quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FLORIPA TOP


FLORIPA TOP



A pesquisa divugada pelo Ministério do Turismo traz informações sobre o perfil e hábitos do turista estrangeiro que visitou o Brasil em 2012. Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estudo apura, entre outros dados, a procedência, perfil, gastos, principais destinos, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre. Nossa Ilha da Magia é o segundo destino turístico de lazer mais visitado por estrangeiros. Balneário Camboriú e Bombinhas também estão entre os top 10. 


O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que Santa Catarina tem todas as condições de ampliar a demanda de turistas estrangeiros. “Para que isso ocorra é preciso investimentos na internacionalização da cadeia turística, melhorar a infraestrutura e qualificação profissional”, ressaltou. Ainda sobre a pesquisa do Ministério do Turismo, a cidade de Balneário Camboriú ficou em sétimo lugar entre os destinos de lazer mais visitados, com 5% da demanda, enquanto Bombinhas aparece em oitavo lugar (4,8%). A maioria dos estrangeiros que buscam as cidades catarinenses, cerca de 93%, estão em busca de sol e praias.

ESTRANGEIROS

Balneário Camboriú 

A intenção de retorno ao país é de 95,7% entre os visitantes internacionais. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade (97,7%), a gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado hoje pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% dos turistas que visitam o Brasil (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação. Os maiores emissores de turistas residem na América do Sul (50%), seguidos pelos europeus (29%) e norte-americanos (13%). A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor, porém importante pela média de gastos no país, vêm a negócios (25,3%) e os demais chegam ao país para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%).  Em comum, os turistas estrangeiros têm a satisfação com a experiência de viagem ao Brasil. A maioria (84,5%) declarou que a viagem atendeu plenamente ou superou suas expectativas, de modo que 95,7% afirmou que pretende voltar ao país.

SATISFAÇÃO


“Temos muito a evoluir, mas os dados mostram que estamos no caminho, que o turista estrangeiro tem tido boas experiências em nosso país”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A intenção de retorno se explicada pela boa avaliação dos principais serviços turísticos. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade do povo (97,7%), os sabores da gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). Os serviços com menor grau de satisfação são os preços de produtos e serviços (56,1% de aprovação), a telefonia (67,7%), as rodovias (70%) os aeroportos (73%) e a sinalização (76,5%). O gasto nas viagens de negócios é quase o dobro (US$ 1599) das viagens de lazer (US$ 877). Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%) e o ranking das três cidades que mais recebem turistas de negócios é composto por São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%).

MEIOS DE HOSPEDAGEM



A maioria dos turistas ainda se hospeda em hotéis (52,1%) e casas de amigos e parentes (27,4%). Mas há um crescimento consistente de hospedagens alternativas, como casas alugadas (de 8% para 11,9% nos últimos seis anos); de camping ou albergues (de 2,4% para 4,9% no mesmo período). 
Os europeus são os turistas que mais tempo permanecem no país (23,7 dias em média), mais que o dobro dos sul-americanos (10,7 dias). Os europeus são também os que mais gastam: os espanhóis ocupam a primeira posição (US$ 1.703), seguidos pelos portugueses (US$ 1.582) e franceses (US$ 1.509).



 Os Argentinos gastam em média US$ 648. A maior parte dos turistas estrangeiros tem nível superior (43,5%), renda familiar mensal de US$ 4.639 e chega ao Brasil de avião (70%). A internet é a principal fonte de informação para a maioria deles (33,6%). “O levantamento mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os destinos devem estar atentos a essa tendência para atrair não apenas os estrangeiros, mas o próprio brasileiro”, comentou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.  



O Ministério do Turismo, por meio da Fipe, entrevistou 31.039 pessoas em 10 regiões de fronteira terrestre e 15 aeroportos internacionais brasileiros.


A ABAV-SC recomenda: Para conhecer a nossa Bela e Santa Catarina, consulte a sua Agência de Viagens, o melhor e mais seguro caminho para o seu destino. 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ENDIVIDAMENTO

ENDIVIDAMENTO 


O brasileiro continua cada vez mais enforcado.  Segundo informações do Banco Central, o nível de endividamento das famílias com os bancos avançou pelo sexto mês consecutivo em junho deste ano e atingiu o patamar recorde de 44,82%. Em doze meses até maio, estava em 44,52%. Neste ano, o endividamento cresceu 1,4%, visto que estava em 43,41% no fechamento de 2012. Segundo economistas, a elevação do endividamento das famílias está relacionada com o fraco crescimento da economia brasileira, que gera menos renda; com o aumento da inflação, que ao corroer o poder de compra da população impulsiona a busca por novos empréstimos; e, também, com a procura pelo crédito imobiliário. O endividamento das famílias vem registrando alta desde o início da série histórica da autoridade monetária, em janeiro de 2005. Naquela época, estava em um patamar bem menor: 18,39%. Em fevereiro de 2007, atingiu a marca de 25% e, no início de 2008, superou a barreira dos 30%. A marca dos 40% foi registrada no começo de 2011. Os dados do Banco Central mostram que, excluindo o crédito imobiliário, o endividamento das famílias, em doze meses até abril, registrou pequena queda. 

