BOLSA FAMÍLIA
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome admitiu que mais de 2.000 políticos eleitos em 2012 receberam ilegalmente recursos do Bolsa
Família. O ministério chegou à descoberta após cruzar dados do Tribunal Superior Eleitoral com a lista de beneficiários do programa. Inicialmente, o tribunal investigou 2.221 vereadores, 41 vice-prefeitos e dez prefeitos em situação irregular. Os benefícios foram cancelados e os políticos terão de devolver os recursos. A legislação veda que ocupantes de cargos públicos recebam recursos do Bolsa Família, o que é desnecessário, porque nenhum deles se encaixaria nos critérios de renda do programa.
O valor médio pago atualmente pelo Bolsa Família é de 152 reais. Nessa média, o prejuízo aos cofres públicos com as irregularidades descobertas pode ser estimado em 330.000 reais. Essa classe é tão baixa que se vende por R$ 150,00. Verdadeiros trombadinhas.Já o partido nefasto mantém mais de 13 milhões de votos graças ao bolsa cabresto, aliás, Bolsa Família, que atende 13,8 milhões de famílias.
O valor médio pago atualmente pelo Bolsa Família é de 152 reais. Nessa média, o prejuízo aos cofres públicos com as irregularidades descobertas pode ser estimado em 330.000 reais. Essa classe é tão baixa que se vende por R$ 150,00. Verdadeiros trombadinhas.Já o partido nefasto mantém mais de 13 milhões de votos graças ao bolsa cabresto, aliás, Bolsa Família, que atende 13,8 milhões de famílias.
TAM VOANDO BAIXO
Acredite se quiser, a TAM, empresa do grupo Latam Airlines, garantiu ao governo que não fará novas demissões de funcionários neste ano e no próximo, após ter realizado um corte de cerca de 800 pessoas nos últimos dois meses, afirmou a Secretaria de Aviação Civil. "Os ajustes que tinham de ser feitos nos quadros operacional e de pessoal estão concluídos", teria afirmado o presidente da holding TAM SA, Marco Antonio Bologna, ao ministro da SAC, Moreira Franco, segundo comunicado da secretaria enviado à imprensa.
MONTAIN DO
Florianópolis (SC) foi palco neste sábado (12) de uma das corridas de montanha mais famosas do país. A 10ª edição do Mountain Do Lagoa da Conceição reuniu cerca de 1,2 mil corredores profissionais e amadores para percorrer 73 quilômetros entre praias, trilhas, dunas e estradas rurais nas regiões leste e norte da capital catarinense. Com o tempo de 5h32min10seg o quarteto masculino da equipe Tribo do Esporte, de Florianópolis, ficou em primeiro lugar geral. Segundo o diretor técnico e idealizador do Mountain Do, Euclides Neto, a prova foi um sucesso e os atletas desafiaram os limites com garra e determinação. “Essa prova é só diversão e alegria, todos que participaram estão de parabéns”, completou.
Clique na imagem para ampliá-la
O Mountain Do Lagoa da Conceição contou com 180 equipes das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Divididos em duplas, quartetos e octetos, os grupos mostraram que o espírito de união, as belas paisagens e contato com a natureza fazem com que essa corrida de montanha seja uma das mais aguardadas do calendário. Para Rodrigo Tomazelli, diretor técnico da Companhia dos Cavalos, de Porto Alegre (RS), o Mountain Do Lagoa da Conceição é hoje uma das três maiores e melhores provas de montanha do Brasil. No dia 9 de novembro acontece a última etapa do Mountain Do, em Campos do Jordão, na Serra Paulista. Os atletas desafiarão a altitude e as trilhas nos morros desta charmosa cidade. As inscrições encerram no dia 30 de outubro e podem ser feitas pelo site www.mountaindo.com.br.
