terça-feira, 18 de novembro de 2014

LATAM

LATAM 


Quando o serviço é péssimo, quando o preço dos bilhetes são caros, quando os trechos são cheios de conexões e/ou demorados e até cancelado Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis), a resposta do consumidor é uma só, tanto que a Latam Airlines teve prejuízo maior que o esperado no terceiro trimestre. O maior grupo de transporte aéreo da América Latina, divulgou prejuízo maior que o esperado para o terceiro trimestre. A empresa teve prejuízo líquido de 107,8 milhões de dólares nos três meses encerrados em setembro, normalmente seu trimestre mais forte. E vai piorar se continuarem a prestar o imensurável desserviço. E isso vale para todas as cias áreas. Já observaram quanto estão cobrando pelos bilhetes aéreos para este final de ano? É mais barato e rápido viajar para o exterior do que viajar pelo Brasil no natal, réveillon e na nossa alta temporada de verão. Explorar o turismo é uma coisa, o turista é outra. Por isso estamos batendo recordes em viagens para o exterior com companhias estrangeiras. 


VIAGENS PARA O NORDESTE


Tanto é verdade que os bilhetes aéreos e pacotes para o Nordeste estão tão caros que o vice-Presidente de Vendas, Produtos e Marketing da CVC, Valter Patriani, está preocupado com a apatia promocional do destino Natal, que vem perdendo espaço para concorrentes mais atentos a ações de marketing e de captação. Segundo ele, considerando o volume de passageiros embarcados pela CVC de janeiro a setembro de 2014, o Rio Grande do Norte recebeu 16% menos turistas, se comparado ao mesmo período de 2013. Ainda segundo Patriani, o Rio Grande do Norte já não é mais o segundo destino no ranking comercial da operadora. Atualmente é o terceiro destino em rooming nights vendidas pela CVC.

TAP


Já  o governo português vai privatizar 66% da companhia aérea TAP-SGPS, reservando uma fatia de 61% para um ou mais investidores de referência, visando não um reforço financeiro mas sim a capitalização da empresa, pois o governo português não pode injetar dinheiro público, afirmou o secretário de Estado para Transportes, Sérgio Monteiro.  O ministro lembrou que "o Estado não pode injetar dinheiro na TAP por imposição de regras comunitárias e porque precisa canalizar seus recursos para outros fins". Monteiro havia indicado que a eventual privatização da companhia incluiria a unidade de manutenção no Brasil, que vem acumulando prejuízos. Em setembro, o ministro da Economia, António Pires de Lima, tinha dito que considerava positivo já haver várias manifestações de interesse na compra da TAP, mas que não avançaria com a privatização "sob pressão".


ANATEL: EXPLICAR O QUE?


O que todos sabemos? A mais pura incompetência de um cabide meramente de empregos e de desocupados? A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados vai ouviu nesta quarta-feira (19) o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista de Rezende. Na audiência pública, os parlamentares queriam esclarecimentos sobre o motivo de as operadoras de telefonia móvel estarem em primeiro lugar no ranking de reclamação dos órgãos de proteção e defesa ao consumidor. Como se não soubessem que é o péssimo atendimento, o abuso nos preços, a péssima qualidade dos serviços, a falta de investimentos, a falta de fiscalização, que as operadoras fazem partem de um cartel... Para se ter uma ideia, entre os meses de janeiro e setembro deste ano, os diversos canais de atendimento ao público da Anatel registraram um número recorde de reclamações formuladas por clientes das operadoras de telefonia móvel.

RANKING


Oi 50.581.711 193.244
Claro 68.794.024 197.007 
TIM 73.887.916 251.334
Vivo 78.399.180 221.299

Também foram ouvidos o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, ministro Maximiliano Salvadori; a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Lorena Tamanini; e os presidentes das companhias Oi, Bayard Gontijo; Claro, Carlos Zenteno; TIM, Rodrigo Abreu; e da Vivo/Telefônica, Antonio Carlos Valente. Os representantes também tiveram que esclarecer quais têm sido as medidas tomadas pelas companhias e pelos órgãos de fiscalização para que esse quadro seja alterado. Adivinhem qual o resultado? Ninguém sabe de nada. 


QUALITY BRASIL


Mais um cliente/parceiro que passa a desfilar em minhas páginas. Conheci esses produtos durante o Festival de Turismo em Gramado - FESTURIS -, e depois de um dia caminhando pela feira. Morto de cansado conheci o estande da Quality Brasil e antes de fazer a massagem na cadeira, fiquei sentado fazendo a massagem nas costas pela almofada deles. Quem disse que eu queria sair dali. Em seguida fiz 20 minutos de massagem da super cadeira, a "Ferrari" das cadeiras massageadoras. Saí renovado e imediatamente comprei a almofada. 


Utilizando a tecnologia voltada ao bem estar, a Quality Brasil trabalha com uma linha especializada em relaxamento, estética e saúde, fazendo a importação exclusiva de equipamentos de massagens para todo o Brasil de forma séria e ética, onde se responsabilizam pela garantia e assistência técnica dos seus produtos  produtos. Integrante do Grupo Zaleski de Horizontina – RS que está há 30 anos consolidado no mercado, a Quality Brasil foi planejada para atuar na Importação de produtos que auxiliem e melhorem a vida e o bem estar das pessoas. Durante um período de 03 anos de análise, testes e estudos sobre o mercado de importação, firmaram parceria de sucesso. São hoje representantes no Brasil de uma multinacional reconhecida e pioneira no desenvolvimento de Produtos Terapêuticos que contém centros de pesquisa em diversas universidades como a de Harvard e possui certificado de segurança ISO 9001.


Visando expansão de mercado e qualidade no atendimento da sua clientela, adotaram uma nova forma para fazer com que nossos produtos cheguem ao alcance de todas as pessoas interessadas: as franquias. Desta forma, conseguem manter o padrão de excelência em qualidade dos seus produtos, atendendo a todos da melhor forma possível. Tudo para garantir a qualidade e o relaxamento necessário para o seu bem estar. Vale a pena conferir. Para mais informações confira aqui: www.qualitybr.com.

SEMANA INTERNACIONAL DE GASTRONOMIA


A 6ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda será realizada de 28 de novembro a 7 de dezembro, reunindo restaurantes de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A abertura do evento está marcada para o dia 27, quinta-feira, às 19 horas, na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, com a participação de autoridades e convidados especiais, do Coral de Bombinhas e apresentações culturais do Grupo Mixtura, Boi de Mamão e Terno de Reis, além de uma palestra sobre Gastronomia Açoriana. A partir do dia seguinte, até o dia 7 de dezembro, os restaurantes participantes oferecerão um cardápio especial, com entrada, prato principal e sobremesa, ao preço único de R$ 39,90 por pessoa.


Durante a semana haverá ainda aulas show com chefs convidados e degustação de vinhos e espumantes da Cantina Il Poglio, da Itália, com o master sommelier italiano Daniel Zanicoski. E no dia 1º de dezembro será realizada a 1ª Corrida de Garçons e Garçonetes da Costa Esmeralda, na Praia de Bombas. Participam da promoção os seguintes restaurantes. De Itapema: La Rouge, Pietro´s, Indaiá, Plaza Itapema e Pantai Sushi. De Porto Belo: Panela de Barro, Du Cais e Porto Gaia. De Bombinhas: Le Quay, Mandala´s, Manoá, Abstrato Bistrô, Meiji Sushi, Moenda Calamares, Nico´s, Tatuíra, Ganesh, Cantina Tomatino, Sushi by Ulisses, Camarão com Pimenta, Bem Bom, Cantina Lopes, Cesar Restaurante, Delícias do Mar, Maré Alta, Camarão Peixe & Cia, Casa da Praia e Via Roma.


JEITO BRASILEIRO


Traz ao público um selecionado repertório que vai da seresta, passando pelo samba, samba-canção, bossa nova à MPB com os consagrados autores das primeiras décadas do século XX até os mais recentes. Sob a cuidadosa direção musical do músico e arranjador Wagner Segura, a produção reservou um carinho especial aos detalhes como: figurino, cenários, iluminação e cenas. Na coordenação do musical a cantora Cleide Barbi Ammon e o produtor musical Sérgio Lima e Silva selecionaram cinco intérpretes locais como Annita Hoepcke da Silva, Mércia Maruk, André Calibrina e Marcos Shmitz. Esse musical é de cunho beneficente para as seguintes entidades: Imperial Hospital de Caridade (nova sala de cirurgia), Instituto kairos para o tratamento de dependência química e Cantinho dos Idosos. Sem dúvidas vale apena ouvir e ao mesmo tempo abrir nosso coração a solidariedade. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

GUEST CHEF


O projeto Guest Chef, em sua segunda edição, recebe neste sábado no Empório Mineiro na Lagoa da Conceição, o renomado chef Helton Costa. O destaque fica por conta da influência de aromas e sabores da Itália, num menu que irá oferecer duas opções de entrada: Gaspacho ou Saladinha de Tomate Cereja com Muzarela de Búfala, seguido pelo prato principal: Agnolloti de Brie com Nozes ao Tradicional Pomodoro Italiano. 


Durante o almoço festivo, o chef também estará apresentando aos convidados o primeiro livro de receitas – Entre Sabores – lançado por ele recentemente, que destaca a produção de cerca de 40 pratos inspirados na gastronomia italiana e francesa. A publicação de capa dura, tem 60 páginas, recheada de dicas de preparo, informações sobre ingredientes e segredos dos bastidores da cozinha do premiado chef, que tem no currículo o bi-campeonato como chef do Ano pela Revista Veja Comer e Beber SC, em 2011/2012 e 2012/2013, além da recente conquista do prêmio nacional Dólmã como Melhor chef de SC. O projeto Guest Chef, é produzido por Rodo Almeida. As reservas podem ser feitas através do telefone: (48) 84073899. O som ao vivo ficará por conta do músico Marcondes Cargin.

CINEMA CONTRA EXCLUSÃO


O Instituto Lagoa Social, criado há 10 anos em Florianópolis, realiza entre outras ações a exibição de filmes para crianças de comunidades carentes da Capital, com finalidade sócio-pedagógica através do Projeto Pipoca que está completando sete anos de atividade. As sessões são desenvolvidas dentro de uma proposta que visa despertar a consciência e combater a exclusão social e a criminalidade nas regiões onde vivem os menores. Ao longo desse período mais de 25.000 menores de áreas como Agronômica, Morro do Horácio, Serrinha, Santa Vitória, Vila União, Monte Serrat, entre outras já foram beneficiadas, contando como apoio de professes, lideranças comunitárias e diversas entidades que desenvolvem ações com o mesmo objetivo. 


O Projeto Pipoca é uma iniciativa cultural que trabalha com cinema nas escolas públicas, entidades e centros comunitários de Florianópolis. Cada sessão reúne em torno de 300 menores que vivem em situação de vulnerabilidade social. Após as sessões é aplicado o plano pedagógico sobre a temática do filme para que os professores possam trabalhar com os menores nas salas de aula. O objetivo é exibir filmes com apelo pedagógico que sirvam para provocar nas crianças reflexões sobre sua realidade social e sobre questões pessoais. Dentro de seus objetivos, o Instituto Lagoa Social encontrou no cinema uma poderosa arma para combater a exclusão social de menores de comunidades pobres, através de um trabalho que mexe com a 
emoção, os sonhos e anseios das crianças.


SHRBS 40 ANOS


O histórico da representatividade do turismo da Grande Florianópolis será comemorado pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS) no próximo dia 20 de novembro. Evento no Lira Tênis Clube vai homenagear os pioneiros da entidade e também personalidades do setor que contribuem para o crescimento da atividade na capital catarinense. Serão mencionados in memoriam Valter José da Luz, José Soares Sobrinho e Jorge Francisco Bruggemann, que participaram ativamente na criação do Sindicato, e também Nelson de Abreu Pinto (presidente do CNTur), Michel Tuma Ness (presidente da Fenactur e 1º vice-presidente do CNTur), e Estanislau Bresolin, presidente da Fhoresc. A base territorial do SHRBS é extensiva também aos municípios de Águas Mornas, Biguaçu, Garopaba, Governador Celso Ramos, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz e São José. Fundada em 1974, a entidade conta com serviços de orientação técnica, jurídica e apoio nos dissídios coletivos de trabalho. Na área de saúde, o Sindicato oferece serviços gratuitos ou através de convênios, além de cursos gratuitos para incrementar a mão de obra do setor.

FESTAS DAS FLORES


O tema Agricultura Familiar – também em pauta na agenda internacional da ONU (Organização das Nações Unidas); o projeto cenográfico que homenageou o trabalho do homem do campo; a riqueza e a diversidade da exposição de flores; o reconhecimento técnico à qualidade das orquídeas, conferido pelo júri internacional; o sucesso das atrações artísticas regionais e dos shows nacionais. Esse conjunto de fatores garantiu à 76ª Festa das Flores de Joinville, uma das mais belas e comentadas edições da história do evento. De acordo com o presidente da Fundação Turística de Joinville, Raulino Esbiteskoski, a 76a Festa das Flores teve balanço positivo e atingiu as expectativas dos organizadores. 


Entre os dias 11 e 16 de novembro, a 76ª Festa das Flores recebeu 70 mil visitantes, incluindo comunidade local e turistas vindos de diversas regiões do país. Entre os expositores de plantas, o saldo também foi positivo. Segundo Carlos Alberto Amaral, coordenador da exposição de flores, as vendas no Mercado de Plantas cresceram cerca de 15% em relação ao ano passado. Outro ponto de destaque desta edição da festa foi o julgamento internacional, com a presença de orquidófilos dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Equador e Bolívia. De acordo com João Helmann, orquidófilo e diretor social da AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas), a 76ª Festa das Flores foi a segunda exposição internacional com maior quantidade de plantas certificadas pela AOS (American Orchid Society).


No quesito entretenimento, a 76ª Festa das Flores também conquistou o público. Para as famílias que visitaram o evento, além da visita à exposição e ao mercado de plantas, a praça de alimentação foi parada obrigatória. Além da diversidade gastronômica, o Palco Sabor recebeu, em todos os dias do evento, artistas locais e regionais. A diversidade de ritmos e estilos marcou, ainda, a programação de shows nacionais que trouxeram Sergio Reis, Milionário & José Rico, Thaeme & Thiago, Baile do Bem e o musical infantil Príncipe e Princesas.


Fora dos pavilhões da Expoville, a 76ª Festa das Flores também movimentou Joinville. Os principais hotéis da cidade, de diversas categorias, registraram hóspedes individuais e grupos que vieram especialmente para o evento. E as lembranças da Festa não ficarão apenas na memória do joinvilense. Ainda nesta semana, milhares de flores e plantas que compuseram a exposição da festa serão destinadas à Prefeitura de Joinville e plantadas em espaços como praças, jardins, escolas e prédios públicos. Para Raulino Esbiteskoski, o próximo passo é começar a planejar a 77ª Festa das Flores, que já tem data marcada para acontecer: 17 a 22 de novembro de 2015.

TERRA DO CHOCOLATE


“Conheça a terra da Caracol Chocolates”. Este é o tema do concurso cultural criado pela empresa gramadense e que está sendo realizado nas lojas franqueadas da marca em todo o país. As lojas estão na cidades de Canoas, Novo Hamburgo e Passo Fundo (Rio Grande do Sul), Ribeirão Preto, Santo André e São Paulo (São Paulo) e Belo Horizonte (Minas Gerais). Para participar, o cliente deve preencher um cupom com seus dados e uma frase que contenha as palavras Caracol Chocolates, Gramado e Natal. O período de participação segue até o dia 30 de novembro. Todas as frases serão avaliadas pelo setor de marketing da Caracol Chocolates. Os autores das três melhores frases ganharão uma viagem a Gramado, com acompanhante.


O pacote oferece traslado de ida e volta para duas pessoas, saindo da cidade de origem da loja Caracol Chocolates em que o participante do concurso depositou o cupom na urna. Também está incluída na premiação a hospedagem para duas pessoas (no mesmo apartamento), além de almoços, jantares, ingressos do Natal Luz e do Reino do Chocolate, e o passaporte do Bustour. Ainda, os três primeiros lugares de cada loja ganharão uma cesta de chocolates Caracol. A viagem está marcada para 8 a 11 de janeiro de 2015.
O resultado da promoção será divulgado no dia 19 de dezembro no site da empresa  (www.caracolchocolates.com.br) e na fanpage da Caracol Chocolates, no Facebook. 


As lojas de Gramado e Canela não participam do concurso cultural. Os vencedores deverão enviar e-mail para marketing@caracolchocolates.com.br, até o dia 23 de dezembro de 2014, indicando os nomes das pessoas que usufruirão do pacote. Após esse prazo, o participante será desclassificado se não cumprir o regulamento.


TURISMO SUSTENTÁVEL

O Centro Internacional de Formação (OIT), instituição de referência em matéria de formação de alto nível, com sede em Turim, Itália, em parceria com o SENAC, FECOMERCIO, IDESTUR, ABRATURR e DELNET trazem para o Brasil um dos grandes fóruns de debate sobre Turismo Sustentável em Áreas Rurais. O Evento acontece em Botucatu (SP), cidade apoiadora institucional da atividade, entre os dias 24 e 28 de março de 2015. O objetivo do Fórum é capacitar as instituições participantes para articular estratégias no setor do turismo, conciliando o desenvolvimento do setor com as condições ambientais e sociais que possam garantir a sustentabilidade. O fórum espera contar com a presença de representantes de diversos países da América Latina e África.


De acordo com Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDESTUR), será a primeira vez que lideranças nacionais do turismo estarão discutindo o Turismo Rural como um dos negócios do setor conjuntamente com representantes de diferentes países e consultores da OIT. “Esta agenda internacional é fruto do novo posicionamento no mercado onde as atividades turísticas rurais são encaradas como mais um elo da cadeia deste novo trade turístico nacional, que enxerga novas oportunidades vencendo antigos paradigmas que determinavam que por sermos diferentes não éramos competentes”, afirma.

PERNAMBUCO EM DESTAQUE


Mais de 1.300 agentes e operadores de turismo da Europa e Américas do Norte e Sul conheceram, entre os meses de setembro e novembro, os potenciais turísticos do litoral de Pernambuco. Através da ação de promoção internacional Polo Costa dos Arrecifes, da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-PE) e Empetur, foram percorridas 19 cidades dos Estados Unidos, Itália, Portugal, Alemanha, Uruguai e Argentina, estimulando o surgimento de novas oportunidades de negócio entre o trades internacionais e do estado. A ação chegou ao fim na última quinta-feira (13), em Berlim, na Alemanha.


O fator motivacional para a escolha dos seis países que receberam a ação foi a posição deles no ranking de emissão de turistas internacionais para Pernambuco. “Com o Polo Costa fortalecemos o relacionamento com os países que mais viajam para o estado e realçamos as possibilidades turísticas das nossas praias”, afirma o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.


O Polo Costa dos Arrecifes consistiu na realização de roadshow em países estratégicos, reunindo a oferta turística da costa pernambucana em espaço privilegiado para relacionamento com o trade internacional e prática de negócios. Durante o evento, participaram representantes de hotéis, companhias aéreas, agências de viagens e de receptivos, além da imprensa local. “Esses profissionais conheceram muito da riqueza de Pernambuco e das facilidades de acesso por via aérea, e servirão, nos próximos anos, como agentes de divulgação dos nossos destinos” afirma o presidente da Empetur, André Correia.


Nos eventos, além dos destinos mais requisitados, como Fernando de Noronha, Recife e Olinda, também foram apresentadas as cidades de Cabo de Santo Agostinho, Goiânia, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré. Para a secretária executiva da Setur/PE, Luciana Carvalho, há a necessidade de tornar uma ação constante o encontro in loco com o trade internacional. "Além de tornar, de forma efetiva, o nome de Pernambuco mais forte fora do país, esse tipo de ação amplia as perspectivas de negócios, o que reflete na emissão de mais turistas para o estado", completa.

EMBAIXADOR DA ESLOVÁQUIA



Falando nisso, o Secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista, recebeu em seu gabinete a visita cortesia do embaixador da República Eslovaca, Milan Cigán, do primeiro secretário, Ronan Hostak, e do cônsul honorário, João Alixandre Neto. O encontro serviu para estreitar os laços entre os dois destinos e falar sobre possíveis e futuras parcerias. Na ocasião, o secretário Romeu entregou um kit de Pernambuco com informações turísticas do Estado.


SOLIDARIEDADE EM USHUAIA


O empresário Moreno Preto iniciou uma campanha de solidariedade em prol do Hospital Ushuaia. Desde o início da semana a Companhia Canoero tem um passeio de catamarã sempre a partir das 18:30 horas para os moradores da cidade, ao preço de  $ 85 pesos já incluído as taxas portuárias. Moreno Preto explicou que após entendimentos com a Secretaria de Turismo de Ushuaia e o Hospital Municipal decidiu fazer uma promoção para residentes da Tierra del Fuego. A turnê que inclui Isla Lobos, Isla dos Pássaros, Farol Eclaireus, caminhada pelas Islas Bridges e Pontes Islands. O valor da viagem servirá para a compra de camas para a área da maternidade do Hospital Regional de Ushuaia. Aqueles que desejarem fazer a viagem devem ser residentes da Província e fazerem a devida reserva ou irem diretamente a bilheteria até às 17 horas.  Segundo o empresário bastam que 3000 fueguinos façam o passeio para a campanha ser coroada de pleno êxito. Isso é que eu chamo de presente de natal onde todos são presenteados. 

Clique na imagem para ampliá-la

BELLA DA SEMANA



Estreou nesta quarta-feira, 19, o ensaio da modelo Débora Soares no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Natural de Vitória (ES), a loira de 22 anos usa o sotaque puxado para seduzir, que fica uma delícia quando sussurrado ao pé do ouvido.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MACONHA

MACONHA


Segundo pesquisa publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), fumar maconha pode causar anormalidades no funcionamento e na estrutura do cérebro. “Desde 2007 há um crescimento no número de usuários de maconha. Segundo Francesca Filbey, coautora do estudo e professora da Faculdade de Comportamento e Ciências do Cérebro da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, participaram da pesquisa 48 usuários adultos e 62 não usuários, separados conforme sexo, idade e etnia. Todos foram submetidos exames de ressonância magnética e a testes cognitivos. Os pesquisadores concluíram que os usuários de maconha têm um menor volume cerebral numa parte do cérebro associada ao vício, o córtex orbitofrontal. Nos testes cognitivos, os usuários de maconha demonstraram menor QI. Foi verificado também que, quanto mais cedo começa o consumo regular de maconha, maior é a sua interferência na estrutura e no funcionamento do cérebro. “Esse efeito começa depois de seis a oito anos de uso contínuo. 

AZUL


Assim age o desgoverno, favorecendo o cartel de sempre, tanto que a Azul, terceira maior empresa aérea do Brasil, pode adiar ou cancelar encomendas de jatos regionais da Embraer se o Congresso Nacional aprovar um projeto sobre aviação regional, disse o presidente-executivo da companhia à Reuters. As mudanças propostas para um projeto de lei elaborado pela presidente Dilma Rousseff tiraria vantagem competitiva de jatos feitos pela Embraer em rotas regionais que o governo quer incentivar. "O que está acontecendo é uma distorção do plano, que torna mais atraente voar com aviões maiores", disse o presidente-executivo da Azul, Antonoaldo Neves. Ele disse que poderia adicionar aviões maiores da Boeing ou da Airbus. Segundo Neves, um pedido de 30 unidades da próxima geração de aeronaves E195-E2 da Embraer, que entrará em serviço em 2019, está em jogo. Ele disse que também não teria necessidade de oito jatos da geração atual E195, que devem ser entregues em 2015. 


O plano de aviação regional está se transformando em uma das primeiras grandes lutas legislativas desde a reeleição de Dilma no mês passado, já que ele enfrenta parlamentares encorajados por vitórias regionais da oposição. O senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto de lei, vai se reunir com ministros, antes de uma votação por uma comissão. Flexa Ribeiro disse que quer remover o limite de 60 lugares subsidiados em vôos regionais e em vez disso propor subsídio de 50% dos assentos. Neves reclamou que a medida incentivaria o uso de aviões maiores e desencorajaria companhias aéreas a adicionar mais rotas para aeroportos mais carentes. "Se o plano for aprovado sem limite de assento, eu vou sair de 20 cidades no próximo ano", disse: "Vou levar esses recursos e colocá-los em cidades onde posso voar aviões maiores". O presidente da Embraer, Frederico Curado, também mostrou preocupação na semana passada sobre os últimos movimentos de parlamentares com o assunto. "Esperamos que o Congresso não distorça o projeto de lei enviado pelo Executivo, mas agora depende da base política no Congresso", disse numa conferência de resultados semana passada. Portanto, nunca foi e nunca será tão fácil e barato viajar pelo Brasil.


MOBILIDADE URBANA



A cidade catarinense de Balneário Camboriú procura desenvolver alternativas para promover a mobilidade urbana de forma saudável e em respeito ao meio ambiente. Uma das iniciativas é trocar o carro pela bicicleta.
Além do estudo da ampliação das ciclovias e ciclofaixas pela prefeitura, empresas também têm investido em ações para promover o uso das bicicletas. É o caso da parceria estabelecida recentemente entre a loja de locação de bicicletas Ecoride e a construtora Embraed.


Com uma loja localizada no Boulevard da rua 1200 em menos de seis meses de funcionamento já conta com mais de 600 pessoas cadastradas. Além disso, em breve, a Embraed disponibilizará à empresa uma nova área na Barra Sul para ampliar o processo de locações. O objetivo da Embraed e da Ecoride não é apenas incentivar o uso da bicicleta, mas o de conscientizar os ciclistas habituais e os de final de semana a usarem as ciclovias e ciclofaixas de forma correta. Além de apoiar ações como a Pedalada da Segurança – evento realizado para promover o uso consciente da bicicleta – a Embraed também tem estudado para os próximos empreendimentos aprimorar a estrutura para as bicicletas nas áreas comuns. Ao invés de ser um apenas um bicicletário, passará a ser uma sala devidamente estruturada para guardar e cuidar das bicicletas e, dessa forma, atender a demanda dos moradores e também dos veranistas.

CICLOTURISMO EM ALTA

Não apenas na cidade, mas as bicicletas têm sido incluídas também em viagens e passeios através dos roteiros de cicloturismo. Conhecer um local dessa forma se torna muitas vezes mais atrativo devido às possibilidades de interação com o ambiente além de experimentar com mais intensidade as opções de lazer que o local tem a oferecer. Para aproveitar ao máximo a experiência o ideal é percorrer os roteiros oficialmente instalados para se ter o suporte de informações e serviços. Alguns deles são os circuitos de Santa Catarina pelas regiões do Vale Europeu e o da Costa Verde & Mar – que inclui a cidade de Balneário Camboriú. O Rio Grande do Sul deverá lançar no próximo mês quatro rotas na região turística de Bento Gonçalves e, assim, aumentar o número de opções quando o assunto é cicloturismo.


TURISMO - DIREITO DO IDOSO


A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7534/14, que inclui o turismo no conjunto de direitos fundamentais atribuídos aos idosos, como a educação, a cultura e o esporte. Para garantir esse novo direito, o texto determina que o poder público crie políticas de turismo e estimule a oferta de serviços aos cidadãos com pelo menos 60 anos de idade. A proposta acrescenta o dispositivo ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Para o autor do projeto, o crescimento da expectativa de vida da população aumenta a demanda por serviços voltados à terceira idade. Ele ressalta que essa faixa etária tende a se tornar cada vez mais importante para o mercado de consumo. O projeto, de caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SOBERANIA ARGENTINA


Em pleno século 21 nós nem deveríamos ter mais fronteiras, todavia a ignorância humana não tem limites e não trata o planeta como um todo, mas insiste em dividi-lo, dominá-lo, segregá-lo e em nome disso poluir, desmatar, matar... Exemplo disso é o que fazem os britânicos. Todavia o Parlasul declara apoio à soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas. A reunião aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Parlamentares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela aprovaram uma declaração pela qual consideram "legítima e imprescritível” a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul, Sandwich do Sul e seus espaços marítimos circundantes. 


Atualmente, essas áreas são consideradas territórios britânicos ultramarinos. A declaração aprovada também considera necessário cumprir os objetivos propostos pela Resolução 41/11 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que considera as ilhas uma Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul e manifesta oposição à presença militar do Reino Unido na área. O Parlasul manifestou ainda repúdio a operações não autorizadas pelo governo argentino de exploração de hidrocarbonetos na plataforma continental daquela região.


CAMINHOS DA FRONTEIRA


Nesta semana o Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina visita algumas cidades da região turística “Caminhos da Fronteira”, com o propósito de conhecer os principais atrativos do Extremo Oeste. “Temos que voltar nossas atenções para esta região que certamente tem muitos projetos interessantes para o turismo”, destaca o presidente do Conselho Ivan Cascaes. NESTA quinta-feira, 13, a primeira atividade será uma reunião com trade, prefeituras e SDR no Salão de Atos da Prefeitura de São Miguel do Oeste, a partir das 18h. Na ocasião será apresentado o PDIF (Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço do Estado de SC), elaborado pela Diretoria de Políticas Integradas do Lazer (Pdil) da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.


Na sexta-feira, 14, os conselheiros e uma comissão formada por membros da 10ª Região Turística, bem como representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Itapiranga e Dionísio Cerqueira, visitam alguns pontos turísticos da região, como Itapiranga que é o município conhecido como Berço Nacional da Oktoberfest e Dionísio Cerqueira, que faz divida com o país vizinho, a Argentina.  


EXPOSIÇÃO DE RENAS

A Rua Pedro Benetti no centro de Gramado recebe este ano doze Renas em tamanho natural na já consagrada Exposição de Renas. Sem dúvida será um espaço lúdico onde Renas Decoradas farão os visitantes viajar para um mundo imaginário. Esse é o sentimento das pessoas que poderão visitar a Exposição deste ano no Natal Luz de Gramado, que a partir desta quinta-feira,13, às 18 horas. “Temos a certeza que o trabalho dos artistas plásticos gramadenses, que pintaram de forma belíssima as Renas, darão um charme todo especial ao evento”, afirma João Pedro Till, Presidente da GramadoTur, Autarquia que promove o Natal Luz de Gramado.


O tema deste ano é “Natal no Mundo” onde pelo quinto ano consecutivo artistas plásticos de Gramado pintam renas de três metros de altura. Os artistas se inspiraram nos diferentes tipos de natais que acontecem no mundo inteiro e pintaram sua versão artística. A Exposição tem o apoio da Secretaria da Cultura de Gramado e conta com a participação de artistas locais, que juntos decoram as 12 Renas que fazem parte da mostra. As Renas são um dos símbolos mais conhecidos do Natal. Participam do projeto os artistas: Leili Maria Cassales Kutt, Raphael Karmann Jaques,  Sônia da Rocha Costa, Gilmar Stahl, Iracema Spanenberger Dal-Ri, Magda Sinara Bertoni Birck, José João Menezes Martins, Miriam Adelaide Birck, Gisela Kluffke Reis, Aristotelina Pinto de Azevedo, Lourdes Cristina Weber de Abreu e Clary Accorsi Sartori. A Exposição de Renas do Natal Luz segue até o dia 11 de janeiro quando encerra o 29º Natal Luz de Gramado. Mais informações: www.natalluzdegramado.com.br.


BUSTOUR


Turistas que passarem por Gramado e Canela já podem conferir uma das novas atrações da Serra Gaúcha. O Illumination Bustour é a novidade da temporada natalina. Dois ônibus double deck, com 54 lugares cada, enfeitados com cordas luminosas, traçam a rota central das duas cidades, fazendo lembrar os antigos passeios com as famílias para ?apreciar as luzes de natal?  De acordo com a empresária Adriane Brocker Boeira, idealizadora do projeto Bustour, a ideia é que as pessoas possam apreciar a decoração do alto, proporcionando uma vista diferenciada das cidades, à noite.  No passeio, que tem duração de 1h30min, o visitante tem a oportunidade de contemplar o trajeto ao som de músicas natalinas, disponíveis em áudio individual no veículo.


O Illumination Bustour nasceu em comemoração ao aniversário de um ano do projeto Bustour, idealizado pela empresa Brocker Turismo, como mais um diferencial para o turismo regional. Atualmente, o ônibus double deck passa pelos principais pontos turísticos das cidades de Gramado e Canela, a exemplo do que existe nas principais cidades do mundo. A atração poderá ser conferida até 12 de janeiro de 2015, com saídas sempre às 20h30, da Brocker Turismo de Canela (Rua Borges de Medeiros, 851, Centro ? telefone 54 3282-5400). 


CARACOL CHOCOLATES


Falando em Serra Gaúcha, a Caracol Chocolates tem em sua filosofia a essência de oferecer o melhor chocolate aos seus consumidores. Mas também está inserido em seu conceito, enquanto empresa, de que é preciso ser parceiro de boas ideias, sobretudo quando se tratam de ações sociais e culturais. Exemplo disso é que a Caracol é patrocinadora, juntamente com o Galeto Mamma Mia, do Calendário do Bem, lançado no dia 10 de novembro. O projeto reuniu pessoas e empresas para preparar um calendário cuja renda de sua comercialização será destinada integralmente ao Lar de Idosos Maria de Nazaré. Já na área cultural, a Caracol Chocolates estará patrocinando o Projeto Moda & Arte, um concerto a 20 mãos, nos dias 13 e 14 de novembro. O recital de piano ocorre no Museu da Moda de Canela (MUM), apresentado pelo Grupo Pianistas de Bagé.

TURISMO MÉDICO


Hospitais de excelência unem-se ao poder público e a entidades empresariais e lançam o portal +Porto Alegre. Agora, quem vai a Porto Alegre para tratamento médico em busca das destacadas especialidades com excelência na capital gaúcha conta, agora, com um portal que une informações de receptivo turístico às atrações da cidade e informações sobre os mais recentes tratamentos e eventos de saúde disponíveis por lá.


O portal +Porto Alegre (www.maisportoalegre.com) foi criado para atender esse nicho de turistas e conta informações sobre os principais pontos turísticos,restaurantes, bares, casas noturnas, shows, teatros e museus, entre outras particularidades. No portal também é possível se informar sobre as últimas novidades da medicina disponíveis nos hospitais que integram o Porto Alegre Health Care – Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Vento, Hospital São Lucas da PUCRS e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.


Além dos hospitais, o grupo Porto Alegre Health Care (PAHC) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e Federasul. A intenção do grupo sem fins lucrativos é divulgar a capital gaúcha como um centro de excelência médica, promovendo o destino no cenário do turismo médico mundial, sobretudo Brasil e países do Mercosul.

"AGENTE.COM.VOCÊ" 


A ABAV Nacional lança oficialmente esta semana a segunda etapa da Campanha de Valorização do Agente de Viagem com a criação de peças que unificam a imagem institucional das agências associadas. A iniciativa vem ao encontro dos anseios da classe e da missão da entidade, que inclui ações em prol das associadas em todo o território nacional. A concepção da campanha, assinada pelo publicitário Dil Mota, passou por um estudo acurado do turismo brasileiro, dados estatísticos evolutivos, contextualização macroeconômica, identificação de tendências e percepção das mudanças que ocorrem no perfil dos viajantes. Uma vez esboçado o cenário e identificado o novo papel do agente de viagem em tempos de internet, foram criadas peças publicitárias que combinam apelos verbais fortes e imagens sugestivas. Meta básica da campanha: Estimular a percepção dos consumidores para a importância de ter um agente de viagem associado à ABAV a seu lado.


As 27 ABAVs estaduais receberam um kit de comunicação da campanha contratada pela ABAV Nacional para que cada uma delas assine as peças utilizadas no respectivo estado, contemplando a homogeneização da linguagem e, também, os traços regionais peculiares. A proposta estabelece um padrão para o País todo, mas é flexível e customizável. Busca, em última análise, aproximar o agente de viagem do seu cliente por meio de ícones e dizeres que humanizam esta relação. “Queremos despertar no consumidor as vantagens de contar com um consultor de viagens – entre elas a redução de riscos, sobressaltos e aborrecimentos. Só um agente de viagem capacitado e qualificado pode proporcionar isso, e queremos que nossos associados sejam identificados por esse diferencial”, sustenta o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.


“O melhor da sua viagem começa com a gente e “O melhor da viagem é viajar. Deixe o resto com a gente” são alguns dos apelos verbais das peças, ancorados pelo mote Agente.com.você. “A ABAV é uma marca referencial no setor. Com a unidade e padronização da nossa comunicação visual, queremos que os agentes de viagem se reconheçam como classe e como profissionais, e tenham orgulho do serviço que prestam. Estamos confiantes no sucesso da campanha e certos de que ela será um divisor de águas para toda a categoria, e uma oportunidade para que mais agências possam se associar à entidade”, conclui o dirigente.


GOLF & ENOTURISMO


A partir das 8h deste sábado, 15, o Belém Novo Golf Club, na Zona Sul de Porto Alegre, torna-se o campo oficial do Circuito Internacional de Golf pelos Caminhos do Vinho – Copa Los Haroldos, evento esportivo amador que percorre a Argentina, Chile e Uruguai e pela primeira acontece no Brasil com jogos em Porto Alegre e, numa seguda fase, em Cutiriba.  Na capital gaúcha o torneio segue até domingo, 16, quando acontecerá a cerimônia de premiação marcada para as 16h. São esperados de 70 a 90 participantes no campo de 36 buracos. De Porto Alegre sairão cinco jogadores, os melhores por categoria, que irão disputar a final internacional com os melhores jogadores dos demais países em Córdoba, na Argentina, entre 12 e 15 de dezembro. Quem vencer a final, participará em junho de 2015 de torneios nos Estados Unidos. As inscrições para o torneuio em Porto Alegre se encerram nesta sexta-feira, junto ao Belém Novo Golf Clube.


Criado na Argentina em 2012, o Circuito Internacional de Golfe pelos Caminhos do Vinho tem como conceito conjugar e difundir o turismo e a atividade vitivinícola da América do Sul através da prática do golfe. De acordo com Lencinas, Porto Alegre reúne todas as credenciais para receber o torneio, que se desenvolve ao logo de todo o ano. A relação entre golfe, vinhos e turismo foi ressaltada também pelo presidente da Federação Rio-Grandense de Golfe. A chegada do projeto argentino ao Brasil foi estimulada pela Unidade de Turismo das Mercocidades, rede de governos locais dos países do Mercosul coordenada por Maldonado (Uruguai) e Porto Alegre. O Circuito de Golfe faz parte do Calendário de Eventos Mercocidades lançado em outubro deste ano, com a agenda de 28 cidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai para o próximo ano. Moraes destacou ainda o fato do Circuito Internacional ser um evento regular, com torneios anuais, o que potencializa as praças de golfe e vitivinícolas dos países participantes.


ROADSHOW EM PORTUGAL

Desde a última segunda-feira, 10, o belíssimo Destino Paraíba está participando de um Workshop em quatro cidades portuguesas (Lisboa, Porto, Coimbra e Albofeira), na região do Algarve. As ações estão sendo promovidas em parceria com a Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo – e as operadoras de turismo de Portugal Solférias e Exótico. Ao todo, a estimativa é de que os quatro eventos devam reunir um público de 600 operadores e agentes de viagens lusos. Além da PBTur, estão na comitiva paraibana o Tropical Hotel Tambaú, o resort Mussulo by Mantra e a Luck Receptivo João Pessoa, com apoio do Convention Bureau de João Pessoa e Associação da Indústria Hoteleira, secção Paraíba.


Para incrementar as vendas na Paraíba, a TAP está instalou um escritório para a vendas de seus produtos direto com os clientes paraibanos. A TAP Partner funcionará em João Pessoa, em uma loja numa galeria no bairro de Manaíra, mas, segundo a assessoria da empresa lusa, está em reforma e ainda não há data para a sua inauguração. Segundo Fernando Souza, Gerente Geral do Tropical Tambaú Resort, está sendo excelente , este ano vieram ainda mais agentes do que em 2013.