terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O PETRÓLEO É NOSSO?

O PETRÓLEO É NOSSO?


As mentiras e maracutaias são tantas que o déficit da conta-petróleo, ou seja, a relação entre a importação e exportação de petróleo e derivados, atingiu um recorde histórico no Brasil: 12,7 bilhões de dólares entre janeiro e outubro. É nada menos do que o triplo do recorde anterior, registrado em 2008. E isto acontece no país em que o ex-presidente petista fez solenidades públicas e grandes campanhas publicitárias para comemorar a autossuficiência no abastecimento de petróleo e combustíveis derivados. Nunca antes um governo deixou este País tão dependente e vulnerável no abastecimento de petróleo e combustíveis como esse nefasto PT. 

IMPROBIDADE


O Ministério Público Federal fez um pedido para que uma ação de improbidade administrativa contra o ex-presidente Lula seja julgada pela primeira instância da Justiça Federal. Também é réu no caso o ex-ministro da Previdência, Amir Lando. A ação pede a devolução de R$ 9,5 milhões para os cofres públicos. O caso começou em 2011, quando o Ministério Público entrou com a ação contra Lula e Lando. Foram acusados de uso da máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o banco BMG, envolvido no esquema do Mensalão do PT, pelo envio de 10,6 milhões de cartas a segurados do INSS de outubro a dezembro de 2004. Segundo a Procuradoria, as cartas assinadas por Lula e Lando informavam sobre empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. À época, o BMG era o único banco privado que oferecia esse empréstimo, segundo a acusação. 

GUERRA SUJA


A edição da revista Veja que já está nas bancas publicou reportagem denunciando que o PT reservou 10 milhões de reais para financiar a guerra suja na internet. A guerra começou com a primeira aquisição da Pepper com vistas a 2014, fechada recentemente, no caso a contratação de um conhecido e experimentado especialista em difamação – de adversários e até de aliados que atrapalhem os planos da turma, o jornalista Leandro Fortes, que nos últimos dez anos trabalhou na publicação filo-petista Carta Capital, de Mino Carta, revista que também sobrevive apenas em função das verbas oficiais. Por que será que a Pepper, depois que se tornou a agência do PT para a internet, conseguiu tantos clientes no governo e em estatais? 

VERBAS FEDERAIS


Evidentemente que esta partido nefasto e desgraçado, composto de ladrões e mensaleiros, bandidos da pior espécie está usando verbas do Estado para remunerar sua agência, cujo faturamento não pára de engordar. Na edição que logo está nas mãos dos assinantes e nas bancas, VEJA mostra que há alguns mistérios a desvendar. Um dos mais intrigantes é a disputa entre a Pepper e o ex-ministro Franklin Martins pelo comando da guerra suja nas redes sociais que o PT pretende travar contra os adversários. Franklin não aceitou trabalhar em parceria com a Pepper. O que ele quer é chefiar sem interferências o exército das trevas recrutado para agir na internet.

ENDIVIDADO



Mesmo se fosse usado integralmente para pagar as dívidas, o 13º salário não seria suficiente. Os brasileiros chegam ao fim de 2013 devendo — somente aos bancos — um total de pouco mais de R$ 1,2 trilhão, o maior saldo da história, segundo dados do Banco Central. O montante equivale a oito vezes a quantia que será injetada na economia brasileira neste ano com o benefício natalino, cuja primeira parcela caiu na conta dos trabalhadores na última sexta-feira. A situação das finanças domésticas se complica porque, com base nos números do Banco Central sobre as operações de crédito, os consumidores têm mergulhado nas dívidas mais caras do mercado. O saldo devedor do cheque especial, por exemplo, é o maior já registrado, com alta acumulada de 20,9% no ano. 

