GOVERNO 
PERDULÁRIO
Um levantamento da Controladoria-Geral da União 
encontrou desperdício e falta de planejamento generalizados na compra de 
passagens aéreas pelo governo, um tipo de despesa que vem crescendo desde o 
início da gestão Dilma Rousseff e já consumiu R$ 1,2 bilhão. Ao analisar uma 
amostra de 49,5 mil bilhetes emitidos para servidores e autoridades, os 
auditores descobriram que a maioria dos órgãos federais adquire os voos a preços 
inflados e com pouca antecedência. A CGU fez um pente-fino em viagens dos três 
trechos mais requisitados do País (Brasília-São Paulo, Brasília-Rio e Rio-São 
Paulo). Foram analisados dados do segundo semestre de 2011 pelo Observatório da 
Despesa Pública, braço da Controladoria Geral da União que monitora como o 
governo faz determinados pagamentos. No trecho Brasília-São Paulo, com 18,1 mil 
vôos, as distorções nos preços alcançam 155%. 
MINISTÉRIO 
DE TURISMO
Enquanto o Ministério do 
Turismo, o mais econômico nas compras, paga R$ 181,00 por bilhete, em 
média, com 24 dias de antecipação, a Universidade Federal de São Paulo 
(Unifesp), que figura como a mais perdulária, gasta R$ 461,00 - comprando 
passagens com nove dias de antecedência, em média. No imenso cabide de empregos 
do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cada bilhete 
custou R$ 389,00 com antecipação média de cinco dias. A aquisição a valores mais 
altos é uma conduta padrão: no trecho Brasília-São Paulo, nada menos que 49 dos 
62 órgãos pesquisados gastaram ao menos 50% mais, em média, que o 
Turismo. Embora uma portaria do Ministério do Planejamento determine que 
as compras sejam feitas ao menor preço e que os vôos sejam registrados com 
antecedência mínima de 10 dias no Sistema de Concessão de Diárias e 
Passagens, o levantamento da Controladoria mostra que 85% dos órgãos 
emitem os bilhetes em prazo menor.  Quando o governo compra a tarifas mais 
altas, não promocionais, o contribuinte perde, mas o servidor tem a chance de 
ganhar mais pontos nos programas de milhagem e de fazer remarcações sem o 
pagamento de taxas extras.

RIO-SÃO 
PAULO
Na ponte Rio-São Paulo, com 5,8 mil 
vôos, houve órgão que comprasse com antecedência média de três dias, caso do 
Ministério do Esporte. Não por acaso, cada vôo da pasta custou ao contribuinte 
R$ 591,00, mais que o dobro do pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social 
(INSS), que antecipou as emissões em oito dias. Reservando quatro e cinco dias 
antes, respectivamente, a Ancine pagou R$ 616,00 e a Fundação Nacional de Artes 
(Funarte), a menos econômica no trecho, R$ 683,00.
GOVERNOS 
ESTADUAIS
O absurdo também acontece com a 
maioria dos governos estaduais que tem agências de turismo mamando em suas 
tetas. Cansei de ver passagens promocionais desprezadas e compradas adquiridas 
por tais agências que fornecem as passagens aéreas ás secretarias dos governos 
estaduais a preços absurdos, muitas vezes custando cinco vezes ou mais do que a 
passagem promocional. O grande problema que estas secretarias estão vinculadas a 
outras secretarias e estas outras que compram as passagens. Então a solicitação 
passa de mão em mão, custando caro demais e demorando muito. Cada secretaria 
deveria ter a sua cota e poder escolher de quem e quando comprar. Mas como não 
ha planejamento e o dinheiro não é deles, quem paga a conta somos nós, como 
sempre. 
PÉSSIMO 
EXEMPLO
Não conheço pior exemplo de tudo isso do que esta 
ex-guerrilheira. E tudo as nossas custas. A marionete se hospedou em hotel de 
luxo na Etiópia, onde foi participar das comemorações dos 50 anos da União 
Africana com mais 22 chefes de Estado durante o final de semana. As diárias mais 
em conta para essa época não saem por menos de US$ 1 mil, inflacionadas pelas 
comemorações do Jubileu de Ouro da União Africana. Segundo afirmou o gerente de 
serviço a um hóspede, o hotel emprega 950 etíopes e conta com outras 50 pessoas 
de diferentes nacionalidades nas áreas de gerenciamento. Um rápido passeio 
revela a suntuosidade das instalações, com obras de arte espalhadas por paredes, 
fontes de água, piscinas e mobiliário novíssimo. Há restaurantes variados, 
piscinas e spa.
COTA 
ESPECIAL
Por conta do Jubileu de Ouro da 
União Africana, o hotel impôs uma cota para cada comitiva presidencial - no 
Sheraton, ficaram Dilma e pessoas próximas à presidente; o restante, incluindo 
ministros, foram alojados em outros lugares. O super hotel é propriedade do 
xeique Mohammed Al-Amoudi - cuja riqueza é estimada em US$ 13,5 bilhões. Segundo 
a revista Forbes, Mohammed, de 68 anos, é atualmente o maior investidor 
individual na Etiópia, com apostas no ramo de hotelaria, minas de ouro e 
agricultura. É filho de pai saudita e de mãe etíope e teria investido uma cifra 
bilionária para erguer o Sheraton Adis Abeba, aberto há 15 anos em uma área 
isolada do centro da cidade e considerado o melhor hotel do país. "Estar aqui é 
como de sair de Adis Abeba. A sensação é: 'Estou farta de toda essa pobreza, 
então vamos passar um domingo aqui", afirmou uma hóspede. "Os etíopes 
acham o máximo do hotel, até os pobres têm o maior orgulho 
dele."
INFINITY 
BLUE
Para aproveitar o feriado 
prolongado de Corpus Christi, o Infinity Blue Resort e Spa oferece pacote 
especial de hospedagem, na qual o acompanhante não paga.  A cortesia é válida 
para um adulto com acompanhante pagante com idade superior a 18 anos. Conforme a 
capacidade do apartamento, duas crianças de até cinco anos não pagam 
também. Entre os motivos para aproveitar este feriadão com todas as vantagens de 
que o Infinity Blue Resort e Spa dispõe, estão: piscina adulto, infantil e 
aquecida; sauna; fitness; quadra poliesportiva; sala de jogos e internet; sala 
de cinema; circuitos de aventura (tirolesa infantil, arco e flecha, escalada) e 
amplo deck à beira da praia. 
Além desses atrativos, o Infinity Blue oferece um Spa com uma completa estrutura e total suporte para atendimento aos clientes, sejam hóspedes ou público em geral. “O Spa integra salão de beleza, salas de massagens, salas para consultas com nutricionistas, saunas exclusivas para clientes e um requintado bistrô”, elenca o diretor geral, Alberto Cestrone. Um extenso menu de terapias com massagens relaxantes, revigorantes, antiestresse, programas de beleza e emagrecimento também estão entre os diferenciais. Atualmente, o resort conta com uma estrutura de 122 unidades habitacionais, divididas em quatro categorias: superior, luxo, superluxo e máster. São completos apartamentos, dispondo de TV por assinatura, wi-fi gratuita e ar-condicionado. A maioria das acomodações inclui ainda vista para o mar, sacada e banheira de hidromassagem.
Quando o assunto é gastronomia, o Infinity Blue dispõe de quatro opções distintas. Seja na praia, através do Aqcuamarine Deck; no ambiente aconchegante, fino e privativo do Acqualina Bistrô; através do distinto menu do Blue Marine Restaurante; ou no bistrô do Spa, que conta com cardápio elaborado por nutricionista. Todas as opções apresentam o que há de mais sofisticado em especialidades gastronômicas para agradar a qualquer paladar. Assim, a família toda pode aproveitar para degustar as variedades gastronômicas do resort, relaxar com os serviços de um completo Spa, se divertir com os programas de recreação e curtir a ampla área de lazer à beira mar. “O pacote especial para Corpus Christi, assim como os demais pacotes de hospedagem oferecidos pelo Infinity Blue, inclui pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar”, sinaliza Cestrone. O Infinity Blue Resort e SPA faz parte da Resorts Brasil e é uma empresa do Grupo Embraed. Informações: www.infinityblue.com.br. Reservas: (47) 3261-0300.
NOVO 
SLOGAN
Clique na imagem para ampliá-la
Falando da minha casa em Balneário de Camboriú, mais de 80 confrades inscritos na 19ª BNT Mercosul – que aconteceu no último fim de semana no Beto Carrero World - participaram do concurso cultural para a escolha do novo slogan do Infinity Blue Resort e SPA. O jornalista Floriano Bertoluzzi, do Rio Grande do Sul, foi o primeiro colocado e ganhou um final de semana no resort (pensão completa) com direito à acompanhante e despesas de transporte aéreo. Além dele, também foram ganhadoras a colunista Claucimada Santiago, do Paraná; a jornalista Amélia Contin da Argentina, e a apresentadora Juliana Plachi de Santa Catarina, segundo e terceiro lugar respectivamente e também foram premiadas com uma massagem relaxante do SPA Infinity Blue.
Clique na imagem para ampliá-la
“Além da classificação das frases mais criativas, todas servirão como base para a criação do novo slogan do resort que deverá ser divulgado ainda este ano”, explica o diretor Alberto Cestrone. “Agradecemos não só aos finalistas mas a todos os jornalistas participantes que contribuíram com belas frases para retratar as atrações do Infinity Blue”, complementa. Além do concurso cultural, o resort de Balneário Camboriú foi palco para o coquetel de abertura da BNT – considerada um dos mais importantes eventos de turismo da América Latina. A confraternização contou com a presença de mais de 400 pessoas, entre expositores e jornalistas. Para fazer a abertura solene, participaram o Presidente da Santur/SC Valdir Valendowski; o secretário de turismo de Balneário Camboriú Ademar Schneider; o diretor de marketing e comercial do Beto Carrero World Vitor Bauab; o diretor geral Alberto Cestrone e os diretores da BNT Mercosul Geninho Goes e Jair Pasquini. A noite foi seguida por um agradável coquetel, servido no restaurante Blue Marine, além de música ao vivo e apresentação cultural de dança do ventre.
O RESORT 
Único resort de Balneário Camboriú, 
o Infinity Blue se destaca pelo alto padrão de produtos e serviços apresentados 
para atender um público seleto. Localizado à beira-mar (distante menos de 10 
minutos do centro de Balneário Camboriú) conta com ampla gama de atrações entre 
elas: espaços gastronômicos, opções de lazer e programas de recreação, completo 
SPA e salão de beleza, Centro de Eventos e hospedagens confortáveis. O Infinity 
Blue é uma empresa do Grupo Embraed e é associado da Resorts Brasil. Mais 
informações: www.infinityblue.com.br. 
VELOZES 
& FURIOSOS
Este último fim de semana foi 
marcado por grandes emoções no Parque Beto Carrero World, pois aconteceu a 
pré-estreia do aguardado Velozes e Furiosos Show, que foi apresentado para um 
público de mais de quatro mil pessoas, entre convidados e imprensa. Além disso, 
também foi realizada a premiação dos Campeões de Vendas 2012/2013. A solenidade 
foi encerrada com uma grandiosa festa, que lotou a Arena BCW e fez o público se 
divertir até altas horas. O novo Velozes e Furiosos Show foi apresentado, em 
primeira mão, para um público convidado, que lotou a Arena BCW e delirou com 
cada manobra apresentada. O espetáculo teve uma adaptação especial para o evento 
e o público visitante do Parque pode esperar mais emoções ainda, pois a versão 
oficial será apresentada a partir de junho. Único no mundo, o show segue a linha do filme internacional 
Velozes e Furiosos, longa produzido pela Universal Studios, que estreou sua 
sexta edição mundialmente também neste fim de semana. 
A nova montagem do BCW está ainda mais eletrizante que o antigo Extreme Show e por isso, os visitantes podem esperar por muita adrenalina, isso tudo é claro, adicionado a doses de alta velocidade. Os carros do show passaram por pinturas especiais e toda a caracterização do espetáculo tem uma proposta mais radical. Dentre as novidades já mostradas, está um salto feito por três carros. Manobra que fez o público vibrar alto. A abertura oficial do show ainda permanece em segredo, mas já é possível adiantar que as gravações estão acontecendo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Penha. A edição, filmagem e produção, estão sendo feitas pela própria equipe do BCW, e são autorizadas pela produtora internacional. No total, o processo de gravação envolve cerca de 50 pessoas, entre equipe técnica e figurantes.
PIRATUBA 
& TURISMO
O município das Águas Termais 
participou da 19ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos – BNT Mercosul, 
realizada no último final de semana no Parque Beto Carrero, em Penha.  Além do 
espaço para mostrar os atrativos locais, Piratuba teve participação em reuniões 
que trataram de captação de novos “clientes” para o turismo local. A BNT 
Mercosul é considerada uma das mais importantes feiras de turismo da América 
Latina. É uma convenção de vendas de produtos turísticos e reúne expositores de 
destinos, agências e operadoras de viagens entre outros serviços do ramo. Neste 
ano, mais de cinco mil pessoas passaram pelos stands, onde 467 empresas 
participaram. “É um espaço de divulgação importante, é uma oportunidade 
excelente de mostrar nossos atrativos”, explica o secretário de Turismo de 
Piratuba, Adélio Spanholi.
Clique na imagem para ampliá-la
Durante o evento, Spanholi 
participou de uma reunião que tratou das possibilidades da entrada no mercado 
paulista, que representa mais de 48% do mercado emissivo de turistas no país e 
atualmente possui mais de 100 operadoras turísticas que trabalham com 
abrangência no mercado nacional e internacional. “Nós apresentamos o potencial 
de Piratuba, mostramos que podemos atrair novos consumidores para o nosso 
produto e convencemos o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a trazer uma 
operadora de turismo que atue no mercado nacional, para que esta conheça nosso 
município e traga turistas de São Paulo”, comenta o secretário. Na reunião os 
participantes também destacaram a importância das empresas aéreas que podem 
operar na região. No projeto de busca por turistas paulistas, foi definido que 
parcerias com estas empresas serão buscadas.
RECURSOS GARANTIDOS
Pelo menos no papel, Piratuba, em nossa Rota da Amizade tem recursos garantidos, já que o governador Raimundo Colombo assinou três termos de compromisso no município. O governador atendeu as reivindicações da administração municipal e garantiu recursos para pavimentações no interior, revitalização da SC 135 e para o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural deste ano. Na Prefeitura, com o prefeito Claudirlei Dorini, o vice Mauri Lenhardt, vereadores e demais autoridades municipais e estaduais, Raimundo Colombo firmou compromisso de repasse de verbas para três ações de Piratuba.
Pelo menos no papel, Piratuba, em nossa Rota da Amizade tem recursos garantidos, já que o governador Raimundo Colombo assinou três termos de compromisso no município. O governador atendeu as reivindicações da administração municipal e garantiu recursos para pavimentações no interior, revitalização da SC 135 e para o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural deste ano. Na Prefeitura, com o prefeito Claudirlei Dorini, o vice Mauri Lenhardt, vereadores e demais autoridades municipais e estaduais, Raimundo Colombo firmou compromisso de repasse de verbas para três ações de Piratuba.
Clique na imagem para ampliá-la
Em Piratuba o governador garantiu 
ainda, o repasse de R$ 100 mil para a realização do Festival Nacional de Cinema 
e Vídeo Rural, que acontece de 25 a 28 de setembro no município. “Nós temos 
um programa arrojado de investimentos e estamos aplicando nos municípios, 
resolvendo problemas antigos, viabilizando obras, melhorando a qualidade de vida 
das pessoas. Estes recursos estão garantidos para Piratuba, vamos fazer o 
repasse deste valor para o Festival, vamos licitar a obra da SC 135 e vamos 
atender este outro pedido do prefeito Dorini, que pretende pavimentar as 
estradas do interior, liberando mais de R$ 1 milhão”, assegurou Colombo. No 
pacote de obras, que vai revitalizar a SC 135, o governador anunciou também, a 
licitação para recuperação do trajeto da SC 390, antiga 303, que liga Piratuba a 
Capinzal e que necessita de melhorias. Outra obra garantida é a recuperação da 
rodovia que liga Piratuba a BR 153.
DESAFIOS 
DA CULTURA
Uma política de Estado para a Cultura e os desafios do Sistema Nacional de Cultura na organização da gestão em todos os níveis são temas em discussão na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis, que acontece de 3 a 5 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, na Trindade. O evento vai contar com a presença da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, que fará palestra na abertura das atividades, na segunda-feira (3). Com o mote “Cultura Agora”, a reunião em Florianópolis integra etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. Aberto à participação pública mediante inscrição, o encontro é organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis. As inscrições podem ser feitas on-line pelo sítio e blog das entidades, ou ainda de forma presencial, no dia da abertura, a partir das 13h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3324-1415.
Clique na imagem para ampliá-la
O objetivo dos organizadores é 
avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, 
alinhadas com as diretrizes nacionais. A 4ª Conferência Municipal de Cultura 
propõe um debate com enfoque nacional e local em quatro eixos: Implementação do 
Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 
Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.  Entre os temas em 
pauta estão aspectos de identidade, memória, produção simbólica, cidadania, 
participação social, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão, 
proteção e salvaguarda, além de fortalecimento e formação de fóruns e redes em 
prol da Cultura. Durante o encontro será apresentado um histórico das 
conferências anteriores, com avaliação dos avanços e resultados obtidos desde a 
primeira mobilização, em 2005, e análise das perspectivas futuras. A explanação 
será feita pela diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes, Marta Cesar, que 
foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de 
Florianópolis, no período 2010-2012. Também serão eleitos os delegados 
municipais para a Conferência Estadual de Cultura e os representantes da 
Sociedade Civil para ocupar vacâncias na composição do CMPCF, no período 
2013-2014.
VELAS 
LATINOAMÉRICA 2014
Itajaí sediará a regata “Velas 
Latinoamérica 2014”, um evento náutico organizado pela marinha argentina e que 
reunirá veleiros escola de grande porte das marinhas do Brasil, Chile, Equador, 
Colômbia e Argentina. O evento inicia no dia 11 de fevereiro e a largada está 
programada para o dia 16, quando as embarcações partem para um trajeto de 12 mil 
milhas náuticas, que será executado em 134 dias. As embarcações navegarão juntas 
pelos mares da América do Sul e Caribe, passando por portos da Argentina, Chile, 
Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana, Venezuela e Uruguai. A 
regata é organizada pela Armada Argentina e é realizada a cada quatro anos. A 
última parada na costa brasileira ocorreu no ano de 2010, com a inclusão do Rio 
de Janeiro no roteiro.
NEGÓCIO 
PROMISSOR
Moisés Magno, Emanuelle Cardoso e Bruno Campos, os sócios do 
BuscaPrato. Foto: Atré Comunicação.
Há cerca de um mês, um grupo de jovens catarinenses surpreendeu o mercado de Startups com uma proposta inovadora para o setor de gastronomia e seus consumidores. O aplicativo BuscaPrato, vencedor da Startup Weekend Curitiba, permite que o usuário localize o prato desejado e mais recomendado pelos clientes nos estabelecimentos da sua região. Disponível para os sistemas iOS e Android, o BuscaPrato já possui mais de 50 mil pratos, de 1343 estabelecimentos cadastrados. E este número, assim como as cidades contempladas, só tende a crescer. “Daqui a um mês nossa perspectiva é de atingir 2 mil estabelecimentos e 100 mil pratos”, diz Emanuelle Cardoso, uma das sócias da empresa. Até o final de maio, o BuscaPrato será parceiro do maior evento gastronômico do Brasil, o Brasil Sabor, indicando os restaurantes participantes do festival em sete cidades brasileiras.
FESTURIS
O diretor do Festival do Turismo de 
Gramado Eduardo Zorzanello e a gerente comercial do evento, Rose Ott, estão em 
Lima, no Peru, onde participam de feiras e eventos de turismo. Além do Salão 
Internacional do Turismo (SIT), no último final de semana (24 e 25), também 
integraram um workshop para promover Gramado, realizado pela WPS Consulting Inc. 
A empresa, com sede em Miami e filiais no Canadá e no Brasil (Vitória e 
Gramado), é especializada no desenvolvimento de ações de marketing turístico. 
Aproximadamente 150 pessoas acompanharam a ação, no Hotel Miraflores Colon, na 
região de Miraflores, e que também teve a presença do prefeito de Gramado, 
Nestor Tissot, da secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, do assessor de 
Turismo, Luiz Kraieski, e do embaixador brasileiro no Peru, Carlos Alfredo 
Teixeira. 
Jaime Segantine, Luis Kraieski, Rose 
Ott, Eduardo Zorzanello, Rosa Helena Volk, Carlos Alfredo Teixeira e Nestor 
Tissot - Clique na imagem para ampliá-la
“O objetivo é tornar Gramado 
conhecida internacionalmente e torná-la atrativa para turistas de diferentes 
pontos do mundo. Fechamos contrato com a prefeitura para promover e divulgar a 
cidade também em outros países, como Argentina, Espanha, Paraguai e 
Portugal”, afirma o presidente da WPS, Jaime Segantine. Durante os meses 
que antecedem o Festival do Turismo de Gramado, os organizadores do evento 
visitam os principais encontros do trade turístico pelo mundo, buscando sempre 
aprimorar o Festuris e levar as principais novidades da feira. O próximo será em 
Las Vegas, nos Estados Unidos, onde a diretora Marta Rossi, irá, a partir de 8 
de junho, participará da Pow Wow, uma feira com grande peso para o trade 
turístico mundial.
INVERNO EM CANELA
Canela antecipou sua Temporada de 
Inverno para que os visitantes e a comunidade possam desfrutar de uma 
programação cultural, de lazer e gastronômica ainda no clima ameno do finalzinho 
de outono, quando o centro da cidade está ainda com tapetes de folhas de 
plátanos dourados e prateados e as árvores, quase sem folhas, deixam a cidade 
com ar ainda mais europeu. A ornamentação da cidade, como sempre, também está 
chamando a atenção do publico, com os bonecos de neve e a noite, com o colorido 
da iluminação a cidade fica ainda mais charmosa e intimista. A Temporada de 
Inverno de Canela iniciou oficialmente na última terça-feira com o Sabores de 
Canela, um roteiro gastronômico em que os 10 restaurantes e os 8 
hotéis/pousadas, prepara um prato especial utilizando canela. Seja no sabor, no 
aroma, em pau ou em pó, a especiaria está presente nos pratos oferecidos, 
oportunizando que cada um crie seu roteiro, escolhendo os pratos que mais lhe 
agrada, entre tantos que fazem parte desta edição.
Neste feriado de Corpus Christi, a programação está a cargo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Os tapetes, em frente a Catedral de Pedras, serão confeccionados com serragem coloridas, cascas de pinhão e outros ornamentos, criando um ar ainda mais alegre na cidade, a partir das 23h do dia 29. Na quinta, às 15h Missa, seguida de procissão, da Catedral de Pedra até a Praça João Correa. Canela sempre se destaque por promover a cultura e abrir espaço para os talentos locais. A partir de sexta, os músicos Jerônimo Tomazeli, Max Costa e as bandas El Soul e Instrumental Best Dream se apresentam no Largo da Casa de Pedra, que será também palco para duas apresentações da esquete teatral “Entre Nós”. A Temporada de Inverno de Canela segue até 28 de julho, com inúmeras atrações e ventos com a Feira do Livro Josué Guimarães, Festa Colonial e Festival Internacional de Teatro de Bonecos, numa realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Canela e Fundação Cultural de Canela.
ABRAJET PARÁ
Eleita nova diretoria da Associação 
Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (ABRAJET) que tomará 
posse no próximo dia 28 de junho, na Estação das Docas, durante cerimônia de 
entrega do II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”. O 
prêmio, iniciativa da Abrajet Pará e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), 
tem patrocínio do Banpara  e apoio da Setur, Sinjor-PA, Abrajet Nacional, OS 
Pará 2000, Pólo Joalheiro, Secom, Belemtur, entre outros. O biênio 2012/2013 da 
Abrajet Pará tem na presidência jornalista Isa Arnour, atual gerente de 
marketing da OS Pará 2000, que administra a Estação das Docas, o Mangal das 
Garças e o Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O vice-presidente é Nilton 
Guedes Pereira, colunista do MG Turismo, editor da Agência de Notícias Gerais, 
técnico de comunicação da Secretaria de Cultura do Pará (Secult). A jornalista 
Christina Hayne, assessora de imprensa da Adepara, é a secretária geral da 
entidade, fundada em 2006, época em que lançou, com a Paratur, a primeira edição 
do prêmio.
Benigna Soares, diretora regional Norte da Abrajet Nacional e gerente de Comunicação da Paratur foi eleita diretora de comunicação na nova composição da Abrajet Pará e o repórter fotográfico João Ramid, diretor da Amazon Image Bank, deixa a presidência para conduzir a diretoria de projetos especiais. A diretora de finanças foi assumida por Julie Rocha, do blog Prazer em Viajar. O conselho fiscal da Abrajet Pará é composto por Sheila Faro, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará e assessora da OAB-PA, Lourdinha Bezerra, produtora da Rádio Cultura e assessora do Sesc-PA e pela publicitária Letícia Falcão. O presidente da Abrajet Nacional, Hélcio Estrella, chega no Pará no próximo dia 7 de junho, quando, além de participar das comemorações de 40 anos da Abav Pará, no Maison Blue, também reúne com os abrajetianos paraenses para tratar sobre a cerimônia de posse e os preparativos para o II Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis, que vai acontecer dia 28 de junho, às 19 horas, no Theatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
PRÊMIO DE 
JORNALISMO
Para a noite do prêmio estão sendo esperados pela Diretoria de Marketing da Paratur, que está coordenando a organização do evento, 300 convidados, entre parceiros do trade, da imprensa e da sociedade civil organizada que atuam diretamente com o turismo, além dos mais de 100 profissionais de comunicação inscritos no Prêmio, que está sendo concorrido por jornalistas do Brasil, de Portugal e até da Alemanha, nas categorias jornalismo impresso, on line, rádiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. Abrajet - A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet foi fundada no dia 29 de janeiro de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. A entidade, que tem representação em todo o Brasil tem a missão de promover, divulgar e apoiar ações que visam o fortalecimento do turismo no Brasil. O quadro de associados registra aproximadamente 350 profissionais, que atuam em jornais, revistas, tvs, rádios ou em assessorias de imprensa de órgãos públicos ou empresas do setor de turismo. No Pará existe desde 2006, tendo representação no Conselho Municipal de Turismo de Belém (Comtur), Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).
ABAV 
PARÁ
A Associação Brasileira de Agências de Viagens 
(ABAV seção Pará) celebra, no próximo dia 7, seus 40 anos de atividades no Pará. 
O evento comemorativo vai acontecer às 21 horas, no salão de festas Maison Blue, 
em Belém (PA), com programação especial. Segundo Rose Larrat, presidente da 
Abav-PA, a celebração será em meio a um jantar em que também  a entidade vai 
conceder a comenda “Amigos do Turismo” a alguns parceiros  que contribuíram para 
o fortalecimento do turismo do Pará e do Brasil nos últimos anos. Na ocasião 
lança, em parceria com o Governo do Estado e outros envolvidos, o programa 
“Passaporte Pará”. “Além de comemorar esta importante data, vamos homenagear 
parceiros importantes para a cadeia produtiva do turismo paraense”.  Afirma 
Rose, que esta semana esteve em Portugal defendendo o turismo paraense na 22ª 
reunião internacional de Conselho de Presidentes da ABAV, que ocorreu dia 25 de 
maio, na cidade do Porto. A participação contemplou ainda outras atividades, de 
23 a 30 deste mês, de troca de experiências entre o Brasil e Portugal na área do 
turismo.
FEIRA DAS 
AMÉRICAS
Rose aproveita a viagem à 
Portugal para divulgar a abertura das inscrições para a 41ª. edição da Feira das 
Américas -  ABAV 2013, que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro no 
Pavilhão Anhembi (SP).  A grande novidade para os inscritos, que já tem a 
participação do Pará confirmada pela Diretoria de Marketing da Companhia 
Paraense de Turismo (Paratur),  é que este ano, todos os visitantes do evento 
estarão assegurados pela Travel Ace Assistance. Maiores informações no site: www.feiradasmericas.com.br. A 
presidente da ABAV no Pará, Rose Larrat, explica que “a entidade, sem fins 
lucrativos, sempre está defendendo os interesses dos agentes de viagens, luta 
pelo aprimoramento da eficiência e da qualidade das agências de viagens a ela 
associadas com forte atuação na área qualificação de mão-de-obra, através do 
ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV). Com a criação do 
Ministério do Turismo, em janeiro de 2003, a ABAV passou a integrar o Conselho 
Nacional de Turismo, renovando sua condição de pólo catalisador dos diferentes 
segmentos e nichos do mercado. O evento comemorativo dos 40 anos da Abav-Pará é 
restrito a convidados e tem apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e 
da Companha Paraense de Turismo. 
FIELDS
Clique na imagem para ampliá-la
Pra você que está chegando na Ilha 
da magia para este feriadão, não esqueça que o endereço mais badalado da cidade 
e com mais mulheres bonitas por metro quadrado é a FIELDS. Duvida? Va lá então 
!
PROTEÇÃO NO 
COLO
Clique na imagem para ampliá-la
Muita gente acredita que imagens 
simbólicas podem representar suas crenças e, de olho nisso, o mercado joalheiro 
apostou, há muito tempo, em medalhinhas de santos e outros símbolos de proteção 
e sorte, como o olho grego e o ponto de luz. “As medalhinhas de santo 
representam proteção para quem neles crê, existem modelos com a imagem de São 
Jorge, Nossa Senhora, entre outros. O olho grego, segundo a cultura turca, é um 
talismã contra o mau-olhado, protegendo a pessoa que o carrega contra as 
energias negativas. Já o ponto de luz é tido como símbolo de sorte” diz Mileni 
dos Santos, supervisora geral da Quevedo Joalheria e Ótica. Se você também 
acredita que estes símbolos podem oferecer proteção e sorte, invista 
neles!



















































