quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ALOPRADOS


ALOPRADOS

Quando esse povo irá acordar e passar a limpo definitivamente o Brasil, nos livrando desta raça de ladrões que infestaram o Congresso? Os petralhas estão metendo tanto a mão, estão roubando tanto, tão ensandecidos que estão destilando além de loucuras, um imenso veneno. E ao que tudo indica a Dilma será a primeira a prová-lo. A bancada o PT organizou o primeiro ato conjunto de reação às denúncias de corrupção que, na avaliação dos próprios dementes, que só agora perceberam que atingiu a imagem desse partido nefasto e a do ídolo dos pés de barro que lei alguma prende e condena. A demência (ou esperteza para outros) é tanta do pinóquio retirante, que apesar de tudo começou sua campanha à Presidência da República, detonando completamente a ex-guerrilheira, que prova o veneno, sendo detonada por Lula e pelo PT. Para os aloprados, a imagem da marionete tem ficado totalmente descolada das imagens do partido e da imagem de Lula. A possível candidatura do carcará, na opinião dos seus comparsas, seria uma forma de animar a militância e de o ex-presidente salvar sua reputação. “É melhor ir para a rua e deixar que o povo julgue”, disse um petista que também preferiu ficar no anonimato. “Só o anúncio que ele fez na Europa de dar início às caravanas pelo Brasil já provocou as pessoas”, revelou o petralha.
POVÃO

 Adivinhem o que o povão, seu imenso curral eleitoral mantido a tudo quanto é tipo de bolsa irá responder? 
SOLIDARIEDADE?

A loucura da quadrilha é tanta que o molusco recebe "solidariedade" de oito governadores em evento em São Paulo. A iniciativa ocorreu após reportagem sobre depoimento do empresário Marcos Valério em que ele declara que Lula teria sido beneficiado pelo esquema do Mensalão do PT com pagamento de contas pessoais."Viemos dizer para ele que estamos indignados com essa coisa, a denúncia de Marcos Valério, que isso não é respeitoso para com a figura do ex-presidente e com a memória do Brasil", afirmou o neocoronel o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), garantindo que durante a conversa não foi aprofundada a questão do julgamento do Mensalão do PT. Participaram do encontro, além de Cid, os governadores Tião Viana (PT-AC), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Jaques Wagner (PT-BA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Silval Barbosa (PMDB-MT), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Teotônio Vilela Filho (PSDB- AL). O governador tucano fez questão de dizer no final do encontro que foi prestar solidariedade ao ex-presidente por ser um velho amigo de Lula. E você acreditando em oposição e que o PSB é um novo partido em!!!!!
TELEFONIA


A "Comissão" de Defesa do Consumidor vai realizar auditoria em operadoras de serviços telefônicos com o auxílio do Tribunal de Contas da União. A intenção é averiguar os casos de má qualidade de atendimento e serviço das operadoras Oi, Tim e Claro, que todos sabemos é uma porcaria, preços abusivos e a cobrança de roaming absurdo. Quando é que nossos "para"lamentares irão acabar com esse verdadeiro roubo?. As sanções aplicadas recentemente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atingiram apenas três das principais empresas de telefonia móvel celular no Brasil: Oi, Tim e Claro, impedindo de forma temporária a comercialização de novos acessos e exigindo a apresentação de planos de investimentos e de melhoria por parte das empresas. O que não resolveu absolutamente nada.

Pagamos caros, ouvimos propaganda enganosa a todo instante pelos meios de comunicação, nossos telefones não funcionam em todos os lugares e nem em todas as cidades e, quando usamos em outras cidades pagamos roaming, mesmo usando ligando para um número da mesma operadora. Os problemas do sistema telefônico nacional são originários de falhas da agência responsável pela fiscalização dos serviços de telecomunicações, isto é do cabide de empregos da ANATEL, assim como do não cumprimento de metas estabelecidas por parte das concessionárias junto à União, por intermédio da agência. O problema dessas comissões é que elas são movidas a "comissões" pois nossos "para"lamentares não pagam suas contas telefônicas. Nós pagamos as deles e as nossas.
ROAMING EXTORSIVO

Até o faz nada ministro das comunicações, Paulo Bernardo, disse que uma das principais reivindicações do Brasil durante a Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT), encerrada em Dubai, foi a maior transparência de preços e condições de uso do roaming em ligações. "Os custos dessas conexões são extorsivos”, classificou o ministro. Bernardo disse que o país incluiu na resolução diretrizes que atendem a melhores condições nas ligações internacionais. Para ele, isso será importante, sobretudo nos grandes eventos que o Brasil sediará, como Copa do Mundo e Olimpíadas, para que os visitantes estrangeiros não sofram “com contas absurdas”. Fica claro que a preocupação do ministro é com os outros, os estrangeiros, o brasileiro que se dane com o roaming.