CARTÕES DE CRÉDITOS



Os débitos com o cartão de crédito na modalidade rotativa — quando se quita apenas o valor mínimo da fatura — cresceram 6,2% nos 10 primeiros meses, mais do que os pagamentos à vista com cartão, nos quais não incidem juros, com alta de 5,1%. O ano não foi fácil para os brasileiros. A inflação se manteve persistente e bem acima do centro da meta do governo, de 4,5%. A cada ida ao supermercado, um novo espanto diante dos reajustes, sempre minimizados pela equipe econômica. Não bastasse isso, a expectativa para o início de 2014 é de mais alta dos preços, além dos gastos extras do período, como pagamento de impostos e matrícula escolar. A escalada da taxa básica de juros — que na última semana chegou a 10% ao ano, voltando à casa dos dois dígitos — encarecerá o crédito e poderá acelerar o inchaço das dívidas. 

CORDA NO PESCOÇO



A soma do que os brasileiros devem às instituições financeiras representa, hoje, mais de um quarto (25,8%) do PIB, também a maior proporção já identificada pelo Banco Central. "Para diminuir o peso das dívidas, o consumidor foi obrigado a ficar mais seletivo e cuidadoso. Quem conseguiu limpar o nome não vai querer virar o ano no vermelho de novo", acredita o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes. Nos últimos anos, com a ausência de projetos estruturantes no País, o consumo das famílias foi o que garantiu o crescimento econômico. O aumento da renda e do nível de emprego da população fizeram o governo estimular a fartura do crédito e, consequentemente, uma corrida às compras. A euforia deu resultado. Mas, no entender de analistas, esse modelo de desenvolvimento — que acabou abafando a falta de projetos sólidos — se esgotou.


Clique na imagem para ampliá-la

COMBUSTÍVEIS



Mais outro presente de natal, aliás, de grego, deste desgoverno corruPTo. Agora a ex-guerrilheira pode voltar a cobrar a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis para melhorar suas receitas. "Poderemos no momento oportuno voltar com a Cide. Para mim, é um grande sacrifício tirá-la", disse Mantega, informando que a receita gerada pelo tributo é superior a 10 bilhões de reais. "Acho que temos condições de recolocar a Cide.E você ainda pensa em reelege-la?


AIDS


Na minha última coluna falei sobre a AIDS em Santa Catarina. O descuido ou o pouco caso com a doença é tão grave que somente o Estado do Rio de Janeiro registrou 92.178 casos de aids entre os anos de 2000 e 2012. A taxa de incidência da doença aumentou de 29,9 casos por 100 mil habitantes, em 2000, para 32 por 100 mil habitantes, em 2011. Na região metropolitana, a incidência sobe para 37,3 casos por 100 mil pessoas, em 2011. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. Em 1984, a proporção eram 14 homens infectados para cada mulher infectada, e em 2012, passou para 14 homens a cada dez mulheres. A maior parte dos casos ocorre entre homens homossexuais e mulheres heterossexuais. Para ambos os sexos, os casos se concentram na faixa etária dos 20 aos 49 anos. De acordo com a secretaria, o diagnóstico tardio ainda é preocupante e atrapalha no combate à doença, pois cerca de 40% das mortes relacionadas à aids poderiam ser evitadas se o paciente descobrisse ter o vírus HIV antes do aparecimento dos primeiros sintomas.



Meu grande amigo e um dos melhores cirurgiões plásticos que conheço, o Dr. Felipe Bitencourt me informa que a AIDS já está na consciência do povo, porém com a desinformação que havia na época que o vírus virou notícia certos tabus ainda não foram corrigidos. A AIDS não é exclusividade de nenhum tipo de gênero, etnia ou opção sexual, qualquer um pode contraí-la e deve ser combatida. Preservativos são distribuídos gratuitamente pelo governo em qualquer posto de saúde e a instrução de familiares e professores deve ser passada para os jovens que estão iniciando suas vidas sexuais. O Sistema Único de Saúde - SUS e os Centros de Testagem e Aconselhamento - CTA, disponibilizam testes anti-HIV em todo o país. Os testes são rápidos e indolores e não é desculpa para não fazê-los. Previna-se! A sua saúde é mais importante... Está dado o recado !


