terça-feira, 18 de setembro de 2012

MENSALÃO



MENSALÃO
 

Finalmente parece que não vai dar em pizza. É o que se espera. Lugar de ladrão, bandido, quadrilheiro é na cadeia. Após 23 sessões de julgamento do Mensalão do PT, o Supremo Tribunal Federal já condenou o publicitário Marcos Valério de Souza, operador e um dos símbolos do escândalo que assolou o governo Lula, a cumprir uma longa pena trancafiado em uma cela. Marcos Valério, o “carequinha” que emergiu após o estouro do Mensalão do PT em 2005, cumprirá pena pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e peculato. Até o final do julgamento, ainda responderá pelos crimes de formação de quadrilha e evasão de divisas em dezenas de operações fraudulentas. Somadas, as penas já imputadas a ele ultrapassam oito anos de prisão, o que obriga o cumprimento em regime fechado.

MAIS RÉUS
 

Outros réus já julgados na ação penal do Mensalão do PT correm o risco de ter de preparar a mudança para um presídio federal. Os banqueiros Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, que colocaram o Banco Rural a serviço do esquema criminoso com empréstimos fraudulentos e administração bancária à margem da lei, já foram apenados por gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. As penas mínimas dos dois ilícitos, juntas, chegam a seis anos de reclusão. E eles também podem ser condenados por evasão de divisas e formação de quadrilha. Os réus João Paulo Cunha, deputado federal petista, o ex-diretor do Banco do Brasil, petista Henrique Pizzolato, e os sócios de Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, completam a lista dos já condenados por mais de um crime no julgamento do Mensalão do PT e também devem amargar o cumprimento de pena em reclusão.
 
CORRUPTOS


Elo direto com o núcleo político do escândalo, Marcos Valério deve ter suas atividades ilícitas utilizadas pelo ministro Joaquim Barbosa como argumento nesta semana  para pedir a condenação dos parlamentares que, corrompidos, venderam votos em benefício do governo Lula. O publicitário mineiro foi apresentado ao PT pelo ex-deputado petista Virgílio Guimarães, que levou o operador do esquema criminoso diretamente ao então tesoureiro petista, Delúbio Soares. Os tentáculos do publicitário nas repartições da República foram verificados ainda na intermediação dele para que a banqueira Kátia Rabello pudesse se reunir com o então todo-poderoso ministro da Casa Civil, o petista José Dirceu, e negociar diretamente benefícios da liquidação do Banco Mercantil, de Pernambuco. Esses fatores serão cruciais para os ministros comprovarem a ligação entre o publicitário e parlamentares que, a partir de propinas, venderam seus votos no Congresso.
 
E O CHEFE?
 

E o chefe de tudo? O mentor? O ídolo dos pés de barro? O pai dos pobres as nossas custas? O que lhe restará? Uma desgraçada reeleição para a desgraça do país? Tem mais é que ver o sol nascer quadrado e tomar café de canequinha nessas cadeias fétidas que eles mesmos criaram não dando a menor atenção. Que se tornem então dejetos humanos.
 
 
SAÚDE
 

E não foi só do sistema carcerário que eles se esqueceram. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, com base em dados do Ministério da Saúde, aponta que quase 42 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012. Entre as especialidades mais atingidas com o corte, de acordo com a análise, estão a psiquiatria (-9.297 leitos), a pediatria (-8.979), a obstetrícia (-5.862), a cirurgia-geral (-5.033) e a clínica-geral (-4.912). Mato Grosso do Sul é apontado como o Estado brasileiro que mais perdeu leitos (-26,6%), seguido pela Paraíba (-19,2%) e pelo Rio de Janeiro (-18%). Em números absolutos, São Paulo aparece na frente, com a redução de 10.278 leitos, seguido por Minas Gerais, com 5.177, e pelo Paraná, 3.057. Não é à toa que o Pinóquio retirante se trata no Sírio Libanês.
 
 
DESTINO PARAÍBA
    
A divulgação do “Destino Paraíba” nas principais capitais nordestinas terá continuidade nesta semana. O Roadshow promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em parceria com a ABIH-PB, JPA Convention & Visitors Bureau e Fecomércio vai estar em Fortaleza (CE) e Natal (RN). A expectativa é de que os atrativos turísticos paraibanos sejam apresentados a 160 agentes e operadores de viagem das duas capitais nordestinas.
 

 De acordo com o coordenador de Eventos da PBTur, João Wharles, os representantes do trade turístico paraibano sairão de João Pessoa com destino a Fortaleza, onde será promovido um jantar para 80 convidados. Lá serão apresentados os atrativos turísticos da Paraíba e toda a infraestrutura de hotéis e serviços. Depois ocorrerão as apresentações do Grupo Folclórico do SESC e de um trio pé de Serra. Nesta quinta-feira será a vez das operadoras de turismo de Natal participarem do Rodshow do Destino Paraíba. Também são esperados 80 convidados ao jantar. Dos Rodshows participarão os hotéis da Rede Nord, Tropical Tambaú, Verde Green, Nobilie Inn Royal Hotel, Mussulo Resort, Hotéis Village, Hotel Quality Solmar, Hotel Hardman e Ambassador Flat.

Clique na imagem para ampliá-la
 
FESTIVAL DE TURISMO
 
 
O coordenador geral do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu( FIT Cataratas), empresário Paulo Angeli, participa pela primeira vez do festival de Turismo de João Pessoa que acontece nos dias 28 e 29 de setembro em sua segunda edição . Depois do sucesso da sétima edição do Festival de Turismo das Cataratas, realizada em junho deste ano em Foz do Iguaçu, Paulo Angeli vai conhecer mais de perto o mercado nordestino  e prospectar novas parcerias para a oitava edição do festival que acontece nos dias 12,13 e 14 de junho de 2013.

 
OCUPAÇÃO HOTELEIRA
 
Falando em João Pessoa, vale informar que o Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou os números sobre a movimentação turísticas em João Pessoa e em todo o Estado. Os índices apontam para uma média histórica na Taxa de Ocupação Hoteleira em agosto, que chegou a 63,06%. Esse número representa um crescimento de 21,22% acima da média dos últimos 21 anos, que era de 52,02% no mesmo período. De janeiro e agosto deste ano, o índice de ocupação foi de 67,82%, o que representa um significativo aumento de 3,27% sobre igual período de 2011.
 
FLUXO GLOBAL
 
 
De acordo com análise da PBTur, com esse ritmo de crescimento se espera fechar o ano com um Fluxo Global Estimado em mais de um milhão de turistas em João Pessoa e de 1.510.000 em toda a Paraíba em 2012. “Em parte, esses números são respaldados pelo aumento do movimento de passageiros dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, que apesar do decréscimo de 3,84% no número de pousos, o número de embarques e desembarques aumentou em 11,26%”, disse Antônio Cordeiro. Com relação a residência permanente do hóspedes na Paraíba, segundo dados do Setor de Estatística, houve um aumento em todas as regiões, em detrimento da diminuição da região Nordeste.
 
TURISTAS
 
Os dados indicam que os Estados que mais emitiram turistas para João Pessoa foram São Paulo (22,05%) e Distrito Federal com 9,08%. No setor internacional, os principais mercados foram os Estados Unidos (15,72%); Portugal (15,06%); Itália (12,38%) e Argentina (11,27%). O turista que chegou aqui, 49,69% usaram o automóvel como meio de transporte, já os que usaram o avião foram 44,96%. O principal motivo da viagem é o turismo de lazer, com 60,80%, seguido de negócios, com 25,55%. “Em um ano em que se espera um crescimento entre 1,7% a 2% no Produto Interno Bruto do País, termos um crescimento estimado de 7% na receita turística, é estimulante e encorajador e mostra que estamos no rumo certo para o desenvolvimento do turismo na Paraíba”, analisou o executivo.

 
VIRACOPOS
Notícia de dar inveja a manezinho. A concessionária Aeroportos Brasil anunciou que vai antecipar a entrega da segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de 2023 para 2017, o que vai aumentar sua capacidade para 22 milhões de passageiros por ano e permitir que o terminal seja o primeiro no País a fazer pousos e decolagens simultaneamente em duas pistas. Foi anunciada também a construção de uma estação de trem para conectar o aeroporto a dois modais ferroviários ainda a serem construídos: o trem de alta velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, e o Trem Expresso, do governo paulista, que ligará São Paulo-Jundiaí-Campinas.

SUSTENTABILIDADE
O projeto do novo terminal, que será entregue até a Copa de 2014, conta com inovações na área de sustentabilidade, como o telhado todo coberto com placas fotovoltaicas para geração de energia solar e a captação de água da chuva que servirá para o sistema de ar condicionado. O novo terminal contará ainda com esteiras horizontais rolantes para movimentação interna de passageiros, uma ponte subterrânea ligando o terminal ao edifício-garagem, free-shop, restaurantes, lojas de aluguel de carros e escritórios para órgãos públicos federais e salas comerciais. 


