quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

TEMPORADA DE VERÃO EM FLORIPA

TEMPORADA DE VERÃO EM FLORIPA
Os estabelecimentos da Grande Florianópolis localizados nas praias tiveram alta de 2,24% na taxa de ocupação em janeiro de 2017, em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo pesquisa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, o percentual registrado no último mês foi de 84,66%. O desempenho se deve aos empreendimentos com preços intermediários, que tiveram aumento de 1,32%. Já os de maior porte, que têm os preços mais altos, tiveram redução de 1%. Este é o segundo ano consecutivo que estas empresas registram queda. É uma realidade que esses que cobram caro demais majorando seus preços na alta temporada não conseguem entender, quem tudo quer tudo perde. Os turistas que estão por aqui tem pouco poder aquisitivo.
Tanto é verdade que os turistas que estão por aqui não tem grana, que os hotéis com menos de 50 apartamentos, também registraram decréscimo de 4,97% neste ano. Para Estanislau Bresolin, presidente do Sindicato, os dados mostram uma queda no poder aquisitivo da classe alta. “Muitos turistas que ficavam nos hotéis menores não vieram neste ano”, destaca. Eu já discordo amigo Bresolin; os da classe alta não fizeram turismo no Brasil, como sempre, para esses não existem crises. Já os da classe média, que carregam o país nas costas, é que apertaram os cintos e fazem a escolha que lhes cabe nos bolsos.
Apesar do bom resultado nos balneários, a região continental teve diminuição de 14,93% no mesmo período, o que puxou o índice geral para baixo, com variação negativa de 2,89% e índice de 82,54%. No Centro houve redução de 3,39%. Bresolin afirma que a previsão inicial era de que a ocupação fosse igual ou pouco melhor do que a registrada no último ano.  “Esses números não fogem muito do esperado. Os argentinos ficam nas praias, por isso, os números foram positivos nestas localidades. Os hotéis do Continente, onde se hospedam principalmente os turistas nacionais, sentem os efeitos da crise econômica”, avalia. A consulta foi realizada em 64 hotéis, com 5570 unidades habitacionais.
FEIRA DE ARTE DE FLORIANÓPOLIS
Clique na imagem para ampliá-la
A primeira Feira de Arte de Florianópolis, a FAF, acontece neste sábado dia 11 de fevereiro, das 11h às 17h, na Casa do Teatro Armação, no centro antigo de Florianópolis. A banda convidada é a Esporão de Bagre e haverá pré-lançamento do conto Linda Liz, da escritora Príncia Béli. Na fachada do Teatro, haverá exposição de duas obras de Ricardo Ramos da série “O Eu e o Outro”. Na FAF deste sábado, o Selo Patifaria e a Editora Caseira fazem o pré-lançamento do livro Linda Liz, de Príncia Béli, que narra a história de uma borboleta que volta ao casulo. Nesta edição, participam mais de 20 artistas, uma editora e um selo editoral com livro de artista, gravuras, aquarelas e acessórios. A FAF é realizada mensalmente. Todas as obras em exposição estão à venda. A feira ocupa os dois pisos da parte frontal do sobrado, construído na segunda metade do século 19. É provavelmente o mais estreito de Florianópolis, com 2m70cm de largura. A edificação abriga também uma pequena sala de teatro.
PRAIA DO ROSA
Clique na imagem para ampliá-la
A Praia do Rosa é um paraíso inquestionável. Sua baía pertence ao seleto grupo mundial das baías mais belas do mundo. A exuberância da sua natureza é fenomenal e a praia super badalada, na medida, sem muvuca. Lá você encontra o melhor resort (Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village) até as melhores pousadas do Brasil, entre elas a Melhor Pousada para casais, a premiadíssima Quinta do Bucanero. Todavia tem seu lado negro. A falta de segurança e cuidado de uma minoria de frequentadores que não respeitam ninguém, nem seus próprios animais de estimação e os levam para praia. Todos sabemos que é proibido cachorros na praia. Mas a irracionalidade humana é descomunal e a PM eu não vi em lugar algum. Os salva-vidas observam tudo de braços cruzados, inclusive com cachorros os acompanhando, sobre o protestos de muitos. E os dejetos dos cachorros ficam ali, depositados nas areias da praia. Vergonhoso, lamentável ! E do poder público municipal ? Não se tem a menor ideia do que estão fazendo !
CARNAVAL COM AVIANCA
A Avianca Brasil, melhor empresa aérea brasileira, anunciou que vai oferecer voos extras para melhor atender os passageiros que viajarão para alguns dos destinos mais demandados durante o Carnaval, a exemplo de Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis e São Paulo. Ao todo, serão 109 operações adicionais realizadas entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março. Florianópolis terá mais opções de voos de São Paulo (Guarulhos).
