quinta-feira, 4 de julho de 2013

FESTURIS É ESTUDO DE CASO EM TCC DE JORNALISMO


Assessoria de imprensa do evento foi o foco da monografia

O Festival do Turismo de Gramado serviu de inspiração para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do meu amigo e formando de Jornalismo Eduardo Saueressig, que é assessor de imprensa na empresa organizadora do evento, a Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos. Com o título “Assessoria de imprensa e estratégias de relacionamento no Festival do Turismo de Gramado: um estudo de caso”, Saueressig desenvolveu o assunto em um documento de 60 páginas, que rendeu um ano de pesquisas, para apresentar monografia e banca na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo. Utilizando o método de estudo de caso, o acadêmico – que mora em Canela e trabalha na assessoria do evento há quase dois anos – analisa os processos produtivos do Departamento de Comunicação para promover o Festuris. “Examinei toda a rotina de divulgação, taxações, suporte para os veículos de imprensa (de massa e especializados) e marketing de relacionamento, em busca de aprofundamento do tema assessoria de imprensa”, conta ele, que foi aprovado após a banca, realizada nesta quarta-feira (3).


Para chegar ao estudo do evento, Saueressig fez uma complexa pesquisa sobre o início das assessorias de imprensa no mundo e no Brasil, como elas se tornaram essenciais para as empresas e a importância que têm no segmento turístico. “Por fim, o foco, que é o Festival do Turismo de Gramado, representa no trabalho os grandes eventos do Brasil e do mundo, que hoje contam com assessorias próprias, e mostra a necessidade de investir em um setor voltado para a comunicação social e organizacional”, conclui.


O FESTURIS


O Festival do Turismo de Gramado conquistou a maioridade e, ao chegar a sua 25ª edição, abre os braços para o mercado internacional. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade, durante dois dias de intensa atividade cerca de 14 mil profissionais circulam pelos mais de 17 mil metros quadrados do Serra Park. Em um ambiente propício para grandes parcerias comerciais, aproximadamente 2.600 expositores ficam distribuídos em 350 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.