PAPO FURADO


Esse desgoverno apenas cacareja. Desta vez o ministro-chefe da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, afirmou que o crescimento do modelo aéreo no País deve transformar o setor em transporte popular, em outras palavras, vai piorar ainda mais. A meta, segundo ele, é atingir 200 milhões de passageiros por ano em 2020. Hoje, a média é de 100 milhões transportados por ano. "A tendência é de que os aeroportos brasileiros se transformem em rodoviárias", disse. "As mudanças exigem que o espaço aeroportuário tenha as condições para atender esse modelo em que as companhias se transformam em transporte popular", completou. Agora vamos entender bem o que ele disse, será o mais completo caos. Sem investimentos, nossos aeroportos que já são rodoviárias onde pousam e decolam aviões, são caóticos, pessimamente aparelhados, abarrotados de gente, roubalheira (insegurança geral), quadrilhas que roubam malas inclusive aquelas que já foram despachadas, congestionamentos aéreos, malha aérea catastrófica, preços abusivos dos combustíveis e passagens aéreas, péssimos serviços de bordo, enfim, o céu não é de almirante e nem de soldado. 

MAIS MENTIRAS


Para acelerar a desgraça acima informam que o edital de licitação para reforma e ampliação de 45 aeroportos regionais "deverá", se não chover, ser lançado somente em novembro, quem sabe, com sorte, deste ano. Esses serão os primeiros dos 270 terminais regionais que receberão investimentos para melhoria e ampliação em todo o País. “Dos 270 aeroportos, alguns receberão investimentos para ampliação de pista, outros para ampliação de pista e pátio, quase todos para melhoria de equipamentos tecnológicos de segurança de vôo e a maioria deles, para intervenção de terminal de passageiros”, disse o ministro. 


Os 45 primeiros "puxadinhos" em aeroportos foram escolhidos para iniciar os investimentos na aviação regional devido à importância na malha aérea brasileira. “O critério foi escolher aqueles que já têm mercado, mas que não operam adequadamente". Quer dizer então que Florianópolis, Navegantes, Joinville, Porto Alegre receberão equipamentos de ultima geração? Os aviões poderão pousar e decolar por instrumentos? Ou qualquer neblina detonará o caos aéreo de norte a sul do País?

COMPANHIAS AÉREAS


O dito ministro também afirmou que o governo federal não vai injetar dinheiro "diretamente" nas companhias aéreas. Segundo ele, a saúde financeira das empresas não pode ser garantida às custas do contribuinte. Moreira Franco disse, no entanto, que o governo pode ajudar com isenções, de forma criteriosa. Ele disse que, na semana passada, houve uma reunião com representantes das quatro principais empresas aéreas brasileiras, durante a qual as companhias fizeram uma série de pedidos ao governo, que serão analisados nos próximos dias. “Eles pedem mudanças no critério de preço do querosene de aviação. Eles querem que se pratique o preço internacional. Eles afirmam que aqui está mais caro do que lá fora. Outro pedido é que se aprove a Emenda Dornelles, que leve para o setor de aviação as isenções que são dadas ao transporte coletivo nas áreas urbanas. Eles solicitam a extensão à isenção que é dada à aviação regional das tarifas aeroportuárias a todos os aeroportos”, disse Moreira Franco. 


E em contra partida as cias aéreas irão oferecer o que? Cobrança de lanches a bordo a exemplo da GOL? Barrinhas de cereais, bolachinhas e amendoins? Preços exorbitantes nas passagens? Tripulação de bordo continuamente mal humorada? Atrasos constantes? 

OI: CAMPEÃ DE MULTAS


Segundo a revista Veja a porcaria da operadora OI tem, perante o Ministério das Comunicações, Anatel e outros órgãos do governo, só em multas, pendências que chegam a R$ 10 bilhões. A cifra astronômica em todos os aspectos, ainda mais se comparada ao valor de mercado da companhia, estimado em R$ 8 bilhões. Originada, em 1998, da privatização da Telebrás, a Oi, com o passar do tempo foi perdendo seu valor de mercado, viu aumentar suas dívidas em grandes proporções e atualmente enfrenta sérias dificuldades para investir, o que para uma empresa do ramo de telecomunicações é quase como uma sentença de morte. 


