domingo, 30 de junho de 2013

TREM PAGADOR VAI PARA FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO



Pela primeira vez um filme documentário produzido no interior do estado de Santa Catarina, en nossa Rota da Amizade, concorre ao Quiquito no principal festival de cinema da América latina 

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O troféu dourado em forma de uma flor, a hortênsia, símbolo da cidade de Gramado-RS; sonho de todo cineasta latino-americano. Ambição que este ano coloca na disputa um documentarista nascido em Piratuba, SC: Ernoy Mattiello passou a infância na roça, iniciou carreira profissional no rádio e formou-se em jornalismo no estado mais novo do Brasil, o Tocantins.
 
Ascendente da cinematografia, o cineasta que nos últimos anos apostou em produções documentais de baixo custo, sabe das limitações de se produzir cinema documental gastando pouco. Por essa razão vê com otimismo e ousadia formalizar a inscrição de o Primeiro Assalto ao Trem Pagador em um festival onde tradicionalmente estão renomados cineastas brasileiros: “ Apostamos em tecnologia de captação de cenas e temos Gabriel Sater, artista respeitado como autor das trilhas sonoras. Sei que esses são apenas alguns dos atributos  para um filme merecer uma estatueta, mas são itens fundamentais e nossa obra está tecnicamente em condições de competir”, garante Mattiello.

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O Festival de Cinema de Gramado é uma mostra internacional de cinema com atenção especial para o Brasil e América Latina. O evento que acontece de 09 a 17 de Agosto chega em 2013 em sua 41ª edição.  E esse não é o único grande festival ao qual o filme catarinense concorre: A saga de Zeca vacariano também está inscrito no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que acontece de 17 à 24 de Setembro de 2013. O evento dedicado exclusivamente ao cinema nacional é promovido pelo Governo do Distrito Federal desde 1965. Uma das regras que o diferenciam de outros festivais é que os filmes, tanto de longa ou curta metragem, devem ser inéditos e preferencialmente, não terem sido premiados em qualquer outro festival nacional.
 
A participação em grandes festivais de cinema, é segundo diretores do filme, uma das novas ações de divulgação as quais devem ser aplicadas para a difusão do projeto. Outra aposta do grupo é o  circuito cineclubista. Esse mês  as projeções devem atingir mais de 600 salas de cinema alternativo em 26 estados e no Distrito Federal.  Para as cidades da Região do Contestado, a obra vai estar disponível nas vídeo locadoras, além de ser distribuída as escolas do ensino médio e fundamental.

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Coprodutor do longa, Vilmar Sartori lembra que uma campanha de marketing estratégica é fundamental para divulgar projetos documentais com eficiência:  "O produto final, ou seja:  o filme precisa estar ao alcance de todos, isso inclui estudantes, historiadores e as pessoas de um modo em geral. Criar e executar esses mecanismos com foco no público alvo é o grande desafio”, afirma. 


Além de a produção estar inserida em festivais reconhecidos, a equipe pretende reforçar ações estratégicas que se demonstraram eficientes em produções anteriores. É o caso das exibições pela televisão aberta, em que além da TV Câmara e Paraná Educativa, que já exibiram a obra, outras 10 redes nacionais já confirmaram o filme como atração na grade de programas para 2013. Assim o sonho de fazer cinema no interior catarinense tem se revelado uma prazerosa aventura. Experiência que além de entusiasmante para diretores e produtores, valoriza e divulga os encantos e atrativos da Região do Contestado!


FESTIVAL DE DANÇA PRÊMIO DESTERRO SELECIONA COREOGRAFIAS



271 trabalhos do Brasil e do exterior passaram à segunda etapa de inscrição

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A organização do Prêmio Desterro 2013 – 4° Festival de Dança de Florianópolis recebeu em sua primeira fase de inscrição 407 coreografias provenientes de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Chile. Foram aprovadas 269, número recorde no evento, o que acarretou na inédita ampliação do cronograma de apresentações, anteriormente planejado para três horários. “Este ano, a maioria dos trabalhos veio com muita qualidade. Como novidade, teremos duas sessões extras”, antecipa o diretor executivo Carlos Eduardo de Andrade.

lém das selecionadas, mais duas coreografias já tinham vaga garantida como parte da premiação de grupos que venceram festivais parceiros. Seguindo o acordo, automaticamente, os bailarinos poderiam participar do Prêmio Desterro com um trabalho no gênero e com a quantidade de componentes que desejasse, sem necessidade de avaliação e pagamento de taxas. Portanto, ao todo, estão elencados 271 espetáculos, entre os nove gêneros competitivos: 28 balés clássicos, 43 balés clássicos de repertório, 70 danças contemporâneas, 17 danças populares, 32 danças urbanas, 11 danças de salão clássicas, 13 danças de salão contemporâneas, 45 de jazz e 12 sapateados. Por subgênero, são 67 solos femininos, 39 solos masculinos, 52 duos, oito trios e 105 conjuntos (a partir de quatro integrantes).
 
