quarta-feira, 19 de abril de 2017

VISTO ELETRÔNICO DEVE INJETAR R$ 1,4 BILHÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA

VISTO ELETRÔNICO DEVE INJETAR R$ 1,4 BILHÃO NA ECONOMIA BRASILEIRA



A partir do final de 2017, turistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão terão mais facilidade e comodidade para viajar ao Brasil. Todo o processo de solicitação de vistos, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão poderá ser feito pela internet, com a estimativa de que o processo completo dure apenas 48 horas. O governo brasileiro já conseguiu emplacar uma exceção temporária na política de reciprocidade diplomática para viajantes desses quatro países durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. 



A experiência representou aumento de 55,31% no número de estrangeiros com origem nos países beneficiados em relação ao mesmo período de 2015. Essa facilitação, prevista no Plano Brasil + Turismo, lançado na semana passada pelo Ministério do Turismo, trará um grande incremento ao setor, como também contribuirá para fortalecer a economia brasileira. Atualmente, o Brasil possui entendimentos bilaterais sobre isenção de vistos com cerca de 90 países.



TRUMP - ESTRAGO NO TURISMO AMERICANO



Enquanto isso, além de complicar a emissão de vistos para a maior indústria do mundo, o efeito Trump tem causado uma devastação no turismo. Viagens para os Estados Unidos do Oriente Médio e da África do Norte tiveram uma queda de 20% desde que ele assinou o tratado que limita a entrada de turistas no país. Hoteleiros norte-americanos declararam que o efeito do declínio no número de viajantes provenientes de ambas regiões é negativo, já que estes gastam mais em suas estadas em comparação com outros viajantes internacionais. 



A matéria é da jornalista Lisa Fickenscher para o New York Post. Arne Sorenson, CEO da Marriott International, declarou durante uma reunião da companhia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que a proibição das viagens aos Estados Unidos a partir de seis países predominantemente muçulmanos têm "ferido o negócio hoteleiro na América do Norte".



"A proibição não é boa e ponto final", declarou Sorenson em voz alta, verbalizando o que a maioria dos profissionais hoteleiros pensam a respeito do tema. As reservas da Marriott, maior companhia hoteleira do mundo, amargaram queda de até 30% durante o mês de fevereiro, segundo o CEO. As propriedades mais atingidas foram o St.Regis e o Ritz-Carlton, cujas suítes têm tarifas a partir de US$ 800 por noite. Segundo fontes, o cenário é bem mais complexo do que se apresenta. O impacto negativo das medidas do presidente também afetou o comércio, com lojas como a Saks Fifth Avenue, a Bergdorf Goodman e a Barneys New York, perdendo a presença dos grupos de compras estrangeiros, formado em boa parte pelos viajantes do Oriente Médio.



TOP DESTINOS TURÍSTICOS NA WTM


Durante a World Travel Market Latin America 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo, as entidades parceiras ADVB e Skål Internacional São Paulo marcaram presença com estande dedicado ao prêmio Top Destinos Turísticos. Antes do evento, a ADVB enviou 23.000 convites aos destinatários constantes de seu mailing list. Já o Skål São Paulo convidou, via site da entidade, 14.263 membros de 360 clubes da organização mundial, localizados em 84 países. O estande do Top Destinos Turísticos realizou 120 atendimentos, incluindo 38 skålegas, do Brasil e do exterior. A iniciativa vai premiar 39 cidades paulistas, três em cada um dos 13 segmentos do turismo, definidos na LC 1261/15. A votação online continua até novembro, por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br


Conta com as parcerias do SPCVB - São Paulo Convention Visitors Bureau, da Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP e da UVESP – União dos Vereadores do Estado de SP. O estande do Top Destinos Turísticos foi viabilizado pelo apoio do Hotel Terras Altas, R1 Soluções Audiovisuais, Gorilla Comunicação, MW Way Network e Prisma Business, além da própria Reed. Os visitantes receberam material impresso e tiveram oportunidade de votar em três destinos preferidos, no rol dos 645 municípios do estado de São Paulo. Segundo Aristides de La Plata Cury, presidente do Skål Internacional São Paulo, “trata-se de primeira ação conjunta, com perspectivas de ampliarmos a parceria, a ponto de posicionar WTM Latin America junto ao Skål, a exemplo do que já ocorre com WTM London e WTM Afrika”.