BANDA LARGA

O serviço continua uma porcaria, extremamente caro e fica por isso mesmo enquanto que o imenso cabide de empregos da ANATEL nada faz. Vale lembrar que o Brasil ultrapassou, em julho, a marca de 110 milhões de acessos em banda larga. Na comparação com julho de 2012, o crescimento foi 39%. Dos 31 milhões de novos acessos feitos nos últimos 12 meses, 24 milhões de conexões foram registrados nos sete primeiros meses de 2013, o que equivale a 1,3 nova conexão por segundo, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).


Em nota, a entidade informa que o Brasil foi o país que mais cresceu em acessos à banda larga fixa na América Latina em 2012 e que, atualmente, o País encontra-se entre os dez países com maior base de banda larga fixa no mundo. A banda larga móvel registrou 88,7 milhões acessos em julho: crescimento de 47,6% na comparação com julho do ano passado. São 73,8 milhões de conexões feitas por meio de celulares como smartphones; e 14,9 milhões por terminais de dados, como modems de acesso e chips de conexão máquina-máquina. 

EXTERIOR MAIS BARATO


Mesmo com a alta do dólar, continua sendo muito mais barato viajar, tirar férias, se hospedar em fantásticos resorts e fazer compras no exterior, isso sem contar a qualidade dos serviços e produtos comprados. Os gastos dos brasileiros no exterior foram recorde para o mês de julho, desde 2011. As despesas totalizaram US$ 2,214 bilhões, contra US$ 2,010 bilhões em julho de 2012 e US$ 2,235 bilhões no mesmo mês de 2011. Os dados foram divulgados nesta última sexta-feira pelo Banco Central. 


Até o dia 21 de julho essas despesas ficaram em US$ 1,425 bilhão. A projeção para o mês, considerando a média diária de gastos, é US$ 1,542 bilhão. Se comparado com o resultado de agosto do ano passado, a expansão para o mês ficará em 11,7%. De janeiro a julho, essas despesas chegaram a US$ 14,542 bilhões, contra US$ 12,712 bilhões nos sete primeiros meses de 2012. Com esses resultados, o déficit na conta de viagens internacionais (despesas de brasileiros no Exterior menos receitas de estrangeiros no Brasil) ficou em US$ 1,674 bilhão em julho e em US$  10,523 bilhões nos sete meses do ano, contra US$ 8,695 bilhões no mesmo período de 2012. São contas desastrosas, que só pioram.

DISNEY

A parceria da Cativa, de Pomerode, e da marca Disney está cada vez mais fortalecida em 2013. Além do lançamento da linha Primeiros Passos, com roupas para crianças de um a três anos de idade, a empresa está com uma promoção que levará consumidores e lojistas aos parques temáticos da Flórida. Quem tem o sonho de conhecer o Magic Kingdom, o Epcot Center o MGM Studios e o Animal Kingdom pode aderir ao sorteio até dia 28 de outubro. Para concorrer é necessário cadastrar os códigos de barra das peças Disney no site www.cativa.com.br/promocao-disney. No total, serão sorteados dois consumidores e dois lojistas com direito a acompanhante.

AGÊNCIAS DE VIAGENS

A ABAV-SC está realizando uma pesquisa de interesse dos agentes de viagens de Santa Catarina em participar do quarto Fórum de Turismo de Negócios dias 10 e 11 de setembro no Hotel Jurerê Beach Village em Jurerê Internacional Florianópolis. O FTN é um evento que reúne setores de operações e agenciamento de viagens, vendas, marketing, hotelaria, importação e exportação de produtos e serviços, mídias sociais, segmentos turísticos (turismo na melhor idade, sustentável, ecológico, de acessibilidade, religioso, de luxo) e empresas de serviços para infraestrutura voltada para a Copa e Olimpíadas a fim de estimular o turismo de negócios e garantir o network necessário entre os participantes para fechar acordos na compra e venda de produtos ou serviços.


A programação do quarto Fórum de Turismo de Negócios incluirá palestras e exposições, os temas abordados serão: MÍDIAS SOCIAIS com Gil Giardelli - UM NOVO EMPREENDEDORISMO – A maneira certa de você tocar sua empresa com Joel Fernandes e COMBATE À SAZONALIDADE TURÍSTICA - Feira de Negócios e capacitações (MSC Cruzeiros, Transmundi Operadora, Ilha do Papagaio e Sustentabilidade, Destino Santa Catarina). Anexo às salas de palestras e conferências, ocorrerá a exibição e comercialização de roteiros, produtos e serviços. Serão disponibilizados, de acordo com a demanda, dois tipos de Caravana: 1 - Bate e volta para as cidades próximas de Florianópolis. 2 - Um pernoite de 10 a 11 de setembro para as caravanas de cidades afastadas de Florianópolis.Os interessados deverão entrar em contato até o próximo dia 02 de setembro para levantamento da demanda de cada região e análise da viabilidade das caravanas através do e-mail contato@abavsc.com.br. Para maiores informações sobre o Fórum de Turismo e Negócios acesse http://www.ftnonline.com.