Diferente das edições anteriores, quando só havia as categorias adulto e júnior, os candidatos foram divididos em três faixas etárias: adulto, que continua a receber bailarinos a partir dos 18 anos; sênior, criada para migrar do antigo nível júnior quem tem entre 14 e 17 anos; e júnior, cuja idade mínima foi reduzida para 12 anos. Desta forma, ingressaram 175 coreografias na categoria adulto, 72 na sênior e 23 na júnior. “O campo da dança júnior é muito vasto e bastante procurado. Precisamos atender a demanda do mercado”, explica Daniel Pozzobon, também diretor do festival. Conforme Carlos Eduardo, “sem dúvida, o objetivo foi alcançado. Fica claro, quando observamos o numero de inscritos”.

Os aprovados, agora, devem confirmar sua participação até o dia 15 de julho, efetuando o pagamento da taxa de inscrição e enviando os demais documentos exigidos. O festival será realizado de 16 a 18 de agosto, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), oferecendo aos vencedores troféus, premiação total de R$ 22 mil em dinheiro, inscrição automática na edição de 2014 e, ainda, vagas no Passo de Arte – Competição Internacional de Dança, em Indaiatuba (SP), e para a etapa brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP), em São Paulo.

Balanço
 
A comissão selecionadora, que avaliou os trabalhos por meio de vídeo, foi composta pelos dançarinos, professores e coreógrafos Ralph William, diretor da Cia. Street Evolution e idealizador do Meeting Hip Hop School & Festival, de São Paulo; Lars van Cauwenbergh, bailarino clássico belga radicado em Jundiaí (SP), com formação na Europa e carreira nos cinco continentes; Tindaro Silvano, premiado em companhias de balé clássico do Brasil e da Europa, instrutor e jurado em diversos festivais nacionais e internacionais, de Belo Horizonte; Daniel Pozzobon, diretor executivo do Prêmio Desterro, cofundador e ex-presidente da Associação Catarinense de Dança de Salão, de Florianópolis; e Bia Mattar, diretora artística do Prêmio Desterro, formada em dança clássica, com incursões pelo jazz e contemporâneo e especializada em sapateado, de Florianópolis.
 
Segundo Tindaro, jurado em todas as edições anteriores, “houve um crescimento enorme dos balés clássicos. Há bailarinos muito bem preparados”. Na opinião de Daniel, “o evento ganhou prestígio. Com isso, aumentou o interesse de outros estilos que não tinham tanta participação. Sem esquecer esta grande parceria com o YAGP” – que permite escolher até quatro candidatos para concorrer em São Paulo a vagas na etapa final em Nova Iorque. “O evento poderá dar um passo à frente no que diz respeito a incentivar jovens talentos a continuar seus estudos em boas escolas no Brasil e exterior”, completa o coreógrafo mineiro.
 

Para Bia, que analisou todas as coreografias inscritas, são “trabalhos muito bons tecnicamente e com alto grau de expressividade artística. Os gêneros clássico, contemporâneo e danças urbanas virão com muita qualidade e competitividade”. Quanto à dança de salão, separada ano passado em dois gêneros distintos – fato inédito no País e visto positivamente pelos bailarinos –, “podemos esperar muitos trabalhos originais com novas propostas para o palco, principalmente na dança de salão contemporânea”, garante Daniel.

"HOTÉIS DE GRAVATÁ" MARCARÃO PRESENÇA NO EVENTO ROTA 101




O estande "Hotéis de Gravatá" levará quatro hotéis e um resort da região serrana de Pernambuco para o evento Rota 101 que acontece entre os dias 04 e 06 de julho, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira, na capital potiguar.
O grupo formado pelo Villa Hípica Resort e pelos hotéis Portal de Gravatá, Canárius Gravatá, Higlander e Porto da Serra vai divulgar o destino na serra pernambucana e a estrutura que compreende turismo rural, hípico, de aventura, lazer, enogastronomia e eventos. A Secretaria Municipal de Turismo de Gravatá participa do espaço com apoio técnico para divulgar as potencialidade e atrações do destino. Agendamentos de entrevistas e solicitação de maiores informações e/ou fotos pelo e-mail: contato@communicare.com.br ou pelo (84) 9981-4880

SECRETÁRIO ALBERTO FEITOSA PALESTRA SOBRE O TURISMO DE PERNAMBUCO COM EXECUTIVOS NO RECIFE




O Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, palestrou sobre o turismo do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do turismo na economia de Pernambuco”. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no restaurante Spettus Derby.


