terça-feira, 6 de novembro de 2012

REDUÇÃO DA PENA?



REDUÇÃO DA PENA?


Sim, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto, disse que uma eventual redução da pena imposta ao publicitário Marcos Valério "é viável". Em Recife, Ayres Britto negou, no entanto, que uma eventual redução esteja relacionada ao pedido de delação premiada feita pelo réu em setembro. Marcos Valério foi condenado a 40 anos de prisão por formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e peculato. Em depoimento ao procurador-geral da República, em setembro, Valério teria dito, de acordo com a revista "Veja", que, em 2003, emissários do PT lhe pediram dinheiro para pagar um empresário a fim de impedir que ele fizesse denúncias que ligassem Lula a irregularidades em contratos na prefeitura de Santo André (SP), na época do prefeito Celso Daniel. No depoimento, o publicitário teria dito que poderia dar mais informações se obtivesse os benefícios da delação premiada.
 
CADEIA
 
 
Pois eu faria qualquer negócio para ver o chefão, o ídolo dos pés de barro, o pai dos pobres, na cadeia. Claro que, no plano das possibilidades, é viável. É uma questão técnica. "Teoricamente, tudo é possível quando do ajuste final do que nós chamamos de dosimetria "- disse o presidente do STF ao jornal "Folha de S. Paulo". Ayres Britto disse ainda que espera definir o critério para o cálculo da pena no processo do mensalão antes da sua aposentadoria compulsória, em 18 de setembro. Até lá, o Supremo tem apenas quatro sessões para tratar do tema. A expectativa é de que a pena do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, fique para o final.
 
PENSANDO BEM
 

Falando desses mensaleiros: “Estamos a condenar não atores políticos, mas protagonistas de sórdidas práticas criminosas. Esses deliquentes ultrajaram a República. É o maior escândalo da história.” Celso de Melo, o decano dos ministros do STF, sobre os mensaleiros condenados por formação de quadrilha.
 
COISAS DO DESGOVERNO
 
 
Rio Grande do Sul, Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Minas Gerais ficarão sem combustível no Natal e Ano Novo. Para evitar o desabastecimento, ou atenuá-lo, o governo dos mensaleiros já começou a traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento. As reuniões tiveram início em outubro, com técnicos do Ministério de Minas e Energia, Agência Nacional do Petróleo, Petrobras e representantes das distribuidoras e dos produtores de etanol. "O governo já sabe que será preciso um forte ajuste entre Petrobras e distribuidoras para que não ocorram problemas no fim do ano", diz Antônio de Pádua Rodrigues, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, que participa das reuniões. Segundo avaliação do grupo, as regiões mais ameaçadas são o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, além de Minas e Rio Grande do Sul.
 
FUTURO NEGRO
 
 
A perspectiva de colapso se deve a três fatores: 1) o consumo recorde de gasolina que, em 2012, pela primeira vez passará de 30 bilhões de litros; 2) a falta de capacidade interna de produção; e 3) problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição. No fim do ano esse problema se agrava porque, historicamente, o consumo nos meses de novembro e dezembro é cerca de 10% superior à média registrada nos bimestres anteriores. Mas segundo o Pinóquio retirante nós não éramos auto-suficientes na produção de petróleo? Outro detalhe por trás desta notícia é a mais pura especulação e o que se espera realmente é um tremendo aumento dos preços.
 
"PARA"LAMENTARES
Nós elegemos nossos "representantes" para que? Evidentemente para atenderem o nosso clamor. Mas o lobby (GRANA/COMISSÕES) das grandes empresas, a exemplo das operadoras de telefonia fixa/móvel rende muito mais para eles, tanto que até agora pagamos a taxa básica da telefonia, além do maior absurdo chamado roaming da telefonia móvel. Vale lembrar que o fim da assinatura básica de telefone lidera pedidos dos cidadãos à Câmara. O que esses sanguessugas estão esperando para cumprirem legitimamente com suas obrigações? Há oito anos consecutivos, o PL 5476/01 é o campeão de atendimentos realizados pela Câmara por meio dos serviços 0800 e Fale Conosco. De 2004 até o final de setembro de 2012, foram 2,5 milhões de atendimentos sobre o projeto. Somente neste ano, de janeiro a setembro, foram 204.136 manifestações.
 