SEMANA DA BALEIA FRANCA

Aí está uma grande oportunidade de se discutir os abusos que vem cometendo essa ong australiana que vem opinar e inclusive proibir esse fantástico turismo, ha anos feito em Santa Catarina. Ha anos elas por aqui aportam, se acasalam, reproduzem-se e retornam no ano seguinte em maior quantidade, chegando inclusive antes e indo embora bem depois do esperado. Isso significa que são bem tratadas e que se sentem realmente em casa. O pior é ver uma juíza acatar um caso desses e proibir o avistamento embarcado. Ela deve desconhecer todos esses fatos, não deve ser de Imbituba, não deve ser catarinense e tão pouco brasileira. Isso é questão de Soberania Nacional. 


Onde estão os nossos "para"lamentares? Onde estão as nossas bancadas na Câmara dos Deputados e Senado?  O processo corre agora na esfera federal.  Trata-se também da mesma juíza que proibiu a continuação do calçamento que leva até à Barra de Ibiraquera, prejudicando toda uma comunidade. Nem tenho adjetivos para qualificar tamanha personalidade tacanha. Em Foz do Iguaçu tentaram proibir a entrada de vans e taxis no Parque Nacional de Iguaçu. Felizmente, há poucos dias, na esfera federal, acabaram com essa sandice. Sorte deles.


ROTA CAMINHOS DA NEVE

Os prejuízos pela não conclusão da Rota Caminhos da Neve, cuja obra se arrasta há 23 anos são incalculáveis tanto para Santa Catarina como para o Rio Grande do Sul. Somente a produção de maçã de Bom Jesus e São Joaquim, segundo o IBGE, gira em torno de 289.200 toneladas, estimada em mais de R$ 181 milhões.  Os prejuízos estimados ficam em torno de 14%, ou seja, R$ 25,3 milhões de prejuízo/ano pela falta da rodovia. Há alguns casos de produtores que chegam a perder até 30% da safra. Segundo a projeção para 2014, caso a Rota Caminhos da Neve seja concluída, serão cerca de 499.000 turistas circulando pela rota, gerando um movimento financeiro em torno de R$  57,2 milhões (Gasto de U$60/dia = R$ 114,60).  

Clique na imagem para ampliá-la

Se  considerarmos o gasto médio divulgado pelo Anuário Turismo Exame de 2007 (Gasto de U$ 94,24/dia = R$ 180,00) teremos um movimento estimado de R$ 89,8 milhões em 2014, impulsionando a economia em ambos os estados, tanto na área do turismo como da economia de forma geral. Além de gerar o surgimento de novos e incontáveis negócios, principalmente na área do turismo, além de beneficiar segmentos como o ecoturismo e águas termais, entre outros. E os nossos "para"lamentares de braços cruzados. 23 anos? Não existem justificativas pra tamanha incompetência. 

MUITA NEVE

Clique na imagem para ampliá-la

A neve foi mais uma vez a fenomenal atração na Serra Catarinense e Gaúcha, onde foi intensa desde a madrugada da última segunda-feira. Na fantástica e bem estruturada Canela e Gramado os turistas não queriam mais nada e passaram a noite em claro curtindo a neve e os inúmeros pubs, bistrôs, restaurantes, confeitarias, chocolaterias, fondues de chocolate, frutas, carne, além das baladas, cinema...enfim, os turistas não tem do que reclamar. Vão para ficar um dia e acabam ficando uma semana. Em Canela a Luciana Zanatta e família fizeram a festa. 

Cloque na imagem para ampliá-la

Já em Gramado Fabiana Costa e família se emocionam com tanta neve que mudou literalmente o visual da cidade, que a exemplo de Canela, são lindas em qualquer época do ano, brancas então! Só faltou o Papai Noel na cidade do Natal Luz, o mais lindo do Brasil. 

Clique na imagem para ampliá-la

Já no Eco Resort Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra - SC, também não foi diferente e a alegria foi contagiante. Roberto Cascaes e família tornaram-se crianças. 


FESTURIS GRAMADO


O Festival do Turismo de Gramado prorrogou as inscrições free para agentes e operadores de viagens até 15 de setembro. Além de disponibilizar um período maior, outra grande novidade desta 25ª edição é o número ilimitado de inscrições free para empresas de turismo, que podem trazer seus profissionais à vontade para a feira. A ideia principal deste serviço é antecipar e confirmar a participação do público alvo do Festuris: o profissional de turismo. Com o foco voltado exclusivamente aos negócios, o festival, além de sempre qualificar seus visitantes, lança novas opções de negócios. Em 2013, aparecem o turismo sustentável, segmentado no Salão de Sustentabilidade, e o turismo corporativo, com o salão Mice Abeoc Brasil. 


Após o período das inscrições free, serão cobradas taxas de participação junto aos profissionais, visitantes de outros ramos e estudantes. De 16 de setembro a 21 de outubro, o valor será de 121 reais. Depois, será possível se credenciar apenas durante o evento, com custo de 158 reais. Pensando também no futuro do setor, o evento promove as inscrições para estudantes a 98 reais, que permite acesso à feira apenas no segundo dia (sábado, dia 9 de novembro), a partir das 16 horas. Lembrando que é permitida apenas a entrada de pessoas maiores de 16 anos. Acesse o site do Festuris (www.festurisgramado.com) e vá até o link “Participante”. Logo após, busque “Credenciamento” e realize a inscrição.


WORKSHOP BROCKER TURISMO

Ainda sobre a Serra Gaúcha onde tudo acontece, terminou mais uma edição do super Workshop da Brocker Turismo, agência de viagens e receptivo que aconteceu nas cidades de Canela, Gramado e Nova Petrópolis. Além de autoridades, imprensa e parceiros, o evento reuniu profissionais das principais operadoras de turismo de todo o Brasil que se destacaram por serem as que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha. Tam Viagens, Marsans, Visual, Tourlines, MGM, Bessitur, Luxtravel, Viagens Master, Pontal Turismo, Azul Viagens, Turise, Aerop, Maxtour, Intertour e Bancorbras são as 15 operadoras vieram para à Serra Gaúcha que teve como objetivo apresentar as novidades da região em termos de atrativos, parques, hotéis e espetáculos. Cada uma das operadoras ainda trouxe 10 agências de viagens, que mais promoveram e venderam pacotes para a Serra. 


Clique na imagem para ampliá-la

“É importante que esses profissionais que trabalham comercializando o nosso destino da Serra Gaúcha conheçam, de perto, as novas atrações que a região oferece. Com o auxílio dos nossos parceiros, como os hotéis, empreendimentos, apoiadores institucionais e patrocinadores conseguimos trazer o trade de turismo para esse encontro”, destaca a diretora da Brocker Turismo, Any Brocker Boeira. Além das Top 15 operadoras agraciadas com o Troféu Infinito, também estiveram presentes mais representantes de vinte operadoras de diferentes regiões do País, que também comercializam a Serra Gaúcha com a Brocker Turismo, o que tornou o evento ainda mais interessante. O Workshop da Brocker contou com o patrocínio de Marcopolo, Snowland, Hollywood Dream Carros, Harley Motor Show, Super Carros e Museu de Cera. O apoio institucional foi da Secretaria do Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Canela, Prefeitura de Gramado, Prefeitura de Nova Petrópolis, Prefeitura de Bento Gonçalves, Prefeitura de Caxias do Sul e Tam Linhas Aéreas.

FESTURIS JOÃO PESSOA

O Festival do Turismo de João Pessoa se aproxima da sua terceira edição. O 3º Festuris JPA será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa com a participação de aproximadamente mil profissionais do turismo, sendo 700 agentes de viagens que marcam o crescimento de quase 30% em comparação com 2012. Entre os participantes, os mais atuantes agentes de viagens da Região Nordeste. Criado para fortalecer o destino Paraíba e trazer novas e melhores ofertas de produtos e serviços turísticos para operadoras e agências de viagens do mercado nordestino, o Festuris JPA se fortalece, a cada edição, como o evento ideal para alavancar negócios entre empresas e profissionais de toda cadeia produtiva do turismo. Graças ao trabalho e investimentos de empresas dos setores público e privado do estado - como ABIH, ABAV, Convention Bureau, Sebrae, Fecomércio, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e de importantes cidades do interior do estado – o festival foi eleito, no ano passado, como maior evento de turismo no Nordeste em número de agentes de viagens participantes. 



Nesta edição, o festival ganha nova formatação, atendendo as necessidades do crescimento do evento. Entre as novidades, a Rodada de Negócios coordenada pelo SEBRAE que será realizada em espaço exclusivo; a criação de dois novos autidórios para capacitação totalizando três ambientes distintos para realização de workshops simultâneos; a ampliação da sala de imprensa e da área de eventos e alimentação. Os expositores do segmento de mobilidade também terão espaço próprio para apresentarem seus produtos e separado da área de exposição comum onde ficarão os lounges e módulos dos expositores. Entre os expositores já confirmados no evento, 19 destinos, cinco companhias aéreas, 3 consolidadoras, várias operadoras de turismo, redes hoteleiras, hotéis, resorts e pousadas além de locadoras  e tecnologia para o turismo.


