sábado, 28 de fevereiro de 2015

TURISMO ECOLÓGICO

TURISMO ECOLÓGICO




Neste dia 1º de março é comemorado o Dia do Turismo Ecológico, ou Ecoturismo, que representa uma das maiores tendências entre os segmentos turísticos no contexto nacional e mundial. O turismo em ambientes naturais é considerado uma das formas de exploração mais viável dessas áreas, visto que, quando bem operado, tem o potencial de conciliar conservação e uso sustentável da biodiversidade com geração de alternativas econômicas para as populações locais. O Brasil é considerado um dos países com mais oportunidades de prática do ecoturismo devido à grande diversidade de ambientes e de seres vivos que compõem nosso país. Os parques nacionais, por exemplo, são unidades de conservação ambiental que permitem grande interação entre o visitante e a natureza. Assim configuram-se, portanto, um ótimo local para a prática do ecoturismo. O turismo ecológico é sustentável porque se baseia no tripé economia/meio ambiente/sociedade.



Do lado econômico existe a geração de empregos, valorização imobiliária e criação de oportunidades de mercado. Do ponto de vista social, o ecoturismo proporciona a melhoria da infraestrutura viária, de abastecimento e de equipamentos médicos e sanitários, além das oportunidades de emprego e de multiplicação do conhecimento. Em termos ambientais, há mais investimento em conservação e recuperação do meio ambiente, melhoria nos equipamentos de proteção e monitoramento ambiental e, principalmente, maior conscientização da população local e externa em relação à importância de preservar o meio ambiente para a manutenção dos biomas naturais. Para o turista, por sua vez, as principais vantagens estão relacionadas ao aumento da afinidade com o ambiente natural e com as oportunidades de contemplação de paisagens e contato com animais e espécies normalmente ausentes em nosso cotidiano.



O ecoturismo deve sempre ter como premissa a valorização ambiental e cultural, tanto da parte do gestor do patrimônio quanto do próprio turista, que deve lembrar-se de não interferir no ritmo natural do monumento visitado e de levar consigo e de multiplicar a mensagem ambiental passada durante a visita. Garantir condições de segurança e tranquilidade para a integração das pessoas com a natureza é uma forma de transformar o meio ambiente em que vivemos, gerando qualidade de vida e recursos que são revertidos para a conservação dos parques. Parabéns ao Grupo Cataratas que está diretamente relacionado ao ecoturismo já que atua desde 1998 no setor, contribuindo para a preservação ambiental e oferecendo mais segurança e qualidade no atendimento aos visitantes nos parques nacionais em que presta serviço: o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha e Parque Nacional da Tijuca.

TURISMO PEDAGÓGICO


O Viva Ciranda, projeto de turismo rural pedagógico de Joinville, volta ao seu ritmo normal com o início do ano letivo nas escolas das redes pública e particular. As 14 propriedades integrantes do projeto já estão com suas agendas disponíveis para que os colégios marquem suas visitas, nos períodos matutino e vespertino. O Viva Ciranda é um dos principais produtos turísticos de Joinville. Além do caráter pedagógico, representa uma fonte de renda para os produtores rurais e, principalmente, ajuda a impulsionar o turismo de toda a região. As propriedades participantes do Viva Ciranda estão distribuídas nas cinco regiões da área rural de Joinville – Piraí, Quiriri, Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Estrada Dona Francisca.


Em cada local, o visitante conhece uma atividade diferente – cultivo de flores, apiário e produção de mel, nascentes de rios, criação de pequenos animais, horta orgânica, panificação, agricultura, entre outros. Além disso, encontra diversas opções de lazer como trilhas ecológicas, passeios de trator e de charrete, balanço na árvore, casas na árvore, visitas a pomares e rios cristalinos, quiosques, além de degustação e venda de produtos coloniais. 


Desde a sua criação, há cerca de cinco anos, o Viva Ciranda vem encantando crianças e adultos que têm a experiência de conhecer a vida no campo e vivenciar a rotina do agricultor. Em contrapartida, o produtor rural ganha com a renda gerada pelo turismo, podendo investir constantemente em melhorias à sua propriedade. No Sítio Vó Bia, em Pirabeiraba, o visitante tem contato direto com a exuberância da Mata Atlântica e da Serra do Mar. Como atrativos, a propriedade oferece trilha ecológica, parques rústicos, riacho para banho, bosque para meditação, além de espaço para futebol e vôlei. De acordo com a proprietária, Miram Taranto, o Viva Ciranda ajudou a expandir o seu negócio.


