sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ASSENTO CAMA

ASSENTO CAMA


A Azul anunciou que seus aviões terão uma espécie de cama na classe econômica em voos para os Estados Unidos. O início será no primeiro trimestre do ano que vem, primeiro em dois dos sete aviões Airbus A330 das rotas Campinas-Orlando e Campinas-Fort Lauderdale. A implantação será progressiva em todas as sete aeronaves. A "cama" ficará nos quatro assentos das fileiras do meio do avião. Uma espécie de extensor, acionado, aum4entará a superfície das pontronas. Isso permitirá que um casal se deite lado a lado ou fique sentado sobre a poltrona, com mais espaço entre as pernas. Só se sabe quanto custará esta "gentileza", que não é inédita. isso foi criado pela Air New Zeland e já licenciado para a China Airlines. Na Air New Zeland o assento custa 40% a mais do que uma poltrona normal. 


A Azul também veio em socorro dos catarinenses e gaúchos e já está fazendo o trecho Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis, hoje ao preço de R$ 159,00 levando 50 minutos, contra os R$ 10.550,00 absurdamente pedido pela AVIANCA, cujo voo de ida leva quatro horas e o de volta oito horas. Uma Bofetada na cara do consumidor. A Go,l também está fazendo o trecho por valors acima dos R$ 800,00. Vale informar que a Azul e Embraer tiveram uma importante vitória no Congresso. A comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 652/2014, que cria subsídio à aviação regional, acatou a emenda que limita a ajuda financeira a 60 assentos por voo. Isso significa que os auxílios valerão a pena somente para aviões com capacidade máxima para 120 passageiros. 


Nesse caso, a Azul, que opera aviões Embraer 175 (86 assentos), Embraer 190 (106) e Embraer 195 (120), além dos ATR-42 (46) e ATR-72 (68), sairá em grande vantagem frente a Gol e TAM. Mais do que permitir à Azul sair em vantagem, a limitação de assentos é muito interessante para a Embraer. É uma espécie de proteção à fabricante brasileira e também uma forma de fazer com que caiam na real a Gol, TAM e Avianca e olhem para as aeronaves da empresa de São José dos Campos se quiserem fazer parte do programa da aviação regional.


INFINITY BLUE

Clique na imagem para ampliá-la

Sol forte, vento, chuvarada, chuva fina. As mais diversas condições meteorológicas foram ingredientes a mais durante as 11 horas e 45 minutos das 500 Milhas de Kart e exigiram muito dos estrategistas das equipes para montar o quebra-cabeça que incluiu paradas nos boxes obrigatórias, trocas de pneus e muita agilidade dos mecânicos. A equipe Fittipaldi Voxx, com os karts número 1 e número 2, manteve a liderança da prova durante quase toda a corrida. Mas para os pilotos que se hospedaram no Infinity Blue o tempo foi 100% perfeito !


TEMPORADA EM FLORIANÓPOLIS


A taxa ocupacional dos hotéis, pousadas e similares da Grande Florianópolis registrou no mês de novembro sensível melhora em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente nas praias (aumento de 9,4%) e no continente (4,4%). De forma geral, o acréscimo total foi de 1,2% frente a 2013, porém com retração nos estabelecimentos do Centro (-2,9%) e nas regiões termais (-2,3%). “São números que sinalizam uma temporada satisfatória, apesar das quedas sofridas no decorrer do ano. É normal uma redução no movimento dos hotéis do centro e das termas nesta época. Agora temos que torcer para que os gargalos de nossa infraestrutura não atrapalhem”, afirma Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato, referindo-se à mobilidade urbana e possíveis problemas no fornecimento de água e luz durante o verão.


TURISMO & INOVAÇÕES - CIDADES INTELIGENTES

Clique na imagem para ampliá-la

Aconteceu nesta última sexta-feira Sapiens Parque - Auditório do Floripa Interativa / InovaLAB, o workshop Turismo & Inovação & Cidades Inteligentes". O Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério 
do Turismo Vinicius Lummertz e o Presidente da Santur Valdir Walendowsky assinaram o protocolo de criação do Centro de Inovação em Turismo, que será instalado no Sapiens Parque, dedicado ao estimulo à inovação no mercado de turismo. O local será uma importante base de pesquisa e estudos 
do turismo: “Na economia de Florianópolis temos o turismo e a tecnologia como principais setores de geração de emprego e renda. No Centro de Inovação, juntamos os dois”, explicou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. O Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados.


