PENSANDO BEM
Para mim, foi o mais sábio dos generais que "comandaram" esta pocilga. Truculento, boca dura, intempestivo, até ignorante em alguns momentos. Um verdadeiro membro da cavalaria. E uma de suas maiores pérolas foi quando ele disse preferir o cheiro dos cavalos em vez do cheiro do povo. Eu e Floripa encaramos ele de frente nos meus bons tempos de universitário, em plena Praça XV de Novembro quando o Palácio do Governo era ali. Promoveu a abertura política, devolveu a democracia e ainda disse que o povo iria sentir saudades dos tempos da ditadura militar. Alguém duvida diante de tanto descalabro que vem dos quadrilheiros que dominam o congresso. O Brasil nunca esteve tão sem rumo quanto nos dias de hoje, onde até Ministros do Supremo Tribunal se sujeitam a servir de instrumento ideológico para um grupo de bandoleiros que está arrasando com o país, além de quam não existe qualquer tipo de oposição. Câmara dos Deputados, Senado, Supremo.... (todos farinhas do mesmo saco.
ESTACIONAMENTO EM SHOPPINGS
Clientes de estabelecimentos comerciais – como shopping centers e supermercados – assim como de hotéis ou pacientes e visitantes de hospitais podem ficar livres de pagar pelo estacionamento. Pelo Projeto de Lei 5130/13, esses estabelecimentos somente poderão cobrar taxa após três horas de permanência do motorista no local. Para ter direito à gratuidade, no entanto, o cliente deve observar algumas regras: - em shopping, centros comerciais, supermercados e hipermercados o interessado terá de apresentar nota fiscal para comprovar que consumiu no local; - em rodoviárias e aeroportos, será exigida apresentação de cartão de embarque ou desembarque, no mesmo dia do estacionamento; - já no caso de hospitais e assemelhados, a gratuidade será garantida com a apresentação de comprovante de consulta, exame ou de visita a enfermo.
Para qualquer cidadão normal, consumidor, a cobrança por estacionamento em estabelecimentos comerciais além de absurdas, oneram ainda mais os nossos
bolsos. Nos já consumimos nos estabelecimentos citados, e ainda temos que arcar com a despesa abusiva pelo estacionamento. No caso de hospitais ou centros clínicos, considera a cobrança ainda mais inapropriada. Pois, esses locais são buscados pelos cidadãos, na maioria das vezes, em situação de emergência, sem condições de buscar alternativa de estacionamento. Em caráter conclusivo, o projeto segue para análise das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tratam de "comissões" cujos representantes legislam em causa própria, como já estamos cansados de saber, a exemplo do deputado ladrão inocentado pelos seus pares, duvido que tal projeto seja aprovado.
VOANDO BAIXO
A companhia aérea TAM informa que seu programa de demissão voluntária teve adesão de mais de 50% dos tripulantes envolvidos. A empresa havia adotado o programa formado por licença não-remunerada e desligamento voluntário de funcionários para cortar 811 postos de trabalho em meio à redução da oferta de vôos no Brasil, para fazer frente ao aumento de custos. O programa de adesão voluntária foi acordado entre a empresa e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em 1º de agosto. Em nota enviada à imprensa, a TAM considerou o índice de adesão alto e ressaltou que isso permite reduzir os desligamentos compulsórios. "Com o ajuste, a companhia vai adequar o quadro de comandantes, copilotos e comissários à realidade operacional em vigor na empresa - funcionários de outras áreas não foram afetados. A companhia convive com alta significativa dos custos, o que a levou a reduzir a oferta, no acumulado de 2011 até agora, em 12% no mercado doméstico", afirmou a TAM no comunicado. Pobres daqueles que ficarem. A carga de trabalho será grande. Já vimos esse filme antes.
CARTEL AÉREO
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica condenou por unanimidade, um grupo de companhias aéreas pela prática de formação de cartel no mercado brasileiro de transporte de cargas. As investigações comprovaram que as companhias combinaram não apenas os valores, como também as datas para a aplicação do chamado "adicional de combustível" sobre os valores dos contratos com os clientes, pelo menos entre os anos de 2003 e 2005. As multas aplicadas somam 289 milhões de reais. Após quase cinco horas de julgamento, foram condenadas a italiana Alitalia, a norte-americana American Airlines e as brasileiras Varig Log (atualmente fora de atividade) e ABSA Cargo Airline (vinculada ao Grupo LAN e que atualmente opera com a TAM Cargo). A maior multa foi aplicada à Varig Log, estipulada em cerca de 145 milhões de reais, seguida pela ABSA com punição de 114 milhões de reais. Já as estrangeiras American e Alitalia foram condenadas a pagar 26 milhões de reais e 4 milhões de reais, respectivamente. Executivos e funcionários das companhias também foram condenados e multados. Além das quatro companhias condenadas, a francesa Air France e a holandesa KLM já haviam assinado um Termo de Cessação de Conduta (TCC) com o Cade em fevereiro deste ano, confessando terem participado de acordos e trocas de informações sobre a cobrança de adicional de combustível. Na ocasião, as companhias se comprometeram com o órgão antitruste a pagarem 14 milhões de reais em contribuição.
FLORIPA TOP
A pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo traz informações sobre o perfil e hábitos do turista estrangeiro que visitou o Brasil em 2012. Realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o estudo apura, entre outros dados, a procedência, perfil, gastos, principais destinos, motivação da viagem e grau de satisfação do turista internacional. Foram ouvidos mais de 31 mil viajantes em 15 aeroportos e 10 postos de fronteira terrestre. Nossa Ilha da Magia é o segundo destino turístico de lazer mais visitado por estrangeiros. Balneário Camboriú e Bombinhas também estão entre os top 10.
