terça-feira, 7 de outubro de 2014

CENAS DE FLORIPA

CENAS DE FLORIPA


Sigo pela Av. Beiramar Norte, sentido praias do Norte, na faixa do meio, no limite de velocidade. Tudo vazio, a não ser por um uma camionete importada, que vejo lá atrás, costurando feito doido. Dou sinal para mudar para faixa da direita, e sou ultrapassado pela direita por essa camionete em alta velocidade, que passa buzinando e me xingando pelo simples fato de que comecei a mudança de faixa. Após me ultrapassar pela direita, ele cruza todas as faixas, passa por cima das tartarugas amarelas, para pegar uma saída para o Shopping Iguatemi. Manobra completamente desnecessária e sem sentido. No vidro traseiro, um enorme adesivo para votar em um Deputado Estadual com aquele sorriso falso e cara "photoshopada".


Eu, no corredor entre os carros, seguindo uma mulher em uma Doblo, em velocidade compatível com a via. Um motoboy vem pela faixa da direita, avista a sinaleira, fecha um carro e entra no corredor entre mim e a mulher da Doblo. Faz uma ultrapassagem pela direita, sem nenhuma folga, jogando a mulher para cima de um caminhão. Faz o mesmo com outro motociclista, dessa vez xingando. No baú dele, um adesivo: Deus é Fiel".  É impressão minha, ou o país está do jeito que está porque as pessoas não enxergam que os políticos são reflexos das nossas atitudes? Reelege-se um nada e espera-se o que? 

COVARDE OU OMISSOS?


Os dois logicamente. O número de eleitores que deixaram de votar neste domingo chegou a 27,7 milhões, 19,4% do total, o maior percentual desde 2002. No comparativo com as últimas eleições gerais, em 2010, houve um aumento de 2,2 milhões de eleitores que deixaram de ir às urnas. A terra do Cel. Sarney foi campeão em abstenções, com 23,63% (1 milhão de eleitores) e a Bahia 23,2% (2,3 milhões). Os votos nulos chegaram a 5,8% do total (6,67 milhões). A votação em branco também atingiu o maior percentual das últimas quatro eleições: 3,8% (4,4 milhões). 

SANTA CATARINA


Lamentavelmente com o fim da apuração dos votos em Santa Catarina, a bancada estadual na Câmara dos Deputados terá apenas dois nomes novos: o ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing e a vereadora de Criciúma, no sul do estado, Geovania de Sá. Portanto, continuaremos sem representatividade alguma. No Senado, vamos ver o que o Berger fará já que Luiz Henrique da Silveira, ninguém sabe, ninguém viu. 

GOVERNADOR


O atual "governador" , Raimundo Colombo, foi reeleito e promete fazer o que até agora não fez. Teve a máquina a seu favor, não teve nenhuma oposição de um Paulo Bauer que ninguém sabe quem é, o que fez, faz ou faria. Continuaremos com uma Secretaria de Turismo inoperante, com quem realmente não entende nada do ramo. Ele, o governador, prometeu mudança em seu secretariado. O Pavan, é a melhor opção do trade de turismo para ocupar a cadeira de Secretário. Graças a ele, quando governador, o turismo em nosso estado esteve em alta e ganhamos todos os anos como melhor destino turístico do país, posição que perdemos no "governo" Raimundo, o turrão.


CONCLUSÃO


Quando vi a lista dos eleitos pensei: como assim? De novo?? Saio deste dia cívico com uma grande interrogação: onde está aquele Brasil que saiu para as ruas para reclamar do superfaturamento da Copa, do aumento na tarifa dos ônibus, da corrupção, dos escândalos políticos? Eu não fui a nenhuma manifestação, não tirei selfies com máscaras, bandeiras e sei lá mais o que, mas sim, eu lutei muito mais por mudança do que boa parte dos que estavam lá. Porque é nas urnas que a gente afirma o que quer realmente. Sabe os jovens entre 16 e 18 anos que tem o direito facultativo do voto? Pois é, eles diminuíram em SC. Muitos que podiam fazer a diferença são completos analfabetos, estúpidos...não votaram e muitos, aposto, estavam nas manifestações. Eu não desisto, mas me dá uma tristeza danada ver gente que já esteve em tantos escândalos políticos sendo eleita de novo. Que sina essa nossa...