Dirigido pelo Diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Azevedo Fiates, após a assinatura do protocolo, os participantes acompanharam o Workshop Turismo & Inovação & Cidades Inteligentes, que teve entre os assuntos abordados, o case de Recife e os programas executados na cidade voltados ao bem-estar de moradores e visitantes. Entidades e empresas de inovação apresentaram projetos na área de turismo e inovação e entre estas a Presidente da ABAV/SC e diretora da CERETUR PROJETOS Ely Ribeiro da Silveira, falou sobre o projeto EDUCANTUR – Projeto de Turismo Pedagógico que está sendo desenvolvido e que será lançado no início de 2015 com o apoio da iniciativa privada e que entre os grandes apoiadores, entre eles o próprio Sapiens Parque. Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil – falou sobre a necessidade de Florianópolis voltar-se para o mar, desenvolvendo condições para receber centenas de navios de passageiros por ano.

NATAL EM FRAIBURGO


O clima natalino chegou a Fraiburgo, meio oeste catarinense, com folego total. A decoração, espalhada por diversos pontos da cidade, tornou-se atração turística – tanta para os que escolhem a cidade como destino quanto entre locais e moradores das redondezas. Além da já tradicional iluminação noturna, o “Natal no Lago” conta ainda com diversos adornos festivos, para que a magia da época seja admirada também durante o dia. A decoração, organizada pela Secretaria da Cultura, tem ainda cunho sustentável, reciclagem e reutilização compõe o cenário. A ideia principal é mostrar aos munícipes que é possível deixar a cidade bonita de maneira consciente. Meta que também é levada a sério pelo pessoal do Hotel Renar, que nos últimos dias transformou o estabelecimento num cenário de filme natalino.


“Nós decoramos o hotel como um todo. Rolou uma brincadeira, entre os funcionários, de que o pessoal do comercial não queria dividir os enfeites, mas é tudo bem saudável e compõe o clima natalino”, comenta Natalia Latrechia, gerente comercial do estabelecimento. “Para a data, esperamos que a movimentação do Hotel seja total, a decoração da cidade está linda e o clima, mais calmo, chama a atenção dos turistas” conclui. O Papai Noel já confirmou sua presença para as festas na ‘Terra da Maçã’, chega com uma semana de antecedência, assim, poderá curtir os pomares e as frutas que estão nascendo – não há muito verde no Polo Norte. Quem quiser participar da festa de recepção ao bom velhinho deve comparecer à Praça Maria Frey, a partir das 19h, na quinta-feira (18). As reservas para o pessoal de fora, ainda podem ser feitas no Hotel Renar. Para mais informações acesse: http://www.fraiburgo.sc.gov.br/.

BUSTOUR


O BusTour, ônibus turístico hop on / hop off (com livre embarque e desembarque) da Serra Gaúcha, recebeu, a regulamentação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. Através do Conselho de Tráfego da autarquia, a Resolução regulamenta o BusTour como transporte coletivo turístico da Serra Gaúcha. A atração conta com quatro ônibus de rota turística circular com paradas nos principais atrativos turísticos de Gramado e Canela. A atração já estava em funcionamento desde novembro de 2013, quando o serviço foi implantado de forma experimental e, em seguida, regulamentado por Decreto do Governador do Estado, com a participação da Secretaria da Infraestrutura e Logística (Seinfra) e da Secretaria de Turismo do Estado do RS (Setur - RS). 


“Estamos muito felizes, pois concretizamos mais essa etapa burocrática, uma vez que esse tipo de operação não existia no Estado. Após um longo processo, comemoramos essa conquista, pois é um projeto que vislumbramos há mais de 10 anos. Agora, estamos cada vez mais confiantes em poder melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, a interação com os passageiros, com a comunidade e com os atrativos turísticos, o aumento do numero de usuários, afetando de forma positiva a cultura turística local”, salienta a diretora do BusTour, Adriane Brocker Boeira.


A tendência, de acordo com ela, é que o turista utilize cada vez mais esse meio de transporte, sobretudo pelo fato das cidades de Canela e Gramado concentrarem um grande número de atrativos turísticos. Segundo Adriane, o plano de ações de marketing para 2015 está formatado e prevê muita interatividade com a comunidade, com os usuários, com os atrativos, desenvolvimento de ações em datas comemorativas, ações sociais, participação em eventos locais e ampliação de parcerias. O sistema de áudio também receberá novas informações, incluindo curiosidades e fatos históricos dos locais onde passa a rota. O objetivo para os próximos anos é de adquirir mais ônibus, incrementando as opções e horários para os usuários. Dentro das metas está a implantação de mais pontos de venda de voucher, na região e em outras cidades, além de incentivar a venda online. “Essas ações se refletem diretamente na melhoria contínua da operação”, destaca. 