PROGRAMAÇÃO

A programação paralela do 3º Festuris também trás novidades. Evento paralelo desde a primeira edição do festival, o Fórum Empresarial do Turismo é realizado pelo Convention Bureau de João Pessoa e pelo Sebrae da Paraíba e anualmente, apresenta cases e palestrantes de destaque no cenário do turismo para um público de empresários, executivos, políticos e acadêmicos. Este ano, sua programação reúne três titãs do turismo nacional, os empresários Guilherme Paulus (CVC), Aroldo Schultz (Schultz) e Luis Paulo Luppa (Trend e autor do Vendedor Pit Bull) e ainda o Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson Abreu e a primeira palestrante internacional, Maria José Alves, Diretora Executiva do Convention Bureau de Estoril/Portugal. A relação dos expositores e a programação completa do 3º Festrusi JPA estão disponíveis no site www.festivalturismojoaopessoa.com.br onde também pode ser feita a inscrição dos agentes de viagens.

ENCONTRO DE BLOGUEIROS

Clique na imagem para ampliá-la

Terminou neste último domingo o 1º Encontro de Blogueiros realizado pelo Infinity Blue Resort e Spa com apoio da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú. O encontro iniciou na quinta-feira e teve como objetivo apresentar os produtos e serviços do resort a oito importantes blogueiros do país. Estiveram presentes os blogs: A Janela Laranja, Jeguiando, Rapha no Mundo, Viaje na Viagem, Mercado & Eventos - Blog do M&E, Pé na Estrada, Juliana e a Moda, e Meus Roteiros de Viagem. Durante os quatro dias, os profissionais puderam conhecer através de visitas técnicas, toda estrutura de lazer, restaurantes e hospedagem que o resort oferece, além de atrações da cidade como o Complexo Cristo Luz, passeio de barco até a Praia de Laranjeiras e visita ao Parque Cyro Gevaerd, mais conhecido como zoológico da Santur. O Infinity Blue Resort e SPA faz parte da Resorts Brasil e é uma empresa do Grupo Embraed.

WARNER BROSS & BELLA COTTON 


Divertidos e carismáticos, os personagens da Warner Bros prometem fazer sucesso estrelando os produtos de higiene pessoal da Bellacotton. As linhas bebê, infanto-juvenil e feminina trazem nas embalagens a turma Baby Looney Tunes, Penelope Charminho, Scooby-Doo e Penelope Charmosa em versões alegres e coloridas. A primeira linha de produtos licenciados da Bellacotton conta com hastes flexíveis e quadrados de algodão para bebês, hastes flexíveis para maquiagem, discos e quadrados de algodão para mulheres e hastes flexíveis tradicionais. As novidades recém lançadas podem ser encontradas em farmácias e supermercados de todo o país. A marca promete mais novidades licenciadas pela Warner Bros em breve.


TÔNUS


Tas ruim da coluna? As vezes acontece comigo. Trava geral. Faço a propaganda de graça porque meu grande amigo Anderson (fisioterapeuta e especialista em coluna) é fera. Entro lá torto de um lado, quase me arrastando e saio zero km. Aqui fica a dica pois tenho diversos amigos nesta situação que ficam correndo de porta em porta para alívio das dores lombares, já que existem no mercado aqueles outros "médicos" que nem tocam no paciente e vão logo receitando um anti-inflamatório e te mandam embora. 

FIELDS

Clique na imagem para ampliá-la

A festa de carnaval mais esperada de Floripa ficou completa com as fantasias mais criativas que o público desfilou pela casa especializada em música sertaneja da cidade. A Fields esquentou o inverno Catarinense com o Carnaval Fora de Época que aconteceu na última sexta-feira, dia 23. Com a casa toda decorada, quem subiu ao palco para animar o baile foi a dupla Jonatas e Maurício e o cantor Cristian Fernandes. No intervalo, o ritmo do samba invadiu com toda a animação da bateria da União da Ilha da Magia.


CONGRESSO CARVÃO MINERAL

Cerca de 350 participantes, 90 trabalhos científicos apresentados e 16 palestrantes nacionais e internacionais. Este foi o resultado do 4º Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, que ocorreu de 22 a 24 de agosto, na Faurgs, em Gramado. Além destes números, debates e troca de experiências sobre a utilização sustentável do carvão mineral marcaram o evento. Com a participação de diversos profissionais de outros países, o congresso pode ser considerado de porte internacional, devido ao intercâmbio de informações com esses participantes, oriundos de diversos países. 

Clique na imagem para ampliá-la - Fotos: Dinarci Borge

O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, comemorou os resultados obtidos neste ano, e já confirmou que a quinta edição do congresso ocorrerá em 2015, e provavelmente, continuará em Gramado: “O congresso foi muito bom, nossos principais objetivos foram alcançados, e as informações das palestras internacionais e nacionais foram muito bem aproveitadas. Saímos deste evento com uma visão global do carvão”, ressaltou Zancan. 