NÍVEL SUPERIOR




Isso deveria ser obrigatório aos canditados a qualquer cargo eletivo. De vereador a senador. No mínimo um curso superior em Administração Pública. Nesta última eleição, 80% dos deputados federais eleitos têm nível superior. 411 candidatos dos eleitos  possuem nível superior, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Todavia 5 (1%) sequer terminaram o ensino fundamental. Como isso é possível. Mudem as leis deputados. Mas que esse curso não seja de roubp, maracutaia, mensalões, agiotagem, picaretagem, enriquecimento ilícito. Nisso vocês já vem formado desde o berço, ou é uma doença contagiosa nos corredores do congresso. Com relação à profissão dos eleitos, algumas classes se destacam. De acordo com o registro de ocupações do TSE, 44 candidatos são advogados; 42 empresários; e 29 médicos. Dos eleitos,198 assumirão pela primeira vez o cargo de deputado. Outros 25, que não participaram da legislatura atual, mas já tiveram mandato em algum momento, retornarão à Casa. Esses 223 deputados correspondem a uma renovação de 43,5%.


LUTA CONTRA O CÂNCER



Neste outubro rosa, a casa da mãe joana aprovou nesta última terça-feira (7) o Projeto de Decreto Legislativo 1293/13, que define quando começa a contar o prazo para o início do tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto foi aprovado em votação simbólica e infelizmente ainda seguirá para análise do Senado. Conforme a Portaria 876/13, o prazo absurdo de 60 dias previsto na Lei 12.732/12 começará a contar a partir do registro do diagnóstico no prontuário do paciente. Esses 60 dias simplesmente podem representar a diferença entre a vida e a morte do paciente. O projeto recebeu parecer favorável do relator pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Afonso Florence (PT-BA). Como esses lacaios se tratam imediatamente as nossas custas na boutique Sírio Libanês, não sei quanto tempo os "para"lamentares do senado irão levar para aprová-lo. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.


SEMANA ROSA



Falando nisso, desde o início da semana, milhares de pessoas já prestigiaram a programação da Semana Rosa, que acontecerá até o dia 11 na capital. Nesta quarta foi a vez do Dia do Bem-Estar, na rua Jerônimo Coelho. Além de limpeza de pele e massoterapia, houve aula de zumba, de yoga e de alongamento. Já nesta quinta-feira, 09, acontece o dia da Dia da Nutrição, das 10h às 16h na Rua Conselheiro Mafra. Dicas sobre alimentação balanceada, cuidados com o corpo, preparo de alimentos saudáveis, demonstração da composição de alguns elementos, tudo com orientação de uma nutricionista. Na sexta-feira, 10 na Conselheiro Mafra e no dia 11 na Rua João Pinto haverá Dia da Beleza. Dois dias dedicados à beleza feminina, com maquiagem, corte de cabelo, cosméticos, limpeza de pele e bambuterapia. Nestes dias poderão ser feitas doações de cabelos para trocar por perucas que serão doadas para o Cepon.


TURISMO & DIREITOS TRABALHISTAS

Dúvida de muitos empresários, as leis e os direitos trabalhistas estarão na pauta do encontro setorial promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) nesta quinta-feira, 09, entre 16 e 18h, no hotel Castelmar, localizado no centro de Florianópolis. Será oferecido um café da tarde para empresários ligados ao turismo, que poderão tirar suas dúvidas sobre temas como horas extras, gorjetas e comissões com o assessor jurídico da entidade, o advogado Dr. Neilor Schmitz. Com a proximidade da temporada de verão aumentam as contratações, isso reforça a importância de esclarecer as dúvidas relacionadas ao assunto. Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS, explica que as reuniões acontecerão periodicamente. “Queremos mostrar para os empresários do setor os benefícios da entidade para o segmento do turismo”. Além do atendimento jurídico o SHRBS oferece cursos de qualificação gratuitos, linhas de crédito e exames médicos, entre outros.


MELHOR IDADE


Segundo o Ministério do Turismo, a população com mais de 60 anos do Brasil responde por quase 18 milhões de viagens no País anualmente, ou 8,9% do total nacional. O número foi divulgado nesta semana, quando se comemorou o Dia Internacional da Terceira Idade, na última quarta-feira, dia 1ª. Segundo o MTur, a tendência de aumento de viagens entre esse público acompanha o crescimento no número de idosos no País, graças ao envelhecimento da população. 


De acordo com projeção do IBGE, em dez anos a população da terceira idade deve representar 16% dos brasileiros. “Por isso, os gestores públicos e prestadores de serviços do setor devem estruturar políticas públicas e produtos voltado para esse público”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages, lembrando que o MTur mantém o programa Viaja Mais Melhor Idade, iniciativa voltada para a promoção de viagens pelo Brasil entre as pessoas com mais de 60 anos, aposentados e pensionistas, por meio de descontos e promoções.

CHOPPMOTORRAD

Clique na imagem para ampliá-la

E a alegria está chegando. Nesta quarta-feira, dia 08, começou a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, e, como não poderia deixar de ser, Ingo Penz, um dos personagens mais ilustres da cultura germânica, estará participando com a sua Choppmotorrad. No primeiro dia de festa, ele circulou pelas ruas do centro da cidade distribuindo chope gratuitamente para os turistas que já estão chegando a Blumenau. Este ano, Ingo estará oferecendo o chope Oktobier, produzido pelo Madrugadão – uma quantidade limitada e feita com ingredientes selecionados. No total, serão 1.200 litros da bebida que se tornou o combustível da festa. A Choppmotorrad estará presente tanto nos desfiles da Oktoberfest quanto nos da Fenarreco.

Clique na imagem para ampliá-la

A Choppmotorrad é o segundo veículo de irreverência dos desfiles da Oktoberfest. Estreou em 1986, sucedendo a Bierfahrrad - bicicleta da cerveja - que também foi uma das criações de Ingo Penz e Horácio Braun.  A moto é uma Java 1951, de 250cc, fabricada na República Tcheca e que recebeu um sidecar onde se acomoda o copiloto e um barril de 30 litros de chope. Ingo e sua moto já visitaram vários estados do País divulgando a Oktoberfest blumenauense, entre eles Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Fortaleza. Também representou o Brasil na Oktoberfest Argentina, em Villa General Belgrano, na Província de Córdoba (Argentina).


BNT MERCOSUL CHILE

No dia 21 de outubro, o Chile receberá mais uma edição da Rodada de Negócios BNT Mercosul (Bolsa de Negócios Turísticos). O evento, que tem como principal objetivo promover o relacionamento comercial e a geração de negócios entre operadores e agentes de viagens chilenos com empresas e destinos turísticos brasileiros, acontecerá no hotel Intercontinental, em Santiago, das 9h às 13h. Importantes operadoras do Chile já confirmaram presenças. Confira: ADS MUNDO; ANDES REPS; ALL WAYS TravelGroup; A.T.N. ACTION TRAVEL NET S.A; BRAZIL REPS; EUROANDINO; EXPAN TOURS; KUALITY TOUR OPERATOR; OTSI; PAYSANDÚ; PANAMERICANA TURISMO; RAI TRAI; TURIS CLUB; UNIMUNDO Travel; AEROLINEAS ARGENTINAS; GOL; SKY AIRLINES e LADEVI. Além de manter contatos comerciais com cerca de 40 expositores brasileiros, as operadoras também poderão estruturar seus pacotes turísticos com cerca de 250 agentes de viagens do Chile. A Rodada de Negócios BNT Mercosul terá outra edição no dia 24 de outubro em Córdoba na Argentina – no hotel Interplaza, das 9h às 13h.


Hotéis, destinos, roteiros turísticos e parques temáticos de várias regiões brasileiras são presenças confirmadas na Rodada de Negócios BNT Mercosul Chile. Serão cerca de 40 expositores brasileiros para manter contatos comerciais e estabelecer negócios com cerca de 250 importantes agentes de viagens e operadores do Chile. Outro diferencial será a presença de empresas de receptivos brasileiras para a geração de negócios com operadores e estruturação de pacotes turísticos. O principal objetivo do evento é promover o destino Brasil para um importante pólo emissor de turistas estrangeiros através de produtos e serviços turísticos de alta qualidade além de promover o intercâmbio entre os países e contatos comerciais. Trata-se ainda de um período estratégico, quando agentes e operadores estão estruturando seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão. Além das inúmeras empresas brasileiras participantes, entre os destinos turísticos confirmados estão: O Estado de Santa Catarina, Guarujá,SP; Mato Grosso do Sul; Foz do Iguaçu, PR; Rio de Janeiro e Costa Verde e Mar.