Com o slogan Vista de cima a Serra é mais bonita, o Bustour é mais um diferencial para o turismo regional, pois é um sistema de transporte coletivo turístico pioneiro para passear por Canela e Gramado. O BusTour dá a possibilidade de permanecer o tempo que a pessoa quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis, já que o voucher é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O Bustour circula pelas rotas, de acordo com os horários informados na compra do voucher. Também é oferecido um desconto progressivo para dois ou três dias, possibilitando que o turista fique ainda mais tempo curtindo as belezas e os atrativos de Canela e Gramado, escolhendo o que mais lhe interessa, já que a região concentra o maior número de parques e atrativos do Brasil. O modelo segue o padrão de ônibus turístico hop on / hop off, nos mesmos moldes dos ônibus turísticos das principais cidades turísticas do mundo, como Londres, Barcelona, Nova Iorque, Miami e outras. O atrativo dispõe ainda de sistema de áudio em três idiomas: português, inglês e espanhol.


INOVAÇÃO DO TURISMO



Ainda sobre a minha transportadora oficial, a Brocker turismo, vale informar que o BusTour foi destaque no II Prêmio Inovação do Turismo 2014, que evidencia 25 melhores práticas no turismo do Rio Grande do Sul. O BusTour venceu na categoria Acessibilidade. Participaram do concurso representantes da administração pública municipal e estadual, autarquias governamentais, colegiados (fóruns, conselhos, associações, comitês, grupo gestor, entre outros), iniciativa privada (pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos), fundações públicas, terceiro Setor (associações, fundações, ONG, entre outros) e alunos de instituições de Ensino Superior do Estado. O prêmio representa o esforço da empresa em oferecer constantemente inovação e diferenciais para o turismo. O fato do BusTour conter rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, integra as preocupações da empresa em oferecer qualidade para os usuários que desejam fazer o passeio.


AÇÕES DE ACESSIBILIDADE


De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando de Noronha é o destino brasileiro que mais avançou no quesito Acesso, um dos 13 componentes avaliados no Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Ipojuca também foi destaque com o projeto Praia Sem Barreiras, implantado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (16), em Brasília. A avaliação revelou que dentre as ações que alavancou a evolução do arquipélago estão: a ampliação do aeródromo da ilha, o aumento de transporte público que atende os principais atrativos e a oferta de ônibus acessíveis para pessoas com deficiências. Já o projeto Praia Sem Barreiras foi eleito uma das 11 iniciativas inovadoras apresentadas no Índice, entre mais de 80 analisados.  O objetivo do Boas Práticas é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.


Criado em 2013 pela Empetur, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, o programa oferece esteiras de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e monitores capacitados para realizar o banho assistido. Em apenas um ano de projeto, já foram atendidos mais de 2,5 mil usuários nas cinco praias contempladas com a ação: Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Candeias. Segundo o presidente da Empetur, André Correia, a escolha reflete a importância do tema acessibilidade no Estado. “A criação do Praia Sem Barreiras, além de outras ações voltadas para a acessibilidade, têm o objetivo de proporcionar conforto e momento de lazer a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Estamos muito felizes em ver que esta iniciativa está sendo reconhecida devido a sua importância para Pernambuco e também para o País.” 

TRICICLOS DO TURISMO


Para que informações sobre os atrativos turísticos do estado cheguem de forma mais eficiente aos viajantes em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE), por meio da Empetur, lançou nesta sexta-feira (19), duas unidades móveis de atendimento ao turista. Chamadas de Triciclos do Turismo, as unidades foram apresentadas durante evento que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco. Para não poluir o meio ambiente, as unidades móveis de informação turística, desenvolvidas pelo Turismo de Pernambuco, são elétricas e o guarda-sol é de tecido ecológico. Os triciclos ficarão localizados, inicialmente, no Bairro do Recife e em Boa Viagem, na cidade do Recife. Com esses equipamentos, o visitante não precisará procurar orientações sobre os destinos da região. A informação chega diretamente a ele, nas ruas.


Os equipamentos funcionarão nos fins de semana, em pontos de grande circulação de turistas, e chegarão às ruas até o Carnaval de 2015. Cada triciclo tem estrutura formada por baú personalizado para transporte, conectado a uma motocicleta. As unidades são decoradas com atrativos de Pernambuco – bolo de rolo, Carnaval de Olinda, Coroa do Avião, Fernando de Noronha, entre outros –, e estilizadas de acordo com nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial.


Os triciclos contarão com atendimento em português, inglês e espanhol, e com a distribuição gratuita dos guias turísticos do Estado. Pernambuco já conta com oito Centros de Atendimento ao Turista (CAT) permanentes, além da circulação do ônibus CAT Móvel e das instalações temporárias de CATs durante eventos que geram movimentação turística, como Carnaval, São João e Semana Santa. Para André Correia a novidade faz com que o Turismo de Pernambuco tenha maior alcance de público. “A estrutura compacta do triciclo permite que a informações turísticas cheguem em locais em que não podemos construir uma unidade temporária maior ou onde nosso CAT Móvel não pode estacionar. Nós estaremos mais próximos dos turistas e pernambucanos, por exemplo, durante a concentração de um bloco carnavalesco ou durante os festejos no Morro da Conceição”, destaca Correia.

