BARES & RESTAURANTES
Apesar da pouca mobilidade, gargalos na BR-101 e alguns problemas de infraestrutura – minimizados em relação ao mesmo período de 2014 – os proprietários de bares e restaurantes do litoral catarinense consideraram a temporada de verão boa para os negócios. Dos 100 estabelecimentos entrevistados pela entidade logo após o Carnaval, 75% deles acharam o movimento bom ou excelente, número bem superior ao registrado no ano passado (53%). Em relação à temporada anterior, a satisfação também aumentou – dos consultados, 55% acharam melhor ou muito melhor. Para Fábio Queiroz, presidente da Abrasel em Santa Catarina, estes dados refletem um otimismo quanto ao restante do ano. Nesta pesquisa, 45% dos entrevistados em todo o litoral creem num bom 2015, também em função dos muitos feriadões previstos, avalia, apontando também que 25% estão pessimistas. “As previsões do mercado financeiro contribuem muito para este sentimento”, diz Queiroz.
Os itens de infraestrutura voltaram a figurar entre os entraves para um período ainda mais rentável. Avaliando com notas de zero a 10, alguns aspectos ainda deixam a desejar, como segurança pública, mobilidade e trânsito, fiscalização de ambulantes e sinalização turística não alcançaram nem a nota seis no resultado geral. Em Florianópolis, a mobilidade urbana e a fiscalização dos ambulantes e clandestinos foram as mais criticadas, com notas 2,9 e 3,4, respectivamente, puxando para baixo o índice estadual.
Quanto à contratação de mão de obra, o número de colaboradores foi suficiente para a formação das equipes, com 74% dos entrevistados satisfeitos. Porém, a capacitação dos funcionários novamente decepcionou, com 54% dos consultados criticando seu desempenho. Mesmo com a pressão dos custos em função do aumento de combustíveis, energia elétrica, IPTU entre outros itens, 69% dos estabelecimentos pretendem manter seus preços nos próximos meses, entretanto 56% deles não planejam novos investimentos para o ano. A expectativa de movimento para o restante do ano e a previsão de novos investimentos em 2015 tiveram um bom resultado no sul do estado (50%).
TURISMO & EVENTOS
As viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país. A expectativa para este ano é que o segmento movimente R$ 43,4 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) durante a 10ª edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte), em São Paulo. De acordo com a pesquisa Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC), organizada pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com o Senac, no ano passado as receitas com esse tipo de viagem cresceram 9,2%, totalizando R$ 40,17 bilhões.
As viagens corporativas foram responsáveis por 752 mil empregos diretos e indiretos em 2014 e por um volume de negócios de mais de R$ 75 bilhões, considerando as receitas com aéreo, hospedagem, alimentação, agenciamento, tecnologia e locação de imóveis, segundo o IEVC. O Brasil é hoje o 9º país que mais sedia eventos internacionais, com 315 eventos realizados no ano de 2013, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês). O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do setor. “O turismo de eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil, respondendo por 25,6% dos turistas internacionais”, disse.
“O turista de negócios é exigente com a qualidade dos serviços e tem um gasto acima da média”, afirmou. Segundo ele, é por isso que, cada vez mais, as empresas têm investido na integração de toda a cadeia de serviços. Considerando o tamanho e relevância do setor, o Ministério do Turismo lançou durante a Lacte a Cartilha Turismo de Eventos e Viagens Corporativas. O documento é o primeiro destinado ao segmento. “A cartilha é o início de um relacionamento do MTur com o setor, uma forma de compartilhar inteligência e posicioná-lo junto às entidades representativas", afirmou o ministro. O encontro reuniu representantes da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina.
CARNAVAL
O Carnaval movimentou toda a cadeia ligada ao Turismo e se mostrou um negócio altamente lucrativo. Apenas os viajantes brasileiros movimentaram R$ 6,6 bilhões no período, o que representa 3% do total gerado pelo setor em um ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo. “O Carnaval é um dos eventos que dá forma à identidade turística do Brasil e coloca o país em posição de destaque no mundo”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “É uma experiência originalmente nossa, única, que só é possível viver aqui – e isso é um forte atributo de competitividade”, afirmou. Confira os principais números da folia no Brasil.
LEVANTANDO VOO
De acordo com um balanço da Secretaria de Aviação Civil (SAC), cerca de 627 mil pessoas circularam, por dia, nos principais aeroportos do país, número acima do registrado na Copa do Mundo, que registrou média de 508 mil passageiros. Os números consideram um balanço preliminar, feito entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A sexta-feira de Carnaval foi o dia de maior movimento, segundo a SAC.