No início da apresentação, Feitosa falou sobre o cenário econômico mundial, o crescente desenvolvimento do País e a contribuição do turismo para a economia brasileira. “Em 2011, o turismo deu um verdadeiro salto no País, respondendo pela movimentação de 78 bilhões de dólares na economia brasileira. A estimativa é que até 2016 o setor seja responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, comenta Feitosa.

O secretário ressalta ainda que em 2012 o setor foi responsável por 5,4% dos investimentos públicos e privados no País, totalizando R$ 43,5 bilhões, e que para este ano a previsão é que esse montante apresente um crescimento de 8,4%, o dobro da média mundial estimada para 2013.  Nos últimos cinco anos houve um aumento de 37% no número de viagens intra e interestaduais e, com isso, o gasto médio dos turistas tem aumentado. “Isso pode ser visto através de novas rotas aéreas que impulsionam o crescimento do mercado, da criação de novas empresas, além de políticas de incentivo ao uso do transporte aéreo”, explica o secretário. Também foi mostrado para o público presente ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em prol do turismo do Estado. Segundo Alberto Feitosa, as ações de estruturação, interiorização, inclusão social, execução de obras, além da promoção dos destinos em feiras e de ações no mercado nacional e também no exterior são realizadas pelo sistema Tur. Para finalizar a palestra, o secretário destacou itens que precisam ser melhorados no mercado do turismo. Para ele é necessário aumentar a consciência no poder público da importância de investimento no turismo; sensibilizar o setor privado a investir e qualificar; captar mais voos e regionalizar a malha aérea; informar a população sobre a importância desta atividade como geradora de crescimento econômico, emprego e renda e também conscientizar a população da responsabilidade de cada cidadão em vender a imagem de nosso destino.

MOTOS LEGENDÁRIAS DA HARLEY-DAVIDSON NO SC CUSTOM SHOW 2013




Fãs da marca Harley-Davidson puderam conferir de perto as motocicletas da linha 2013,  durante o evento automotivo - SC Custom Show - que aconteceu neste final de semana no Parque da Marejada em Itajaí.  A concessionária Floripa Harley-Davidson comercializou motocicletas, além de peças de vestuário da marca, para serem utilizadas tanto na estrada quanto no dia a dia. Os proprietários de Harley-Davidson que fazem parte do H.O.G. Florianópolis Chapter, sairam para o evento no sábado pela manhã, a partir das 11 horas, em frente à Floripa Harley-Davidson que fica no bairro Estreito em Florianópolis. O grupo fez no sábado à noite um Bate&Volta ao restaurante Keemo Sushi, em Balneário Camboriú, a saída do SC Custom Show foi às 19 horas. Além da exposição de motos e veículos de várias categorias, o evento teve shows com bandas de rock e blues. 


DIRETORES DE MARTA & SILVIA PARTICIPAM DO "GRAMADO 100 ANOS - ANTES E DEPOIS"



Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi falaram do passado e futuro da cidade no turismo de evento
 
Os diretores da empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, integraram o grupo convidado a palestrar na noite desta quarta-feira (26), dentro da programação do “Gramado 100 anos – antes e depois”, promovido pela Visão – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, Secretaria Municipal de Cultura e Câmara de Vereadores. Também participaram do painel, realizado no plenário da Câmara, o diretor-presidente do Hotel Serra Azul, Gino Perini, e o presidente da Gramadotur, Rogério Poloni. O próximo encontro será no dia 31 de julho, com o tema “Gramado e o Planejamento Urbano”.
 
Eduardo Zorzanello, Marta Rossi, Gino Perini, Marcus Rossi e Rogério Poloni - Foto: Eduardo Saueressig

Enquanto Marta e Perini foram convocados a abordar o “Turismo de Eventos” no passado, Marcus, Eduardo e Rogério tiveram a incumbência de desenvolver o mesmo assunto com projeção para o futuro. O secretário da Cultura gramadense, Nelson Broering, foi o mediador do encontro, e a Visão foi representada por seu tesoureiro, Sérgio Prade.