 “É um dos feriados nacionais mais esperados por todos. A Avianca Brasil vai entrar na festa com os foliões, oferecendo ainda maior flexibilidade de horários e com o produto que a tornou tão querida pelos brasileiros: atendimento carinhoso, mais conforto e espaço, entretenimento de bordo individual e serviço de bordo diferenciado”,destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da companhia. Os bilhetes para assentos nos voos extras já estão disponíveis para venda pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.
Carnaval do tranquilidade na Serra Catarinense – Urubici Park Hotel
VISTOS ! E A RECIPROCIDADE ?
Enquanto TRUMP literalmente nos atrapalha, é muito, com suas novas e espavitadas providências sem nenhum sentido, dificultando o visto americano para brasileiros, o nosso ministro do turismo reafirma defesa ao projeto de dispensa de vistos para países estratégicos como os Estados Unidos. E quanto nos injetamos lá?  As realidades do Brasil e dos Estados Unidos são completamente distintas. Lembremo-nos que o Brasil possui acordos bilaterais com quase 90 países pelo mundo, inclusive os pertencentes à União Europeia, da América do Sul, da África do Sul, México, Rússia, Israel, entre outros, “grandes emissores de turistas”. Acredito que se todo o mundo começar a endurecer, esse jogo de interesse do megalomaníaco muda. Todos dependemos um dos outros. Quem afinal de contas se mete na vida de todos os países? Quem promove as guerras em nome do bem contra o ma? Quem matou, mata e continuará matando sem limites? Quem planta vento colhe tempestades !
Já a revista alemã “Der Spiegel” deu o pontá pé inicial na sandice e publicou uma capa forte em sua edição de 4 de fevereiro, na qual o presidente dos EUA, Donald Trump, é retratado decapitando a Estátua da Liberdade. Na reportagem principal, intitulada “Nero Trump”, a publicação se pergunta se Trump pode transformar os EUA em uma autocracia. A revista aponta que o presidente americano virou um perigo, e que a Alemanha precisa preparar resistência contra ele. O texto também alerta sobre Steve Bannon, estrategista-chefe do presidente republicano, que a revista alerta ser um risco. Segundo a “Der Spiegel”, o “populista” Bannon é atualmente “o homem mais perigoso da América”. Ainda na sexta, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que, “no futuro”, a União Europeia (UE) terá que realizar mais tarefas “sozinha” devido às posições do novo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. Na cúpula europeia realizada essa semana em Malta e na qual a mudança de visão na Casa Branca, apesar não estar na agenda oficial, foi um dos assuntos mais comentados. 
FESTIVAL JPA & SIMTRAVEL
Uma grande novidade assina pela primeira vez com o Festival do Turismo de João Pessoa, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro deste ano, na capital paraibana. A My Sim Travel, uma empresa de tecnologia, que fornece roaming internacional válido em mais de 200 países, estará participando do evento com um estande. Para ficar conectado durante todo o tempo em que estiver fora do País, em viagem internacional, basta acessar o site: www.mysimtravel.com.
Tropical Tambaú Resort – João Pessoa – PB
SALÃO DE TURISMO PARANAENSE
Durante o 23º Salão Paranaense de Turismo acontece a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, organizada e promovida pela Paraná Turismo e Secretaria do Estado do Esporte e Turismo do Paraná. Neste ano, a Mostra vai continuar com o objetivo de divulgar o Estado como um destino turístico singular, diferente e muito apropriado para públicos de turistas de todas as idades e perfis.
“Diferente dos anos anteriores, esse ano a Mostra vai fechar o pavilhão da Feira de Negócios. Estaremos em um novo espaço, mais amplo e diferenciado, com estandes que divulgam as 14 regiões turísticas de nosso Estado”, conta a diretora do setor de Feiras e Eventos da Paraná Turismo, Vania Climinacio. Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, a Mostra faz parte do Salão. “É um privilégio contar com os empresários locais divulgando seus empreendimentos e negócios. A Mostra só engrandece o evento da ABAV-PR”, diz Kempe. 
Devido às muitas possibilidades como destino, o Paraná divide-se em 14 regiões e se destaca por belezas naturais inigualáveis, grandes reservas de Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras; um rico acervo histórico e cultural; diferentes alternativas de lazer e gastronomia. Estas são as regiões: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.
  
Mostra das Regiões Turísticas do Paraná é um evento tradicional do Governo do Estado do Paraná e há 13 anos ocorre como evento paralelo do Salão. A proposta da ABAV-PR é envolver o público estratégico para o Turismo regional que está reunido em Curitiba nos dias do evento e divulgar o Turismo do Paraná. “Essa parceria entre Paraná Turismo e ABAV-PR deu certo.