ENCONTRO LATINO AMERICANO



Os assuntos que envolvem a boa gestão de um convention entraram em pauta no Encuentro Latinoamericano de CVBs. Florianópolis foi sede do evento com programação intensa de debates e palestras que aconteceram no Costão do Santinho, praia do Santinho, norte da Ilha de Santa Catarina. Já na abertura o curso “CXM” Customer Experience Management, que tratou sobre Marketing Online e Tendências em Comunicação. A agenda do dia seguiu com a Conferência de Abertura com o tema “Os desafios de ser um CVB latinoamericano”, conduzida pelo palestrante convidado Gary Grimmer, sócio diretor da Gaining Edge (Austrália) e ex-presidente da Destination Marketing Association Internacional.


Clique na imagem para ampliá-la

Na sequência a troca de experiências entre CVBx foi estabelecida na Mesa Redonda “CVBx Latinoamericanos: da origem à atualidade”,  com a participação de Miguel Harraca, presidente da Associación Latinoamericana de Convention & Visitors Bureaus da Argentina, Cristián Andrade da Agrupación de CVBs de Chile e Santiago CB / Chile, Luis Felipe Nuno da Oficina de Convenciones de Guadalajara AC (México), Diana Arango Uribe do Medellín Convention & Visitors Bureau (Colômbia) e do consultor brasileiro Aristides Cury. A presença dos CVBx deu oportunidade para realização de assembleia para fundação da Associação Latinoamericana de CVBx.


Clique na imagem para ampliá-la

Presentes 37  Conventions Bureaux de 17 Estados brasileiros e ainda de outros países da América Latina - Colômbia, México, Panamá e Uruguai, abrindo espaço para a troca e profissionalização dos gestores à frente destas entidades. "O evento conciliou, felizmente, com a celebração dos 10 anos da entidade, marca que deve ser reconhecida pelo trabalho realizado até hoje, que fez Florianópolis se posicionar com destaque na área de captação e sede de eventos”, destacou Eugênio Neto, presidente do Floripa Convention. O evento foi uma promoção do FC&VB, junto com a Associação Latino-Americana de CVBx e a Confederação Brasileira de CVBx. 


SEMINÁRIO 


Aconteceu nesta semana no Rio do Rastro Eco Resort o seminário promovido pela  Secretaria  de Estado do Planejamento e Secretaria de Turismo Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina  contando com a presença dos secretários  Murilo Flores e Valdir Rubens Walendowisky  e com a Secretaria de desenvolvimento regional de São Joaquim , Solange E. Pagani e também com os cinco prefeitos da região da Serra Catarinense  com seus secretários de turismo e planejamento. Congregará ainda o Conselho  de desenvolvimento da Serra catarinense e as associações de Turismo- Protur de São Joaquim, ABT de Bom Jardim da Serra e Pouserra de Urubicí. O encontro tratará basicamente do tema: O Plano Diretor Como Ferramenta de Gestão Para o Desenvolvimento Econômico  Sustentável  da SDR de São Joaquim”.


DUCATI DREEM TOUR


O Eco Resort Rio do Rastro irá receber cinco grupo de pilotos sendo o primeiro de jornalistas especializados. Os outros grupos serão de clientes Vips  apaixonados por motociclismo. O piloto Giuseppe Gualini ( 10 rallys Paris Dakar ) estará no comando dos Tours pela Serra Catarinense. É claro que a vedete dos passeios será a Serra do Rio do Rastro. Serão usadas 15 motos DUCATI MUKLTIESTRADA - 1200 CC - 150 CV. A Ducati abre neste dia 18 loja em Florianópolis. Serão 10 dias de Ducati na Serra catarinense. É a nossa Serra Catarinense bombando, tanto que após o evento da DUCATI a Mitsubishi estará fazendo a expedição São Paulo -  Argentina  via Serras e evidentemente baterá o ponto no Rio do rastro Eco Resort. Serão usados 49 veículos na expedição.  