CARAS DE PAU

 
E esses desgraçados tem a cara de pau de afirmar que “A Casa está aberta, mais do que nunca, para ouvir a sociedade. A criação da coordenação, com a finalidade de trabalhar os dados dessa participação e encaminhar informações aos deputados, permite um diálogo contínuo da Câmara com a população”, afirmou. E daí? O que nos interessa é a lei aprovada, além de serviços de qualidade.
 
PROBLEMAS AÉREOS
Bom mesmo se isso fosse sério e providências imediatas fossem tomadas. Segundo a nova norma publicada no Diário Oficial da União, depois da aprovação pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil, as companhias aéreas que infringirem regras causando danos graves aos passageiros ou à prestação dos serviços em aeroportos poderão ser multadas em até R$ 20 milhões, mil vezes a mais do que era permitido até então. Em nota, a Anac informou que serão consideradas graves situações com grande impacto na malha aérea, que sejam responsabilidade da companhia ou de outro agente de setor, e que deixem grande quantidade de passageiros sem assistência. Só acredito vendo, pois o caos que enfrentamos por conta dos mandos e desmandos das cias aéreas é gritante.
 
FEIRA INTERNACIONAL
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Turismo do Paraná, os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL, programaram estratégia de divulgação conjunta na Feira Internacional de Turismo da América Latina - FIT. O evento aconteceu no espaço La Rural em Buenos Aires, na Argentina, e teve como objetivo gerar novas relações comerciais, apresentando novidades do setor, realizando a divulgação dos destinos e produtos turísticos, obtendo conhecimento sobre os diferentes empreendimentos e consolidando as redes de contatos no mercado internacional.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Este ano, o Brasil participou como país convidado e ocupou um pavilhão exclusivo no evento. No espaço destinado aos Estados que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL, o principal objetivo foi reforçar as potencialidades turísticas das regiões. Em parceria com a EMBRATUR, foi oferecido no dia 05 de novembro às 17h no Espaço Café, do Estande do Brasil, um coquetel de apresentação dos nove roteiros integrados dos Estados que formam a Comissão de Turismo Brasil Sul do CODESUL. Esta é uma das estratégias de divulgação, além da distribuição de pendrives com informações detalhadas dos estados e dos roteiros.
 
FESTURIS

Restando 16 dias para o início do 24° Festival do Turismo de Gramado, em torno de 5,2 mil participantes já garantiram suas inscrições de forma antecipada. O número corrobora com a estimativa da organização do evento em ultrapassar os 14 mil visitantes em 2012, já que este dado não contabiliza expositores, convidados, e sim, apenas os participantes espontâneos, que em sua grande maioria, são formados por agentes de viagem.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Mesmo com esta quantidade expressiva já contabilizada, e que tende a crescer a cada dia, também não estão contabilizadas as caravanas internacionais que, neste ano, somam mais de 20 países, sendo diversos da América Latina, Europa e também, dos Estados Unidos, representando a América do Norte na feira. As inscrições antecipadas seguem no site oficial do Festuris (www.festivalturismogramado.com.br) até o dia 9. Após este prazo, o participante interessado ainda pode participar da feira, realizando seu cadastro nos dias do evento, direto no local de realização, que é o Serra Park.  Mais Informações e inscrições antecipadas pelo site www.festivalturismogramado.com.br.
 
FESTIVAL DE DANÇA
 
Os bailarinos da Terceira Idade já estão na cidade das águas termais participando da 11ª edição do Festival de Danças que iniciou na noite deste domingo, dia 04. A atração da noite de abertura foi a apresentação do Grupo de Danças Alemãs da FURB, de Blumenau. As competições entre os grupos de idosos iniciaram nesta última segunda-feira. Para a bailarina Clara Navarro Afonso, de 73 anos, o evento vai ser o melhor já realizado. O evento reúne 20 grupos neste ano. Participam representantes de SC, RS, PR e ES. Eles disputam os prêmios em três categorias; Dança Coreografada, Danças Populares Folclóricas e Dança de Salão. As apresentações competitivas acontecem no Centro de Eventos, em todas as noites do Festival, com início às 20:30h. Na premiação que acontece na quinta-feira, 08, com, a presença do cantor Wanderley Cardoso, ídolo da Jovem Guarda nos anos 60, que fará show especial.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os grupos também se apresentam também em outros palcos, montados no Parque Termas e em escolas. Durante o dia, os participantes contam com cursos de danças, oferecidos pelo Festival. “A cidade está movimentada, os bailarinos, coreógrafos e grupos que vieram para assistir já circulam pelo nosso comércio durante o dia. Iniciamos com casa cheia e com certeza o Festival vai seguir assim até na quinta”, cometa a coordenadora do evento, Gelci de Souza.
 
TEMPORADA DE VERÃO
 
Para dar boas vindas ao verão 2013, parceiros, patrocinadores e convidados especiais irão marcar presença na quinta edição do Celebrate - evento premium do grupo ALL Entretenimento - que vai movimentar o Stage Music Park, dia 10 de novembro. Para o line up da festa, ninguém menos que Kaskade, um dos principais DJs da atualidade, que além de ser responsável pelos melhores sets ao redor do mundo, também lidera as picapes de festas como o Carnaval do Music Park – ganhador o prêmio Top Turismo ADVB/SC. Kaskade vai embalar a noite de celebração ao lado de Pic Schmitz e Michel Saad.
 
Clique na imagem para ampliá-la

Além do tradicional patrocínio da Belvedere, o energético Playboy também está entre os apoiadores da festa que, diferente de todos os outros anos, em 2012 vai ter um camarotes mais altos, pistas que estimulam o público a dançar (muito) e decoração com toques de prata. “A intenção é fazer o público sentir a vibração da música e celebrar a vida e todos os momentos de felicidade”, explica André Sada, um dos sócios do grupo ALL.
 
PARALAMAS DO SUCESSO
 
A  Peneirinha Gillette chega à etapa final neste próximo fim de semana. Desde setembro, talentos mirins de todo o Estado participaram de seletivas de futebol. Para comemorar o sucesso do projeto, shows gratuitos ocorrem neste domingo (11), a partir das 16h30, com atrações para toda a família.  Paralamas do Sucesso, Dazaranha, Borog e Banda e DJ Moa prometem animar o público no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. Às 19h,  os dois meninos vencedores da edição catarinense serão revelados pela estrela do  Pretinho Básico, da Atlântida FM, Marcos Piangers. A banda Dazaranha contagia a todos por onde passa.  Os catarinense são seu público fiel, já que a maioria das canções da banda lideradas por Gazu e Moriel são em homenagem à Ilha da Magia.  Aos apreciadores de pagode, samba e axé, a Borag e Banda irá animar o local. Já o DJ Moa comandará as pick-up no Parque com batidas  que vão do pop ao eletrônico e hip hop.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Paralelamente no sábado (10) e no domingo (11), ocorrerão os jogos para a escolha dos grandes vencedores do projeto, no Centro de Treinamento da Ressacada, na Capital. No total foram seis seletivas feitas para todas as regiões de SC. O projeto envolveu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e aconteceu em 15 municípios destes estados. Nos dias 17 e 18 de novembro Porto Alegre também fará sua grande final. Ao todo, seis talentos mirins ganharão um ano de escolinha de futebol em seu Estado e 15 dias de oficina esportiva em um clube europeu.  A Peneirinha Gillette tem o patrocínio da P&G por meio das marcas: Desodorante Gillette, Ariel, Gillette Mach 3, Prestobarba e a realização do Grupo RBS.
 
