quarta-feira, 10 de abril de 2013

PIADA DO DIA



PIADA DO DIA
 

A "qualidade" da telefonia móvel no País foi "de novo" tema de debate na casa da mãe joana. Isso como se todos não soubessem que é uma verdadeira uma merda além de muito cara, isso sem falar no absurdo do roaming. As comissões muito bem pagas da Fiscalização Financeira e Controle; de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia fizeram uma audiência pública, as nossas custas pra discutir o que já se sabe, tanto que em julho do ano passado, o cabide de empregos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu a venda de chips de celular das operadoras Tim, Claro e Oi. A suspensão apenas 11 dias e depois tudo voltou ao normal, isto é, a mesma porcaria. O deputado Edinho Bez, aqui de Santa Catarina, lembra que, no ano passado, foi criada uma subcomissão para acompanhar os serviços de telefonia móvel. “Apesar do intenso trabalho desenvolvido pela subcomissão, nada mudou. Pelo contrário, piorou a qualidade dos serviços."
 

 A oferta deficitária, a carestia é péssimo serviço, a cobrança absurda do roaming, a lentidão do 3G são grandes entraves para o desenvolvimento do País. Grandes eventos esportivos estão chegando e os nossos serviços são os mais caros do mundo e, até hoje não está disponível o serviço 4G que iria servir, principalmente, para dar mais velocidade de acesso à internet por meio de celulares e tablets. Enquanto existir o loby das telefônicas pagando altas e polpudas comissões, de nada servirão quaisquer CPIs, para apurar os bilhões arrecadados com as tarifas de telefonia móvel no Brasil e os investimentos já feitos para a melhoria do sistema, já que nada foi feito e todos sabemos. No Brasil da picaretagem, é assim, rouba-se, engana-se, nada funciona e ninguém paga multa ou vai preso.
 
ALCOOLISMO & ADOLESCENTES
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Como trata-se de um problema gravíssimo em nossas escolas públicas e particulares, nestas últimas mais ainda, onde se tem até "esquenta" fora de sala de aula para se comemorar o início das aulas e onde pais premiam seus filhos menores drogados com garrafas de vodca, e isso eu vi, verdadeiros órfãos de pais vivos, a Comissão de Seguridade Social e Família realiza audiência pública para discutir o alcoolismo entre adolescentes. O que está claríssimo é que com tanta vista grossa dos pais e escolas, o consumo de álcool por adolescentes é cada vez mais comum, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proibir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Falta fiscalização sobre isso, lembrando que a pena é de dois a quatro anos de detenção, além de multa, para quem descumprir a regra. E quando os próprios pais sãos os fornecedores? Como fica?
 
 
Segundo os dados do último estudo realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas, em 2007, segundo o qual 9% dos adolescentes consomem bebidas alcoólicas uma vez por semana, no mínimo, e 24% bebem pelo menos uma vez ao mês. Se este estudo fosse feito hoje em dia esse valor pularia para mais de 50%. Os efeitos do álcool já são muito bem conhecidos em nossa sociedade, mas eles podem ser ainda piores para os mais jovens. Os médicos são unânimes em afirmar que o corpo de um adolescente não está preparado para ingestão de bebidas alcoólicas e que não existem doses seguras para o consumo. Presente na audiência o coordenador da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori Kinoshita; a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci; e o presidente da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e outras Drogas (Abead), Joaquim Ferreira de Melo Neto.
 
 
RED BULL KART FIGHT
 

 O Kartódromo Internacional Beto Carrero está integrando uma das mais importantes competições de Kart do Brasil, a Red Bull Kart Fight 2013. Em todos os sábados e domingos, entre os meses de abril e agosto, qualquer pessoa pode correr no Kartódromo e ter o seu melhor tempo cronometrado para a competição, que busca definir o melhor piloto amador de Kart do Brasil. O Kartódromo Beto Carrero faz parte das 16 pistas que integram a competição. A partir do mês de agosto haverá uma final no kartódromo, com os 20 melhores pilotos do período. Os três que fizerem o melhor tempo vão competir na final nacional, que ocorrerá em São Paulo. Além de levar o título de melhor piloto amador brasileiro, o vencedor irá defender a bandeira do Brasil em uma final mundial.
 

