CONTAS DO DESGOVERNO
O governo central (formado pelas contas do Tesouro, do Banco Central e da Previdência Social) registrou déficit primário de 1,95 bilhão de reais em junho, o pior resultado para junho desde o início da série histórica, informou o Tesouro Nacional. Esse é o segundo mês consecutivo em que as contas ficam no vermelho. A deterioração das contas públicas tem sido motivo de apreensão tanto no governo quanto para investidores. O resultado de 2014 é, inclusive, pior do que o verificado em 2008 e 2009, anos de crise, em que a arrecadação foi penalizada e o governo teve de financiar políticas anticíclicas para amenizar os efeitos da crise financeira internacional.
O resultado negativo foi impactado, sobretudo, pelo resultado da Previdência Social, que apresentou, no mês passado, déficit de 4,508 bilhões de reais — alta de 16,2% em relação a maio. As despesas do governo desta ex-guerrilheira marionete incompetente ja somaram 80,41 bilhões de reais em junho, com alta de 2% em comparação ao mês anterior. Nos seis primeiros meses do ano, elas somam 473,96 bilhões de reais, alta de 10,6% em relação ao ano passado. O resultado ruim mostra que as contas públicas seguem influenciadas pela economia fraca, o que tem levado o governo a recorrer às receitas extraordinárias para tentar fechar suas contas.
REJEIÇÃO GERAL
Não é à toa que a nova rodada de pesquisas Ibope mostra que o PT não lidera em nenhum lugar do país. Confirma os levantamentos anteriores. Perde no Rio Grande do Sul com Tarso Genro para Ana Amélia, no Paraná com Gleisi Hoffmann para Beto Richa, em São Paulo com Alexandre Padilha para Geraldo Alckmin (se elege no primeiro turno), no Rio de Janeiro com Lindbergh Farias para Garotinho, no DF com Agnelo Queiroz para, pasmem!!!, José Roberto Arruda e já empata tecnicamente em Minas Gerais, onde o seu candidato Fernando Pimentel começou campanha muito antes do candidato tucano Pimenta da Veiga. O quadro é desesperador, pois com o início da campanha na TV a rejeição ao PT deve acertar em cheio a candidatura Dilma.
REJEIÇÃO GERAL
Não é à toa que a nova rodada de pesquisas Ibope mostra que o PT não lidera em nenhum lugar do país. Confirma os levantamentos anteriores. Perde no Rio Grande do Sul com Tarso Genro para Ana Amélia, no Paraná com Gleisi Hoffmann para Beto Richa, em São Paulo com Alexandre Padilha para Geraldo Alckmin (se elege no primeiro turno), no Rio de Janeiro com Lindbergh Farias para Garotinho, no DF com Agnelo Queiroz para, pasmem!!!, José Roberto Arruda e já empata tecnicamente em Minas Gerais, onde o seu candidato Fernando Pimentel começou campanha muito antes do candidato tucano Pimenta da Veiga. O quadro é desesperador, pois com o início da campanha na TV a rejeição ao PT deve acertar em cheio a candidatura Dilma.
PARQUE UNIPRAIAS
No dia 26 de agosto, o complexo turístico Parque Unipraias Camboriú comemora 15 anos de sucesso. Para festejar, durante todo o mês de agosto, as compras do ingresso do bondinho através da Loja Virtual terão 50% de desconto. O desconto no valor do ingresso do bondinho será aplicado do dia 1º até 31 de agosto e não se estende às demais atrações do Unipraias (Youhooo!, ZipRider). A validade para uso do ingresso é até dia 31 de outubro deste ano. Só será possível adquirir o ingresso do bondinho pela metade do preço nas compras realizadas pela Loja Virtual do Parque, através do endereço eletrônico www.unipraias.com.br/loja.
Para comprar os ingressos, o interessado deve se cadastrar na Loja Virtual, fornecendo seus dados e gerando um login de acesso e uma senha. Após escolher quais atrações e quantos ingressos pretende adquirir, é possível escolher a forma de pagamento, através de cartões ou boleto bancário. Será permitida a compra de até dois ingressos do bondinho com 50% de desconto por cadastro e a promoção não é cumulativa nos ingressos infantil e sênior.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Como parte das comemorações de seu aniversário, a Estação Barra Sul do Parque Unipraias apresenta a exposição fotográfica “Parque Unipraias 15 anos”. Trata-se de uma linha do tempo, onde a história e curiosidades desse empreendimento são contadas através de registros fotográficos. “Nessa exposição, é possível acompanhar a história do Parque desde a década de 50, quando o Unipraias era apenas um sonho, idealizado pelo sr. Normando Tedesco, até os dias atuais, com a inauguração do ZipRider e outras atrações, que fizeram o Unipraias deixar de ser um parque e se tornar um complexo turístico”, explica Patrícia.
