sábado, 18 de julho de 2015

OCUPAÇÃO HOTELEIRA

OCUPAÇÃO HOTELEIRA


Evidentemente por conta dos presos abusivos da rede hoteleira somando-se ao preços das passagens aéreas que estão nas alturas o resultado não poderia ser outro. Segundo os dados coletados pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) nos estabelecimentos da Grande Florianópolis referentes a junho não deixam dúvida: o setor turístico amargou durante os primeiros seis meses de 2015 um dos piores resultados das últimas décadas. A consulta registrou queda de 6,1% na taxa de ocupação na Capital e cidades vizinhas, tendo como piores índices os registrados nas praias e região central (-11,3% e -7,9%, respectivamente). No Continente e nas áreas termais o resultado foi inverso, conforme tabela abaixo, porém sem força para reverter o quadro. “A chegada do inverno e os negócios contribuíram para este percentual positivo, mas com nenhum motivos para comemorarmos”, explica Tarcísio Schmitt, presidente do SHRBS.


CLUBE DE TURISMO


E é justamente por conta dos preços altos por aqui  que os brasileiros saem em debandada fazendo turismo no exterior, que mesmo com a alta do dólar continua muito mais barato, geralmente, no mínimo, 50% mais barato com aéreo e tudo. Tanto que para atender a uma demanda nova e cada vez mais popular entre os viajantes, a Clube Turismo adicionou ao seu catálogo de produtos uma nova opção de hospedagem: o aluguel de casas em Orlando. Localizado na Flórida, Estados Unidos, atualmente este é o destino internacional mais procurado pelos brasileiros no período das férias, segundo uma pesquisa do TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. As variadas opções de residências oferecidas pela rede Clube Turismo se localizam em condomínios fechados e bairros tradicionais, sendo equipadas com todo o mobiliário, decoração e infraestrutura de lazer completa, para acomodar principalmente famílias e grupos de amigos. 


Há poucos minutos das principais atrações, as casas situam-se ainda há poucos minutos de restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, supermercados e farmácias. Segundo os dados do National Travel and Tourism Office, entre 2006 e 2013 o fluxo de turistas brasileiros que visitaram os Estados Unidos aumentou quase 300%. Cresceu também a procura pela hospedagem em casas em vez de hotéis, opção que possibilita aos viajantes uma maior imersão no dia-a-dia da cultura americana (o conhecido American Way of Life), como ir a eventos esportivos tradicionais do país, fazer churrasco na piscina, poder conhecer a vizinhança dirigindo ou caminhando e muitas outras atividades. Tudo isso além de aproveitar as grandes atrações de Orlando nos diversos pacotes oferecidos pela rede Clube Turismo, que incluem os parques temáticos da Disney e da Universal, parques aquáticos como o Sea World, grandes estádios de futebol americano, baseball e ainda os variados centros de compras, que são sempre parte importante da viagem para o destino.



"TURISMO WEEK" 


Já Pernambuco que tem uma Secretaria de Turismo e um governo atuantes, ao contrário de Santa Catarina, já saiu na frente. O estado ganhará um reforço para a promoção do turismo na baixa estação. Entre os dias 10 e 16 de agosto, os produtos e destinos de Pernambuco e região estarão com descontos promocionais, através da ação ‘Turismo Week Nordeste’, a maior promoção de viagens do país. A apresentação do projeto para o trade turístico de Pernambuco foi nesta última sexta-feira (17/7), no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa foi da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). 


Os destinos e produtos serão promovidos com exclusividade no site www.turismoweek.com.br, e disponibilizados para os agentes e consumidores, que elegem os pacotes de interesse e, via cadastro, solicitam retorno do operador de viagens para efetivar a compra. A iniciativa conta com o apoio de parceiros como companhias aéreas, hotéis, pousadas e receptivos dos destinos. De acordo com a Braztoa, cerca de 500 ofertas serão disponibilizadas durante os sete dias em que o site dará 100% de visibilidade aos destinos da região. Esta é a primeira vez que a ação Turismo Week será exclusiva de uma região brasileira. Os Estados nordestinos tendem as ser beneficiados com o aumento da movimentação turística, apesar da atual instabilidade econômica do país.



