quarta-feira, 20 de maio de 2015

BRASIL SABOR

BRASIL SABOR


O Brasil Sabor, considerado o maior festival gastronômico do planeta, envolve 73 restaurantes catarinenses e traz outra vez ao vão do Beiramar Shopping, em Florianópolis, a Arena Gastronômica. A abertura do espaço aconteceu ontem, quarta-feira (20), às 19h30. No coquetel houve o lançamento do livro Segredos dos Chefs, com todas as receitas dos pratos preparados exclusivamente para o evento. A Arena segue até o dia 31 de maio e conta com uma cozinha gourmet, onde os chefs elaboram suas receitas diante do público a partir dos finais de tarde. Diariamente, a Arena Kids terá durante as tardes, entre as 14h e as 19h, opções para as crianças realizarem oficinas de cupcakes entre outras atividades de recreação. Outros eventos também estão programados, como a etapa catarinense do campeonato Brasileiro de Coquetelaria, no dia 25, a partir das 18h, o encontro da Confraria do Vinho no dia 26 (terça) e uma oportunidade de degustar cervejas artesanais.


BNT MERCOSUL


Faltando dois dias para a realização de uma das mais importantes feiras de negócios turísticos da América Latina, a Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul, que acontece em Itajaí, SC, o Parque Colina conclui os últimos preparativos para apresentar suas atrações para os agentes de viagens, operadores e imprensa convidada. Localizado em Nova Trento, principal roteiro de turismo religioso do estado, é referência no que diz respeito a atrativos do 
turismo convencional aliado ao religioso. Distante cerca de 40 minutos de Itajaí e próximo a cidades como Florianópolis, São João Batista, Brusque, Balneário Camboriú e Itapema, pode ser incluído em roteiros de passeios de curta duração.


O empreendimento participou do evento em 2013 quando recebeu o título de melhor estande da feira. Naquela ocasião, também mostrou com exclusividade aos profissionais de turismo a primeira estátua que compôs o Museu de Cera Sacro – considerado o único do gênero do país. Desde a implantação do museu no parque o número de visitas tem crescido consideravelmente justamente pela perfeição das imagens expostas, é o caso da estátua do 
Papa João Paulo II e a de Santa Paulina. Inclusive a diretoria do empreendimento estuda a encomenda de novas personalidades católicas.


Em seu estande, o Bondinhos Aéreos Parque Colina também apresentará a estrutura que integra o empreendimento como o passeio nos modernos bondinhos aéreos – de fabricação suíça - que permitem uma vista privilegiada da região do Santuário de Santa Paulina e da praça central do bairro do Vígolo.


Após a travessia os visitantes podem ir até o mirante, ter momentos de paz e reflexão na fonte de mármore com a estátua de bronze da Santa e velário. Também encontram um painel artístico que traz a história da Santa Paulina e no final do passeio podem ir até a capela dedicada a Nossa Senhora da Paz que contém ainda uma revoada de pássaros de cristal em seu interior. 


Na chegada ao parque, destaque também para o tour realizado com o Bonde 
Turístico – veículo que remete aos antigos bondes ingleses dirigido por um motorneiro vestido a caráter – que circula entre os principais pontos turísticos do bairro em que viveu Santa Paulina.


BEM RECEBER


Saber se relacionar de forma adequada e cordial no ambiente de trabalho é um dos fatores que contribui para o crescimento de todo profissional. E para apresentar dicas de etiqueta, boas maneiras e respeito às regras sociais, o Viva Turismo – projeto que oferece capacitação gratuita aos profissionais da área de turismo e eventos, vai realizar a oficina “A Arte de Bem Receber”. O evento acontece dia 21 de junho, das 8:30 às 12 horas, na Sociedade Harmonia Lyra (Rua XV de Novembro, 485 – Centro) e será conduzido por Bernadéte Costa, assessora da direção geral na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e presidente da Associação Confraria das Letras. O encontro é gratuito, aberto ao público em geral e vai oferecer aos participantes práticas e experiências de como receber bem em casa, no escritório e em eventos corporativos. Os interessados em participar da oficina, podem se inscrever gratuitamente pelo site: www.eventosemjoinville.com.br.