NATAL EM PIRATUBA

Clique na imagem para ampliá-la

A ornamentação e as luzes instaladas no centro da cidade, ao longo da Avenida 18 de Fevereiro e entre os hotéis de Piratuba, deixaram o município no clima de Natal. A iluminação natalina foi acesa na última sexta-feira, dia 29. O Papai Noel chega nesta quinta, dia 05, de helicóptero. A aeronave vai pousar ao lado da Rodoviária, às 20:30h. De lá as crianças vão acompanhar o “Bom Velhinho” até a casa construída para ele próxima a Prefeitura. Neste local, várias entidades do município farão um desfile, cada uma com um símbolo de Natal. “As luzes foram acesas na sexta e agora vamos receber o Papai Noel, Esperamos que todas as famílias compareçam, preparamos um programação pensado nelas”, convida a superintendente da Fundação de Cultura, Gelci de Souza.

Clique na imagem para ampliá-la

Ainda na quinta-feira, antes da chegada do Papai Noel, já às 18:30h, várias “barraquinhas” estarão instaladas em frente a Casa da Memória, também no centro. Nelas, os artesãos de Piratuba vão expor e comercializar inúmeros itens de artesanato. No dia 22 deste mês a programação natalina será encerrada na Praça da Companhia Hidromineral, com a encenação do Auto de Natal. Lá, novamente os expositores estarão apresentando os produtos artesanais.



ABERTURA DA TEMPORADA

A expectativa é de que esta seja uma das maiores festas de Abertura da Temporada de Verão já realizadas em Piratuba. Nos últimos anos o público foi de mais de 10 mil pessoas no evento e de acordo com os organizadores, para esta edição, a procura por ingressos antecipados e hospedagem, é ainda maior. A festa reúne grupos de toda região e dos três Estados do Sul. Já famosa por inovar a cada ano, a “Abertura” vai contar com dois shows de peso. Além da Banda Biquini Cavadão, neste sábado, Djs de Portugal estarão em Piratuba. Eles vão tocar sobre um guindaste e prometem animar ainda mais o público. “Quem conhece a Abertura de Temporada de Piratuba sabe que a animação é garantida aqui e podemos afirmar que preparamos uma festa ainda melhor do que as anteriores, o público vai gostar”, adianta um dos organizadores, Tiago Cowacicz.

Clique na imagem para ampliá-la

Os participantes entram na Arena de Eventos, próximo ao Parque Termal, já pela tarde quando o som automotivo é liberado. À noite, para os shows, o público também terá opções de camarotes disponíveis. A Banda Biquini Cavadão se apresenta no palco, por volta das 23:30h e na sequência, os Djs de Portugal é que finalizam a festa.



TERRA DA MAÇÃ

A bela Fraiburgo e o majestoso Hotel Renar também já estão prontos para receber todos os turistas e hóspedes para as festas de final de ano. Ainda existem apenas algumas unidades. Se você não fez a sua reserva, é bom correr, e muito, porque o Natal por lá é uma maravilha, com direito a colheita de maçã, um dos melhores passeios que a cidade e o hotel te oferecem. 


Clique na imagem para ampliá-la



SIMPLESMENTE NATAL

Clique na imagem para ampliá-la

Diferente de tudo que você já viu. Assim pode ser definido o espetáculo “Simplesmente Natal – com a Chegada do Papai Noel, na noite do último sábado em Canela, na espetacular Serra Gaúcha. Mais de 25 mil pessoas assistiram ao mega show, que esse ano contou com a novidade do mobile humano que emocionou as milhares de pessoas, levando a multidão ao delírio com som musical e acrobacias aéreas. O espetáculo “Simplesmente Natal” trouxe para os palcos os sonhos e a magia dessa época do ano. Com roteiro produzido por Rodrigo Cadorin da D'arte Multiarte, o show contou com um elenco composto por 5 cantores, 18 bailarinas, 10 acrobatas, 10 atores, em sua maioria locais. Além da participação especial da Orquestra Sinfônica das Hortênsias e banda. 