 NADA CONFIÁVEL

Como mais um cabide de emprego extremamente bem remunerado e com tantos mandos e desmandos e sem eficiência alguma, o Poder Judiciário segue como uma das instituições que têm a menor confiança da população no Brasil, conforme mostra o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), que analisou o segundo e terceiro trimestres de 2012. Feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, a Direito GV, o estudo mostra que a população brasileira considera o Judiciário só é mais confiável que as emissoras de TV, os vizinhos, o Congresso Nacional e que os partidos políticos. De acordo com a pesquisa — feita com 3,3 mil pessoas —, 90% dos brasileiros consideram a Justiça morosa e 82% a consideram cara.
Outros 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e 61% o enxergam como nada ou pouco independente. Além disso, 64% dos ouvidos acham a Justiça “difícil” ou “muito difícil”  de acessar. O ICJBrasil também mostrou que a população não está satisfeita com o trabalho da polícia. A instituição foi apontada como confiável pelos mesmos 39% que o Judiciário.
SHED VIRA CADERNO
        Clique na imagem para ampliá-la

 A campanha publicitária estrelada pelas primeiras-damas da Shed virou capa de caderno. Com produção da DNA e Tilibra, os cadernos vão estar em todas as papelarias e pontos de venda de material escolar em todo o País. A Shed criou uma campanha para homenagear a sua eterna fonte de inspiração: as mulheres. São mães, esposas, verdadeiras guerreiras, que conquistaram seu lugar com grande destaque nas mais diversas áreas. E nada melhor para representá-las do que as primeiras-damas da Shed: Sabrina Pereira, Juliana Pavan e Antonella Schurmann, três empresárias, que souberam muito bem unir beleza, inteligência e profissionalismo. O ensaio ficou a cargo do top fotógrafo Primo Tacca Neto, que clicou as belas construindo a marca da Shed, um violão estilizado, marcando assim o mês do trabalhado e homenageando as mulheres que ajudam a construir nosso país.

GALERIA CHARDONNAY
Clique na imagem para ampliá-la
O artista plástico florianopolitano Tércio da Gama, está expondo na Galeria Chardonnay, junto ao Restaurante Cantina Sangiovese em Santo Antonio de Lisboa, as telas que fazem parte da exposição: “Ilha e a Magia das Cores”.  Tércio retrata sua paixão pelas cores dando vida a personagens da ilha como as maricotas, bernúncias, Festa do Divino, rendeiras, e outros componentes do folclore ilhéu. O artista plástico já percorreu o país apresentando sua arte.
 BADALAÇÃO 
Clique na imagem para ampliá-la

Na última sexta-feira a revelação no Paraná, Alexandre Cazarin, subiu ao palco da Fields. Dono de um timbre de voz único, ele conquista e encanta com o seu show super alto astral. Em seguida, a dupla Marcio Rocha & Marcelo se apresentou na casa mais sofisticada da Ilha para começar o final de semana de alto astral. No sábado (15), a dupla Roberto Nunes & Alexandre fizeram show na casa. Os dois artistas já eram amigos e agora juntaram os talentos para formar a dupla que já é residente na Fields desde a primeira noite. Na sequência, Pedro Neto & Marcelo encerraram o final de semana na casa mais badalada da Ilha com um show pra lá de animado.

CADASTUR

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), através da Unidade de Controle de Serviços Turísticos (UST), superou a meta estabelecida pelo Ministério do Turismo no que se refere ao número de registros no Sistema Nacional de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). Dos 120 previstos, foram executados 355, ou seja, uma suplementação de 235 registros entre novos e renovados. A partir de março de 2012, duas equipes do Cadastur visitaram cerca de 600 prestadores de serviços em 17 cidades, em todo litoral pernambucano e no Agreste. Para o ano de 2013, a expectativa do setor é cobrir todas as regiões do Estado. O relatório foi apresentado no VI Encontro dos Coordenadores Regionais do Ministério do Turismo, realizado no último mês de novembro, em Brasília-DF, para o qual a Empetur enviou dois representantes do setor.

 O Cadastur é um sistema de cadastramento do Ministério do Turismo indispensável à formalização e legalização dos profissionais e empresas que atuam no setor, bem como oferece vantagens aos prestadores de serviços turísticos como visibilidade para o estabelecimento, acesso a linhas de créditos especiais e qualificação profissional. O registro é gratuito, sendo obrigatório para acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parque temáticos e transportadora turística. Mais informações podem ser obtidas através da página www.turismo.gov.br.

FERIADÕES

FINALMENTE um bela decisão que impulsionará, e muito, à indústria do turismo. A Comissão de Educação e Cultura aprovou a proposta que fixa nas segundas-feiras a comemoração dos feriados nacionais que caírem na terça-feira e, nas sextas-feiras, a dos feriados nacionais que caírem na quarta-feira ou na quinta-feira. O texto aprovado é o substitutivo ao Projeto de Lei 2257/11. O projeto original prevê a antecipação da comemoração dos feriados que ocorrerem ao longo da semana para a segunda-feira. Preserva-se assim o espírito do projeto – aproximar a comemoração dos feriados dos finais de semana, evitando o chamado enforcamento de dias úteis – sem concentrar a concessão do repouso exclusivamente nas segundas-feiras e impulsionando a indústria do turismo. De acordo com a proposta, as exceções serão os feriados nacionais que caírem nos sábados e domingos e as datas comemorativas referentes aos dias 1º de janeiro (Confraternização Universal), 7 de setembro (Independência), 2 de novembro (Finados) e 25 de dezembro (Natal). A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

DESTINO NACIONAL

Por outro lado, recebo todos os pacotes de viagens nacionais e internacionais e me apavoro. Sei que o hoteleiro brasileiro tem uma carga tributária absurda, mas os valores praticados vão muito além disso. É a mais pura ganância. Explora-se o turista e não o turismo, tanto que o preço de destino turístico nacional motiva brasileiro a viajar para o Exterior. O preço das diárias de hotéis e das passagens aéreas para destinos nacionais tem prejudicado o crescimento do turismo interno e a consolidação do Brasil como um destino para turistas estrangeiros. A avaliação é do presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Flávio Dino, após o anúncio do déficit recorde da conta turismo no mês passado, divulgado pelo Banco Central. “Temos que levar em conta que o turismo doméstico está muito caro. Conforme o próprio IBGE já registrou, as passagens aéreas e as diárias de hotéis estão ficando cada vez mais caras, o que é um problema para o crescimento do turismo interno e internacional”, afirmou Flávio Dino.
POTENCIAL TURÍSTICO?
Segundo o presidente da autarquia, vinculada ao Ministério do Turismo, e responsável por promover o potencial turístico do Brasil, muitos brasileiros optam por viajar para o Exterior após pesquisar e concluírem que, em muitos casos, sai mais barato do que visitar alguns dos destinos turísticos nacionais mais procurados. Por outro lado, muitos estrangeiros deixam de visitar o país devido aos preços. O que resulta não apenas na maior evasão de divisas, mas também empregos que deixam de ser criados. “O fato de mais brasileiros viajarem para o Exterior deriva de uma série de questões a exemplo do fato concreto de que, muitas vezes, viajar para o Exterior é mais barato que viajar pelo Brasil”, acrescentou. Segundo o Banco Central, entre janeiro e novembro deste ano, as despesas de brasileiros no Exterior chegaram a US$ 20,244 bilhões e os estrangeiros gastaram US$ 6,082 bilhões no Brasil no mesmo período. Com isso, o saldo negativo da conta de viagens (a diferença entre os gastos dos brasileiros no exterior e dos estrangeiros no Brasil)  ficou em US$ 14,162 bilhões, contra US$ 13,569 bilhões em igual período do ano passado. Somente em novembro, o déficit ficou em US$ 1,287 bilhão, o maior para o período, já que os brasileiros gastaram o total de US$ 1,81 bilhão, um recorde para o mês desde que passou a ser registrado, em 1947, enquanto os estrangeiros deixaram no Brasil US$ 532 milhões.
INDÚSTRIA TURÍSTICA
Quando a nossa indústria turística irá acordar não se sabe. Vivem e viverão ao que tudo indica às custas de feriadões e algumas semanas de férias, o resto é a mais pura sazonalidade e reclamações de toda ordem. Empresas aéreas demitem (tanto que a Justiça do Trabalho deu oito dias para a Gol recontratar demitidos da Webjet. A companhia deverá reintegrar os 850 funcionários demitidos no último dia 23 de novembro), levantam voos com aeronaves vazias numa malha aérea insuportável e demorada e em aeroportos de péssima qualidade, com o aval dos cabides de emprego da ANAC e INFRAERO. Por que afinal de contas viajar pelo Brasil? Nosso amadorismo, ganância e falta de visão não tem limites.
ECOTURISMO

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou, o Projeto de Lei 868/11, que cria a política nacional de desenvolvimento do ecoturismo e do turismo sustentável. O texto também cria o Dia do Ecoturismo, a ser comemorado anualmente no dia 17 de dezembro, data do nascimento do ambientalista José Lutzemberger. Vale lembrar que os números divulgados recentemente pelo governo, no estudo Turismo no Brasil 2011-2014, demonstram, de forma inequívoca, a importância do setor. O trabalho mostra que o mercado de viagens representa 30% das exportações de serviços e 6% das exportações totais no mundo. O setor responde ainda pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo, conforme o levantamento. Ressalta-se-se ainda que os pesquisadores deixam claro que novos destinos serão beneficiados somente se o turismo basear-se em gestão que busque o equilíbrio entre os aspectos ambientais, econômicos e socioculturais, sem isso, a atividade torna-se vulnerável e suscetível aos problemas de degradação, massificação e fragmentação que, em última instância, significam a sua autodestruição.
TURISMO ALAGOAS
Clique na imagem para ampliá-la
A alta temporada que começa no dia 15 de dezembro será uma das melhores do Estado. Para o réveillon, a taxa de ocupação para hotelaria já está 100%. De 15 de dezembro a 15 de fevereiro são esperados cerca de 250 mil turistas no Estado. A informação foi divulgada no dia 13, no balanço anual da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH- AL). No evento a secretária municipal de Promoção de Turismo (Semptur), Claudia Pessôa, foi homenageada pela parceria com a entidade, bem como a adjunta da Secretaria de Turismo do Estado, Raquel Tenório, que também foi agraciada. Para a secretária Claudia Pessôa, essa homenagem é compartilhada com a equipe da Semptur e com as outras secretarias do município. Este ano em Maceió foram inaugurados, Ritz Suítes, Meridiano, Mercure, Brisa Mar e Holiday Inn. Para capital alagoana também estão programados, os hotéis R1 Express, Havengrid, Praia Bonita, GJP e mais dois do grupo Tropicalis. Ainda segundo o presidente da entidade, até o fim de 2012 serão inaugurados dois empreendimentos no litoral sul de Alagoas: Hotel Ponta Verde Praia do Francês, em Marechal Deodoro, e o complexo Iloa, na Barra de São Miguel.
JATIÚCA RESORT
Clique na imagem para ampliá-la
Falando nisso não se pode esquecer do majestoso Jatiúca Resort, que tem novidades sobre o projeto de expansão e modernização que será dividido em etapas para não prejudicar as atividades do empreendimento, que continuará a receber hóspedes. Previsto para ser entregue em 2014, antes da Copa do Mundo, as obras incluem um novo bloco de apartamentos; ampliação da estrutura de lazer, com piscinas, quadras, restaurantes e bares; a criação de um SPA completo, com tratamentos terapêuticos, relaxantes e estéticos; além de toda a reestruturação do Centro de Convenções do complexo. O´réveillon deste ano promete ser um dos melhores. Hoje minha casa em Maceió, possui ao todo 176 quartos, distribuídos em 62 mil metros quadrados de muita área verde, com todo o lazer, conforto e tranquilidade de um hotel de luxo com infraestrutura de primeiro mundo, próximo ao centro turístico da capital de Alagoas, para quem deseja desfrutar momentos mais agitados. Com piscinas adulto e infantil, quadras de tênis, vôlei de areia, playground, cabanas de massagem, sala de jogos, lago, ginástica, 4 restaurantes, 4 bares e uma equipe de recreação para a criançada, o Jatiúca Resort se consagra em Maceió por ser o único hotel "pé na areia" da região, um verdadeiro oásis à beira-mar das águas azuis e cristalinas da praia de Jatiúca.
3º FESTIVAL DE TURISMO
O 3º Festival do Turismo de João Pessoa está confirmado no Calendário 2013 do Ministério do Turismo. O evento que acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa já está tendo grande procura por parte de expositores nacionais e internacionais. Entre as empresas que já formalizaram a participação no evento, o Grupo Serhs – primeiro expositor a assinar o contrato de expositor. A Netsar, uma das maiores empresas de tecnologia voltada para o turismo do Brasil (www.netsar.com.br) também já está confirmada como expositora. Outra que adquiriu grande espaço na 3ª edição do festival foi a Pullmantur Cruzeiros (www.pullmantur.com.br).

