sábado, 3 de janeiro de 2015

MILHAS AÉREAS

MILHAS AÉREAS


Finalmente a farra das milhas aéreas chegou ao fim. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina prazo mínimo de dois anos para a prescrição dos pontos acumulados em programas de fidelidade mantidos por empresas de bens e serviços. No caso dos programas de companhias aéreas, o prazo de validade dos pontos resultantes de voos realizados (milhas) será de, no mínimo, três anos, contados a partir da data em que foram creditados. O texto proíbe também a exigência de saldo mínimo para transferência entre parceiros de um mesmo programa de fidelidade. 


Ainda conforme a medida, as empresas terão a obrigação de avisar ao consumidor com pelo menos 60 dias de antecedência o vencimento de seus pontos. Em todo o mundo, o tempo médio de validade dos pontos é de três anos. É o ideal para não prejudicar os consumidores. De acordo com o texto aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, a corporação que infringir a futura lei deverá ressarcir a conta do cliente e creditar os pontos prescritos ou expirados, acrescidos de multa de 20% (em pontos).


RÉVEILLON EM SC

Clique na imagem para ampliá-la

O Brasil, aliás, o mundo resolveu se mudar para nossa Santa e Bela Catarina para as festas de final de ano e, ao que tudo indica irão ficar, irão retornar e outros mais virão. Artistas, celebridades, jogadores de futebol..., enfim, pessoas comuns, Graças a Deus, tipo eu e você, desfilam em todos os rincões no nosso Estado. A mídia nacional tem dado destaque a isso e a nossa Floripa continua sendo a Capital das festas e de gente muito bonita. Eu, para não atrapalhar, me junto as centenas que fogem da muvuca para curtir o melhor réveillon em família no melhor Resort, o Infinity Blue Resort & Spa, no balneário mais badalado do Sul do Brasil, Balneário Camboriú. Para ver todas as fotos/detalhes CLIQUE AQUI.  


GREEN VALEY


Agora onde realmente tudo acontece, onde rolam as principais baladas e de altíssima qualidade é sem dúvidas na Green Valey. A Kalyta é fera em reunir essa galera. Alto astral, celebridades ou não, todos juntos com o mesmo ideal: Apenas celebrar a vida. Por lá o cantor Lucas Lucco; o ator global da Malhação, Diego Amaral; ator da novela Vitória, da Record, Henrique Ramiro; modelo internacional, Saimon Rodrigues; campeão brasileiro de jet sky, Alessander Lenzi; e a miss Santa Catarina 2014, Laura Lopes e outros que não tenho a menor ideia de quem são. Nem esses eu tinha, pois pra mim são todos humanos, pelo menos eu acredito que sejam. Mas o importante é registrar a capacidade da Green em agregar tanta gente alto astral. Vale informar que até o Leonardo di Cáprio está chegando a Ilha da Magia. Não me perguntem onde porque não conto. As fotos são do amigo Adriel Douglas.  

MAJESTOSO RENAR


E às festas em Santa Catarina não se limitaram ao nosso litoral, mas em todas as regiões. Os hotéis fazendas estavam lotados para quem queria paz, sossego, sombra e água fresca, bem longe das grandes badalações. Grande exemplo disso foi o carro chefe da Rota da amizade, o majestoso Hotel Renar, reuniu seus hóspedes em torno da "Festa do Oscar". Foi uma super festa, com direito até a presença de grandes astros de Hollywood!


KERB 2015


Depois do Réveillon a cidade de Piratuba, em nossa Rota da Amizade, entra no clima da festa típica alemã. O Kerb inicia na próxima sexta-feira, dia 09, com a escolha das representantes da festa para 2015. Esta edição apresenta novidades na programação. O evento, que acontecia em cinco dias, agora terá 10, com atividades que seguem até o dia 18. O Kerb acontece em comemoração ao aniversário da Igreja Evangélica Luterana de Piratuba e é a festa mais tradicional do município que reúne cerca de 10 mil participantes a cada ano. Além de mobilizar seus moradores, também atrai turistas no mês de janeiro. 


A programação conta com bailes no Centro de Eventos e na rua, competições alusivas, desfiles germânicos, comida típica e chopp. Na sexta-feira, além da escolha da Rainha e Princesas, o Kerb é iniciado oficialmente, com a sangria do primeiro barril e baile. O desfile das candidatas inicia às 21h no Centro de Eventos. Lediane de Vargas é candidata da Comunidade Evangélica. Rafaela Daneleski vai representar a Associação Atlética Riopeixense. Amanda Meneghel vai disputar a coroa pela Associação de Hotéis e a candidata Tainara Gabrieli Port representa a Prefeitura.


PRAIA SEM BARREIRAS


A praia de Tamandaré, no litoral sul do Estado, é a mais nova localidade contemplada com o projeto Praia Sem Barreiras, este referente ao Programa Turismo Acessível - Pernambuco Sem Barreiras. Idealizada pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), a ação, voltada para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, garantirá momentos de lazer a todos que visitam o local. Em Tamandaré, o Praia Sem Barreiras fica localizado na Avenida Beira Mar, próximo a Igreja São José. O projeto está instalado em uma área com cerca de 150m² e funciona aos sábados, domingos e feriados, sempre na maré baixa. Os visitantes podem desfrutar, gratuitamente, de uma esteira de acesso ao mar, com 45 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de profissionais qualificados. 


Já no último sábado (27), foi a vez da praia de Pau Amarelo, no município de Paulista, receber o projeto de acessibilidade. Localizado próximo a Igreja Nossa Senhora do Ó, o Praia Sem Barreiras terá uma área com cerca de 200m² e funcionará aos sábados e domingos, sempre na maré baixa. A disposição uma esteira de acesso ao mar, com 30 metros de comprimento, além de duas cadeiras anfíbias, uma piscina para o lazer de crianças e o banho de mar com o auxílio de quatro monitores qualificados. Uma rota acessível também foi criada para facilitar o acesso dos usuários ao Praia Sem Barreiras. O caminho tem início na parada de ônibus na Avenida Cláudio Gueiros, de esquina com a Rua Togo. A Prefeitura do Paulista requalificou a calçada, que agora possui dimensões apara atender as necessidades das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com 3,5 metros de largura e 150 metros de comprimento. 


Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco identificou os locais que oferecem mais segurança durante o banho de mar na praia de Tamandaré. Variáveis como: topografia da praia submarina, correntes da deriva e retorno, ações das ondas, marés, recifes e corais, arenitos e/ou artificiais, além do risco iminente do ataque de tubarão foram analisados para a escolha do local. 


PERNAMBUCO EM AÇÃO


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE) apresentou o balanço das ações desenvolvidas pela instituição ao longo do ano de 2014, bem como as desempenhadas pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), órgãos ligados à Setur/PE. Como destaque deste ano, a confirmação do voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, a elaboração, pela primeira vez, do Plano de Marketing e a atualização do Planejamento Estratégico do Turismo de Pernambuco. Foram desenvolvidas diversas ações promocionais de captação de turistas e finalizadas obras de grande importância para o turismo local. Também neste ano, o projeto de acessibilidade Praia sem Barreiras foi ampliado e foram lançados mais três guias turísticos para segmentar a atividade do setor, além das melhorias realizadas na estrutura do Centro de Convenções de Pernambuco.


Ao longo de 2014, foram desenvolvidas 55 ações entre feiras, workshops, capacitações, promoções no mercado nacional e internacional. O destaque no âmbito nacional ficou com a participação na 42º Feira das Américas – Abav, onde foi lançada a nova campanha promocional do destino em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial.


Já no mercado internacional, o Polo Costa dos Arrecifes, foi o marco de 2014. O projeto de promoção internacional contou com investimento de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo, e percorreu 20 cidades em países de destaque na emissão de turistas para Pernambuco: Estados Unidos, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e Alemanha, entre os meses de setembro e novembro, e capacitou cerca de 1.300 profissionais da cadeia turística.


“Para consolidar a imagem de Pernambuco no âmbito internacional, aproveitamos a visibilidade que a Copa do Mundo trouxe para o estado e percorremos, logo após o mundial, seis países com a ação do Polo Costa dos Arrecifes”, informa o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.


A realização da Copa do Mundo em Pernambuco foi amplamente positiva. E ela foi considerada um sucesso não só pelos pernambucanos e brasileiros, mas também pelos estrangeiros. Mais de 80% avaliaram o mundial positivamente.  O estado recebeu mais de 400 mil visitantes e movimentou meio bilhão de reais no mês de junho. O mundial trouxe para Pernambuco visibilidade internacional com a atração de turistas e jornalistas nacionais e estrangeiros e através da transmissão dos jogos para 211 países. Por conta da Copa, foram realizados investimentos no setor hoteleiro de Pernambuco e, até o fim de 2014, o estado irá contar com mais de 87 mil leitos, um acréscimo de cerca de 20 mil desde o anúncio da realização da Copa.  


TEATRO GUARARAPES


 O Teatro Guararapes foi reformado e com a nova configuração ele passou a oferecer o total de 2.400 lugares. O entorno do Cecon e outros ambientes internos também ganharam novos ares. Os banheiros próximos aos auditórios do Brum, Ribeira e Tabocas e o Teatro Beberibe passaram por reforma, ganhando nova estrutura, maior número de cabines e mais conforto e claridade no ambiente

PERNAMBUCO / BUENOS AIRES


Ocupando o primeiro lugar no ranking internacional entre os países que mais enviam turistas ao estado, a Argentina deverá ficar ainda mais próxima de Pernambuco em janeiro de 2015. Neste ano, a Setur/PE captou o voo direto que ligará o Recife a Buenos Aires, através da TAM Linhas Aéreas. A companhia irá oferecer, pelo menos, um voo direto semanal, além do aumento da frequência de voos saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

PLANO DE MARKETING

Em 2014, em uma ação inédita no Estado, a Setur/PE lançou o Plano de Marketing Turístico para 23 municípios do Estado que integram os polos Costa dos Arrecifes, Agreste e Vale do São Francisco. A primeira etapa do Plano irá enumerar todos os equipamentos e pontos turísticos que Pernambuco possui, o que deverá ser priorizado na promoção do destino e quais lugares a divulgação deverá ser feita. Também está sendo atualizado o Plano Estratégico do Turismo do Estado, que é uma das ferramentas de gestão mais importantes para o trade turístico. O plano irá mapear todas as ações já realizadas no estado relativas ao turismo e irá definir estratégias e apresentar diretrizes e programas a serem seguidos até 2020.


A fim de oferecer aos turistas mais possibilidades de roteiros, do Litoral ao Sertão, para diferentes perfis de visitantes, foram lançados em 2014 três novos guias turísticos: Arte em Pernambuco – Caruaru e Tracunhaém, e Rota do Rio São Francisco, além da reedição dos guias Rota 232 e Pernambuco de 1 a 8 dias. Para deixar os turistas bem informados, o receptivo turístico do Estado foi reforçado com a instalação de posto de atendimento no Shopping Recife e reforma do CAT do Shopping Riomar. Também foram instalados temporariamente seis Centros de Atendimento ao Turista em pontos de grande circulação de pessoas. Na última semana foram lançados dois triciclos do turismo que irão circular nos grandes eventos.


Neste ano, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), foram finalizadas obras com investimento acima de R$ 60 milhões. Entre eles, a Sinalização Turística da BR 232, Parque de Gravatá, Praça Miguel Arraes de Fernando de Noronha, Obras de acesso à Serra Negra em Bezerros, a Requalificação da PE 009 em Ipojuca e a Rodovia PE 051 - que liga Porto de Galinhas a Serrambi. Estão em execução, com previsão de término nos próximos três meses, a Requalificação e a Rótula de Acesso da PE 035 em Igarassu, a Unidade de Triagem e Compostagem de Fernando de Noronha, além do teleférico de Bonito.


No quesito acessibilidade, o Praia sem Barreiras foi ampliado para Candeias, Pau Amarelo e Tamandaré. O projeto tem como objetivo disponibilizar em algumas praias, esteiras de acesso ao mar, cadeiras de rodas anfíbias e profissionais qualificados para o banho assistido. O projeto já atendeu mais de 2.500 pessoas em Fernando de Noronha, Boa Viagem, Porto de Galinhas e Olinda.

Tropical Tambau Resort - João Pessoa

ABAV 61 ANOS


Idealizadora da ABAV – Expo Internacional de Turismo, considerada a maior e a mais importante feira internacional de negócios do setor nas Américas e de todo o Hemisfério Sul, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) escreve sua história de sucesso há mais de seis décadas. Reconhecida como a principal entidade do turismo no Brasil, a ABAV Nacional está democraticamente organizada e legitimamente representada em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, defendendo os interesses de suas mais de 3.500 agências de viagens associadas, que juntas concentram cerca de 80% da movimentação dos negócios do setor no país, incluindo viagens nacionais e internacionais, com crescente força política.


Sob a presidência de Antonio Azevedo, que ocupa o seu segundo mandato (2014-2015), tendo sido reconduzido ao posto por aclamação, a ABAV representa a América Latina na Aliança Mundial das Associações de Agências de Viagens (WTAAA), é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur) e mantém parceria estratégica com a ITB Berlin, a maior feira de turismo do mundo. A entidade também tem sua imagem fortalecida por meio das eficientes e eficazes iniciativas do Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), que promove no Brasil e no exterior cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação e contribuiu com o temário do próprio Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, realizado durante a Exposição Internacional de Turismo, com foco na capacitação, qualificação e constante atualização profissional. 


Ou seja: incentiva o desenvolvimento de programas em agenciamento e operações turísticas, como verificado no Proagência e Benchmarking. Fonte de informação setorial, a ABAV Nacional reúne e difunde mais informações nas redes sociais, meios próprios de comunicação e em seu portal oficial www.abav.com.br), que registra mais de 2 milhões de visitantes únicos por mês.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU


Um milhão quinhentos e cinquenta mil seiscentos e sete pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu nos 365 dias do ano de 2014. Desse total, 904.305 visitantes do Brasil. Os estrangeiros totalizaram 646.302 turistas. Depois dos brasileiros, as nacionalidades que mais estiveram presentes na unidade de conservação, foram: argentinos, paraguaios, americanos, franceses, alemães, espanhóis, japoneses, ingleses, australianos e peruanos. O Parque Nacional do Iguaçu, com sua exuberância natural, atrai culturas e povos dos mais longínquos lugares do mundo. No ano de 2014 foram 172 países representados. Uma das curiosidades foi que os brasileiros visitaram mais o atrativo, com crescimento desse público em 22% em relação ao ano anterior. Outro destaque foram os paraguaios, que ganharam a terceira posição, historicamente ocupada pelos espanhóis. A visita de turistas do Paraguai teve um acréscimo de 3,4% com relação ao ano anterior.

BRASILEIROS EM USHUAIA


Muitos brasileiros resolveram curtir as festas de final de ano literalmente no fim do mundo e, de Ushuaia, Terra do Fogo, me mandam lindíssimas fotos de como estava fantástico o Canal de Beagle, com inúmeros navios de cruzeiros chegando e saindo, a cidade e seu novo calçadão, enfim, prometem voltar para a temporada de inverno. 


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

NATAL & RÉVEILLON NO INFINITY BLUE



NATAL & RÉVEILLON NO INFINITY BLUE


Aberto ao público em geral, ceias terão menu especial com pratos tradicionais Os turistas que passarem as noites de Natal e Réveillon em Balneário Camboriú, em São Catarina, têm destino certo para as ceias que celebram as duas datas: o lnfinity Blue Resort & SPA. Entre as opções do menu preparadas especialmente para as celebrações, destaque para os tradicionais pratos natalinos e receitas que prometem sorte e dinheiro no Ano Novo. 


Ideais para as famílias que desejam comodidade e requinte, o jantar nas duas datas ainda irá contar com uma programação com shows que mesclam apresentações de música, teatro e dança. Veja abaixo detalhes dos menus e valores para adultos e crianças. Em ambas as noites, buffet com entradas, pratos principais e sobremesas. 


Ceia de Natal – 24/12

Menu: Entre as 28 opções destaque para o tradicional Peru preparado com fios de ovos e frutas. Também podem ser degustados Camarões flambados com curry, coco fresco e avelã torrada, jarré de cordeiro ao molho vinho do porto, nhoque de semolina ao pomodoro com queijo cammembert e amêndoas tostadas, garoupa em crosta de ervas ao bisque de lagosta, medalhão de filé ao molho de queijo brie com compota de cebola roxa, entre outros pratos. Para animar a festa a apresentação do Grupo Boulervard, que mesclam teatro, cinema, música e dança, e a chegada do Papai Noel. Grátis para crianças de 0 a 5 anos.


Ceia de Réveillon – 31/12

São 33 opções de entradas e pratos principais. Poderão ser degustados parppardeli com polvo grelhado e páprica, camarão Rosa ao molho de mostarda L’anciene, filé de pintado em manteiga de coentro e fettuccine de pupunha, caneloni bicolor de ricota com nozes ao pomodoro com manjericão roxo, pernil suíno aromatizado com essência de fumaça acompanhado de compota de frutas, confit de pato ao molho de castanhas portuguesas, lentilha da fortuna, entre outros pratos. Depois do jantar a tradicional queima de fogos do Infinity Blue, apresentação do grupo circense Tholl e show com a Banda Brazillian Sound Club.Grátis para crianças de 0 a 5 anos. Mas se você quiser participar faça tua reserva o mais rápido possível, ainda existem algumas meses. Mais informações e reservas: www.infinityblue.com.br e (47) 3261.0300


Localizado a dez minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o lnfinity Blue Resort & SPA é reconhecido por unir charme e sofisticação em meio à natureza e à beira mar. Com 122 artamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento oferece a hóspedes e visitantes uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. 


Único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue possui quatro diferentes espaços gastronômicos que trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os mais diversos paladares. Com estrutura completa para receber os mais variados formatos de eventos, o resort ainda conta com 13 espaços que acomodam de 10 a 1.200 pessoas. 


Em seu SPA oferece diferentes tratamentos estéticos e terapêuticos e um completo salão de beleza. www.infinityblue.com.br. 


sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

ASSENTO CAMA

ASSENTO CAMA


A Azul anunciou que seus aviões terão uma espécie de cama na classe econômica em voos para os Estados Unidos. O início será no primeiro trimestre do ano que vem, primeiro em dois dos sete aviões Airbus A330 das rotas Campinas-Orlando e Campinas-Fort Lauderdale. A implantação será progressiva em todas as sete aeronaves. A "cama" ficará nos quatro assentos das fileiras do meio do avião. Uma espécie de extensor, acionado, aum4entará a superfície das pontronas. Isso permitirá que um casal se deite lado a lado ou fique sentado sobre a poltrona, com mais espaço entre as pernas. Só se sabe quanto custará esta "gentileza", que não é inédita. isso foi criado pela Air New Zeland e já licenciado para a China Airlines. Na Air New Zeland o assento custa 40% a mais do que uma poltrona normal. 


A Azul também veio em socorro dos catarinenses e gaúchos e já está fazendo o trecho Florianópolis-Porto Alegre-Florianópolis, hoje ao preço de R$ 159,00 levando 50 minutos, contra os R$ 10.550,00 absurdamente pedido pela AVIANCA, cujo voo de ida leva quatro horas e o de volta oito horas. Uma Bofetada na cara do consumidor. A Go,l também está fazendo o trecho por valors acima dos R$ 800,00. Vale informar que a Azul e Embraer tiveram uma importante vitória no Congresso. A comissão mista responsável pela análise da Medida Provisória 652/2014, que cria subsídio à aviação regional, acatou a emenda que limita a ajuda financeira a 60 assentos por voo. Isso significa que os auxílios valerão a pena somente para aviões com capacidade máxima para 120 passageiros. 


Nesse caso, a Azul, que opera aviões Embraer 175 (86 assentos), Embraer 190 (106) e Embraer 195 (120), além dos ATR-42 (46) e ATR-72 (68), sairá em grande vantagem frente a Gol e TAM. Mais do que permitir à Azul sair em vantagem, a limitação de assentos é muito interessante para a Embraer. É uma espécie de proteção à fabricante brasileira e também uma forma de fazer com que caiam na real a Gol, TAM e Avianca e olhem para as aeronaves da empresa de São José dos Campos se quiserem fazer parte do programa da aviação regional.


INFINITY BLUE

Clique na imagem para ampliá-la

Sol forte, vento, chuvarada, chuva fina. As mais diversas condições meteorológicas foram ingredientes a mais durante as 11 horas e 45 minutos das 500 Milhas de Kart e exigiram muito dos estrategistas das equipes para montar o quebra-cabeça que incluiu paradas nos boxes obrigatórias, trocas de pneus e muita agilidade dos mecânicos. A equipe Fittipaldi Voxx, com os karts número 1 e número 2, manteve a liderança da prova durante quase toda a corrida. Mas para os pilotos que se hospedaram no Infinity Blue o tempo foi 100% perfeito !


TEMPORADA EM FLORIANÓPOLIS


A taxa ocupacional dos hotéis, pousadas e similares da Grande Florianópolis registrou no mês de novembro sensível melhora em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente nas praias (aumento de 9,4%) e no continente (4,4%). De forma geral, o acréscimo total foi de 1,2% frente a 2013, porém com retração nos estabelecimentos do Centro (-2,9%) e nas regiões termais (-2,3%). “São números que sinalizam uma temporada satisfatória, apesar das quedas sofridas no decorrer do ano. É normal uma redução no movimento dos hotéis do centro e das termas nesta época. Agora temos que torcer para que os gargalos de nossa infraestrutura não atrapalhem”, afirma Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato, referindo-se à mobilidade urbana e possíveis problemas no fornecimento de água e luz durante o verão.


TURISMO & INOVAÇÕES - CIDADES INTELIGENTES

Clique na imagem para ampliá-la

Aconteceu nesta última sexta-feira Sapiens Parque - Auditório do Floripa Interativa / InovaLAB, o workshop Turismo & Inovação & Cidades Inteligentes". O Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério 
do Turismo Vinicius Lummertz e o Presidente da Santur Valdir Walendowsky assinaram o protocolo de criação do Centro de Inovação em Turismo, que será instalado no Sapiens Parque, dedicado ao estimulo à inovação no mercado de turismo. O local será uma importante base de pesquisa e estudos 
do turismo: “Na economia de Florianópolis temos o turismo e a tecnologia como principais setores de geração de emprego e renda. No Centro de Inovação, juntamos os dois”, explicou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. O Sapiens Parque é um parque de inovação concebido para promover o desenvolvimento de segmentos econômicos que já são vocações de Florianópolis, como o turismo, a tecnologia, o meio-ambiente e serviços especializados.


Dirigido pelo Diretor executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Azevedo Fiates, após a assinatura do protocolo, os participantes acompanharam o Workshop Turismo & Inovação & Cidades Inteligentes, que teve entre os assuntos abordados, o case de Recife e os programas executados na cidade voltados ao bem-estar de moradores e visitantes. Entidades e empresas de inovação apresentaram projetos na área de turismo e inovação e entre estas a Presidente da ABAV/SC e diretora da CERETUR PROJETOS Ely Ribeiro da Silveira, falou sobre o projeto EDUCANTUR – Projeto de Turismo Pedagógico que está sendo desenvolvido e que será lançado no início de 2015 com o apoio da iniciativa privada e que entre os grandes apoiadores, entre eles o próprio Sapiens Parque. Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil – falou sobre a necessidade de Florianópolis voltar-se para o mar, desenvolvendo condições para receber centenas de navios de passageiros por ano.

NATAL EM FRAIBURGO


O clima natalino chegou a Fraiburgo, meio oeste catarinense, com folego total. A decoração, espalhada por diversos pontos da cidade, tornou-se atração turística – tanta para os que escolhem a cidade como destino quanto entre locais e moradores das redondezas. Além da já tradicional iluminação noturna, o “Natal no Lago” conta ainda com diversos adornos festivos, para que a magia da época seja admirada também durante o dia. A decoração, organizada pela Secretaria da Cultura, tem ainda cunho sustentável, reciclagem e reutilização compõe o cenário. A ideia principal é mostrar aos munícipes que é possível deixar a cidade bonita de maneira consciente. Meta que também é levada a sério pelo pessoal do Hotel Renar, que nos últimos dias transformou o estabelecimento num cenário de filme natalino.


“Nós decoramos o hotel como um todo. Rolou uma brincadeira, entre os funcionários, de que o pessoal do comercial não queria dividir os enfeites, mas é tudo bem saudável e compõe o clima natalino”, comenta Natalia Latrechia, gerente comercial do estabelecimento. “Para a data, esperamos que a movimentação do Hotel seja total, a decoração da cidade está linda e o clima, mais calmo, chama a atenção dos turistas” conclui. O Papai Noel já confirmou sua presença para as festas na ‘Terra da Maçã’, chega com uma semana de antecedência, assim, poderá curtir os pomares e as frutas que estão nascendo – não há muito verde no Polo Norte. Quem quiser participar da festa de recepção ao bom velhinho deve comparecer à Praça Maria Frey, a partir das 19h, na quinta-feira (18). As reservas para o pessoal de fora, ainda podem ser feitas no Hotel Renar. Para mais informações acesse: http://www.fraiburgo.sc.gov.br/.

BUSTOUR


O BusTour, ônibus turístico hop on / hop off (com livre embarque e desembarque) da Serra Gaúcha, recebeu, a regulamentação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem. Através do Conselho de Tráfego da autarquia, a Resolução regulamenta o BusTour como transporte coletivo turístico da Serra Gaúcha. A atração conta com quatro ônibus de rota turística circular com paradas nos principais atrativos turísticos de Gramado e Canela. A atração já estava em funcionamento desde novembro de 2013, quando o serviço foi implantado de forma experimental e, em seguida, regulamentado por Decreto do Governador do Estado, com a participação da Secretaria da Infraestrutura e Logística (Seinfra) e da Secretaria de Turismo do Estado do RS (Setur - RS). 


“Estamos muito felizes, pois concretizamos mais essa etapa burocrática, uma vez que esse tipo de operação não existia no Estado. Após um longo processo, comemoramos essa conquista, pois é um projeto que vislumbramos há mais de 10 anos. Agora, estamos cada vez mais confiantes em poder melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, a interação com os passageiros, com a comunidade e com os atrativos turísticos, o aumento do numero de usuários, afetando de forma positiva a cultura turística local”, salienta a diretora do BusTour, Adriane Brocker Boeira.


A tendência, de acordo com ela, é que o turista utilize cada vez mais esse meio de transporte, sobretudo pelo fato das cidades de Canela e Gramado concentrarem um grande número de atrativos turísticos. Segundo Adriane, o plano de ações de marketing para 2015 está formatado e prevê muita interatividade com a comunidade, com os usuários, com os atrativos, desenvolvimento de ações em datas comemorativas, ações sociais, participação em eventos locais e ampliação de parcerias. O sistema de áudio também receberá novas informações, incluindo curiosidades e fatos históricos dos locais onde passa a rota. O objetivo para os próximos anos é de adquirir mais ônibus, incrementando as opções e horários para os usuários. Dentro das metas está a implantação de mais pontos de venda de voucher, na região e em outras cidades, além de incentivar a venda online. “Essas ações se refletem diretamente na melhoria contínua da operação”, destaca. 


Com o slogan Vista de cima a Serra é mais bonita, o Bustour é mais um diferencial para o turismo regional, pois é um sistema de transporte coletivo turístico pioneiro para passear por Canela e Gramado. O BusTour dá a possibilidade de permanecer o tempo que a pessoa quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis, já que o voucher é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O Bustour circula pelas rotas, de acordo com os horários informados na compra do voucher. Também é oferecido um desconto progressivo para dois ou três dias, possibilitando que o turista fique ainda mais tempo curtindo as belezas e os atrativos de Canela e Gramado, escolhendo o que mais lhe interessa, já que a região concentra o maior número de parques e atrativos do Brasil. O modelo segue o padrão de ônibus turístico hop on / hop off, nos mesmos moldes dos ônibus turísticos das principais cidades turísticas do mundo, como Londres, Barcelona, Nova Iorque, Miami e outras. O atrativo dispõe ainda de sistema de áudio em três idiomas: português, inglês e espanhol.


INOVAÇÃO DO TURISMO



Ainda sobre a minha transportadora oficial, a Brocker turismo, vale informar que o BusTour foi destaque no II Prêmio Inovação do Turismo 2014, que evidencia 25 melhores práticas no turismo do Rio Grande do Sul. O BusTour venceu na categoria Acessibilidade. Participaram do concurso representantes da administração pública municipal e estadual, autarquias governamentais, colegiados (fóruns, conselhos, associações, comitês, grupo gestor, entre outros), iniciativa privada (pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos), fundações públicas, terceiro Setor (associações, fundações, ONG, entre outros) e alunos de instituições de Ensino Superior do Estado. O prêmio representa o esforço da empresa em oferecer constantemente inovação e diferenciais para o turismo. O fato do BusTour conter rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, integra as preocupações da empresa em oferecer qualidade para os usuários que desejam fazer o passeio.


AÇÕES DE ACESSIBILIDADE


De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando de Noronha é o destino brasileiro que mais avançou no quesito Acesso, um dos 13 componentes avaliados no Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Ipojuca também foi destaque com o projeto Praia Sem Barreiras, implantado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (16), em Brasília. A avaliação revelou que dentre as ações que alavancou a evolução do arquipélago estão: a ampliação do aeródromo da ilha, o aumento de transporte público que atende os principais atrativos e a oferta de ônibus acessíveis para pessoas com deficiências. Já o projeto Praia Sem Barreiras foi eleito uma das 11 iniciativas inovadoras apresentadas no Índice, entre mais de 80 analisados.  O objetivo do Boas Práticas é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.


Criado em 2013 pela Empetur, em parceria com a Prefeitura do Ipojuca, o programa oferece esteiras de acesso ao mar, cadeiras anfíbias e monitores capacitados para realizar o banho assistido. Em apenas um ano de projeto, já foram atendidos mais de 2,5 mil usuários nas cinco praias contempladas com a ação: Boa Viagem, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda e Candeias. Segundo o presidente da Empetur, André Correia, a escolha reflete a importância do tema acessibilidade no Estado. “A criação do Praia Sem Barreiras, além de outras ações voltadas para a acessibilidade, têm o objetivo de proporcionar conforto e momento de lazer a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Estamos muito felizes em ver que esta iniciativa está sendo reconhecida devido a sua importância para Pernambuco e também para o País.” 

TRICICLOS DO TURISMO


Para que informações sobre os atrativos turísticos do estado cheguem de forma mais eficiente aos viajantes em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE), por meio da Empetur, lançou nesta sexta-feira (19), duas unidades móveis de atendimento ao turista. Chamadas de Triciclos do Turismo, as unidades foram apresentadas durante evento que aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco. Para não poluir o meio ambiente, as unidades móveis de informação turística, desenvolvidas pelo Turismo de Pernambuco, são elétricas e o guarda-sol é de tecido ecológico. Os triciclos ficarão localizados, inicialmente, no Bairro do Recife e em Boa Viagem, na cidade do Recife. Com esses equipamentos, o visitante não precisará procurar orientações sobre os destinos da região. A informação chega diretamente a ele, nas ruas.


Os equipamentos funcionarão nos fins de semana, em pontos de grande circulação de turistas, e chegarão às ruas até o Carnaval de 2015. Cada triciclo tem estrutura formada por baú personalizado para transporte, conectado a uma motocicleta. As unidades são decoradas com atrativos de Pernambuco – bolo de rolo, Carnaval de Olinda, Coroa do Avião, Fernando de Noronha, entre outros –, e estilizadas de acordo com nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial.


Os triciclos contarão com atendimento em português, inglês e espanhol, e com a distribuição gratuita dos guias turísticos do Estado. Pernambuco já conta com oito Centros de Atendimento ao Turista (CAT) permanentes, além da circulação do ônibus CAT Móvel e das instalações temporárias de CATs durante eventos que geram movimentação turística, como Carnaval, São João e Semana Santa. Para André Correia a novidade faz com que o Turismo de Pernambuco tenha maior alcance de público. “A estrutura compacta do triciclo permite que a informações turísticas cheguem em locais em que não podemos construir uma unidade temporária maior ou onde nosso CAT Móvel não pode estacionar. Nós estaremos mais próximos dos turistas e pernambucanos, por exemplo, durante a concentração de um bloco carnavalesco ou durante os festejos no Morro da Conceição”, destaca Correia.

USHUAIA TRADE CARD

Mais uma grande novidade para a próxima temporada em Ushuaia. Trata-se do cartão USHUAIA TRADE CARD, uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para apoiar os grandes párceiros que são os OPERADORES TURÍSTICOS E AGENTES DE VIAGEM. Através deste cartão os viajantes terão acesso a quase 100 estabelecimentos em Ushuaia que oferecem DESCONTOS, CORTESIAS, UP-GRADES ou BENEFÍCIOS. Somente podem obtê-lo os passageiros que comprem sua viagem em uma AGÊNCIA DE VIAGEM FÍSICA – através de um OPERADOR TURÍSTICO reconhecido pela Aerolíneas Argentinas e voe pela AEROLÍNEAS ARGENTINAS ou membros do SKY TEAM. O Cartão USHUAIA TRADE CARD é uma ferramenta extraordinária para que o vendedor possa oferecer ao seu cliente oportunidades e benefícios que nenhuma empresa on-line pode dar. Para mais informações clique em http://turismoushuaia.com/pt/servicos/ushuaia-trade-card.


MELHOR CHEF


Para quem gosta de peixe, centollas, enfim, frutos do mar, ali do Canal de Beagle, e iguarias fenomenais, a dica em Ushuaia é o Volver, do melhor chef argentino Lino Adilon. Jamais deixe de ir lá e provar o melhor peixe que você irá degustar em tua vida, a famosa Merluza Negra, que só é capturada abaixo dos mil metros de profundidade. Imensa ! Na foto o chef Lino preparando o jantar para muitos. Somente o lugar merece a visita, um dos mais surpreendentes pitorescos da Terra do Fogo. 

Clique na imagem para amplia-la

NATAL NO TAMBAÚ RESORT


O Tropical Tambaú oferece pacote empolgante de Natal em João Pessoa – Paraíba, Brasil. Considerado como o cartão postal da cidade, o Tropical Tambaú tem uma estrutura moderna e circular, construída sobre as areias da praia de Tambaú, a praia mais bonita da cidade. O pacote de três dias inclui pensão completa e ceia de natal. Informações e reservas: e-mail reservas.tambau@tropicalhotel.com.br. Uma criança de até sete anos grátis no mesmo apartamento dos pais ou responsáveis, em single ou duplo superior e suítes. 


KUROTEL EM PUNTA


O Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa – ministrará aulas de ginástica durante a temporada de verão na famosa praia de Punta del Este, Uruguai: destino de muitos jet setters internacionais. As aulas serão realizas no mais novo empreendimento da cidade, o requintado shopping OH! La Barra.
A intenção com esta ação é seguir proporcionando um estilo de vida saudável para clientes e não clientes que estejam desfrutando de suas férias em Punta del Este. "Movimentar o corpo não só faz bem para a saúde física, como também para a emocional", afirma Dra. Mariela Silveira, médica diretora do Kurotel. Muitas vezes, na temporada de verão, a prática de exercícios físicos acaba sendo deixada de lado, dando lugar aos inúmeros eventos sociais. Esta atividade que será oferecida gratuitamente foi uma maneira encontrada de evitar que isso ocorra, sendo uma boa alternativa para mexer o corpo em um ambiente prazeroso.


O Kurotel disponibilizará professora de ginástica para ministrar aulas abertas na praça central do shopping OH, ao ar livre, durante o mês de dezembro, as quartas e sábados. Em janeiro as aulas serão 3 vezes por semana, segundas, quartas e sextas e durante o mês de fevereiro serão quartas e sábados. As modalidades serão alternadas entre Pilates dinâmico e relaxamento. O Shooping OH! La Barra abriu suas portas dia 1 de dezembro de 2014. O centro comercial é o primeiro de luxo de Punta del Este, Uruguai, e conta com várias marcas internacionais. O investimento feito foi de 25 milhões de dólares aportados pelo grupo Netzaj, do qual o empresário argentino Javier Stolovsky é o principal investidor e executivo. Criado pelo reconhecido arquiteto uruguaio Carlos Ott, OH! La Barra tem o estilo rústico e elegante do balneário e prioriza o contato com a natureza.


Marcas premium como Roberto Cavalli, Versace, Max Mara, Polo Ralph Lauren, Valentino, Bang & Olufsen, Club House y Gottex já estão confirmadas. Conta ainda com espaços gastronômicos com vista para o mar como o Havanna Café, Freddo, entre outros. Oferece estacionamento para 150 veículos com valet parking, espaço para crianças, cinema, bancos e serviço de concierge. É um espaço a céu aberto onde todos os públicos tem a possibilidade de encontrar algo a seu gosto. "Uma mistura de entretenimento e comércio que permitirá potencializar a experiência que quem escolher La Barra e Punta del Este para aproveitar as suas férias" afirma Javier Stolovitsky, principal executivo do empreendimento.