LIMPEZA DOS MARES
O projeto Limpeza dos Mares chegou à segunda etapa na Grande Florianópolis neste último sábado, depois de ter retirado mais de duas toneladas de lixo na região da Ilha do Arvoredo no início de julho. O objetivo agora é coletar objetos deixados por embarcações de passeio no entorno da Ilha do Francês, localizada na ponta sul da praia de Canasvieiras, como âncoras, garrafas e latas, entre outros.
Promovida pela Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), com a organização da Aquanauta e apoio da Capitania dos Portos, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), Polícia Federal, GTT Náutico de SC, Bombeiro, Comcap, Floripamanhã, Mundo Mar, Sebrae/SC, Prefeitura de Florianópolis e Companhia da Praia, a iniciativa é realizada na baixa temporada como uma preparação para o verão e também para conscientizar desde já aqueles que praticam atividades náuticas.
VIDEODANÇA
Estão abertas as inscrições para o minicurso “Corpo, Imagem e Movimento”, introdutório à videodança e à apreciação audiovisual em dança, que será ministrado pelo professor doutor Leonel Brum, um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil, dia 23 de agosto, das 13h30 às 17h30, na sala de oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC). A atividade ocorrerá dentro da programação do Prêmio Desterro – 5° Festival de Dança de Florianópolis, podendo participar bailarinos, coreógrafos, videomakers, cineastas, estudantes e profissionais de dança e de comunicação, músicos, artistas e público em geral.
Durante quatro horas serão abordados aspectos conceituais e históricos das relações entre dança, cinema e vídeo, com a exibição comentada de cerca de 20 títulos produzidos em épocas distintas, desde o advento do cinematógrafo no final do século XIX até a atualidade. “Passamos pelo cinema mudo, sonoro, musical, a chegada do vídeo e depois a videodança”, pontua o ministrante, que lança reflexões sobre as diferentes abordagens e leituras possíveis deste tipo de Os objetivos do minicurso são a formação de plateia e o incentivo à pesquisa e à produção local de videodança. Os dados para pagamento estão no site www.premiodesterro.com.br. Caso ainda haja vagas disponíveis, a inscrição poderá ser feita no local.
Inédito em Santa Catarina, o minicurso fortalece e dá continuidade ao investimento que o festival vem fazendo no setor desde o ano passado, com a criação da Mostra Desterro de Videodança. A coletânea exibida em 2013 contou com autores de todos os continentes. Para este ano, com o foco direcionado à criação nacional, foram selecionados mais de duas dezenas de vídeos, quase todos brasileiros. Além disso, haverá a projeção de mais um
trabalho fora da mostra, especialmente convidado.
BALNEÁRIO SABOROSO
Sucesso de público e crítica, a 5ª edição do Balneário Saboroso chegou ao fim no último final de semana e o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau já comemora os números desta edição, que mais uma vez quebrou todos os recordes de participação. No total, foram 7.669 pratos vendidos neste ano, um aumento de 39% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com Margot Rosenbrock Libório, Presidente do Convention Bureau, essa conquista reflete empenho dos empresários e o apoio dos patrocinadores e apoiadores, que realmente acreditaram no festival. “É comprovado que a gastronomia tem apelo turístico, tanto que a página web do festival teve mais de 105 mil acessos em aproximadamente 30 dias. Balneário Camboriú é um destino turístico de referência, por isso, no mês do seu aniversário, a cidade merece este grande presente”,diz.
Em minha modesta opinião, que circulei distretamente saboreando os diversos pratos, afirmo que o prato campeão, isto é, o mais saboroso, foi o servido pelo Acqualina Bistrô, do Infinity Blue Resort & Spa. Realmente espetacular. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, que participou da reunião de apresentação dos resultados do festival, o evento já entrou para o calendário de eventos da cidade e o resultado mostra a relevância e a força da gastronomia, setor que, segundo ele, tem investido constantemente na qualificação.
O Balneário Saboroso é uma iniciativa do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e neste ano contou com o apoio do Sebrae Santa Catarina, Univali – Curso de Gastronomia, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú – através da Secretaria de Turismo, Infinity Blue Resort & Spa, Hotel Sibara, Mercure Camboriú Internacional, Bierland, Casa Valduga, Porto a Porto, Casa Bucco, Idea Food, Vipmar Turismo, Empório da Cozinha e S.C.A.
CENTRO DE EVENTOS
Falando em Balneário, quem esteve lá neste último sábado foi o Ministro do Turismo, Vinícius Lages, e o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, onde participaram do evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura de Balneário Camboriú, evento este que apresentou o projeto do Centro de Eventos que será construído naquele município. A apresentação foi feita no Parque Cyro Gevaerd (antigos pavilhões da Santur) - BR 101.
VISTO AMERICANO
Segundo informa a Associação Brasileira de Agentes de Viagem - ABAV, em SC, representada pela presidente Ely Silveira, os vistos americanos que já foram aprovados estão sendo enviados aos solicitantes, mas o processo pode levar mais do que o prazo normal de dez dias úteis. Desde a última quarta-feira, 30, o serviço de emissão do documento foi suspenso em todo mundo por problemas técnicos. A Embaixada dos Estados Unidos afirmou, em nota, que o Departamento de Estado continua trabalhando para restaurar totalmente o sistema, mas ainda não há previsão para que o problema seja resolvido.
No Brasil, apenas os passageiros em situação de emergência, como tratamento de saúde e falecimento, estão conseguindo documentação para viajar. O critério de avaliação dos casos cabe ao consulado americano. Por causa da pane, as entrevistas que estavam agendadas para esta quinta-feira foram adiadas para o dia 13 de agosto em todo o País. Já o atendimento nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde é feita a primeira etapa da documentação, não foi afetado.
NORUEGA NO FESTURIS GRAMADO
A Noruega é um país que chama a atenção, seja pelo famoso bacalhau, as paisagens surreais, como os fiordes que oferecem diversas atividades no verão, ou as montanhas cobertas de neve no inverno. O destino, que é cada vez mais cobiçado pelos turistas, estará presente no 26º Festuris, apresentando seus principais atrativos aos participantes.
Com infraestrutura e organização impecáveis, a viagem à este exuberante destino europeu se torna fácil e proveitosa. Sua capital, Oslo, é a maior cidade do país e fica cercada por montanhas verdejantes. São tantos os parques na cidade que, mesmo próximo ao centro, moradores e turistas ficam a apenas alguns quarteirões de algum deles. O transporte público é confiável e fácil de utilizar, mas uma caminhada ou bicicleta são opções de passeios agradáveis. Os museus possuem barcos vikings do século IX, obras famosas como O Grito, do norueguês Edvard Munch, e exibições de ciência e tecnologia muito populares entre as crianças. Seja no verão ou no inverno, são muitas as atrações da cidade.
BELAS DO TURISMO
Paralelo a 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado, acontecerá o I Encontro das Belas e Profissionais do Turismo, a ser realizado em forma de almoço na sexta-feira 7 de novembro, às 12h, no restaurante italiano Forneria Di Como do Serrano Resort. Na ocasião, o evento terá como convidados palestrantes a secretária de turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, e o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril. Para tornar o almoço agradável e proporcionar integração entre os presentes, a Vinícola Garibaldi realizará uma degustação de espumantes.
INSCRIÇÕES
Iniciou nesta última sexta-feira as inscrições free para a 26ª edição do Festuris, que seguem até o final do mês. Esta modalidade serve apenas para operadoras e agências de turismo, que podem registrar profissionais com número ilimitado de representantes. O evento, que ocorre de 6 a 9 de novembro em 2014, recebe anualmente cerca de 14 mil participantes e mais de 250 jornalistas. Buscando aumentar o público do evento, sem perder o foco nos profissionais com poder de decisão, a organização mantêm a fórmula de não limitar o número de profissionais inscritos por agências e operadoras de viagem. Para participar da feira, os interessados podem realizar sua inscrição de forma antecipada, evitando qualquer tipo de transtorno no dia do evento. Pensando em facilitar a vinda do participante, o Festuris possui dois modelos de inscrições, que podem ser realizadas nos meses que antecedem o evento. Para confirmar inscrição, basta acessar www.festurisgramado.com no campo “inscrições”.
FESTURIS JOÃO PESSOA
Grande parceiro das empresas do trade de turismo nordestino, o Hotel Urbano, agência online de viagens líder no segmento de hospedagens brasileiro, será um dos expositores da 4ª edição do Festival de Turismo de João Pessoa, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro. A OTA, que participa do evento pelo segundo ano consecutivo, leva para a capital paraibana uma equipe disposta não só a estreitar o relacionamento com os parceiros da região, mas também a apresentar novas oportunidades de negócios para as empresas presentes, especialmente pousadas, hotéis, resorts, operadoras, cias aéreas, companhias de cruzeiros e locadoras de automóveis.
Com suas belas praias e natureza exuberante, o Nordeste brasileiro é um dos principais mercados de atuação do Hotel Urbano, que mensalmente recebe mais de 20 milhões de buscas por pacotes e meios de hospedagens da região. A parceria com as empresas do trade hoteleiro nordestino acontece de maneira constante. O Hotel Urbano gera novas demandas de vendas durante todo o ano, e não apenas nos períodos de maior procura. Ações diferenciadas são realizadas para reduzir a ociosidade existente em determinados períodos, gerando lucro para os meios de hospedagens, mesmo em épocas onde tradicionalmente a procura é menor.
A frente da equipe do Hotel Urbano escalada para o evento estará Antônio Gomes, cofundador e diretor comercial da empresa. “Esperamos expor de forma assertiva o nosso e trabalho e apresentar o Hotel Urbano para o público presente. Levaremos novidades em relação a interatividade entre fornecedores (hotéis) e o Hotel Urbano”, conta Antônio, acrescentando também que a participação da empresa na última edição do evento rendeu boas parcerias estratégicas. “Mantemos uma relação muito próxima com os nossos fornecedores do Nordeste, fomentando destinos turísticos e auxiliando também no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores do setor”, completa.
Desde a sua fundação, em 2011, o Hotel Urbano saltou de 5 para mais de 650 funcionários - e está com vagas abertas e segue contratando.Com mais de 10 milhões de fãs no Facebook, a companhia possui a maior página na rede social entre startups do mundo, bem como do setor de viagens global. O Hotel Urbano é a agência de viagens online (OTA, na sigla em inglês) líder no segmento de hospedagem do mercado brasileiro. Diariamente, oferecemos cerca de 4 mil pacotes com preços acessíveis para mais de quatrocentos destinos ao redor do mundo. Com mais de 18 milhões de viajantes cadastrados, o Hotel Urbano oferece ainda 180 mil opções de hospedagem em mais de 30 mil destinos, espalhados por 183 países.
Resort Tropical Tambaú - João Pessoa
CARTILHA DE ACESSIBILIDADE
Visando tornar Pernambuco um destino turístico ainda mais acessível para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida,a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lança a Cartilha da Acessibilidade. Voltada para o trade turístico, a publicação traz orientações e informações focando a acessibilidade no turismo. A ação faz parte do programa Turismo Acessível – Pernambuco Sem Barreiras, que também inclui os projetos Praia Sem Barreiras, Qualificação em Acessibilidade e a distribuição do guia PE de 1 a 8 dias em BRAILLE. A cartilha, com tiragem inicial de cinco mil exemplares,tem o objetivo de contextualizar o tema acessibilidade de modo simples e de fácil compreensão, informando como os equipamentos e atrativos turísticos devem estar adaptados para atender as necessidades das pessoas com deficiência.
Apresenta também as medidas acessíveis que banheiros, quartos de hotel, áreas de lazer e meios de transportenecessitampossuir. O secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, ressalta a importância da publicação para o turismo do Estado. “Estamos procurando preparar tanto os profissionais que trabalham em hotéis, pousadas, bares e restaurantes e os equipamentos para que possamos receber bem as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O turismo é universal, um direito de todo brasileiro”, afirmou. A previsão é de que até o fim de dezembro, todo o trade turístico do Estado esteja com a cartilha.
PERNAMBUCO NA ARGENTINA
Com o objetivo de capacitar agentes de viagens e divulgar o destino Pernambuco, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará entre os dias 03 e 19 de agosto do Road Show Top Dest, em Buenos Aires e nas principais cidades do interior da Argentina. O roadshow será realizado em forma de capacitações nas cidades argentinas de Buenos Aires, Salta, Rosário, Paraná, Neuquén, Córdoba, Mendonza e Tucuman. As cidades que receberão os treinamentos têm um potencial de vendas de destinos brasileiros considerado alto, o que justifica uma intensificação das ações nesses locais.
“O cenário do mercado turístico da Argentina para Pernambuco é de grande relevância. O país é o terceiro emissor de turistas para o Estado, segundo pesquisa realizada pela Empetur, com a participação de 13,21% no total de turistas internacionais”, comenta o presidente da Empetur, André Correia. A estimativa é de cerca de 700 agentes sejam capacitados nas oitos cidades em que serão apresentados os atrativos de Pernambuco. A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura do município do Ipojuca e da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).