terça-feira, 16 de julho de 2013

SETUR-RS ANUNCIA US$ 45 MILHÕES PARA A REGIÃO DAS HORTÊNCIAS



Confirmação ocorreu durante o Encontro RS Mais Turismo, realizado nesta terça, em Gramado



Representantes dos setores público e privado do turismo que compõem a Região das Hortênsias (Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula) compareceram nesta terça-feira (16) ao Encontro Regional – RS Mais Turismo 2013, promovido pela Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), no Hotel Laghetto Siena, em Gramado. Um dos anúncios mais importantes foi feito pela secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, que confirmou a destinação de US$ 45 milhões para o investimento em turismo na Região das Hortênsias, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do governo federal, e com contrapartida do Executivo gaúcho. “Com esta verba, vamos desenvolver o trabalho para transformar a rota Porto Alegre-Serra gaúcha em corredor turístico. Temos nos articulado em todas as instâncias em prol do setor”, exaltou Abgail.


Secretária Abgail Pereira recebeu lideranças da região para a reunião e confirmou o desenvolvimento do projeto do corredor turístico entre Porto Alegre e a Serra
Crédito: Glaucia Nielsen

Na mesa da solenidade de abertura, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, recebeu representantes dos municípios e a empresária gramadense Marta Rossi, única a atuar em nome do segmento no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS). “Marta é uma liderança não somente na iniciativa privada, mas também se credenciou para defender o Turismo no Conselhão. Tem uma importante contribuição para o segmento no Estado, porque criou um evento como o Festival do Turismo de Gramado, onde se evidencia uma sensibilidade social, com a apresentação de temas como sustentabilidade e LGBT, entre outros. Seus méritos junto ao empresariado têm sido de uma empreendedora incansável”, elogiou Abgail.

FOCO

Com foco na gestão, qualificação e promoção, o Encontro Regional RS Mais Turismo busca identificar o atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propõe ações específicas para aumentar a competitividade. “Não podemos tratar regiões distintas como se fossem iguais. Cada uma delas tem suas particularidades e potenciais específicos a serem trabalhados. Cabe à secretaria induzir o desenvolvimento por meio do turismo”, afirma Abgail. O RS Mais Turismo é definido como reunião de trabalho entre lideranças públicas e privadas e está ocorrendo em todo o Estado, desde abril. O encerramento será nesta quinta-feira (18), em Porto Alegre, totalizando 26 edições. Na quarta-feira (17), a região de Passo Fundo receberá a comitiva da secretaria.