CARNAVAL NO INFINITY BLUE
As crianças têm programação especial enquanto os pais relaxam no Spa do resort.Carnaval é um período de festa e agito para a maioria das pessoas. Outras, preferem usar esse feriado prolongado para descansar e relaxar, de frente para o par e com o pé na areia, fugindo da rotina. Numa viagem de família, às vezes não é fácil conciliar as vontades e interesses por uma coisa ou outra. Mas se um lugar pode proporcionar natureza exuberante, conforto, relaxamento, com uma pitadinha de festa no Carnaval, é o Infinity Blue Resort & Spa, a beira da praia praticamente exclusiva, tem tudo isso a oferecer. Ainda restam algumas unidades.
COLHEITA DA UVA
De chapéu, avental e tesoura na mão, José Ivo Sartori colheu um cacho da variedade Chuscia Sciavi, da Geórgia. A Primeira Dama do Estado, Maria Helena Sartori, que acompanhou o ato, colheu a uva Prokupac, da Iugoslávia, e o Secretário de Estado da Agricultura, Ernani Polo, a Andre, de República Tcheca. A cerimônia reuniu 50 pessoas, entre políticos, autoridades e imprensa nacional. Impressionado com o Vinhedo do Mundo, Sartori expressou sua admiração ao projeto. “Não imaginava que haviam tantas variedades de uvas. Ter este vinhedo no polo vitivinícola brasileiro é motivo de orgulho para o Rio Grande do Sul e serve de exemplo para o setor”, destacou o governador. Para marcar a presença inédita de um Governador no evento, foi descerrada uma placa que permanecerá na entrada do Vinhedo do Mundo.
Cada convidado viveu a experiência da vindima, colhendo um cacho de uva. Ao final, 50 variedades de diferentes procedências foram colhidas. O Vinhedo do Mundo tem se tornado um dos ícones da civilização do vinho no Brasil, ocupando um pequeno espaço de 0,7 hectare. A Colheita Simbólica celebra a vindima, enaltecendo o patrimônio da cultura do vinho. “O momento é realmente de celebrar. E este ano estamos tendo uma safra dentro do esperado, diferente do que aconteceu no ano passado em que centenas de produtores foram prejudicados pelo mau tempo. O Vinhedo do Mundo é a prova de que o vinho é um produto cultural carregado de emoções. Certamente, o que está no cálice é 30%, os outros 70% estão fora dele”, enfatizou Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol.
Hotel Cercano – A tranquilidade e o conforto de Gramado no melhor endereço 
CINEMA A CÉU ABERTO
O cinema a céu aberto é sucesso entre quem busca viver experiências inusitadas em torno do vinho. Desde seu lançamento, em setembro do ano passado, os ingressos de todas as sessões foram esgotados, inclusive a da última sexta-feira, 3 de fevereiro. Realizado entre vinhedos, à sombra de uma nogueira centenária e ao lado do Castelo Peterlongo, o Wine Movie Peterlongo proporciona a um público limitado de 120 pessoas, assistir a um filme enquanto degusta espumantes, vinho e suco de uva. As pessoas começam a chegar junto com o pôr do sol e vão se acomodando em bancos de paletes e almofadas. Há aquelas que preferem levar suas próprias cadeiras e mantas.
 Para completar, trufas, pipoca, algodão doce e balas compõem o mix de produtos que transformam o local num ambiente de cinema. Mas a grande experiência é a de poder degustar vinhos, espumantes e suco de uva num gramado entre vinhedos, tendo o centro da Capital Brasileira do Espumante como pano de fundo. A projeção é feita em HD em uma tela de 8×5 metros. A despedida do verão será comemorada com uma sessão no dia 24 de março. Depois, o Wine Movie Peterlongo retorna em setembro, marcando a chegada da primavera. O filme será Curtindo a vida adoidado é um clássico da década de 1980. 
VOANDO MAIS BARATO
Vem aí em breve, para aliviar os nossos bolsos e fazer com que as nossas companhias aéreas caiam na real, a JetSMART. O crescimento do transporte aéreo e o bom ambiente regulatório do Chile são pontos cruciais para a realização do investimento bilionário. Assim como a Frontier Airlines, a JetSMART terá “um animal diferente para cada aeronave”, sempre estampado na sua cauda, a gosto de seus investidores. Como já se sabe, a base da companhia será na capital Santiago, embora nenhum destino tenha sido anunciado. A companhia de baixo custo informa que as três primeiras aeronaves da frota serão do modelo Airbus A320, que aumentará para nove unidades até o fim de 2018 em em breve estará operando no Brasil. Confira o vídeo aqui. De acordo com o diretor executivo da JetSMART, Estuardo Ortiz, a expectativa é que certificação das operações da companhia aconteça ainda este ano. “Ao todo, US$ 100 milhões de dólares serão investidos nos próximos cinco anos”, disse Ortiz.
BELLA DA SEMANA
Natural de Belo Horizonte (MG) e estudante de Letras – Alemão, Priscilla Guimarães está de volta nesta quarta-feira, 8, com a segunda parte do ensaio nu que fez para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). A mineirinha, que completou 23 anos em dezembro, decidiu deixar a cidade natal e partir sozinha para Florianópolis (SC) em busca de seus sonhos.