As escolas que desejam levar seus alunos para o turismo rural pedagógico, podem fazer os agendamentos diretamente com as propriedades. Informações completas sobre os locais, com atrativos, endereço e telefone de contato estão disponíveis no link
https://fundacaoturistica.joinville.sc.gov.br/conteudo/29-Downloads.html



NEVE SOLIDÁRIA


O BusTour está participando da campanha Neve Solidária. Até o dia 6 de março, os moradores de Canela, Gramado e Nova Petrópolis poderão utilizar o transporte coletivo turístico oficial da Serra Gaúcha doando um quilo de alimento não perecível. Para embarcar também é necessário o comprovante de residência, que pode ser utilizado para até quatro pessoas. Através do Neve Solidária, os moradores das três cidades também poderão conhecer o Snowland, que faz parte do roteiro do BusTour, apresentando comprovante de residência e doando dois quilos de alimentos não perecíveis. A ação irá destinar os alimentos doados para as instituições Vale a Pena Viver e Centro de Recuperação Emanuel da Região das Hortênsias (CRERH).


Com o slogan Vista de cima a Serra é mais bonita, o BusTour é mais um diferencial para o turismo regional, pois é um sistema de transporte coletivo turístico pioneiro para passear por pontos turísticos de Canela e Gramado. O BusTour dá a possibilidade de permanecer o tempo que a pessoa quiser em cada atrativo, de acordo com os horários disponíveis, já que o ticket é diário, sem número definido de embarques e desembarques. O modelo segue o padrão de ônibus turístico hop on / hop off, nos mesmos moldes das principais cidades turísticas do mundo, como Londres, Barcelona, Nova Iorque, Miami e outras. O BusTour dispõe ainda de sistema de áudio em três idiomas: português, inglês e espanhol.

SERRA GAÚCHA VISTA DE CIMA


TRI Táxi Aéreo é destaque no turismo de luxo na Serra Gaúcha oferecendo serviços de aviação executiva e promovendo experiências aos visitantes. A TRI Táxi Aéreo - Transporte Rápido e Inteligente, empresa situada na Serra Gaúcha, iniciou os serviços voltados à aviação executiva em 2014. Contando com um atendimento diferenciado e suporte aos visitantes a TRI está localizada no Aeroporto de Canela (RS), com um espaço VIP, oferecendo seus produtos com profissionalismo, agilidade e segurança.


Atendendo a crescente demanda, a empresa possui serviços exclusivos em nível regional e atende o passageiro com um Receptivo VIP, lounge interno e externo, serviços de atendimento premium, coffee, concierge, notebook, wireless, além de espumantes e chocolates. Com o alto padrão de qualidade, a TRI dispõe aeronaves a jato, turboélices e helicópteros nas modalidades de fretamento executivo, cuidando de todos os detalhes para que o cliente tenha um voo bem sucedido. Os voos com helicópteros promovidos pela TRI estão à disposição dos clientes, empresários e visitantes.


O produto luxo em destaque da empresa é o TRI EXPERIENCE CANYONS, que conta com um visual memorável dos Canyons do Itaimbezinho e Fortaleza, em Cambará do Sul. Além da paisagem deslumbrante, a TRI proporciona uma parada na borda do Canyon para contemplação onde é montado um piquenique com espumante, frutas, chocolates e mimos exclusivos. Após a parada estratégica, o voo decola para o conceituado ECOVILLAGE Parador Casa da Montanha, para saborear o melhor da gastronomia gaúcha.


O TRI EXPERIENCE TERROIR é uma verdadeira imersão ao surpreendente mundo Terroir. O voo que parte ao Vale dos Vinhedos permite uma visão privilegiada da região responsável por 85% da produção nacional de vinhos e espumantes, tornando a experiência ainda mais encantadora. O pouso em meio as videiras da Cave Geisse e a recepção pelo Sommelier da Vinícola e passeio em meio a mata nativa com cachoeiras, piscinas naturais é finalizado com uma harmonização com os espumantes mais premiados do Brasil.


Em evidência também encontra-se o TRI PANORÂMICO. Um voo de helicóptero sobre os pontos turísticos mais deslumbrantes e visitados do sul do Brasil. Um novo ângulo para aqueles que querem registrar um momento diferenciado diante da Cascata do Caracol, o Vale da Ferradura, a Catedral de Pedra em Canela, Rua Coberta, Palácio dos Festivais e Igreja Matriz em Gramado, além das paisagens indescritíveis da Região. A TRI está aberto diariamente, das 9h às 18h. Mais informações poderão ser adquiridas através do site www.voetri.com ou pelo facebook/voetri.oficial. Fora do horário de expediente, a TRI possui um plantão, através da linha direta (54) 9999 1636.



TURISMO DE AVENTURA



Agências de viagens em todo o mundo estão atentas ao crescimento da demanda por viagens de aventura. Globalmente, o segmento movimenta US$ 263 bilhões por ano, de acordo com pesquisa da Adventure Travel Trade Association (ATTA). A entidade, que congrega mil membros, 60% dos quais operadores turísticos localizados em 90 países, estima 23% de crescimento em 2015.  Em uma apresentação na recente New York Times Travel Show, o vice-presidente de Marketing e Comunicações da entidade, Casey Hanisk, disse que este é  um mercado forte e crescente, que deve ser plenamente aproveitado pelos agentes de viagens.  Quatro em cada dez turistas, segundo o executivo, estão demandando algum tipo de viagem de aventura, desde as mais radicais, como alpinismo, às mais amenas, como safári ou as expedições para a observação de pássaros.