Para participar da competição, basta vir até o Kartódromo, durante os finais de semana e pisar fundo. Podem competir no Red Bull Kart Fight 2013, pessoas com idade entre 13 e 35 anos e altura mínima de 1m50. O regulamento da competição pode ser acessado no site: http://www.redbull.com/cs/Satellite/pt_BR/Red-Bull-Kart-Fight---Red-Bull-Kart-Fight/001243228089909. Kartódromo Beto Carrero. O Kartódromo Internacional Beto Carrero está anexo ao Beto Carrero World, em Penha (SC), numa distância de apenas 35 km de Balneário Camboriú, 8 km do Aeroporto Internacional de Navegantes e 110 km da capital Florianópolis. O traçado da pista foi feito pelo alemão Herman Tilke, arquiteto oficial da Fórmula 1. Assim como algumas pistas modernas da modalidade, a pista do Kartódromo Beto Carrero carrega as características das obras de Tilke, sendo larga, repleta de curvas de raio longo e emoldurada por um belo cenário. O espaço já foi sede de grandes eventos do ramo, como o Desafio Internacional das Estrelas e o 500 Milhas de Kart Racing. 

 
MUNDIAL DE MX
 
Pelo segundo ano consecutivo, o Estado de Santa Catarina e o Beto Carrero World recebem o Honda GP Brasil de Motocross, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross MX1/MX2, uma realização da Romagnolli Promoções e Eventos, Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Youthstream. E para dar sequência aos preparativos da competição, marcada para os dias 18 e 19 de maio, no Parque, em Penha (SC), foi realizada uma coletiva de imprensa. Carlos Romagnolli, presidente da Romagnolli Promoções e Eventos, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Beto Martins, e Vitor Bauab, diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do Beto Carrero World, apresentaram o evento, que terá a presença de pilotos, equipes, fãs e jornalistas de mais de 20 países em um fim de semana que promete ser inesquecível. 
 
 
Em 2013, o Honda GP Brasil de Motocross deve reunir mais de 40 mil pessoas nos dois dias e chega com a responsabilidade de ser ainda melhor e mais eficiente que no ano anterior. O motivo é o prêmio de "Melhor Organizador do Mundo" conquistado pela Romagnolli, promotora da etapa nacional, devido à eficiente realização da prova em 2012. "São 25 anos de empresa e experiência na organização dos principais eventos de motociclismo e automobilismo no Brasil. O reconhecimento e a credibilidade internacional foram conquistados devido à dedicação do trabalho de toda a equipe. Tenho certeza que a etapa de 2013 será um sucesso. Temos concorrentes fortes este ano, mas tentaremos trazer novamente o prêmio. Garanto que haverá mudanças e melhorias nesta etapa", diz Romagnolli. Promover a inclusão social nas regiões por onde seus campeonatos passam é uma das preocupações da Romagnolli. Por isso, a empresa doará dois mil ingressos para estudantes de escolas públicas de Santa Catarina, que poderão assistir aos principais pilotos da modalidade no sábado (18).

 
TURISMO
 
Beto Martins destacou a satisfação de Santa Catarina em receber este grande evento. Segundo ele, essa é mais uma prova de como o esporte pode movimentar o turismo, pois é esperada ocupação hoteleira total na região de Penha, assim como foi no Desafio das Estrelas. Sobre o Beto Carrero World, o secretário é somente elogios. "O estado tem o privilégio de ser abençoado por Deus em sua concepção. Santa Catarina agradece todos os dias pelo empreendimento do visionário Beto Carrero e está comprovado que o DNA é perfeito, afinal o Alex veio com a mesma força e empreendedorismo, investindo no Estado. Nós do Governo colaboramos fazendo nosso papel", conclui. "É uma alegria enorme receber esta etapa do Mundial de MX. Estamos num novo momento em que podemos sediar eventos de pequeno, médio e grande porte. Parte do sucesso está na parceria com o governo do estado que deposita confiança em nosso empreendimento. O parque tem desenvolvido novos desafios e projetos. Dentro disso está o motociclismo. Temos uma ótima parceria com o Romagnolli e espero que essa relação dure ainda mais", afirma Vitor Bauab.
 
