segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

BALNEÁRIO CAMBORIÚ CONVENTION COMEMORA 15 ANOS DE SUCESSO

BALNEÁRIO CONVENTION - 15 ANOS


O ano de 2017 possui um duplo significado especial para o Convention Bureau de Balneário Camboriú: a entidade completa 15 anos e deve viver a implantação do Centro de Eventos, uma luta antiga de todo o trade. Fundado por representantes de todas as classes ligadas ao turismo da cidade, o Convention Bureau que conhecemos hoje surgiu como uma ONG em 2002, em uma reunião Hotel Fisher, que reuniu mais de 100 pessoas ligadas ao trade e motivadas com a ideia de união. Na época, o grupo surgiu com a finalidade de contribuir com a divulgação de Balneário Camboriú como destino de lazer, eventos e negócios, papel que vem desempenhando durante todos estes anos, juntamente com outros posicionamentos estratégicos que foram sendo agregados ao longo dos anos.


Para o atual presidente da entidade, muito mais do que o tempo percorrido, comemora-se a real efetividade da entidade. “A combinação de uma equipe comprometida, envolvida e apaixonada pelo que faz, com um grupo de associados que entendem a importância da união em busca de objetivos comuns, deram ao longo dos anos a substância para que a Entidade cumpra seu papel, através de ações concretas que geram resultados efetivos”, lembra.  “As barreiras de definições em torno da entrega e da gestão do Centro de Eventos deve ser um ponto de atenção, mas não podemos esperar para prospectar novos eventos para cidade. O processo de captação exige por parte dos organizadores, grande antecedência e essa é uma barreira que temos que vencer”, diz.


Neste contexto, outro ponto fundamental é a capacitação, que se concretizará com a 3ª edição do Capacita BC, projeto em parceria com o Sebrae.  “O empreendedor local também deve estar preparado para uma concorrência maior. A cidade receberá novos investimentos na hotelaria, gastronomia, receptivo, comércio e se tornará imprescindível nos anteciparmos a este processo. Profissionais trilíngues, cultura hospitaleira, alinhamento tecnológico, são aspectos relevantes que temos que estar muito ligados”, diz. Por isso tudo, a entidade segue focada em suas cinco áreas estratégicas para fortalecer ainda mais sua rede de associados, ampliando sua representatividade e proporcionando novos negócios.


BELLA DA SEMANA


Ela é mineira, tem 29 anos, é modelo, artista plástica, escritora e ex-BBB. Fernanda Liberato, retorna ao Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) com a segunda parte de um ensaio sensual – com fotografias dentro e fora piscina, sem roupa nenhuma. O ensaio entrou no ar nesta quarta-feira. 


APOIO A EMBRATUR


As entidades que integram o Conselho Nacional de Turismo - CNT encaminharam uma carta ao presidente da República Michel Temer na última semana em apoio à flexibilização do modelo de gestão da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Esta é uma das principais propostas apresentadas pelo Ministério do Turismo em prol do desenvolvimento do setor e da economia brasileira. No documento, é esclarecido que é fundamental garantir o acesso a recursos de contribuição social da Lei 8029 de 12 de abril de 1990, a exemplo do que já ocorre com os bem sucedidos modelos do Sebrae e da Apex. O documento entregue ao presidente Michel Temer foi assinado pelas 19 entidades e pelos conselheiros indicados da presidência da República.


ABAV NACIONAL & BANCO DE DADOS


A ABAV reinicia esta semana o mapeamento de sua base associada com um grande levantamento nacional que se transformará em uma plataforma de dados multiusuário capaz de gerar painéis de controle e indicativos periódicos sobre o agenciamento turístico brasileiro. O CBDA é a segunda fase do projeto iniciado no ano passado com o Recadastrabav. Nesta fase a ação identificou o tamanho real da base de associados da entidade, composta por 3 mil agências de viagens que representam cerca de 80% da movimentação de vendas de pacotes de viagens, passagens aéreas, hotéis, locação de veículos e cruzeiros marítimos, entre outros produtos e serviços turísticos. 


"A participação e apoio dos associados ao Censo Big Data ABAV não é apenas importante, mas é fundamental. Após a compilação dos dados, eles terão por finalidade demonstrar a força e representatividade do agenciamento de viagens econômica e regionalmente, sendo uma ferramenta muito importante na luta por pleitos de interesse do segmento', ressalta o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull. 


