quarta-feira, 22 de abril de 2015

PILOTOS CANSADOS

PILOTOS CANSADOS



E vai piorar. Uma pesquisa sobre o impacto do cansaço dos pilotos na aviação civil brasileira mostrou que, a cada 146 horas de voo, um piloto comete um erro. Comandado pelo comandante Paulo Licati, da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil, o estudo analisou 155 326 horas de voo (seis meses) de uma grande companhia aérea no Brasil em 2012. Neste período, foram registrados 1065 erros por parte dos pilotos. Do total, 50% dos erros ocorreram entre 0h e 6h, quando o corpo humano tem seu estado de alerta reduzido. O trabalho mostra ainda que um piloto acordado há 18 horas equivale a uma pessoa que tenha ingerido 1,2 litro de cerveja. Se pra nós já é ruim por conta desses voos longos, malha aérea ridícula, morosa, abusiva, ... que atende unicamente os interesses dessas companhias aéreas, imagine para os pilotos e tripulação !



Vale comentar que as cias aéreas ganham em todos os sentidos e nós pagamos a conta.  Observe bem; Se você compra duas passagens aéreas, uma para você e outra para a esposa (o), filho (a), namorado (a), pai, mãe... e dias antes do embarque um deles não pode viajar, você não pode transferir essa passagem para outra pessoa. Você tem que cancelar essa passagem, pagar a taxa para isso, solicitar o reembolso que não é imediato e adquirir outra passagem a qual, com certeza sairá bem mais cara do que a anterior. Portanto, a empresa aérea ganha quatro vezes (cancelamento, taxa, reembolso tardio e nova emissão de bilhete mais caro). Por que ? Que lei/regra é essa que prejudica imensamente o consumidor ? Isso tudo com as bençãos da ANAC, INFRAERO, PROCON e CONGRESSO NACIONAL ! Vale comentar que normalmente demora em torno de 45 a 60 dias pra vir o reembolso no cartão, com o desconto da multa que é de U$ 150, além de que, como as coisas andam mudando diariamente, até a data do cancelamento e reembolso, podem haver mudanças nas regras das cias aéreas.



PROJETO MUSEUS VIRTUAIS



Estão abertas as inscrições para a última sessão aberta ao público do projeto Museus Virtuais desta temporada. O evento será neste sábado, dia 25, às 17h, no Sapiens Parque, em Florianópolis. Nesta edição o projeto traz o tema  “As musas da Arte Clássica”.  O Museus Virtuais tem como objetivo levar cultura à comunidade através de um tour virtual por museus e galerias do mundo, através do Google Art Project, uma ferramenta do Google que proporciona a visão 360° dos museus. 



A visita é conduzida por um arte-educador que convida os visitantes a conhecerem obras de renomados pintores, como:  Michelangelo, Botticelli e Leonardo  da Vinci. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Maratona Cultural (http://www.institutomaratonacultural.com).


Tropical Tambaú - João Pessoa - PB

SECRETARIA DE TURISMO



Invejo um estado que possui uma secretaria de turismo atuante e uma assessoria de imprensa competente, justamente porque o secretário trabalha. Desta vez a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco já está se articulando para que Recife seja a cidade escolhida como o primeiro Hub – centro de conexões de voos domésticos e internacionais - do Nordeste para o grupo Latam Airlines (das companhias aéreas Tam e Lan). O grupo anunciou, na última sexta (dia 17), que está realizando um estudo de viabilidade para operacionalizar a ampliação de sua atuação. Entre os critérios que serão analisados estão localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento, bem como fatores como competitividade de custos. Além da posição estratégica geográfica de Pernambuco, recentemente o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre foi escolhido, pela Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal, como o melhor aeroporto do Brasil.



Entre as vantagens para atrair o hub está a possível concessão de benefícios fiscais sobre o combustível. Inclusive, já está em tramitação um acordo com a Tam para o voo internacional Recife/Buenos Aires, cuja operação foi iniciada em janeiro deste ano. Uma contrapartida da companhia é o reforço no número de voos ligando Recife a outros destinos.“Para o passageiro, uma grande vantagem é viajar, partindo do Recife, em voos com tempos menores para a Europa, sem precisar ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, além de aumentar as possibilidades de escolhas de conexões e horários”, comenta Carreras.



Além do Recife, o estudo do grupo analisa outras duas cidades, Fortaleza e Natal. A previsão é que a escolha seja feita até o fim deste ano, para que as operações comecem em dezembro de 2016. No próximo dia 5 de junho, será inaugurada a nova rota Recife – Cabo Verde. Com ela, Pernambuco passará a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor, e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo.




PERNAMBUCO NA WTM 



Dando continuidade ao calendário de feiras e eventos de 2015 para promover o turismo no Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, participa da World Travel Market (WTM) - Latin America, que acontece em São Paulo. Paralelamente ao evento, está sendo realizado o 43º Encontro Comercial da Braztoa. A WTM é a principal feira do setor de viagens e turismo da América Latina, é um evento focado na promoção dos destinos da região para profissionais de turismo internacionais. Neste primeiro dia do evento (22), o turismo pernambucano recebeu a premiação “Travelers Choice Ilhas 2015”, promovido pelo portal Trip Advisor.



Neste mesmo dia 22, durante a feira, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife lançou seu novo portal e aplicativo (www.turismonorecife.com.br), onde os internautas podem encontrar informações sobre a cidade e seus principais atrativos, gastronomia, acomodações, clima e temperatura. Todas as informações estão disponíveis em português e inglês.



Já neste dia 23, quinta-feira o Governo de Pernambuco realiza uma homenagem e premia o Superintendente da Infraero em Pernambuco, Alexandre Silva, pelo título de melhor Aeroporto do Brasil.



ABRAJET


Clique na imagem para ampliá-la

A Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Miriam Petrone é presença marcante na WTM. "O dia está sendo mais do que corrido e extremamente proveitoso" afirma a jornalista. Nas fotos com o Prefeito de Socorro, André Bozola, também presidente da APRECESP, onde fechou acordo de cooperação para a realização do Fórum de Turismo, com Marcio Favila, da OMT, Secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, Marco Antonio Lomanto, Vicente Neto, Presidente da Embratur, e Bruno Omori, Presidente da ABIH SP, candidato a presidente nacional da entidade. Segundo Miriam, este encontro oferece a todos os participantes uma série de oportunidades imperdíveis para fechar negócios, fazer contatos e estreitar relações com serviços, empresas de viagens e destinos do mundo.

FESTURIS NA WTM





Também na WTM os diretores do FESTURIS GRAMADO. Na foto com o novo Ministro do Turismo, Henrique Alves, a Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk e o Secretário de Turismo de Porto Alegre, Luis Fernando Moraes.




CERÂMICAS MARAJOARAS



Benigna Soares, gerente de Promoção da Setur-PA, Cínthia Marques, coordenadora Geral  de Eventos e Luciana Fernandes, da Diretoria de Marketing do MTUR,  com Fabiola Ramos,  gerente de Turismo, Negócios, Eventos e Incentivos da Setur-PA e Bruno Reis, diretor de Mercado para a Europa

Duas peças raras do artesanato marajora e tapajônico integram uma exposição que o Ministério do Turismo (MTUR) apresenta no espaço Brasil da World Travel Marketing Latin America (WTM) e 43º Encontro Comercial Braztoa. O evento reune quase 7 mil visitantes, entre hosted buyers, imprensa especializada, prestadores de serviços, representações institucionais entre outros profissionais de turismo e público visitante, principalmente da América Latina. As peças representativas do artesanato do Pará são ma cerâmica tapajônica, único legado dos índios Tapajós, cujo registro nos diz que viveram ao longo do rio Tapajós, do século XVI ao XVIII, sendo sua origem desconhecida. As peças de artesanato são de autoria de Sineia Pereira Hosana (Urna Joanes) e de Raimundo Ademar Zaranza Dias (Cerâmica Tapajônica).



CONVENTION & VISITORS BUREAUS 


A convite do Presidente da Associação Latino Americana e Caribe – Miguel Harraca, Márcio Santiago de Oliveira - Presidente da Confederação Brasileira de C&VBx passa a integrar a diretoria daquele importante órgão que tem por missão unir todos os C&VBx destes dois continentes.



PARÁ NA WTM


Outra Secretaria de Turismo extremamente atuante é a do Pará, que é a entrada principal para um dos destinos turísticos mais desejados do mundo, a Amazônia. Detentor de cerca de 50% de todos os atrativos naturais da Pan-Amazônia, o estado localiza-se na região Norte do Brasil e é considerado a Obra-Prima da Amazônia. Uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer melhor o Pará é a WTM Latin America, o mais importante evento business-to-business (B2B) da América Latina, que termina nesta sexta-feira no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Durante o evento a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai apresentar os produtos das principais regiões turísticas do Pará: Belém, Marajó e Tapajós.  A exposição do Pará vai ser no estande A10, compartilhado com o Ministério do Turismo.