HONDA GP
 
Com visibilidade mundial, o Honda GP Brasil de Motocross terá cobertura de mídia completa e contará com infraestrutura ainda maior. O canal de TV aberta, RedeTV!, e os canais de TV fechada, SporTV e Band Sports, transmitem ao vivo o que de melhor acontece no domingo (19) nas provas da MX1 e MX2. Além disso, a etapa será retransmitida para mais de 80 países. A pista é um espetáculo à parte. Idealizado e executado por Justin Barclay, construtor da Youthstream, o circuito possui 1.560 metros de extensão e é composto por obstáculos sinuosos e área de acesso pavimentada para organização, médicos e imprensa transitarem. O cenário no local fica ainda mais belo com o paisagismo do Beto Carrero World, com características e retoques do mundo mágico do parque em um visual impecável, o que garantiu o prêmio de melhor etapa do mundial em 2012.
 
BIG BLOG EXCHANGE
 

Uma competição mundial com a pretensão de mudar o mundo usando o poder dos blogs. 16 blogueiros serão selecionados para trocar de vida, blogs, culturas e lugares durante 10 dias e vários brasileiros estão na disputa, inclusive este jornalista e blogueiro. Promovido pela Hostelling International, o concurso Big Blog Exchange vai escolher os 4 blogueiros mais votados de cada continente (além de avaliar conteúdo e layout) para experimentarem e compartilharem essa experiência na vida real. No final todos escrevem um manifesto mostrando o que aprenderam e o que podem fazer para mudar o mundo. A competição segue até segunda 15 de abril e conta com participantes de todas as partes do mundo. O número de inscritos que já passam de 1000, e eu estou na 23ª posição, precisando urgente do seu voto.
 
PASSO-A-PASSO
 
Para votar neste blogueiro, entre nesse http://www.bigblogexchange.org/blog/170003, insira o seu e-mail, clique no botão submit e verifique a confirmação em sua caixa de e-mails. O voto só será válido somente depois de clicar no link que eles te enviam. É simples, rápido e vale 1 voto por e-mail por concorrente. Agradeço a tua ajuda.

 
PARQUE COLINA
 
Com objetivo de proporcionar de forma constante inovações turísticas, os administradores do Bondinhos Aéreos Parque Colina preparam uma grande surpresa para a 19ª BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos). Durante visita técnica ao parque que será feita pela imprensa participante da BNT, a novidade será revelada ao vivo e em primeira mão aos jornalistas credenciados do país e exterior, conforme anuncia o diretor administrativo, Aristides dos Santos Junior. Além disso, durante a feira, que será realizada nos dias 24 e 25 de maio, no Beto Carrero World, em Penha (SC), o empreendimento contará com estande para divulgar o sucesso de sua trajetória e suas inúmeras atrações a todos os participantes do evento. 
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Embora ainda recente, o parque já é um atrativo de sucesso no país. Com atrativos direcionados aos mais diversos públicos, é uma ótima opção de lazer e diversão. Localizado em Nova Trento, uma charmosa cidade catarinense do Vale Europeu, o empreendimento é destaque por unir opções de lazer, natureza, fé e espiritualidade. Além de possibilitar uma encantadora vista do Santuário Santa Paulina, facilita o transporte dos peregrinos até o local. O visitante que aderir ao passeio de bondinho percorre 440 metros – interligando a Estação de Embarque ao Morro da Colina – a bordo de teleféricos de fabricação suíça, com a garantia de um percurso com paisagens naturais deslumbrantes. No parque também é possível fazer trilhas ecológicas, vivenciar momentos de oração e reflexão e apreciar monumentos feitos em homenagem à Santa Paulina. O parque – que está em funcionamento desde 2 de setembro de 2011 – é aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, e a bilheteria fecha às 17h30min.

 
FÓRUM DE TURISMO
 
Com o objetivo de avaliar e planejar o futuro do turístico local, a Secretaria de Turismo de Piratuba realiza nos dias 18 e 19 deste mês, no Centro de Eventos, o primeiro fórum de desenvolvimento municipal, “Para onde vamos”. Todos os empresários, comerciantes e pessoas ligadas ao setor podem participar. O fórum, que não terá custos para os participantes e contará com palestras, debates, mesas de discussões, coleta e apresentação de propostas e definição de ações para o turismo de Piratuba. “Estamos criando esse momento para que nosso turismo seja discutido, queremos aprimorar e avançar com ações que nos mantenham fortes no cenário do turismo atual, que é cada vez mais competitivo”, explica o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
De acordo com Spanholi, a iniciativa vai contribuir com todo o trade turístico de Piratuba. “Todos nós sabemos que o turismo é a principal atividade econômica do nosso município e é importante mostrar que o sucesso de cada negócio envolvido no setor, não depende somente do poder público, mas sim, de um conjunto de ações e esforços planejados entre a Administração e os envolvidos com nosso turismo, entidades públicas e privadas trabalhando juntas”, destaca o secretário. Além dos palestrantes já confirmados, estão convidados o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esportes de Santa Catarina, Beto Martins e o presidente da SANTUR, Waldir Walendowski, que devem confirmar presença no início da semana.
 
JANTAR HARMONIZADO
 

 Vale informar que já na sexta-feira, DIA 19 abril, acontece o jantar "Truta em 5 Tempos". Serão servidas trutas criadas nos lagos do Eco Resort Rio do rastro em cinco modalidades diferentes. Quem irá preparar essas delícias do Aparados da Serra será a cozinheira chef Nair Macêdo que preparará também, além das sobremesas típicas da serra, um delicioso Tiramisù, autêntica receita vinda das montanhas da Itália.
 
PAN AMERICAN CUP
 
Os atletas brasileiros Diogo Sclebin e a catarinense Pâmella Oliveira,  foram os vencedores do 'João Pessoa ITU Pan American Cup' realizada na capital paraibana. A prova abriu o período de buscas por pontuação com vistas a classificação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O evento trouxe à Paraíba triatletas do Brasil e países da América Lativa e teve apoio do Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer. A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTrip) anunciou que João Pessoa entrou definitivamente no calendário internacional de provas de triathlon. O presidente Carlos Froes afirmou que nos dias 22 e 23 de março de 2014, a capital paraibana vai sediar uma etapa da 'Sprint Triathlon'. "
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
As provas foram realizadas na praia do Cabo Brando, a partir das 7h30, quando as triatletas femininas entraram no mar. Desde o início a atleta Pâmella Oliveira confirmou o favoritismo. A catarinense dominou todos os fundamentos na natação, ciclismo e corrida. Ela cruzou a linha de chegada em primeiro, seguida por Carolina Corriela e Flávia Alvarenga. O presidente da Federação Paraibana de Triathlon (Fetrip), Márcio Córdula, disse que o nível das provas feminina e masculina foi de alto nível, já que muitos atletas participaram da última olimpíada. A largada da categoria masculina ocorreu às 9h30 sob um sol forte. A maioria dos triatletas ouvidos pela reportagem afirmaram que o forte calor seria fator preponderante para vencer a prova. Bruno Sclebin, por exemplo, após a largada da natação (primeira prova da manhã) fez a transição para o ciclismo no pelotão intermediário. Sclebin passou a liderar a prova durante a corrida de 10km. "Sabíamos das dificuldades no circuito de João Pessoa, que é muito técnico. Mas dosei minhas forças e consegui um excelente resultado neste início de 2013", declarou.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Os secretários estaduais Estela Bezerra (Comunicação) e Tibério Limeira (Esporte e Lazer) fizeram as entregas dos troféus para os três primeiros vencedores no feminino e masculino. A secretaria Estela Bezerra falou da importância do governo do Estado apoiar a Federação Paraibana de Triathlon (Fetrip) na realização do 'João Pessoa ITU Pan American Cup'. "Sabemos da importância da prática do esporte para a formação do caráter e do bem-estar das pessoas. Por isso apoiamos a iniciativa da federação em organizar este importante evento que trouxe para João Pessoa a elite do triathlon", disse Estela.
 
TROFÉU
 
Já meu confrade e grande amigo Rogério Almeida, responsável pela seção de turismo do RCVIPS e presidente da Abrajet-PB foi o único paraibano agraciado com o Troféu da Mostra Internacional de Turismo realizada no Centro de Convenções de Pernambuco. Na ocasião Rogério Almeida recebeu o troféu das mãos do presidente da Mostra, Jorge Sales e do presidente da ABAV de Pernambuco Edison Gonçalves, presenças da Cônsul dos Estados Unidos no Nordeste, Usha Pitts, do Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa e demais autoridades. O troféu em aço representado o mapa do Brasil com destaque para as atrações turísticas de Pernambuco é entregue a personalidades que se destacaram na área do turismo e no apoio a Mostra Internacional- MIT A mostra se realizou pelo oitavo ano consecutivo e está em pleno processo de consolidação no calendário nacional de feiras e eventos do segmento.