USHUAIA TRADE CARD

Mais uma grande novidade para a próxima temporada em Ushuaia. Trata-se do cartão USHUAIA TRADE CARD, uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para apoiar os grandes párceiros que são os OPERADORES TURÍSTICOS E AGENTES DE VIAGEM. Através deste cartão os viajantes terão acesso a quase 100 estabelecimentos em Ushuaia que oferecem DESCONTOS, CORTESIAS, UP-GRADES ou BENEFÍCIOS. Somente podem obtê-lo os passageiros que comprem sua viagem em uma AGÊNCIA DE VIAGEM FÍSICA – através de um OPERADOR TURÍSTICO reconhecido pela Aerolíneas Argentinas e voe pela AEROLÍNEAS ARGENTINAS ou membros do SKY TEAM. O Cartão USHUAIA TRADE CARD é uma ferramenta extraordinária para que o vendedor possa oferecer ao seu cliente oportunidades e benefícios que nenhuma empresa on-line pode dar. Para mais informações clique em http://turismoushuaia.com/pt/servicos/ushuaia-trade-card.


MELHOR CHEF


Para quem gosta de peixe, centollas, enfim, frutos do mar, ali do Canal de Beagle, e iguarias fenomenais, a dica em Ushuaia é o Volver, do melhor chef argentino Lino Adilon. Jamais deixe de ir lá e provar o melhor peixe que você irá degustar em tua vida, a famosa Merluza Negra, que só é capturada abaixo dos mil metros de profundidade. Imensa ! Na foto o chef Lino preparando o jantar para muitos. Somente o lugar merece a visita, um dos mais surpreendentes pitorescos da Terra do Fogo. 

Clique na imagem para amplia-la

NATAL NO TAMBAÚ RESORT


O Tropical Tambaú oferece pacote empolgante de Natal em João Pessoa – Paraíba, Brasil. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita da cidade. O pacote de três dias inclui pensão completa e ceia de natal. Informações e reservas: e-mail reservas.tambau@tropicalhotel.com.br. Uma criança de até sete anos grátis no mesmo apartamento dos pais ou responsáveis, em single ou duplo superior e suítes. 


KUROTEL EM PUNTA


O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa – ministrará aulas de ginástica durante a temporada de verão na famosa praia de Punta del Este, Uruguai: destino de muitos jet setters internacionais. As aulas serão realizas no mais novo empreendimento da cidade, o requintado shopping OH! La Barra.
A intenção com esta ação é seguir proporcionando um estilo de vida saudável para clientes e não clientes que estejam desfrutando de suas férias em Punta del Este. "Movimentar o corpo não só faz bem para a saúde física, como também para a emocional", afirma Dra. Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel. Muitas vezes, na temporada de verão, a prática de exercícios físicos acaba sendo deixada de lado, dando lugar aos inúmeros eventos sociais. Esta atividade que será oferecida gratuitamente foi uma maneira encontrada de evitar que isso ocorra, sendo uma boa alternativa para mexer o corpo em um ambiente prazeroso.


O Kurotel disponibilizará professora de ginástica para ministrar aulas abertas na praça central do shopping OH, ao ar livre, durante o mês de dezembro, as quartas e sábados. Em janeiro as aulas serão 3 vezes por semana, segundas, quartas e sextas e durante o mês de fevereiro serão quartas e sábados. As modalidades serão alternadas entre Pilates dinâmico e relaxamento. O Shooping OH! La Barra abriu suas portas dia 1 de dezembro de 2014. O centro comercial é o primeiro de luxo de Punta del Este, Uruguai, e conta com várias marcas internacionais. O investimento feito foi de 25 milhões de dólares aportados pelo grupo Netzaj, do qual o empresário argentino Javier Stolovsky é o principal investidor e executivo. Criado pelo reconhecido arquiteto uruguaio Carlos Ott, OH! La Barra tem o estilo rústico e elegante do balneário e prioriza o contato com a natureza.


Marcas premium como Roberto Cavalli, Versace, Max Mara, Polo Ralph Lauren, Valentino, Bang & Olufsen, Club House y Gottex já estão confirmadas. Conta ainda com espaços gastronômicos com vista para o mar como o Havanna Café, Freddo, entre outros. Oferece estacionamento para 150 veículos com valet parking, espaço para crianças, cinema, bancos e serviço de concierge. É um espaço a céu aberto onde todos os públicos tem a possibilidade de encontrar algo a seu gosto. "Uma mistura de entretenimento e comércio que permitirá potencializar a experiência que quem escolher La Barra e Punta del Este para aproveitar as suas férias" afirma Javier Stolovitsky, principal executivo do empreendimento.