RECIFE EM ALTA
Depois do sucesso da ação Recife Awaits You, que contou com a participação do Maestro Spok, atores e bailarinos, durante as Olimpíadas em Londres, foi a vez da cidade marcar presença no World Travel Market, que terminou nesta quinta-feira na capital inglesa. O evento é um dos mais prestigiados do mundo dedicado aos profissionais do setor. “É a segunda vez que o Recife marca presença em Londres este ano. O Reino Unido está se aproximando muito do Brasil e queremos seguir essa tendência, estimulando o interesse pelo destino entre os ingleses”, disse o secretário adjunto de Turismo do Recife, Wilson Campos Neto, que participará da WTM.
 

Além da ação em Londres, o Recife será apresentado como destino durante o International Golf Travel Market, de 12 a 15 de novembro, no Algarve, em Portugal. A expectativa é de que o evento tenha a participação de 600 fornecedores de turismo de golf, 350 operadores de turismo e cem profissionais da imprensa. O Recife dispõe de um campo oficial de golf com 18 buracos e aproximadamente 85 anos de fundação. Localizado no Caxangá Golf & Country Club, o espaço está em uma área de 63 hectares, onde antes funcionava um engenho de açúcar. A idéia é que o idioma e a identidade cultural atraiam os golfistas portugueses à capital pernambucana. Além do Caxangá, há um campo de nove buracos, na cidade de Gravatá, a 80km da capital e dois mini-golfes no Litoral Sul do Estado. O esporte deve ganhar cada vez mais adeptos, uma vez que a modalidade integrará os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
ARGENTINOS & TEMPORADA DE VERÃO
 
Os argentinos virão, só que para o Estado de Pernambuco. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, cerca de 1.200 argentinos desembarcarão em Pernambuco para a temporada de verão. Ao todo, oito vôos charters chegarão de Córdoba com pacotes fechados para Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho e Serrambi. Os charters foram anunciados nesta segunda-feira (05) pela operadora de turismo Ola, que comercializará o voo, e pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) durante a Feira Internacional de Turismo (FIT), que acontece até hoje (06), na Argentina.
 
ANDES LINEAS AÉREAS
 
Clique na imagem para ampliá-la

Os vôos serão operados pela Andes Lineas Aéreas e chegarão sempre às segundas-feiras no Recife. Os primeiros argentinos desembarcarão no dia 07 de janeiro enquanto os últimos no dia 25 de fevereiro. “Esse é o terceiro ano consecutivo que Pernambuco conquista esse charter. Além de aumentar o fluxo de turistas no Estado, o voo também contribui para a divulgação dos nossos destinos. Atualmente, a Argentina é um dos principais emissores de turistas estrangeiros para Pernambuco”, explica o secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa. O executivo da Ola, Gustavo Gonzalez, também comemora o voo. “Os argentinos já descobriram Pernambuco. Além dos atrativos turísticos, destinos como Porto de Galinhas oferecem uma ótima infraestrutura hoteleira e estão a uma hora do Recife”, afirma Gonzalez.
 
VEM AÍ A BLEND

Seguindo a tendência presente nos melhores clubs internacionais, a BLEND vem com uma proposta inovadora para a noite de Balneário Camboriú. Um novo ritmo, um novo conceito, um mix de estilo, diversão e glamour para suas noites de Sexta-feira. Uma proposta diferente, algo surpreendente, que promete transgredir os padrões da noite na região. A BLEND traz essa tendência para um público cool e exigente, que procura mais que uma balada top, procura diversão e magia. Uma equipe de profissionais qualificados está há alguns meses nos preparativos para a abertura. Ações inusitadas de divulgação com performances, lindas mulheres, placas e  dizeres sobre o estilo BLEND pararam o trânsito e encheram os olhos de quem passou pela avenida Atlântica neste último feriado.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Joselito Zoreck, o idealizador e proprietário da casa, garante que os convidados poderão desfrutar na inauguração de uma noite inesquecível, com algumas surpresas especiais. A principal atração da noite ele não quis revelar, mas rolam boatos internos que alguns famosos já confirmaram presença no evento.  A equipe Blend já está entrando em contato com a seleta lista de convidados e os convites estarão disponíveis até dia 08 de Novembro na loja FORUM do Balneário Camboriú Shopping, das 15h ás 23h. Todos os convidados ganharão um brinde exclusivo que poderá ser retirado juntamente com o convite. Localizada em uma das áreas mais privilegiadas e badaladas da cidade, a BLEND  fica instalada na Barra Sul, local com memoráveis histórias da vida noturna local e seus clientes poderão ter o conforto de atracar os seus barcos e aproveitar o melhor que a noite pode proporcionar. Está chegando o grande dia.... Seja bem vindo ao mundo BLEND! Abertura da casa ao público, 16 de Novembro de 2012.
 
FERIADÃO
 
 
Aproveite o próximo feriadão para subir a serra e curtir a nossa Região Serrana e o Vale do Contestado. O feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) é uma ótima oportunidade para os brasileiros viajarem. A folga será na quinta, e como a sexta-feira geralmente é "enforcada" por conta do recesso dos órgãos públicos, faculdades e grandes empresas estenderão o feriado, que contará com quatro dias. E Santa Catarina, o melhor Estado do País, pela 6ª vez, é destino certo, começando pelo Eco Resort Rio do Rastro em Bom jardim da Serra, passando pelo fantástico Turismo Rural da Fazenda Boqueirão em Lages, seguindo pelas famosas Águas Termais de Piratura e terminando na belíssima Fraiburgo, a nossa Terra da Maçã. Todos esses passeios unem o útil ao agradável, do descanso a ecoaventura.
 

Atrações é que não faltam, desde cavalgadas pelo Aparados da Serra a passeios de off road entre os pomares de maçã, além de você voltar no tempo através da Maria Fumaça serpenteando o Rio do peixe em pleno Vale do Contestado. Os hotéis e seus pacotes são outra atração a parte. Não deixe para fazer a sua reserva na última hora, tanto que o Thermas de Piuratuba restam apenas seis unidades somente para o Natal. Clique nos baners dos hotéis (acima e abaixo) e confira.
 
 
CARNAVAL EM GRAMADO

O músico Alceu Valença é nova atração confirmada no 24° Festival do Turismo de Gramado. O show ocorrerá na quinta-feira, 22 de novembro, na Sociedade Recreio Gramadense, na festa oficial de abertura do Festuris, a partir das 22h. Com esta ação, a Empresa de Turismo de Pernambuco oferece a noite “Pernambuco, é só chegar”, e nela, mostrará o carnaval típico do Estado. O comandante desse bloco, Alceu Valença, promete muito frevo e maracatu, entre outros ritmos pernambucanos. A festa, assim como o Carnaval de Pernambuco, é gratuita para os participantes da feira.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Alceu Valença Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do sertão com o agreste, Alceu Valença foi influenciado pelos maracatus, cocos e repentes de viola. Conseguiu utilizar a guitarra com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas canções. Formado em Direito, o músico desistiu da carreira de advogado e de jornalista para seguir com a música. Recentemente, trabalhou em seu filme Cordel Virtual (a Luneta do Tempo), que é um musical que não segue a linha de nenhum musical tradicional. No fundo, é um mergulho que faz em sua infância, no seu passado e este passado tem a trilha sonora das ruas do Nordeste, dos cantadores anônimos, conquistas, violeiros, emboladores, cegos arautos de feira, da música de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, do samba-canção dos anos 50, da música contemporânea brasileira. 
 
EM GRAMADO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
O Vice-Presidente da república Michel Temer está hospedado no Serrano Resort em Gramado desde segunda-feira,  por ocasião da abertura da  XXII Assembléia Geral da Olacefs que acontece hoje,  organizada pelo Tribunal de contas da União-TCU. O evento,  que começou no dia 04 de Novembro com a LII Reunião Conselho Diretor, se estende até o dia 11, e conta com 220 participantes. Na oportunidade o vice-presidente foi recepcionado pelo Gerente Geral do Serrano e pelo Ministro Augusto Nardes. O Serrano é palco dos principais congressos que acontecem em Gramado, com um centro de eventos com capacidade para 1600 pessoas, com 272 apartamentos, em meio a um bosque natural, numa área de 30mil metros quadrados, no centro de Gramado-RS,  é o lugar ideal para comportar eventos deste porte.
 

 MOMENTO TEMPERADO
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Neste sábado, Fernando Mansur, apresenta em seu Momento Temperado, com matérias capturadas na Academia da Cerveja, em Florianópolis; e mais um compacto com o melhor da Expedição de Sabor Sicília, entrevistas com Cládia Schmidt,  sommelier que vai degustar com o apresentador um Salmão ao molho Madeira, avaliando a harmonização com um vinho tinto alemão, e uma cerveja trapista belga. Já Eli Júnior, especialista em cervejas artesanais revela o grande aumento do consumo neste segmento, principalmente entre as mulheres, que aprenderam a buscar cervejas com sabores frutados.  Para encerrar o sexto compacto especial da Expedição de Sabor Sicília, sabatinando Triscari e a produção da legítima Ricota de cabra siciliana, totalmente artesanal. O programa vai ao ar às 22 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.
 

 FERIADÃO NA FIELDS
 
Clique na imagem para ampliá-la

Quem não foi perdeu. O primeiro feriado emendado na Fields foi um sucesso! Casa cheia neste feriadão pois todos os caminhos levaram o público à Fields. A badalada casa de Floripa abriu quinta-feira (01), sexta-feira (02) e sábado (03). Com programação especial, as melhores duplas sertanejas fizeram do feriado uma festa regada a muita gente bonita.
 
Infinity Blue Spa & Resort
 
NAVIO
 
Clique na imagem para ampliá-la

O Complexo Portuário do Itajaí recebeu neste final de semana o navio “MSC Loretta”, com 303,91 metros de comprimento e 40 metros de boca. As manobras tiveram início na tarde de domingo, 04, por volta das 13 horas, quando o cargueiro atracou na Portonave S/A, em Navegantes. Após  ter completado a movimentação prevista  para  esta  primeira escala,  o “MSC Loretta” desatracou por volta de  19 horas, seguindo para a próxima escala. A manobra de atracação do MSC Loretta foi autorizada  pela Autoridade Marítima de Itajaí e tiveram parecer favorável da Itajaí & Navegantes Pilots (Praticagem) e da Autoridade Portuária. Esse foi mais um passo dado para  a consolidação dos novos  parâmetros de manobras que estão sendo estudados e praticados e que deverão nortear as condições operacionais para os navios que escalarem nos terminais que operam cargas contêinerizadas no Complexo Portuário do Itajaí.
 
"LIVRO LIVRE"
Neste fim de ano, a Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Biguaçu divulgam mais um projeto social lançado, com o intuito de incentivar a circulação de livros e a leitura. O projeto “Livro Livre” é de autoria do vice-presidente de Patrimônio da Acibig, Alfredo da Silva Junior, e tem como principal ação a doação de livros de associados e da comunidade. Os livros podem ser doados na Casa do Empresário da Acibig e CDL até o dia 30 de novembro, podendo ser estes de temas variados. “A ideia é ter um espaço na sede da associação com os tipos de obras que possam interessar os nossos associados, desde literatura a livros voltados à administração de empresas e outros assuntos relevantes aos empresários”, explica Silva. O segundo passo do projeto será instalar pontos de coleta e empréstimo dos livros em algumas lojas associadas.
 


“Os associados da Acibig e CDL que quiserem dispor um espaço na sua empresa para a captação e empréstimos de livros podem entrar em contato conosco para o cadastro”, observa o advogado, que também recomenda um link onde os internautas podem ter acessos a várias obras de Fernando Pessoa, Machado de Assis, Willian Shakespeare, entre outros autores. “O importante é incentivar e resgatar a leitura, seja através do tradicional livro ou mesmo da internet”, completa.