MONITORAMENTO FLORIPA AMANHÃ


Uma organização externa e independente com o objetivo de acompanhar o desempenho do município em temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos, como mobilidade e transporte, gestão de resíduos sólidos, mitigação das mudanças climáticas, uso do solo, segurança, competitividade da economia, entre outros. Esta é a Rede de Monitoramento Cidadão (RMC), cuja Assembleia Geral de Constituição ocorrerá na próxima segunda-feira (24 de abril), às 14:00h, no auditório da FIESC, e a sessão solene aberta ao público de apresentação para a sociedade às 19:00h, no mesmo local. 


Também é objetivo da RMC fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade. De olho mesmo no que o prefeito está fazendo e onde está indo a nossa grana. 


INSTÂNCIA DE GOVERNANÇA

Foto: Saul Oliveira

Representantes de entidades do trade turístico e gestores municipais de turismo da Grande Florianópolis participaram nesta terça-feira, 18, de uma reunião da Instância de Governança Regional, realizada na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). Entre os assuntos debatidos estavam a estruturação e a gestão do grupo, bem como os rumos que devem ser tomados nos próximos meses para fortalecer o turismo na região. O encontro desta terça faz parte do cronograma de reuniões que estão sendo promovidas nas 12 regiões turísticas de Santa Catarina. Já foram realizados encontros no Vale do Contestado, Caminho do Alto Vale, Caminho dos Canyons, Serra Catarinense, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul e Grande Florianópolis. As próximas reuniões serão nas regiões Grande Oeste, no dia 08 de maio, e Caminho dos Príncipes, no dia 10 de maio. Nos dias 18 e 19 de maio será realizado o Semin.


GRANDE PRÊMIO ABAV



A ABAV lançou nesta segunda-feira (17) o Grande Prêmio Big Data ABAV, uma campanha de incentivo que visa estimular a participação de todas as agências de viagens associadas nas quatro consultas eletrônicas do censo promovido pela entidade no período entre 9 de janeiro e 30 de maio. O prêmio tem apoio da TAP Portugal e contemplará com o sorteio de duas passagens aéreas com destino a Paris, sem direito a acompanhante, uma única agência associada entre todas que tiverem concluído as quatro fases de consultas do Censo Big Data ABAV. O sorteio será realizado por meio eletrônico (pelo número do CNPJ da agência), no dia 31 de maio.



"Temos desenvolvido uma série de iniciativas visando o engajamento das nossas agências de viagens associadas, mas a completa adesão ao censo nos levará ao patamar que almejamos como entidade referencial do setor. É importante que todos atentem para os objetivos deste levantamento, e somos muito gratos à TAP por acreditar no projeto e apoiar nossa campanha de incentivo.  Os dados arrecadados contribuirão para a criação de uma plataforma de dados multiusuário, que possibilitará consultas e a geração periódica de indicadores, com confiabilidade e grande relevância para o turismo", afirma o presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull.



A participação no censo é rápida e simples, e se dá por meio de resposta às quatro fases de questionários bem objetivos hospedadas no Portal ABAV, na área restrita ao associado, acessada com login e senha. Os dados inseridos pelos associados são tratados sob os critérios da confidencialidade e não serão divulgados, sendo utilizados somente para a construção de indicadores da entidade. "A ABAV está cada vez mais significativa e tem alcançado um papel importante no desenvolvimento e solidificação do turismo. E a TAP acredita que algumas ações em conjunto com a entidade podem trazer ainda mais melhorias ao setor turístico como um todo", afirma Mario Carvalho, diretor geral da TAP para o Brasil. O regulamento da campanha está publicado na área restrita ao associado do portal da ABAV: http://www.abav.com.br/login.



CONOTEL 2017


A 59ª edição do Congresso Nacional de Hotéis, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, já tem data marcada: de 17 a 19 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Este ano, o evento traz como tema "Brasil, rumo a 2020, crescimento sustentável da hotelaria", com assuntos ligados ao desenvolvimento e à sustentabilidade da indústria hoteleira no País. Em momento de crise econômica e política, com altos tributos e baixa ocupação, o evento vem contribuir com informações atualizadas, capazes de orientar o setor na captação de investimentos, clientes e aumento de receitas. 