CLUBE DE TURISMO



A rede de franquias de agências de viagem Clube Turismo realizará nos dias 12, 13 e 14 de junho a segunda edição do ProClube, encontro nacional de franqueados da marca em todo o país. Entre os principais objetivos do evento estão a capacitação do franqueado e a integração entre franqueados, franqueadora e fornecedores, possibilitando a troca de experiências vivenciadas em diferentes mercados no Brasil. Com foco em inovação e planejamento, serão realizadas palestras e workshops que buscam traçar estratégias para aproveitar o bom momento que a franqueadora vive em 2015. A segunda edição do ProClube conta com o apoio de 14 fornecedores consolidados no setor de turismo e viagens. O público estimado para o evento é de aproximadamente 150 participantes representando franquias de todas as regiões do Brasil. 

19° EXPOVINIS


A vinícola catarinense Villa Francioni, estará presente novamente em mais uma edição da  Expovinis - edição 2015, num ano emblemático, em que a empresa comemora 10 anos do início da comercialização dos primeiros rótulos. Durante o evento serão oferecidos vinhos para degustação das três linhas de produtos:  VF, Joaquim e Aparados. A empresa,  com sede em São Joaquim, na serra catarinense, lançará durante o evento o VF Chardonnay, Lote III, safras 2013/2014. O rótulo VF Chardonnay, Lote I, foi escolhido como o melhor da categoria em 2006, no Prêmio TOP TEN da Exponivis. Ainda durante o evento, a vinícola estará participando do Prêmio Melhores do Vinho, promovido pela revista Prazeres da Mesa. Durante o coquetel e entrega de prêmios, o vinho Joaquim Tinto safra 2011, será um dos rótulos degustados.


hoje a produção anual da Villa Francioni fica em torno de 160 mil garrafas, Neste momento, acontece a colheita nos vinhedos próprios da empresa, numa área de 25 hectares, que deve se estender até o final do mês. Os vinhedos estão localizados numa altitude de 1.260 metros acima do nível do mar. O projeto inovador e diferenciado da vinícola idealizada pelo fundador, já falecido, Dilor Freitas, foi construído em seis níveis, diminuindo as transferências mecânicas.  Os níveis 5 e 4 da empresa são utilizados para a fermentação do vinho que é levado aos andares inferiores naturalmente através da força da gravidade, em tubulações de aço inoxidável. 


O processo de engarrafamento é todo automático. A colheita é totalmente manual, realizada somente em horários de temperaturas mais amenas, eliminando a possibilidade de fermentação precipitada. Todo processo de produção da vinícola, classificada como boutique, foi idealizada a partir dos melhores processos de regiões produtoras do mundo. E um dos principais objetivos ao longo destes anos também foi alcançado: o fomento ao enoturismo. Em média, por mês, cerca de 3 mil visitantes visitam a Villa Francioni, vindos dos mais diferentes estados e também do exterior. As visitas guiadas acontecem todos os dias do ano, em três horários. Para degustar, conhecer a história e o processo de elaboração dos vinhos, basta acessar ao site www.villafrancioni.com.br e fazer a reserva.


FAMTUR RURAL


Representantes do trade turístico de Joinville, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, da Instância de Governança Caminho dos Príncipes e do Viva Bem Aqui – Sindicato dos Hotéis, Restaurante, Bares e Similares de Joinville e Região, participaram de um famtour pela área rural da cidade.  O roteiro incluiu visitas às propriedades do produtor Ango Kersten, na Estrada Bonita, ao Rancho Alegre, na região do Piraí, e ao Recanto das Arrozeiras, no bairro Vila Nova. A iniciativa da Fundação Turística de Joinville teve como objetivo mostrar às entidades representativas do setor, algumas das atrações oferecidas pelas propriedades da região.


Entre os aspectos observados pelos visitantes, destaque para a diversidade de opções de lazer, a poucos quilômetros do centro da cidade; a boa infraestrutura das propriedades; bem como a qualificação e o engajamento dos produtores rurais. A presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Aurea Pirmann, enfatizou a importância do turismo rural para o desenvolvimento de toda a cidade: “Os produtores estão interessados em investir, se envolvendo e fomentando o desenvolvimento da região como todo. O turismo rural é uma atividade rentável, sustentável e alinhada com a vocação dos familiares de cada propriedade”.



CLIQUE AQUI OU NOS LINKS ABAIXO PARA LER DEMAIS ARTIGOS