20 ANOS DE ROMANCE


Partindo do conceito “Romance é a nossa praia”, a Quinta do Bucanero (Praia do Rosa/SC) - eleita Pousada do Ano 2014/2015 pelo Guia Quatro Rodas – dá início às comemorações de 20 anos.

Clique na imagem para ampliá-la 

O lançamento de um hot site -  http://www.bucanero.com.br/hotsite/index.html  - que relembra a concepção da pousada, desde o projeto arquitetônico até a proposta de unir conforto, preservação ambiental e vivências inesquecíveis, é a primeira de uma série de ações que a Quinta do Bucanero está empreendendo para celebrar suas duas décadas. Conhecida como uma das primeiras a trabalhar com foco no segmento de casais e no chamado luxo contemporâneo, a pousada vem obtendo reconhecimentos importantes, como do New York Times, National Geographic Traveller, Condé Nast Traveller, entre outros.

Clique na imagem para ampliá-la

Partindo do conceito “Romance é a nossa praia”, o hot site  conta com depoimentos de clientes fiéis - que se apaixonaram pela pousada e voltaram muitas vezes, como é o caso do ex-piloto Raul Boesel - e aqueles que elegeram o Bucanero para fazer o clássico pedido de casamento ou para passar a lua de mel dos sonhos. 


As comemorações seguem até dezembro, mês do aniversário. “Teremos outras novidades, como gastronomia alusiva à data, promoções e mais depoimentos de hóspedes. Queremos um ano dinâmico”, adianta Jackie Biazus, proprietária. 

CASA DA MEMÓRIA


Nesta segunda-feira, dia 18 de maio, foi comemorado o Dia Internacional dos Museus. Em Piratuba a data não passou em branco e uma Mostra de Filmes Infantis está sendo realizada. Mais de 10 opções audiovisuais estão disponíveis para o público que pode visitar a Casa e assistir as produções sem pagar nada. A Mostra segue até o dia 28 deste mês e de acordo com a historiadora responsável pela Casa da Memória, Karen Kirst, muitas pessoas já agendaram a visita. “Estamos recebendo alunos de todas as escolas e do CRAS do município. 


Também já temos confirmadas as presenças de escolas de Zortéa, Capinzal e Concórdia”, conta ela.A Casa da Memória atende diariamente das 07:30h às 11:30h e das 13:30h às 17h. Karen destaca que quem puder, deve ir até o local para ver os filmes. “Temos disponíveis filmes de comédia, suspense, musicais, entre outros. São produções selecionadas pela Mostra Catarinense, ou seja, vale a pena conferir”, convida Karen.

FESTIVAL FOLCLÓRICO



Nesta próxima segunda-feira, dia 25, Piratuba será o palco da abertura oficial do Congresso Sul-americano de Folclore, Dança e Tradição, que vai reunir grupos da Costa Rica, Equador, México, Argentina, Colômbia e do Peru. As atividades serão realizadas no Centro de Eventos a partir das 09h da manhã. Durante o dia os bailarinos e coreógrafos vão ministrar palestras aos participantes. Os figurinos, a cultura e estilos de dança serão apresentados. À noite, a partir das 20h, os grupos farão mostras de dança, com apresentações variadas. A programação é aberta ao público de todas as idades e não haverá cobrança de ingressos. O Festival é promovido pela Universidade de Passo Fundo – UPF e roda por várias cidades. Em Piratuba ele será realizado através da parceria entre a Fundação de Cultura e Associação de Hotéis do município.


CULTURA DA UVA


O evento, organizado pela Epagri e pela Secretaria de Agricultura de Piratuba, foi realizado na última sexta-feira, dia 15, no Centro de Eventos. Produtores de uva, técnicos da Epagri e municipais participaram. De acordo com o técnico da Epagri José Luiz Fontanella, que atua em Piratuba, o seminário teve o objetivo de levar conhecimento aos agricultores e profissionais que trabalham com a fruta. Foram abordados temas relacionados ao cultivo da uva, tecnologias alternativas de produção, doenças e pragas que atingem as videiras catarinenses, o controle delas e o manejo que garante mais qualidade nas parreiras. 