Nos três dias da sua realização, palestrantes e profissionais atuantes no mercado apresentarão suas visões sobre as demandas que permeiam as discussões atuais, apontando o caminho para a gestão de empreendimentos de todas as proporções e para o futuro da hotelaria no Brasil. Paralelamente ao Congresso, acontecerá também no mesmo espaço, a Feira Internacional Para a Hotelaria - Expo Hotel, com fornecedores do setor, que apresentarão novidades e sugestões para empresários, investidores e demais profissionais.



INVESTINDO MO TURISMO



O mercado de turismo está otimista com os resultados que serão alcançados em 2017. É o que mostra a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (PACET) encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getulio Vargas. Quase 90% dos entrevistados informaram que farão aportes para investimento em seus negócios. Destaque para os segmentos de transporte aéreo, locadoras de automóveis e operadoras de turismo onde 100% dos entrevistados afirmaram que realizarão investimentos. A expectativa também é elevada nas áreas de meios de hospedagem (94%), promotora de feiras (82%) e agência de viagens (82%).


A melhor gastronomia na Ilha da Magia

Para 81% do mercado pesquisado, a expectativa é de crescimento, amparado pela perspectiva de retomada do crescimento econômico e aumento no número de brasileiros viajando pelo Brasil. Ainda segundo o estudo, 14% dos entrevistados acreditam na estabilidade e apenas 5% na redução do mercado. A pesquisa ouviu representantes das 80 maiores empresas de turismo do país. 
O percentual médio de investimento em relação ao faturamento será de 6,2% em 2017.  O cenário mais positivo é identificado nas operadoras de turismo (14,5%), locadora de automóveis (12,8%) e agências de viagem (11,5%).



Em um cenário de altas taxas de desemprego, a boa notícia é que o mercado de trabalho deverá apresentar um crescimento com alta nos segmentos de organizadora de eventos (4,7%), agências de viagens (2,3%) e transporte aéreo (1%).



DIA DAS MÃES COM ÁGUAS TERMAIS



O maior amor do mundo merece um fim de semana mais do que especial e o Hotel Internacional de Gravatal tem um motivo especial para passar um super mfional de semana. Prepararam um pacote exclusivo para às mães com uma gastronomia internacional, diversão e muito alto astral. Chegou a hora de você proporcionar lindos momentos e comemorar este dia tão especial. Teatro em homenagem às mães, recreação, gincanas, brincadeiras divertidas e oficina de artes esperam por sua mãe e sua família no Hotel Internacional Gravatal. Programe-se e curta um final de semana todo dedicado à ela! Reserva com muita antecedência é fundamental. 




AVIANCA APP




Através do app, os clientes podem pesquisar trechos, consultar a disponibilidade de assentos, efetuar reservas, emitir bilhetes, realizar check-in, verificar o status de seus voos e descobrir o melhor trajeto entre sua localização e o aeroporto de embarque. Além do app, foi lançado o novo site da Avianca, que busca oferecer uma melhor experiência aos usuários através da sua navegabilidade mais agradável e das suas novas funcionalidades. Mais moderno e atraente, o novo site se adaptará automaticamente a qualquer dispositivo, seja smartphone, computador de mesa ou tablet, e permite interface com redes sociais. Os clientes poderão usar seus perfis do Facebook e Google+ para se cadastrar e fazer login. A plataforma também foi configurada para apresentar informações e ofertas customizadas, de acordo com a localização e os dados de cadastro do cliente. Desta forma, personalizamos o serviço, entregando conteúdo mais relevante a cada passageiro.




TEMPORADA DE INVERNO



Com o encerramento da temporada de cruzeiros em Ushuaia neste dia 21 de abril, a cidade já se prepara para a mais longa temporada de esportes de inverno da América Latina, que só termina em outubro. 



Segundo Juan Cherañuk, Secretário de Turismo de Ushuaia, pela quantidade de reservas na hotelaria, o fluxo de brasileiros será intensa. As comemorações já começam com o Festival Nacional de La Noche Más Larga (noite mais longa - solstício de inverno), evento tradicional de Ushuaia que acontece entre os dias 17 a 20 de Junho. Já no dia 21 é a abertura oficial da temporada na melhor estação de esqui das Américas, o Cerro Castor. Durante a ultima WTM em São Paulo, a Argentina lançou junto com a Aerolineas Argentinas o programa UPGRADE USHUAIA.