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, diz que Santa Catarina tem todas as condições de ampliar a demanda de turistas estrangeiros. “Para que isso ocorra é preciso investimentos na internacionalização da cadeia turística, melhorar a infraestrutura e qualificação profissional”, ressaltou. Ainda sobre a pesquisa do Ministério do Turismo, a cidade de Balneário Camboriú ficou em sétimo lugar entre os destinos de lazer mais visitados, com 5% da demanda, enquanto Bombinhas aparece em oitavo lugar (4,8%). A maioria dos estrangeiros que buscam as cidades catarinenses, cerca de 93%, estão em busca de sol e praias.
ESTRANGEIROS
Balneário Camboriú
A intenção de retorno ao país é de 95,7% entre os visitantes internacionais. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade (97,7%), a gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). O Brasil recebeu um número recorde de turistas estrangeiros no ano passado, de acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, divulgado hoje pelo Ministério do Turismo. O levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revela que 5,67 milhões de estrangeiros visitaram o país em 2012. A Argentina se mantém na primeira posição como emissor, com 29% dos turistas que visitam o Brasil (1,67 milhão), seguida pelos Estados Unidos (586 mil). A Alemanha, com 258 mil visitantes ultrapassou o Uruguai (253,8 mil) e conquistou a terceira colocação. Os maiores emissores de turistas residem na América do Sul (50%), seguidos pelos europeus (29%) e norte-americanos (13%). A maioria dos estrangeiros vem a lazer (46,8%), uma parcela menor, porém importante pela média de gastos no país, vêm a negócios (25,3%) e os demais chegam ao país para visitar parentes, destinos religiosos, fazer cursos e compras (27,9%). Em comum, os turistas estrangeiros têm a satisfação com a experiência de viagem ao Brasil. A maioria (84,5%) declarou que a viagem atendeu plenamente ou superou suas expectativas, de modo que 95,7% afirmou que pretende voltar ao país.
SATISFAÇÃO
“Temos muito a evoluir, mas os dados mostram que estamos no caminho, que o turista estrangeiro tem tido boas experiências em nosso país”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira. A intenção de retorno se explicada pela boa avaliação dos principais serviços turísticos. Os serviços mais bem avaliados são a hospitalidade do povo (97,7%), os sabores da gastronomia (95,5%) e a hospedagem (93,2%). Os serviços com menor grau de satisfação são os preços de produtos e serviços (56,1% de aprovação), a telefonia (67,7%), as rodovias (70%) os aeroportos (73%) e a sinalização (76,5%). O gasto nas viagens de negócios é quase o dobro (US$ 1599) das viagens de lazer (US$ 877). Os destinos mais visitados a lazer são Rio de Janeiro (29,6%), Florianópolis (18,1%) e Foz do Iguaçu (17,3%) e o ranking das três cidades que mais recebem turistas de negócios é composto por São Paulo (48,3%), Rio de Janeiro (23,9%) e Curitiba (4,4%).
MEIOS DE HOSPEDAGEM
A maioria dos turistas ainda se hospeda em hotéis (52,1%) e casas de amigos e parentes (27,4%). Mas há um crescimento consistente de hospedagens alternativas, como casas alugadas (de 8% para 11,9% nos últimos seis anos); de camping ou albergues (de 2,4% para 4,9% no mesmo período). Os europeus são os turistas que mais tempo permanecem no país (23,7 dias em média), mais que o dobro dos sul-americanos (10,7 dias). Os europeus são também os que mais gastam: os espanhóis ocupam a primeira posição (US$ 1.703), seguidos pelos portugueses (US$ 1.582) e franceses (US$ 1.509). Os Argentinos gastam em média US$ 648. A maior parte dos turistas estrangeiros tem nível superior (43,5%), renda familiar mensal de US$ 4.639 e chega ao Brasil de avião (70%). A internet é a principal fonte de informação para a maioria deles (33,6%). “O levantamento mostra que as pessoas têm recorrido a novas fontes de informação. Os destinos devem estar atentos a essa tendência para atrair não apenas os estrangeiros, mas o próprio brasileiro”, comentou o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. O Ministério do Turismo, por meio da Fipe, entrevistou 31.039 pessoas em 10 regiões de fronteira terrestre e 15 aeroportos internacionais brasileiros.
NOVA PRESIDÊNCIA
Clique na imagem para ampliá-la
Foi apresentado aos colaboradores na noite ddo último dia 29 o novo presidente do Beto Carrero World, Adalgiso Telles. Após mais de cinco anos de dedicação exclusiva para levar o sonho de seu pai adiante, Alex Murad, presidente do Beto Carrero World e filho de João Batista Sérgio Murad (o Beto Carrero), assume a presidência do Conselho e deixa a presidência do empreendimento. Em seu pronunciamento, Murad destacou o fato da empresa ser referência internacional em público e faturamento e falou da necessidade de um contato mais próximo com os colaboradores, o que a função não permitia. Durante a noite, Murad já divulgou qual será seu próximo projeto. "Vou a Londres na próxima semana. Tenho um encontro com Bernie Ecclestone e minha intenção é construir um autódromo internacional e trazer a Fórmula 1 para Santa Catarina. Meu pai apostou muito no Estado, e é isso que vamos continuar fazendo", encerrou.
TURISMO RECEPTIVO DA ABAV-SC
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina ABAV-SC, Ely Ribeiro da Silveira, apresentou a Câmara de Turismo Receptivo da entidade, CÂTUR, ao Secretário de Turismo Beto martins. A Câmara tem como objetivo desenvolver de forma sincronizada a prestação de Serviços Turísticos em território Catarinense. A CÂTUR desenvolvida pela ABAV-SC, trabalha em conjunto com as Agências de Turismo Receptivo, Hoteis, Pousadas, Secretarias de Turismo Municipais, SANTUR e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, entre outros, cujo objetivo é sincronizar as ofertas de serviços e maximizar as promoções turísticas promovidas pelas iniciativas públicas e privadas.
