MENSALÃO
Finalmente parece que não vai dar em pizza. É o que se
espera. Lugar de ladrão, bandido, quadrilheiro é na cadeia. Após 23 sessões de
julgamento do Mensalão do PT, o Supremo Tribunal Federal já condenou o
publicitário Marcos Valério de Souza, operador e um dos símbolos do escândalo
que assolou o governo Lula, a cumprir uma longa pena trancafiado em uma cela.
Marcos Valério, o “carequinha” que emergiu após o estouro do Mensalão do PT em
2005, cumprirá pena pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e
peculato. Até o final do julgamento, ainda responderá pelos crimes de formação
de quadrilha e evasão de divisas em dezenas de operações fraudulentas. Somadas,
as penas já imputadas a ele ultrapassam oito anos de prisão, o que obriga o
cumprimento em regime fechado.
MAIS RÉUS
MAIS RÉUS
Outros réus já julgados na ação penal do Mensalão do PT correm o risco de ter de preparar a mudança para um presídio federal. Os banqueiros Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, que colocaram o Banco Rural a serviço do esquema criminoso com empréstimos fraudulentos e administração bancária à margem da lei, já foram apenados por gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. As penas mínimas dos dois ilícitos, juntas, chegam a seis anos de reclusão. E eles também podem ser condenados por evasão de divisas e formação de quadrilha. Os réus João Paulo Cunha, deputado federal petista, o ex-diretor do Banco do Brasil, petista Henrique Pizzolato, e os sócios de Marcos Valério, Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, completam a lista dos já condenados por mais de um crime no julgamento do Mensalão do PT e também devem amargar o cumprimento de pena em reclusão.
CORRUPTOS
Elo direto com o núcleo político do escândalo, Marcos Valério
deve ter suas atividades ilícitas utilizadas pelo ministro Joaquim Barbosa como
argumento nesta semana para pedir a condenação dos parlamentares que,
corrompidos, venderam votos em benefício do governo Lula. O publicitário mineiro
foi apresentado ao PT pelo ex-deputado petista Virgílio Guimarães, que levou o
operador do esquema criminoso diretamente ao então tesoureiro petista, Delúbio
Soares. Os tentáculos do publicitário nas repartições da República foram
verificados ainda na intermediação dele para que a banqueira Kátia Rabello
pudesse se reunir com o então todo-poderoso ministro da Casa Civil, o petista
José Dirceu, e negociar diretamente benefícios da liquidação do Banco Mercantil,
de Pernambuco. Esses fatores serão cruciais para os ministros comprovarem a
ligação entre o publicitário e parlamentares que, a partir de propinas, venderam
seus votos no Congresso.
E O
CHEFE?
E o chefe de tudo? O mentor? O ídolo dos pés de barro? O pai dos pobres as nossas custas? O que lhe restará? Uma desgraçada reeleição para a desgraça do país? Tem mais é que ver o sol nascer quadrado e tomar café de canequinha nessas cadeias fétidas que eles mesmos criaram não dando a menor atenção. Que se tornem então dejetos humanos.
SAÚDE
E não foi só do sistema carcerário que eles se esqueceram. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina, com base em dados do Ministério da Saúde, aponta que quase 42 mil leitos de internação do Sistema Único de Saúde foram desativados entre outubro de 2005 e junho de 2012. Entre as especialidades mais atingidas com o corte, de acordo com a análise, estão a psiquiatria (-9.297 leitos), a pediatria (-8.979), a obstetrícia (-5.862), a cirurgia-geral (-5.033) e a clínica-geral (-4.912). Mato Grosso do Sul é apontado como o Estado brasileiro que mais perdeu leitos (-26,6%), seguido pela Paraíba (-19,2%) e pelo Rio de Janeiro (-18%). Em números absolutos, São Paulo aparece na frente, com a redução de 10.278 leitos, seguido por Minas Gerais, com 5.177, e pelo Paraná, 3.057. Não é à toa que o Pinóquio retirante se trata no Sírio Libanês.
DESTINO
PARAÍBA
A divulgação do “Destino Paraíba” nas principais capitais nordestinas terá continuidade nesta semana. O Roadshow promovido pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) em parceria com a ABIH-PB, JPA Convention & Visitors Bureau e Fecomércio vai estar em Fortaleza (CE) e Natal (RN). A expectativa é de que os atrativos turísticos paraibanos sejam apresentados a 160 agentes e operadores de viagem das duas capitais nordestinas.
De acordo com o coordenador de
Eventos da PBTur, João Wharles, os representantes do trade turístico paraibano
sairão de João Pessoa com destino a Fortaleza, onde será promovido um jantar
para 80 convidados. Lá serão apresentados os atrativos turísticos da Paraíba e
toda a infraestrutura de hotéis e serviços. Depois ocorrerão as apresentações do
Grupo Folclórico do SESC e de um trio pé de Serra. Nesta quinta-feira será a vez
das operadoras de turismo de Natal participarem do Rodshow do Destino Paraíba.
Também são esperados 80 convidados ao jantar. Dos Rodshows participarão os
hotéis da Rede Nord, Tropical Tambaú, Verde Green, Nobilie Inn Royal Hotel,
Mussulo Resort, Hotéis Village, Hotel Quality Solmar, Hotel Hardman e Ambassador
Flat.
Clique na imagem para ampliá-la
FESTIVAL DE
TURISMO
O coordenador geral do Festival de
Turismo das Cataratas do Iguaçu( FIT Cataratas), empresário Paulo Angeli,
participa pela primeira vez do festival de Turismo de João Pessoa que acontece
nos dias 28 e 29 de setembro em sua segunda edição . Depois do sucesso da sétima
edição do Festival de Turismo das Cataratas, realizada em junho deste ano em Foz
do Iguaçu, Paulo Angeli vai conhecer mais de perto o mercado nordestino e
prospectar novas parcerias para a oitava edição do festival que acontece nos
dias 12,13 e 14 de junho de 2013.
OCUPAÇÃO
HOTELEIRA
Falando em João Pessoa, vale
informar que o Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)
divulgou os números sobre a movimentação turísticas em João Pessoa e em todo o
Estado. Os índices apontam para uma média histórica na Taxa de Ocupação
Hoteleira em agosto, que chegou a 63,06%. Esse número representa um crescimento
de 21,22% acima da média dos últimos 21 anos, que era de 52,02% no mesmo
período. De janeiro e agosto deste ano, o índice de ocupação foi de 67,82%, o
que representa um significativo aumento de 3,27% sobre igual período de 2011.
FLUXO
GLOBAL
De acordo com análise da PBTur, com
esse ritmo de crescimento se espera fechar o ano com um Fluxo Global Estimado em
mais de um milhão de turistas em João Pessoa e de 1.510.000 em toda a Paraíba em
2012. “Em parte, esses números são respaldados pelo aumento do movimento de
passageiros dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, que apesar do
decréscimo de 3,84% no número de pousos, o número de embarques e desembarques
aumentou em 11,26%”, disse Antônio Cordeiro. Com relação a residência permanente
do hóspedes na Paraíba, segundo dados do Setor de Estatística, houve um aumento
em todas as regiões, em detrimento da diminuição da região Nordeste.
TURISTAS
Os dados indicam que os Estados que
mais emitiram turistas para João Pessoa foram São Paulo (22,05%) e Distrito
Federal com 9,08%. No setor internacional, os principais mercados foram os
Estados Unidos (15,72%); Portugal (15,06%); Itália (12,38%) e Argentina
(11,27%). O turista que chegou aqui, 49,69% usaram o automóvel como meio de
transporte, já os que usaram o avião foram 44,96%. O principal motivo da viagem
é o turismo de lazer, com 60,80%, seguido de negócios, com 25,55%. “Em um ano em
que se espera um crescimento entre 1,7% a 2% no Produto Interno Bruto do País,
termos um crescimento estimado de 7% na receita turística, é estimulante e
encorajador e mostra que estamos no rumo certo para o desenvolvimento do turismo
na Paraíba”, analisou o executivo.
VIRACOPOS
Notícia de dar inveja a manezinho. A concessionária Aeroportos Brasil anunciou que vai antecipar a entrega da segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de 2023 para 2017, o que vai aumentar sua capacidade para 22 milhões de passageiros por ano e permitir que o terminal seja o primeiro no País a fazer pousos e decolagens simultaneamente em duas pistas. Foi anunciada também a construção de uma estação de trem para conectar o aeroporto a dois modais ferroviários ainda a serem construídos: o trem de alta velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, e o Trem Expresso, do governo paulista, que ligará São Paulo-Jundiaí-Campinas.
SUSTENTABILIDADE
O projeto do novo terminal, que será entregue até a Copa de 2014, conta com inovações na área de sustentabilidade, como o telhado todo coberto com placas fotovoltaicas para geração de energia solar e a captação de água da chuva que servirá para o sistema de ar condicionado. O novo terminal contará ainda com esteiras horizontais rolantes para movimentação interna de passageiros, uma ponte subterrânea ligando o terminal ao edifício-garagem, free-shop, restaurantes, lojas de aluguel de carros e escritórios para órgãos públicos federais e salas comerciais.
Notícia de dar inveja a manezinho. A concessionária Aeroportos Brasil anunciou que vai antecipar a entrega da segunda pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), de 2023 para 2017, o que vai aumentar sua capacidade para 22 milhões de passageiros por ano e permitir que o terminal seja o primeiro no País a fazer pousos e decolagens simultaneamente em duas pistas. Foi anunciada também a construção de uma estação de trem para conectar o aeroporto a dois modais ferroviários ainda a serem construídos: o trem de alta velocidade (TAV), que ligará Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas, e o Trem Expresso, do governo paulista, que ligará São Paulo-Jundiaí-Campinas.
SUSTENTABILIDADE
O projeto do novo terminal, que será entregue até a Copa de 2014, conta com inovações na área de sustentabilidade, como o telhado todo coberto com placas fotovoltaicas para geração de energia solar e a captação de água da chuva que servirá para o sistema de ar condicionado. O novo terminal contará ainda com esteiras horizontais rolantes para movimentação interna de passageiros, uma ponte subterrânea ligando o terminal ao edifício-garagem, free-shop, restaurantes, lojas de aluguel de carros e escritórios para órgãos públicos federais e salas comerciais.
ENQUANTO ISSO
Numa certa pista de pouso internacional numa certa Ilha no Sul do País, continua a mesma porcaria. O turista/passageiro continua descendo na pista, com vento sul/nordeste/chuva e pagando caríssimo para estacionar, pois até nas ruas próximas ao aeroporto, ao lado dos estacionamentos privados é proibido estacionar, por loby desses depravados e gananciosos estacionamentos e com a conivência dos nossos vereadores. Duvida? Então confira à Rua Antonio domingos de Souza, bem em frente ao aeroporto.
ALÉM DA
PELE
A nobre tarefa de trabalhar pela aquisição de novos equipamentos para a ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foi abraçada pelos alunos da turma de Administração Empresarial da UDESC/ESAG. A meta do grupo de 57 acadêmicos é auxiliar o Projeto Além da Pele a adquirir um dermátomo e um expansor de pele, além de cadeiras para acompanhantes e conjuntos para refeição. Os alunos são orientados pelo professor Leandro Schmitz, que criou a ideia do projeto social foi criado em 2005 e já beneficiou 20 entidades, entre hospitais, associações comunitárias e abrigos para jovens e idosos. Na disciplina os acadêmicos aprendem a desenvolver e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na matéria de gerenciamento de projetos.
O Além da Pele foi escolhido através de uma votação entre
os acadêmicos e devido à necessidade da agilidade no tratamento das crianças que
sofrem queimaduras. Essa ala do Hospital Infantil tem oito leitos e há uma
rotatividade de, aproximadamente, 15 crianças por mês com queimaduras de
terceiro e quarto graus. O local possui um dermátomo e um expansor de pele, que
após o uso precisam ficar até 24h em esterilização. Com um segundo aparelho de
cada, o centro cirúrgico não precisaria parar e poderia atender mais crianças. O
objetivo do apoio ao Projeto Além da Pele é alcançar R$ 107,5 mil até o final do
mês de novembro, valor necessário para ampliar os equipamentos. Para mais
informações o e-mail é contato@projetoalemdapele.com.br.
CÍRIO DE
NAZARÉ
Clique na imagem para ampliá-la
A presidente da Paratur, Socorro
Costa, a gerente de Comunicação e Diretora da Abrajet, Benigna Soares e o
assessor de imprensa, Fabrício Coleny, estão cuidando diretamente do apoio aos
produtores alemães do filme 'Verloren im Dschungel' que começa a ser rodado em
Belém durante o Círio. Durante almoço na Estação das Docas na última
sexta-feira, os cineastas foram brindados com livros sobre a Amazônia,
artesanatos e outros presentes pela equipe da Paratur. O filme trará entre
atores e equipe técnica mais de 30 pessoas da Alemanha, Rio de Janeiro e São
Paulo à Belém. A Paratur aposta nessa produção para impulsionar o turismo nos
estados e países que falam alemão.
TURISMO NA
RÚSSIA
Entre os dias 19 e 23 deste mês,
executivos do marketing da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) estarão em
Moscou, na Rússia, participando da Leisure Fair. A feira reúne todos os anos
milhares de pessoas do trade profissional e é uma das feiras mais importantes do
segmento. A Empetur participará juntamente com a Embaixada do Brasil, mostrando
as potencialidades do estado por meio de material promocional. Pernambuco
promove um coquetel no dia 18 durante o treinamento de vendas com mais de 100
agentes de viagens da Operadora Tour Express. A capacitação tem como objetivo
vender o destino Brasil com o foco em Recife e Porto de Galinhas.
PARÁ
& FRANÇA
Começa nesta última terça-feira, dia 18, a participação do Pará na International French Travel Market – IFTM Top Resa, a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. A participação do Pará no evento será em um espaço da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) dentro do estande da EMBRATUR. O evento acontece de 18 a 21, no Porto de Versailles, em Paris. Orientada pela empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que elaborou o Plano ver-o-Pará, a Paratur está apresentando no Top Resa, os dois principais segmentos turísticos do Pará, cultura e natureza. Representam a Paratur no Top Resa os gerentes de Inteligência de Mercado, Antonio Filizzola e de Promoção, Carlos Figueira, que irão se reunir com as operadoras de turismo francesas com o objetivo de identificar aquelas que comercializam ou tem interesse em comercializar o destino Pará, como forma de divulgar e promover o estado no país. Esta é uma ação que tem como base o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que aponta a França como um dos países de maior potencial de emissores de turistas ao estado.
Começa nesta última terça-feira, dia 18, a participação do Pará na International French Travel Market – IFTM Top Resa, a maior feira da indústria de viagens e turismo da França. A participação do Pará no evento será em um espaço da Paratur (Companhia Paraense de Turismo) dentro do estande da EMBRATUR. O evento acontece de 18 a 21, no Porto de Versailles, em Paris. Orientada pela empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, que elaborou o Plano ver-o-Pará, a Paratur está apresentando no Top Resa, os dois principais segmentos turísticos do Pará, cultura e natureza. Representam a Paratur no Top Resa os gerentes de Inteligência de Mercado, Antonio Filizzola e de Promoção, Carlos Figueira, que irão se reunir com as operadoras de turismo francesas com o objetivo de identificar aquelas que comercializam ou tem interesse em comercializar o destino Pará, como forma de divulgar e promover o estado no país. Esta é uma ação que tem como base o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, que aponta a França como um dos países de maior potencial de emissores de turistas ao estado.
TURISTAS
FRANCESES
Segundo dados do Ministério do Turismo, no ano passado 207.890 turistas franceses visitaram o Brasil com uma permanecia média de aproximadamente 22 dias. Embora este número tenha oscilado nos últimos anos, a pesquisa revela ainda que das 11 principais operadoras de turismo francesas, 10 comercializam algum destino do Brasil. Dados referentes ao ano de 2010 indicam que a França também é importante para o estado. O país foi responsável por 14,2% do fluxo turístico do Pará, seguido dos Estados Unidos com 11,2% e Itália com 10,2%.
PROFISSIONAIS DO TURISMO
O International French Travel Market, que está na sua 34º edição, é um evento que tem como principal objetivo servir de ponto de encontro de profissionais de turismo para estabelecerem linhas de trabalho, estratégias e alianças que contribuem para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística. A feira tem a vantagem de oferecer um amplo panorama da atividade cobrindo os setores lazer, negócios e eventos. A expectativa é que nesta edição o evento receba um público de 29 mil pessoas. Além da Paratur, participam no estande da EMBRATUR representantes dos estados do Pernambuco (EMPETUR), Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro (RIOTUR), Maranhão, Amazonas, Mato Grosso, Distrito Federal e Paraná.
FLORADA DA
MAÇÃ
Clique na imagem para
ampliá-la
Já sentiu o perfume? Já viu a
beleza? s abelhas fazendo a polinização? Então acho bom você marcar um final de
asemana no Hotel Renar em Fraiburgo
só para ver esse espetáculo que é a florada da maçã. Fenomenal
!
FOLIANÓPOLIS 2012
Clique na imagem para ampliá-la
A cerveja Nova Schin lança uma lata temática para comemorar os seis anos de parceria com o Folianópolis, carnaval fora de época que agita a capital catarinense em novembro. A embalagem com a logomarca do Folianópolis 2012 chega aos pontos de venda agora em setembro. O produto estará disponível em supermercados do Estado, e na Passarela do Samba Nego Quirido, no centro de Florianópolis, onde acontece o evento, entre os dias 15 e 17 de novembro. Desde a sua primeira edição, em 2006, o Folianópolis tem a Nova Schin como a sua cerveja oficial.
FEIJOADA
BELLA DA
SEMANA
Clique na imagem para ampliá-la
Estréia nesta segunda-feira, 24, o ensaio da modelo Patricia
Berlanda no site Bella da Semana. Mas nem pense em tentar conquistar a
catarinense de Brusque mandando beijinhos, pois ela vê essa cantada como uma das
piores que existem. Patricia gosta mesmo é de ‘homem educado, cavalheiro e com H
maiúsculo.’ Recém iniciada na carreira de modelo, ela agora quer fotografar
tanto no Brasil quanto no exterior. Enquanto vai lapidando seu caminho ao
estrelato, a loira tem apenas 22 anos.
RIO DO
RASTRO
A divulgação do potencial turístico
do Estado, principal objetivo da Santur, consegue atrair turistas das mais
diversas nacionalidades e que anualmente chegam por aqui em proporções cada vez
maiores, refletindo nos números da economia catarinense, onde o turismo é
responsável por cerca 12% do PIB estadual. Além de atrair os turistas, as belas
imagens de Santa Catarina começam a despertar o interesse de especialistas da
mídia em geral. A Santur acaba de receber comunicação do Tenente Cel. PM José
Norberto de Souza Filho, Comandante do Batalhão Rodoviário do Estado de Santa
Catarina informando que a Matel Comunicações, de São Paulo, solicitou
autorização para realizar um vídeo release na Rodovia Serra do Rio do Rastro
para uso interno da fabricante francesa de automóveis, marca Renaut, para o
lançamento do seu novo modelo, o Fluence GT. Assim como a Renaut encantou-se com
os cenários naturais catarinense, abrem-se boas perspectivas para que outras
empresas tenham Santa Catarina como o destino ideal para divulgações, visando
despertar o interesse pelo produto e sugerindo ao público a curiosidade em
conhecer pessoalmente o Estado.
MUNDO A
VAPOR
Clique na imagem para ampliá-la
Até o dia 20 de setembro, o Parque Temático Mundo a Vapor em Canela, está em clima de Semana Farroupilha. Logo na entrada do parque, prendas e gaúcho recebem os visitantes num cenário típico de uma mateada. O chimarrão é oferecido, gentilmente cedido pela Erva Mate Natural de Gramado, que cedeu 200 pacotes de erva para distribuir aos visitantes. São os próprios funcionários, que vestidos a caráter, informam aos turistas detalhes sobre as vestimentas e os costumes do gaúcho, um dos públicos mais hospitaleiros do Brasil.