domingo, 18 de junho de 2017

DE VOLTA A USHUAIA PARA MAIS UMA SUPER TEMPORADA DE INVERNO

DE VOLTA A USHUAIA PARA MAIS UMA SUPER TEMPORADA DE INVERNO



Estou de volta mais uma vez, graças a Deus, nesta cidade mais astral e linda do planeta, Ushuaia, Tierra del Fuego - Patagônia Argentina, que me recebeu coberta de neve, e segue nevando, prometendo uma temporada de esqui/inverno fenomenal, com recordes de turistas brasileiros. Os festejos da "Noche mas Larga (Solstício de Inverno) começaram nesta última sexta-feira. Festa para todos os lados e seguirão por pelo menos por mais uma semana. 


Clique na imagem para ampliá-la

A cidade transpira turismo, principalmente com promoções de voos da Aerolineas Argentinas por U$ 319,00 saindo da capital paulista. Mas se você não fez a tua reserva, periga dançar. Comigo o jornalista, fotógrafo e médico Antonio Salani, o diretor do maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil (Festival JPA), Claudio Jr. e sua esposa a Paulinha Floriano. PARA VER TODAS AS FOTOS DESSE PRIMEIRO DIA CLIQUE AQUI.



Cilene del Faro - A casa dos Brasileiros em Ushuaia

FLORIPAMANHÃ - REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS E MEIO AMBIENTE DE FLORIANÓPOLIS


Proporcionar a troca de experiências e informações sobre a revitalização de espaços urbanos e o meio ambiente da capital catarinense é o objetivo principal do 1º Encontro sobre Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente de Florianópolis, que será realizado na próxima quarta-feira (21/06), a partir das 9h30min, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), localizado na rua Felipe Schmidt, Centro. A Praça Getúlio Vargas é um dos belos exemplos de revitalização e adoção de espaços públicos. Estão sendo convidados para o evento todos os adotantes de espaços públicos — empresários, associações e pessoas físicas, além de secretários e servidores municipais, entidades e empresas com interesse em conhecer mais sobre o Programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente) que desde 2007 promove a adoção de espaços públicos como praças e canteiros. 

Praça Getúlio Vargas

A FloripAmanhã é a responsável por toda a mobilização e busca de adotantes, enquanto a prefeitura fica encarregada da parte técnica. Este encontro é de grande importância para conhecer e criar uma relação mais estreita e direta com os adotantes de espaços públicos e para, ao mesmo tempo, incentivar novos adotantes. Precisamos criar a cultura de que o espaço público é de responsabilidade de todos, não apenas do poder público. Juntos podemos criar ações para devolver esses lugares para a sociedade e para as pessoas usufruírem. Cega de governar de costas para o mar.


GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

Foto: Makito

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO — da qual Florianópolis é membro na categoria Gastronomia — está celebrando neste DOMINGO, 18 de junho o Dia da Gastronomia Sustentável. Considerando a importância global do dia, a Rede quer compartilhar as melhores práticas e promover a criatividade no campo da gastronomia sustentável. Diversas cidades ao redor do mundo estão discutindo o tema e desenvolvendo atividades relacionadas. Como Cidade UNESCO da Gastronomia, Florianópolis está divulgando a data no Brasil como forma de reforçar a importância da cultura gastronômica com foco em produtos locais e sustentáveis. O Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC, ASSESC, Fecomércio, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC, Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE, Secretaria  (Universidade Federal de Santa Catarina).



RESORTS "ALL INCLUSIVE" - A NOVA ERA


Salinas de Maragogi - All Inclusive

O sistema surgiu em meados de 1950 quando a noção de um pacote de férias abrangente com refeições, acomodação e entretenimento foi assimilado pelos viajantes da época. Ainda segue como um modelo popular, mas o seu conceito como negócio evoluiu muito e está se tornando tendência mundial. O preço de uma simples refeição em um "hotel da moda" de hoje é absurdamente caro. Já os resorts estão se modernizando muito e hoje os ingredientes provavelmente são de origem local e sustentável, com os coquetéis sendo elaborados com licores de rótulos superiores.



Adicione a isso os quartos com mobiliário moderno, o entretenimento sofisticado e as atividades para hóspedes de todas as idades e temos um modelo de experiência muito mais alinhado com os gostos dos consumidores modernos. Estabelecendo novos padrões Na extremidade superior do mercado, as marcas têm desenvolvido um novo formato de luxo all inclusive. Conforme aumentam o número de viagens multi-geracões (famílias inteiras compostas por avós, pais e filhos), mais se torna difícil a escolha por um empreendimento que atenda a todos os perfis de uma só vez. No conceito All Inclusive já existe essa resposta. Quem não se modernizar irá dançar literalmente.



VILLA FRANCIONI

Foto: Vera Rocha

As baixas temperaturas desta época do ano atraem turistas de todos os lugares do país, em busca do frio e dos melhores vinhos brasileiros. Só a Villa Francioni recebe mais de 40 mil visitantes todos os anos. Neste feriadão mais de 2 mil pessoas estiveram circulando pela majestosa vinícola. Os turistas durante a visita tem a oportunidade de conhecer em detalhes as instalações. AS visita dura dura cerca de quarenta minutos. 


No final da apresentação, acontece a degustação dos rótulos, uma oportunidade única, para conhecer em detalhes a produção dos vinhos reconhecidos no Brasil e fora dele . A Villa Francioni há doze anos é  referência no mercado nacional, com uma produção  média por ano mais de 160 mil garrafas entre espumantes, vinhos brancos, tintos, rosés, além dos vinhos de sobremesa. Para garantir sua reserva basta acessar o site da Villa Francioni: www.villafrancioni.com.br.


Falando nisso, quem esteve visitando a Villa Francione e saiu rasgando verdeiros elogios foi o Consul da Argentina Gustavo Coppa e sua Esposa Natalia Barbat Castagno. Ficaram realmente encantados não só pela grandiosidade, mas pelo atendimento e pela qualidade dos vinhos. Foram excepcionalmente bem atendidos e prometem voltar. Na bagagem evidentemente algumas garrafas do primoroso Joaquim. Estiveram hospedados no Eco Resort Rio do Rastro a convite do CEO Ivan Cascaes, que apresentou toda a região. O Consul e esposa ficaram encantados com o calor humano, com as belezas da nossa Bela e Santa Catarina. Segundo ele: "O Eco Resort Rio do Rastro é impecável. Não sabíamos que existia tanta beleza e harmonia num mesmo lugar ao lado dos cânions do Aparados da Serra. Voltaremos e recomendaremos muito. Parabéns Santa Catarina, concluiu o Consul.


FRAIBURGO, DESTINO DE INVERNO


Embora o inverno ainda não tenha começado, as baixas temperaturas já estão dando as caras em diferentes regiões do Brasil. No meio oeste catarinense, por exemplo, ainda no início do outono foram registrados picos suficientes para a geada e as previsões são de dias mais frios a cada semana. Fraiburgo, uma das cidades onde os termômetros ficaram com números entre 5°C e 3°C em algumas noites, tem expectativa de pontos turísticos totalmente cobertos pela brancura do gelo, já que, em anos anteriores, geadas e até neve se f​I​zeram presentes em diversos momentos.Por isso, a Terra da Maçã deve ser o destino escolhido por aqueles que querem curtir o clima europeu sem sair do país.


Quem chega à cidade encontra um cenário atípico e encantador, responsabilidade da altitude do município, são mais de 1.000 metros acima do nível do mar, que, em todos os períodos do ano, ganham visitantes dos quatro cantos do país, e de fora dele. Além de curtir a calmaria do interior, a cidade é um convite para os amantes da gastronomia: está localizada ao centro de diversos destinos com temperos e sabores que agradam ao paladar dos mais exigentes. Nesta época do ano, a pedida são as vinícolas da região, responsáveis por produzir alguns dos melhores vinhos do país.


A capital da maçã conta ainda com infraestrutura hoteleira de nível internacional, o Hotel Renar, referencia no assunto na região, é o favorito dos visitantes. Além dos funcionários, preparados para receber os hóspedes da melhor forma, o Hotel tem todo o requinte e charme necessário no inverno. Sistema de calefação, lareira e piscina aquecida são apenas algumas das mordomias encontradas em suas dependências. É também no interior do Hotel Renar que se encontra o Restaurante das Estações. Divido em salões climatizados, o restaurante oferece aos hóspedes e visitantes o melhor da culinária internacional, e na época mais fria, o festival de inverno encanta por sua variedade.


Além dos caldos e pratos típicos da região, como o pinhão (servido cozido em fogo baixo), o fondue é adicionado ao cardápio, e ao gosto dos clientes. O prato, de origem suíça, é servido de quinta-feira a domingo e tem diversas variações: de queijo, preparado com uma mistura de queijos importados e acompanhado de pães e noisettes de batatas; de carne, com cortes de filé mignon, frango e suíno grelhados, acompanhado de onze tipos diferentes de molhos; e de chocolate, que acompanha seis tipos de frutas frescas, a escolha do cliente.


13º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE POMERODE


O evento mais charmoso e aconchegante da região está chegando: o 13º Festival Gastronômico de Pomerode será realizado entre os dias 5 e 16 de julho, trazendo como tema os "Sabores da Colonização Alemã”. Nesta edição, no menu de cada restaurante estará presente uma receita como era preparada pelos imigrantes, no início da colonização. Estes pratos foram resgatados de antigos cadernos de receitas e de tradições familiares da cidade mais alemã do país. Alguns pratos oferecidos fazem parte de tradições familiares locais, mas raramente são encontrados comercialmente. Um exemplo é o "Carábrot" um saboroso pão feito com cará de receita centenária. Outras receitas típicas como o Sahnehering (um filé de sardinha com creme de nata, maionese, cebola e maçã), o Krauttaschen (trouxinha de repolho com carne moída) e o Schwarzsauer (sopa de miúdos de marreco e/ou galinha) também poderão ser apreciadas. Ainda estarão presentes as bolachas artesanais assadas na hora em forno a lenha e as cucas nos sabores mais tradicionais e em versões com ingredientes premium, como o Chocolate Nugali e a Linguiça Olho. 

SÃO JOÃO NO INFINITY BLUE


O feriadão acabou mas o Infinity Blue Resort & Spa já se prepara para as festas juninas. Muita alegria e um Arraiá animado para todos! Incluso: Café-da-manhã, almoço e jantar. Arraiá 24/06 - 17h30; Música ao vivo (Banda de Forró); Comidinhas deliciosas: milho verde cozido, pamonha, pinhão, cachorro quente, batata doce assada, pastel de carne, pipoca doce e salgada, bolo de fubá com creme de coco, pé de moleque, nega maluca, cuca de abacaxi com coco, quentão de vinho, maçã do amor, arroz doce e canjica; Quadrilha Infinity Blue;
Barraquinhas de Pescaria, Boca do Palhaço e muito mais! Programação especial para dias chuvosos, o Infinity Play ! Mas é bom fazer a tua reserva. 47 3261.0285, 47 3261.0286, 47 3261.0287. 


PROJETO “VISITE BC E REGIÃO" NA ARGENTINA


A comitiva do “Visite Balneário Camboriú e Região” acaba de retornar da Argentina, onde passou pelas cidades de Rosário, Córdoba e Salta, finalizando com sucesso a segunda etapa do projeto de divulgação conjunta. Essa fase foi importante, considerando que o público argentino visita frequentemente a região. Durante a passagem pelo país, foram realizadas capacitações com operadores e agentes de viagens. A próxima etapa do Visite BC acontece no mês de agosto, em Montevidéu, no Uruguai, com a participação na Audavi. A vice-presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, órgão responsável pela organização do projeto, Margot Rosenbrock Libório, destaca que a estadia nas três cidades argentinas superou as expectativas da organização e dos participantes. Cada um dos eventos contou com uma média de 15 parceiros – todos integrantes do trade turístico de Balneário e cidades vizinhas. 


Neste ano o projeto engloba 52 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú e do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, estão divulgando a região em 23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). O projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada.


Infinity Blue Resort & Spa

Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias, e o apoio do Sebrae e Sindisol. 


SABORES DA SERRA


O passeio “Sabores da Serra”, criado pela Giordani Turismo na Serra Gaúcha, está disponível para reservas nos meses de junho, julho, encerrando em 5 de agosto. A programação acontece todos os sábados dessa temporada de inverno, na Vinícola Cainelli, uma casa fundada em 1929 e transformada em um museu interativo. Ali, através de registros históricos, é possível conhecer a trajetória dos primeiros imigrantes italianos, que começaram a chegar a Bento Gonçalves em 1875. O roteiro segue para Oficina de Capeletti, onde os turistas são apresentados à arte de produzir essa delícia, ao som da cantoria das ‘nonas’ italianas. 


Todos aprendem, na prática, a fazer a massa, rechear e fechar o capeletti que, em seguida, é cozido no saboroso caldo de galinha, feito ali mesmo. Enquanto essa sopa típica da região é preparada, na parte externa da vinícola acontece o Sapeco de Pinhões - legitima forma de preparo dessa semente pelos imigrantes italianos, com os pinhões colocados em meios às grimpas com fogo e sapecados para a degustação. Encerrando a programação, o visitante degusta a sopa feita com auxílio das nonas e pode conhecer o varejo local.

Hotel Cercano, o melhor endereço na Serra Gaúcha

QUINTETO DE ESPUMANTES


Depois da reformulação dos vinhos Terras e Armando, chegou a vez de a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS), apresentar sua nova linha de espumantes Presence. Agora 100% Charmat e tipo Asti, a série chega com cinco rótulos: Brut, Brut Rosé, Demi Sec, Moscatel e Moscatel Rosé. Novos por dentro e por fora, assim como aconteceu com os vinhos, os cinco espumantes exibem uma roupagem jovem e contemporânea. O conceito é retratado pela simplificação do formato do rótulo e pela objetividade na comunicação. A moldura quadrada metalizada e o pontilhado sutil em brilho se distanciam do tradicional, conferindo um forte destaque à marca Presence. A principal mudança foi a substituição do Extra Brut pelo Brut Rosé e a padronização do método de elaboração para o charmat, além da inclusão de um quinto espumante, o Demi Sec. O Presence Brut, agora Charmat, o Presence Moscatel e o Presence Moscatel Rosé seguem integrando o grupo agora formado por cinco rótulos. 


ITAIPU NO FERIADÃO



O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão dos atrativos turísticos da usina hidrelétrica de Itaipu, recebeu mais de 9 mil visitantes neste feriado prolongado de Corpus Christi. Neste ano, uma das atrações para quem visitou a usina foi o vertedouro, que deve permanecer aberto até o dia 23. Para dar conta do movimento, o CTI praticamente dobrou o número de saídas dos passeios e reforçou a equipe de atendimento, diminuindo a permanência dos turistas nas filas. A Visita Panorâmica, por exemplo, a mais procurada pelos turistas, teve saídas a cada 15 minutos – em dias normais, as saídas são a cada 30 minutos. De acordo com o CTI, o feriado de Corpus Christi é um dos que mais movimentam o setor, perdendo apenas para o período entre o Natal e o réveillon e o carnaval e praticamente empatando, em número de turistas, com o feriado de Páscoa.



Os moradores da região trinacional e municípios lindeiros ao Lago de Itaipu não pagam ingresso em cinco atrativos da usina: Visita Panorâmica, Iluminação da Barragem, Refúgio Biológico, Polo Astronômico e Ecomuseu. No Circuito Especial e no Porto Kattamaram, além do estacionamento do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), o desconto é de 50%. Para ter o benefício, o morador deve apresentar comprovante de residência recente, acompanhado de documento com foto. Menores de 18 anos podem apresentar comprovante no nome dos pais. Mais informações e reservas podem ser obtidas pelo site www.turismoitaipu.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7000.



Falando nisso, a Itaipu renovou por cinco anos o memorando de entendimento entre a Unesco e a binacional relativo à cooperação técnica em ciência e água, incluindo o trabalho de parceria com o Centro de Hidroinformática Internacional (CIH). A assinatura do acordo, nesta última quinta-feira (15), fechou uma série de compromissos de Itaipu nesta semana, em Paris, na França. Um dos mais importantes foi a integração do lado paraguaio da usina à rede mundial de biosfera. O lado brasileiro já iniciou as tratativas para também aderir à plataforma. O acordo de cooperação com a Unesco foi assinado pelos diretores-gerais de Itaipu, Luiz Fernando Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai), e pela diretora da Divisão de Ciências da Água e da Secretaria do Programa Hidrológico Internacional (IHP) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (Unesco), Blanca Jiménez-Cisneros.



FESTIVAL DAS CATARATAS



O 12º Festival das Cataratas deverá receber este ano um número recorde de caravanas de diversas regiões do Brasil e do exterior. São 52 já confirmadas, que juntas somam mais de duas mil pessoas provenientes de mais de 60 municípios de diferentes regiões brasileiras, além de outros três países: Uruguai, Paraguai e Argentina. Somente do estado de São Paulo, estão programadas sete caravanas, provenientes da capital, São José do Rio Preto, Franca, Campinas e Bauru. No percurso, elas ainda receberão participantes de pelo menos mais quatro municípios: Ribeirão Preto, Sorocaba, Marília e Presidente Prudente. Do Rio Grande do Sul, estão confirmadas caravanas de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas, com passagem por Canoas, Lajeado, Bento Gonçalves, Passo Fundo, Erechim, Santa Maria e Cruz Alta.



Do Paraná, além de Foz do Iguaçu e região, já estão confirmados representantes de Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Ubiratã, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Irati e Paranaguá. Ao todo, 11 estados estão representados nas caravanas: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande no Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul.



PARA LER DEMAIS ARTIGOS IMPORTANTES CLIQUE AQUI