domingo, 30 de outubro de 2016

50 ANOS DA EMBRATUR

50 ANOS DA EMBRATUR


O Instituto Brasileiro de Turismo reuniu em Brasília, coordenador, professor e alunos do curso de turismo do Distrito Federal para convidar a comunidade acadêmica a participar do projeto dos 50 anos da Instituição. A iniciativa visa divulgar as ações desenvolvidas pelo Instituto e os resultados alcançados com a promoção do turismo no Brasil e no exterior, desde sua criação. A expectativa é contar com a ampla participação dos estudantes de turismo nos 50 anos da Embratur. Para alcançar esse público-alvo, será feita a entrega de cartazes e folders nas universidades do Distrito Federal que mantem cursos voltados para o setor. A programação do cinquentenário inclui, entre outras ações, o Fórum Embratur 50 anos, uma sessão solene no Congresso Nacional, nos dias 16 e 17 de novembro, respectivamente. As atividades terão continuidade ao longo do ano de 2017. 


EMBRATUR E MEIO AMBIENTE


Uma conversa entre o presidente da Embratur e o ministro do Meio Ambiente, marcou a retomada do projeto “Parques para o Planeta”. A ideia é selecionar alguns dos principais parques naturais do Brasil, canalizar esforços governamentais para preparar a formatação de novas concessões e abrir as unidades para visitação, não só para turistas nacionais, mas para estrangeiros, em especial os dos países vizinhos.
Ao Ministério do Meio Ambiente ficou a responsabilidade de definir 10 parques em todo o País para iniciar a experiência. Depois de preparar as áreas, inclusive quanto a eventuais questionamentos de ordem jurídica, a Pasta pretende abrir concessões para exploração comercial pela iniciativa privada. Durante o encontro, Lummertz sugeriu também uma ação coordenada entre a Embratur e o MMA, para mostrar o modelo a prováveis investidores em diversos países. O Brasil conta com 71 parques nacionais, visitados por 6 milhões de turistas em 2013. A receita foi de R$ 27 milhões em 2012. Apenas dois deles, o da Tijuca, onde está o Cristo Redentor, e o do Iguaçu, com as Cataratas, respondem por 70% do total de visitantes.

FOTOGRAFE FRAIGURGO


A Câmara Técnica de Marketing, convida os fraiburguenses a registrarem através de fotos os encantos de Fraiburgo, um espaço exclusivo para os apaixonados por fotografia e que buscam se encantar com cada detalhe da nossa Terra da Maçã. Acesse o regulamento, participe e eternize as maravilhas que encontrar no caminho. Clique aqui para efetuar sua inscrição


44ª ABAV EXPO & 46º BRAZTOA  


Expo Internacional de Turismo & 46º Encontro Comercial divulgou o perfil de público que visitou a feira, entre os dias 28 a 30 de setembro, no Expo Center Norte. Esta edição contou com a participação de 29.014 profissionais do setor,  88% dos quais ocupando posições com influência direta na aquisição de produtos em suas empresas – entre eles 31% tomadores de decisão. Dos segmentos dos visitantes, 45% indicaram trabalhar diretamente com Lazer, e 34% com o segmento MICE, que engloba o Corporativo (25%) e Eventos (9%). Outros segmentos identificados foram o Turismo Receptivo (9%), Luxo, Cruzeiros e Ecoturismo, cada um com 3% do universo, e Intercâmbio, Esportes e LGBT, com 1% cada.


"As relações comerciais foram ótimas, principalmente por conta da qualificação do público da feira. Conseguimos mostrar uma nova era moderna e tecnológica do turismo – vide o Hackathon Viagens, que trouxe um projeto de realidade aumentada para o setor - para esses profissionais, que estavam realmente engajados em trabalhar pelo avanço dos seus negócios", disse Magda Nassar, presidente da Braztoa.


"Os dados compilados revelam que a ABAV Expo recebeu um público direcionado e mais qualificado, que buscava por soluções e oportunidades diante do momento econômico. Os corredores sempre cheios, palestras com alta procura e os níveis de satisfação do nosso público – visitantes e expositores – são provas do sucesso do evento e confirmam nossa perspectiva positiva para a mudança de cenário já a partir do próximo ano", avaliou o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.


