sábado, 23 de abril de 2016

MARAVILHA NATURAL FOZ DO IGUAÇU

MARAVILHA NATURAL FOZ DO IGUAÇU


A revista espanhola Expreso Diário de Viages y Turismo destaca Foz do Iguaçu, no Paraná, como um dos melhores destinos em alta no mundo. De acordo com a reportagem, publicada na última semana, a cidade, designada Patrimônio Mundial, figura entre os destinos eleitos nos chamados top 10 do Travellers’ Choice, ranking elaborado com base na votação de usuários do portal TripAdvisor. O turismo brasileiro aposta na promoção de destinos com grande beleza natural para atrair ainda mais turistas de países europeus e norte-americanos, explica Marcos Sales, presidente da Embratur. O Travellers’ Choice é a premiação máxima que o TripAdvisor concede e o único do setor de turismo baseados em milhares de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo. De acordo com a organização, os prêmios anuais refletem "o melhor dos melhores" em termos de serviço, qualidade e satisfação do cliente, hotéis, acomodações, destinos, atrações e até mesmo marcas e produtos.


EMBRATUR & FORNATUR


O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur Sérgio Flores, apresentou ações da promoção turística do Brasil no exterior nesta última quarta-feira (20), em Cuiabá, durante a 3ª reunião extraordinária do FORNATUR (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo). O encontro aconteceu paralelamente à FIT Pantanal (Feira Internacional de Turismo do Pantanal). Os participantes conheceram a campanha promocional do Mato Grosso, desenvolvida pela Secretaria Adjunta de Turismo e discutiram a nova proposta de logomarca e do layout do portal do Fórum. Estiveram presentes os representantes das secretarias estaduais do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraíba, além do diretor de Marketing do Ministério do Turismo, Márcio Nascimento.


Até este domingo,24 de abril, Cuiabá recebeu a 1ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal. Com agenda voltada para o segmento de Negócios, a feira gerou mais de 3,7 mil empregos diretos e indiretos nos cinco dias de programação. Com o tema “Turismo, um grande negócio”, circularam mais de 100 mil visitantes, nas mais de 20 atividades abertas ao público, entre gastronomia e cultura local. 


De acordo com o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luís Carlos Nigro, o objetivo da iniciativa foi mostrar uma visão de desenvolvimento sustentável, promovendo os ecossistemas do Pantanal, Cerrado, Amazônia e a região do Araguaia. 

Clique na imagem para ampliá-la

A fim de divulgar o Brasil como destino turístico e a realização da FIT Pantanal, a Embratur, em parceria com a SEDEC, apoiou a realização de press trip com seis profissionais da imprensa da Alemanha, Reino Unido e Holanda. O grupo conheceu as regiões de Nobres, Pantanal e Chapada dos Guimarães. Além deles, mais de 40 jornalistas especialistas em turismo, também participaram do fampress.


ROTEIRO INDÍGENA

Recepção Utiariti 

O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Nigro, esteve presente no lançamento da Rota Parecis, um novo roteiro de turismo que começa a ser trabalhado em Campo Novo do Parecis (390,9 km de Cuiabá). Esse roteiro eu fiz e pude conviver por três dias em três aldeias. O roteiro etnológico compreende convívio e trilha nas Aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Salto Utiariti. É algo fantástico que proporciona ao turista uma experiência inesquecível na vivência com a comunidade indígena Paresí, e ainda na contemplação da natureza exuberante da região. 


O Cacique Rony Azoinace, da aldeia Wazare comentou sobre a questão social e o desenvolvimento econômico da comunidade. “Estamos com esse trabalho que era um sonho e que hoje se torna realidade para a nossa comunidade indígena, de poder trabalhar a cultura indígena junto com a preservação da natureza e principalmente a questão social da nossa comunidade. O etnoturismo vem propiciando a nossa comunidade uma alternativa de renda de forma sustentável, valorizando e difundindo a nossa cultura”. Para ver todas as fotos clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

À Aldeia Wazare está localizada às margens do Rio Verde onde é possível participar do dia a dia da comunidade indígena, assistir apresentações de dança, cantos, ouvir as histórias míticas do povo, fazer pintura corporal e ainda usar as vestimentas indígenas. O turista pode ainda fazer um passeio de barco e se banhar nas águas do Rio Verde.