ENQUANTO ISSO
Numa certa pista de pouso internacional numa certa Ilha no Sul do País, continua a mesma porcaria. O turista/passageiro continua descendo na pista, com vento sul/nordeste/chuva e pagando caríssimo para estacionar, pois até nas ruas próximas ao aeroporto, ao lado dos estacionamentos privados é proibido estacionar, por loby desses depravados e gananciosos estacionamentos e com a conivência dos nossos vereadores. Duvida? Então confira à Rua Antonio domingos de Souza, bem em frente ao aeroporto.
 
ALÉM DA PELE

A nobre tarefa de trabalhar pela aquisição de novos equipamentos para a ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi abraçada pelos alunos da turma de Administração Empresarial da UDESC/ESAG. A meta do grupo de 57 acadêmicos é auxiliar o Projeto Além da Pele a adquirir um dermátomo e um expansor de pele, além de cadeiras para acompanhantes e conjuntos para refeição. Os alunos são orientados pelo professor Leandro Schmitz, que criou a ideia do projeto social foi criado em 2005 e já beneficiou 20 entidades, entre hospitais, associações comunitárias e abrigos para jovens e idosos. Na disciplina os acadêmicos aprendem a desenvolver e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na matéria de gerenciamento de projetos.
 

O Além da Pele foi escolhido através de uma votação entre os acadêmicos e devido à necessidade da agilidade no tratamento das crianças que sofrem queimaduras. Essa ala do Hospital Infantil tem oito leitos e há uma rotatividade de, aproximadamente, 15 crianças por mês com queimaduras de terceiro e quarto graus. O local possui um dermátomo e um expansor de pele, que após o uso precisam ficar até 24h em esterilização. Com um segundo aparelho de cada, o centro cirúrgico não precisaria parar e poderia atender mais crianças. O objetivo do apoio ao Projeto Além da Pele é alcançar R$ 107,5 mil até o final do mês de novembro, valor necessário para ampliar os equipamentos. Para mais informações o e-mail é contato@projetoalemdapele.com.br.  
 
CÍRIO DE NAZARÉ
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
A presidente da Paratur, Socorro Costa, a gerente de Comunicação e Diretora da Abrajet, Benigna Soares e o assessor de imprensa, Fabrício Coleny, estão cuidando diretamente do apoio aos produtores alemães do filme  'Verloren im Dschungel' que começa a ser rodado em Belém durante o Círio. Durante almoço na Estação das Docas na última sexta-feira, os cineastas foram brindados com livros sobre a Amazônia, artesanatos e outros presentes pela equipe da Paratur. O filme trará entre atores e equipe técnica mais de 30 pessoas da Alemanha, Rio de Janeiro e São Paulo à Belém. A Paratur aposta nessa produção para impulsionar o turismo nos estados e países que falam alemão.
 
TURISMO NA RÚSSIA
 
Entre os dias 19 e 23 deste mês, executivos do marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estarão em Moscou, na Rússia, participando da Leisure Fair. A feira reúne todos os anos milhares de pessoas do trade profissional e é uma das feiras mais importantes do segmento. A Empetur participará juntamente com a Embaixada do Brasil, mostrando as potencialidades do estado por meio de material promocional. Pernambuco promove um coquetel no dia 18 durante o treinamento de vendas com mais de 100 agentes de viagens da Operadora Tour Express. A capacitação tem como objetivo vender o destino Brasil com o foco em Recife e Porto de Galinhas.

 
PARÁ & FRANÇA
Começa nesta última terça-feira, dia 18, a participação do Pará na International French Travel Market – IFTM Top Resa, a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. A participação do Pará no evento será em um espaço da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) dentro do estande da EMBRATUR. O evento acontece de 18 a 21, no   Porto de Versailles, em Paris. Orientada pela empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que elaborou o Plano ver-o-Pará, a Paratur  está apresentando no Top Resa, os dois principais segmentos turísticos do Pará, cultura e natureza. Representam a Paratur no Top Resa os gerentes de Inteligência de Mercado, Antonio Filizzola e de Promoção, Carlos Figueira, que irão se reunir com as operadoras de turismo francesas com o objetivo de identificar aquelas que comercializam ou tem interesse em comercializar o destino Pará, como forma de divulgar e promover o estado no país. Esta é uma ação que tem como base o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que aponta a França como um dos países de maior potencial de emissores de turistas ao estado.
 
