quarta-feira, 21 de outubro de 2015

FLORIPA: HOTEIS COM IRREGULARIDADES

FLORIPA: HOTEIS COM IRREGULARIDADES



Os 25 principais hotéis de Florianópolis foram autuados pela Secretaria de Defesa do Consumidor por apresentarem irregularidades em oito dos nove itens inspecionados. Sendo que todos os estabelecimentos foram unânimes em descumprir, por exemplo, a lei municipal nº 8.700/11, que obriga os estabelecimentos de hospedagem a distribuir gratuitamente preservativo masculino dentro da validade de uso. A fiscalização, ocorrida nos dias 16 e 19 de outubro, busca adequar a rede hoteleira para bem receber os turistas na alta temporada. Dos nove itens vistoriados, outros dois também não vinham sendo cumpridos pela totalidade dos hotéis por estarem em desacordo com a mesma lei municipal nº 8.700/11 - por não levarem-na ao conhecimento público em cartaz no tamanho 15 cm x 21 cm, o qual ainda deve divulgar o número do atendimento do Procon (3131-5300) – e com a lei municipal nº 8.471/10, por motivo semelhante.




A fiscalização detectou ausência da tabela de preços em 20 dos 25 hotéis fiscalizados e autuados, o que confronta o direito básico do consumidor à informação adequada e clara, bem como ausência de alvarás (de funcionamento expedida pela Prefeitura e as que são concedidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Vigilância Sanitária), em 22 dos estabelecimentos, que vai contra a garantia de que os produtos e serviços colocados no mercado não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores. 



Mas ainda houve descumprimento da lei estadual nº 15.126/10, que obriga os hotéis estabelecidos em Santa Catarina a adaptar suas instalações, a fim de garantir o acesso de pessoas portadoras de deficiência. Os fiscais aproveitaram a oportunidade para fazer pesquisa sobre o preço das diárias dos 25 principais hotéis da cidade. Chega a ser gritante além de absurda os preços praticados hoje. É assim que eles pretendem conseguir uma boa temporada? Explorando os turistas e não o turismo?. To fora ! A ação irá atingir todo o estado. 

PASSEIO NA SERRA


Vai subir a Serra ? Então aqui vai uma boa dica. Passar o dia na fazenda, com comida serrana, regada a bons vinhos e cervejas. Trata-se de um um encontro aeronáutico SIJN - Pouso na Serra no próximo dia 24 de outubro (sábado), com início às 9 horas. Confirme tua presença via e-mail ou pelo fone (49) 9127-8734 até dia 22/10. Com reserva antecipada, teremos disponíveis atividades para toda a família dentro da fazenda: caminhada, trilha sensorial e passeios a cavalo.

A dica dica para se hospedar bem no final de semana é no Urubici Park Hotel. 

9º CONVENTION SE ENCONTRA


O Champagne Chocolat Café foi palco da 9ª edição do Convention Se Encontra, que aconteceu na manhã no último dia 14. Na oportunidade, além de promover o networking entre os associados, a entidade apresentou os resultados de captação de eventos para o destino, entre o período de janeiro e setembro deste ano. A Gerente Executiva do BC Convention, Adriana Both De Pin, inicialmente explicou como são postas em práticas as estratégias para candidatar Balneário Camboriú a receber um evento. Ela apresentou o passo a passo, com etapas que vão desde a pesquisa, identificação do embaixador, uma primeira visita de aproximação, montagem de material,  apresentação do que o destino tem a oferecer ao evento pleiteado, tal como estrutura hoteleira, espaço de eventos, serviços, gastronomia, etc. 


Também foi apresentado um prospecto do Guia do Planejador de Eventos e Viagens, que está sendo desenvolvido pelo Convention com o apoio do Sebrae/SC, como material base para divulgação dos associados e do destino. Por fim, foram mostrados os números de eventos trabalhados em 2015, dos quais BC apresentou 14 candidaturas como cidade sede, captou 2, perdeu 5 e tem ainda 7 em processo de definição. Além destes, outros 9 eventos estão em prospecção e a candidatura deve ser apresentada ainda em 2015. “É um processo bem longo, de persistência, temos um grande produto que é Balneário Camboriú. Há eventos que estamos trabalhando agora para acontecer em 2019”, afirmou. Durante o evento, ainda houve entrega das placas indicativas aos associados da entidade, são eles: o Grupo Maria`s, L'assiette Cozinha de Autor e Evolução Eventos.


BALNEÁRIO SABOROSO


Já estão abertas as inscrições para os restaurantes interessados em participar da 7ª edição do Festival Gastronômico Balneário Saboroso, que vai acontecer de 7 a 31 de julho em 2016. Neste ano, o evento contará com uma semana a mais que a edição passada, atendendo a um pedido do público e também dos estabelecimentos participantes.


Em reunião de apresentação do novo regulamento do festival, o coordenador do Comitê Organizador do Balneário Saboroso, Carlos Augusto Junior, apresentou tópicos importantes deste ano, como a obrigatoriedade na criação de um menu exclusivo. O formato de  menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa foi mantido e será oferecido pelo valor de R$ 49,90 para uma ou duas pessoas, conforme escolha do estabelecimento. De acordo com a Presidente do Convention Bureau de Balneário Camboriú, Margot Rosenbrock Libório, é preciso pensar o festival com antecedência, tanto para captar patrocínios privados como para que os próprios restaurantes tenham tempo de desenvolver menus criativos e se prepararem  de forma adequada para o evento, que já está consolidado no calendário gastronômico do estado.


“É preciso usar o tempo a nosso favor. Vemos tantos festivais se inspirando no Balneário Saboroso e isso é fantástico. O desafio agora é seguir inovando, mas inovando sempre com sucesso”, finaliza. As inscrições seguem até dia 30 de novembro e estão abertas para todos os estabelecimentos gastronômicos da cidade que se encaixem na proposta do menu a preço fixo e estejam associados ao BC Convention Bureau promotor do evento. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 47 3363 -7976 ou pelo e-mail: contato@visitebalneariocamboriu.com.br.


CORPO & DANÇA


O menino pobre e simples do interior de Santa Catarina, Cleber Rio, nunca imaginou que suas fotografias estilo Fine Art, um dia pudessem ser expostas num dos pontos turísticos mais cobiçados do planeta, o Carrousel do Louvre, em Paris. Entre os dias 23 e 25 de outubro, quatro de suas fotografias – duas em preto e branco e duas coloridas, que retratam corpos em movimento, feitas com bailarinos profissionais, no estilo Fine Art, estarão expostas no Salão Art Shopping, que acontece embaixo da famosa pirâmide de vidro que integra o Museu do Louvre.


Cleber Rio sempre foi um apaixonado por imagens, mas o universo da fotografia só entrou em sua vida no ano de 2001, por pura curiosidade. Para ajudar a família na cidade de Criciúma, onde nasceu, no sul do estado de Santa Catarina – Brasil, Cleber foi oleiro, entregador de jornais, baterista e até técnico em eletrônica. A atração pelos movimentos do corpo humano deu origem à sua primeira exposição conceitual realizada com bailarinos brasileiros chamada de “Movimento Extremo”. Jogos de luz e sombra, a construção de formas inusitadas em uma imersão emocional feita em estúdio, deram origem à sequências de fotos em preto e branco com  temas introspectivos como “Interdependência”, “Unicórnios Brancos”, “Sombras” e 
“Nirvana Solo”. 


Outra de suas imersões foi a sequência de fotos “Danço minha Cidade”, onde bailarinos são clicados em paisagens urbanas da ilha de Santa Catarina. Em 2013, Cleber Rio mergulha no universo da Fine Art e suas fotos com imagens densas, poéticas e impactantes, ganham o certificado internacional da fotografia impressa dentro das mais rigorosas regras de excelência. O fotógrafo, que agora chega ao Carrousel do Louvre, em Paris, se descobre como artista e se prepara para novos desafios ao lado de sua parceira de vida e idéias, Jordane Marques. Juntos, eles formulam, produzem e se desafiam mutuamente, na criação de novos projetos fotográficos. 


No dia 21 de outubro o fotógrafo Cleber Rio, receberá pelas mãos da presidente da Divine Academie des Arts, Lettres e Culture, de Paris, Diva Pavesi, um prêmio/diploma de honra por sua contribuição à arte, no Hotel George V. Diva Pavesi é brasileira radicada em Paris há mais de 20 anos e têm sido uma das maiores incentivadoras do intercâmbio cultural entre os dois países.


PARCERIA


A Condor, tradicional empresa Alemã, realizou na tarde de ontem na tradicional Churrascaria Sal & Brasa Gold, um encontro para seus  parceiros comerciais. Estiveram presentes 73 profissionais no trade, entre Consolidadores e Operadores e agentes de viagens. Silva enfatizou a importância da parceria e relacionamento com o trade local e bom desempenho de vendas do  voo FOR-FRA vem apresentando,  que embora  foi a ultima rota da Condor inaugurada em Março/14, já é considerada 2ª melhor mercado de vendas no Brasil, depois de Recife. Também foi anunciado o novo voo do Rio Janeiro-Frankfurt a partir de 22 Dez, já disponível para venda. 


Na ocasião,  também se apresentou ao trade o Gerente da RM  Ivan Boiarski, empresa que presta serviço a Condor no aeroporto de Fortaleza que  deixou seus contatos a disposição para auxiliar os agentes de viagens nos embarques de seus passageiros. No mesmo evento se apresentou  também  Narciso Pessoa  organizador do evento Fortaleza Beach Tennis que na próxima edição a Condor será patrocinadora do evento, o Open ‘’Condor’’  Beach Tennis que acontecerá nos próximos dias. O Executivo  esteve presente no Festival de Turismo de JPA. A Condor é  representada no Brasil pela AVIAREPS.



GASTRONOMIA & FESTURIS


Feira Internacional de Turismo em 2015 terá como grande carro-chefe o setor denominado de Festuris Gastronomia. Um espaço que terá organização, programação e atrações que prometem surpreender os visitantes desta 27ª edição. Serão dois dias, 6 e 7 de novembro, no Serra Park em Gramado, onde as Arenas Castelli, UCS e Abrasel oferecerão atividades como Aulas Shows com renomados chefs convidados que presentarão receitas valorizando os ingredientes regionais e especializados de acordo com o tema indicado. A pluralidade de sabores dará o tom já que integram este espaço as cidades de Caxias do Sul e Carlos Barbosa com a culinária típica italiana, por exemplo, e o Estado do Pará que possui uma culinária rica em ingredientes com sabores únicos.


 “O Festuris Gastronomia é o carro-chefe deste ano na feira. Apostamos muito neste espaço que será um espaço especial para experiências, amostras, destinos, serviços e negócios”, destaca um dos diretores da feira, Eduardo Zorzanello. Dentro da alameda Gastronômica também terá destaque o Enoturismo com a presença de Chile, Bento Gonçalves e Garibaldi, destinos de excelência neste nicho de mercado. Abrasel, Castelli e UCS preparam programação.



A Abrasel Hortênsias será a entidade anfitriã do Festuris Gastronomia. A entidade estará representando as casas gastronômicas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Estes associados poderão apresentar aos visitantes da feira o que de melhor tem a oferecer.
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) participará com seus cursos de Graduação em Turismo, Hotelaria, Eventos e Gastronomia e do Mestrado e Doutorado em Turismo e Hospitalidade. Além desses cursos, a UCS participará com seu Curso de Tecnologia em Gastronomia e da UCS Escola de Gastronomia. Neste espaço, durante todo o evento haverá uma intensa programação com palestra, oficinas, demonstrações de técnicas culinárias e degustações harmonizadas.


Já a Castelli se propõe a levar para a feira a Gastronomia como conceito: estarão na Arena Castelli pequenas cervejarias com produção de cerveja, uma bancada gourmet com chefs convidados e a chocolataria gourmet com produção de chocolate. “Nossa arena vai focar no alimento como produto gastronômico, experiência e ambientes diferenciados”, destaca Daniel Castelli, responsável pela arena no evento. O Congresso do Festuris, que ocorre nos dias 6 e 7 de novembro, pela manhã, no Palácio dos Festivais, também abrirá espaço para o tema Gastronomia. No dia 6, às 10h40, o chef Rodrigo Paz palestra sobre Comida de Rua: Empreendedorismo Jovem e Novos Nichos de Mercado. No dia 7, às 9h30, o chef Marcos Livi, Araceli Ramos Rosaldo, Milagros Ochoa e Maria Amélia Duarte Flores apresentam a palestra Destinos Gastronômicos: Novos Movimentos no Mercado de Turismo. Às 10h50 será a vez de Fábio Sicilia, presidente da Abrasel Pará, apresenta a palestra: Pará Gastronômica - Um caldeirão de Misturas Étnicas.


TINGA NO FESTURIS


O Futebol do Festival é um evento tradicional que faz parte da programação do FESTURIS - Feira Internacional de Turismo, desde a sua primeira edição há 27 anos. Se em 2014 a atração foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira, em 2015 a grande atração será o ex-jogador da Seleção Brasileira e de times importantes como Borussia Dortmund da Alemanha, Internacional, Grêmio e Cruzeiro Paulo César Tinga. Tinga vai defender a Seleção Gaúcha e irá atuar com profissionais do trade turístico que nunca imaginaram poder jogar ao lado de um jogador de tamanha importância. Ele vai defender o selecionado nas categorias principal e veteranos. 