Clique na imagem para ampliá-la
 
A mostra teve importante rodada de negócios, realizada pelo SEBRAE, com mais de 300 encontros, que devem resultar em vendas de equipamentos e potencialidades turísticas pernambucanas, e uma  oportunidade para estabelecer negociações em função dos grandes eventos próximos, tais como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. O evento foi uma realização conjunta da Associação Brasileira de Agências de VIagenss (ABAV-PE), o Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (INDES), Brasilturis Jornal, Associação dos Secretários de Turismo (Astur-PE),  e Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PE). A homenagem muito engrandece a Paraíba por Rogério Almeida ser o único homenageado do Estado e ao jornalismo na qualidade de presidente da Abrajet-PB.

 
FESTURIS JOÃO PESSOA
 
Guilherme Paulus acaba de confirmar presença no 3º Festival do Turismo de João Pessoa, que acontecerá no final de setembro, na Paraíba. O empresário será palestrante na abertura do festival, no dia 26/09. Para Paulus, eventos como esse colaboram na difusão do conhecimento sobre as potencialidades do turismo no Nordeste como um todo. Na ocasião, o empresário falará sobre a história de sucesso da CVC em 40 anos de atuação no Brasil, período em que vem trabalhando para a consolidação do Nordeste como região turística e de lazer que lidera a preferência dos brasileiros.
 
 
O 3º Festival do Turismo de João Pessoa será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa e aguarda mais de mil profissionais durante os dois dias do evento com uma ampla programação. Este ano, o evento contará com uma Rodada de Negócios, organizada pelo SEBRAE, com foco nas operadoras de turismo do Nordeste e também vai entregar o prêmio que homenageará oito mulheres que vem contribuindo com o desenvolvimento do evento e do Turismo na Paraíba. A comissão organizadora do festival também já confirmou a programação técnica e científica voltada para acadêmicos de turismo, empresários do setor e expositores. A CVC também marcará presença no evento, levando ainda caravana especial de agentes de viagens parceiros da operadora.
 
BOLSA DE TURISMO
 

 Com o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do ‘Destino Paraíba’ no mercado internacional, os executivos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), das prefeituras de Cabedelo e Campina Grande, e do trade participam da 22ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), em Salvador (BA).  A BNTM começou nesta quarta-feira (10) e vai até domingo (14). Este ano, o evento vai dividir o espaço do Centro de Convenções da Bahia com o 2º Salão Baiano de Turismo e a 3ª Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA). A PBTur aposta na divulgação dos roteiros de sol e mar e, principalmente, nos festejos juninos que têm impulsionado o fluxo de turistas no Estado durante o período de junho. Os organizadores da Bolsa de Turismo informam que estão confirmados mais de 250 compradores de empresas e operadoras nacionais e internacionais, com destaque para a Argentina. O país da América Latina lidera o ranking de buyers (compradores) com 17% do público interessado nos produtos e serviços a serem oferecidos pelo trade nordestino. A Paraíba tem interesse especial nos argentinos, tendo em vista o processo de negociação para o fechamento de voos charters entre Buenos Aires e João Pessoa, a partir da próxima temporada de verão.
 

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, confirma o interesse no contato direto com os argentinos, enfatizando que a EMBRATUR já disponibilizou recursos para divulgação do ‘Destino Paraíba’ no mercado argentino. “É uma excelente oportunidade para estreitarmos os contatos e apresentar os nossos principais roteiros. Temos o apoio da Embratur e do Ministério do Turismo nesta ação, que será importante para o turismo paraibano no sentido de aumentar o fluxo de turistas estrangeiros”, afirmou a executiva. Além da força da participação dos argentinos, os organizadores da BNTM informam que o Brasil fica em segundo lugar com 15% dos compradores e os Estados Unidos, que representam 9% do público interessado, ficando em terceiro lugar. Na BNTM 2013, o estande da Paraíba vai abrigar todas as prefeituras paraibanas e o trade paraibano. Estão confirmadas as presenças das secretarias de Turismo de Cabedelo e de Campina Grande. Segundo a coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catherine Brasil, o São João tem sido a grande força do turismo paraibano no período de junho e tem ampliado os investimentos em cidades vizinhas, inclusive, João Pessoa, que passou a promover festejos alusivos ao São João com muito sucesso.
 
CULTURA & ANIMAÇÃO
 
Estes são os ingredientes que a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) levam para a 22º edição  da Brazil National Tourism Mart (BNTM). Pernambuco participa com dois stands: um governamental e outro institucional. No âmbito governamental, contará com a participação de representantes das Secretarias de Turismo de Olinda e Gravatá e da Administração de Fernando de Noronha, que ambientado com imagens dos destinos. Serão disponibilizados materiais promocionais das cidades. Já no institucional, haverá uma parceria com Porto de Galinhas, onde serão mostrados os destinos por meio de imagens e folhetos, além da distribuição do famoso bolo de rolo.
 

“Participar da BNTM mais um ano é de grande importância, é fazer com que os profissionais de turismo e jornalistas do mundo inteiro conheçam as riquezas do Estado, além de promover mais, já que o no próximo ano a feira acontece em Pernambuco”, destacou o secretario de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. Como será o anfitrião da feira em 2014, Pernambuco prepara uma festa em clima de São João na noite desta quinta-feira (11), no espaço Barra Hall. O ambiente será todo caracterizado como uma típica festa do interior do Estado. As cidades de Gravatá, Petrolina e Caruaru serão lembradas na decoração. A noite contará ainda com o show do cantor pernambucano Benil Ramos, que levará o forró para todos os participantes da BNTM 2013. “Queremos mostrar que nosso Estado é bastante multicultural. Que o forró está presente na vida dos pernambucanos. Vamos levar um pouco da nossa cultura do interior para que o mundo possa conhecer cada vez mais Pernambuco”, comenta o presidente da Empetur, André Correia.

 
TURISMO EM CANELA
 
Uma viagem pode ser uma excelente oportunidade para iniciar alguma atividade física. Trilhas, rapel, escalada e arvorismo têm de fato crescido na preferência de turistas que buscam contato com a natureza e opções de lazer ao ar livre. Atento a esse nicho, reservas ecológicas e parques de diversão investem em atrações para atender o segmento de ecoturismo e turismo de aventura, sobretudo para iniciantes. Em Canela, na Serra Gaúcha, existem muitas opções para praticar exercícios e aproveitar as belezas naturais da região. No Parque do Caracol, há trilhas ecológicas auto-orientadas e uma escadaria que leva ao topo da famosa Cascata do Caracol. O turista também pode encontrar trilhas em outras reservas ecológicas, como o Parque do Pinheiro Grosso e o Parque da Ferradura, onde as rochas são utilizadas para alpinismo. No Parque das Sequóias, pratica-se caminhadas, mountain-bike e canyoning.
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Para iniciantes em rapel, escalada e arvorismo, o Alpen Park é uma boa alternativa. O parque oferece uma infraestrutura com arvorismo, muro de escalada, tirolesas e torre de rapel, monitoradas por uma empresa especializada, a at!itude!tude Turismo e Aventura. De acordo com um dos diretores da At!itude, Evandro Schütz, o parque recebe públicos de diferentes faixas etárias e muitos deles optam pelas atividades ao ar livre. “Muro de escaladas e torre de rapel são excelentes exercícios físicos, que, aliados ao contato com a natureza, tornam-se ideais para quem busca bem estar e qualidade de vida”, explica o profissional.
 
 
Segundo especialistas, a realização de exercícios ao ar livre traz benefícios, não só para o corpo, mas também para a mente. “A prática dessas atividades pode ser mais saudável e eficiente quando feita ao ar livre, pois auxilia na diminuição da gordura corporal, prevenindo a obesidade, melhorando a circulação sanguínea, diminuindo o estresse e aumentando a autoestima. Além disso, pessoas com hábitos de vida saudáveis têm menos tendência a desenvolver doenças”, lembra a nutricionista Héladi Lirio. Héladi ainda salienta que o público jovem, assim como as crianças, também pode usufruir dos benefícios da prática de atividades ao ar livre. “Estudos mostram que crianças portadoras de déficit de atenção são capazes de se concentrarem melhor após 20 minutos de caminhada no parque, assim como as que passam mais tempo fora de casa tem 41% menos chances de serem obesas, pois se afastam de hábitos sedentários, como assistir televisão ou jogar videogame”, completa.
 
 
FIELDS
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Com todas as suas novidades e altamente bem frequentada, a FIELD em Floripa continua bombando. Confira nas fotos e veja se não é o reduto que mais tem mulher botina por metro quadrado.