Visando recepcionar os turistas que chegaram a Santa Catarina na temporada de Verão 2013/2014, estão elaborando em parceria com as administrações do Aeroporto Hercílio Luz e Rodoviária Rita Maria ambos em Florianópolis, um trabalho de receptivo envolvendo os municípios catarinenses, onde cada município terá disponível uma data para receber e apresentar seus atrativos a todos os visitantes que desembarquem no Aeroporto e rodoviária citados. Esse trabalho servira de base para a elaboração do plano anual, onde será desenvolvido um calendário de receptivo para todo ano de 2014, no qual serão analisadas as datas das principais festas e eventos regionais, proporcionando aos municípios a divulgação de seus atrativos aos turistas que já estejam visitando Santa Catarina.
FOMENTAR O TURISMO
Essa iniciativa visa exclusivamente fomentar o turismo interno Catarinense, apresentando ao consumidor final as atrações disponíveis durante sua estadia em nosso território, entendendo assim que a participação dos municípios é de suma importância para o sucesso do projeto e para disseminação das informações de cada região. Cabe ainda informar que a Presidente da ABAV-SC, visitou no último dia 23 de agosto a sede da ABAV-RJ onde esteve com o presidente daquela sucursal George Irmes, tratando de assuntos relacionados à gestão da entidade. Já no dia 29 esteve no Rio Grande do Sul, onde visitou a sede da ABAV daquele Estado, reunindo-se com o Presidente Danilo Kehl Martins, com o objetivo de estreitar os laços entre as entidades.
TOP TURISMO ADVB/SC
A Sports Do, empresa de eventos esportivos, é uma das vencedoras do Prêmio Top Turismo ADVB/SC 2013 com o case Mountain Do Praia do Rosa – Evento esportivo com potencial de multiplicador turístico na baixa temporada. Em 2012 foram cerca de 1,2 mil inscritos na prova, que é aguardada pelos empresários da região devido ao potencial turístico. Durante o Mountain Do a ocupação chega a 90%, número que supera a média da alta temporada. As corridas de montanha organizadas pela Sports Do atraem corredores de todas as regiões do Brasil e em outubro completam 10 anos em uma das provas mais charmosas, o Mountain Do Lagoa da Conceição, em Florianópolis. De 11 a 13 de outubro atletas de todo o país se reúnem em um dos principais cartões postais da cidade para percorrer 73 km de costões, trilhas, dunas e estradas rurais no norte da ilha. A prova pode ser feita em duplas, quartetos e octetos. Mais informações no site www.mountaindo.com.br.
RALLY 2013
Neste último sábado, dia 31 de agosto, a cidade de Fraiburgo foi sede do Rally SC 2013. A trilha com um total de 80 km, é conhecida pela ótima qualidade, desafios naturais, florestas de pinos e pomares de maçã que completam a paisagem única do município que é conhecido nacionalmente como a Terra da Maçã. O Hotel Renar, localizado em uma região privilegiada da cidade, foi o palco principal da prova na cidade. Praticamente toda a rotina do Hotel foi alterada neste final de semana para atender os participantes do Rally, que lotaram os apartamentos. O hotel recebeu os organizadores da prova, que fizeram na véspera do rally, a vistoria junto com a secretaria de provas e passando por todo o percursso da competição. A noite um jantar tradicional com Michuim, prato típico de Fraiburgo, foi servido aos participantes. A 3ª e 4ª etapas acontecerm neste domingo (31. A largada do primeiro carro aconteceu às 9h30. A premiação dos vencedores foi no Salão de Festas do Hotel Renar.
Nos últimos anos, o Renar tem apoiado grandes eventos esportivos realizados no estado como o Transcatarina, Moto Casais, Campeonato Catarinense de Enduro de Regularidade, campeonatos de Futsal e Handebol, todos voltados, por exemplo, à prática de esportes, responsabilidade social e educação, tornando-se um dos nomes de referência de apoiadores da região. O evento reunirá participantes apaixonados por adrenalina, vindos de todos os estados do país, além de suas famílias, amigos, moradores da região e de cidades de Santa Catarina.
PROJETO CRIANÇA ARTE
A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes inicia no próximo dia 4 de setembro o projeto Criançarte, que oferece programação artística gratuita para o público infantil, todas as quartas-feiras, no turno vespertino. Dirigido a escolas de ensino fundamental e entidades que prestam atendimento a crianças, o projeto vai funcionar das 14h às 17h, no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, mediante agendamento pelo telefone (48) 3232-1514 ou pelo e-mail do CCBS (centroculturalbentosilverio@gmail.com). Entre as atividades programadas para a garotada estão oficinas demonstrativas de renda de bilro e a Hora do Conto, envolvendo a contação de histórias de tradição oral da cultura africana. A programação inclui ainda o espetáculo “Causos do Frankolino”, que mescla teatro de animação, contação de histórias e música em narrativas sobre crenças e costumes da cultura açoriana, relatados pelo pesquisador e folclorista Franklin Cascaes.
O atendimento do Projeto Criançarte está limitado a um grupo mínimo de 10 pessoas e ao número máximo de 30 participantes. A programação pode ser agendada para uma ou mais atividades, que serão realizadas no Casarão da Lagoa, na Casa das Máquinas ou na Praça Bento Silvério. A iniciativa tem como objetivo proporcionar às crianças o acesso aos bens culturais e ao fazer artístico de diversas linguagens, incentivando a formação de público para as artes.