Aposentado do futebol há 4 meses, Paulo César Tinga agora se dedica ao ramo do Turismo e é dono de uma agência de Turismo em Porto Alegre. Em 2014 o evento atraiu mais de mil pessoas ao Continental. A ideia é repetir este número expressivo.  Além da confraternização, os participantes terão churrasco e bebidas a vontade. O evento é patrocinado pela Brocker Turismo, TAM, Flytour e Costão do Santinho.

Melhor Cantina Italiana de Gramado

SEXTA DISCO


No próximo dia 23 de outubro (sexta-feira), das 20h30 às 00h30, o Wish Serrano Resort & Convention, hotel da GJP Hotels & Resorts, localizado em Gramado (RS), sediará a última edição 2015 do projeto “Sexta Disco Especial”, evento que retornará em abril do próximo ano. A ideia é trazer ao hotel, pelo menos quatro vezes ao ano, alguns dos principais formadores de opinião da cidade para comandar a festa e animar as principais sextas-feiras do hotel Wish Serrano. Nesta edição do mês de outubro, os anfitriões da noite serão os empresários Claudinha Mejolaro e Poty Castilhos, que serão, respectivamente, a bartender e o DJ da 4ª Sexta Disco Especial Wish Serrano.


Juntos, os dois prometem movimentar a noite do Wish Serrano com sucessos dos anos 80 e 90. A bartender por um dia, Claudinha Mejolaro, já finalizou o cardápio de drinks especiais. Entre os principais estão o Gold Fresh (melancia, vodka, açúcar e gelo), Rubi (licor de cassis e espumante branco) e o Ouro Branco (leite condensado, vinho do porto, conhaque, nozes e gelo). O evento acontece no restaurante Burguer Hill, que é transformado em uma grande discoteca para receber os convidados da festa. O evento é aberto para o público em geral e a entrada é gratuita. A ótima novidade é o que resort oferece recreação para as crianças enquanto os pais se divertem na festa. O serviço é uma cortesia do departamento de lazer do hotel e funciona das 20h00 às 0h30 para crianças a partir dos cinco anos de idade. Mais informações sobre o resort em www.wishserrano.com.br ou (54) 3295-8000.



HUB DA LATAM


A afirmação do Ministro Levy, na última quarta-feira (14), durante sessão na Câmara dos Deputados, quando disse que o aeroporto do Ceará poderá se tornar o hub do Nordeste com a arrecadação do ICMS após as mudanças sugeridas pelo Governo Federal na distribuição imposto, precisa ser interpretada com cautela. Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará estão na disputa pelo hub da LATAM, que deve anunciar o local que receberá o novo centro de voos nacionais e internacionais até o mês de dezembro. O Governo de Pernambuco não acredita na intervenção do Governo Federal na escolha do aeroporto que receberá o hub. Porém está atento a qualquer movimentação que possa influenciar no resultado da disputa. Confiamos na decisão técnica de um grupo como a LATAM, que desde o início deixou claro que a escolha será feita exclusivamente diante de pesquisas e por motivações técnicas. Continuamos otimistas e trabalhando duro, sob a liderança do Governador Paulo Câmara e com o apoio incondicional do prefeito Geraldo Júlio e todo trade turístico do Estado. Este comunicado partiu da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. 


TURISMO NA PARAÍBA



O Setor de Estatísticas da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou nesta segunda-feira (19), os números da pesquisa mensal sobre o fluxo turístico e ocupação hoteleira em setembro. A Paraíba registrou uma ocupação média de 68,93%. A pesquisa apontou que os nordestinos são os maiores frequentadores da Paraíba, com 39,92%, com os turistas do Sudeste em segundo no ranking e, apesar da distância, com percentual muito próximo, de 38,12%, o que demonstra os resultados positivos das ações de divulgação do Destino Paraíba naquela região. Em terceiro no ranking está o Centro-Oeste, com uma participação de 10,72%, vindo em segundo o Sul, com 9,70% e o Norte, com apenas 1,54% de incidência de turistas na Paraíba. 


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Os principais Estados que demandam turistas para a Paraíba estão São Paulo, com um percentual de 20,99%, Pernambuco (15,34%), Rio Grande do Norte (9,49%), Rio de Janeiro (8,88%) e Minas Gerais (7,90%). Já em relação ao fluxo de turistas estrangeiros na Paraíba, os principais países emissores em setembro foram a Itália, como 22,51% de incidência, seguida pelos Estados Unidos (14,72%), Alemanha (13,06%), Argentina (9,54%) e Portugal (7,07%). No Top10 dos países emissores entraram a Espanha e a Suíça; Saíram China e Irã. 