Eleita “A maior feira de turismo do Nordeste” pela Revista Trade News (PE), o Festival do Turismo de João Pessoa reúne agentes de viagens da Região Nordeste em torno de uma programação de atualização, capacitação e de geração de negócios com expositores do Trade Turístico Nacional e Internacional. O evento também recebe milhares de visitantes na Feira aberta ao público com exposição de destinos e empresas que atuam no segmento turístico no Brasil e no exterior. www.festivalturismojoaopessoa.com.br.
JOÃO PESSOA
O Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou os indicadores sobre ocupação hoteleira em João Pessoa e demais cidades no Estado  e da movimentação de passageiros nos aeroportos Internacional Presidente Castro Pinto e Presidente João Suassuna, em Campina Grande. Os dados referem-se a novembro e comprovam a demanda de turistas pelo ‘Destino Paraíba’ em 2012, em relação ao ano passado. Dados do Fluxo Global Estimado da ocupação hoteleira na capital apontaram  uma ocupação de 70,92% dos leitos, um índice 3,17% superior ao mesmo período do ano passado e representa o terceiro melhor resultado em 2012. No acumulado do ano, o aumento de hospedagem chegou a 7,20%, com 971.532 visitantes. Em toda a Paraíba já são 1.382.165 hóspedes, um aumento de 7,19% de janeiro a novembro.

Dentre os estados emissores de turistas, segundo Antônio Cordeiro Antas, da Coordenação Regional de Serviços Turísticos, destacam-se  São Paulo (21,98%); Pernambuco (19,20%) e Rio Grande do Norte (10,03%). Os principais países emissores de turistas foram Estados Unidos (15,00%), Portugal (13,13%), Argentina (12,05%) e Itália (11,55%). Já sobre a movimentação de passageiros no aeroporto de João Pessoa, o aumento foi de 8,10% no número de embarques e desembarques.  O aumento foi d 10,34% em relação ao ano, exceto dezembro. O aeroporto já atendeu 1.143.154 passageiros no ano. No  aeroporto de Campina Grande, o aumento na movimentação de passageiros chegou a 22,51% em relação a novembro do ano passado. Nos 11 meses do ano passaram pelos portões de embarque e desembarque 116.349 passageiros, um aumento de 21,49% em relação a 2011, faltando ainda computar o movimento de dezembro.No ano, até novembro, os dois aeroportos paraibanos receberam 1.259.503 passageiros, um aumento de 11,28%. Os dados são da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).



