domingo, 24 de maio de 2015

FESTA DAS FLORES

FESTA DAS FLORES


BNT Mercosul, consagrado evento de turismo, reuniu profissionais do setor e promoveu atrativos do Estado. Terminou neste sábado a 21ª edição da BNT Mercosul - Feira de Negócios Turísticos do Mercosul. O evento foi realizado no Centreventos Itajaí, em Itajaí (SC), e congregou agentes de viagem, operadores, profissionais e jornalistas de turismo vindos de todas as regiões do Brasil e, também, dos países do Mercosul. 


Neste ano, uma das novidades da BNT Mercosul foi um evento especial para o lançamento das festas tradicionais de Santa Catarina, para todo o trade turístico. A 77ª Festa das Flores de Joinville, que acontece entre os dias 17 e 22 de novembro, no Complexo Expoville, foi um dos destaques deste momento especial. 


Além da presença da rainha e princesas, o espaço da Festa das Flores foi personalizado pela AJAO (Agremiação Joinvillense dos Amadores de Orquídeas). Já o sabor das tradições de Joinville foi representado pelas empadas Jerke e pelo chopp gelado.



CÃES GUIAS



Entre as inúmeras opções e novidades da indústria de viagens e turismo, os participantes da BNT Mercosul conheceram durante os dois dias do evento, mais a respeito do trabalho dos cães-guia através da Escola de Cães-Guias Helen Keller de Balneário Camboriú (SC). “Participar de uma feira do porte da BNT Mercosul voltada para o seguimento de turismo é muito importante para reforçarmos o livre acesso dos cães-guia garantido através da Lei nº 11.126. Além de conscientizarmos a sociedade a respeito do nobre papel desses cães de serviço”, destaca o presidente da escola Paulo Bernardi. Atualmente no Brasil são mais 6 milhões de deficientes visuais e menos de 100 cães-guia treinados em atividade. Somente na lista de espera da escola, são quase 3 mil pessoas cadastradas para obter um cão-guia e, dessa forma, terem a oportunidade de se integrar à sociedade.

ESCOLA HELEN KELLER 



A escola é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, sediada em Balneário Camboriú, SC, e a primeira escola da América Latina ligada à Federação Internacional de Cão-Guia. Trabalha graças ao apoio de voluntários para aumentar de forma significativa à mobilidade e a independência dos portadores de deficiência visual através do auxílio de cães-guia. Realiza todas as etapas de treinamento com esses animais até a adaptação com as pessoas cegas. Os deficientes visuais que recebem o cão-guia não pagam nada por ele. Para poder continuar com os treinamentos a escola depende de patrocínios e doações, entre no site e saiba como ajudar. Para conferir toda a feira, CLIQUE AQUI.



FESTA CABOCLA




Os preparativos estão em andamento, para a realização de mais uma Festa da Cultura Cabocla de Piratuba, já tradicional na comunidade de Zonalta. Como em anos anteriores, o evento dever reunir moradores locais e da região que fazem um resgate histórico e cultural relembrando as atividades e os costumes dos primeiros moradores do interior de Piratuba, os caboclos, que saíram da região de Montenegro, Taquari e Paverama, no RS. A confraternização vai contar com a participação de trovadores, cantores, gaiteiros e violeiros se reuniram para relembrar a cultura e as tradições antigas. A programação inicia já pela manhã com a Missa Cabocla, às 09h. Em seguida os artistas presentes iniciam as cantorias e trovas. Ao meio-dia a comunidade serve o almoço com comida típica cabocla. No início da tarde, mais apresentações culturais e na sequência, matinê com a Banda Cid Moreira e a Banda Sistema Antigo.



MARATONA DE MONTANHA


O belo cenário da Mata Atlântica, a variedade de trilhas e a diversidade de terrenos da região do Piraí, área rural de Joinville, foram determinantes para atrair uma das etapas nacionais da K21 Series, maior circuito mundial de corridas de montanha. Neste ano, a K21 Series realizará sete etapas no Brasil, sendo que a de Joinville será a única na região Sul. O evento acontecerá no dia 14 de junho, a partir das 9 horas. O local de partida e de chegada da prova será o Vale do Ouro Restaurante e Pousada, propriedade localizada na Estrada do Salto, região do Piraí.


O circuito terá, ao todo, 21 quilômetros, mas os participantes também poderão optar por percursos de cinco ou dez quilômetros. E para prestigiar o evento e representar as tradições de Joinville, a Rainha e Princesas da Festa das Flores estarão presentes, fazendo a entrega de medalhas aos corredores. As inscrições para a etapa da K21 Series, em Joinville, estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de junho, pelo site www.k21series.com/joinville. 
Outras informações também estão disponíveis no Facebook, na página do evento K 21 Series Joinville. De acordo com os organizadores, a expectativa é que cerca de 400 atletas estejam presentes, vindos de diversas partes do Brasil. Corredores da Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina já confirmaram participação.