Clique na imagem para ampliá-la

O espetáculo artístico multimídia em forma de concerto, com muitos efeitos especiais com músicas natalinas e teatro, aliados a belíssimas coreografias. O coral posicionado entre as janelas da Casa Auxiliadora, um dos prédios mais antigos da cidade, localizado ao lado da Catedral, encantou o público. Com a tecnologia de projeção, uma série de imagens eram formadas nas paredes do prédio. Um dos momentos mais surpreendentes do espetáculo foi o mobile com acrobacias aéreas com guindaste e cenografia e sincronismo piro musical, que tirou o fôlego e emocionou a plateia. Entre os clássicos natalinos da noite, Noite Feliz contou com a participação do público em sua execução.

Clique na imagem para ampliá-la

Ao final do espetáculo, o momento mais aguardado pelo público. A chegada do Papai Noel, que desceu de rapel os 65 metros da torre da Catedral de Pedra, trouxe o sorriso das milhares de crianças e o encantamento nos olhos dos adultos. A descida foi anunciada por dois anjos e por vários gnomos alegres e saltitantes que acompanharam o bom velhinho em mais uma edição do Sonho de Natal. Ao chegar em Canela, Papai Noel recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Cléo Port e acompanhado pela multidão se dirigiu até sua casinha na Praça do Sonho, onde permanecerá até o final do evento.

Clique na imagem para ampliá-la

O 26º Sonho de Natal de Canela é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, D'arte Multiarte, Acic, Fundação Cultural e Cacá Peressoni. Conta com apresentação do Ministério da Cultura e do Banco Bradesco. Co-patrocínio da Coca-Cola, financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, apoio das empresas Tam, Dinacon, RBS TV Caxias, Hotel Continental Canela, Hotel Laje de Pedra, Grupo Sabemi, Stemac, Rio Jordão, Brocker Turismo, RGE e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Participação Sinoscar, Caracol Chocolates e Churrascaria Garfo e Bombacha.


CERRO CASTOR


Parabéns meu querido amigo Juan Begue e toda sua equipe por esta conquista mais do que merecida. Pra quem não sabe minha estação de esqui preferida, o Cerro Castor em Ushuaia, foi eleita a "Melhor Estação de Esqui da Argentina 2013" pela World Ski Awards, instituição que premia a excelência do turismo ha mais de 20 anos. 


"Gracias a todos los que hicieron posible este sueño. A quienes año tras año nos visitan y a quienes nos acompañan con su trabajo. Ustedes hacen de Cerro Castor, un lugar que solo podía estar en este lugar" - Juan Begue. Digo mais a vocês, ela não é só a melhor estação de esqui da Argentina, mas das Américas. 

PRAIA SEM BARREIRAS

O Ministério do Turismo premiou o projeto de acessibilidade Praia Sem Barreiras, desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A iniciativa foi considerada uma das quatro melhores experiências avaliadas no 5º Índice de Competitividade. A ação foi destaque na categoria “Boas Práticas” pelas atividades desenvolvidas na praia do Sueste, em Fernando de Noronha. O objetivo da premiação é destacar ações que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no País. Vinte e um casos de sucesso de 15 destinos turísticos foram selecionados. A escolha das quatro boas práticas aconteceu segundo a relevância dos projetos e impactos positivos, possibilidades de aplicação em outros destinos, caráter inovador sobre as práticas recorrentes e recorrência com que foram mencionados. Além de Fernando de Noronha, também foram premiados o Rio de Janeiro (RJ), a cidade de Bento Gonçalves (RS), e o Belém do Pará (PA).

Clique na imagem para ampliá-la

A praia do Sueste, em Fernando de Noronha, foi a primeira a receber o projeto Praia Sem Barreiras. Oferece ao visitante com deficiência física ou mobilidade reduzida uma esteira de acesso ao mar de 30 metros, quatro cadeiras anfíbias e oito profissionais qualificados para o banho assistido, todos os dias, das 8h às 18h. No arquipélago, o projeto acontece em parceria com a EcoNoronha, o Instituto Chico Mendes e a Administração de Fernando de Noronha.