FESTIVAL JPA


Falando na Paraíba, a 5ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, realizada no Centro de Convenções no último final de semana, bateu recordes de crescimento e de participação de profissionais do turismo. Houve crescimento de 25% no número de expositores e 3.202 visitantes nos dois dias de evento. Para a próxima edição, os diretores do evento antecipam que ampliarão a participação de expositores internacionais e que negociarão com as companhias aéreas uma ação para baratear os custos dos bilhetes aéreos para os agentes de viagens. O empresário Cláudio J S Junior, diretor comercial do Festival, disse que apesar da instabilidade da economia brasileira o evento obteve ganhos importantes e maior visibilidade entre os expositores e os agentes de viagens de todo o Brasil. O próprio selo de credibilidade dado pelo Ministério do Turismo é um fator que coloca o Festival entre os mais importantes e decisivos no ambiente comercial entre os profissionais do Turismo, bem como na divulgação de novos roteiros.


O diretor da Operadora CVC, Claiton Armelin, deu o seu testemunho do crescimento do Festival do Turismo, ao confirmar o fechamento de várias parcerias. “É um evento que tem crescido de forma sustentável e tem se tornado obrigatório para quem pretende fechar negócios com as agências de turismo do Nordeste, já que aqui está concentrada a maioria das grandes empresas da região”, destaca o executivo. A CVC promoveu uma série de treinamentos e capacitação com os agentes de viagens, sempre com as salas lotadas.


O presidente da Flytour, Michael Barkocyz, também destaca a importância do Festival do Turismo como um fator de fechamento de negócios e o crescimento da participação de agentes de viagens do Nordeste. De acordo com Barkocyz, o Nordeste é uma região vital para o fluxo de turistas para o restante do Brasil, em especial para o Sudeste, e o Festival do Turismo cumpre com a missão de reunir os melhores expositores e produtos que estarão sendo oferecidos aos turistas ao longo dos próximos meses. “Sem dúvida é um dos eventos que nos traz grande retorno”, pontua o executivo.


Claudio Junior afirma que para a próxima edição do Festival do Turismo, está sendo montada uma estratégia de captação de mais expositores estrangeiros. Este ano foram mais de 40 empresas internacionais, entre companhias aéreas, operadores de turismo e representantes governamentais. A ideia seria participar de mais feiras internacionais, como ocorreu este ano, quando o empresário participou da Feira de Turismo de Madrid, na Espanha.


A presença do executivo nessa Feira gerou a atenção de expositores internacionais, como o Ministério do Turismo do Panamá, que fechou parceria com o Festival do Turismo. O empresário Henrique Zapata manteve contato com agentes de viagens do Nordeste e deve estar negociando com a Copa Airlines e o Governo do Panamá a possibilidade de fechamento de pacotes turísticos para a região a partir da capital paraibana.


O Festival do Turismo do próximo ano também deve contar com o peso das companhias aéreas do grupo Star Alliance Member, que integra as 12 maiores companhias aéreas do mundo e que poderão estar reunidas em um stand exclusivo. A proposta será apresentada e discutida pelos dirigentes da Air Canada que estiveram presente no evento. Este ano, três companhias aéreas da Star se fizeram presentes: TAP. Copa Airlines e Air Canada.

SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO



A primeira Missa na nova Igreja do Santuário de Caravaggio de Canela será celebrada no próximo dia 25, às 15h. Antes da celebração será servido almoço festivo, por adesão, com massas, maionese, galeto e saladas, no valor de 20 reais. Apesar da obra ainda não estar finalizada, o Bispo Diocesano D. Zeno Hantenteufel virá a Canela especialmente para presidir a celebração e apresentar aos devotos a obra que já conta com a fundação finalizada e a laje parcialmente pronta, juntamente com o pároco Varnei  Hinterholz. A pedra fundamental da obra foi abençoada pelo Bispo D. Zeno e pelo pároco, na época, Padre Edson Batista de Mello, em 16 de maio de 2010. O projeto da nova Igreja contempla área total da construção de 1.600m², com capacidade para 500 pessoas sentadas no templo. Além da Igreja, com sacristia, oratório e coro, o projeto conta com confessionários e sanitários. 


Doze arcos farão parte da obra, representando os 12 Apóstolos. A bela cúpula trará a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália, com estilo arquitetônico neoclássico. Depois de finalizada, a Igreja contará com um mirante e irá trazer a Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino. Os arquitetos responsáveis pelo projeto, que trabalham voluntariamente Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff também estarão na primeira Missa. O Santuário de Caravaggio de Canela ainda não é oficial, mas reconhecido por devotos de todo o Estado.

O melhor Bristrôt de Canela