GRANIZO
Falando em voo, está se tornando um tormento levantar voo nos finais de tarde. Mais uma vez a TAM foi a bola da vez. Uma chuva de granizo castigou outro avião durante o vôo entre São Paulo (GRU) e Joinville. O impacto das pedras foi tão forte que trincou o vidro da cabine de comando. Esta é a segunda aeronave avariada por uma tempestade em menos de um mês.
Tratou-se do vôo JJ 3793 (São Paulo/Guarulhos - Joinville), que partiu às 16h07 dde ontem (24), e teve que retornar após passar por uma área de granizo no início do percurso, pousando em Guarulhos com total segurança às 17h07. Como a aeronave teve que passar por manutenção corretiva, os passageiros foram transportados via terrestre para o aeroporto de Congonhas, e seguiram para Joinville no voo JJ 9000, que partiu às 21h24. A TAM informou que os passageiros receberam a assistência necessária e reitera que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. Só não entendo como eles não desviam disso. Não podem? Não conseguem? Os instrumentos de terra e ar não avisam antecipadamente?
GRANIZO
Falando em voo, está se tornando um tormento levantar voo nos finais de tarde. Mais uma vez a TAM foi a bola da vez. Uma chuva de granizo castigou outro avião durante o vôo entre São Paulo (GRU) e Joinville. O impacto das pedras foi tão forte que trincou o vidro da cabine de comando. Esta é a segunda aeronave avariada por uma tempestade em menos de um mês.
Tratou-se do vôo JJ 3793 (São Paulo/Guarulhos - Joinville), que partiu às 16h07 dde ontem (24), e teve que retornar após passar por uma área de granizo no início do percurso, pousando em Guarulhos com total segurança às 17h07. Como a aeronave teve que passar por manutenção corretiva, os passageiros foram transportados via terrestre para o aeroporto de Congonhas, e seguiram para Joinville no voo JJ 9000, que partiu às 21h24. A TAM informou que os passageiros receberam a assistência necessária e reitera que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. Só não entendo como eles não desviam disso. Não podem? Não conseguem? Os instrumentos de terra e ar não avisam antecipadamente?
TURISMO RELIGIOSO
A fé que estimula as viagens de milhões de turistas pelo Brasil e pelo mundo esteve em debate em Nova Trento, cidade catarinense do Santuário da Santa Paulina, considerada a primeira santa brasileira. A 1ª Vitrine Religiosa terminou neste domingo e teve como objetivo integrar as instituições religiosas a profissionais ligados ao mercado turístico local, além de fortalecer e inovar a infraestrutura do município, que recebe cerca de 840 mil fiéis por ano.
Mais de 10 mil pessoas estiveram no evento, entre profissionais ligados ao setor e representantes das instituições religiosas. Simultaneamente ao congresso, foi realizada a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos, que promove destinos do Vale do Rio Tijucas, como as cidades de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino. O evento, que teve o apoio do Ministério do Turismo, é foi uma realização do Sebrae-SC em parceria com o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do estado.
VIAJAR, O MELHOR INVESTIMENTO
O brasileiro acordou para essa realidade e as pousadas e albergues, fazendo o contra-ponto nos altos preços cobrados pela hotelaria e resorts, estão crescendo a olhos vistos para suprir esta demanda. O número de estabelecimentos de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo chegou a 7.851 no ano passado, uma evolução de 3,3% em comparação a 2013. Os meios que mais evoluíram foram os albergues (32,2%), e os alojamentos de floresta (26,5%), Os hotéis e as pousadas continuam sendo os estabelecimentos com maior número de registros, com 4.819 e 2.095 unidades respectivamente. Ao aderir ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, também chamado de Cadastur, os prestadores de serviço passam a atuar de acordo com as leis brasileiras.
Ele é obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo. Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pelo Ministério do Turismo, bem como ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais. O cadastro é gratuito. Ao comprar um produto ou serviço de viagem, o Ministério do Turismo recomenda ao viajante que se certifique do registro regular da empresa ou do profissional no Cadastur. A consulta é aberta no site www.cadastur.turismo.gov.br.
MERCADO DOMÉSTICO
Vale ainda informar que o mercado doméstico de viagens apresentou desempenho recorde no ano passado. Os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo país, melhor número da série histórica, que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Cerca de um terço da população, ou 62 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional em 2014. De acordo com sondagem mensal de intenção de viagem do consumidor, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o MTur, em janeiro 25,6% dos brasileiros planejavam viajar até julho deste ano. A maioria, 73,6%, pretende visitar algum destino dentro do Brasil. O avião é o meio de transporte escolhido por 58,5%, enquanto que 24,4% farão os deslocamentos de carro.
21ª BNT MERCOSUL
Itajaí como mais um dos destinos sede, novos segmentos e programação com cine turismo, feira e atividades sociais consolidam a BNT MERCOSUL como uma grande convenção de VENDAS do turismo. A 21ª edição da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turisticos, acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015 e será marcada por importantes mudanças que atenderão as expectativas tanto de expositores quanto de visitantes. A maior delas é a mudança do local da FEIRA DE NEGÓCIOS que ocorria no Castelo das Nações no Beto Carrero World e passa ter como sede o CENTREVENTOS ITAJAÍ, um moderno complexo com 19.000 metros quadrados onde ocorrem importantes eventos em Santa Catarina. Conforme os organizadores da BNT MERCOSUL um local maior para a realização da feira já estava entre os pedidos dos expositores.
A mudança possibilitou a criação de ALAMEDAS , onde novos segmentos serão apresentados aos visitantes como FESTAS TÍPICAS, ROTEIRO DE VINÍCOLAS E CERVEJARIAS, TURISMO MARÍTIMO, SERVIÇOS E PRODUTOS PARA BARES, HOTÉIS E RESTAURANTES E OS MELHORES DE VIAGEM E TURISMO. Uma das características da BNT MERCOSUL é a presença de público profissional, o que acontece graças às parcerias com operadoras de várias partes do Brasil e países do Mercosul e hotéis de Balneário Camboriú e Itajaí. Na edição anterior foram mais de 6 mil profissionais nos dois dias do evento. O Beto Carrero World parceiro da BNT MERCOSUL desde a primeira edição, continuará recebendo os agentes de viagens para a tradicional festa de encerramento e entrega da PREMIAÇÃO CAMPEÃO DE VENDAS aos seus principais clientes, além disso os inscritos terão acesso ao Parque bem como em outros atrativos da região.
21ª BNT MERCOSUL
Itajaí como mais um dos destinos sede, novos segmentos e programação com cine turismo, feira e atividades sociais consolidam a BNT MERCOSUL como uma grande convenção de VENDAS do turismo. A 21ª edição da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turisticos, acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015 e será marcada por importantes mudanças que atenderão as expectativas tanto de expositores quanto de visitantes. A maior delas é a mudança do local da FEIRA DE NEGÓCIOS que ocorria no Castelo das Nações no Beto Carrero World e passa ter como sede o CENTREVENTOS ITAJAÍ, um moderno complexo com 19.000 metros quadrados onde ocorrem importantes eventos em Santa Catarina. Conforme os organizadores da BNT MERCOSUL um local maior para a realização da feira já estava entre os pedidos dos expositores.
A mudança possibilitou a criação de ALAMEDAS , onde novos segmentos serão apresentados aos visitantes como FESTAS TÍPICAS, ROTEIRO DE VINÍCOLAS E CERVEJARIAS, TURISMO MARÍTIMO, SERVIÇOS E PRODUTOS PARA BARES, HOTÉIS E RESTAURANTES E OS MELHORES DE VIAGEM E TURISMO. Uma das características da BNT MERCOSUL é a presença de público profissional, o que acontece graças às parcerias com operadoras de várias partes do Brasil e países do Mercosul e hotéis de Balneário Camboriú e Itajaí. Na edição anterior foram mais de 6 mil profissionais nos dois dias do evento. O Beto Carrero World parceiro da BNT MERCOSUL desde a primeira edição, continuará recebendo os agentes de viagens para a tradicional festa de encerramento e entrega da PREMIAÇÃO CAMPEÃO DE VENDAS aos seus principais clientes, além disso os inscritos terão acesso ao Parque bem como em outros atrativos da região.
ENCONTRO DE COLUNISTAS
Clique na imagem para ampliá-la
O Wish Serrano Resort Gramado recebe mais uma vez os principais colunistas e jornalista do Rio Grande do Sul e demais convidados especiais para o Encontro dos Colunistas do RS.
Para animar ainda mais a festa, no sábado acontece no melhor resort montanha do país, a festa anos 80 onde o Wihs Serrano estará divulgando a Sexta Disco e lançando para os formadores de opinião e imprensa o projeto Embalos de Sexta a Noite no Burger Hill, onde um dj e um barman convidado da comunidade de Gramado, estarão fazendo as honras da casa.
PROMOÇÃO CONJUNTA
Mais nova entidade do turismo gaúcho, a Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul (ASTURS) fez sua estreia no mercado internacional nesta quarta-feira na 27ª BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Maior feira do setor em Portugal, a BTL é também o grande evento de turismo dos países de língua portuguesa. A ASTURS apresentará até o próximo domingo a infraestrutura e os atrativos turísticos do roteiro regional Porto Alegre e Serra Gaúcha em um workshop promocional, que terá a participação de agentes de viagem e operadores de turismo convidados de várias cidades de Portugal.
Além deste encontro dirigido ao mercado português, o roteiro gaúcho será divulgado a visitantes e compradores internacionais presentes nos cinco dias da feira, inclusive por meio de folder promocional produzido de forma cooperativada entre as cidades que compõem o destino regional: além de Porto Alegre as cidades de Gramado, Bento Gonçalves, Garibaldi, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do sul.
FESTURIS 2015
Clique na imagem para ampliá-la
O FESTURIS 2015 segue a todo vapor. A semana começou muito bem para o Diretor Eduardo Zorzanello em São Paulo, já que renovou a participação de importantes expositores, como o MÉXICO, a empresa de assistência de viagem CORIS, e as cias aéreas GOL e DELTA ! Acredito ser meio improvável alguém do trade de turismo querer ficar fora do FESTURIS em Gramado.
A melhor cantina italiana em Gramado
USHUAIA EM ALTA
Meu amigo Edelio Osvaldo Mella, piloto da Heliushuaia fotografou hoje cedo e me mandou a foto de mais um gigante dos mares chegando ao Porto de Ushuaia, um dos 21 cruzeiros que estarão chegando até o final da temporada de verão que só termina em abril. Até agora aportaram na Tierra del Fuego mais de 350 navios de cruzeiros.
EXPEDIÇÃO ORIENTE
Depois de uma longa temporada em Ushuaia, a Família Schurmann levanta âncora. Uma rápida parada em Puerto Williams, no Chile! Irão esperar uma boa previsão de vento e pegar autorização antes de rumar para o Cabo de Hornos e Antártica.
AGRADECIMENTO
Assim que chegaram um Ushuaia, a Expedição Oriente foi recebida recebidos de braços abertos pelo grande Mário, do Brasileiros em Ushuaia. O grande amigo Mário, brasileiro , trocou o calor de João Pessoa pelas montanhas da Terra do Fogo! Para agradecê-lo por toda hospitalidade, Vilfredo, Formiga e equipe prepararam um Bolo de Calafate, fruta típica da região. Dizem que quem come Calafate sempre volta à Patagônia! Nunca deixei de comer e nunca deixei de voltar. É fato. Quem me apresentou essa iguaria em Ushuaia foi minha irmã/amiga Cristiane Cavalli, brasileira, residente e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia.
PÁSCOA NO TAMBAÚ
Falando em João Pessoa, no ano passado meu amigo Fernando Souza, gerente Geral do Tropical Tambaú, minha casa na capital paraibana, comemorou 100% de ocupação durante o feriadão da páscoa e, ao que tudo indica, neste ano acontecerá a mesma coisa por conta das reservas. O empreendimento está localizado na paradisíaca praia de Tambaú, uma das mais procuradas da capital paraibana. Segundo pesquisa realizada pelo Site Mundi, especializado em viagens, 20 % das intenções de reserva solicitadas à cidade de João Pessoa são provenientes do Tropical Tambaú. Antes eram turistas do Rio de Janeiro e de São Paulo os que mais viajavam para o local. Hoje o Brasil descobriu João Pessoa. São 175 apartamentos completos com a infraestrutura perfeita para famílias. O hotel ainda conta com piscinas de adultos e crianças, sauna, sala de jogos, sala de redes, quadras de tênis e vôlei, parquinho para as crianças, restaurante Olho D´Água e o bar Pérgula - quiosque localizado na área da piscina. Não esqueça de fazer a tua reserva !
E a melhor maneira de chegar lá e conhecer todo o litoral de João Pessoa é com a Paraíba Travel. Possui os melhores roteiros/passeios, por terra e por mar. Ver o por do sol na Praia do jacaré a bordo do 100% Lazer não tem igual.
É em João Pessoa que acontece o maior Festival de Turismo no Norte/Nordeste do Brasil, sempre no mês de outubro.