Mario Sergio Barros, da Agência Brasileiros em Ushuaia. Natural São Paulo, mas que fixou residência na cidade

Viajantes de aventura gastam em média, segundo o estudo da ATTA, 40 horas pesquisando suas viagens. É um segmento que demanda conhecimento por parte dos agentes de viagens e familiaridade com os operadores turísticos especializados. Hanisk lembra, ainda, que  campanhas promocionais mais tradicionais podem funcionar melhor para alguns clientes potenciais, apesar da percepção comum de que nos dias de hoje toda a comunicação seja orientada via Internet. Este grupo, orienta o executivo, é um bom alvo para negócios fora de época, com itinerários que só podem ser oferecidos  na baixa estação.  Inúmeras pesquisas revelam um aumento de interesse de viagens de aventura para  os lugares mais paradisíacos e distantes do mundo e Ushuaia, na Terra do Fogo é uma delas. Os brasileiros já são maioria por lá. Países da África Ocidental e Oriental, no entanto, registraram queda acentuada atribuída principalmente ao surto de Ebola.



Somente Ushuaia, no fim do mundo, receberá até o final desta temporada de verão, quase 400 navios de cruzeiros e, já se prepara a passos largos para a próxima temporada de inverno.



PARÁ EM PORTUGAL

Clique na imagem para ampliá-la

Estande do Pará foi uma das estandes mais movimentadas no primeiro dia da BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O Estado colocou em exposição jóias das coleções Gemas Vegetais e Metalmorfose, do Polo Joalheiro - Espaço São José Liberto. A  representação do Pará na BTL é coordenada pela Secretaria de Estado de Turimo do Pará - Setur-PA, em parceria com a Abav-PA, Sedeme, Prefeitura de Belém, Espaço São José Lberto, entre outros parceiros. Cerca de 15 empresários partcipam da ação de promoção e comercialização do trismo do Pará, coordenadas pela Coordenadoria de Marketing da Setur e ABAV-PA.



CONFRARIAS PORTUGUESAS



Ocorreu durante a Feira da BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, no Stand da TAP nesta semana, a homenagem  mais importante da gastronomia portuguesa para a Companhia. Luiz Mór que desenvolve o projeto de levar a gastronomia Lusa a bordo dos aviões, com o propósito de difundir  esta riqueza que muito significa ao povo português, e também perpetuá-la, recebeu a homenagem onde foi entronizado confrade de 40 Confrarias ao mesmo tempo. Esta é uma das maiores honrarias da gastronomia do país que muito honra o seu povo. Mór afirma, "que o mundo está muito igual e que preservar a cultura de um povo é manter os diferenciais do país, e levar conhecimento para outros povos através da rica gastronomia portuguesa. A TAP investe desenvolvendo menus e cartas de vinhos, adequados para servir a bordo de seus aviões tornando um atrativo para os turistas”.


Cantina de Vicolos - Gramado - RS

ABRAJET EM LISBOA

Clique na imagem para ampliá-la

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo marca presença na BTL 2015 em Lisboa a convite da TAP. A maior feira de turismo de Portugal que termina neste 1º de março. Em sua 27º edição a Comissão Organizadora já comemora o sucesso consolidado com o crescimento em números de visitantes, expositores e compradores internacionais. Varias regiões de Portugal estão representadas com seus destinos: Alentejo,  Açores, Porto, Madeira,  Cascais e outros. Os números oficias já anunciaram até ontem (27/3) que 11.941 profissionais circularam durante os primeiros dois dias, daquela que é a maior feira turismo portuguesa  e na qual estão presentes mais de 1.000 expositores. O Brasil também foi representado pelo Jornal de Turismo do Cláudio Magnavita,  que é uma personalidade em Portugal. Com livre trânsito  entre as maiores lideranças  empresariais e politicas de Portugal o ex-secretário de Turismo do Rio de Janeiro e atual Diretor do RJC & Visitors Bureau e também presidente da Abrajet-RJ,  Cláudio Magnavita,  tem participado de todas os principais eventos realizados durante o evento e sendo aclamado pelos muitos amigos, que conquistou ao longo de 30 anos de relacionamento com Portugal. O vice-presidente executivo da TAP Portugal,  Luiz da Gama Mór recebeu homenagem da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronômicas. O evento também teve como objetivo a divulgação da parceria entre a TAP e a Federação para a valorização da gastronomia de Portugal. A ABRAJET Nacional tem se destacado por estar presente nas principais feiras, congressos e eventos de turismo, o que beneficiará negociações futuras para a entidade.