TURISTAS FRANCESES

Segundo dados do Ministério do Turismo, no ano passado 207.890 turistas franceses visitaram o Brasil com uma permanecia média de aproximadamente 22 dias. Embora este número tenha oscilado nos últimos anos, a pesquisa revela ainda que das 11 principais operadoras de turismo francesas, 10 comercializam algum destino do Brasil. Dados referentes ao ano de 2010 indicam que a França também é importante para o estado. O país foi responsável por 14,2% do fluxo turístico do Pará, seguido dos Estados Unidos com 11,2% e Itália com 10,2%.

PROFISSIONAIS DO TURISMO

O International French Travel Market, que está na sua 34º edição, é um evento que tem como principal objetivo servir de ponto de encontro de profissionais de turismo para estabelecerem linhas de trabalho, estratégias e alianças que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. A feira tem a vantagem de oferecer um amplo panorama da atividade cobrindo os setores lazer, negócios e eventos. A expectativa é que nesta edição o evento receba um público de 29 mil pessoas. Além da Paratur, participam no estande da EMBRATUR representantes dos estados do Pernambuco (EMPETUR), Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro (RIOTUR), Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal e Paraná.
 
FLORADA DA MAÇÃ
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Já sentiu o perfume? Já viu a beleza? s abelhas fazendo a polinização? Então acho bom você marcar um final de asemana no Hotel Renar em Fraiburgo só para ver esse espetáculo que é a florada da maçã. Fenomenal !
 
FOLIANÓPOLIS 2012
 
Clique na imagem para ampliá-la

A cerveja Nova Schin lança uma lata temática para comemorar os seis anos de parceria com o Folianópolis, carnaval fora de época que agita a capital catarinense em novembro. A embalagem com a logomarca do Folianópolis 2012 chega aos pontos de venda agora em setembro. O produto estará disponível em supermercados do Estado, e na Passarela do Samba Nego Quirido, no centro de Florianópolis, onde acontece o evento, entre os dias 15 e 17 de novembro. Desde a sua primeira edição, em 2006, o Folianópolis tem a Nova Schin como a sua cerveja oficial.

FEIJOADA


Para quem quer provar a melhor feijoada Ilha da Magia a dica gastronômica é o SOBRADINHO do chef Maurício, de frente para o mar, no melhor localização da via gastronômica de Coqueiros. Não tem melhor aqui na Ilha.
 
BELLA DA SEMANA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Estréia nesta segunda-feira, 24, o ensaio da modelo Patricia Berlanda no site Bella da Semana. Mas nem pense em tentar conquistar a catarinense de Brusque mandando beijinhos, pois ela vê essa cantada como uma das piores que existem. Patricia gosta mesmo é de ‘homem educado, cavalheiro e com H maiúsculo.’ Recém iniciada na carreira de modelo, ela agora quer fotografar tanto no Brasil quanto no exterior. Enquanto vai lapidando seu caminho ao estrelato, a loira tem apenas 22 anos. 
 
RIO DO RASTRO
 
A divulgação do potencial turístico do Estado, principal objetivo da Santur, consegue atrair turistas das mais diversas nacionalidades e que anualmente chegam por aqui em proporções cada vez maiores, refletindo nos números da economia catarinense, onde o turismo é responsável por cerca 12% do PIB estadual. Além de atrair os turistas, as belas imagens de Santa Catarina começam a despertar o interesse de especialistas da mídia em geral. A Santur acaba de receber comunicação do Tenente Cel. PM José Norberto de Souza Filho, Comandante do Batalhão Rodoviário do Estado de Santa Catarina informando que a Matel Comunicações, de São Paulo, solicitou autorização para realizar um vídeo release na Rodovia Serra do Rio do Rastro para uso interno da fabricante francesa de automóveis, marca Renaut, para o lançamento do seu novo modelo, o Fluence GT. Assim como a Renaut encantou-se com os cenários naturais catarinense, abrem-se boas perspectivas para que outras empresas tenham Santa Catarina como o destino ideal para divulgações, visando despertar o interesse pelo produto e sugerindo ao público a curiosidade em conhecer pessoalmente o Estado.
 

MUNDO A VAPOR
 
Clique na imagem para ampliá-la

Até o dia 20 de setembro, o Parque Temático Mundo a Vapor em Canela, está em clima de Semana Farroupilha. Logo na entrada do parque, prendas e gaúcho recebem os visitantes num cenário típico de uma mateada. O chimarrão é oferecido, gentilmente cedido pela Erva Mate Natural de Gramado, que cedeu 200 pacotes de erva para distribuir aos visitantes. São os próprios funcionários, que vestidos a caráter, informam aos turistas detalhes sobre as vestimentas e os costumes do gaúcho, um dos públicos mais hospitaleiros do Brasil.