FESTA DAS FLORES


Os 75 anos de história, a solidez, o crescimento contínuo, a diversidade e beleza das milhares de flores e plantas expostas, além do grande público vindo de todas as regiões do Brasil e, também, do exterior, garantiram à Festa das Flores o Prêmio Top Turismo ADVB/SC 2014, sendo eleita a melhor festa regional de 
Santa Catarina. A solenidade de premiação acontecerá no dia 28 de outubro, no Parque Beto Carrero World. Na ocasião, a Festa das Flores também concorrerá ao Prêmio Top One ADVB/SC 2014, que será disputado entre os vencedores das dez categorias do concurso.


A Festa das Flores de Joinville foi um dos 48 cases inscritos no prêmio. Todos os trabalhos foram analisados por um júri composto por profissionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), sob a coordenação dos diretores da ADVB/SC. Cabe destacar que o Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, também ficou entre os ganhadores do Top Turismo ADVB/SC 2014. No entanto, cada órgão, empresa ou entidade pode concorrer ao Top One com apenas um case inscrito, sendo premiado o de maior nota.


76ª FESTA DAS FLORES

A 76ª Festa das Flores de Joinville acontecerá de 11 a 16 de novembro, no Complexo Expoville. Neste ano, o tema “Agricultura Familiar” proporcionará ao evento um cenário bucólico, mas que retratará a importância do trabalho do homem do campo e a importância que a atividade rural exerce sobre o desenvolvimento social, econômico e turístico de toda uma região. Entre as atrações preparadas para o público, estão exposição com mais de 4,5 mil orquídeas, flores e plantas ornamentais; concurso de orquídeas e premiação do concurso de jardins; encontro de bonsais; mostra de ikebanas; palestras internacionais com workshops de cultivo; jardim sensorial; mercado de plantas; feira de artesanato; praça gastronômica; shows nacionais, além de ampla programação cultura e artística, com a participação de grupos locais e regionais.


COZINHA BÁVARA


De 23 a 26 de outubro, Gramado volta a sediar um importante evento que vem a fortificar os laços entre a região da Bavária e a cultura de Gramado: a "3ª Semana de Especialidades da Cozinha Bávara". O evento realizado no ano passado, também em outubro, contou com a presença do Príncipe "Heinrich Prinz Von Bayern" da Baviera. Este ano, o Höppner Restaurante e o Hotel Ritta Höppner serão os anfitriões do prefeito Municipal de Füssen (cidade ao Sul da Alemanha, próxima ao Castelo de Neuschwanstein), Paul Iacob.  O evento gastronômico é realizado numa parceria entre o Hotel Ritta Höppner, a Associação Rota Romântica, e Neuschwanstein Hotels & Events.


A exemplo da última edição, os menus serão especialmente preparados pelo Chef Alexander Zimmermann, há muito tempo responsável pela cozinha do Príncipe da Baviera. A iniciativa busca promover, além dos costumes, também a gastronomia e um pouco da história  da região da Baviera, por meio de autênticos pratos alemães, que serão  harmonizados com vinhos e com a cerveja real "König Ludwig Weissbier".


ENOTURISMO


Termina nesta sexta-feira, 10, a 4ª edição do Congresso Latino Americano de Enoturismo, que percorreu as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha e Caxias do Sul desde o último dia 8. Foram três dias de intensa atividade, reunindo a apresentação de diversos painéis e visitas a roteiros enoturísticos da região. Entre os destaques da programação as visitas guiadas a três roteiros de Bento Gonçalves (Caminhos de Pedra, Rota das Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas) durante o dia. Na noite de abertura palestra cujo tema foi “O composto da oferta enoturística” apresentada pelo espanhol Manuel Soliño Bermúdez, que é técnico de Promoção e Inspeção da Agência Galega de Desenvolvimento Rural (Agader), promotor da marca espanhola Rutas Del Vino, e gerente da Fundação Comarcal do Salnés. A palestra ocorre às 19h30, no hotel Villa Michelon/Vale dos Vinhedos.


No dia 9, em Garibaldi, parte da programação foi destinada às inovações em alguns dos países mais antigos em produção de vinho. O painel “Novas Experiências no Enoturismo do Velho Mundo” foi abordado por três palestrantes. O primeiro é o espanhol Manuel Soliño Bermúdez. O segundo é o português Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal da cidade de Anadia. Por fim, o também português José Arruda Lopes, presidente da Associação de Municípios do Vinho e secretário da Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur).