CAPITAL DO NATAL

O Natal é um dos principais atrativos da capital paranaense e neste ano, se depender das entidades municipais CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e IMT (Instituto Municipal de Turismo), Curitiba deve se consolidar como o principal destino do Brasil. Isso porque as instituições já começaram os trabalhos e designaram ações que vão movimentar o setor e atrair turistas do país inteiro. “A campanha ‘Curitiba: capital do Natal’ visa transformar a cidade com magia e encanto do período, trazendo de volta as tradições e os costumes do curitibano festejar”, comenta Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB. Paulo Colnaghi, presidente do IMT, explica que foi unificado o calendário de divulgação das atividades e as datas já estão confirmadas. 


O Coral do Palácio Avenida acontece de 29 de novembro a 15 de dezembro; a 31ª Feira de Santa Rita de Cássia, de 29 de novembro a 1º de dezembro; Centro Histórico tem programação dias 20 e 21 de dezembro; a Árvore Encantada, no Hotel Radisson, está marcada para os dias 6, 13, 18 e 20 de dezembro; o Natal do Paço da Liberdade, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro; e o Natal do Santuário Perpétuo Socorro, dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro. A programação e notícias atualizadas podem ser encontradas no site www.natalcuritiba.com.br. Além disso, as entidades pretendem realizar ações promocionais para agentes e operadores de viagens e publico final nos principais destinos emissores de turistas para Curitiba. No dia 27 de agosto, o CCVB e o IMT realizam reunião com todos os hotéis de Curitiba para apresentação oficial das atrações e ainda convidar para aderirem às ações programadas de promoção.

CAPACITAÇÃO

Entre os dias 23 e 25 de agosto, cerca de 300 agentes da Operadora Tambaú da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte estiveram em Gravatá, no Agreste pernambucano, participando do 3º Encontro Sou + Tambaú. O evento tinha como objetivo reunir os melhores profissionais da região, além de promover o encontro diretamente entre os parceiros e clientes para discutir as novidades do setor. Pelo segundo ano consecutivo, o encontro aconteceu em Pernambuco, mercado que representa 21% das vendas da operadora. Como nos anos anteriores, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participou ativamente do evento. 


Na sexta-feira (23), realizou uma palestra mostrando todas as potencialidades do Estado, com foco no calendário festivo. Logo após a capacitação, o Balé Cultural de Pernambuco promoveu um flash mob, mostrando toda a cultura por meio da dança. A participação de Pernambuco não ficou restrita apenas na palestra. A Empetur promoveu a festa de encerramento do encontro, intitulada “Pernambucanidade”, que estava toda decorada com artesanato e ícones do Estado. Foram distribuídas sombrinhas de frevo e também houve apresentação da banda Santa Clara, que teve o primeiro momento do show dedicado exclusivamente aos ritmos da terra.

FESTA DO FIGO

A famosa festa do Figo em Nova Petrópolis, na fenomenal Serra Gaúcha já tem as suas soberanas. A Rainha Mariana Carolina Marcon e as Princesas Bianca Janine Seibt e Marciane Matina Ruppenthal compõem a Corte da 41ª Festa do Figo de Nova Petrópolis que acontece nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2014. A partir de agora rainha e s princesas irão trabalhar nos preparativos e na divulgação da grande festa que ocorre nas dependências da Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil.

GREEN VALEY


Todas as sextas-feiras, há quase dois anos, a rádio Atlântida FM, de Florianópolis  transmite para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul – e para todo o mundo via internet - entre 22h e meia-noite, o programa de rádio oficial do Grupo GV, o GV Station. Para celebrar o sucesso do programa foi concebida a GV Station Party que virá acompanhada de um GV Station especial. Os dois Djs que se apresentarão no 2me na sexta-feira, 30, na GV Station Party, serão os responsáveis pelo set do programa GV Station deste dia. Ou seja, você vai fazer seu esquenta ouvindo os Djs que irá poder ouvir ao vivo na balada. As duas feras eleitas para esta super balada serão os Djs Mik Silva, que é um dos experientes nomes do e-muisc por trás da produção do GV Station na Atlântida FM. O outro Dj será Rafael Diefantaler, que teve uma super passagem pela festa do Green Valley Gramado no último dia 17 de agosto, festa que está sendo reconhecida como a melhor de todas as edições dos quatro anos do evento do Green Valley na Serra Gaúcha. 

REMAKE


A Dra Alessandra Querne, dermatologista, sempre está a frente com as novidades do segmento e recebe na Conceitualle, nesta sexta feira (30.08), o dr. Rogério Ruiz, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, presidente do capítulo de procedimentos minimamente invasivos da sociedade citada, mestre em farmacologia, preceptor da cadeira de cirurgia plastica da PUC São Paulo, com consultório em São Paulo e Natal, palestrante sobre preenchedores e toxina botulínica desde 1997 dentro e fora do Brasil.


