domingo, 15 de outubro de 2017

TEMPORADAS DE CRUZEIROS EM SANTA CATARINA COM MUITO MAIS CAPACIDADE

TEMPORADAS DE CRUZEIROS EM SANTA CATARINA COM MUITO MAIS CAPACIDADE


A temporada de cruzeiros no litoral brasileiro, que começa no dia 19 de novembro, deve levar 430 mil homens e mulheres ao mar, 47 mil a mais do que no ano passado. O número está longe do recorde de 805 mil passageiros de 2011-2012, mas é 12% maior que o o verão passado. Seis navios ficarão no país até abril, como na última temporada. Há mais vagas em razão da troca de embarcações e de mais viagens curtas. A MSC, que no verão anterior trouxe ao país só dois navios, chega em novembro com MSC Magnifica, Musica e Preziosa. 


O último é o maior da temporada, com capacidade para 4.345 pessoas. A Costa substituiu o navio Pacífica pelo Favolosa, dois anos mais novo, que tem cinema 4D e capacidade para 3.800 turistas –igual à do Fascinosa, segundo navio da empresa no país. Já a Pullmantur traz o Sovereign, desta vez em operação própria –em 2016-2017, o navio foi fretado pela CVC. A grande novidade é a escala em Balneário Camboriú (SC), testada e aprovada no ano passado. Agora será a parada de 20 cruzeiros até março. A expectativa é que os passageiros aproveitem e visitem atrações nas redondezas, como Blumenau. "Camboriú foi um presente para nós: é um lugar lindo, que está na moda e tem uma estrutura bacana", diz Orlando Palhares, gerente de produtos marítimos da CVC.


GRAND OPENING HABBITAT


Entrou na reta final o Grand Opening HABBITAT que acontecerá no dia 15 de novembro. O Habbitat é uma releitura sobre a forma como vivemos à beira mar. A integração harmônica do ambiente natural com elementos de grandes centros dentro de uma proposta consciente e sustentável. Foram criadas para experiências inéditas para surpreender o público e entregar as necessidades básicas para engajar e deixar fluir todas as formas de vida. Um ambiente contemporâneo e cuidadosamente planejado que permite interação com todos os sentidos. Onde fica seu habitat?  


CLIA E BRASIL CONVENTION ASSINAM PARCERIA PROMOCIONAL


Escalas na maioria dos portos brasileiros poderão ser aproveitadas para incentivo à economia local em diversos serviços. Imagine em sua escala de viagem pelo litoral brasileiro, em um porto onde utilizando o aplicativo dos atrativos locais você possa escolher com a maior facilidade, passeios acessivos, dicas de restaurantes, opções de compras, sugestões diversas de melhor aproveitamento do seu tempo de permanência. Assim, onde ir, onde comer, onde conhecer para uma possível volta serão informações que poderão fazer parte muito em breve da temporada de cruzeiros no Brasil. A iniciativa surge com o acordo de parceria assinado entre a Abremar-CLIA e o Brasil Convention Bureau, transformando em realidade rápida a ideia surgida em encontros institucionais realizados recentemente.



TROFÉU BETO CARRERO WORLD


O prazo para escolher os indicados ao Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo 2017 já começou e, para fazer a escolha, basta acessar o formulário disponível no site www.turismo.sc.gov.br. O prêmio é concedido anualmente a três categorias: personalidade, município e empreendimento turístico. A intenção é valorizar quem contribuiu de forma relevante na divulgação e desenvolvimento do turismo de Santa Catarina. O prêmio foi criado pelo decreto estadual nº 1.269 de 15/04/2008. A escolha dos vencedores se dá em duas etapas. A primeira é a votação popular pela internet na qual serão escolhidos seis indicados para cada modalidade. Na segunda etapa, os membros do Conselho Estadual de Turismo escolherão, dentre os eleitos pela votação popular, o vencedor de cada uma das três categorias. A votação termina no dia 05 de novembro e a cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para o dia 22 de novembro, em Florianópolis.


VOOS INTERNACIONAIS PARA O BRASIL VOLTA A CRESCER


Após dois anos de queda, a oferta de voos internacionais para o Brasil voltou a subir.  De acordo com análise do Instituto Brasileiro de Turismo, se comparados os dados de janeiro a outubro de 2017 com os do mesmo período no ano anterior, houve um aumento de 9,7%. Até o mês de outubro de 2017, foram 51.040 voos diretos para destinos brasileiros, contra 49.656 em 2016 (de janeiro a outubro). 
A projeção feita pelos técnicos do Instituto indica que este número de voos pode chegar a 65.208 entre janeiro e dezembro de 2017, contra os 59.061 registrados em 2016. 


Os dados são baseados em informações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e de companhias aéreas.As cidades que receberam novas frequências, até outubro de 2017, são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre, Recife, Salvador, João Pessoa e Manaus. A aviação é um elemento essencial para a atração de turistas ao Brasil. “As novas frequências diretas facilitam e geram maior interesse do visitante internacional. Além disso, gera uma maior concorrência, descentralizando os portões de entrada, o que pode aumentar a procura para diferentes regiões do País.

Tambaú Hotel - João Pessoa - PB

CIDADES IRMÃS - USHUAIA E JOÃO PESSOA


Ushuaia - a cidade mais Astral do Planeta

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participa da 7ª edição do Festival do Turismo JPA, que será realizado nos dias 20 e 21 deste mês, na Capital. Na oportunidade, o prefeito Luciano Cartaxo vai assinar um termo de irmandade com a prefeitura de Ushuaia, da Argentina. Segundo o secretário do Turismo de João Pessoa, Fernando Milanez, o objetivo do termo de cooperação entre a prefeitura da Capital e da cidade argentina é viabilizar negócios do setor turístico e fomentar a economia das duas cidades. “João Pessoa tem o ponto mais oriental das Américas e Ushuaia o ponto Setentrional da América do Sul, além disso o turismo é uma atividade de destaque nas duas cidades. Então, essa parceria com certeza vai viabilizar muitos negócios para o setor”, destacou o secretário.



A assinatura do termo de geminação acontecerá no dia 21 de outubro, quando o prefeito Luciano Cartaxo vai presidir uma reunião sobre o projeto Cidades Sustentáveis com representantes do trade turístico da Capital, de outros estados do País e ainda do exterior. A 7ª edição do Festival de Turismo JPA será no Centro de Convenções da Capital e terá 220 estandes com expositores de vários estados do País e também do exterior. No caso da Prefeitura de João Pessoa, haverá um estande com a divulgação do projeto Sereias da Penha. O evento é voltado para os profissionais do setor turístico, com feiras, capacitações e fórum corporativo. De acordo com os organizadores são esperados pelo menos 5 mil participantes.


VOOS INTERNACIONAIS PARA FLORIANÓPOLIS


Assunto preocupante é que Florianópolis - SC tem todas as chances de perder todos os voos internacionais agendados para esta próxima temporada uma vez que a Polícia Federal requer e precisa, com razão, receber por trabalhar horas e horas extras. Está praticamente certo o cancelamento de todos os voos internacionais. 


SEMANA DA RENDEIRA


Uma das figuras mais queridas e uma das tradições mais antigas e características de Florianópolis estarão ainda mais em destaque na próxima semana em Florianópolis. De 16 a 21 de outubro a Prefeitura realiza a Semana da Rendeira. A programação que inclui oficinas de renda de bilro, exposição sobre esta arte, aulas para crianças, encontro entre as artistas é uma comemoração ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, celebrado em 21 de outubro. A data é uma homenagem a tantas mulheres e homens que preservam e perpetuam esta tradição secular. Passada de geração a geração, a renda de bilro exige habilidade com as mãos e criatividade para tecer e criar diferentes peças. A comemoração do 21 de outubro é uma forma de valorizar esta tradição, mas também de conquistar as novas gerações para tal prática.

Fazenda Boqueirão em Lages - SC - 50% de Desconto nas diárias durante a semana

ITAIPU - TURISMO PROLONGADO

Foto: Nilton Rolin / Itaipu Binacional

O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na margem brasileira de Itaipu Binacional, reforçou as equipes de atendimento e aumentar o número de saídas de alguns atrativos para o feriado prolongado em homenagem à padroeira do Brasil. De acordo com o CTI, a Visita Panorâmica, a mais procurada pelos turistas, teve saídas a cada 15 minutos, o dobro dos dias normais. Os grupos do Circuito Especial e do Refúgio Biológico Bela Vista (CRV) também foram ampliados para 40 pessoas. Mais de nove mil visitantes circularam nos quatro dias, superando os 7.885 registrados no ano passado. Em 2016, porém, o balanço considera um dia a mais: de quarta-feira a domingo.


TRILHA DAS CATARATAS


Falando nisso, o Parque Nacional do Iguaçu reabriu o trecho de 200 metros da Trilha das Cataratas que foi bloqueado no dia 2 de outubro, como medida de segurança aos visitantes para avaliação e obras de melhorias. A reabertura foi uma operação especial e exclusiva para o feriadão de 12 a 15 de outubro.  A visita monitorada é acompanhada por uma equipe técnica de geólogos, funcionários do parque, monitores e Polícia Ambiental. O Parque Nacional do Iguaçu abriu uma hora mais cedo, às 8 horas, durante o feriadão, mas o horário de fechamento do parque foi mantido para às 17 horas. 


3º DAL PIZOL DAY FESTIVAL

Foto: Silvana Aibel Perusso Garbin

A próxima edição do Dal Pizzol Day Festival já tem data marcada. No dia 4 de novembro, o Ecomuseu da Cultura do Vinho, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, vai abrir suas portas para receber famílias, grupos de amigos e casais apaixonados. Vinhos, espumantes, quitutes e boa música compõem o evento. Serão 9 horas para curtir ao ar livre tudo o que a cultura do vinho e a gastronomia proporcionam, aliados a um cenário natural privilegiado pela fauna e flora da região.

Foto: Silvana Aibel Perusso Garbin

A partir do meio-dia o espumante já estará gelado e o fogão aquecido, preparando os quitutes que poderão ser saboreados no almoço e durante todo o festival. O cardápio inclui, entre outros, hambúrgueres, massas e batata rústica, que poderão ser harmonizados com vinhos, espumantes e suco de uva Dal Pizzol. Entre as atrações musicais confirmadas estão as bandas Monty Python Band e Dan Ferreti e Percussão. E para quem curte carros antigos, o local sediará o 55º Encontro Mensal do Veteran Car Vinhedos. 

Foto: Silvana Aibel Perusso Garbin

Ideal para quem aprecia experiências únicas, que foge protocolos formais, o 3º Dal Pizzol Day Festival permite que cada pessoa curta o dia nos espaços entre árvores, a beira dos lagos, em bancos feitos de troncos, paletes e bordalesas, ou ainda nas mesinhas e cadeiras espalhadas pelo local. Também é possível levar a própria cadeira, almofadas ou mantas. Entre uma taça e outra, a dica é caminhar pelo Ecomuseu e conhecer mais sobre o mundo do vinho, visitando a Sala de Exposição Permanente com rótulos históricos, o Primeiro Vinhedo do Imigrante, o Vinhedo do Mundo e a Enoteca. Para famílias com crianças.


FESTIVAL DE BONECOS DE CANELA



Foram 9 dias de muita cultura, espetáculos, debates e integração, no Festival Internacional de Teatro de Bonecos, em Canela, que ocorreu entre 07 a 15 de outubro. O sol apareceu para oportunizar um grande encerramento ao Bonecos Canela, com espetáculos de rua e um grande desfile, neste domingo. Segundo a organização cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com 16 companhias de teatro de bonecos gaúchas, nacionais e internacionais. O investimento para a realização do Festival foi de 442 mil reais. 



Com os olhos voltados para a 30ª edição do evento, os organizadores já pensam em algumas novidades para o ano que vem, entre elas exposições, lançamento do livro contando a historia dos 30 anos e mais opções de oficinas para bonequeiros e público infantil e adulto, além de um selo comemorativo, anunciado pelo Superintendente Estadual de Operações dos Correios Rogério Saraiva de Azambuja, na noite de abertura do evento. Em 2018, o Festival ocorrerá de 12 a 21 de outubro. O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais.    


FESTURIS E O IMPACTO AMBIENTAL



Durante a 29ª edição do FESTURIS, professores, pesquisadores e estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Caxias do Sul, UCS, vão desenvolver um trabalho de elaboração dos impactos ambientais do evento. “A oportunidade de parceria entre UCS e Festuris é muito significativa e traduz a preocupação da comissão organizadora na busca de um evento singular e inspirador  para o todo o segmento turístico, setor esse, que já movimenta-se para um olhar estratégico em direção à sustentabilidade. Poder fazer com que a equipe do curso de Engenharia Ambiental  participe do Festuris, vai oportunizar aos estudantes experiências profissionais diversas e multidisciplinares”, destaca a Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UCS, Neide Pessin.


O melhor endereço gastronômico italiano de Gramado

BELLA DA SEMANA



Ela tem 19 anos e faz o estilo pequenininha, daquelas que dá vontade de pegar no colo e não largar mais! Gaúcha de Constantina, Julia Picoloto trabalha com fotografia e atualmente faz curso superior na mesma área. Nas fotos para o Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). O ensaio inédito estará no ar nesta quarta-feira, 18 de outubro. Assinantes do site têm acesso a todo o conteúdo, sem restrições.