MOMENTO TEMPERADO
Clique na imagem para ampliá-la
Fernando Mansur apresenta neste sábado em seu Momento Temperado gravado na La Cave Vin e Gastrobar, em Florianópolis, entrevistas com Narbal Corrêa: chef mergulhador, residente no Recanto dos Brunidores, apontado nacionalmente como o melhor restaurante de frutos do mar. Ele comenta o lançamento de seu livro de culinária. Já Isadora Rubim,  uma das empreendedoras do La Cave, casa que mescla bar de vinhos, em garrafa ou taça, fala do desenho gastronômico voltado para harmonizações, nas mãos do chef uruguaio Nelson Valbuena. Para encerrar o segundo compacto especial da Expedição de Sabor Ligúria: Um passeio pela orla de Santa Margerida Liguri, a magnífica arquitetura totalmente conservada, a afamada Porto Fino, e a culinária do chef Mario Giovanazzo, do restaurante local Da Ö Batti. O programa vai ao ar a partir das 22 horas pela TVCOM, canal 36 - NET, Viamax.
BALNEÁRIO CONVENTION
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau juntamente com sua associada, a Enoteca Decanter, presenteou com um kit de espumante francesa os hotéis participantes da primeira edição do Prêmio Room Tax - “Uma contribuição para o turismo, um prêmio para você”. Além dos colaboradores dos três hotéis vencedores – Melo, Geranium e Mercure, que receberam duas hospedagens com mais um acompanhante no Costão do Santinho Resort e Spa, Pousada Vila do Farol ou Thermas Piratuba Park Hotel, os sete hotéis que também estiveram juntos à campanha - Bella Camboriú, D’Sintra, Itália, Marambaia, Pecon, San Remo e Slaviero, foram prestigiados e presenteados com um requintado presente da Decanter.
Clique na imagem para ampliá-la
Para o Convention Bureau, o ato representa o reconhecimento pelo esforço e empenho de todos os hotéis associados e envolvidos na campanha. “É a maneira de agradecermos a todos os colaboradores que fizeram durante os últimos três meses com que o repasse da Room Tax aumentasse. Conseguimos conscientizar a rede hoteleira e também os turistas da importância de colaborar e contribuir para com a cidade”, disse a gerente executiva do BCC&VB, Adriana Both.


ENOTECA DECANTER
Balneário Camboriú conta com um espaço nobre onde o Vinho é o principal tema. São mais de 200 metros quadrados de área, com diversos e saborosos espaços, e entre eles, uma ampla loja, com mais de 1500 rótulos de vinhos, de 16 países do Velho e Novo Mundo. No cardápio, vinhos Brancos, Tintos, Espumantes, Rosé, Cabernet, Merlot, Syrah / Shiraz, Pinot Noir, Franceses, Italianos, Espanhóis, Portugueses, Argentinos, Chilenos e Nacionais. A Enoteca Decanter está localizada na Rua 4600, 89 - Barra Sul. Atende de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 24h e no sábado das 9h30 às 24h. Mais informações no telefone 47 3360.0206 e no site: http://www.enotecadecanterbc.com.br.

OLHANDO OS PÁSSAROS
Os hotéis fazenda além das atividades que todos conhecem estão também oferecendo atividades especiais aos adeptos do 'Birdwatching'. As trilhas usadas para as diversas caminhadas também auxiliam aqueles que gostam de levantar bem cedo para a observação de espécies raras de pássaros às margens dos rios e nascentes.  Quem caminha pela mata sabe que é preciso disposição para encontrar as espécies mais tímidas. A atividade ganha cada vez mais adeptos brasileiros. Estima-se que sejam aproximadamente 20 mil hoje, no Brasil, número quatro vezes maior que há sete anos. Essa atividade atrai cada vez mais turistas do mundo todo.



Um observador iniciante - ou sem tempo, ou preguiçoso - não precisa nem sair da capital para começar a reconhecer os João-de-barro, Bem-te-vi e Rolinha. Mas os birdwatchers - como são chamados em inglês - estão cada vez se bandeando por regiões com muito verde, como o Hotel Fazenda Boqueirão, o Eco Resort Rio do Rastro, a Pousada Kiriri-Etê e Hotel Fazenda Serra do Panelão em Urubici e especialmente em nossa Região dos Lagos, no Parador da Montanha em Rio dos Cedros.

Clique na imagem para ampliá-la

 No Parador da Montanha, aos cuidados da Zanza e do Bubi vi pássaros que nunca tinha visto em lugar algum. Magníficos, coloridos e com um canto fenomenal. Nos hotes da nossa Serra Catarinense, você tem a companhia constante das Gralhas Azuis e das barulhentas Curucacas. Essa atividade envolve lazer, pesquisa científica, conservação e educação ambiental nas mais diversas formas, afinal estes animais são excelentes indicadores de qualidade ambiental. Devido ao seu nicho ecológico, as aves são essenciais para o ecossistema: são dispersores de sementes ou mudas, polinizadores e preparadores (auxiliam a agricultura no controle de pragas). Como o melhor horário para observar os pássaros é bem cedinho, a caminhada, para valer a pena, deve começar às sete da manhã. Depois de andar por quase 20 minutos você começa a perceber que na mata não há exatamente trilhas, mas caminhos que se interconectam. Largos e bem sinalizados, eles cortam as áreas preservadas do hotel em todas as direções, passando por capões de mata, pequenos lagos artificiais e brejos naturais.