KUROTEL EM BERLIN



O Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa - busca constantemente atualizar-se das últimas novidades da sua área para poder oferecer a seus clientes tratamentos de qualidade, completos e com alta tecnologia. Pensando nisso, Rochele Silveira, filha dos fundadores, umas das sócias e membro do conselho diretivo, representará o Centro Médico de Longevidade e Spa em dois dos mais renomados congressos da área de bem-estar este ano, em Berlim. Ambos reúnem líderes internacionalmente reconhecidos da indústria de viagens, turismo de saúde, spas e wellness. O Healing Summit 2015 que acontece nos dias 2 e 3 de março, em Berlim, é uma conferência global criada para compartilhar sabedoria e experiências. Entre os palestrantes estão médicos, diretores, autores de Best-sellers e entusiastas da indústria de SPA e wellness.



É um evento de colaboração e conscientização, para que indivíduos e executivos possam debater e inspirar mudanças. O mote da palestra de Rochele será "Meditação: como usar em Centros de Saúde e para Promoção da paz entre crianças de escolas públicas". Tema que ganha vida por meio da ONG Mente Viva, organização não governamental fundada pela Dra. Mariela Silveira, sócia do Kurotel, localizada na região Sul do País. A Mente Viva tem o apoio do Kurotel e atualmente atinge 35.000 crianças e professores em 229 escolas de todo o País e promove a cultura da paz nas escolas, através da meditação.



O ITB Experts Forum Wellness será realizado de 4 a 7 de março, também em Berlim. O tema da palestra ministrada por Rochele será 'Experiência médica dentro de um spa' e falará como o Kurotel conseguiu unir medicina e estética há mais de 3 décadas e se tornar um case de sucesso. Abordará também sobre como a medicina preventiva é utilizada dentro do spa de destino e conclui que sua visão de futuro é que  "a era da medicina high tech e human tech cada vez mais caminharão lado a lado". A ITB é um dos maiores eventos da indústria de viagens e turismo do mundo. O Kurotel se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades. Rochele é a única brasileira a participar desses congressos, representando o Kurotel que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.



Fundado em 1982 por Luís Carlos Silveira, e sua esposa, Neusa Silveira, o Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa, está localizado em meio às belezas da Serra gaúcha, na cidade de Gramado. É reconhecido por promover e estimular as pessoas a se comprometerem com um estilo de vida mais saudável, motivando escolhas positivas. Valorizando a vida nos sentidos quantitativo (longevidade) e qualitativo (vitalidade e bem estar). É referência nacional e internacional como um dos melhores do mundo no segmento em que atua. Foi recentemente premiado como o Melhor Spa da América Latina e já foi eleito sete vezes um dos seis melhores do mundo. Já foi também premiado como o melhor SPA para emagrecimento do Brasil.

PERNAMBUCO EM CABO VERDE


A partir de cinco de junho de 2015, Pernambuco contará com um voo internacional que ligará o Recife à Praia, capital de Cabo Verde - o primeiro saindo do Estado para um País africano. Operado pela Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), o voo servirá também como conexão imediata para Lisboa (Portugal), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). A primeira edição, saindo de Cabo Verde para a capital pernambucana, já está com 100% de lotação, segundo a TACV. O anúncio da nova rota aconteceu em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (25), no Auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Marco Zero, Bairro do Recife.


A nova rota internacional vai impulsionar as relações institucionais e comerciais com o País africano. Será muito importante para o nosso desenvolvimento econômico e cultural, ressaltou o governador, que também anunciou o início da operação do consulado de Cabo Verde no Recife. "A instalação do consulado será muito importante para esse trabalho que se inicia com a implantação do voo. O novo fluxo de pessoas indo e vindo vai exigir essa estrutura", pontuou o chefe do Executivo estadual.

           
Com a nova rota Recife - Cabo Verde, Pernambuco passa a contar com seis voos diretos para destinos internacionais: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; Cidade do Panamá, através da Copa Airlines;  Frankfurt, operado pela Condor; e Buenos Aires, através da TAM. No total, Pernambuco está conectado a 63 destinos em 30 países em todo o mundo. "Pela localização privilegiada, grandes atrativos turísticos e trabalho intenso, Pernambuco está se tornando o grande hub de voos internacionais no Nordeste", informa o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes.

CABO VERDE   


A República de Cabo Verde é um país constituído por dez ilhas, localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 500 milhas da Costa Ocidental Africana, cobrindo uma área total de pouco mais de 4.000 quilômetros quadrados.  Nas ilhas de Cabo Verde, onde se fala o português, pode-se usufruir do sol durante o ano inteiro, com uma grande diversidade ambiental e belíssimas praias, posicionando essas ilhas entre as mais procuradas pelos turistas europeus. Com uma diversidade cultural rica, as Ilhas de Cabo Verde são conhecidas internacionalmente pelo seu ritmo musical. Apenas a três horas e 30 minutos de distância da Europa e três horas e 20 do Brasil, o País goza de uma localização privilegiada, que se alia à tranquilidade do território, fazendo deste um destino com rica gastronomia, de cultura diversificada e variados meios de hospedagens.