Segundo Mario Barros, CEO da melhor agência de turismo/receptiva de Ushuaia, a Brasileiros em Ushuaia, responsável pelo acolhimento de todos os brasileiros por lá e a que tem os melhores passeios: "Já estamos com muitas novidades e novas parcerias, para atender todos os gostos. Precisamos inovar sempre", afirmou ele que a poucos dias recebeu Guga Kurten e sua família por lá e o Álvaro Graneiro.



Já o Cilene del Faro - é a nossa casa em Ushuaia, em pleno centro, de frente para o Canal de Beagle e, além de tudo, de propriedade de uma brasileira. 


Clique na imagem para ampliá-la


ALPEN PARK




O Alpen Park, de Canela (RS), está lançando a campanha “Alpen Park, Eu Recomendo!” para fortalecer a marca na Serra Gaúcha. O objetivo é fazer com que a comunidade local conheça o empreendimento e recomende com propriedade após vivenciar as atrações do parque. Durante a ação, serão enviadas duas mil cartas para colaboradores de estabelecimentos comerciais de Canela e Gramado que atendem turistas, como restaurantes, hotéis e comércio. Cada carta conterá três vouchers valendo dois passaportes cada, totalizando 12 mil passaportes com direito as seguintes atrações: Trenó, Cinema 4D, Interactive 5D, Montanha Russa e Bate Bate, repetindo-as quantas vezes o visitante quiser. Aqueles que tiverem os passaportes podem agendar suas visitas no parque até o dia 31 de maio e na data marcada serão recepcionados no SAVI - Serviço de Atendimento ao Visitante. Além do passaporte, os convidados também ganharão adesivos da campanha, que contará com a hashtag #alpenparkeurecomendo para compartilhamento nas redes sociais.


Hotel Cercano, o melhor endereço em Gramado

EXPOACIF




A programação da EXPOACIAF já movimenta à Capital da Maçã, Fraiburgo, em Santa Catarina. O objetivo é conquistar, junto ao público de Fraiburgo e região, a programação, para suas respectivas participações na maior feira multissetorial da região. Formação, capacitação, interação e geração de negócios estarão em evidência. Para esse ano, a programação acontecerá de 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos de Fraiburgo. A iniciativa surgiu de uma demanda do Programa Empreender da ACIAF, visando a promoção de uma feira de casa e construção. A proposta foi ampliada, reunindo todos os demais núcleos da entidade, culminando com esse mundo de oportunidades que é a Expo ACIAF 2017. A Comissão Organizadora está finalizando os detalhes do evento e nos próximos dias deverá divulgar a programação, bem como, o início da comercialização dos espaços.



EVENTOS BRASIL



Um dos mais tradicionais e reconhecidos eventos do segmento de turismo de negócios, o 27º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil já tem confirmado o apoio de parceiros da Associação Brasileira de Empresas de Eventos - ABEOC Brasil, como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. O Congresso será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Riocentro (no Pavilhão 5). O Eventos Brasil será realizado junto com a segunda edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos – ESFE-RJ. Os dois eventos acontecem no Rio de Janeiro na mesma data e local. O Congresso da ABEOC Brasil terá como tema central “O Futuro dos Eventos”. Já o grupo Radar terá painéis explorando as tendências do segmento MICE e oportunidades do mercado corporativo.



BELLA DA SEMANA




Brenda Facchini é a verdadeira musa das curvas naturais. Dispensa o silicone, diz não à chapinha e prefere manter o corpo com a maior naturalidade possível.  É prova genuína de que é uma mulher que traz consigo uma beleza de nascença, sem a necessidade de grandes produções, mudanças estéticas ou uma vida de musculação. No ensaio que fez especialmente para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br), a modelo de cabelos enrolados aparece em meio à natureza para provar que rótulos não estão com nada e que bonita mesmo é a mulher que bem-se-quer. O ensaio já está no ar, é só conferir no site. 

PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES É SÓCLICAR AQUI


Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB