quarta-feira, 5 de julho de 2017

MINISTÉRIO DO TURISMO ABRE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR

MINISTÉRIO DO TURISMO ABRE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR 


O MTur (Ministério do Turismo) abriu uma consulta pública para que a população colabore e opine sobre a elaboração de uma Política Nacional de Qualificação em Turismo. A iniciativa tem como objetivo envolver a sociedade na construção de normativa de qualificação que será adotada para a formação de adultos e jovens. O documento preliminar foi concebido em parceria com a UNB (Universidade de Brasília). Para a elaboração da Política foram realizadas pesquisas, oficinas e seminários em diversos estados brasileiros, que contaram com pesquisadores de instituições de ensino públicas como as universidades de São Paulo (USP), a Federal Fluminense (UFF), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Paraná (UFPR), do Pará (UFPA), a Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).


Disponível no site do Ministério do Turismo, a consulta ficará aberta por três semanas para que cidadãos, estudantes, professores, empresários e entidades possam enviar sugestões, comentários ou propor alterações. As contribuições serão compiladas e analisadas pela equipe de pesquisadores responsável pelo Projeto e, posteriormente, apresentadas ao CNT (Conselho Nacional de Turismo). A previsão é que a Política Nacional de Qualificação em Turismo seja publicada até o final de 2017.


Qualificação com ferramenta estratégica A construção de uma política de Estado voltada para qualificação em turismo é uma das medidas do Brasil + Turismo, pacote de medidas para alavancar o setor de viagens no Brasil, lançado em abril deste ano pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Também dentro do pacote, o MTur já oferece aos profissionais que atuam e àqueles que pretendem entrar no mercado de trabalho do turismo, cursos profissionais à distância - Brasil Braços Abertos e Pronatec Voluntário e técnicos presenciais e semipresenciais - MedioTec.



ENCATHO 2017 - INSCRIÇÕES ABERTAS



Com acesso gratuito à toda programação, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, abriu as inscrições para as inúmeras atividades que movimentarão o CentroSul, na capital catarinense, entre os dias 09 a 11 de agosto. A ABIH-SC está a serviço da hotelaria  e estão trabalhando para que o setor possa se desenvolver cada vez mais. No dia 09, quarta-feira, acontece a abertura oficial do evento, às 19h, seguida de visitação à feira. Já no dia 10, a programação tem início às 9h com a 8ª edição do Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira. 




Na sequência acontece o Fórum das Instituições de Ensino de Santa Catarina e, para encerrar a parte da manhã, o Espaço Senac aborda a importância dos indicadores de gestão para os meios de hospedagem e as oportunidades de qualificação. Na parte da tarde, o público presente já pode visitar a feira de produtos e serviços para o turismo e hotelaria, a Exprotel, a partir das 13h e, conta ainda com uma palestra e dois painéis. A palestra apresenta um case de gestão de rede. Já o primeiro painel aborda o tema Terceirização na operação hoteleira e o último evento da noite reúne autoridades para debater os potenciais turísticos do Sul do país. 



No último dia, a programação inicia às 9h com o II Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina. Paralelo a ele, acontece uma apresentação da empresa H-System e o painel Marketing digital na hotelaria. Como última atividade antes do almoço, o tradicional Momento hoteleiro. As atividades são retomadas às 14h com a palestra Gestão de riscos e crises para hotéis, seguida do painel sobre Retrofit como tendência na hotelaria, seguida da palestra focada no setor de A&B. Como última atividade do evento, o painel O que é tendência na venda de hospedagem. 



Ao todo, serão mais de 40 profissionais e empresários do setor trocando experiências, compartilhando conhecimentos e realizando negócios. A inscrição deve ser feita pelo site www.encatho.com.br. Para as empresas que desejarem participar da Exprotel, como expositor, ainda restam alguns espaços. Informações podem ser obtidas pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo fone (48) 98843-7659.



FIM DA POLÊMICA DA BANDA LARGA


Essas operadoras de telefonia/internet que prestam um péssimo serviço, TODAS, acabaram de perder mais uma. O Senado aprovou e agora a Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, aprovou projeto (PL 7182/17) do Senado que proíbe a limitação de franquia de consumo nos planos de banda larga fixa e prevê penalidades às operadoras.  "Nós entendemos que estamos dando uma garantia legal, uma vez que o projeto de lei prevê penalidades em relação às operadoras. Estamos dando mais garantias ao consumidor para que possam depois ingressar com ações administrativas, inicialmente, ou jurídicas, depois, para ter seus direitos preservados."


Segundo a comissão: "Não existe um problema grave de congestionamento das redes no Brasil, não existe um problema de usuários pesados que estão usando a internet para baixar jogos ou baixar conteúdos pesados. Pelo contrário, as empresas estão com maior capacidade de transmissão de dados e estão com uma infraestrutura cada vez melhor com cabeamento de fibra ótica."


TEMPERÔ - 2º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE BRUSQUE


Começa hoje a segunda edição do Temperô – Festival Gastronômico de Brusque. mais de 15 estabelecimentos, entre restaurantes e lanchonetes, disponibilizarão cardápios especiais, com entrada, prato principal e sobremesa, todos a R$ 49,90 e opções mais baratas, a R$ 21,90, que incluem cafés e lanches. O Temperô é uma promoção do núcleo de Gastronomia (Garni) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e prossegue até o dia 6 de agosto. Inscrições e informações devem ser feitas na ACIBr, por e-mail: consultor4@acibr.org.br ou pelo telefone (47) 3351-1588.


TURISMO ITAIPU

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

As atrações turísticas da margem brasileira de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), receberam 299.231 visitantes no primeiro semestre do ano. O número é 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O balanço foi divulgado no final da tarde desta segunda-feira (3) pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina.O passeio que mais recebeu turistas foi a Visita Panorâmica, com 187,5 mil visitantes, número 12% superior ao de 2016. Já a atração com maior crescimento porcentual foi o passeio com o barco Kattammaram pelo Lago Itaipu – salto de 128% em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho, último mês do semestre, o aumento na visitação foi ainda maior – de 27,8%. Foram 36.052 turistas, ante 28.205 de junho do ano passado.

Foto: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Para a alta temporada de julho, mês de férias escolares, o CTI preparou uma série de medidas para enfrentar a alta no movimento. A Visita Panorâmica, por exemplo, a mais procurada pelos turistas, terá saídas a cada 15 minutos – o normal é uma saída a cada 30 minutos. No Circuito Especial, serão seis saídas diárias, com 40 visitantes atendidos em cada horário. Já o Polo Astronômico passará a ter quatro saídas diárias e ganhará uma promoção exclusiva, chamada Universo Itaipu, na qual o turista ganha desconto de 50% de desconto no atrativo se adquirir também a visita Panorâmica ou o Circuito Especial. Moradores da região não pagam.No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico da região, a visitação teve um aumento de 14% no semestre. Foram 775,5 mil turistas neste ano, ante 680 mil registrados no mesmo período do ano passado.


AVIANCA - BRASIL / BOGOTÁ


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, iniciou a venda de passagens para seu primeiro voo ligando o aeroporto internacional de Salvador a Bogotá, na Colômbia. A empresa realizará a rota semanalmente a partir de 15 de setembro. O novo voo, de numeração 8502, partirá de Salvador às sextas-feiras, às 19:15, chegando em Bogotá às 23:30. No sentido inverso, o voo 8503 decolará da capital colombiana aos sábados, às 00:30, aterrissando na Bahia às 08:45. A operação será efetuada com modernas aeronaves Airbus A319, configuradas para transportar confortavelmente 132 passageiros, com amplo espaço entre as poltronas, entretenimento de bordo individual e lanches. Os bilhetes estão disponíveis pelo site da companhia (www.avianca.com.br), pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.


BELLA DA SEMANA


Ela é formada em Enfermagem e apenas recentemente surgiu a vontade de fotografar nua. “No início foi um pouco difícil tirar a roupa, mas depois passou”, diz Cris Franceschi, uma loira encantadora que chegou agora para abrilhantar as páginas do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br)! Catarinense de Videira e moradora de Florianópolis, se divide fazendo de tudo um pouco: dança, pedala, nada... De fato, Cris é uma mulher sem igual e tem muito para mostrar com este ensaio.


ESPUMANTES BRASILEIROS


O reconhecimento pela qualidade dos espumantes brasileiros não tem fronteiras. E o desempenho do país no concurso Citadelles du Vin, realizado na cidade de Bourg, na França, atestou esse potencial. Foram 1074 amostras avaliadas, oriundas de 31 nacionalidades. O Brasil recebeu quatro medalhas, além de um prêmio especial para um produto que obteve a melhor pontuação em sua categoria. O enólogo e conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Gilberto Pedrucci, esteve no evento e ressalta que o resultado confirma o potencial dos produtos nacionais mundo afora. Premio Especial: Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi, Medalha de Ouro Garibaldi Espumante Chardonnay – Cooperativa Vinícola Garibaldi, Casa Valduga Espumante Moscatel 2016 – Casa Valduga Vinhos Finos. Medalha de Prata: Casa Valduga Espumante Arte Brut 2015 – Casa Valduga Vinhos Finos Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi.

HOTEL CERCANO - O melhor endereço na Serra Gaúcha

O CAVALEIRO DAS AMÉRICAS EM USHUAIA


Filipe Masetti Leite, 29 anos, é jornalista formado pela Ryerson University de Toronto. Saiu do Canadá em 8 de Julho de 2012 acompanhado de seus cavalos Quarto de Milha, Frenchie e Bruiser, e um sonho de criança que nasceu de uma história contada por seu pai e que ficou guardado por mais de 20 anos, aguardando a hora de ser realizado. Seu destino: Espírito Santo do Pinhal, sua terra natal. Filipe tinha pela frente 16.000 KM de percurso, 10 países e muitas histórias a serem vividas. Em sua passagem pelo Novo México, EUA, ele ganhou dos índios americanos um cavalo Mustang selvagem chamado Dude. 


Filipe ficou conhecido como "O CAVALEIRO DAS AMÉRICAS" e sua aventura atraiu a atenção da imprensa mundial. No Brasil, foi destaque em seis edições do programa Fantástico, da Rede Globo, durante o período da jornada, além de centenas de matérias em jornais, revistas, rádio e redes sociais. Para Filipe Leite o céu é o limite. Os desafios que ele enfrentou em sua Jornada não o assustaram e, no dia 10 de abril de 2016 ele partiu no seu próximo desafio: USHUAIA - A cidade mais astral do planeta de sonho de milhões de pessoas, atravessando quatro países – Brasil, Argentina, Uruguai e Chile – num período previsto de um ano de cavalgada. 

Em Ushuaia sendo conduzido pelo super mush Hugo Flores

O trajeto tem cerca de 8 mil quilômetros, passando por centenas de distritos, municípios e capitais destas quatro importantes nações da América do Sul. 


Em pauta, além de conhecer esse destino inédito, fará palestras educacionais nas escolas públicas. Além disso, a nova jornada de Filipe Masetti tem por objetivo dar mais visibilidade e arrecadar doações para o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento de diversos tipos de câncer. Por todos os lugares que passa ele também fala sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer Infantil. Assim como na primeira, esta Jornada também será documentada em um livro e série de TV.

Clique na imagem para ampliá-la

COPA INDEPENDÊNCIA ARGENTINA DE GOLFE


Em comemoração ao dia 9 DE JULHO, o Consulado Argentino em Santa Catarina está organizando o torneio de golfe "Independência da República Argentina"- que acontece no dia 08 de agosto, em homenagem ao grande golfista argentino Roberto de Vincenzo, que nasceu em Villa Ballester, um subúrbio do norte da província de Buenos Aires, na Argentina. Desenvolveu suas habilidades no Ranelagh Golf Club, e mais tarde se mudou para a cidade com o mesmo nome. Ele ganhou seu primeiro torneio argentino, o Abierto del Litoral , em 1942; Sua primeira Copa do Mundo em 1953; E um grande torneio , The Open Championship, em 1967. Em 1970, ganhou o Prêmio Bob Jones, a maior honraria dada pela Associação de Golfe dos Estados Unidos em reconhecimento aos esportistas do golfe. 



De Vicenzo entrou para no World Golf Hall of Fame em 1989 e se aposentou oficialmente em 12 de novembro de 2006, aos 83 anos com mais de 200 vitórias internacionais. O Museu do Golfe na Argentina em Berazategui foi fundado por causa de seu trabalho árduo. De Vicenzo morreu em 1º de junho de 2017 aos 94 anos. Esse grande torneio de golfe acontece no Costão Golf Club Florianópolis. As inscrições estão abertas no costão golf club. Mais informações pelo e-mail: starter@costaogolf.com.br e telefone(48) 3209-2105.


ARGENTINOS EM JOÃO PESSOA - PB


O diretor da CTHotéis, Eduardo Pereira, revelou nesta quarta-feira (28) que o número de hóspedes argentinos no Tambaú Hotel, em João Pessoa, deve aumentar com o início do voo internacional entre a capital paraibana e Buenos Aires, que começou a ser operado neste último dia 1º de Julho no Aeroporto Castro Pinto. De acordo com o executivo, dados do site Booking, atualmente cerca de um terço das reservas do hotel paraibano são fechadas com turistas argentinos. “O voo irá ampliar o fluxo de turistas argentinos em João Pessoa, principalmente, no Tambaú Hotel”, prevê Eduardo. O empreendimento hoteleiro está passando por um período de transição, com um novo reposicionamento do produto no mercado, incluindo, a incorporação de uma nova marca, resultando na mudança do site institucional, uniformes, estrutura organizacional, entre outras medidas, inclusive, administrativas.


FESTIVAL DA TAINHA



Curte uma tainha, ixtepô? A partir de quinta-feira, o Mercado Público Municipal de Florianópolis vai oferecer à população a oportunidade de degustar pratos do peixe mais típico da Ilha com preços diferenciados. O evento vai rolar até o dia 22, de segunda a sexta das 10h às 22h e nos finais de semana das 11h às 17h.