ABAV & TRAVEL ACE


A Travel Ace participou do 63º Fórum Executivo da Abav-SP, realizado na sede da Abav Nacional. Com o tema “Presidente Mão na Massa”, o evento retratou diversos assuntos. Um dos destaques foi o curso gratuito ‘Como vender seguro viagem’, resultado da parceria entre ABAV-SP e a seguradora. O curso está no ar desde agosto, e tem recebido cerca de 15 inscrições por dia. Os participantes que conseguirem nota igual ou superior a 7 vão receber certificado da Travel Ace-Abav-SP, ou da Abav regional. Nos últimos anos, cresceu a base de consumo dos brasileiros e hoje, viajar é item preferencial, superando até mesmo a compra de um automóvel novo. De acordo com a Infraero, em 2015, foram realizadas mais de 112 milhões de viagens, considerando embarcados, desembarcado e conexões. 


Embora viajem mais, os brasileiros ainda não adquiriram o hábito de contratar o seguro. Boa parte deles realiza a compra do seguro por conta própria ou não consomem os pacotes das operadoras turísticas. No Brasil, apenas 30% a 35% dos viajantes têm o seguro atrelado em sua compra. Na Argentina, o percentual alcança de 60% a 70%. O curso ‘Como vender seguro viagem’ constitui mais uma opção de segurança para que o profissional venda o melhor produto para o passageiro. As aulas focalizam as novas normas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e, também, o impacto da comercialização de seguro viagem nas receitas das agências de viagens. Com a responsabilidade solidária, onde o agente é responsável, caso não ofereça o seguro-viagem; é necessário adequar esses profissionais para vender com qualidade os serviços da seguradora.


NATAL ENCANTADO INFINITY


Já fez tua reserva? É bom correr porque geralmente os hóspedes do ano anterior já fazem a sua pré-reserva para retornarem de tão bom que é. Portanto confirme o pacote de natal do Infinity Blue Resort & Spa que acontece entre os dias 21 e 26 de Dezembro de 2016. Até duas crianças de cinco anos é cortesia, de acordo com a capacidade do apartamento. Pensão completa e bebidas não inclusas. Atividades de Lazer e Entretenimento, jantar natalino com decoração especial e música ao vivo, chegada do Papai Noel e entrega de presentes para as crianças; (noite do soninho). Berçário para crianças até 03 anos, espaço kids Betinho Carreiro. 


Uma estrutura majestosa de lazer com piscinas, saunas, academia, sala de jogos, sala de cinema; recreação para todas as idades (com parede de escaladas, pista de aventuras e arco e flecha). 



VOZES DA BABITONGA



No próximo dia 11 de novembro, a partir das 20h30min, a Associação Comunitária do Pontal e da Figueira do Pontal)será sede do Concerto Lua Mansa do Coral Vozes da Babitonga, qual contará com a participação especial do Coral Infantil Sementes do Amanhã. O evento é fruto do projeto Formação Musical através do Canto Coral, da Escola de Música Tocando em Frente, e conta com o patrocínio do Porto Itapoá, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. “O concerto ‘Lua Mansa’ reflete a luz e o calor recebido da acolhida do Coral Vozes da Babitonga pela comunidade itapoaense. Com a participação especial do Coral Infantil de Itapoá, Sementes do Amanhã, em frente à Baía da Babitonga, este concerto é especialmente dedicado à comunidade local, como forma de reconhecimento da sua história e importância para Itapoá. O evento é greatuito, aberto ao público e a todos os moradores de Itapoá e região. 


FESTA BLACK AND WHITE


Essa é para depois do Troféu Infinito da Brocker Turismo em Gramado. A balada vai rolar solta na fenomenal Serra Gaúcha. A Black and White by Infinito Produtora tem sua primeira edição no dia 04 de novembro. A festa terá a participação do DJ e produtor musical Fabrício Peçanha, além de um time de peso composto por Vice Society, Butzge, Abel Mesomo, Rafinha, Diego Heron, Zottis e Behind-U. A festa ocorre no La Rocca Gramado, o mais elegante e artístico club da cidade de Gramado. Mais informações pelo telefone (54) 9925-3458.