VILLA FRANCIONI 


A vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim na serra catarinense, comemora novamente a conquista do  Prêmio Top Of Mind – Top Executivo na Categoria: Vinícola, pelo quarto ano consecutivo. O Prêmio tradicional no estado é realizado pelo jornal do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Foram ouvidos mais de 150 diretores de empresas das principais forças econômicas com atuação em Santa Catarina.  A Villa Francioni foi fundada em 2001 e produz mais de 200 mil garrafas por ano.  A presidente do conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, recebeu o prêmio na Fiesc, em Florianópolis, para ela a premiação significa "o reconhecimento de um trabalho sério que vem sendo desenvolvido pela equipe da Villa Francioni, a marca vem se projetando cada vez mais no mercado. É muito importante este reconhecimento por parte do consumidor, pois a destaca num segmento muito competitivo". 



BNT MERCOSUL


Esse ano, a BNT Mercosul, que realiza uma das principais feiras de negócios turísticos do país, realizada em Santa Catarina há 21 anos, promoverá o Brasil como o grande destino no Chile e no Peru em sua 8ª edição internacional neste formato. Em apenas um dia, os produtos, serviços e destinos turísticos poderão expor para agentes de viagens e operadoras dos dois países em um ambiente onde os profissionais visitantes estão altamente interessados no produto Brasil, com foco em fechar negócios, fortalecer a carteira de clientes e promoção do produto. Uma das principais vantagens apontadas pelos participantes das edições anteriores é a redução significativa de gastos com o “sistema de rodadas”, pois o cliente vem até o produto e assim realiza o contato com um número expressivo de agências de viagens.


O Chile é um dos vizinhos que mais se desenvolvem e nos últimos anos vem se consolidando como um grande emissor de turistas ao Brasil, conquistando o 6º lugar no ranking de países emissores de turistas ao nosso país, em média, cerca de 250 mil chilenos vem para cá anualmente, sendo essa uma das vantagens da estabilidade financeira do país que é extremamente favorável para viagens. 


O Peru foi escolhido com o objetivo de reunir profissionais do turismo em um mercado de emissão de turistas que está em ascensão e pode ser melhor explorado a fim de garantir uma fatia maior deste consumidor potencial, uma vez que, mais de 100 mil peruanos visitam o Brasil anualmente e esses números podem ser cada vez maiores se forem bem trabalhados. O encontro acontece nos dias 20 de outubro em Santiago, Chile e 23 em Lima, capital Peruana, com estimativa de 250 agentes em cada dia e com presença das 15 principais operadoras de cada país.


FESTIVAL JPA


O Presidente da GJP Hotels & Resorts, sócio-fundador e Presidente do Conselho de Administração da CVC Viagens, Guilherme Paulus, confirma participação no 5º Festival do Turismo de João Pessoa pela segunda vez. Em 2013 ele foi palestrante no Fórum que ocorreu em paralelo no mesmo evento. Na ocasião, ele comentou ter a honra de ter recebido o título de cidadão paraibano, em 2005.

Diretor do Festival de JPA, Claudio Jr e Guilherme Paulus

O 5º Festival JPA será realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2015, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropicam Tambaú Resort - João Pessoa - PB

FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE


Os artistas já estão chegando para o 43° Festival Internacional de Folclore. Integrantes do Pizintli Grupo de Danza Folklórica y Mariachi Ayuntamiento de Guadalajara, Jalisco, México chegaram a Nova Petrópolis neste último dia 15 de julho. Em sua estreia no Festival Internacional de Folclore, o Grupo Folclórico Pizintli apresentará a cultura mexicana, com a participação de aproximadamente 35 pessoas. O grupo ficará em Nova Petrópolis até o dia 25 de julho. O 43º Festival Internacional de Folclore começou dia 17 e só termina no dia 02 de agosto, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O evento é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e Prefeitura de Nova Petrópolis. O festival integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares. Para mais informações e fotos acesse: www.festivaldefolclore.com.br. 


PARAGUAI NO FESTURIS


De sua arquitetura colonial às bem preservadas missões jesuíticas – listadas como patrimônio da humanidade pela UNESCO, o Paraguai, destino confirmado no 27º FESTURIS, apresenta-se como destino turístico não apenas de compras, mas com uma diversidade de atrações culturais, gastronômicas e atrativos naturais. O pais é o verdadeiro paraíso para quem gosta de praticar atividades ao ar livre e para os amantes do ecoturismo. Outras marcas bastante evidentes, tanto na arquitetura quanto na cultura e na alma paraguaia, de certa forma, têm relação com as duas grandes guerras nas quais o país esteve envolvido. A da Tríplice Aliança – Brasil, Argentina e Uruguai – e a do Chaco, contra a Bolívia. Estes dois momentos históricos podem ser revividos em museus e centros culturais da cidade, responsáveis por proporcionar verdadeiras viagens no tempo.


TURISMO & SUSTENTABILIDADE


O Grupo de empresários carioca esteve em visita a Gramado através do Projeto Sustentabilidade do SEBRAE Rio de Janeiro para conhecer o sistema de gestão da sustentabilidade de hotéis e pousadas da cidade. Gramado foi apontado para o benchmarking por se tratar de um case do turismo brasileiro. Na ocasião, os empresários também estiveram cumprindo agenda na empresa Rossi & Zorzanello para conhecer um pouco sobre estratégias e perfil do gestor público e da rede empresarial que tornaram Gramado um destino referência em todo o Brasil. Eventos como o FESTURIS e sua contribuição para a profissionalização do turismo e a Chocofest e sua importância na consolidação do destino Gramado em todo País foram os temas de interesse do grupo e apresentados pelos diretores Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi.

GASTRONOMIA FUEGUINA

Lino Adilon preparando uma Merluza Negra

Como em Ushuaia a temporada de inverno está altíssima, cheia de brasileiros e muitos esperando agosto chegar para levantar voo, sendo que a temporada só termina em outubro (a temporada mais longa das Américas), estão me escrevendo direto perguntando sobre a gastronomia. Informo que Ushuaia além de ser um dos lugares mais lindos do planeta em qualquer temporada, a gastronomia fueguina é algo de espetacular. Não deixo de frequentar alguns restaurantes, eleitos por mim e pela TripAdvisor como alguns dos melhores da Tierra del Fuego, começando pelo Volver do melhor chef argentino, Lino Adilon, bem de frente para o Canal de Beagle. Sua Centollas (carangueiros gigantes) e o peixe Merluza Negra são espetaculares.


Pra quem gosta de uma excelente carne, o Andino Gourmet é o local, embora tenha de tudo e tudo é bom. O ambiente é todo envidraçado, localizado numa esquina, com visão privilegiada do burburinho da cidade. 


Já o Kalma Resto, do chef Jorge Monopoli, é pequeno, exclusivo, com comida de autoria. Até a salada é ele quem planta e colhe. Os pratos são fenomenais. A Merluza negra dele e a salada de entrada valem a visita. Essas são algumas dicas que você não pode perder. 


Agora se você quer comer o melhor "Cordero Fueguino" de toda a Patagônia, o endereço é um só, o Morada del Aquila no próprio Cerro Castor. Pela foto você já imagina o ambiente. Aqui vai a dica: Assim que você chegar vá direto ao restaurante, reserve tua mesa e horário exato que você estará lá. É extremamente concorrido, pois além de ser o melhor, está localizado dentro do complexo da melhor estação de esqui das Américas. 


ONDE FICAR


Onde me hospedo ha anos é no Cilene del Faro, da Brasileira Ana. É o nosso quartel general por lá. Somos bem recebidos, bem atendidos e ficamos extremamente bem acomodados. O Cilene del Faro Suites & Spa combina conforto e serviço hoteleiro personalizado, além de excelente localização entre o Canal Beagle e a Cordillera de los Andes, a meia quadra da AV.Maipu e San Martin onde se encontram museus, lojas, restaurantes, bares e cafés. Com 38 suites, oito apartamentos e doas master suítes (todas com living e kitchenette equipadas). Cilene del Faro Suites & Spa se converte na melhor opção para quem visita esta cidade no Fim do Mundo. Além de que fica do lado do Restaurante Volver. 

QUEM CHAMAR


Se você quiser chegar aos melhores destinos e fazer os melhores passeios a opção para nós brasileiros é o Mario Barros do "Brasileiros em Ushuaia". É o guia, o receptivo, o amigo e o primeiro destinos dos brasileiros. 

SNOW & SKY


Outra ótima dica pra você que quer só esquiar ou praticar snow, a escola de esqui do Cerro Castor te oferece a opção de contratar um instrutor para um dia inteiro, meio dia ou apenas duas horas contínuas para você ter uma pequena base. Evidentemente que os serviços de meio dia ou dia inteiro são mais exclusivos. Se você quer realmente aprender e praticar, essas são as melhores opções. Por exemplo é melhor e mais barato ter este mesmo guia o dia inteiro dividindo o tempo dele com os membros da tua família.  Todo mundo aprende com exclusividade. É muito mais econômico. 

Clique na imagem para ampliá-la

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS