CAPACITAÇÃO
Município com vocação turística e
com administradores com visão fazem exatamente isso. Capacitam a cidade toda. Na
teoria e na prática. Assim foi a capacitação que a Secretaria de Turismo de
Piratuba para profissionais da área, recepcionistas, garçons, guias de turismo e
recreacionistas. A parte teórica foi realizada na noite, ministrada por uma
professora do SENAC, especialista em Turismo e Hotelaria. Já durante o dia todo,
os participantes foram a campo e conheceram vários atrativos turísticos do
interior. “Temos em Piratuba atrativos já consolidados, como o Parque
Termal, Rota do Engenho, o passeio de Maria Fumaça, o da Usina Machadinho, mas
nosso potencial turístico permite criarmos mais alternativas, estas no meio
rural, por exemplo, e estamos investindo na capacitação dos profissionais
primeiro, pois é por eles que passam milhares de turistas todo ano”,
comenta.
Clique na imagem para
ampliá-la
A capacitação contou com visita a
uma cascata, um parque ecológico, hotel fazenda, um cemitério histórico, o
portal turístico, um pesque e pague, uma igreja construída na metade do século
passado e o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável. Em cada local
os participantes conheceram detalhes e as formas para explorá-los
turisticamente. “São atrativos que podem ser explorados, o turista quando
vem pra Piratuba busca mais opções e nós temos o que mostrar, por isso é
importante saber de tudo e esta capacitação foi fundamental. Investir em quem
trabalha na área é investir no turismo”, avalia Elias Jung, que trabalha em
um hotel no município. Para a guia de turismo, Cassiana de Aguiar, que atua em
uma agência, o curso trará bons resultados. “Com certeza estaremos atendendo
ainda melhor nossos visitantes, com mais opções e mais informações. Estamos
todos os dias em contato com os turistas e eles querem saber de tudo, querem
detalhes. Se temos a informação completa eles saem satisfeitos”, conta. De
acordo com a Secretaria de Turismo, mais um curso será disponibilizado. Uma
parceria com o SENAC de Concórdia vai permitir a capacitação de “Agentes de
Informações Turísticas”. Os piratubenses que atuam na área poderão participar do
curso gratuitamente.
PASSAGEIROS DE
CRUZEIROS
A Federação do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), divulgou na quarta-feira,
27, os dados de pesquisa inédita que revela o comportamento do turista de
cruzeiros que visita Itajaí durante a temporada. Com um universo de 546 pessoas
entrevistadas entre os dias 19 de novembro do ano passado e 18 de fevereiro de
2013, o estudo aponta que 61% dos passageiros entrevistados avaliaram como ótima
a infraestrutura e os serviços do Terminal de Cruzeiros de Itajaí e, 34,4%
avaliaram como boa, somando uma avaliação positiva de 95,4%. Outro ponto que
merece destaque na pesquisa apresentada pela instituição é que 50,4% dos
passageiros dos transatlânticos permanecem em Itajaí, enquanto os 49,6%
restantes se dividem entre os destinos Balneário Camboriú, Blumenau e Parque
Beto Carrero World. Já o gasto desses visitantes que permanecem em Itajaí soma
R$ 183,50 por dia, o que totalizou um montante de aproximadamente R$ 5,26
milhões na temporada 2012/2013, quando o município recebeu 56,8 mil passageiros,
dos quais 28,63 mil permaneceram no município.
INCREMENTO
AO TURISMO
O valor gasto pelos turistas em Itajaí são inferiores aos registrados nos demais municípios apontados, o que mostra que os setores de comércio e serviços de Itajaí ainda tem um grande potencial a ser explorado para as próximas temporadas. Para a temporada 2013/2014, mesmo faltando cerca de oito meses para a primeira atracação, já está confirmada a mesma quantidade de escalas registradas em 2012/2013, ou seja, 34 escalas. Número que poderá sofrer alteração no decorrer do ano. A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos turistas em trânsito na cidade de Itajaí que embarcaram ou desembarcaram, no Terminal Guilherme Asseburg e também identificar ações capazes de alavancar medidas de incremento ao turismo local.
BARÃO
VERMELHO
Clique na imagem para ampliá-la
Seja com o rock, o pop ou demais estilos, o Espaço Floripa seguirá um conceito sofisticado para reunir música de boa qualidade para todos os públicos na capital catarinense. A casa noturna, que está sob o comando do competente grupo de administradores que transformou a Fields em referência nacional, contará com ambiente climatizado, espaço vip, camarotes especiais, temakeria no terraço e mordomias para as mulheres com um profissional da beleza para arrumar cabelos e maquiagem durante a festa.
Ícone do rock brasileiro, o Barão Vermelho fará as honras da casa no dia 18 de abril com um show especial da turnê nacional + 1 Dose, que começou em 2012 para celebrar os 30 anos do lançamento do disco de estréia da banda, no ano de 1982. No palco, serão apresentadas canções do disco como “Billy Negão”, e sucessos da banda, como “Pro dia nascer feliz”, “Declare Guerra”, “Maior Abandonado”, “Por Você”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Pense e Dance”, além de "Sorte e Azar", última parceria inédita de Cazuza e Frejat, que ficou de fora do álbum de 1982.
Clique na imagem para
ampliá-la
A nova estrutura para eventos de Florianópolis faz parte do
complexo no qual está localizada a Fields, casa de shows especializada em música
sertaneja, no centro da cidade. O Espaço Floripa, que também sediará formaturas,
bailes, casamentos, palestras, aniversários e eventos corporativos, foi
projetado com tecnologia de ponta em iluminação, áudio e segurança para abrigar
grandes shows de todos os estilos musicais com artistas nacionais e
internacionais em uma estrutura diferenciada.
BELLACOTTON
Clique na imagem para
ampliá-la
Já ouviu falar na expressão
“síndrome do filho-rei”? É o fenômeno pelo qual passa o setor de higiene pessoal
e beleza com o crescimento dos produtos infantis. E as empresas como a
Bellacotton aproveitam o bom momento para lançar produtos específicos para as
crianças, como os curativos adesivos e o algodão em quadrados maxi bebê. Nos
últimos cinco anos o segmento de produtos de higiene e beleza infantil
praticamente dobrou de faturamento. Anualmente, são movimentados R$ 1,11 bilhão,
com média de crescimento anual de 15%, segundo a Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Com isso, surge
o fenômeno “síndrome do filho-rei”, onde os gastos das famílias brasileiras são
alavancados pelo consumo de produtos infantis.
Clique na imagem para ampliá-la
Frente a essa tendência, a
Bellacotton remodelou o layout das embalagens dos curativos adesivos kids e
colocou no mercado os quadrados de algodão Maxi Bebê. O produto é ideal para a
higienização de crianças porque em sua composição não há componentes químicos ou
fragrâncias, possui textura neutra e macia ideal para o contato com a pele do
bebê. “Criamos um produto com tamanho e formato que facilitam a limpeza completa
da criança e tecnologia Water Jet, que garante maior resistência e proteção para
as mãos”, explica o sócio-diretor da Bellacotton, Etienne Gruhier. A síndrome do
filho-rei pode ter origem na redução do número de filhos por casal. Hoje as
famílias têm menos filhos, porém o poder de compra está maior do que há alguns
anos. Dessa maneira, todos os esforços se concentram em produtos voltados para o
cuidado e bem-estar das crianças, aumentando o consumo neste
segmento.
ATRATIVO NA
BALADA
Clique na imagem para ampliá-la
"Não basta ser mulher, tem que estar sempre bonita e perfumada". Foi pensando nessa máxima que a Ciclo Cosméticos e a FIELDS - fecharam uma parceria inusitada para atrair e fidelizar seu público. A casa noturna, que desde a inauguração tem banheiros com maquiador e cabeleireiro, conta agora com provadores de todos os produtos do mix da Ciclo Cosméticos à disposição das clientes.
Clique na imagem para
ampliá-la
A empresa catarinense ainda desenvolveu saboneteiras com hidratantes para as mulheres ficarem ainda mais cheirosas durante toda a festa. "A idéia é mostrar as nossas fragrâncias de uma maneira diferente e inusitada, fixando a marca para um público exigente", explica a diretora da Ciclo Cosméticos, Luane Lohn. Segundo o sócio da casa de shows, Paulo César D’Ávila, a ação foi criada para presentear o público feminino que circula pelo local. "As mulheres no geral adoram novidades e o primeiro lugar que a maioria vai quando chega na balada é o banheiro, só para dar uma conferida no visual. Quando elas entram no banheiro da FIELDS e se deparam com cabeleireiro, maquiador e ainda uma bancada cheia de cosméticos para usar, elas acham o máximo!", revela o empresário. A ação já foi aprovada pelas mulheres que passaram pelos banheiros durante a balada e está sendo pensada para outros eventos.
PÁSCOA NO PARAÍSO
Clique na imagem para
ampliá-la
Não poderia ter ido a lugar melhor e em companhia melhor para curtir esse tremendo feriadão da Páscoa, ouvindo a grama crescer, na companhia dos amigos Zanza & Bubi aqui no Parador da Montanha, um verdadeiro paraíso em nossa Região dos Lagos. Sim, Nossa Santa e Bela Catarinan até isso tem, fica aqui em rio dos Cedros de onde atualizo minha coluna. Um dos lugares mais espetaculares que tive o prazer de conhecer e voltar sempre que posso. Distante apenas 210 quilômetros da nossa Capital, passando antes por Pomerode e Timbó, portanto, no Vale Europeu. O Hotel Parador da Montanha é um lugar encantado e inimaginável. Bem localizado no alto da Serra da Moema, a beira do Lago Pinhal, a visão é de encantar os olhos. O tempo simplesmente parou por aqui.
Clique na imagem para
ampliá-la
Oscar Petersen e Rosangela Werner
Petersem (Bubi e Zanza) começaram esse projeto a partir de uma serraria
abandonada. Com as experiências que adquiriram em suas inúmeras viagem pelo
mundo, foram agregando valores e há 15 anos o Hotel Parador da Montanha é
referência, tendo já por duas vezes conquistado o prêmio Talentos Empreendedores
do Sebrai e ter sido capa e matéria da Revista Arquitetura & Construção e
Revista OQ Santa Catarina. Cada detalhe, cada pintura, cada flor tem a mão do
casal e de seus filhos. São 17 quartos (um quarto máster e 4 luxos) além de duas
cabanas, tudo evidentemente a beira do imenso lago, com direito a levantar
ouvindo e vendo uma quantidade fantástica de pássaros, daqueles que a gente só
vê em revistas especializadas.
Clique na imagem para
ampliá-la
No quesito alimentação não vou nem comentar, cabendo lembrar que o Parador da Montanha está localizado no Vale Europeu, fundado por imigrantes italianos e austríacos vindos principalmente da região de Trento, ao norte da Itália, e do Tirol Meridional. Além disse possui um chef de Mão cheia, trata-se do Marco Vinicio Petersen, que já confirmou presença no Festival Gastronômico no Eco Resort Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra. Por aí, acredito que você já tem uma idéia do que vai encontrar. Outros detalhes você vai percebendo pelo caminho devido a arquitetura típica e o forte sotaque dos habitantes a cada informação pedida ao longo do caminho. Na volta, não deixe de parar em uma das casas que vendem produtos típicos, entre eles o artesanato de vime e os produtos coloniais. Já estou ficando com saudades. Para ver todas as fotos clique aqui.
Clique na imagem para ampliá-la
PROCISSÃO DOS PASSOS
Clique na imagem para ampliá-la
Já em Gramado, na espetacular Serra Gaúcha, um público estimado em 20 mil pessoas acompanhou, nesta Sexta-Feira Santa (29), o ponto alto da celebração de Páscoa: a Procissão dos Passos. Principal atividade do Gramado Aleluia – programação religiosa do Chocofest – reuniu mais de 600 participantes na Avenida Borges de Medeiros, percorrendo cerca de um quilômetro, desde o Corpo de Bombeiros, até a Igreja Matriz São Pedro. O bispo dom Zeno Hastenteufel, da Diocese de Novo Hamburgo, recepcionou o grupo de 600 integrantes da procissão, usando palavras do papa Francisco: “Hoje é um mundo sem Jesus. E, como diz o novo papa, o mundo sem Cristo torna-se uma ONG de piedosos. O que seria do mundo sem Cristo ressuscitado?”, disse. No cortejo da Procissão dos Passos, os participantes estão divididos em sete irmandades. A ação relembra, por meio de ritual e encenação, as últimas horas de vida de Jesus Cristo, desde a prisão à tortura, até a crucificação e ressurreição. O último dos sete carros tematizados apresentou o Cristo Ressuscitado, acompanhado por crianças vestidas de anjo que entoaram canções de Aleluia. Ao final, ocorreu a adoração individual do Senhor Morto, dentro da Matriz.
TURISTAS
Clique na imagem para
ampliá-la
A família Souza, com representantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, participou da procissão pelo 14º ano consecutivo. “Todo ano fazemos um encontro, sempre no final de semana de Páscoa, e em Gramado. Desde então, sempre participamos da procissão, com uma média de 20 pessoas”, ressaltou Carlos Souza, um dos representantes da família. De Osório, Gilberto Destro viajou a Gramado para participar da atividade. Elogiou a forma como a cidade trata os turistas: “Estamos participando pelo quarto ano, e sempre que puder viremos novamente, pois esta procissão mostra diversas tradições para minha filha de 11 anos. Este detalhe, de os turistas poderem desfilar junto às comunidades, mostra o quão acolhedora são Gramado e o Chocofest”, afirmou Gilberto.
OVOS
CUSTOMIZADOS
Clique na imagem para ampliá-la
Enquanto isso o leilão de ovos customizados realizado na noite da última quinta-feira (28), pelo 18º Chocofest – Páscoa em Gramado, bateu recorde de arrecadação desde que foi criado, há quatro anos. Os 20 ovos decorados por personalidades de todo o Brasil somaram R$ 17.150,00 de arrecadação, que terá parte destinada para a Brigada Militar de Gramado, que esteve representada no ato pelo capitão Emerson Ubirajara de Souza. Em 2012, foram arrecadados R$ 15,4 mil. Comandado pelo leiloeiro Ademir Corrêa e com a relações públicas Fabiana Costa como apresentadora, o leilão teve lances médios de 850 reais. Mais de 100 pessoas compareceram ao Largo da Borges para prestigiar a atividade.
MAIOR LANCE
O empresário Julinho Cavichioni deu o maior lance da noite: R$ 3 mil para arrematar o ovo produzido pela esposa, Patricia Cavichioni, intitulado “Galindo, o Mercador de Ovos”. “Nosso objetivo foi contribuir com o evento e com a segurança pública, para que tenhamos retorno neste segmento em Gramado”, diz Julinho. A obra, segundo a autora, representa a evolução do tradicional ovo de Páscoa. Patricia utilizou chocolate ao leite e branco, corantes alimentícios, manteiga de cacau, coco ralado e papel-cartão (para a cartola e braços do personagem). Colaboraram com a obra Anelise Casagrande de Freitas e Ana Carolina Bergamo.
DESFILE DE PÁSCOA
Um multidão tomou conta da Avenida das Hortênsias para conferir a última apresentação do desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, no final da tarde deste sábado (30). A passagem dos mais de 300 integrantes foi marcada pelo sincronismo na coreografia e a felicidade estampada em seus rostos , que contagiaram as milhares de pessoas que aplaudiram a atração. Ao final, tomaram conta da avenida e acompanharam a dispersão. O Chocofest – Páscoa em Gramado encerra sua programação neste domingo (31). Além da alegria e encantamento, o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” tem seu lado inclusivo, onde melhor idade e crianças com necessidades especiais, entre outros, participam da atividade e mostram toda a solidariedade que o Chocofest traz para Gramado e para todos os turistas que visitam a região nesta época. Participando pelo segundo ano consecutivo, Carlos Oliveira Gomes, 73 anos, é empurrador de um dos carros alegóricos da atração: “É muito gratificante participar deste desfile, pois ele faz a gente se sentir mais jovem e conviver com as crianças. Se possível, quero participar por mais vezes deste evento”, ressaltou Carlos.
Um multidão tomou conta da Avenida das Hortênsias para conferir a última apresentação do desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra”, no final da tarde deste sábado (30). A passagem dos mais de 300 integrantes foi marcada pelo sincronismo na coreografia e a felicidade estampada em seus rostos , que contagiaram as milhares de pessoas que aplaudiram a atração. Ao final, tomaram conta da avenida e acompanharam a dispersão. O Chocofest – Páscoa em Gramado encerra sua programação neste domingo (31). Além da alegria e encantamento, o Desfile de Páscoa “Um ChocoAmor à Terra” tem seu lado inclusivo, onde melhor idade e crianças com necessidades especiais, entre outros, participam da atividade e mostram toda a solidariedade que o Chocofest traz para Gramado e para todos os turistas que visitam a região nesta época. Participando pelo segundo ano consecutivo, Carlos Oliveira Gomes, 73 anos, é empurrador de um dos carros alegóricos da atração: “É muito gratificante participar deste desfile, pois ele faz a gente se sentir mais jovem e conviver com as crianças. Se possível, quero participar por mais vezes deste evento”, ressaltou Carlos.
Clique na imagem para
ampliá-la
Para mostrar que crianças com
necessidade especiais podem e devem conviver normalmente com a sociedade, o
desfile de Páscoa promove a inclusão social na escalação do elenco. Aliane
Marinho, mãe de Guilherme, 2 anos, portador de síndrome de Down, se mostra
satisfeito com a atitude: “Esse é um gesto muito bonito da organização,
porque as crianças com síndrome de Down estão tendo o reconhecimento de que
podem interagir com as outras crianças como pessoas normais”, lembrou a
mãe. Guilherme passou por toda a avenida sorrindo e acenando para os
espectadores. A participação de pessoas de todas as idades também é destaque.
Sarah Gallas, 10 anos, participa desde a criação do desfile e adora: “É
muito legal, eu me divirto com meus amiguinhos, e a gente brinca muito antes e
durante o desfile. Quero participar todo ano”, destacou a menina.
TURISMO
& EVENTOS NA PARAÍBA
Inserir permanentemente a Paraíba
na rota de importantes congressos e eventos profissionais, esse tem sido o
esforço do Convention Bureau de João Pessoa, que acaba de confirmar a cidade de
João Pessoa (PB) como sede de mais um importante congresso. Trata-se de evento
médico na área vascular que trará a capital paraibana cerca de 500 participantes
e será realizado em 2014. A informação repassada é do Gerente de Operações do
Convention Bureau, turismólogo Ferdinando Lucena, que operacionalizou com a
entidade local, o processo para a viabilização do evento e firmando compromissos
para inserção das empresas associadas a Entidade como fornecedoras, efetivando
assim, a comercialização, aumento no fluxo de turistas e a movimentação da
economia local. A conquista de mais este importante congresso, para João Pessoa
foi "fruto do apoio sistemático e integrado que vem sendo conduzido pelo
Convention Bureau da capital, numa ação compartilhada envolvendo SEBRAE,
INFRAERO, ABIH, Governo da Paraíba, através da Secretaria de Turismo e
Desenvolvimento Econômico/PBTUR, Prefeitura de João Pessoa, através da
Secretaria Municipal de Turismo, além de diversos outros parceiros indiretos e
está diretamente ligado ao novo projeto de ampliação do fluxo de visitantes,
proposto pelo CVB pessoense", disse Lucena.