BONDINHOS ÁEREOS
No mês de agosto o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina recebeu a visita da primeira turma do ensino infantil para participar da nova modalidade do projeto Embarque no Parque. Com a grande aceitação e procura das escolas do ensino fundamental e médio para a participação do programa, a diretoria do parque juntamente com os coordenadores técnicos do projeto desenvolveram o “Embarque no Parque Kids”. O projeto - que proporciona aos alunos conhecimento sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica através de vivências pelo passeio guiado no Parque - passa agora a receber crianças entre 3 e 5 anos. “Queremos que os estudantes desde pequenos já interajam com o meio-ambiente proporcionando um aprendizado fora da sala de aula. A intenção é que eles possam conhecer desde cedo sobre a importância da preservação ambiental”, explica o diretor do parque Aristides dos Santos Junior.
O Centro de Educação Infantil Ponta Russa da cidade de Brusque trouxe a primeira turma para participar do projeto “Embarque no Parque Kids”. Cerca de 20 alunos com idade entre cinco e seis anos estiveram no Parque Colina no último dia 15 de agosto. Durante o passeio as crianças caminharam com os monitores do projeto pela Trilha Ecológica Nossa Senhora Aparecida, visitaram o Mirante do Lago, conheceram a Praça da Canonização e a Praça Santa Paulina, além da Capela Nossa Senhora de Lourdes e foram até a Estação do Bonde Turístico. O bonde os levou até a Estação de Embarque onde tiveram a oportunidade de andar pela primeira vez nos Bondinhos Aéreos que os deixou na Estação Colina. Antes de finalizar a visitação as crianças assistiram à sessão de cinema 3D e receberam lanche e a Cartilha Ambiental. Qualquer escola da região pode participar do projeto. Para inscrever a sua turma basta agendar um dia e horário através do telefone 48 – 3267-4047 ou pelo e-mail embarquenoparque@parquecolina.com.br.
RÉVEILLON GREEN VALLEY
Mais uma vez a Pousada Praia do Estaleiro Guest House será palco de um dos maiores réveillons do País. Pelo quinto ano consecutivo a pousada e a Green Valley se unem para realizar a festa que será recheada de muito luxo, glamour e sofisticação. Sucesso absoluto o réveillon na Guest House reúne um público cool e descolado que vai em busca de uma festa descontraída e repleta de alegria. E para quem não quer enfrentar trânsito a pousada terá pacotes para o público curtir a virada de ano sem preocupações. Os hospedes também terão um camarote especial com open bar, ceia, ingressos para a festa e ainda um mimo exclusivo.
FESTURIS GRAMADO
Está confirmada a realização da festa de abertura do 25º Festival do Turismo de Gramado sob a organização do Governo do Rio Grande do Sul, por meio da
Secretaria Estadual do Turismo (Setur-RS). A partir das 22 horas de 7 de novembro (quinta-feira), após a solenidade oficial do Festuris, no Palácio dos Festivais, os participantes serão convidados a prestigiar o evento na Sociedade Recreio Gramadense. A secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, está fechando os detalhes com a equipe da Setur-RS e em breve deve divulgar a programação social que prepara para a primeira noite do festival. A exaltação à cultura gaúcha deve ganhar destaque sob o comando de Abgail, que é uma das homenageadas com o troféu “Amigos do Festival” em 2013.
ATRAÇÕES
Faltando pouco mais de dois meses para a realização do Festuris, a grade de programação do evento tem confirmadas atrações paralelas além do congresso e da feira de negócios, que ocorrerão nos dias 8 e 9 de novembro (sexta-feira e sábado): Na noite de apresentação: a Laghetto Hotéis e o Festival do Turismo de Gramado vão comemorar juntos seu 25º aniversário. O novo hotel da rede, o Laghetto Viverone Moinhos, que será inaugurado no próximo mês em Porto Alegre, sediará a tradicional festa de apresentação do evento, no dia 10 de outubro, a partir das 19 horas. Na ocasião, cerca de 500 convidados, entre representantes do mercado turístico, autoridades e imprensa, serão recepcionados pelos diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi. Além de um coquetel e apresentações musicais, está confirmado o sorteio de prêmios entre os participantes.
FUTEBOL DO FESTIVAL
Realizado desde a primeira edição da feira, o Futebol do Festival ocorrerá no dia 9 de novembro, a partir das 9 horas, no Hotel Continental, em Canela. Já estão confirmados TAM, Costão do Santinho, Fly Tour e Brocker Turismo como patrocinadores. São aguardadas cerca de 800 pessoas de todo o trade turístico na confraternização, marcada por um almoço após as partidas.
MARTA ROSSI
Falando nisso, a diretora do Festival do Turismo de Gramado Marta Rossi foi homenageada durante o Workshop Brasil Destino Sensacional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com a Embaixada do Brasil no Peru e Comitê Descubra Brasil, em Lima. Ao dedicar o troféu, a gerente geral do comitê no Peru, Norma Navarro, destacou o Festuris como a principal ferramenta para a consolidação do mercado de turismo entre o Rio Grande do Sul e o Peru. Emocionada e surpresa com a homenagem, Marta Rossi agradeceu ao público que prestigiou a entrega do troféu, formado por representantes e autoridades do segmento, operadores e agentes de viagens e representantes das embaixadas do Brasil e Peru.
Ela recorda que o trabalho de promoção do Peru no Rio Grande do Sul se iniciou há vários anos, quando a sócia Silvia Zorzanello, já falecida, abriu contatos com o país. “Fico feliz com o resultado gerado nesta aproximação com o mercado sul-americano, que não se limita a ações pontuais na promoção de negócios, mas também na valorização das pessoas que conhecemos e na amizade que criamos neste caminho”, diz. Além da apresentação do Brasil como destino turístico, o workshop contou com a participação de secretarias estaduais e municipais de Turismo, que participaram com exposições sobre gastronomia, cultura, esportes e atrativos locais. Além do Estado do Rio Grande do Sul, Gramado e Porto Alegre também divulgaram seus atrativos aos peruanos.
CAMINHOS DA NEVE
Temos que fazer muita pressão no governo petralha do RS. A papelada do projeto da Rota Caminhos da Neve, só depende de um “canetaço” para ser licitada. Vejam essa matéria que a RIC TV fez! O RS está atravancando inclusive o desenvolvimento de SC. Aqui em SC as obras estão avançando e no RS ainda se está na fase da papelada. Nesta última semana completou 23 meses que o Governador do RS Tarso Genro autorizou que o projeto seja feito. Essa demora petralha é absurda. Essa estrada é a redenção dos Campos de Cima da Serra. A previsão é que mais de 700 mil turistas vão injetar mais de R$ 100 Milhões no trade turístico (hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato, passeios, no comércio... ao longo dessa rota). Já usou-se todas as vias de negociações possíveis, reuniões, ofícios, abaixo-assinados, cavalgadas, e-mails, matérias na imprensa... o que mais tá faltando? Este é o link da matéria feita pela RIC TV: http://ricmais.com.br/sc/turismo/videos/rio-grande-do-sul-atravanca-projeto-de-estrada-de-integracao-das-serras/.
21º ECOMAC SUL
O 21º Ecomac Sul, promovido pela Associação dos Comerciantes de Matérias de Construção de Porto Alegre – AcomacPOA, juntamente com a Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco) consolida-se como um dos maiores encontros diversificados de empreendedores comprometidos com os rumos progressivos do mercado econômico e financeiros do Estado. O encontro ocorrerá no Hotel Laje de Pedra, em Canela, de 12 a 15 de setembro. São esperados cerca de 900 participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo em torno de 750 representantes de lojas do segmento e 150 de indústrias do setor, entidades e autoridades.
Clique na imagem para ampliá-la
Entre diversos temas apresentados, estará também em debate o futuro do setor no Brasil que, mesmo enfrentando constantes quedas no varejo, tem previsão de crescer 6,5% neste ano.Para consolidar mais uma etapa deste comprometimento econômico do setor empresarial com os diversos segmentos, o presidente da comissão organizadora, Arcione Piva, reitera a importante e necessária participação, contribuição e colaboração para o êxito do evento. “Estamos preparando um grande encontro, com palestras para fazer com que o movimento dos materiais de construção seja representado através desse evento de uma maneira bastante ampla e valorosa”, ressaltou Arcione.
3º FESTURIS JPA
Aproximadamente mil profissionais do turismo, sendo 700 agentes de viagens e operadores de turismo, estão sendo aguardados no 3º Festuris JPA que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre os participantes, os mais atuantes profissionais de turismo da Região Nordeste. Diversas caravanas serão recebidas no festival, trazendo agentes de viagens de diversas cidade do Nordeste. Organizadas pelas princiapis operadoras de turismo da região, as caravanas trarão grupos de Alagoas (Master, CVC e Trend); Bahia (Iberoservice e Online); do interior da Paraíba (Classe A Online e CVC); Pernambuco (CVC e Trend), Rio Grande do Norte (CVC, MMTGapnet e Trend). Além da grande caravana nacional de Schultz e dos grupos de agentes do Ceará e de Sergipe. Os convidados das caravanas serão contemplados com hospedagem, transfers e city tours. Os agentes de viagens que não estão incluídos nos grupos das caravanas e desejarem participar do festival devem fazer a inscrição on line, no site www.festivalturismojoaopessoa.com.br com seus dados pessoais e da empresa onde trabalha. Esta inscrição não dá direito a hospedagem e transfers.
3º FESTURIS JPA
Aproximadamente mil profissionais do turismo, sendo 700 agentes de viagens e operadores de turismo, estão sendo aguardados no 3º Festuris JPA que acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre os participantes, os mais atuantes profissionais de turismo da Região Nordeste. Diversas caravanas serão recebidas no festival, trazendo agentes de viagens de diversas cidade do Nordeste. Organizadas pelas princiapis operadoras de turismo da região, as caravanas trarão grupos de Alagoas (Master, CVC e Trend); Bahia (Iberoservice e Online); do interior da Paraíba (Classe A Online e CVC); Pernambuco (CVC e Trend), Rio Grande do Norte (CVC, MMTGapnet e Trend). Além da grande caravana nacional de Schultz e dos grupos de agentes do Ceará e de Sergipe. Os convidados das caravanas serão contemplados com hospedagem, transfers e city tours. Os agentes de viagens que não estão incluídos nos grupos das caravanas e desejarem participar do festival devem fazer a inscrição on line, no site www.festivalturismojoaopessoa.com.br com seus dados pessoais e da empresa onde trabalha. Esta inscrição não dá direito a hospedagem e transfers.
Os ritmos pernambucanos, os bonecos gigantes de Olinda e a diversidade da cultura do Estado ganharam às ruas de Nova York entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, durante a Semana de Pernambuco na Big Apple, promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O frevo, maracatu, forró, ciranda e caboclinho deram o tom da festa, um verdadeiro Carnaval fora de época. A programação
pernambucana em Manhattan começou no dia 29 de agosto, com um treinamento para cerca de 100 profissionais das principais operadoras de viagem de Nova York e das companhias aéreas Copa Airlines, American Airlines e Latam. A capacitação, nos moldes do workshop Pernambuco é só Chegar, contou com apresentação do destino, coquetel e show do cantor André Rio, que mostrou aos presentes um pouco dos principais ritmos regionais. No dia 30, André Rio e os Bonecos Gigantes de Luiz Gonzaga, Pelé, Michael Jackson e Serginho Groisman fizeram um grande carnaval em Seaport, uma área de lazer à beira do Rio Hudson.
No sábado (31), a comitiva de Pernambuco participou da Lavagem da Rua 46. Novamente, André Rio e os Bonecos Gigantes fizeram a festa no evento que antecedeu as comemorações do Brazilian Day. Já neste domingo, a comitiva se integrou à programação do Brazilian Day, com um cortejo até o palco do evento, na Little Brazil. Pernambuco contou ainda com estande na área da festa, onde ficou disponível material promocional do Estado. Os visitantes puderam ainda tirar fotos com os bonecos gigantes e nos cenários dos destinos montados no local. Paralelamente às ações de rua, Pernambuco participou ao lado de outros cinco Estados, da exposição Lavagem Expo Brazil, na Galleria HSA. Não faltaram sobrinhas de frevo, material promocional, além de peças do artesanato pernambucano e do famoso bolo de rolo. Este será o terceiro ano consecutivo que Pernambuco realiza ações em Nova Iorque, que têm como objetivo fortalecer o Estado como destino turístico entre os norte-americanos.
FEIRA DAS AMÉRICAS
Tecnologia e inovação. Estes são os elementos que Pernambuco levará para a 41º Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileiras das Agências de Viagem (ABAV), que acontecerá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A feira é o principal evento do turismo brasileiro e uma grande vitrine para os destinos turísticos. Com uma área de 128 metros quadrados (m2), o estande de Pernambuco contará pela primeira vez com elementos tecnológicos. Um vídeo-wall de 6m x 3m projetará imagens dos destinos do Estado (Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e Praias do Litoral Norte), além do Carnaval. Outra atração do estande ficará por conta do cenário. Réplicas de elementos do Marco Zero, no Bairro do Recife, como a Rosa dos Ventos, as ciclofaixas e a representação dos “botecos de Pernambuco” levarão os presentes a se sentirem em Recife. Outro destaque no estande serão as cinco ilhas de atendimento, onde os principais destinos e o trade pernambucano poderão divulgar e mostrar seus produtos. A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) aproveita a grande visibilidade da ABAV para apresentar também seu novo material promocional, que vem com novo conceito, layout criativo e novas peças confeccionadas.
VOOS SEMANAIS
Em 2012, os Estados Unidos foram responsáveis por 10,8% dos visitantes estrangeiros que chegaram a Pernambuco, figurando como terceiro maior emissor de turistas internacionais para o Estado, atrás apenas da Argentina e de Portugal. Atualmente, Pernambuco conta com cinco voos semanais diretos entre o Recife e Miami e demais conexões, operado pela American Airlines, além de outras quatro ligações semanais pela Copa Airlines, via Panamá. “Aproveitando a recuperação econômica dos Estados Unidos e a ampliação da oferta de voos entre Pernambuco e os Estados Unidos, decidimos fortalecer nossa imagem no país para ampliar o número de turistas norte-americanos que visitam nosso Estado”, explicou o secretário pernambucano de Turismo, Alberto Feitosa.
Em parceria com o projeto de marketing digital CurtaPE, a Empetur promove novamente o Café Curta PE, que ficará localizado na área onde acontece o 40º Encontro Comercial Braztoa. Nessa edição, a Ilha de Pernambuco será toda ambientada com o tema “Sol e Mar”, com características e ícones das praias do Estado. A gastronomia ficará sob o comando do chefe Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá, localizado em Olinda. Por reproduzir o clima de praia, o cardápio contará com caldinhos, queijo na brasa, tapioca, amendoim e outras delícias típicas. “Aproveitando que já estamos entrando na temporada de verão, nada melhor que homenagear nossas lindas praias, trazendo um pouco delas e das nossas delícias gastronômicas para o público da ABAV”, ressalta o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco, André Correia.
EM NATAL
O mercado de luxo no Brasil está em constante ascensão. Uma recente pesquisa apontou que 60% dos operadores de turismo afirmaram que a procura por pacotes e roteiros exclusivos vem aumentando expressivamente. A expectativa é que o setor de luxo cresça até 25% nos próximos cinco anos. Ser luxuoso passou a ser sinônimo de exclusividade. Antevendo esta tendência de mercado, o Hotel Majestic Natal realizou uma pesquisa para conhecer qual era a expectativa do público classe A antes de idealizar o empreendimento. A pesquisa norteou como seria a atuação do hotel. Com o lema “exclusivo e para pouco”, o Majestic Natal se tornou após um ano de inauguração referência de luxo, conforto e sofisticação na região nordeste do Brasil.Na coletiva de imprensa do próximo dia 6 de setembro, o diretor do Hotel Majestic Natal, Abdon Gosson, falará sobre as tendências do mercado de luxo e como a hotelaria deve se adaptar a esta demanda. Além disso, ele apresentará o case de sucesso do hotel que em pouco tempo já tem avaliação dos hóspedes superior ao do Copacabana Palace.
INFINITY BLUE
Clique na imagem para ampliá-la
Minha casa em Balneário Camborií, o Infinity Blue Resort e Spa também marcará presença na 41ª edição da ABAV – maior feira de turismo das Américas. O resort estará junto ao estande da Resorts Brasil. Durante a feira os agentes de viagens, operadores de turismo e público final poderão se interar das últimas novidades, das promoções, das facilidades oferecidas aos profissionais de turismo, além dos produtos e serviços de alto padrão do único resort de Balneário Camboriú, a Capital Catarinense do Turismo. Na ocasião, será apresentada a sua ampla infraestrutura de lazer, eventos, descanso, recreação, gastronomia e spa para todas as idades. “O Infinity Blue Resort e Spa tem ganhado destaque com sua participação em importantes feiras de turismo. Ao participarmos da edição da ABAV queremos nos aproximar ainda mais dos profissionais da área e apresentar os vários diferenciais que o resort oferece para seus clientes”, afirma o diretor geral Alberto Cestrone.
VALE EUROPEU CONVENTIONS
Pela primeira vez, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau apresentará os equipamentos turísticos da região na 41ª Feira de Turismo das Américas. A novidade foi apresentada na manhã desta última quinta-feira (29) para associados e autoridades do setor. O presidente do BVECVB, Murilo Benini, apresentou a proposta e o material que será levado ao evento. O estande será decorado com imagens de pontos da região. Para o executivo, este é um primeiro passo que terá resultados a médio e longo prazos. “Precisamos de mais gente para semear boas iniciativas relativas ao turismo. Colher é uma consequência do que começarmos a planejar agora. Contamos com a colaboração do trade turístico regional para que estes frutos apareçam”, aponta. O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Além da captação de eventos para a região, a entidade atua também em programas de melhoria para o atendimento ao turista através de cursos, eventos e indicações aos cerca de 50 associados.
CORRIDA DE GARÇONS
Clique na imagem para ampliá-la
Garçons e garçonetes deixaram os restaurantes de lado e foram para a Avenida 18 de Fevereiro, pista da quarta edição da corrida em Piratuba, em nossa belíssima Rota da Amizade. O evento contou com a participação de cerca de 50 “atletas”, divididos em 15 equipes. O Hotel Vila Germânica foi o campeão e o Hotel Paraíso ficou com o 2º e o 3º lugar. A competição é em homenagem ao dia do Garçom, “é uma forma de valorizar o trabalho dos garçons e garçonetes, que têm uma atividade extremamente importante para o município, pois estão em contato diário com os turistas e se atenderem bem, o visitante sai falando bem, sai satisfeito e volta em outra oportunidade e é isso que acontece. Piratuba é conhecida pelos atrativos turísticos e também pela hospitalidade, sem dúvida os garçons contribuem para isso”, avalia o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi.
Entre lanchonetes e restaurantes o município conta com mais de 20 estabelecimentos, a maioria nos hotéis. O número de garçons e garçonetes passa de 200 e são eles que atendem os cerca de 400 mil turistas que Piratuba recebe todos os anos. Vsale lembrar que a Rota da amizade Convention & Visitors Bureau também estará na 41ª da ABAV, representada pela sua presidente Dirlei Barbieri Rofner.
INFINITY BLUE
Clique na imagem para ampliá-la
Minha casa em Balneário Camborií, o Infinity Blue Resort e Spa também marcará presença na 41ª edição da ABAV – maior feira de turismo das Américas. O resort estará junto ao estande da Resorts Brasil. Durante a feira os agentes de viagens, operadores de turismo e público final poderão se interar das últimas novidades, das promoções, das facilidades oferecidas aos profissionais de turismo, além dos produtos e serviços de alto padrão do único resort de Balneário Camboriú, a Capital Catarinense do Turismo. Na ocasião, será apresentada a sua ampla infraestrutura de lazer, eventos, descanso, recreação, gastronomia e spa para todas as idades. “O Infinity Blue Resort e Spa tem ganhado destaque com sua participação em importantes feiras de turismo. Ao participarmos da edição da ABAV queremos nos aproximar ainda mais dos profissionais da área e apresentar os vários diferenciais que o resort oferece para seus clientes”, afirma o diretor geral Alberto Cestrone.
VALE EUROPEU CONVENTIONS
Pela primeira vez, o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau apresentará os equipamentos turísticos da região na 41ª Feira de Turismo das Américas. A novidade foi apresentada na manhã desta última quinta-feira (29) para associados e autoridades do setor. O presidente do BVECVB, Murilo Benini, apresentou a proposta e o material que será levado ao evento. O estande será decorado com imagens de pontos da região. Para o executivo, este é um primeiro passo que terá resultados a médio e longo prazos. “Precisamos de mais gente para semear boas iniciativas relativas ao turismo. Colher é uma consequência do que começarmos a planejar agora. Contamos com a colaboração do trade turístico regional para que estes frutos apareçam”, aponta. O Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau é um escritório de negócios ligados ao turismo. Além da captação de eventos para a região, a entidade atua também em programas de melhoria para o atendimento ao turista através de cursos, eventos e indicações aos cerca de 50 associados.
CORRIDA DE GARÇONS
Clique na imagem para ampliá-la
Garçons e garçonetes deixaram os restaurantes de lado e foram para a Avenida 18 de Fevereiro, pista da quarta edição da corrida em Piratuba, em nossa belíssima Rota da Amizade. O evento contou com a participação de cerca de 50 “atletas”, divididos em 15 equipes. O Hotel Vila Germânica foi o campeão e o Hotel Paraíso ficou com o 2º e o 3º lugar. A competição é em homenagem ao dia do Garçom, “é uma forma de valorizar o trabalho dos garçons e garçonetes, que têm uma atividade extremamente importante para o município, pois estão em contato diário com os turistas e se atenderem bem, o visitante sai falando bem, sai satisfeito e volta em outra oportunidade e é isso que acontece. Piratuba é conhecida pelos atrativos turísticos e também pela hospitalidade, sem dúvida os garçons contribuem para isso”, avalia o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi.
Entre lanchonetes e restaurantes o município conta com mais de 20 estabelecimentos, a maioria nos hotéis. O número de garçons e garçonetes passa de 200 e são eles que atendem os cerca de 400 mil turistas que Piratuba recebe todos os anos. Vsale lembrar que a Rota da amizade Convention & Visitors Bureau também estará na 41ª da ABAV, representada pela sua presidente Dirlei Barbieri Rofner.
OPEN SHIMANO 2013
O Open Shimano, um dos principais campeonatos de Downhill em circuito na América Latina, chega à sexta edição com locais inéditos. Em 2013, Brasil e Chile passam a receber duas etapas, atribuindo um caráter internacional ao Open Shimano e consolidando-o como competição sul-americana da modalidade. O Parque Unipraias, no Balneário Camboriú (SC), praia de Laranjeiras, será o palco das disputas nos dias 14 e 15 de setembro. Atletas de destaque no País, como Bernado Cruz, Markolf Berchtold, Robert Sgarbi, Djone Fornari e Roger Vieira já estão confirmados. "Nossa expectativa é muito boa para a etapa de estreia do Open Shimano no Brasil.
O evento é tradicional na Argentina, onde já está consolidado, e acreditamos que também será um sucesso aqui no Brasil", deseja Roberto Boldrin, o "Alemão", organizador da prova. A pista de Downhill do Parque Unipraias, localizado na praia de Laranjeiras, possui padrão internacional. O local já foi sede de diversos eventos importantes de mountain bike. Por duas vezes recebeu a Copa do Mundo de Downhill, em 2005 e 2006, além do Pan-Americano de 2006 e de três etapas do Campeonato Mundial Máster, entre os anos de 2010 e 2012. O circuito começa no alto do Morro da Aguada, a 252 metros acima do mar, e é finalizado a poucos metros da praia de Laranjeiras, com uma extensão de 1230 metros e inclinação máxima de 30%. O acesso à largada, para ciclistas e público, será feito pelo teleférico do Parque Unipraias, adaptado ao transporte das bicicletas.
MAGIC ISLAND
Não por acaso, ‘Ilha das Bruxas’ – como também é conhecida a cidade de Florianópolis, de acordo com a lenda popular da cidade – é o tema que vai ilustrar a segunda edição da Magic Island, a festa à fantasia que será realizada pela House Mag no Devassa On Stage, dia 6 de setembro. A primeira edição da Magic Island, em 2012, reuniu 4,5 mil pessoas com as mais diversas fantasias. Neste ano, o objetivo é levar o dobro de fantasiados que poderão se divertir nas três diferentes pistas, novidade para a edição deste ano: o principal Mystic Stage, e os outros dois Ilusion Land e Nation Stage. Com mais de 30 DJs no line up, entre eles Christian Luke, Keemo, Aninha, Chrizz Luvly e Flow & Zeo, os baladeiros de plantão poderão se divertir até o amanhecer de sábado (7), feriado da Independência, com música de qualidade e fantasias dos mais diversos estilos. Tite Clausi, parceiro da Magic Island e idealizador de uma das principais festas à fantasia do país, que acontece há 16 anos em Curitiba, estará presente desfilando uma de suas criativas fantasias.
Clique na imagem para ampliá-la
Para dar espaço a todos os artistas, novos DJs podem participar do Concurso Warm Up Magic Island. Para participar, deve ser enviando um mini set de trinta minutos para o e-mail magicisland@housemag.com.br. A partir daí, os organizadores do evento vão escolher um dos DJs para fazer o warm up da festa no palco principal. Com objetivo de garantir a diversidade de fantasias e integrar os cursos de moda da Grande Florianópolis, o blog Assim Que Rola comanda o 1º Concurso de Fantasias Magic Island. Dividido em três etapas, o concurso vai levar o ganhador com mais sete amigos para representar seu curso de moda na Magic Island, no camarote do Assim Que Rola, com direito a consumação. Para participar, os alunos dos cursos de moda deverão fazer um croqui da fantasia e enviar por e-mail para contato@assimquerola.com.br até às 12h do dia 29 de agosto e ficar atento às instruções do blog. O resultado final sairá dia 6 de setembro. Para mais informações, acesse o link assimquerola.com.br.
Ótica Quevedo
MAGIC ISLAND
Não por acaso, ‘Ilha das Bruxas’ – como também é conhecida a cidade de Florianópolis, de acordo com a lenda popular da cidade – é o tema que vai ilustrar a segunda edição da Magic Island, a festa à fantasia que será realizada pela House Mag no Devassa On Stage, dia 6 de setembro. A primeira edição da Magic Island, em 2012, reuniu 4,5 mil pessoas com as mais diversas fantasias. Neste ano, o objetivo é levar o dobro de fantasiados que poderão se divertir nas três diferentes pistas, novidade para a edição deste ano: o principal Mystic Stage, e os outros dois Ilusion Land e Nation Stage. Com mais de 30 DJs no line up, entre eles Christian Luke, Keemo, Aninha, Chrizz Luvly e Flow & Zeo, os baladeiros de plantão poderão se divertir até o amanhecer de sábado (7), feriado da Independência, com música de qualidade e fantasias dos mais diversos estilos. Tite Clausi, parceiro da Magic Island e idealizador de uma das principais festas à fantasia do país, que acontece há 16 anos em Curitiba, estará presente desfilando uma de suas criativas fantasias.
Clique na imagem para ampliá-la
Para dar espaço a todos os artistas, novos DJs podem participar do Concurso Warm Up Magic Island. Para participar, deve ser enviando um mini set de trinta minutos para o e-mail magicisland@housemag.com.br. A partir daí, os organizadores do evento vão escolher um dos DJs para fazer o warm up da festa no palco principal. Com objetivo de garantir a diversidade de fantasias e integrar os cursos de moda da Grande Florianópolis, o blog Assim Que Rola comanda o 1º Concurso de Fantasias Magic Island. Dividido em três etapas, o concurso vai levar o ganhador com mais sete amigos para representar seu curso de moda na Magic Island, no camarote do Assim Que Rola, com direito a consumação. Para participar, os alunos dos cursos de moda deverão fazer um croqui da fantasia e enviar por e-mail para contato@assimquerola.com.br até às 12h do dia 29 de agosto e ficar atento às instruções do blog. O resultado final sairá dia 6 de setembro. Para mais informações, acesse o link assimquerola.com.br.
Ótica Quevedo