Sua vinda tem o objetivo de lançar na Conceitualle (www.conceitualle.com.br), o produto Italiano "Remake". Um produto diferente de preenchimento, composto por polietilenoglicol, material muito usado na medicina atualmente, principalmente em nanocarreadores. Os materiais de preenchimento são usados em correções de sulcos faciais, revolumização facial, tratamento de mãos muito envelhecidas com protocolo em andamento para o tratamento de celulite. O "remake" é novidade no Brasil, possui excelentes resultados, além de imediatos.


DONNA FASHION

Os anos 60 não terminam nunca. Tem quem goste ! As formas geométricas, os grafismos, o preto e branco segundo os "entendidos" e que costumam ditar regras (e tem quem siga) estão com tudo no verão 2014. As cores fortes, típicas da estação, têm espaço garantido também. Na real gente, vale tudo e acada um faz a sua moda sem seguir esta ou aquela cabeça/tendência. Tudo isso vai estar na passarela no principal evento de moda catarinense, o Donna Fashion Iguatemi, quinta e sexta-feira, na Praça de Eventos do Shopping Iguatemi Florianópolis. A vencedora do Desafio da Beleza, um reality show de maquiagem do canal a cabo GNT, Suelen Johann, convidada por O Boticário, abre os trabalhos às 16h, com um talk show para 50 convidados. A partir das 19h, a coleção cult da John-John começa a embalar a noite, inspirada nos festivais de música e explorando o lifestyle do público jovem e descolado, em harmonia com os jeans que são o DNA da marca. 

Clique na imagem para ampliá-la

Na seqüência, o desfile da Tida, multimarcas catarinense que vai mostrar na passarela as estampas de pássaros e flores do estilista mineiro Victor Dzenk, que recentemente foi convidado para uma palestra no evento. Arrematando a coleção de peças da designer Serpui Marie: clutchs e bolsas feitas com vime, buriti, mamona e madrepérola. A PAX, outra multimarcas catarinense, entra em seguida e aposta nas estampas. Um mix de tendências com motivos étnicos, brocados, animal print, muito laranja, azul e as releituras do clássico e chique preto e branco nas coleções de marcas como Espaço Fashion e Afhgan. Para fechar a primeira noite, a Petit Pois e seus modelos misturam as grandes tendências aos clássicos românticos, criando um efeito sexy. Peças longas, tecidos moles super confortáveis, em preto, babados e renda, coloridos fortes e, de novo, o duo preto e branco.

SEXTA-FEIRA

Quem abre a noite de sexta-feira é a Le Lis Blanc, com looks para mulheres de todas as idades, e cuja campanha é estrelada pelas modelos Jerry Hall e sua filha Georgia Jagger, respectivamente ex-mulher e filha de Mick Jagger, ambas fotografadas em Hamptons, o balneário chique dos novaiorquinos. Transparências, animal print, florais e texturas predominam na coleção da marca, que sempre impressiona pelos desfiles bem produzidos. A Makenji foi buscar nas rotas das caravelas portuguesas o tema da coleção de verão. As imagens da campanha foram feitas entre os balneários de Jurerê e Daniela, em Florianópolis. Um cenário idílico, num dia de sol e vento. Tudo a ver com a moda bonita e casual da Makenji, que está leve, colorida e com muitas estampas. 


O desfecho da 21ª edição do Donna Fashion Iguatemi promete prender a atenção de todos. A Hope, marca luxuosa de lingerie, vai “invadir” a passarela com a sensualidade do cetim, os pijaminhas must have da estação mais quente do ano e sutiãs e calcinhas sem costura, com modelagens incríveis e confortáveis. O Donna Fashion Iguatemi tem apresentação de O Boticário e patrocínio do Shopping Iguatemi Florianópolis, Makenji e Le Monde Citroën. 


TOP MODEL

Clique na imagem para ampliá-la


Quem estará nas passarelas do Donna é a Larissa Bergmann, a vencedora do Verão Top Model 2013, que vai desfilar a coleção Ventos do Sul, inspirada na rota das caravelas portuguesas, aporta em três ilhas: Moçambique, Ilha da Madeira e a nossa Ilha de Santa Catarina. Daí as estampas étnicas, grafismos de azulejos e referências da natureza em estampas alegres como a primavera-verão. Larissa é uma menina de Araquari, pertinho de Joinville. Tem 16 anos, é loira, 1,76 de altura, com porte de modelo internacional e cabelos curtos, fugindo completamente do convencional. Aliás, essa moldura que deixa seu rosto ainda mais em evidência foi um dos diferenciais que a colocaram em vantagem no concurso que aconteceu no início do ano, em Florianópolis, tendo como jurados alguns dos profissionais de moda mais exigentes do mercado.