EVENTOS MÉDICOS
O Convention Bureau de João Pessoa
iniciou uma agenda positiva em 2013, onde pauta esforços para trazer importantes
eventos da área médica para a cidade de João Pessoa, além de parceria
institucional entre as categorias profissionais da área. A classe médica é
atualmente as que mais organizam eventos e sempre para grandes públicos e dessa
maneira vem merecendo atenção especial por parte do Convention Bureau paraibano.
Diante disso, o departamento operacional da entidade, responsável pela captação
de eventos para a capital, concentrou esforços e já está fazendo um trabalho
com os representantes locais dessas categorias. O objetivo é estimular as
representatividades e identificar previamente em quais disputas a cidade de João
Pessoa pode entrar para sediar eventos de porte nacional e até internacional e
ajudar essas entidades a conseguir fazer as captações. Essas parcerias que estão
sendo coordenadas pelo Gestor Executivo de Operações do Convention Bureau
pessoensse, Ferdinando Lucena que está fortalecendo os esforços para atrair
turistas para João Pessoa justamente no período da baixa estação, período em que
todo o empresariado ligado direta ou indiretamente ao turismo mais sofrem com a
sazonalidade. Com isso, um dos passos mais sólidos nesse sentido está sendo dado
através do Convention Bureau, que está procurando os profissionais liberais, com
a proposta de apresentar sua estrutura e sua maneira de trabalhar, se colocando
a disposição para unir esforços em prol da realização de eventos em João
Pessoa.
CAPTAÇÃO DE
EVENTOS
O Convention & Visitors Bureau receberá neste primeiro semestre mais de 5 visitas técnicas de inspeção no destino, para diversas reuniões de trabalho, cumprindo agendas previamente estabelecidas e selecionadas de acordo com os respectivos interesses e preferências dos dirigentes de importantes Entidades Promotoras para visitas técnicas de inspeção na cidade de João Pessoa, visando a captação de congressos profissionais em diversas áreas do conhecimento humano. As visitas técnicas avaliaram os diversos equipamentos turísticos da cidade, que pleiteia ser sede dos próximos eventos que gerará faturamento importante para as empresas que compõem a cadeia produtiva do turismo, entre: produção, organização, hospedagens, restaurantes, deslocamentos internos, passagens aéreas, receptivo, artesanato, locadoras de veículos, montadoras entre outros serviços ligados direta e indiretamente ao mercado de eventos. Durante as visitas técnicas, a equipe de dirigentes serão acolhidas e com roteiro específico elaborado pelo Convention Bureau, sendo acompanhados pelo Gerente de Operações, Ferdinando Lucena.
DONNA FASHION IGUATEMI
Sem a Kênia Costa, sem o Julio Stacio e companhia, bem menor, e com apenas dois dias de evento, mas sem tirar a competência das organizadores, Débora Almada, Larissa Linhares e demais do atual staf, que se viraram nos 30 para fazer o Donna Fashion DC Iguatemi, neste atual formato que não agradou mesmo, o evento trouxe para a passarela o que vem por aí em nosso outono/inverno 2013. Para dar mais brilho, as grifes Makenji, Le Lis Blanc, John John, Lez a Lez e Lança Perfume By Club Fashion trouxeram às passarelas desta 20ª edição do evento as consagradas Tops Renata Kuerten e Carol Francischini, além da global Mariana Rios e a Miss Brasil Gabriela Markus.
Clique na imagem para ampliá-la
O Donna Fashion Iguatemi tem apresentação de Make B de O Boticário, patrocínio do Shopping Iguatemi Florianópolis e Makenji, apoio da Honda Satoru e Pericó Vinhos e promoção do Diário Catarinense. Para ver todas as fotos clique aqui.