Em um depoimento emocionado, Perini relatou a formação de Gramado como destino de veranistas que se deslocavam de trem da Região Metropolitana até a Serra gaúcha a partir da década de 1930. “Na época, havia poucos hotéis para atender esse tipo de público. Não tínhamos turistas. As pessoas vinham descansar aqui pela proximidade e também para tratar da saúde, em razão dos bons ares serranos”, recorda. Apenas em 1958 surgiu o primeiro hotel destinado ao turismo, o Rita Höppner. “Aí ocorreu o despertar do turismo. Em seguida, foi criada a Festa das Hortênsias, que projetou Gramado para o Brasil, realizada a cada dois anos, a partir de 1964.” A fundação do Serra Azul ocorreu na década seguinte, quando já havia o Festival de Cinema e a cidade precisava de estrutura para receber artistas e turistas.

Foi na década de 1980 que a família Perini decidiu profissionalizar o hotel, investindo na contratação de uma profissional do setor. “Uma jovem da área de Comunicação nos procurou e disse que sabia executar esta ação. O nome dela: Marta Rossi”, relatou Gino Perini, que no mesmo instante olhou para Marta e provocou emoção entre os painelistas e o público que lotava o auditório.

O depoimento de Marta ficou ainda mais emocionante após as palavras de Perini. “Eu já era formada em Relações Públicas e o Serra Azul foi a empresa que me deu a oportunidade de retornar a Gramado dentro do segmento turístico. Tive o aval para implantar todo um trabalho que eles não conheciam”, lembra. A empresária considera extraordinário que o encontro promovido na Câmara de Vereadores sirva de referencial para pesquisas futuras, já que o turismo de eventos é um assunto em constante evolução. “O crescimento médio do setor tem ficado em 15% ao ano, segundo dados do Ministério do Turismo. E, ainda, em 2012 as empresas organizadoras de eventos cresceram 23,3%”, conta. Marta pontuou três fatos relevantes para ela sobre tudo o que já fez por Gramado: “Sem qualquer expertise, ficou comprovado que o município tem vocação turística, é um referencial mundial em estrutura. Gramado tem sobrenome. Basta nos apresentarmos como moradores daqui que temos um grande respeito no mundo todo”, diz. O segundo fato é que ela se denomina como apaixonada pela cidade de forma incondicional. E, por último: “Sou mais passado que futuro. Tenho uma história que me deixa muito orgulhosa.” Marta ressaltou a época em que conheceu Silvia Zorzanello, na década de 70. “Era uma referência no ramo. Eu dizia: ‘Quero ser como ela’”. Em 1988, surgia a sociedade que se tornou a mais potente no setor. “Fomos a primeira empresa oficial organizadora de eventos em Gramado. Nosso processo criativo aflorou, tínhamos uma relação boa com a imprensa e clientes conquistados quando trabalhamos nos hotéis Serra Azul e Serrano”, explica.

Na sequência, o filho de Silvia e sócio de Marta, Eduardo Zorzanello, ressaltou a importância de ouvir sobre a história de Gramado e entender os antepassados para projetar o futuro nas próximas décadas. “Acredito que o DNA contribui, e tenho minha mãe e meu pai, Enoir, como imprescindíveis para ter entrado neste setor. Apesar de ter cursado Direito e lecionado Espanhol, tive a missão de assumir a empresa em 2009, quando a Silvia já estava doente”, recorda. Hoje, ele orgulha-se de levar o nome de Gramado para os quatro cantos do mundo, divulgando o Festival do Turismo e o Chocofest, que são as maiores receitas de sucesso nos eventos próprios que criaram. “O que vejo é que tudo o que fazemos com empenho e carinho acaba tendo a valorização da comunidade. Estamos empreendendo com a cidade.”

Marcus Rossi expressou sua felicidade em falar da continuidade de uma história. “Temos metas a cumprir, pois o que dissermos será como meta para o futuro”, aposta. Ele, que entrou aos 21 anos na empresa, juntamente com Eduardo, revela que demorou a compreender de que forma poderia contribuir para a sucessão em um negócio já consolidado. “Aceitei o desafio e logo me identifiquei com tecnologia e comunicação. Havia um lugar para mim na empresa que era bem claro, porque eu poderia permitir que o Festuris se ampliasse através de uma certeza: ‘Eu sei falar com o mundo’”. Marcus ainda esclareceu que sua ideia sempre foi não ser lembrado apenas como “filho de Marta Rossi”, mas também “neto de Otávio Rossi e que ajudou a construir a história de Gramado”. “Hoje o mundo está desesperado para fazer negócios com pessoas preparadas. E nós estamos.”


Rogério Poloni falou sobre seu desafio na presidência da Gramadotur, empresa pública recém-criada para coordenar atividades turísticas e culturais da cidade, além dos eventos do calendário público, entre outras missões. “Num primeiro momento, temos um importante compromisso de tornar o Natal Luz de 2013 melhor ainda que o de 2012”, conclui.