Além dos produtores e profissionais de Piratuba, também participaram produtores dos municípios de Ipira, Peritiba, Alto Bela Vista, Presidente Catello Branco, Concórdia, Irani, Ouro e Capinzal. Cenário local: Piratuba é uns dos primeiros municípios do sul do país, em condições naturais, a iniciar colheita da uva, que acontece a partir da segunda quinzena de novembro e se estende até o início de janeiro. A produção de uva do município se destinada ao consumo in natura.


CRISE TRANSPORTE TURÍSTICO


O setor de transporte de passageiros vive uma crise sem precedentes em todo o país, tanto para viagens turísticas como para o fretamento de colaboradores, estudantes e linhas intermunicipais e interestaduais. Esta constatação e o apontamento de soluções foram os principais temas discutidos durante o 5º Encontro da Associação das Empresas de Transporte 
Turístico e Fretamento de SC (Aettusc), encerrado no último domingo (17), no hotel Cuper, em São José. Na abertura do evento, Nilton Pacheco, presidente da entidade, alertou que três em cada cinco empresários afirmam desejar abandonar o negócio. “São insumos cada vez mais caros, uma carga tributária insuportável e negociações coletivas além do que conseguimos administrar”, afirmou em seu discurso. 


SEGURANÇA & MOBILIDADE

Soluções para a mobilidade urbana nos municípios de médio e grande porte do estado, além de segurança nas estradas, tributação no setor, entre outros assuntos também foram discutidos nesse 5º Encontro da Associação. A regularização do serviço de fretamento como alternativa para a locomoção será um dos principais temas, já são poucos os municípios que incluem a modalidade em seus planejamentos. A intenção das empresas do setor é aproveitar para propor a regularização do serviço que pretende ser uma alternativa às dificuldades de mobilidade. Conforme Nilton Pacheco, presidente da Aettusc, cada ônibus fretado representa em média 21 automóveis  a menos nas ruas e utilizaria os corredores exclusivos que devem ser implantados em breve. 


COMPROMISSO COM O TURISMO


Estive circulando por 10 dias pelo Mato Grosso e participei nesta última segunda-feira da abertura da temporada de turismo naquele estado. O Compromisso com o turismo, ao contrario de SC, é imenso. Durante o encontro encontro com prefeitos, secretários municipais de Turismo e integrantes do Fórum Estadual de Turismo nesta última terça-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Seneri Paludo, reafirmou a posição do 
atual Governo, de ter no setor um de seus principais pilares do desenvolvimento econômico. "Estamos imbuídos em transformar o turismo em uma mola propulsora de desenvolvimento para Mato Grosso, assim como é o agronegócio hoje", destacou Paludo, ao acrescentar que o setor é uma das principais atividades de desenvolvimento regional, pois é nos municípios que 
ele acontece. 


Vale comentar que o lançamento oficial da Abertura Turística de Mato Grosso 2015, realizado nesta última segunda-feira (18.05), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, marcou o início de uma parceria entre o Governo do Estado e o Trade Turístico, após seis anos sem a realização do evento, que contou com as presenças de representantes do setor, de autoridades, parlamentares e do ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, Giba, e da 
comunidade que prestigiou também a exposição de municípios turísticos.


Após a solenidade oficial, o público pode conferir as exposições de artesanatos de diversas regiões de Mato Grosso, assistir à apresentação de humor da personagem comadre Pitú, acompanhar a produção de uma tela, pelo artista plástico Vitor Hugo, entre outros. 


Teve ainda a apresentação dos Mascarados de Poconé, Cururu e Siriri que trouxeram personagens do folclore mato-grossense, como o minhocão. Puderam ainda, saborear pratos típicos.


SPTURIS


Até amanhã, dia 21, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) representará a capital paulista na Imex Frankfurt, na Alemanha. A feira vem em boa hora para a metrópole que renovou, no último dia 12 de maio, o título de cidade brasileira que mais recebeu eventos internacionais durante o ano de 2014, segundo levantamento realizado pela 
International Congress and Convention Association (ICCA). 


CAPACITAÇÃO TURÍSTICA


Onze professores do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula Souza participam nesta semana do projeto-piloto de um programa de capacitação desenvolvido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP) e Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), com foco no compartilhamento de informações do mercado, visando possibilitar ampliação da visão dos docentes e, com isso, formar profissionais alinhados às necessidades do mercado de agenciamento de viagens.


Antes das primeiras palestras, os presidentes da ABAV-SP, Francisco Leme e da Abracorp, Edmar Bull, juntamente do vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV-SP, William José Périco, diretores das duas entidades e representantes das agências de viagens parceiras: L'Equipe, Accessible e Tristar. Para o presidente da Abracorp, Edmar Bull, o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e o estudo é essencial para os profissionais que desejam se destacar. 


FAÇA SEU CHOCOLATE


No Reino do Chocolate, desde o último dia 2 de maio os clientes têm uma experiência única, literalmente “colocando a mão na massa”. Trata-se do espaço “Faça seu Chocolate” no qual o cliente produz a iguaria com a possibilidade de personaliza-la. O início do processo dá-se com a escolha da forma, que tem opções de barras e figuras, que garantem a diversão das 
crianças. Em seguida vem a personalização, na qual o cliente pode escrever ou desenhar na forma que vai dar molde ao produto. Logo após é escolhido o recheio, entre diversos sabores e texturas. E ao final a cobertura – que pode ser de chocolate branco ou chocolate ao leite. 


Finalizando o processo de customização, o produto passa pelo túnel de refrigeração para que fique pronto. Enquanto isso, o visitante tem a possibilidade de visitar o Reino do Chocolate e a loja. Depois de 15 minutos o chocolate produzido com as próprias mãos já pode ser retirado. A experiência de produzir o seu chocolate está perfeitamente alinhada ao costume dos visitantes da região, de comprar o produto para presente, já que ao final o chocolate fica totalmente personalizado. O Reino do Chocolate é um espaço temático voltado para a cultura do chocolate. Nele o visitante conhece a verdadeira história do chocolate. A Caracol Chocolates, de Gramado (RS), é uma das precursoras na fabricação de chocolate artesanal e há mais de 30 anos produz o mais puro chocolate. 


JOÃO PESSOA


O Convention Bureau João Pessoa recebeu agora a pouco do Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, o resultado nacional do ranking das cidades brasileiras que mais sediaram eventos internacionais em 2013. A capital paraibana está entre os 10 destinos que mais sediaram eventos internacionais no Brasil. Foram eventos realizados dentro dos critérios da International Congress and Convention Association (ICCA), que contabilizam os eventos itinerantes, com periodicidade fixa e no mínimo 50 participantes. O excelente desempenho fez com que a cidade se mantivesse entre os TOP 10 no ranking da EMBRATUR/ICCA.


O Diretor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena afirmou que “Essa posição do destino deve ser fator motivador para que a cidade de João Pessoa conquiste melhores posições em 2015, se equiparando com outros destinos tradicionalmente reconhecidos. Ainda segundo Lucena, para 2015, a expectativa é animadora devido a parceria sólida com o Convention Bureau na captação de congressos e em relação aos eventos internacionais que irão ser realizados na cidade, a exemplo do Internet Governance Forum - IGF, trazendo uma perspectiva de avanços com a conclusão definitiva do nosso Centro de Convenções pelo Governador Ricardo Coutinho". Nesta pesquisa, João Pessoa teve destaque ao lado de Salvador, Fortaleza e Natal e ficou a frente de cidades brasileiras consolidadas no 
turismo MICE.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa


SÃO JOÃO 2015


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e Empetur, lançou, a Convocatória do Ciclo Junino 2015. Uma das principais novidades é que neste ano apenas artistas pernambucanos, ou radicados no estado há, no mínimo, seis meses, poderão participar da convocatória. As inscrições poderão ser 
feitas até o próximo dia 25 de maio. Através deste instrumento serão selecionadas as atrações das festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro nos municípios de todas as regiões do Estado. A convocatória detalha informações importantes a respeito da inscrição, da documentação necessária, dos prazos e do processo de seleção, entre outras. 


No dia 2 de junho será divulgado o resultado da análise preliminar, e os artistas que não forem selecionados terão 48h para resolver as pendências de documentação. Já a lista de propostas habilitadas será anunciada no dia 9 de junho. O secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, ressaltou a força da Cultura pernambucana no Brasil e no exterior. Segundo ele, Pernambuco tem potencial para realizar uma grande festa apenas com nomes da terra. “Estamos trabalhando de forma integrada, Turismo e Cultura, para fazer um São João rico e tradicional, e que garanta a identidade da nossa festa. Vamos fortalecer não só os artistas pernambucanos, mas também o turismo interno”, avaliou Carreras.


ROMARIA


A programação da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio segue nesse próximo final de semana. No sábado (23), acontece a Romaria dos Jovens e a Jornada Diocesana da Juventude, com saída da Catedral de Pedra às 8h30min. Neste dia o evento é dedicado aos jovens, mas conta com a participação de pessoas de todas as idades, que percorrem o percurso de 7km, até o Santuário de Caravaggio a pé ou de bicicleta. Jovens de toda a Diocese de Novo Hamburgo participam. Na chegada, a tradicional Missa Campal, que sempre emociona pela participação dos jovens nos cantos e nas leituras e, neste ano, o Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel estará presidindo a celebração. Adoração, confissões e a programação festiva com sombras, Xbox (com Kinect) e cantando no chuveiro no chuveiro serão atrações após o almoço. 


O encerramento será com o jovem cantor mineiro, Davidson Silva, que desde a infância teve uma forte ligação com a música.  Em 2003, Davidson Silva ingressou na Comunidade de Aliança Shalom e, a partir de então, direcionou sua vida para a contemplação, vida fraterna e apostólica, segundo o carisma de sua vocação, com a missão de evangelizar através da música. Davidson Silva é considerado, na atualidade, uma das vozes mais bonitas da música 
católica. Incentivar a fé, a devoção e o amor a Cristo e à sua Mãe são objetivos maiores do evento, que usa a linguagem do público-alvo, procurando chamar a atenção do mesmo e trazer um grande número de jovens e crianças para o Santuário, neste dia. A realização da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio é da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela.


SECRETÁRIOS DE TURISMO


A Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul (Asturs) acertou durante encontro com o secretario de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Setel), Juvir Costella, o calendários dos eventos do setor nos quais as cidades contarão com a presença e o apoio do órgão estadual até o final deste ano na promoção turística dos destinos gaúchos. Participaram do encontro a presidente da Asturs e secretários de Turismo 
de Gramado, Rosa Helena Volk, e os secretários de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, de Garibaldi, Ivane Fávero, de Caxias do Sul, Adriana Lucena e de Nova Petrópolis, Daniel Camargo. 


Entre os eventos nacionais definidos constam a BNT, em Camboriú (SC), o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), a Feira das Américas/Congresso da ABAV, em São Paulo (SP), a Expointer, em Esteio e o Festival de Turismo de Gramado (RS). Os eventos internacionais definidos pela Setel foram a Feira Internacional de Turismo (FIT), em Buenos Aires (AR) e Feira de Turismo do Paraguai (FITPAR), em Assunção. 

KUROTEL


Rochele Silveira fará uma palestra sobre a expertise do Centro Médico em integrar experiência médica dentro de um complexo de Bem-Estar
No dia 28 de maio, Rochele Silveira, representante do Kurotel – Centro de Longevidade e SPA vai integrar o corpo de palestrantes do Forum Hotel & SPA Paris. O evento, que acontecerá na capital francesa, é um ponto de encontro para os cento e vinte principais representantes da indústria de SPAs, hospitalidade e bem-estar da Europa e do mundo. Rochele irá representar também a América do Sul no encontro.


O Fórum Hotel & SPA Paris acontecerá no legendário Hotel Georges V. O prédio histórico, datado de 1928, foi escolhido por ser referência no atendimento aos hóspedes, além de contar com uma decoração composta por elementos e referências do século XVIII. Esta, que será a oitava edição do fórum, terá como tema a “Perfeição”. O encontro tem como objetivo criar uma oportunidade única para que os líderes globais debatam tendências e evolução do mercado, além de abrir espaço para palestras, apresentação de cases e troca de ideias. Em sua apresentação, Rochele Silveira falará sobre como entregar experiência médica dentro do ambiente de SPA de Destino, serviço que é realizado pelo Kurotel há mais de 30 anos. O objetivo é mostrar a atuação do Centro Médico na área e compartilhar com representantes do mundo o trabalho realizado por uma equipe transdisciplinar.


 Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem-estar).