quarta-feira, 15 de julho de 2015

MARCA TURÍSTICA

MARCA TURÍSTICA


Florianópolis, cujos governantes estão sempre de costas pro mar está a um passo de ter a marca turística definida e, assim como foi no início do processo, conta com o apoio e envolvimento da população para legitimar características que já são atribuídas à cidade. A votação está aberta até o dia 8 de agosto NESTE LINK. As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”. O trabalho é resultado do estudo realizado pelo LOGO da UFSC, em parceria com a Secretaria de Turismo. Pra mim, a nossa Ponte Hercílio luz, que vai cair, era a nossa identidade, conhecida internacionalmente. 


“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas. Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador do LOGO (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.


Conheça o projeto Marca Florianópolis e conteúdos especiais sobre a cidade nas revistas e no blog. Interaja também pelas redes sociais através da #marqueflorianopolis - Facebook, Instagram, Twitter.


BALEIAS FRANCA


Elas já chegaram. A primeira mãe com filhote foi avistada pelo Instituto Baleia Franca. Segundo o presidente do Instituto baleia Granco, Enrique Litman, o filhote nasceu ha poucos dias por conta do comportamento da mãe, muito diferente da temporada 2014. Este comportamento começou a ser observado na temporada de 2011, onde as as mães ficavam muito submersas, não borrifaram forte e nadavam muito. Pelos relatos da Península Valdez, o motivo é o ataque das gaivotas, obrigando as mães a ficarem mais tempo submersas, o que dificulta a amamentação e aumenta o gasto da energia, gerando risco de morte aos filhotes. 


Com o passar dos dias este comportamento vai mudando pois percebem que as gaivotas não atacam elas em Santa Catarina. Isto foi comprovado nas temporadas 2012/2013/2014. O avistamento foi feito no meio da Praia do Rosa a 300 m da arrebentação. Foi ate o canto Sul submersa, permanecendo por 10 minutos e desapareceu. No histórico do comportamento em 12 temporadas  de mãe e filhote  isto e atípico,considerando que não tinha embarcações na baia e poucos surfistas, gaivotas ou aves marinhas,além do mar estar calmo. 


PLAZA GASTRONÔMADE


No próximo dia 12 de setembro o Plaza Itapema Resort e SPA recebe o primeiro evento do Gastronômade Brasil 2015. O renomado chef Ivan Lopes realizará um grande banquete ao ar livre com pratos da alta gastronomia feitos com ingredientes produzidos pela comunidade local. Grandes mesas coletivas que mais lembram almoços em família. O cenário é diferente de um restaurante tradicional: não possui paredes. Ao contrário, tem vista para um belíssimo mar verde esmeralda. A comida? Alimentos orgânicos produzidos pela comunidade local servirão como base para pratos requintados e saborosos e para conectar as pessoas com a terra e a origem dos alimentos.


“Sermos escolhidos para sediar um evento dessa natureza fortalece o compromisso do Plaza Itapema em valorizar os costumes e tradições da comunidade local através das parcerias firmadas ao longo do ano. Nos mostra que estamos no caminho certo para trazer produtos e serviços de qualidade aos nossos hóspedes e visitantes”, ressalta o gerente geral do Plaza Itapema Carlos Higgie. “Além de poder sair dos grandes centros urbanos e poder desfrutar de um delicioso menu em frente a um cenário paradisíaco como a praia do Plaza”, complementa.


Santa Catarina é um dos sete estados brasileiros que devem receber o evento no segundo semestre. E o local escolhido não poderia ser outro para apreciar o mais surpreendente sabor da culinária brasileira: os jardins do Plaza Itapema Resort e SPA. Em meio a morros e montanhas, cercado por natureza preservada e em frente ao mar, o resort possui localização estratégica e fácil acesso. Está próximo a inúmeros destinos consagrados do estado e próximo a 10 minutos de Balneário Camboriú. Em um raio de 250 km estão quatro aeroportos (Curitiba, Joinville, Navegantes e Florianópolis) e também está distante a 7 minutos por terra do condomínio aeronáutico para aviões de pequeno porte.


Alto padrão, diferenciada estrutura de lazer, hospedagem e eventos, e localização privilegiada tornam o Plaza Itapema Resort e SPA um dos principais centros de turismo do sul do país. À beira-mar, entre montanhas e com a “Ilha dos Piratas”, o empreendimento se encontra nas imediações da cidade de Itapema, em uma das mais belas paisagens catarinenses da Costa Esmeralda. Campo de golfe, quadras de tênis, Brain SPA, restaurantes, bar, piscinas internas e externas, saunas, fitness, quadras esportivas, campo de futebol suíço, observação de aves, ancoradouro e praia para relaxar também compõem a sua estrutura, sem falar das suas confortáveis acomodações.


ROTAS CÊNICAS


O território catarinense é cortado por rodovias localizadas em cenários deslumbrantes e únicos, com paisagens que oferecem uma experiência inesquecível. O projeto Rotas Cênicas Catarinenses visa destacar a riqueza natural, histórica e cultural dos ambientes por onde elas passam, valorizando os elementos que formam esta paisagem e contribuindo para a qualidade turística do trajeto percorrido. Consideramos Rota Cênica, uma estrada que possua qualidades paisagísticas, naturais, culturais e geológicas, com edificações e outras ações humanas que se encontram propícias para receber intervenções que visam proteger e valorizar tais características e com isto, fomentar o desenvolvimento econômico através do turismo e da recreação.


O Projeto Rotas Cênicas Catarinenses é uma ferramenta para a proteção da paisagem e de promoção e fortalecimento do valor estético dos recursos naturais e culturais. Pela sua relevância como atrativo turístico, seus benefícios econômicos são indiscutíveis, pois se constituem em uma destacada fonte geradora de emprego e nossas estradas, com poucas exceções, não são pensadas como parte integrante da paisagem. Pretende-se com esta proposta, além de criar um novo atrativo turístico, promover a economia local e valorizar a vida produtiva rural, valorizando a cadeia produtiva do turismo, o nosso patrimônio histórico, natural e cultural, o ecoturismo, o turismo de aventura, o agro turismo e o turismo de contemplação.


O projeto conta com o apoio institucional da Secretaria de Planejamento e Gestão de Santa Catarina, Secretaria Regional São Joaquim, e SANTUR, e terá a participação do DEINFRA, das prefeituras envolvidas e da sociedade organizada. Está sendo estruturado pela empresa Biosphera Empreendimentos Ambientais, responsável pelo dia a dia do projeto. É financiado pela iniciativa privada. 


TRANSCATARINA 2015


A poeira vai subir em Fraiburgo com o TRANSCATARINA 2015, evento que já é tradição na Terra da Maçã. Carros 4x4 vão invadir as ruas de Fraiburgo, meio oeste catarinense, durante essa semana. A invasão acontece por conta do Transcatarina, rali de jipes que mais uma vez passará pela cidade. A largada acontece nesta quinta-feira, 16 de julho, em frente ao morro do Hotel Renar.


 Na ocasião, cerca de 170 carros com placas de todo o estado darão início ao circuito. Os participantes estarão divididos nas categorias: Super Máster, Graduados, Júnior, Adventure, Jeep e Passeio – o que permite que não apenas os profissionais possam provar desta aventura, mas também, amantes da adrenalina e regularidade. A aventura continua até o dia 18. No roteiro ainda estão às belezas de Timbó Grande, Canoinhas, Major Vieira, Rio Negrinho, Corupá e Jaraguá do Sul. O evento é uma realização do SC Racing, com apoio das Prefeituras e Secretarias de Turismo dos Municípios participantes.


FEIRA DAS NAÇÕES


A ONG EduAction realiza a terceira edição da Feira das Nações. O evento é um espaço multicultural onde jovens voluntários de diversas partes do mundo se tornam embaixadores de seus países e apresentam a diversidade cultural para a comunidade de Porto Alegre. A terceira edição ocorre no dia 16 de julho, das 9h30min às 15h30min no Pão dos Pobres, situado na Rua da República, 801. O evento é aberto ao público, com entrada franca e ocorre com qualquer condição meteorológica. A Feira das Nações é um evento realizado sempre a cada novo ciclo de trabalho nas escolas que recebem o Projeto EduAction. Nele os visitantes tem a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura dos voluntários internacionais em um ambiente descontraído e de muito aprendizado. Participam cerca de 20 países, entre eles Alemanha, Equador, Estados Unidos, Inglaterra e México.


CONGRESSO MEDICINA DO TRÁFEGO


Mesas redondas e painéis, com participação de renomados doutores no assunto, estarão debatendo o uso do álcool, avaliação psicológica de candidatos a condutores veiculares, leis, medidas adotadas no país e experiências internacionais relacionadas ao assunto. Em nosso país não existem, infelizmente, muitos dados mensuráveis a respeito do número de acidentes de trânsito em função do uso de álcool, droga e transtornos psiquiátricos causados por essas substâncias nos condutores, causando acidentes que, muitas vezes, levam a morte ou deixam sequelas para o resta da vida, nos próprios condutores e em pessoas que acabam sendo envolvidas nestes episódios. 


A cocaína é o novo "rebite" dos caminhoneiros, segundo pesquisa divulgada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em 2009,  aponta que a droga vem sendo usada no lugar das anfetaminas para manter os motoristas acordados por mais tempo. Entre os entrevistados, o consumo foi até quatro vezes maior do que o identificado na população brasileira. O mesmo estudo diz que os caminhoneiros usam quatro vezes mais drogas que o identificado na população em geral. A cocaína e a anfetamina atuam no sistema nervoso central, alterando a percepção do motorista, reduzindo a atenção e os reflexos.


A realização do 11º Congresso Brasileiro Sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro, no Wish Serrano Resort, é da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e organização da Rossi e Zorzanello Feiras e Empreendimentos.  A agência oficial é a Brocker Turismo. Informações pelo telefone (54) 3282.5400 ou, ainda, pelo e-mail  brocker@brockerturismo.com.br. Mais informações  sabrina@rossiezorzanello.com.br.



DELTA CONETIVIDADE


A Delta Air Lines (NYSE: DAL) continua a expandir suas conexões entre Brasil e Orlando, na Flórida, através de um novo voo sem escalas já disponível para agendamento na página www.delta.com. A Delta irá operar nas duas cidades com quatro voos semanais começando a partir de 2 de dezembro de 2015. O voo Brasília-Orlando oferecerá conexões convenientes para a maioria dos destinos dos Estados Unidos incluindo Atlanta (ATL), Boston (BOS), Los Angeles (LAX), Miami (MIA) e Nova York (LGA e JFK). Outras iniciativas de produtos serão lançadas nas frotas internacionais da Delta incluindo a expansão de serviço de wi-fi.




FESTIVAL JPA



Em reunião ocorrida nesta última segunda-feira, 13, o Ministro do Turismo, Henrique Alves, confirmou sua presença  no maior festival de turismo do norte/nordeste do país, o Festival de Turismo de João Pessoa. O anuncio foi feito em reunião com os diretores do festival. Neste ano a feira também terá o espaço institucional. O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


Tropical Tambau Resort - João Pessoa p PB

SEM APOIO



Dia desses viajei pela Azul, naquele turbo hélice de Campo Grande a Cuiabá. Do meu lado sentou um cara imenso (que segundo sei, deveria ter comprado dois assentos. Nem o cinto de segurança servia nele, além de que as poltronas são estreitas, muito próximas umas das outras e reclinam quase nada. Eu me ferrei nessa história e ficou por isso mesmo, quando não deveria. Finalmente isso pode estar com os dias contados. Um projeto da Zodiac Seats, uma das mais importantes fabricantes de assentos para aeronaves do mundo, promete diminuir o problema e ainda aumentar o número de poltronas disponíveis para as empresas aéreas venderem.  Segundo a Zodiac, o novo conceito aumenta em 15% o espaço entre as poltronas, garante 4 polegadas (10 centímetros) para as pernas dos passageiros e acaba com a briga de cotovelos, já que ninguém tem onde apoiar os braços. As poltronas continuariam dispostas em filas de três, mas quem se sentasse na cadeira central ficaria virado para o sentido oposto do tradicional, ou seja, para o fundo da aeronove. O projeto mostra que os assentos levantariam sozinhos, facilitando a saída do avião. Veja o vídeo.

43º FESTIVAL DO FOLCLORE



Os preparativos para o 43° Festival Internacional de Folclore estão a pleno vapor. Equipes trabalham na montagem da estrutura para o maior evento cultural da Serra Gaúcha. Uma das novidades deste ano será a localização da Feira de Artesanato. O espaço destinado aos 35 estandes de artesanato será em um amplo terreno localizado na esquina das Ruas Sete de Setembro e Rui Barbosa e na área em frente ao terreno. A Feira de Artesanato ficará atrás do palco principal. A Feira de Artesanato do 43° Festival Internacional de Folclore terá produtos dos mais diversos países, tais como Bolívia, Peru, Chile, Brasil. Serão milhares de itens à venda durante o evento, que ocorre de 17 de julho a 02 de agosto, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br e https://www.facebook.com/FestivalInternacionaldeFolclore.



Falando nisso, o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, que representa as localidades de Linha Brasil e Linha Araripe e participa do Festival Internacional de Folclore, promove o Baile de Comemoração de seus 25 anos. O evento, que integra a programação do 43º Festival Internacional de Folclore, será realizado na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Araripe, no dia 18 de julho. O jantar que terá início às 20h, traz no cardápio saladas diversas, maionese, galeto, porção suína, bolo de carne com ovo, chucrute com salsicha bock, batata ao vapor, massa com molho. Após o jantar, estão programadas apresentações de grupos visitantes e homenagens em comemoração aos 25 Anos do Sonnenschein, além do baile com animação da banda Bom de Baile.



MUSEO DO FIN DEL MUNDO



Você que está em Ushuaia ou vai e está todo doído de esquiar. Aqui uma tremenda dica cultural pra descanhar e aprender ao mesmo tempo, conhecendo toda a história de Ushuaia que começou justamente aqui, na Prisão do Fim do Mundo. O Museu Marítimo de Ushuaia esta localizado no edifício do antigo presidio, (ou prisão de reincidentes da terra do fogo) onde ficavam encarcerados os criminosos mais perigosos, os reincidentes e até presos políticos. O edifício, que fechou as portas em 1947, foi declarado monumento histórico nacional por lei do congresso argentino em abril de 1997.



PASSEIOS NOTURNOS



O Mario Barros, do "Brasileiros em Ushuaia" está fazendo um novo passeio que está encantando os turistas brasileiros. Extremamente exclusivo. Ele sai para buscar os passageiros as 18h30min em seus respectivos hotéis. Após saem em direção ao Glaciar Martial, chegando a cerca de 700 mts de altitude, até onde se chega com os carros. Após uma conversa do guia com todos os aventureiros, onde explica um pouco sobre esse local único na Patagônia e as precauções necessárias para a caminhada, todos colocam suas as lanternas frontais em seus capacetes e entram no bosque, margeando um riacho congelado. Para aqueles que são amantes de fotos, preparem suas câmeras, pois o local nesse momento é de uma beleza indescritível. Sem dúvida os olhos farão os melhores clicks para toda a vida, mas registrar esses momentos passa a ser uma obrigação.


Clique na imagem para ampliá-la

A caminhada inesquecível é por dentro dos bosques fueguinos de lengas, muitas vezes com neve na canela, fazendo algumas paradas estratégicas para que o guia explique um pouco sobre o lugar e para que todos possam descansar e tirar suas fotos. Após aproximadamente 1:15hs, chegam a um lindo hotel, com uma vista extremamente privilegiada, cerca de 600 mts de altitude, onde se vislumbra toda a cidade de Ushuaia iluminada. Dali direto ao restaurante do hotel. Na mesa além de muito companheirsmo, histórias e conversas, um delicioso fondue de queijos: Gruyere, Gouda e Parmesão e ainda, a cada duas pessoas uma garrafa de vinho Alamos Malbec. Depois dessa verdadeira ceia, a equipe deixa todos em seus respectivos hotéis. mas, como sempre digo, faça tua reserva antecipadamente.


Clique na imagem para ampliá-la

TREM DO FIM DO MUNDO



Esse passeio no Tren del Fin del Mundo é puro romantismo e um retorno ao passado, quando tudo começou em Ushuaia. Confira esses vagões e, pense num passeio desses acompanhado de café/chocolate quente e as espetaculares fatcuras (croisants) argentinas. Não fazer este passeio é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa. 




CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS