ENDIVIDADOS
O brasileiro continua cada vez mais com a corda no 
pescoço. De acordo com dados do Banco Central, em abril, a dívida total das 
famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses. Esse 
indicador vem crescendo desde o início da série histórica do Banco Central, em 
janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série. O patamar mais elevado 
desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012 
(31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%. 
APARÊNCIAS
Tudo a exemplo do velho bordão popular: "Por cima saias de 
renda, por baixo, Deus que nos defenda". É o reino das aparências. 
Carro zero na garagem (isso quando se tem garagem), comprado 
em trocentas prestações, algumas já atrasadas. Roupas de marca que custam o olho 
da cara em 12 vezes "sem juros". Sapatos dessa marca, bolsas daquela...
E no Facebook então? O mundo realmente é da fantasia! Mulheres 
"lindíssimas photoshopadas" que se você cruzar com elas na rua, jamais as 
reconheceria. Eitcha vidinha sem graça em ô !!! Sou mais o outro bordão: 
"Sou pobre mais sou limpinho" rzzzz.
DINHEIRO É 
TUDO?
Dinheiro, fama, poder, aparência... são tudo então? São 
significados de felicidade? Duvido! Quantos exemplos temos de pessoas que tem 
tudo isso e mais um pouco e estão passando por terríveis depressões a exemplo da 
Angelina Jolie e agora a Paris Jackson (filha de Michael Jackson) que também 
tentou se matar. Pode?  Paris Jackson deve ficar internada por três meses para 
tratar de uma depressão profunda. A garota foi hospitalizada no início do mês no 
centro médico da Universidade de Los Angeles, após uma tentativa de suicídio em 
casa.  “Paris com certeza tentou se matar, e não foi a primeira vez”, 
disse uma fonte próxima à família. As evidências ficam maiores quando se acessa 
a página da garota no Tumblr. Imagens que remetem a morte, suicídio e 
automutilação tomam o espaço. Algumas fotos mostram adolescentes colocando armas 
em suas bocas ou cortando os próprios braços, acompanhadas de frases depressivas 
e repletas de ódio. Segundo familiares, apesar de evitar ao máximo a terapia, 
Paris está indo bem com o tratamento e não tem demonstrado nenhum sinal de 
fraqueza ou recaída que possa levá-la a outra atitude desesperada.
Vendo essas passeatas, me lembro do João 
Figueiredo, aquele que nós encaramos na Praça XV aqui em Floripa, lembram? Tão 
então ! Ele mandou Havelange enfiar a Copa onde ele quisesse. O Havelange havia 
oferecido a Copa do Mundo no Brasil e o presidente lhe respondeu: “Você conhece 
uma favela do Rio de Janeiro? Você já viu a seca do nordeste? E você acha que eu 
vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”. É isso aí. Os brasileiros, odeiam 
gente que usam fardas. Se quem usa farda é honesto, então o ódio aumenta. O 
General Figueiredo foi um dos homens mais inteligentes dos que passaram pela 
AMAM, mas sabem como é, brasileiro gosta mesmo é de analfabeto, se for esperto, 
melhor ainda. Figueiredo morreu com o mesmo patrimônio que tinha anos antes de 
ser presidente. Já o que se diz metalúrgico, está milionário, o filho dele 
também está milionário. O "pai dos pobres", esperto como ele só, percebeu que a 
Copa do Mundo seria um filé para quem não tem escrúpulos. Pobre Brasil. No 
passado diziam que o Brasil era o País do futuro. De um futuro que nunca 
chegava. Hoje podemos dizer: O Brasil é um País sem futuro. Para quem acha 
exagero nisso, eu pergunto: Um povo que despreza gente inteligente e honesta, e 
prefere gente que se orgulha de ser analfabeto e esperto, espera que 
futuro?
CLIMA EM 
FLORIPA
O clima em Floripa está tão tenso, 
que hoje no ônibus do Estreito para o Centro, uma pessoa sentada espirrou e 
outro passageiro gritou "saúde", daí o motorista gritou lá da frente "Educação", 
o cobrador gritou "Segurança" e seguida todos estavam cantando o Hino Nacional 
Brasileiro...
ANAC x INCOMPETÊNCIA
Fico pasmo com esse imenso cabide de empregos chamado ANAC. Vejam só; em audiência com a diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ficou sabendo ( como se já não soubesse - a não ser que nunca tenha entrado em nenhuma aeronave ou aeroporto) de alguns dos principais problemas do setor; entre eles o cancelamento ou adiamento de voos sem aviso prévio e a cobrança de taxas absurdas dos passageiros, tudo feito com as bênçãos da própria agência e deste imenso desgoverno. Sabemos que não adianta reclamar porque as providências ridículas além de tardias, pois a força e o loby do cartel é maior ainda, mas reclamo sempre. Um exemplo é o caso da uruguaia Pluna, cuja quebra causou danos a agências e milhares de consumidores. “Não resolve a aplicação de multas pela Anac às empresas aéreas, até porque dificilmente são pagas”, relata Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.
Fico pasmo com esse imenso cabide de empregos chamado ANAC. Vejam só; em audiência com a diretoria do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo, em Brasília, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, ficou sabendo ( como se já não soubesse - a não ser que nunca tenha entrado em nenhuma aeronave ou aeroporto) de alguns dos principais problemas do setor; entre eles o cancelamento ou adiamento de voos sem aviso prévio e a cobrança de taxas absurdas dos passageiros, tudo feito com as bênçãos da própria agência e deste imenso desgoverno. Sabemos que não adianta reclamar porque as providências ridículas além de tardias, pois a força e o loby do cartel é maior ainda, mas reclamo sempre. Um exemplo é o caso da uruguaia Pluna, cuja quebra causou danos a agências e milhares de consumidores. “Não resolve a aplicação de multas pela Anac às empresas aéreas, até porque dificilmente são pagas”, relata Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP.
AEROLÍNEAS
Mesma coisa acontece na Aerolíeas Argentinas. Você nunca 
sabe se conseguirá embarcar e se embarcar, não saberá se irá retornar na data e 
horários certos. Foram mais de seis horas de espera para embarcar para Buenos 
Aires no último dia 19. E isso acontece sempre, tanto que a dita companhia foi 
condenada a ressarcir o valor de R$ 33.311,46 a uma agência de viagens. A 
operadora de turismo Urbi et Orbi, que firmou contrato de transporte aéreo com a 
ré, teve que indenizar nove passageiros que adquiriram pacotes turísticos e se 
sentiram prejudicados pelo cancelamento de voos. A Aerolíneas Argentinas, 
irresignada, tentou negar qualquer falha na prestação do serviço, justificando 
sua atitude com o fechamento do aeroporto de Ushuaia e a erupção do vulcão 
Chaitén. No entanto, para a desembargadora Maria Henriqueta Lobo, da 7ª Câmara 
Cível do Tribunal de Justiça do Rio, todos os participantes da cadeia de consumo 
respondem solidariamente pelos prejuízos causados ao consumidor. Átila Alexandre 
Nunes, coordenador do serviço Em Defesa do Consumidor, informa que o Código de 
Defesa do Consumidor esposou a teoria do risco do empreendimento, pela qual todo 
aquele que se disponha a exercer alguma atividade no campo do fornecimento de 
bens e serviços tem o dever de responder pelos fatos e vícios resultantes do 
empreendimento, independentemente de culpa. 
NO 
EMBARQUE
Passei por este mesmo problema. A 
Aerolíneas cancelou o voo pelo mesmo motivo. Por sorte conseguimos que a empresa 
endoçasse o bilhete e embarquei pela Gol com destino a Buenos Aires. A TAM e a 
LAN Chile também decolaram, destinos estes preferidos dos brasileiros, a exemplo 
da espetacular Ushuaia. Mas não se pode negar que as empresas aéreas geralmente 
estragam a nossa festa ou não nos permitem que tenhamos as férias dos nossos 
sonhos. Portanto, ao comprar tua passagem guarde todos os recibos e papeis pois 
você devidamente amparado pela justiça. 
GOL 
CONTRA
Já a Gol por sua vez, que cobra a comida a bordo, vai 
cortar 200 vôos semanais a partir de agosto, principalmente de rotas dentro do 
Brasil, afirmou seu presidente Paulo Sérgio Kakinoff . A Gol tem 950 vôos 
diários, incluindo rotas nacionais e internacionais, e um total de 6.650 mil 
vôos por semana. Na manhã desta segunda-feira, a Gol soltou um comunicado 
informando que cortaria 9% de sua oferta doméstica, número pior que o previsto 
inicialmente. A expectativa anterior da empresa era de que a oferta de vôos 
seria cortada em 7%. Ao mesmo tempo, a Gol reiterou sua meta de margem 
operacional entre 1% e 3%. Após estes ajustes, o presidente da empresa disse que 
não estão previstos novos cortes na oferta de pessoas. Ele também descartou 
novas demissões na empresa. A Gol também informou que vai manter seus projetos 
de ampliação de rotas do Brasil para o Exterior, mesmo com o cenário 
internacional adverso. No segundo semestre, a empresa deve anunciar "um ou dois" 
vôos para algum destino nas Américas, com escala na República Dominicana, 
segundo  Kakinoff.
USHUAIA
Clique na imagem para ampliá-la
Falando nisso,  está aberta 
oficialmente a temporada de inverno e seus respectivos esportes em Ushuaia que 
se vestiu de branco para receber o mundo todo. Um espetáculo de encher os olhos 
e lavar a alma. Fui direto para o Cerro Castor , o centro de esqui mais austral 
do mundo, localizado a apenas 16 kilômetros do centro de Ushuaia, com sua base a 
195 metros apenas do nível do mar e seu cume a apenas 1.052 metros. Portanto, 
nada de canseira, dor de cabeça, falta de ar ou de neve. Por lá o que não falta 
é neve, é só conferir nas fotos para 
você ter a exata noção do que eu estou escrevendo. As condições climáticas aqui 
são inigualáveis, se convertendo num lugar predileto para os melhores e piores 
(eu) snowboards e esquiadores do mundo, para famílias com filhos pequenos e 
grandes. Conta com um snowpark, uma área para principiantes um espetacular "off 
road", para os radicais mesmo. A cidade que está completamente vestida de 
branco fazendo a festa dos brasileiros que sabem escolher a data exata de 
tirarem as suas férias, fugindo do fluxo normal de julho. Por enquanto Ushuaia é 
nossa, tranquilidade em todos os lados. Julho já complica. De agosto a outubro, 
a curtição é toda nossa. A LAN Chile com saída de São Paulo, tem voos diretos 
pra lá a partir de Buenos Aires.  
Clique na imagem para ampliá-la
FÉRIAS NA PARAÍBA
O portal Hotéis.com, líder mundial no segmento de reservas de hospedagem online, aponta a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, como uma ótima opção para quem deseja viajar durante as férias. A cidade está entre as opções mais econômicas para hospedagem no Nordeste, com média inferior a outras cidades turísticas como Recife, Maceió, Natal ou Salvador. Segundo o último levantamento realizado pelo portal, o índice ‘Hotel Price Index’ (HPI), o valor médio investido pelos viajantes de todo o mundo numa diária hoteleira na cidade foi de R$ 208,00 em 2012. A capital paraibana dispõe de cerca de 10 mil leitos conforme informações da Coordenação de Registros de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
O portal Hotéis.com, líder mundial no segmento de reservas de hospedagem online, aponta a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, como uma ótima opção para quem deseja viajar durante as férias. A cidade está entre as opções mais econômicas para hospedagem no Nordeste, com média inferior a outras cidades turísticas como Recife, Maceió, Natal ou Salvador. Segundo o último levantamento realizado pelo portal, o índice ‘Hotel Price Index’ (HPI), o valor médio investido pelos viajantes de todo o mundo numa diária hoteleira na cidade foi de R$ 208,00 em 2012. A capital paraibana dispõe de cerca de 10 mil leitos conforme informações da Coordenação de Registros de Serviços Turísticos da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
“João Pessoa apresenta muito 
potencial turístico com uma boa infraestrutura e diversas praias. As 
perspectivas são muito boas para o setor hoteleiro pessoense, pois esperamos 
forte movimentação turística internacional e local devido aos grandes eventos 
esportivos que estão chegando”, comenta Luciana Melo, Gerente de Mercado da 
Hotéis.com. Globalmente, a Hotéis.com, uma integrante do grupo Expedia, Inc., 
oferece mais de 200 mil opções de hospedagem, que variam de hotéis tradicionais 
a flats, alojamentos de pernoites com café da manhã ( bed and breakfast) e 
estadas com serviço completo. O site ainda conta com um dos maiores times de 
novos negócios e contratação do mercado, negociando as melhores tarifas para 
seus clientes, além de oferecer descontos, ofertas especiais e promoções.
PERNAMBUCO 
EM DESTAQUE
O Secretário de Turismo de 
Pernambuco, Alberto Feitosa, faz nesta quinta-feira uma palestra sobre o turismo 
do Estado para representantes do Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo 
como tema: “A importância do Turismo na economia de Pernambuco”. O evento 
acontece a partir do meio dia, no restaurante Spettus Derby.
FÓRUM DE TURISMO
Acontece nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Brasília, a edição itinerante do FTN (Fórum de Turismo de Negócios). O evento contará com palestras de capacitação, mostra de turismo e Presstur por Brasília. A abertura será às 19:00 horas no Hotel Nacional. Com programação de palestras e capacitações, além da feira de exposição, o FTN em Brasília está com inscrições gratuitas abertas no site www.ftnonline.com. O objetivo é promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais empresários e profissionais do trade turístico. O evento, que traz como foco principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição, nos dias 10 e 11 de setembro.
Acontece nos próximos dias 4 e 5 de julho, em Brasília, a edição itinerante do FTN (Fórum de Turismo de Negócios). O evento contará com palestras de capacitação, mostra de turismo e Presstur por Brasília. A abertura será às 19:00 horas no Hotel Nacional. Com programação de palestras e capacitações, além da feira de exposição, o FTN em Brasília está com inscrições gratuitas abertas no site www.ftnonline.com. O objetivo é promover parcerias, capacitações e troca de informações entre agentes de viagens e demais empresários e profissionais do trade turístico. O evento, que traz como foco principal o turismo de lazer e negócios nos destinos para lidar com a sazonalidade, acontece na capital federal após duas edições de sucesso em Florianópolis (SC), que também já se programa para sediar a IV edição, nos dias 10 e 11 de setembro.
Segundo Marta Lobo, diretora do FTN, a escolha de 
Brasília para sediar a edição itinerante do evento se deu pela oportunidade 
vista nas possibilidades de trabalhar o local com o turismo emissivo e receptivo 
de turistas durante o ano todo. "Brasília e Florianópolis são destinos com 
grande potencial emissivo e receptivo de turismo e que, assim como muitas 
regiões brasileiras, passam pelo mesmo problema de sazonalidade. Mesmo com o 
potencial, Brasília no período de férias e nos finais de semana acaba tendo o 
número de visitantes reduzido, o que acarreta em perda significativa para o 
setor. O mesmo acontece com Florianópolis com o fim da temporada de verão. São 
destinos que oferecem excelentes opções turísticas durante o ano todo, mas que 
precisa ser melhores alinhados para ser vendidos”, avalia. Marta Lobo acrescenta 
que O FTN pretende, principalmente, além de qualificar os profissionais que 
vendem o turismo corporativo e de lazer, fazer a discussão para que todos possam 
trabalhar da melhor forma o segmento, independente da época do ano.
http://www.quevedo.com.br/ - Clique na imagem para ampliá-la
FESTURIS GRAMADO
A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, e o consultor financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na América do Norte, trata-se de Walter Comassetto. Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
A aproximação com o mercado da América do Norte está cada vez mais fortalecida através de destinos que estarão presentes no Festuris em 2013, como Miami e Chicago, além de diversas empresas que são especializadas em produtos norte-americanos. Além disso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi, e o consultor financeiro, Sérgio Prade, estiveram representando o evento na International Pow Wow 2013, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 8 a 12 de junho. Com este novo foco do Festuris, o evento tem agora um excelente representante na América do Norte, trata-se de Walter Comassetto. Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Comassetto levará as novidades do Festival do Turismo para o Canadá, Estados Unidos e México.
Chris Thompson, presidente da Brand 
USA, Marta Rossi e Sérgio Prade 
Esta feira, uma das principais do calendário turístico mundial, é focada na venda dos destinos norte americanos para o resto do mundo, tanto é que todos os estados e as principais empresas americanas voltadas ao setor turístico estão presentes no evento. O evento ocorre todos os anos, e já tem as próximas edições definidas: em 2015 a sede será Orlando, em 2016 será Miami, e em 2017 a Pow Wow ocorrerá em Washington DC. Com algo em torno de 1800 expositores, a Pow Wow recebe uma média de sete mil participantes diariamente, onde, em sua maioria, são compradores interessados nos destinos americanos, e imprensa especializada. Os jornalistas, recebem um tratamento diferenciado nesta feira, onde participam de um “media partner”, que nada mais é do que encontros com os representantes de diferentes empresas e destinos que são expositores do evento. Primeiramente, os representantes se colocam em mesas e aguardam a visita da imprensa. Em um segundo momento, a imprensa que se coloca à disposição da visita dos expositores.

GREEN 
VALLEY
Clique na imagem para 
ampliá-la
O Green Valley no ultimo sábado, 
22,  foi palco de dois grandes momentos. Além de receber mais de 400 convidados 
da Convenção de Verão da marca Colcci, entre franquiados, lojistas e 
representantes, a casa foi o lugar escolhido para ser palco do lançamento 
mundial da nova marca de Doritos no Brasil.  Muita gente bacana passou pelo club 
numa noite cheia de surpresas, entre elas a apresentação de uma edição exclusiva 
de Doritos com a logomarca do Green Valley homenageando o club pela conquista do 
titulo de Melhor Club do Mundo. Ao todo são 25 mil unidades promocionais do 
Doritos no sabor SweetChili, um sabor novo que, se aprovado, será implantado no 
mercado junto com as marcas já tradicionais da tortilla. Adoro o Green Valey ! 
Adoro a Kalyta !
OAKLEY PRO 2013
Mais uma vez, Balneário Camboriú vai receber as feras do surf profissional brasileiro para as disputas na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na Praia Central. Desta vez, o evento contará também com o patrocínio da Faculdade Avantis. A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe, onde o vencedor foi o catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf.
Mais uma vez, Balneário Camboriú vai receber as feras do surf profissional brasileiro para as disputas na segunda etapa do Oakley Pro 2013, que vai acontecer de 28 a 30 de junho, na Praia Central. Desta vez, o evento contará também com o patrocínio da Faculdade Avantis. A etapa de abertura do Oakley Pro 2013 foi realizada na Praia da Joaquina, em Florianópolis, com grande sucesso e um verdadeiro show de surfe, onde o vencedor foi o catarinense Tomas Hermes, em uma das finais mais disputas dos últimos anos do circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf.
A segunda etapa do Oakley Pro 2013 é 
válida pelo circuito catarinense de surf profissional da Fecasurf, também pela 
quinta etapa do circuito brasileiro de surf profissional da Abrasp, e vai 
distribuir R$ 30.000,00 de premiação, além de 1.500 pontos para o Ranking 
Catarinense Pro e 1.500 para o Ranking da Abrasp. O Oakley Pro 2013 é 
apresentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundesporte e 
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, tem o patrocínio do Matte 
Leão, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal 
de Esportes, o apoio, Bhally Hotel, Tropikalya Hotel, Faculdade Avantis, Surfers 
Paradise, a Divulgação do Site Waves e Jornal Drop, e a realização da Fecasurf, 
Abrasp e Associação de Surf de Balneário Camboriú.
PONTO 
& TRAÇO
Texturas, tramas e figuras formadas 
por linhas entrelaçadas revelam o universo onírico de Loro de Lima na exposição 
Ponto e Traço, que reúne desenhos produzidos pelo artista catarinense nos 
últimos cinco anos. A mostra será aberta nesta quinta-feira (27), às 19h30, na 
Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, após bate-papo com o autor. A 
visitação é gratuita. Com curadoria de Patrícia Amante e texto de apresentação 
assinado pela artista plástica e professora Maria Lúcia Mascelani Mourão, a 
exposição contempla 40 desenhos feitos com nanquim sobre papel vegetal, 
produzidos em diversos tamanhos. Dispostos livremente no espaço, possibilitando 
que as pessoas apreciem as obras de qualquer ângulo, os desenhos de Loro de Lima 
criam a ordem e a desordem, formando figuras abstratas e figurativas que 
dialogam com os vários elementos que compõem o alfabeto visual rico em 
significados.
Clique na imagem para ampliá-la
A exposição Ponto e Traço fica 
aberta à visitação pública e gratuita até 16 de agosto, na Galeria Municipal de 
Arte Pedro Paulo Vecchietti, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h 
às 19h. Escolas do município ou grupos interessados em visitar a mostra podem 
fazer agendamento na Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone (48) 3324-1415 ou 
pelo e-mail artesvisuais.ffc@gmail.com.










