FESTIVAL JPA


Os diretores do Festival do Turismo de João Pessoa, Breno Mesquita e Claudio J S Junior, visitaram a Embratur e o Ministério do Turismo, em Brasília. A intenção foi apresentar o evento e convidar os dirigentes dos órgãos para participarem do Festival. Durante as reuniões, na Embratur com Gilson Lira, paraibano, diretor de Mercados Internacionais da Embratur, e a outra no MTur com Alberto Alves, secretário executivo do Ministério do Turismo, foram elencados pontos que mostram a importância do evento para o turismo do Brasil e, em especial, para o Nordeste. Os diretores do Festival JPA estão também agendando uma reunião com o ministro do Turismo, Henrique Alves.

Tropical Tambaú Resort

O Festival conta com expositores de vários países e é considerado no mercado o maior evento do turismo do Norte e Nordeste, reunindo mais de 2,7 mil profissionais do segmento. Na opinião dos expositores, o evento tem sido um grande fator para a divulgação de novos roteiros e produtos, com resultados quase que imediatos. A cada nova edição está havendo bastante interesse dos agentes e operadores do Nordeste, que vislumbram no evento uma oportunidade de intercâmbio com novos fornecedores e capacitações. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


OPERADORAS NA PARAÍBA


Um grupo de 12 diretores das principais operadoras de turismo do Uruguai desembarcou em João Pessoa nesta última quinta-feira (21) para uma visita técnica na rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos da capital paraibana e a Costa do Conde. No sábado (23), quatro jornalistas de dois dos mais conceituados veículos de comunicação uruguaios (Canal 4, programa Em Foco, e Revista Galeria - Semanário Búsqueda), chegaram para conhecer a infraestrutura turística da cidade e produzir reportagens especiais sobre a Paraíba.


Essa é uma ação inédita no Estado coordenada pela Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), em parceria com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e que localmente conta com o apoio do Convention Bureau de João Pessoa, iniciando um processo de aproximação com operadoras do Uruguai para que vendam o ‘Destino Paraíba’ para os turistas daquele país. 


O técnico de Mercados Internacionais da Embratur, Eduardo Martins, já esta em João Pessoa para definir todo o processo de organização dos roteiros e a sua logística e acompanhar o grupo de operadores. De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino Cavalcanti, a Paraíba está abrindo uma nova frente nos mercados do Mercosul e começará a investir em divulgação no Uruguai, assim como tem sido feito na Argentina ao longo dos últimos quatro anos.


Na opinião da executiva, a chancela da Embratur mede a importância e a seriedade com que a vinda dos operadores e jornalistas uruguaios está sendo encarada para a formatação de um novo destino no Nordeste para os turistas da região.Ruth Avelino disse que o Chile também é uma proposta pertinente no sentido de iniciar ações de divulgação do ‘Destino Paraíba’. Entre os diretores das operadoras uruguaias estará um executivo do Grupo LATAM, companhia aérea integrada pela LAN Chile e TAM Linhas Aéreas, e que desenvolve um processo de expansão em mercados emergentes no Nordeste. “Há uma excelente expectativa para a Paraíba entrar em um roteiro que incluiria também Recife e Natal, que seria oferecido aos turistas com um pacote de uma semana nas três capitais nordestinas”, pontuou a executiva.



BRASIL PROMOTION DAY



Na quinta-feira 28 de maio, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil participará do Brazil Promotion Day – Rio de Janeiro, no Centro de Convenções SulAmérica. Além de estande na feira, que começa às 10h, a ABEOC promoverá suas palestras gratuitas, com a presidente Ana Claudia Bitencourt e o convidado Philipe Campello, subsecretário de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro. A versão itinerante da maior feira de Marketing Promocional do país acontece entre 10h e 20h.

CAFÉ COM NEGÓCIOS



Falando isso, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos Estadual Santa Catarina – ABEOC SC irá realizar o encontro Café de Negócios. Todos os associados e interessados do trade estão convidados a comparecer n o Hotel InterCity, na próxima terça-feira, 26 de maio, a partir das 08h30min. O evento tem entre seus principais objetivos apresentar o Plano de Trabalho da Gestão 2015-17 e promover networking e negócios entre seus associados e convidados, além de destacar os benefícios de ser uma empresa associada à ABEOC Brasil e do Selo de Qualidade. “Este é o marco de apresentação dos trabalhos já realizados até aqui. Vamos também apresentar propostas e ouvir as sugestões e necessidades dos associados, para cada vez mais, termos um setor forte e atuante em Santa Catarina”, adianta o presidente da ABEOC Brasil – SC, Lucas Schweitzer. “Este formato de evento passará por todas as regiões do estado, através das nossas Diretorias Regionais recém criadas”, completa.



FESTURIS GRAMADO



Em recente viagem à Colômbia e Peru, o Diretor do FESTURIS, Eduardo Zorzanello e a Gerente Comercial, Rose Ott, cumpriram importantes encontros com empresários do mercado de turismo, prospectando novos clientes destes destinos e fortalecendo o relacionamento com as empresas do setor. Na Colômbia, reuniões com importantes instituições do segmento, tais como: Pró-Colômbia, Anato - Associação Colombiana de Agencias de Viagens e COTELCO - Associação Hoteleira e Turística da Colômbia. No Peru, participaram da PTM - Peru Travel Mart, considerada a principal Feira de Turismo do País, onde formalizaram a participação peruana na 27ª edição do evento que acontece em Gramado de 5 a 8 de novembro deste ano. A internacionalização do FESTURIS vem ampliando a cada edição, reflexo do intenso trabalho que tem sido realizado pela organização do evento, com participação nas principais feiras de turismo do mundo.




MELHORES DESTINOS


Falando nisso, Gramado (RS), continua sendo um dos destinos mais procurados por brasileiros, aponta levantamento divulgado pelo site de viagens Trip Advisor. Esses mesmos destinos estão entre os mais desejados, conforme estudo do Ministério do Turismo.A pesquisa do Trip Advisor mostrou, ainda, que 52% dos viajantes vão gastar mais nas férias deste ano do que nas do ano passado. Cerca de 30% dos entrevistados disseram ter reservado uma média de R$ 3 mil para gasto por pessoa e 45% pretendem permanecer no destino entre sete e 10 dias. Pretendem estender a viagem por um mês apenas 3% dos entrevistados, indicou também a pesquisa. Confira o ranking: 1º Gramado, 2º Orlando, EUA, 3º- Bariloche, Argentina, 4º Santiago, Chile, 5º Nova York, EUA, 6º Rio de Janeiro, Brasil, 7º Paris, França, 
8° Fortaleza, Brasil, 9º Natal, Brasil e 10º Cancún, México. E minha casa em Gramado continua sendo o melhor Resort de Montanha do Brasil. 


ROMARIA EM CANELA


O lindo céu azul iluminava o amanhecer em Canela, quando jovens canelenses e de várias cidades que compõem a Diocese de Novo Hamburgo chegavam na Catedral de Pedra para a Romaria dos Jovens e Jornada Diocesana da Juventude, que fazem parte da programação da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Desde antes do amanhecer, centenas de pessoas fizeram o trajeto aproveitando a folga do sábado para agradecer e pedir graças a Nossa Senhora de Caravaggio. Na chegada da Romaria, o Bispo Diocesano D. Zeno Hastenteufel e padres de várias paróquias, juntamente com as crianças da catequese e milhares de fiéis recepcionaram os romeiros aos som do Hino de Nossa Senhora de Caravaggio. Os organizadores da Romaria e Festa de Canela estimam que, desde o dia 3 passado, quando aconteceu a Cavalgada da Fé até dia 26 de maio, mas de 100 mil pessoas passem pelo Santuário de Caravaggio de Canela. A realização da 55ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio é da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Canela.

MUITA NEVE EM USHUAIA


Esta temporada será fenomenal em Ushuaia. Ontem mesmo nevou demais. Meu grande piloto (Heliushuaia) Edelio Osvaldo Mella, me manda duas fotos com a super nevada. Minha estação preferida, Cerro Castor sede oficial do Interski 2015, está um espetáculo.


Já o e o Mario (Brasileiros em Ushuaia) já está com tudo preparado para nos receber para está próxima temporada de ESQUI que começa dia 21 de junho. 


E se você não reservou hotel, é bom se adiantar porque a rede hoteleira está quase completa. O Cilene del Faro é o ponto de encontro dos brasileiros por lá, aos cuidados da nossa anfitriã Ana Lucia, que é de Blumenau. 


NOITE MAIS LONGA


Falando nisso, já neste próximo dia 06 de junho é celebrado em Ushuaia a uma festa muito importante a "A noite mais longa (os dias são curtos no inverno em Ushuaia) é também o marco da abertura da temporada de inverno 2015 no Fim do Mundo. A noite mais longa do ano acontece por conta do solstício de inverno no hemisfério sul onde o sol estará sobre o horizonte aproximadamente das 10hs às 17hs. A Prefeitura de Ushuaia como todos os anos já preparou os festejos que acontecerão entre os dias 5 e 14 de junho, com diversas atividades tanto para a comunidade como para todos os turistas que tiverem a sorte grande de estar visitando a cidade nesses dias. 

Clique na imagem para ampliá-la

Como sempre afirmo, Ushuaia é um destino para curtir o ano todo, mas o inverno é especialmente muito charmoso, pois além de paisagens maravilhosas, Ushuaia conjuga atividades na neve com montanha, mar e além de sobrevoos o que completa esta proposta sem igual. É possível esquiar de manhã e de tarde navegar, conhecer ilhas repletas de lobos marinhos! Um destino completo para agradar todos os gostos e com a melhor neve da América do Sul no Cerro Castor onde será realizado o Congresso Internacional de Instrutores de esqui e snowboard, o Interski 2015.