PERNAMBUCO EM GRAMADO


Entre os dias 1º e três de março, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel- PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), participa da 9º Convenção Schultz, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Uma palestra de capacitação do destino Pernambuco será realizada no segundo dia de evento (02/03) para cerca de 650 agentes de viagem de diversas cidades do Brasil. Durante a apresentação do destino, a equipe do marketing nacional da Empetur irá distribuir material promocional, sombrinhas de frevo e bolos de rolo. 


 Dando continuidade à divulgação do turismo de Pernambuco no sul do Brasil, a Empetur participará do 21º Salão Paranaense de Turismo que acontece de 5 a 7 de março, em Curitiba, no Paraná. Pernambuco estará no evento dentro do estande da Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) e mostrará seus atrativos por meio de material promocional. Também estão na programação agendas de visitas em agências e operadoras locais.


FESTURIS



Semana de bons negócios para o Festuris. Além da renovação de importantes expositores, participações em importantes eventos nacionais e internacionais estão marcando esse inicio de ano. A presença na BIT em Madri pela CEO Marta Rossi fortaleceu ainda mais os negócios com o mercado europeu, trazendo muitas novidades para a 27ª edição.  Já o diretor Marcus Vinicius Rossi apresentou o Festuris em palestra na BTL em Lisboa, ampliando participação com o trade internacional. O Festuris se destaca no cenário mundial participando de grandes congressos internacionais. É uma rica troca de informações com profissionais de renome, oportunizando compartilhamento de cases e novidades, já que está sempre buscando inovar, dividir seus conhecimentos e trocar experiências com outras culturas no mundo.



O Festuris através do seu diretor Marcus Vinicius Rossi esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL 2015. Na oportunidade foi apresentando a 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado, hoje já consolidada como uma das mais importantes do segmento no mundo, ampliando participação com o trade internacional. O trabalho e a promoção do Festuris, levam o nome de Gramado à mais de 20 anos à Portugal, apresentando as principais tendências e novidades do mercado de turismo nacional e internacional. A BTL é Considerada uma das maiores feiras de turismo internacional  e tem a expectativa de receber 70 mil visitantes. O principal objetivo da feira é reunir os profissionais ligados ao setor turístico com o intuito de estabelecer negócios, network, além de realizar a promoção dos destinos. 

DELTA AIR LINES


Lembram da Delta, que dias atrás teve que pousar apenas com o co-piloto pois o piloto ficou do lado de fora da cabine já que a porta estava emperrada e ele não conseguiu voltar? Pois é, a Delta Air Lines (NYSE: DAL) vai melhorar ainda mais a experiência dos clientes com o uso de Wi-Fi a bordo por meio do aumento da sua velocidade e cobertura. Assim você pode postar na hora, on line, teu desespero. Que baita selfie em ! Apertem os cintos que o piloto tá trancado do lado de fora. O investimento vai ampliar o acesso ao Wi-Fi para além da costa da América do Norte e beneficiarão os viajantes entre os EUA, a América Latina e Caribe. A Gogo (NASDAQ: GOGO) vai começar a atualizar o sistema air-to-ground das aeronaves da Delta que fazem percursos domésticos de longa distância e substituí-lo pela tecnologia via satélite a partir de 2016.

Wi-FI INTERNACIONAL


A Delta finalizou a instalação de satélites ku-band de Wi-Fi em mais de um terço de sua frota internacional e estará 85 por cento finalizada no final de 2015. Em meados de 2016, toda sua frota internacional, incluindo as aeronaves Boeing 777, 767, 747, Airbus A330 e a transoceânica Boeing 757, que operam em rotas de longo percurso, irão oferecer Wi-Fi. O preço desse "servicinho" deve estar nas alturas também. Segundo eles, a Delta está trabalhando para ser a melhor companhia aérea dos EUA na América Latina e no Caribe. A Delta Air Lines serve a mais de 170 milhões de passageiros por ano.





quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

BARES & RESTAURANTES

BARES & RESTAURANTES


Apesar da pouca mobilidade, gargalos na BR-101 e alguns problemas de infraestrutura – minimizados em relação ao mesmo período de 2014 – os proprietários de bares e restaurantes do litoral catarinense consideraram a temporada de verão boa para os negócios. Dos 100 estabelecimentos entrevistados pela entidade logo após o Carnaval, 75% deles acharam o movimento bom ou excelente, número bem superior ao registrado no ano passado (53%). Em relação à temporada anterior, a satisfação também aumentou – dos consultados, 55% acharam melhor ou muito melhor. Para Fábio Queiroz, presidente da Abrasel em Santa Catarina, estes dados refletem um otimismo quanto ao restante do ano. Nesta pesquisa, 45% dos entrevistados em todo o litoral creem num bom 2015, também em função dos muitos feriadões previstos, avalia, apontando também que 25% estão pessimistas. “As previsões do mercado financeiro contribuem muito para este sentimento”, diz Queiroz.


Os itens de infraestrutura voltaram a figurar entre os entraves para um período ainda mais rentável. Avaliando com notas de zero a 10, alguns aspectos ainda deixam a desejar, como segurança pública, mobilidade e trânsito, fiscalização de ambulantes e sinalização turística não alcançaram nem a nota seis no resultado geral. Em Florianópolis, a mobilidade urbana e a fiscalização dos ambulantes e clandestinos foram as mais criticadas, com notas 2,9 e 3,4, respectivamente, puxando para baixo o índice estadual. 


Quanto à contratação de mão de obra, o número de colaboradores foi suficiente para a formação das equipes, com 74% dos entrevistados satisfeitos. Porém, a capacitação dos funcionários novamente decepcionou, com 54% dos consultados criticando seu desempenho. Mesmo com a pressão dos custos em função do aumento de combustíveis, energia elétrica, IPTU entre outros itens, 69% dos estabelecimentos pretendem manter seus preços nos próximos meses, entretanto 56% deles não planejam novos investimentos para o ano. A expectativa de movimento para o restante do ano e a previsão de novos investimentos em 2015 tiveram um bom resultado no sul do estado (50%). 

TURISMO & EVENTOS


As viagens corporativas representam 74,5% dos deslocamentos de turistas no país. A expectativa para este ano é que o segmento movimente R$ 43,4 bilhões, um crescimento de 8% em relação ao ano passado. Os dados são de uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (23) durante a 10ª edição do Latin American Corporate Travel Experience (Lacte), em São Paulo. De acordo com a pesquisa Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas (IEVC), organizada pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas, em parceria com o Senac, no ano passado as receitas com esse tipo de viagem cresceram 9,2%, totalizando R$ 40,17 bilhões.


As viagens corporativas foram responsáveis por 752 mil empregos diretos e indiretos em 2014 e por um volume de negócios de mais de R$ 75 bilhões, considerando as receitas com aéreo, hospedagem, alimentação, agenciamento, tecnologia e locação de imóveis, segundo o IEVC. O Brasil é hoje o 9º país que mais sedia eventos internacionais, com 315 eventos realizados no ano de 2013, de acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, sigla em inglês). O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da abertura do evento e ressaltou a importância do setor. “O turismo de eventos é o segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil, respondendo por 25,6% dos turistas internacionais”, disse. 


“O turista de negócios é exigente com a qualidade dos serviços e tem um gasto acima da média”, afirmou. Segundo ele, é por isso que, cada vez mais, as empresas têm investido na integração de toda a cadeia de serviços. Considerando o tamanho e relevância do setor, o Ministério do Turismo lançou durante a Lacte a Cartilha Turismo de Eventos e Viagens Corporativas. O documento é o primeiro destinado ao segmento. “A cartilha é o início de um relacionamento do MTur com o setor, uma forma de compartilhar inteligência e posicioná-lo junto às entidades representativas", afirmou o ministro. O encontro reuniu representantes da indústria de eventos e viagens corporativas da América Latina.

CARNAVAL


O Carnaval movimentou toda a cadeia ligada ao Turismo e se mostrou um negócio altamente lucrativo. Apenas os viajantes brasileiros movimentaram R$ 6,6 bilhões no período, o que representa 3% do total gerado pelo setor em um ano, de acordo com dados do Ministério do Turismo. “O Carnaval é um dos eventos que dá forma à identidade turística do Brasil e coloca o país em posição de destaque no mundo”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. “É uma experiência originalmente nossa, única, que só é possível viver aqui – e isso é um forte atributo de competitividade”, afirmou. Confira os principais números da folia no Brasil.

LEVANTANDO VOO


De acordo com um balanço da Secretaria de Aviação Civil (SAC), cerca de 627 mil pessoas circularam, por dia, nos principais aeroportos do país, número acima do registrado na Copa do Mundo, que registrou média de 508 mil passageiros. Os números consideram um balanço preliminar, feito entre os dias 13 e 18 de fevereiro. A sexta-feira de Carnaval foi o dia de maior movimento, segundo a SAC.

GRANIZO



Falando em voo, está se tornando um tormento levantar voo nos finais de tarde. Mais uma vez a TAM foi a bola da vez. Uma chuva de granizo castigou outro avião durante o vôo entre São Paulo (GRU) e Joinville. O impacto das pedras foi tão forte que trincou o vidro da cabine de comando. Esta é a segunda aeronave avariada por uma tempestade em menos de um mês. 




Tratou-se do vôo JJ 3793 (São Paulo/Guarulhos - Joinville), que partiu às 16h07 dde ontem (24), e teve que retornar após passar por uma área de granizo no início do percurso, pousando em Guarulhos com total segurança às 17h07. Como a aeronave teve que passar por manutenção corretiva, os passageiros foram transportados via terrestre para o aeroporto de Congonhas, e seguiram para Joinville no voo JJ 9000, que partiu às 21h24. A TAM informou que os passageiros receberam a assistência necessária e reitera que a segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura. Só não entendo como eles não desviam disso. Não podem? Não conseguem? Os instrumentos de terra e ar não avisam antecipadamente? 

TURISMO RELIGIOSO


A fé que estimula as viagens de milhões de turistas pelo Brasil e pelo mundo esteve em debate em Nova Trento, cidade catarinense do Santuário da Santa Paulina, considerada a primeira santa brasileira. A 1ª Vitrine Religiosa terminou neste domingo e teve como objetivo integrar as instituições religiosas a profissionais ligados ao mercado turístico local, além de fortalecer e inovar a infraestrutura do município, que recebe cerca de 840 mil fiéis por ano.


Mais de 10 mil pessoas estiveram no evento, entre profissionais ligados ao setor e representantes das instituições religiosas. Simultaneamente ao congresso, foi realizada a Feira de Roteiros Turísticos e Produtos Religiosos, que promove destinos do Vale do Rio Tijucas, como as cidades de Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino. O evento, que teve o apoio do Ministério do Turismo, é foi uma realização do Sebrae-SC em parceria com o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do estado.

VIAJAR, O MELHOR INVESTIMENTO


O brasileiro acordou para essa realidade e as pousadas e albergues, fazendo o contra-ponto nos altos preços cobrados pela hotelaria e resorts, estão crescendo a olhos vistos para suprir esta demanda. O número de estabelecimentos de hospedagem cadastrados no Ministério do Turismo chegou a 7.851 no ano passado, uma evolução de 3,3% em comparação a 2013. Os meios que mais evoluíram foram os albergues (32,2%), e os alojamentos de floresta (26,5%), Os hotéis e as pousadas continuam sendo os estabelecimentos com maior número de registros, com 4.819 e 2.095 unidades respectivamente. Ao aderir ao Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, também chamado de Cadastur, os prestadores de serviço passam a atuar de acordo com as leis brasileiras. 


Ele é obrigatório para meios de hospedagem, agências de viagem, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, acampamentos, parques temáticos e guias de turismo. Ao se cadastrar, o profissional ou empresa pode participar de feiras, ações promocionais e eventos realizados pelo Ministério do Turismo, bem como ter acesso a programas de qualificação e linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais. O cadastro é gratuito. Ao comprar um produto ou serviço de viagem, o Ministério do Turismo recomenda ao viajante que se certifique do registro regular da empresa ou do profissional no Cadastur. A consulta é aberta no site www.cadastur.turismo.gov.br. 


MERCADO DOMÉSTICO


Vale ainda informar que o mercado doméstico de viagens apresentou desempenho recorde no ano passado. Os brasileiros realizaram cerca de 206 milhões de deslocamentos pelo país, melhor número da série histórica, que representa acréscimo de 2% em relação a 2013, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Cerca de um terço da população, ou 62 milhões de brasileiros, visitaram algum destino nacional em 2014. De acordo com sondagem mensal de intenção de viagem do consumidor, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o MTur, em janeiro 25,6% dos brasileiros planejavam viajar até julho deste ano. A maioria, 73,6%, pretende visitar algum destino dentro do Brasil. O avião é o meio de transporte escolhido por 58,5%, enquanto que 24,4% farão os deslocamentos de carro.

21ª BNT MERCOSUL



Itajaí como mais um dos destinos sede,  novos segmentos  e programação com cine turismo, feira e atividades sociais consolidam a BNT MERCOSUL como uma grande convenção de VENDAS do turismo. A 21ª edição  da BNT MERCOSUL – Bolsa de Negócios Turisticos, acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015 e   será marcada por importantes mudanças que atenderão as expectativas tanto de expositores quanto de visitantes. A maior delas é a mudança do local da FEIRA DE NEGÓCIOS que ocorria no Castelo das Nações no Beto Carrero World e passa ter como sede o CENTREVENTOS ITAJAÍ, um moderno complexo com 19.000 metros quadrados onde ocorrem importantes eventos em Santa Catarina. Conforme os organizadores da BNT MERCOSUL um local maior para a realização da feira já estava entre os pedidos dos expositores.



A mudança possibilitou a criação de ALAMEDAS , onde novos segmentos serão apresentados aos visitantes como FESTAS TÍPICAS, ROTEIRO DE VINÍCOLAS E CERVEJARIAS, TURISMO MARÍTIMO, SERVIÇOS E PRODUTOS PARA BARES, HOTÉIS E RESTAURANTES E OS MELHORES DE VIAGEM E TURISMO. Uma das características da BNT MERCOSUL é a presença de público profissional, o que acontece graças às parcerias com operadoras de várias partes do Brasil e países do Mercosul e hotéis de Balneário Camboriú e Itajaí.  Na edição anterior foram mais de 6 mil profissionais nos dois dias do evento. O Beto Carrero World parceiro da BNT MERCOSUL desde a primeira edição, continuará recebendo os agentes de viagens para a tradicional festa de encerramento e entrega da PREMIAÇÃO CAMPEÃO DE VENDAS aos seus principais clientes, além disso os inscritos terão acesso ao Parque bem como em outros atrativos da região.



ENCONTRO DE COLUNISTAS

Clique na imagem para ampliá-la

O Wish Serrano Resort Gramado recebe mais uma vez os principais colunistas e jornalista do Rio Grande do Sul e demais convidados especiais para o Encontro dos Colunistas do RS. 


Para animar ainda mais a festa, no sábado acontece no melhor resort montanha do país,  a festa anos 80 onde o Wihs Serrano estará divulgando a Sexta Disco e lançando para os formadores de opinião e imprensa o projeto Embalos de Sexta a Noite no Burger Hill,  onde um dj e um barman convidado da comunidade de Gramado, estarão fazendo as honras da casa. 


PROMOÇÃO CONJUNTA


Mais nova entidade do turismo gaúcho, a Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul (ASTURS) fez sua estreia no mercado internacional nesta quarta-feira na 27ª BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Maior feira do setor em Portugal, a BTL é também o grande evento de turismo dos países de língua portuguesa. A ASTURS apresentará até o próximo domingo a infraestrutura e os atrativos turísticos do roteiro regional Porto Alegre e Serra Gaúcha em um workshop promocional, que  terá a participação de agentes de viagem e operadores de turismo convidados de várias cidades de Portugal.


Além deste encontro dirigido ao mercado português, o roteiro gaúcho será divulgado a visitantes e compradores internacionais presentes nos cinco dias da feira, inclusive por meio de folder promocional produzido de forma cooperativada entre as cidades que compõem o destino regional: além de Porto Alegre as cidades de Gramado, Bento Gonçalves, Garibaldi, Canela, Nova Petrópolis e Caxias do sul.


FESTURIS 2015

Clique na imagem para ampliá-la

O FESTURIS 2015 segue a todo vapor. A semana começou muito bem para o Diretor Eduardo Zorzanello em São Paulo, já que renovou a participação de importantes expositores, como o MÉXICO, a empresa de assistência de viagem CORIS, e as cias aéreas GOL e DELTA ! Acredito ser meio improvável alguém do trade de turismo querer ficar fora do FESTURIS em Gramado. 

A melhor cantina italiana em Gramado

USHUAIA EM ALTA


Meu amigo Edelio Osvaldo Mella, piloto da Heliushuaia fotografou hoje cedo e me mandou a foto de mais um gigante dos mares chegando ao Porto de Ushuaia, um dos 21 cruzeiros que estarão chegando até o final da temporada de verão que só termina em abril. Até agora aportaram na Tierra del Fuego mais de 350 navios de cruzeiros. 


EXPEDIÇÃO ORIENTE



Depois de uma longa temporada em Ushuaia, a Família Schurmann levanta âncora. Uma rápida parada em Puerto Williams, no Chile! Irão esperar uma boa previsão de vento e pegar autorização antes de rumar para o Cabo de Hornos e Antártica.

AGRADECIMENTO



Assim que chegaram um Ushuaia, a Expedição Oriente foi recebida recebidos de braços abertos pelo grande Mário, do Brasileiros em Ushuaia. O grande amigo Mário, brasileiro , trocou o calor de João Pessoa pelas montanhas da Terra do Fogo! Para agradecê-lo por toda hospitalidade, Vilfredo, Formiga e equipe prepararam um Bolo de Calafate, fruta típica da região. Dizem que quem come Calafate sempre volta à Patagônia! Nunca deixei de comer e nunca deixei de voltar. É fato.  Quem me apresentou essa iguaria em Ushuaia foi minha irmã/amiga Cristiane Cavalli, brasileira, residente e responsável pelos Assuntos Internacionais de Ushuaia. 



PÁSCOA NO TAMBAÚ


Falando em João Pessoa, no ano passado meu amigo Fernando Souza, gerente Geral do Tropical Tambaú, minha casa na capital paraibana, comemorou 100% de ocupação durante o feriadão da páscoa e, ao que tudo indica, neste ano acontecerá a mesma coisa por conta das reservas. O empreendimento está localizado na paradisíaca praia de Tambaú, uma das mais procuradas da capital paraibana. Segundo pesquisa realizada pelo Site Mundi, especializado em viagens, 20 % das intenções de reserva solicitadas à cidade de João Pessoa são provenientes do Tropical Tambaú. Antes eram turistas do Rio de Janeiro e de São Paulo os que mais viajavam para o local. Hoje o Brasil descobriu João Pessoa. São 175 apartamentos completos com a infraestrutura perfeita para famílias. O hotel ainda conta com piscinas de adultos e crianças, sauna, sala de jogos, sala de redes, quadras de tênis e vôlei, parquinho para as crianças, restaurante Olho D´Água e o bar Pérgula - quiosque localizado na área da piscina. Não esqueça de fazer a tua reserva !


E a melhor maneira de chegar lá e conhecer todo o litoral de João Pessoa é com a Paraíba Travel. Possui os melhores roteiros/passeios, por terra e por mar. Ver o por do sol na Praia do jacaré a bordo do 100% Lazer não tem igual. 


É em João Pessoa que acontece o maior Festival de Turismo no Norte/Nordeste do Brasil, sempre no mês de outubro.