Nesta sexta-feira, 10, em Flores da Cunha, destaca para o painel "A Gastronomia na Composição do Enoturismo”, que será apresentado por três palestrantes: Delma Andrade, coordenadora-geral de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da EMBRATUR; Charles Tecchio, que é vencedor do reality show Super Chef do Mais Você e desenvolve um projeto de trabalho junto ao Governo do Estado na valorização da Herança Culinária do Rio Grande do Sul, além de ser sócio proprietário de restaurante premiado diversas vezes; 
e Jussara Dutra, chef de Cozinha do Palácio Piratini e coordenadora do GT de Gastronomia Regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


As inovações na área de gastronomia em destinos enoturísticos também terão espaço neste dia, dentro do painel “Inovações no Enogastroturismo”. O assunto será abordado em dois momentos. O primeiro é “Slow Food” e contará integrantes do movimento de três regiões do Estado: Alexandre Baggio de Freitas, de Porto Alegre; Rodrigo Magalhães, Primeira Colônia de Imigração Italiana; e Daniel Castelli Bellora, da Serra Gaúcha. O segundo, “Food Truck”, será apresentado por Lawrence Andreis, de Porto Alegre, e Gabriel Dalsotto, de Caxias do Sul. Em Flores da Cunha, o evento ocorre da Escola de Gastronomia, a partir das 8h30. 


O encerramento do evento ocorre em Caxias do Sul, no Parque da Uva, às 20h30, onde será servido um coquetel, acompanhado por vinhos da Rede de Vinícolas da cidade. O 4º Congresso Latino Americano de Enoturismo é promovido pelo Ibravin e pelas Prefeituras dos cinco municípios envolvidos, por meio das Secretarias Municipais de Turismo. O patrocínio é do Sebrae, SHRBS/Região Uva e Vinho, Bento Convention Bureau e Atuaserra. O apoio é do Hotel Villa Michelon. A agência oficial do evento é a Vale das Vinhas Turismo.


FESTIVAL DE TURISMO JPA


Começa neste próximo dia 17 o maior festival de turismo do norte/nordeste do Brasil. O 4º Festival do Turismo de João Pessoa é um evento cujo o objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. Em paralelo ocorre o 3º Fórum do Turismo de João Pessoa que contará com debates, painéis e apresentação dos líderes de determinados segmentos.

Clique na imagem para ampliá-la

Falando nisso minha casa em João Pessoa, o Hotel Tropical Tambaú Resort está presente juntamente com os destinos João Pessoa/Paraíba, em Rosário e Córdoba na Argentina. Neste primeiro dia de divulgação em Rosário estiveram presentes mais de 40 agentes de viagens, juntamente com Miguel Valenti, Operador Mayorista e Mônica Marzulo, Diretora da INFINITAS Travel. Em Rosário o Mayorista parceiro da INFINITAS foi Juan Toselli. Além da Tropical, outros 23 parceiros também participam da divulgação de seus empreendimentos e destinos. Em Cordoba são esperados mais de 110 agentes de viagens, uma vez que João Pessoa faz parte do Caribe brasileiro com suas águas verdes e quentes. 

TURISMO DE PERNAMBUCO


Potencializar o turismo no litoral pernambucano. Com essa proposta, seguiu para Portugal, a ação Polo Costa dos Arrecifes, com foco na divulgação internacional da costa do estado. O programa da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setu-PE) e Empetur é itinerante percorrendo as cidades de Porto, Coimbra e Lisboa. 


O principal objetivo da ação em Portugal é fazer o país subir no ranking de emissão de visitantes para Pernambuco. O país, atualmente, ocupa o quinto lugar. “Portugal é um importante destino para se investir em relacionamento turístico. Além de dividirmos a mesma língua, o interesse é facilitado pela riqueza dos nossos atrativos naturais e culturais e pelo acesso, através voo direto Lisboa-Recife, operado pela TAP.”, afirma o secretário da Setur-PE, Romeu Baptista. 


As rodadas internacionais de negócios, workshops e imersão cultural promovidos pelo Polo Costa dos Arrecifes estrearam no mês de setembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Desde então, foram visitadas mais quatro cidades americanas – São Francisco, Chicago, Miami e Nova Iorque – e três cidades italianas - Milão, Roma e Turim. Mais de 600 agentes do trade turístico internacional receberam, nos dois países, as possibilidades turísticas de Pernambuco. A ação também percorrerá, até 13 de novembro, o Uruguai, Argentina e Alemanha.