ROOM TAX
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau comemora mais uma importante conquista. Comparando o mês de setembro deste ano com o mesmo período do ano passado houve um aumento de 37% na arrecadação da Room Tax, contribuição espontânea do hóspede para o turismo. Esta contribuição possibilita a continuidade do trabalho da entidade, uma vez que representa aproximadamente 65% de sua receita mensal. De acordo com Ana Maria Furtado, responsável pelo setor de eventos da entidade, o aumento constante na arrecadação se deve principalmente por conta da campanha motivacional intitulada Prêmio Room Tax – Uma contribuição para o turismo, um prêmio para você, que foi lançada no ano passado e já está na sua 3ª edição. “Além de promover um treinamento com os colaboradores do hotel, a campanha premia estas empresas, motivando todas elas a se superarem”, afirma.
Clique na imagem para ampliá-la
No momento, o Convention Bureau conta com a participação de 12 hotéis que arrecadam a Room Tax e repassam para a entidade. Os mais recentes que aderiram a cobrança são: Hotel Palmas, CentroMar e Sibara. Além destes, os hotéis Bella Camboriú, Marambaia, Itália, D´Sintra, Melo, Mércure, Geranium,
Slaviero e Camboriú Praia Hotel já cobram a Room Tax. Importante salientar que a cobrança só pode ser feita por hotéis associados ao Convention Bureau e que efetivamente repassam o valor arrecadado a entidade. A campanha segue até 30 de novembro.
CENTRO EMPRESARIAL
Forte potencial urbano e econômico do Saco dos Limões aquece o mercado imobiliário comercial e transforma a região em ponto estratégico É com esta intenção que vislumbra o cenário da Baía Sul de Florianópolis como forte potencial econômico, urbano e imobiliário da ilha, que o GEP, sólido fundo
de investimentos que atua no mercado nacional, aposta na região do Bairro Saco dos Limões para investir em um Novo Centro Empresarial, empreendimento comercial que começou a ser construído nesta segunda-feira (14), em localidade estratégica na rota de quem vai para o Centro da capital.
Clique na imagem para ampliá-la
A proximidade da região central, da Universidade Federal de Santa Catarina, dos principais órgãos governamentais, da Via Expressa Sul e Túnel Antonieta de Barros, e a grande demanda das mais de 14 mil pessoas que ali moram e transitam estão entre as razões para se investir no local, onde há melhor custo-benefício, considerando o forte potencial de desenvolvimento em termos de negócios e serviços. Construído em um terreno de frente para a Rua João Motta Espezim, o edifício terá 11 lojas e 89 salas comerciais de 37 a 160 metros quadrados, sendo quatro localizadas na cobertura, com toda a alameda térrea destinada a serviços que atenderão tanto ao público interno como externo. A arquitetura moderna e alta tecnologia dos materiais usados na sua construção é um diferencial, além de conter uma das vistas mais privilegiadas para o mar da Baía Sul.
SC TRADE SHOW
Os principais fabricantes de calçados da Capital Catarinense do Calçado, São João Batista, e de todo o Brasil estarão reunidos para a 17ª edição do SC Trade Show. A rodada de negócios apresentará as últimas novidades e tendências em calçados e acessórios da coleção Outono | Inverno 2014 nos dias 5, 6 e 7 de novembro no Infinity Blue Resort & SPA, em Balneário Camboriú. O SC Trade Show é direcionado para a geração de negócios para empresas do segmento de moda, com o objetivo de fortalecer o relacionamento entre fabricantes, lojistas, empresários, profissionais do setor, parceiros e patrocinadores. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB), Wanderley Zunino, “o evento é uma vitrine para os fabricantes exporem suas novidades e para que os empresários da área possam conhecer as novidades do mercado, estabelecer novos contatos e firmar novas parcerias”, avalia.
A 17ª rodada de negócios vai reunir 60 expositores representantes de 120 marcas. Todos os espaços da feira já foram comercializados. A aceitação dos lojistas têm sido bem positiva para o evento, com expectativa de receber cerca de 3 mil visitantes. Na edição de Outono | Inverno realizada em 2012 estiveram presentes 50 expositores representantes de 100 marcas. Os lojistas e profissionais da moda que ainda não se inscreveram para participar do SC Trade Show podem se cadastrar até o dia da data do evento, através do site www.sctradeshow.com.br ou pelo telefone (48) 3265-0393. O SC Trade Show é promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SINCASJB) e Prefeitura de São João Batista, contando com o apoio do Sebrae, Fiesc e do Governo do Estado através da Nova Economia e Secretaria de Turismo.
Infinity Blue Resort
TEMPORADA DAS FLORES
A Caminhada pela Floresta reuniu fraiburguenses e turistas na Floresta René Frey. Mais de 60 pessoas foram à Casa do Turista, em busca do contato com a natureza. Durante duas horas foram percorridos oito quilômetros pela estrada aberta da mata. No percurso, belas paisagens da floresta, como o templo de
meditação, os lagos naturais e os pomares floridos. As crianças e os adultos divertiram-se também no minizoo chegando pertinho dos animais, e com os
dinossauros de hera. A Casa do Turista também está promovendo o Domingo de Aventura, com passeios de kaygang a R$ 10 por pessoa. Para este final de
semana (domingo) as vagas foram completamente preenchidas, havendo vagas somente para o próximo dia 27 de outubro. Os participantes tem a oportunidade de conhecer uma das mais belas e animadas atrações da cidade. Só no último ano, mais de 5,4 mil pessoas de todos os cantos do país e até do exterior percorreram as trilhas da Floresta René Frey a bordo do kaygang. Para participar, é necessário agendar o horário até o dia 26 de outubro, na Casa do Turista ou pelo telefone 3246 2352. Temporada das Flores é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a promoção de atividades culturais, esportivas e de lazer, em Fraiburgo. A programação segue até 17 de novembro. As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade.
Clique na imagem para ampliá-la
Mais informações, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pelo telefone (49) 3908 2002 ou pelo e-mail temporada@fraiburgo.sc.gov.br. O Projeto Temporada das Flores é uma promoção da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pela Câmara Técnica de Turismo do DESENFRAI. A proposta é envolver a comunidade e, assim, conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio de Fraiburgo (SINCOF), Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), Núcleo de Gastronomia Terra da Maçã, Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Ação Social, Clube da Melhor Idade Flor de Maçã, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Saúde, Órgão Executivo de Trânsito de Fraiburgo (Ortfrai), Polícia Militar de Fraiburgo, Casa do Artesão, Casa do Turista, Centro Cultural Egon Frey, Unopar Fraiburgo, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp Fraiburgo), Rotary Club Fraiburgo, Rotaract Club Fraiburgo, Leo Clube Terra da Maçã, Hotel Renar, Postos PMX, Tyno Fotografias, Viveiro Recanto das Flores, Fisk Escola de Idiomas, Grupo Zumba Fitness, Academia Fraiburguense de Letras e Artes (AFLA), Festival de Cinema Rural de Piratuba e Banda Brechó de Meias.
FUSCA FEST
Fraiburgo também recebe o 8º Fusca Fest neste final de semana no Centro de Eventos. Mais de 150 carros antigos participam do encontro, que reúne colecionadores de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Neste ano, além da exposição dos tradicionais veículos das décadas de 60 e 70, a novidade é o 1º Encontro de Esportivos Série Ar, autos que possuem motores refrigerados a ar. O evento contará com carros SP2, esportivos nacionais desenvolvidos entre 1972 e 1976 pela Volkswagen do Brasil. Atualmente, há menos de 300 rodando no país.
Os interessados em expor veículos antigos podem se inscrever na hora, com cinco quilos de alimentos, que serão doados para entidades do município. Já estão confirmados clubes de Florianópolis, Pomerode, Blumenau, Canoinhas, Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Videira, Campos Novos, Chapecó, Xanxerê, Jaraguá do Sul, Mafra e Porto União, de Santa Catarina, Curitiba, Piên, União da Vitória e Rio Negrinho, no Paraná, Passo Fundo, no Rio Grande do Sul e de São Paulo. O encontro, promovido pelo Clube Garimpeiros da Sucata, com o apoio da Prefeitura de Fraiburgo, será realizado no Centro de Eventos, em Fraiburgo. No sábado, o evento começa às 13h30, e no domingo, às 7h30. É aberto ao público e com entrada gratuita. Mais informações, com o Clube Garimpeiros da Sucata, pelos telefones (49) 9992 6587 (Zanon) ou (49) 9983 3961 (Ruan), ou na página do grupo no Facebook.
HORÁRIO DE VERÃO
Graças a Deus vem aí o horário de verão. No próximo dia 20 devemos adiantar nossos relógios em uma hora. O horário de verão, que nesta temporada vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, vai valer para todos os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Tocantins, que chegou a aderir no ano passado, foi excluído novamente este ano e a Bahia, que adotou o horário em 2011, também está fora da mudança. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.
PRIMAVERA & FILHOTES
Clique na imagem para ampliá-la
A estação das flores chegou renovando o ar, as plantas e também a vida dentro do Beto Carrero World. Isso porque a primavera é a estação eleita, por grande parte dos animais, como época de procriação. Somente nos últimos dias, cerca de 10 filhotes de diferentes espécies nasceram no Zoológico do Parque, e mais nascimentos ainda estão a caminho. O veterinário, José Daniel Fedullo, comenta que neste ano a equipe teve mais sucessos em relação aos nascimentos. Essa melhora significativa é resultado de cuidados extras no manejo com as espécies, alimentação balanceada, saúde perfeita e o conforto de cada animal dentro do recinto, evitando estresse.
BNT CHILE
O terceiro principal país emissor de turistas ao Brasil da América Latina foi palco para a 6º edição da Rodada de Negócios BNT MERCOSUL – Chile, que aconteceu em Santiago. Destaque para a presença de 244 importantes operadores e agentes de viagens da capital e região metropolitana. A participação expressiva de profissionais chilenos justifica a importância do evento para a divulgação e acordos comerciais com empresas e destinos turísticos brasileiros.
Clique na imagem para ampliá-la
Entre os expositores brasileiros, estiveram presentes redes de hotéis internacionais e nacionais como GOLDEN TULIP – BHG, PORTO BAY, TROPICAL HOTELS e RESORTS, SLAVIERO HOTÉIS, GRUPO SAMADHI, além de destinos turísticos como a Costa Verde & Mar - consórcio formado pelos principais municípios do litoral norte de Santa Catarina e outros importantes destinos representados através de seus governos como: Santa Catarina; Mato Grosso do Sul que teve como carro chefe o Pantanal, e Sergipe, que além da participação na Rodada, desenvolveu por três tardes consecutivas (dias 25, 26 e 27) programas de capacitação para apresentar de forma mais abrangente seus atrativos junto àquele mercado. Em 2014, a Rodada de Negócios BNT MERCOSUL terá novamente sua edição no Chile, na Capital Santiago. Além disso, em razão do sucesso de suas edições e aprovação dos participantes, o evento retornará à Argentina e terá pelo primeiro ano uma edição no Peru.
AMIGOS DO FESTIVAL
Como acontece tradicionalmente, o Festival do Turismo de Gramado homenageará com o Troféu Amigos do Festival a um grupo de parceiros do evento. O prêmio será entregue a 11 personalidades que se destacaram no setor turístico e que sempre apoiaram o Festuris, durante a solenidade de abertura, no dia 7 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no Palácio dos Festivais. “O crescimento e a internacionalização do Festival do Turismo de Gramado só foram possíveis graças ao empenho e ao trabalho do trade gaúcho e brasileiro. No entanto, o evento não seria líder em geração de negócios não fosse o profissionalismo e engajamento desses amigos e profissionais, que sempre estão presentes no evento, e que ajudaram a transformá-lo”, diz a diretora Marta Rossi.
Clique na imagem para ampliá-la
Juntamente com o troféu, todos os homenageados recebem um bóton, além de terem a sua foto exposta na Galeria dos Homenageados, situada no hall de entrada do Serra Park, onde acontece a feira do evento. Este bóton serve para lembrar a todos os escolhidos para a homenagem que o Festuris carrega no peito a gratidão por cada um dos membros desta seleta galeria. Na trajetória do Festuris, cerca de 200 homenageados já foram agraciados com o prêmio. Além da entrega do troféu, mais duas ações lembrarão os amigos do Festuris durante estes 25 anos. Na sexta-feira, 8 de novembro, às 16h30, será feita uma foto oficial com todos os amigos do festival que estiverem presentes em Gramado, marcado também por um brinde em frente à galeria oficial dos Amigos do Festival.Logo mais, à noite, um coquetel que reunirá novamente os amigos destes 25 anos será feito no Hotel Serrano, quando os diretores do evento Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus V. Rossi e os Amigos do Festival poderão fazer homenagens uns aos outros e relembrarem tantos acontecimentos, que com certeza mudaram o cenário turístico no Brasil.
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais
tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Os destaques de 2013 foram Adenauer Góes, José Nelson Panissi Ferreira, Alberto Feitosa, Adauto Serafim, Abgail Pereira, Leomar Marques, Otaviano Maroja, Carlos Silva, Sudaryomo Hartosudarmo, Horácio Blodek, Antônio Monteiro.
GUIA LISBOA
Chega ao Brasil o guia de turismo “Lisboa ConVida Brasil” que destaca os melhores locais para fazer compras, passear, os melhores hotéis, restaurantes e “tascas” na capital portuguesa. Um projeto pensado e produzido exclusivamente para o público brasileiro. O objetivo desta iniciativa é potencializar todos os ingredientes que a cidade disponibiliza para se tornar um destino ideal de compras. Lisboa é, atualmente, uma das capitais mais atraentes para os turistas graças à vasta e sofisticada oferta de lojas, além do elevado nível de segurança. Pensado unicamente para atender aos interesses dos brasileiros que pretendem visitar Lisboa, a publicação conta ainda com três ‘guias’ muito especiais: a atriz Glória Pires e os atores Tony Ramos e Ricardo Pereira, que falam sobre a cidade, suas escolhas pessoais em relação a restaurantes, hotéis, tascas – como os botecos brasileiros -, lojas, passeios preferidos e dão todas as dicas e orientações para o turista ‘d’além-mar’.
Clique na imagem para ampliá-la
Outra vantagem exclusiva do “Lisboa ConVida Brasil” é o “Cartão Privilégio”, por meio do qual todos os brasileiros (não residentes em Portugal) terão acesso a descontos e benefícios numa rede ampla de lojas, restaurantes, hotéis, galerias e até imobiliárias. Os brasileiros foram, entre os turistas estrangeiros que visitaram Lisboa no ano de 2012, os que mais gastaram em consumo, com uma média de mil euros por quatro dias de estadia, de acordo com o observatório do Turismo de Lisboa. O projeto foi lançado pela produtora Café Pessoa, de Rita Sousa Tavares e Filipe Vasconcellos, que contam com uma vasta experiência nas áreas do jornalismo e comunicação, e pela editora ConVida, de Sofia Paiva Raposo e Vera Abecassis, que se dedica há mais de 10 anos à edição dos prestigiados guias Lisboa ConVida. A Embaixada do Brasil em Portugal e a prefeitura da cidade de Lisboa são os apoiantes oficiais. A versão impressa do “Lisboa ConVida Brasil’ será disponibilizada gratuitamente aos brasileiros ao embarcarem para Portugal (nos balcões da TAP) e em algumas das principais operadoras turísticas no Brasil. Além do guia em papel, existe também um Website otimizado para todos os suportes – www.lisboaconvidabrasil.com e, em breve, será também lançado um App (para iOS e Android).
SONS & SABORES DO BREJO
Oito municípios do brejo paraibano (Bananeiras, Alagoa Grande, Areia, Guarabira, Solânea, Serraria, Remígio e Pilões) irão integrar o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo. Durante oito finais de semana, cada uma das cidades vai sediar eventos culturais, feiras gastronômicas e shows. Bananeiras abre a primeira etapa do festival no dia 18 deste mês. São parceiros do projeto o Fórum de Turismo do Brejo, as prefeituras, o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Sebrae. Segundo a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo tem por objetivo implementar o turismo nesses municípios, gerando divisas e divulgando suas potencialidades. “Esperamos atrair um público estimado em dez mil pessoas durante os oito finais de semana. Isso mexe com a economia local e atrai turistas”, enfatizou.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou a importância do evento para divulgar a gastronomia existente nos municípios que integram o projeto. “A Paraíba tem uma tradição na riqueza de sua gastronomia regional e, cientes disso, estamos investindo na qualificação da mão de obra especializada. Por outro lado, iremos divulgar o evento junto a todos os veículos de comunicação da região e jornalistas especializados em gastronomia e turismo”, informou. Durante o festival, o público poderá participar de oficinas gratuitas de gastronomia. “Na programação de cada município, além do Festival Gastronômico, teremos Música e Arte na Praça, Som na Trilha, Oficinas de Gastronomia Mão na Massa. Esperamos que a região do Brejo, de forma integrada, gere um fluxo turístico que valorize a cultura local”, disse Regina Amorim.
QUALIFICAÇÃO MÃO DE OBRA
O emprego no setor de hotelaria está em franca expansão na Paraíba. Para atender a demanda, o governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Senac estão qualificando profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo. Segundo o diretor de Fomento e Economia da PBTur, Francisco Linhares, nos dois últimos meses foram realizados seis cursos beneficiando 106 profissionais da área. O executivo informa que estão sendo oferecidas 40 vagas nas áreas de ‘Qualidade no atendimento em meios de hospedagem’ e na preparação de ‘Tortas doces e salgados’. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 deste mês, das 8 às 12h, e das 14 às 18h, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, localizada na avenida Cabo Branco, nº 2788, em João Pessoa. O telefone para maiores informações (83) 3031-3547.
O projeto de ‘Qualificação do Setor do Turismo no Litoral’ é resultado da parceira entre Governo do Estado, por meio da PBtur, o Sistema Fecomércio (Sesc /Senac e Sebrae). Para Linhares, o investimento em treinamento e aperfeiçoamento é necessário para suprir a demanda por mão de obra qualificada na cadeia do turismo do estado, que nesse esse ano já alcançou um volume de um milhão de desembarque de visitantes nacionais e estrangeiros. Ele também informa que esses profissionais irão atuar no atendimento aos turistas que vierem visitar o ‘Destino Paraíba’ por ocasião da Copa do Mundo de 2014.
TEMPORADA DE CRUZEIROS
Neste último domingo 1.200 turistas italianos e franceses desembarcaram no Recife dando início à temporada de cruzeiros 2013/ 2014. A chegada do navio de bandeira italiana, Costa NeoRomantica, marcou o início também da operação do novo Terminal Marítimo de Passageiros do Recife. Durante a temporada que vai até abril de 2014, devem chegar cerca de 60 navios na capital pernambucana com cerca de 100 mil turistas. O Terminal de Passageiros ocupa uma área total de 23,4 mil metros quadrados, e conta com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in operados pelas agências de viagens, café, lojas e casa de câmbio, distribuídos em seus 7,9 mil metros quadrados de área construída. O Terminal foi aprovado pelos turistas.
A empresa Porto do Recife S.A é por natureza um “operador portuário pré-qualificado”, figura jurídica necessária para operar um Terminal Marítimo. Desta forma, o Porto do Recife ficou responsável pela operação, segurança e limpeza do Terminal, bem como a instalação do mobiliário da área privativa aos órgãos de controle, instalação dos scanners e contratação de operadores para os mesmos. O Porto também, como de praxe, é o responsável pelo acompanhamento da atracação do navio, fiscalização e coordenação na operação de embarque e desembarque de passageiros, a qual será realizada por um operador pré-qualificado.
Os espaços disponibilizados e de responsabilidade serão a área de check in, controle de passageiros, sala de espera e sala VIP. Pensando ainda em levar todas as informações de Pernambuco aos visitantes, o órgão instalou também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que vai funcionar no andar superior do terminal, na área de embarque e desembarque de passageiros, e durante o período em que os navios estiverem ancorados.O atendimento no posto de informações é realizado por dois atendentes bilíngües. O estande é ambientado com imagens da gastronomia local, do litoral, artesanato, igrejas seculares, turismo rural e Vale do São Francisco. No local, os visitantes podem encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas do Pernambuco, Recife e Olinda. Entre os destaques da folheteria, o guia Pernambuco de 1 a 8 dias em Braille.
PREFEITURA DA CIDADE
Alegria, música e informação aos visitantes. É dessa forma que a Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife está fazendo o receptivo dos cruzeiros. Assim que pisam em solo recifense, os turistas são recebidos com som de uma orquestra de frevo, composta por seis músicos, acompanhados por quatro passistas e dois caboclos de lança. Além disso, quem desembarcar no novo terminal receberá um mapa de divulgação da cidade e contará com a assistência de monitores bilíngues, que vão trabalhar em parceria com o efetivo da Empetur, na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O material turístico foi planejado para auxiliar o visitante da melhor forma possível, com um mapa real da cidade do Recife, ou seja, trazendo as principais ruas e seu entorno. Há um recorte de destaque, com um zoom do Centro do Recife e todos os seus pontos turísticos, com um ícone especial para os locais que o turista não pode deixar de conhecer, como Marco Zero, Teatro Santa Isabel e Mercado de São José.
URBANIZAÇÃO
Ao longo dos dois mil metros de cais acostável do Porto do Recife, o Terminal de Passageiro situa-se no limite entre a área operacional e a não operacional. É o segundo equipamento do Porto do Recife totalmente requalificado e devolvido à cidade, parte de um projeto maior de transformação das áreas não operacionais do Porto. O primeiro foi o Centro de Artesanato de Pernambuco, inaugurado em setembro de 2013. Dessa forma, o Terminal Marítimo de Passageiros, está inserido no Masterplan de requalificação da área portuária limítrofe com a zona primária da Porto do Recife S.A, em fase de implantação pelos setores público e privado. O Terminal está entre os mais modernos do mundo e pode ser comparado a um saguão de aeroporto. Uma diferença notável é que a chegada de um avião representa o trânsito de cerca de 200 passageiros e seus acompanhantes. A atracação de uma embarcação naval representa o trânsito de aproximadamente 2 mil passageiros e seus acompanhantes, por navio.
PERNAMBUCO É SÓ CHEGAR
O Workshop Pernambuco é só Chegar desembarca no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (17), depois de passar pela cidade de Belém (PA) no mês de agosto e por João Pessoa (PB) no mês de setembro. A ação tem o objetivo de apresentar as potencialidades turísticas do Estado aos profissionais do setor a partir de uma imersão na riqueza cultural e turística pernambucana. A expectativa é capacitar mais de 250 agentes e operadores de viagem de cada cidade. A ação é composta por uma apresentação do destino, com foco nos atrativos e equipamentos, e uma rodada de negócios com participação de representantes do trade turístico pernambucano.
No encerramento do evento, os convidados têm a oportunidade de assistir a uma mostra da cultura pernambucana com apresentação de um artista local e
degustar a culinária do Estado, com pratos preparados por um chefe pernambucano. No Rio de Janeiro, o show ficará a cargo do cantor e compositor Alceu Valença enquanto o cardápio será assinado pelo chefe Biba Fernandes. A ação, promovida pela Setur-PE e Empetur, conta com o apoio da Azul Viagens, operadora da Azul Linhas Aéreas, que vê o evento como uma grande oportunidade de ampliar a frequência de viagens para o Estado, seja na alta ou baixa temporada. Também são parceiros do workshop a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, responsável por levar os chefes pernambucanos aos eventos, e o Recife Convention and Visitors Bureau.
BELLA DA SEMANA
Clique na imagem para ampliá-la
Ele é russo, tem 28 anos e é um dos grandes mitos da fotografia sensual mundial. Em suas fotos, Aleksandr Mavrin mistura erotismo e arte, chamando a atenção pela ousadia das fotos e pela beleza das modelos que fotografa. Mavrin começou no ramo da fotografia sensual há apenas dois anos, em 2011, e já é cotado como um dos melhores fotógrafos do Leste Europeu. Parte de sua inspiração vem dos filmes de Tinto Brass, famoso diretor italiano de filmes.
Clique na imagem para ampliá-la
O diretor do Bella da Semana, Alexandre Peccin, acredita que o estilo único do fotógrafo irá enriquecer ainda mais a qualidade dos ensaios. As fotos exclusivas para o site brasileiro foram feitas em Moscou, na Rússia, e estreiam no Bella da Semana em breve.