Fabrício Peçanha foi um dos únicos DJs a estar presente em todas as edições do festival Skol Beats, maior evento de música eletrônica da história do Brasil. Já se apresentou em festivais massivos como SWU e Planeta Atlântida, e na Argentina foi o primeiro brasileiro a se apresentar no Creamfields, festival de importância fundamental para a cena latino-americana.
A realização do evento é de responsabilidade exclusiva da Infinito Produtora. 

O melhor endereço de Gramado  - Hotel Cercano


FINAL DE TARDE


O final de tarde em João Pessoa não precisa ser mais exclusivamente na orla marítima.  O Parque Solon de Lucena, no coração do Centro e um dos principais cartões postais da capital paraibana ganhou muito mais do que atrativos para a sua população e turistas, ganhou um charme especial e que pode ser curtido todos os dias, a partir das 17h. A Lagoa, como é mais conhecida, ganhou equipamentos de lazer e esportes como pista para cooper, bicicletas, skates e patins. Ganhou também áreas exclusivas para a prática de skate, escaladas e manobras de bicicross. Tem ainda espaço para as crianças brincarem nos balanços, pula-pula, playground e para correr livre. E conta também com área verde nos gramados para bons bate-papos e namoros. O local foi transformado em passagem obrigatória para estudantes, profissionais que trabalham próximo e famílias que residem nas imediações e outras tantas que moram longe, mas fizeram do local um momento especial de lazer e curtição. 


A fonte luminosa, que é ligada todos os dias a partir das 17h30, dá um clima ainda mais romântico ao local, horário que surgem os fotógrafos profissionais e amadores para registrarem esses momentos de pura inspiração. Toda a área da Lagoa tem segurança, que é realizada por guardas municipais que, inclusive, têm um posto instalado no parque, permitindo segurança e vigilância as 24 horas do dia. Na calçada ao lado, a população conta com paradas de ônibus que circulam e seguem para todos os bairros de João Pessoa, inclusive, para Cabedelo. O Centro de João Pessoa, realmente, pode ser visitado pelos turistas nos finais da tarde, ou mesmo durante o dia, para contemplarem um ponto turístico que se renovou sem perder a sua história e a sutileza da natureza. 


FESTIVAL JPA



Falando nisso, já tem data marcada o maior festival de turismo do Norte/Nordeste. A 7ª Edição do Festival do Turismo de 2017 acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro do próximo ano. O evento deverá ter mais expositores internacionais e a presença de novas operadoras de turismo, conforme previsão dos organizadores Bruno Mesquita e Cláudio J S Júnior. O crescimento em tempos de crise trouxe um desafio ainda maior para a próxima edição do Festival, reconhece Bruno Mesquita, que avisou que todas as pessoas envolvidas na organização do evento estão cientes de que é preciso crescer, mas a aposta é tornar a Feira ainda mais profissional e com qualidade. “Estamos buscando excelência no evento e analisando o crescimento com cuidado”, afirmou. Cláudio Júnior afirmou ainda, que pretende buscar ainda as grandes marcas do turismo brasileiro e estrangeiro, mas concordou com Bruno Mesquita que é necessário crescer de forma ordenada, para não correr o risco de queimar o Festival.



FESTIVAL DE TURISMO


Cristiane Cavalli, responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia, em nome do secretário de Turismo e toda a equipe do Ministério do Turismo, agradece a valiosa oportunidade e apoio oferecido para estar presente no Festival de Turismo de João Pessoa, que segundo ela foi um sucesso inquestionável. Informa também que nos entre os dias 03 e 06 de novembro participará do Festival do Turismo de Gramado, com o apoio da Agência de Desenvolvimento Ushuaia em conjunto com os municípios de El Calafate e Puerto Madryn, a fenomenal Patagînia Fantástica. 


Já no dia 8 de novembro haverá capacitação na Embaixada da Argentina no Uruguai , a convite daquele governo. Terão toda a logística e apoio. Com essas ações a Patagônia Fantástica encerra o ano que foi repleto de muito trabalho. 

Hotel Posada Los Alamos, nossa casa em El Calafate


Falando nisso, o super chef Lino Adilon, do premiado restaurante Volver em Ushuaia, organiza mais uma vez um grande evento internacional de gastronomia. Trata-se do "Ciencia y Cocina en el Fin del Mundo, com a presença dos chefs Pere Castells & Pere Planaguma. mais informações via e-mail: ushuaiava@gmail.com.  

Cilene del Faro, nossa casa em Ushuaia