A aldeia Quatro Cachoeiras localizada dentro da área indígena Utiariti, recebeu esse nome devido às quatro quedas d’água formadas pelo Rio Sacre. O local é de grande beleza cênica, ideal para contemplação. O Cacique Narciso, da aldeia Quatro Cachoeiras, fez o convite para que todos visitem a comunidade. 

Clique na imagem para ampliá-la

“O caminho está aberto para vocês poderem visitar, conhecer a vivência indígena, como que é a morada, a beleza da cachoeira e a beleza da aldeia”. Para ver todas as fotos clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

O salto Utiariti é um dos mais imponentes do Estado, formado pelas águas do Rio Papagaio, com uma queda de aproximadamente 90mt. Vista do alto, pode-se perceber o formato semelhante ao contorno do Brasil. Para ver todas as fotos clique aqui.

Salto Utiariti

O turista pode além de contemplar, praticar rapel. Além da Rota Parecis, o município oferece ao turista a prática de outras atividades como canoagem, ciclo turismo, expedição, mergulho e rafting.

RODADA DE NEGÓCIOS


Uma oportunidade de vendedores e compradores apresentarem produtos e serviços, possibilitando boas parcerias. Este foi o foco da Rodada de Negócios realizada nesta última quinta-feira (21) durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que termina neste domingo no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Participaram da Rodada de Negócios da FIT Pantanal 35 vendedores locais, entre agências de viagem e receptivos, hotéis e pousadas, atrativos e prefeituras; e 60 compradores, entre os quais as maiores operadoras e agências de viagem de turismo de todo o país. De acordo com o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o resultado da Rodada de Negócios foi bastante positivo. “Estamos compilando o número de negociações, mas já temos conhecimento de hotéis e pousadas que fecharam negócio com grandes operadoras. Isso mostra que a FIT Pantanal está cumprindo o seu papel de gerar negócios e colocar o turismo mato-grossense na prateleira dos grandes roteiros nacionais”.

INVESTIMENTOS


A Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) apresentou ao trade turístico o programa Desenvolve Turismo nesta sexta-feira (22), na Feira Internacional de Turismo do Pantanal. A linha de crédito é direcionada a micro, pequenas e médias empresas do setor que terão até R$ 600 mil, por tomador, para investir em melhorias e ampliações do negócio. A taxa de juros será a partir de 6,43% ao ano, com prazo de pagamento de até 84 meses e carência de dois anos. O empresário interessado terá que apresentar um projeto de viabilidade econômica do empreendimento e garantias, podendo ser avalista, fundo de aval ou recebíveis, além de passar por análise de crédito e estar cadastrado como Pessoa Jurídica no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do Turismo (Cadastur).

Clique na imagem para ampliá-la

Os recursos poderão ser utilizados para investimentos como ampliação e melhorias na estrutura e aquisição de equipamentos e capital de giro. O objetivo é apoiar as micro, pequenas e médias empresas do turismo, tanto na área urbana quanto na rural. A linha de crédito terá os recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic).


O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e o presidente da MT Fomento, Mário Milton Ferreira Mendes, assinaram protocolo de intenções para desenvolver a linha de crédito. “Hoje já estamos dando continuidade ao protocolo de intenções assinado ontem aqui na FIT Pantanal. Este era um anseio antigo do trade turístico e conseguimos formatar a linha com condições bem abaixo das aplicadas no mercado, o que com certeza é um grande diferencial”, aponta o secretário adjunto de Turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro.

ORIGEM DOS HÓSPEDES


Durante o ano de 2015, a taxa de ocupação dos hotéis de Cuiabá foi de 55,15%, tendo sua alta no mês de agosto, quando atingiu 61,19%. A diária média girou em torno de R$ 189,21. Na comparação com outras capitais, Cuiabá não ficou muito abaixo, já que no mesmo período, São Paulo registrou taxa de 61% e Belo Horizonte 45%. Os dados estão inseridos no Boletim Turismo em Números, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na quinta-feira (21), durante a programação da Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que segue até domingo (24), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A maioria dos hóspedes em Cuiabá em 2015 é proveniente do estado de São Paulo (39,82%), seguido do Rio Grande do Sul (29,05%) e Rio de Janeiro (11,71%%). Mato-grossenses vindos do interior do Estado representaram 9,30% dos ocupantes. A rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande conta com 117 unidades, entre hotéis e pousadas, totalizando 15.286 leitos, distribuídos em 6.385 acomodações, sendo 108 para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs).

AEROPORTOS


No ano de 2015, o fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, atingiu 3,3 milhões de pessoas, sendo 1,652 milhão de desembarques e 1,650 milhão de embarques. No aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, no ano passado foram 135 mil embarques e 137 mil desembarques, totalizando cerca de 273 mil passageiros. Já o aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, somou cerca de 49 mil embarques e 47 mil desembarques, totalizando a circulação de 96 mil pessoas.


TRILHAS POTIGUARAS


Um novo destino turístico vai despontar no litoral norte da Paraíba. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, formadas pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho.  A região faz parte do novo mapa turístico, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre, do Ministério do Turismo - que define as regiões turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante. Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam de 1.501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis belas praias para desfrutar. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo do Estado.

Tudo isso você poderá conferir no maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do BraSIL

A Paraíba conta hoje com 11 regiões turísticas no Mapa do Turismo e 137 municípios, mas essa quantidade deve mudar, pois o Mapa do Turismo Brasileiro está passando por reformulações.  O mapa faz parte do programa de regionalização do MTur e é o instrumento que define o direcionamento das políticas públicas de turismo. O Secretário Executivo de Turismo da Paraíba, Ivan Burity, destacou a importância dos cursos. “Esse projeto tem como principal objetivo desenvolver o turismo do Litoral Norte e fomentar a economia da região. Por isso, as pessoas precisam estar preparadas para receber o turista”, afirmou.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

NOBRES - MATO GROSSO


Outros destino que desponta no ecoturismo, Nobres, no Mato Grosso, local de mergulho e flutuação. Em Nobres, no Mato Grosso, o ecoturismo predomina com a flutuação e o mergulho, boia cross, trilhas e tirolesa. A Lagoa das Araras tem um belo por do sol e dá para assistir revoada de aves, além de passeios de barco e percursos de boia pelos rios Salobra e Quebó. A flutuação e o mergulho podem ser feitos em rios de águas cristalinas. A  cidade já recebeu R$ 7 milhões para obras de infraestrutura turística do Ministério do Turismo. Entre as obras foram feitas a pavimentação de ruas do município e restauração da praça Matriz.


INFINITY BLUE NA INTIMIDADE


Olha gente, pra quem gosta de conviver com seu artista favorito, passar um final de semana todo com ele, assistir seu show exclusivo e até cantar junto, é bom correr e fazer sua reserva, não sei se ainda tem, mas está praticamente esgotado. É isso que o Infinity Blue Resort & Spa oferecerá exclusivamente aos seus hóspedes. Aproveite o feriado de Corpus Christi da melhor maneira, bem acompanhado e no melhor resort de praia para famílias e de praia do Sul do Brasil.


MICE NA ALEMANHA


Com participação maior do que o dobro de atletas em relação à  edição anterior, a IMEXrun  2016 marcou o 2º dia da feira de turismo IMEX Frankfurt, um dos maiores eventos do mundo voltados para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events). Nesta terça-feira (20), mais de 800 atletas correram pelas avenidas da cidade alemã, numa corrida de rua que teve como tema a promoção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Os mascotes olímpicos Tom e Vinicius estiveram na prova para animar os atletas. A corrida foi organizada pelo Rio Convention & Visitors Bureau e Riotur, com apoio da Embratur. Atletas de diversos países disputaram o prêmio de “Nação mais ativa”. 


A ideia da organização era refletir o espírito Olímpico e quem ganhou foi a Espanha. Todos os participantes receberam camisetas com as cores de seus países. Essa é a 3ª edição da IMEXrun e a segunda que acontece em Frankfurt.o Convention & Visitor Bureau e da Embratur. A 14ª IMEX Frankfurt reúne qualificados compradores e fornecedores do mundo, proporcionando contatos por meio de encontros pré-agendados. O evento, que se encerra no dia 21 de abril, na Alemanha, conta com a participação de 3.964 hosted buyers. A Embratur, junto dos 32 co-expositores nacionais, busca maximizar o turismo de negócios no Brasil e promover relacionamentos entre o mercado brasileiro e destacados players mundiais. No estande do Instituto, que tem 252 m2, são realizados Group Appointments com compradores indicados pela organização da IM.



FRIO CHEGANDO EM SC


Segundo o homem do tempo, Ronaldo Coutinho, vem aí a grande e tão esperada grande mudança. Esse calor maluco vai embora e chega o super frio. “Sai o El Ninõ e vem a La Ninã. A troca dos fenômenos climáticos favorece a entrada de ar frio no continente. A frequência e a intensidade da chuva começa a diminuir, como tivemos recentemente”. Na região serrana, na noite desta segunda a temperatura cai e na terça teremos um dia chuvoso com máxima de 16°C. O frio aumenta na quarta acompanhado de nebulosidade e, na quinta poderemos ter recorde de temperatura, com mínima próxima dos 5°C em diversas partes do Estado. Na Serra, podemos registrar -3°C”, ressalta Coutinho. 


FESTA DA COLÔNIA


Termina no próximo dia 1º de maio, numa estrutura construída especialmente para um dos eventos que mais envolve a comunidade, a 26ª Festa da Colônia em Gramado. Descendentes dos colonizadores alemães, portugueses e italianos mostram aos gramadenses e visitantes o sabor único e delicioso de suas culinárias tradicionais e produtos típicos, além de muita alegria e diversão das apresentações culturais. A festa mantém a identidade do agricultor, preserva os usos e costumes herdados e estabelece a integração entre o homem do campo e o turista. Sem dúvidas, uma das festas mais bonitas da cidade. Aliás; qualquer coisa que acontece em Gramado, na fenomenal Serra Gaúcha, é nota 10. 


ALPEN PARK


Na última quarta-feira, dia 13, o Alpen Park recebeu diversas instituições de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no Dia Nacional da Alegria. O evento ocorre anualmente e teve a sua nona edição em 2016. Mais de 200 crianças e adolescentes foram atendidas pelo parque e garantiram muita diversão com as atrações do empreendimento. O Alpen Park recebeu durante o Dia Nacional da Alegria a visita de seis instituições: Tia Lolo de Viamão, o Grupo Estudos de Gramado, e de Canela o Instituto Padre Franco, a ACM, a APAE e a Assistência Social. Os pequenos puderam brincar em cinco atividades do parque: Trenó, Cinema 4D, Alpen Interactive 5D, Montanha Russa e Tirolesa. O projeto é realizado pelo Alpen Park em parceria com o Sistema Integrado em nível Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e Associação das empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra).EX.


BELLA DA SEMANA


Ela foi musa da Grande Rio no Carnaval deste ano, encantou os homens brasileiros com a primeira parte do ensaio de nu que fez para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Cheia de determinação e dona de curvas avassaladoras, ela sabe bem o que quer e não liga para a concorrência. 


BRAZIL WINE CHALLENGE


Amostras do mundo todo não param de chegar. E para garantir que o maior número possível de rótulos participe do Brazil Wine Challenge, 8ª edição do Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) e a Revista Adega – organizadores do concurso -, prorrogaram o prazo das inscrições para o dia 27 de abril. Com isso, o envio das amostras também ganha uma semana, passando de 3 de maio para 10 de maio. O evento será realizado de 7 a 10 de junho no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (Serra Gaúcha). Basta acessar www.enologia.org.br/feiras-e-eventos/brazil-wine-challenge e selecionar a opção “Inscrições online”. No mesmo link é possível ter acesso ao regulamento do concurso. O Brazil Wine Challenge é o único concurso de vinhos no Brasil com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos.


FESTURIS 2016


Um empreendimento que conta com prêmios de Melhor Resort de Campo, Termas, Interior ou Seva Brasil, além do Travellers'Choice 2015. O grupo é formado pelo Rio Quente Resorts, Hot Park, Rio Quente Vacation Club e Valetur Viagens e é referência em alta performance de soluções turísticas e entretenimento na América Latina. O Rio Quente Resorts, localizado em Goiás, acaba de confirmar sua vinda a Gramado, para participar no Festuris - Festival Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro. O Rio Quente Resorts, é um paraíso de águas quentes naturais com uma das maiores praias artificiais do mundo. É o maior complexo de águas quentes do mundo, com o maior parque aquático do País em números de visitantes. Toda esta estrutura será apresentada aos visitantes do FESTURIS, no stand do Rio Quente Resorts.


O Festival Internacional de Turismo, evento concebido e organizado pela empresa Rossi & Zorzanello, terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


CASE ROSSI & ZORZANELLO


Na última quarta-feira, dia 20, um grupo de empresários do Vale do Taquari se deslocou até Gramado para uma visita à empresa Rossi & Zorzanello. O grupo foi composto por empresários de Teutônia, Lajeado, Imigrante, Santa Cruz do Sul e Encantado. A ação é uma parceria do Sebrae Vale do Taquari e ABEOC RS. O grupo foi recebido pelos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, que apresentaram um pouco sobre estratégias e perfil da empresa e seus eventos que se tornaram referência no Brasil como Chocofest e FESTURIS - Festival Internacional de Turismo. Eventos como o FESTURIS e sua contribuição para a profissionalização do turismo e a Chocofest e sua importância na consolidação do destino Gramado em todo país foram os temas de interesse do grupo e apresentados pelos diretores Marta Rossi e Marcus Vinicius Rossi. Além disso, o consultor financeiro da Rossi & Zorzanello, Sérgio Prade, apresentou o sistema de gestão implantado na empresa para a conquista dos selos OMT e ABEOC.


Falando nisso, o Festival Internacional de Turismo, abriu no dia 4 de abril o credenciamento para interessados em participar do evento que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado, na Serra Gaúcha. Para 2016 a organização estima a participação de pelo menos 14 mil pessoas para a feira, congresso e atividades paralelas, durante os três dias. O número de inscritos surpreende e, em quinze dias, já são mais de mil inscritos entre agentes de viagens e público em geral. Os diretores do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi comemoram o bom número e a grande procura. Os interessados podem se inscrever pelo site do FESTURIS: www.festurisgramado.com, aba Participante, na sessão Credenciamento: http://www.festurisgramado.com/participantes/credenciamento/. Até o dia 15 de junho de 2016, os agentes de viagens poderão se inscrever de maneira free. Os participantes do FESTURIS podem antecipar sua reserva de hospedagem e assim terem tarifas especiais nos hotéis credenciados pelo evento. Saiba os hotéis e benefícios em: http://www.festurisgramado.com/parti…/reserva-de-hospedagem/.

Melhor endereço italiano em Gramado - RS

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI





Salinas Maragogi Resort - o 2º melhor resort do mundo para famílias e o nº 1 do Brasil.