A ação esta sendo difundida por meio das 27 ABAVs estaduais e o Distrito Federal, mediante uma campanha ativa utilizando as ferramentas de e-mail marketing, redes sociais, anúncios, banners, whatsapp e mídias espontâneas (impressa e eletrônica), com o intuito de sensibilizar os associados sobre a importância da participação para a construção de um banco de dados confiável e de notoriedade para todo o setor. Os dados inseridos pelos associados em todos os questionamentos são tratados sob os critérios de confidencialidade e não serão divulgados, sendo utilizados somente para a construção de indicadores da entidade.


FEIJOADA DAS HORTALIÇAS



O grande gastrônomo Paulo Cesar de Souza vai mostrar seus dotes culinários durante a grande e tradicional Festa das Hortaliças que acontece em Urubici. O Paulinho estará promovendo uma super feijoada no dia 25 de março, sábado. Trata-se da Feijoada das Hortaliças com animação do Grupo de Pagode Toque de Simplicidade. As camisetas poderão ser adquiridas no comercio local e com padrinhos e madrinhas da festa. Presentes a mídia local e alguns confrades de outros Estados. Vai rolar um delicioso caldo de Soquete temperado com ervas finas, que eu não tenho a menor ideia do que é. Vou provar pra ver. O comandante de tudo é o novo Prefeito Antonio Zilli que está revolucionando a cidade. 



Nem precisa perguntar onde ficar. Urubici Park Hotel. mas seja esperto e faça tua reserva. é uma festa tradicional e extremamente concorrida. 


CONFRARIA CIDADE UNESCO DA GASTRONOMIA


A Confraria da Cidade Unesco da Gastronomia definiu no encontro a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos e representantes da cadeia produtiva para estudar as medidas cabíveis e as próximas ações relacionados à portaria 445, que têm impactado a comercialização de pescados na cidade, conhecida por sua gastronomia ligada aos frutos do mar. Participaram do encontro a superintendente do Ibama em Santa Catarina, Lucila Cláudia Lago Francisco, o gerente estadual da Cidasc, Sérgio Silva Borges, além dos presidentes da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, da CDL, Lidomar Bison, da Abrasel, Rafael Dabdab (membros do Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia), Enrique Litman, Presidente do Instituto Baleia Franca, Eduardo Peixoto e o jornalista Fernando Mansur, entre outros representantes de entidades como a Associação dos Comerciantes do Mercado Público, Associação Catarinense de Aquicultura, chefs de cozinha, donos de restaurantes e outros convidados da cadeia produtiva da gastronomia.


Ficou acordado na reunião que a Confraria Cidade UNESCO da Gastronomia vai indicar nomes para a prefeitura a fim de participar desta discussão e contribuir para criar um Serviço de Inspeção Municipal eficiente e viável para produtores, comerciantes e consumidores. Segundo Anita Pires, “É fundamental a participação da cadeia produtiva na busca por alternativas para superar os gargalos e transformar nossa gastronomia em uma ferramenta para atrair turistas de qualidade, com sustentabilidade e geração de empregos”, comenta a presidente da FloripAmanhã.


Outro problema que afeta a comercialização de pescados em Florianópolis é a portaria 445 lista 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção. Com o cancelamento da suspensão desta Portaria por decisão judicial, no dia 19 dezembro de 2016, está proibida a captura, transporte, armazenamento, guarda e comercialização de pescados como a garoupa, pargo, cherne, miraguaia e cações (tubarões). “Nós também temos a preocupação com o futuro destas espécies, mas o que não pode acontecer é a publicação de uma portaria como essa sem a consulta da sociedade, sem conversar com os setores envolvidos”, analisa a presidente da FloripAmanhã.  


A CDL estima que cerca de 60% dos estabelecimentos do segmento alimentício em Florianópolis trabalham com pescados e frutos do mar. Além dos empresários donos de restaurantes e de peixarias, os consumidores também devem ser multados se comprarem espécies proibidas ou consumirem estes peixes em restaurantes. A multa é de R$ 5 mil reais por animal. A Confraria da Cidade Unesco da Gastronomia definiu no encontro a criação de um Grupo de Trabalho com técnicos e representantes da cadeia produtiva para estudar as medidas cabíveis e as próximas ações relacionados à portaria 445.


VILLA FRANCIONI & VINDIMA DE ALTITUDE


  
Além da tradicional visita guiada com degustação de vinhos,  estão programados vários eventos na vinícola entre eles, Jantares Harmonizados, nos dias 17, 18, 24 e 25 de março. Nos jantares programados para os dias 24 e 25, acontecerão  apresentações de tango, com as participações de Fabiano Silveira e Juliana Figueredo. O menu, com destaque para a gastronomia regional,  será assinado pelos chefs Gerson Suzuki e Márcio Selau. Os lugares são limitados e as reservas devem ser feitas com antecedência. No dia 18 de março à partir das 16 horas, será aberta a exposição do artista plástico gaúcho, Britto Velho, que comemora 50 anos de dedicação às artes. As 22  obras que serão  expostas na Galeria de Arte da Villa Francioni, reunirão trabalhos desenvolvidos entre 1985 à 2016. 



O  destaque fica por conta  da Figura Humana, dentro de um novo contexto, com uma explosão de cores criando um mundo lúdico. O renomado artista plástico, Britto Velho, já realizou 48 exposições individuais, e mais de 200 coletivas no país e no exterior.  A entrada para abertura do evento é gratuita. Nos dias 25 e 26 de março, será realizada uma Exposição de Cavalos com alta qualidade genética, promovida em parceria com a Associação Regional de Cabanhas dos Campos de Cima da Serra Catarinense (ARCS). Passeios guiados serão realizados na propriedade da vinícola, das 10 horas até às 17 horas.



E durante todo o mês de março turistas e visitantes poderão participar do Concurso de Fotografia – Colheita na VF. As três melhores fotos serão premiadas.  O registro fotográfico deverá ser feito dentro da propriedade da Villa Francioni. No dia 31 de março serão conhecidos os vencedores. As fotos deverão ser enviadas para o email: fotoscolheita@villafrancioni.com.br. Para a presidente do Conselho da Villa Francioni, Daniela Borges de Freitas, "este é um momento especial, onde os turistas e moradores podem vivenciar e compartilhar experiências do mundo do vinho, conferindo  de perto a consolidação deste novo segmento da economia em Santa Catarina que vem a cada ano ganhando força, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda uma região". 



A vindima é um dos momentos mais aguardados do ano pelos produtores de vinho, é quando acontece a colheita das uvas. Na Villa Francioni os trabalhos iniciarão em meados de março, com a variedade Chardonnay.



MEIA MARATONA DAS CATARATAS



Essa é para meus grandes amigos atletas Eduardo Pereira (Tropical Tambaú), Gervásio Tanabe, Gilmar Piola e até o Paulo Angeli. A Meia Maratona das Cataratas, uma das provas mais belas do mundo, chega a sua décima edição, que será realizada no dia 4 de junho de 2017, com uma programação ainda melhor para os corredores. A organização oferecerá as opções de percursos de 8km e 21km. A prova integra as ações do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, em comemoração à Semana do Meio Ambiente.  



As inscrições para participar devem ser realizadas pelo link disponível no site oficial da prova: www.meiamaratonadascataratas.com.br. A inscrição de moradores de Foz do Iguaçu será feita exclusivamente no Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras, a partir do dia 2 de marco de 2017. As inscrições serão encerradas no dia 26 de maio ou quando for atingido o limite de vagas para participantes. O kit do atleta conterá: camiseta, número de peito, chip de cronometragem, medalha de participação (entregue no final da prova), material informativo, ingresso para os passeios no Parque Nacional do Iguaçu/Cataratas do Iguaçu e no Marco das Três Fronteiras, além de entrada para o evento de confraternização da prova.



SALÃO PARANAENSE & DOMUS OPERADORA 


A DOMUS Operadora, já consolidando-se como Operadora Curitibana trará para o 23º Salão Paranaense de Turismo, Palestra sobre África do Sul, com Fernanda Doria, Gerente Comercial da rede HIP Hotels e Ricardo Velasco, Diretor comercial para o Brasil da Akilanga DMC da África. Um dos temas é garantir que o agente possa auxiliar seu cliente a visitar à África e aproveitar o que melhor se pode fazer neste destino precioso. Também haverá apresentação do Portal de Hotelaria e Circuítos, com destaque dos Tours pela Europa da Special Tours, com seu site aberto e prático para reservas. 


A DOMUS Operadora que iniciou suas atividades em março de 2010, trabalha com foco principal em viagens internacionais e o Turismo Religioso, sendo responsável por organizar pequenos e grandes grupos e congressos mundiais da misericórdia e o continental no Brasil em 2017. Para o diretor Pedro Kempe, o sucesso da empresa vem de muito trabalho e dedicação, além do know-how em operações de viagens. Já para sua sócia Cristiane Erthal, a saúde financeira da empresa, com muito controle e organização completam e validam a boa gestão. Durante o Salão Paranaense o estande da Domus estará mostrando sua especialidade em Religioso e Turismo Internacional.


Diferente, pertinente e atual. Essas são algumas das características da programação de capacitação técnica do 23º Salão Paranaense de Turismo, evento que ocorre de 16 a 18 de março de 2017, no Expo Unimed, em Curitiba. A vice-presidente de capacitação da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), Ana Paula Lacerda Garcia, comenta que a programação reflete as diretrizes da pasta da entidade. “Notamos que os temas levantados são relevantes e afetam a vida profissional não só dos agentes de viagens, como também dos proprietários das empresas deste segmento”, explica Ana Paula Lacerda Garcia.


Distribuídas em duas salas, a agenda de qualificação começa no dia 17 de março, sexta-feira, às 14h30, com o painel “Vitrine do Paraná Turístico – motivos de viajar!”, com o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes, como mediador, e os debatedores: Daniel Wagner, empresário (Hotel Planalto – Ponta Grossa), Tatiana Turra (presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), 


e Paulo de Angeli (Festival de Turismo das Cataratas, Foz do Iguaçu). Ainda na sexta, acontecem as palestras “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com o instrutor do ICCABAV/ABAV Nacional, Lúcio Oliveira, às 16h; e “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com a instrutora do ICCABAV/ABAV Nacional, Kelly Malheiros, às 17h.


Estão também agendadas capacitações de expositores para sexta-feira, com “Argentina World Friendly”, às 14h; “Maranhão: Terra das águas”, às 15h; “Atendimento e prospecção de clientes para hotéis e operadoras”, com André Berberi, da Signature Brasil, às 17h; e “África do Sul, além do Luxury, by Domus Operadora”, com Fernanda Doria (HIP Hotels International Partners) e Ricardo Velasco (Akilanga DMC), às 18h. Completa a programação do dia 17, o lançamento do Programa de Incentivo ao Turismo Interno (PITI), iniciativa da Paraná Turismo, tendo como anfitrião do evento o seu presidente, Prof. Jacó Gimmenes. 


O evento será às 16h30. A agenda de sexta termina com o painel Turismo MICE, que recebe o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull, como mediador, e como debatedores Adonai Arruda Filho (presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau), Sergio Takao Sato (Federações dos Conventions & Visitors Bureau) e Jeferson Munhoz (diretor nacional de vendas dos Hoteis Bourbon).


Na manhã de sábado, 18, acontecem duas palestras, na asa 3. Às 10h15, ocorre a palestra “Hard Rock: This is Hard Rock Café”, com Rafael Maia (gerente de marketing do Hard Rock Café Curitiba) e, às 11h05, acontece “Orlando: o destino mais visitado pelos brasileiros”, com André Almeida (gerente de treinamentos da Visit Orlando). A partir da hora do almoço começam as palestras dentro do evento. Às 12h, acontece a capacitação da Travelport, que trará todos os detalhes sobre o My PNR, com Ricardo Serain. Às 13h, ocorre novamente a palestra “Agente de Viagens Vendedor & Motivado”, com Kelly Malheiros; às 14h, a “Segmentação de cruzeiros – a escolha certa está aqui”, com André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line (MG Travel); às 15h, “O Gestor de Turismo nos dias atuais”, com Lúcio Oliveira, e às 16h, “Buenos Aires Innovadora”, com Maria Laura Pierini (Inprotur – Argentina). 


Como um benefício adicional, a ABAV-PR e o ICCABAV prepararam algumas horas adicionais com os instrutores Kelly Malheiros e Lúcio Oliveira. Após suas palestras, os agentes de viagens que desejarem podem obter alguns minutos de consultoria com ambos, na sala VIP do evento. A consultoria é gratuita e acontecerá mediante ordem de chegada.


Na outra sala, no sábado, a programação começa com o painel “Tecnologia e novos modelos de negócios”, às 12h, mediada por Rafael Tortato (Sebrae Paraná), com participação dos debatedores Marta Poggi Borges (ICCABAV), Danilo Brizola (fundador da SnowmanLabs), Erica Marques (responsável pelo Google Business Group no Brasil) e Fabiano Simm (TZ Systems). Às 13h, ocorre a palestra “Agências de viagem on-line: melhor caminho para minha agência”, com Marta Poggi Borges, pelo ICCABAV; as capacitações “Minas Gerais: venha viver a sua história”, com Ane Machado, às 14h; “Destinos – Caribe: Cancun e Riviera Maya”, com Lilian Zanon, às 15h; e “Navegando nas novas ondas da MSC Cruzeiros”, com Victor Spirandelli, às 16h. A programação tem algumas repetições propositais. “Dessa forma, todos podem se organizar para assistir”, explica Ana Paula. “Há palestras e capacitações para todos os gostos, bem como discussões do que consideramos mais relevante. Esperamos que os agentes de viagens saiam do evento tendo uma nova bagagem intelectual para levar para suas cidades”, conclui Ana Paula Lacerda Garcia.