fundado em 1974, e soma as áreas de medicina, cosmética e estética da Clinipel Médica. Desta forma, a clínica médica especializada em dermatologia e estética, foi integrada ao hotel que agora oferece uma série de tratamentos médicos resolutivos e dispõe de uma equipe fantástica de esteticistas, tornando-se referência como primeiro spa médico resolutivo da região. O conceito de empório se deve especialmente aos dermocosméticos e produtos desenvolvidos com a marca Clinipel Spa® que vão de roupões e tolhas a pratos de vitrofusão. Além disso, o hotel conta com o Da Vinci Ristorante, que traz o melhor conceito da cozinha italiana, com temperos exclusivos do Brasil, harmonizados com vinhos do mundo, sem perder de vista os produtos da Argentina, Chile, Brasil e Uruguai.

BELLA DA SEMANA

Clique na imagem para ampliá-la

O ensaio da paranaense, que estreou no Bella da Semana nesta última quarta-feira é show. Repleto de sensualidade, ousadia e excentricidade Fernanda Duarte, 21 aninhos, pretende em breve iniciar a carreira em nutrição e, ao mesmo tempo, continuar com fotos, desfiles e editoriais de moda. Para manter as curvas no lugar, malha pesado e aposta em hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e sucos naturais. “As coisas têm que ser de maneira sutil e com respeito acima de tudo" completa a musa.



MOTOCROSS


Piratuba, na Rota da Amizade, não é destaque somente por suas belezas naturais, povo hospitaleiro e Águas Termais. é destaque também em várias modalidades esportivas, entre elas o Motocross. Após a construção de uma pista no município, em 2008, grande competições são realizadas. Com as motos na pista, Piratuba já é campeã de dois Catarinenses e tem dois títulos da Copa Oeste de Motocross. “O incentivo dado pela administração municipal, ao construir a pista e nos auxiliar na realização de competições aqui, faz parte da conquista de bons resultados”, destaca o presidente da Associação Piratuba Cros Clube, Carlos Nédio da Silva.

Clique na imagem para ampliá-la

Atualmente quatro pilotos disputam os campeonatos Catarinense, Paranaense e Gaúcho de Motocross. “Estamos competindo e levando o nome de Piratuba por onde passamos, e sempre temos lugar garantido no pódio”, completa. A última prova em que a Rota da Amizade teve representantes na pista foi a 3ª Etapa do Campeonato Catarinense de Motocross. Eduardo Leobet, Neomar Carvalho, Jeisson Potrich e Charles Baron estiveram na competição. Baron conquistou a quarta colocação na categoria “Intermediária” e Neomar segurou a quinta posição na “Nacional”.


PEQUENOS & GIGANTES


Clique na imagem para ampliá-la

As baleias francas – que fazem parte do cotidiano da comunidade de Garopaba (SC) entre junho e novembro – também fizeram parte das comemorações locais do Dia da Criança, evento promovido pelo CDL. Neste ano, o Instituto Baleia Franca (IBF) levou à principal avenida da cidade uma exposição de cunho educativo, com ossos e barbatanas de baleias e outros animais marinhos. Pinturas em painéis e maquiagem também chamaram a atenção das crianças e comunidade para a importância da preservação das gigantes do mar que seguem encantando turistas de todas as partes do mundo. O trabalho de educação ambiental é um dos eixos do IBF que, ao longo de todo ano letivo, atua junto às escolas de Imbituba e Garopaba, promovendo oficinas e atividades artísticas, com a finalidade de formar cidadãos conscientes da realidade sócio-ambiental. Os projetos do IBF incluem, também, capacitação de professores, como forma de inserir a educação ambiental no currículo escolar.

PEDRAS QUENTES

Clique na imagem para ampliá-la

Para quem pretende aliar um final de semana em uma das mais belas baías do mundo, com a possibilidade de fazer um curso de capacitação, o convite do SPA Vida Sol e Mar – divisão de beleza e bem-estar do Grupo Vida Sol e Mar – é irrecusável. O Curso de Massagem com Pedras Quentes, que acontece durante todo o sábado, 22 de outubro, inclui o histórico da técnica, indicações e benefícios, importância dos chackras, uso da aromaterapia, demonstrações e até uma prática de yoga matinal. O curso está a cargo da educadora física Daniela Tessele – que atua como terapeuta corporal há 15 anos – e da também terapeuta Fernanda Feltrim. Para a responsável pela SPA Vida Sol e Mar, Alexia Litman, “a primavera estimula os cuidados pessoais e as massagens promovem o equilíbrio entre corpo e mente. Em um cenário à beira-mar, os resultados são ainda melhores”.

UNIMED

Essa unimed só da mancadas. Você paga uma nota alta de mensalidade e quando precisa se ferra de verde e amarelo. Se você telefona para um médico para marcar consulta pela unimed, (letra minúscula mesmo), com sorte você consegue só para o ano que vem. Se for a vista a consulta é na hora. Pode? Na únimed pode. Agora ela acabou de ser condenada por obrigar médicos a trabalhar mais que o permitido. A decisão é da A 1ª Turma do TST condenou a Unimed ao pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 30 mil por exigir que seus médicos cooperados fizessem horas extraordinárias além do limite de duas horas fixado em lei. A decisão reformou entendimento do TRT da 9ª Região (PR). Os médicos, no caso, trabalhavam com jornada de oito horas acrescidas de mais duas horas, sem intervalo, e eram obrigados a prorrogar o expediente.


MINISTÉRIO PÚBLICO

O recurso julgado pela Turma é um desdobramento de ação civil pública proposta pelo Ministério Público da 9ª Região contra a irregularidade praticada pela cooperativa. Após a constatação, o MPT obteve na justiça a antecipação de tutela que obrigava a Unimed a não mais fazer a exigência. Foram encontrados três médicos em situação irregular. O ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, relator do processo na Turma, reformou o julgado, "pois é impossível afastar da conduta da cooperativa o caráter ofensivo e intolerável da exigência". O voto esclareceu que "trata-se de descumprimento de norma de indisponibilidade absoluta – a limitação de jornada de trabalho – relativa à saúde e à segurança dos trabalhadores".


CRIMINALÍSTICA


Com o tema central “A Perícia Criminal à Luz dos Direitos Humanos”, o XXI Congresso Nacional de Criminalística tem o objetivo de ressaltar a importância do trabalho dos peritos criminais junto às investigações criminais, procedimentos de segurança e na atuação conjunta com os operadores de Direito. O evento será realizado de 30 de outubro a 04 de novembro, no Serrano Resort Convenções & SPA, em Gramado. Para o coordenador geral do Congresso, Décio de Moura Mallmith, esta será a oportunidade para destacar a contribuição social dos peritos. “As decisões tomadas pelos juízes são baseadas nos laudos dos peritos criminais assim como as decisões dos jurados nos crimes da competência do Tribunal do Júri. Somos os olhos e os ouvidos da justiça”, destaca. Para a discussão, estarão presentes especialistas de diversos países como Estados Unidos, Argentina, Espanha, Angola, Panamá e Rússia.


Paralelo ao XXI Congresso Nacional de Criminalística ocorre o II Congresso Nacional dos Peritos Criminais Federais, o IV Congresso Internacional de Perícia Criminal e a XXI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. Mais informações sobre o evento no site www.xxicnc.com.br.