sábado, 26 de março de 2016

CRUZEIROS MARÍTIMOS

CRUZEIROS MARÍTIMOS


O faturamento com cruzeiros marítimos apresentou crescimento de 16,6% no ano passado, na comparação com 2014, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). No ano passado, o corporativo foi responsável por movimentar R$ 8,2 milhões contra R$ 7,07 milhões do período anterior. “O aumento do faturamento com cruzeiros marítimos revela que, mesmo em um período de corte de gastos nas empresas, elas mantiveram a política de viagens de incentivo, como forma de estimular seus funcionários a obterem resultados satisfatórios”, avalia Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.


Outro segmento que obteve um bom desempenho no faturamento das 29 associadas foi o de seguro viagem, que cresceu 15,4%, passando de R$ 9,65 milhões para R$ 11,140 milhões em 2015. No total geral do item Outros Serviços, as associadas cresceram 11,9% no mercado doméstico e Internacional, sendo que o mercado doméstico é responsável por 80% das transações. Os pacotes obtiveram uma variação positiva de 37%, crescendo de R$ 140 milhões para R$ 192,596 milhões no ano passado. Os eventos também subiram o faturamento em 5,7% na comparação com 2014. Já, o segmento de transfers foi o único a sofrer um impacto de -12,3%, caindo de R$ 28,8 milhões para R$ 25,3 milhões.


TAM E GOL - VOANDO BAIXO



Fidelidade pra quem ? A TAM "come" todas as milhas da gente e nos obriga ainda a usá-las em dois anos. Dançaram finalmente. A Proteste Associação de Consumidores obteve, no último dia  22 de março, vitória na ação civil pública movida há dois anos contra o programa de fidelidade da TAM, por conta dos prejuízos aos usuários provocados pelas recorrentes alterações nas regras contratuais que impedem o uso dos benefícios. Foram barradas as cláusulas abusivas do contrato que restringiam direitos. Com validade a nível nacional,a sentença da juíza Priscila Buso Faccinetto, da 40ª Vara Cível de São Paulo, acolheu todos os pedidos da Proteste. Ela determinou que a TAM informe 90 dias antes ao consumidor e inclua nos contratos de fidelidade, toda e qualquer modificação contratual que implique restrições a direito. E que a validade dos bilhetes emitidos passe a ser de um ano. Já a validade dos pontos de milhagem passa para cinco anos. Também determinou que no caso de extinção do programa, seja dada alternativa aos consumidores de transferência de seus pontos (sem restrições) para outro programa de fidelidade, ou sejam ressarcidos em dinheiro, pela quantidade de pontos que detenham no programa na data da extinção. E que em caso de falecimento, os benefícios recebidos devem ser transmitidos aos herdeiros e não mais cancelados, como até agora. Com base no Código de Defesa do Consumidor, Código Civil e Código Brasileiro da Aeronáutica, a sentença fixa multa de R$ 20 mil por descumprimento da sentença, a partir de sua publicação.



Também tramita ação civil pública contra o programa de fidelidade da GOL, o Smiles,  na 2ª Vara Cível de São Paulo, mas que ainda não foi julgada. Foi pedida liminar  em 2014, para barrar a pretendida cobrança pela GOL de R$ 30 para quem fizesse reserva online utilizando milhas e/ou pontos de fidelidade. É pleiteada, na ação, a validade por três dias dos bilhetes emitidos por meio do sistema de reserva online da GOL aos consumidores que contam milhas e/ou pontos de fidelidade, mesmo para os que não tiverem saldo suficiente para completar a transação naquele momento. Foi pedida a revisão dos contratos, porque a falta de clareza e de informação aos usuários desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, ao limitar o uso da milhagem acumulada. É prática das empresas aumentar o número de pontos necessários para emissão de bilhetes aéreos, sem antes comunicar aos consumidores sobre a mudança.


TURISMO NÁUTICO


A Embratur participou, na última semana, na cidade de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, do Seatrade Cruise Global 2016, conferência anual do nicho de Turismo Náutico. Anteriormente conhecida como Cruise Shipping Miami, é considerada a mais importante feira do nicho de mercado do segmento. A Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), o BC Port da Ilhabela (SP) e de Balneário Camboriú, Itajaí e São Francisco do Sul (SC) apresentaram o potencial brasileiro no estande da Embratur. “O mercado de cruzeiros é promissor para o Brasil. Atualmente, atrai mais de 130 mil turistas Estrangeiros ao País”, afirmou Gilson Lira, presidente substituto do Instituto. Segundo Lira, com a isenção de vistos durante os Jogos Olímpicos para nações estratégicas, incluindo os Estados Unidos, além das ações de promoção no País, a tendência é aumentar o fluxo desses visitantes para o Brasil”, destacou. segmento e pavilhão separado com espaço para estande e a exposição de produtos.



EMBRATUR NA RÚSSIA



Na abertura da 23ª MITT, Sérgio Flores (diretor da Embratur), ao lado de Antônio Guerreiro (embaixador do Brasil na Rússia); Regina Motta (Embratur); e de Wellington Muller (chefe do Setor de Agronegócios da Embaixada)


A Embratur participou da 23ª MITT - Moscow International Exhibition Travel & Tourism, maior feira de turismo da Rússia. O estande Brasil contou com a presença de 11 coexpositores, dentre eles, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro, que divulgam os segmentos Sol e Praia, Ecoturismo e Cultura, além da Olimpíada e Paralimpíada do Rio. O Brasil busca desenvolver mecanismos para aumentar o fluxo da Rússia, quinto maior emissor de turistas em todo o mundo. Em 2015, a Embratur realizou uma série de ações para estreitar o relacionamento com o País. Entre as iniciativas realizadas, estão o lançamento do portal Visit Brasil no idioma russo e a implementação do Comitê Descubra Brasil naquele País.



OCUPAÇÃO HOTELEIRA



"Todo Carnaval Tem Seu Fim", diz a canção da banda carioca Los Hermanos. E foi assim que a folia em São Paulo terminou em meados de fevereiro, mas com gosto de "quero mais" e repercussão positiva para a cidade no mês. Na comparação com o mesmo período de 2015, os meios de hospedagem tiveram aumento na taxa de ocupação, sendo 8,9 pontos percentuais maior nos hotéis e quase 16,8 nos hostels. 



A movimentação dos visitantes no mês passado também gerou aumento de 6,1% no Imposto Sobre Serviços (ISS) relacionados à arrecadação com turismo, alcançando a marca de R$ 23 milhões para a capital paulista. Os dados são do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris), que realizou levantamento nos desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi e nos blocos do Carnaval de Rua. O centro de pesquisa faz estudos detalhados na cidade há mais de dez anos, especialmente dos segmentos de turismo, cultura, eventos, compras, transportes e esportes, entre tantos outros. Além disso, traça o perfil de público e turistas nos principais eventos que acontecem na capital paulista, como o próprio Carnaval, além de Virada Cultural, Parada LGBT, Fórmula 1 e Réveillon. 

FERIADÃO DE TIRADENTES


Minha casa em balneário Camboriú, o Infinity Blue Spa & Resort operou com 100% de ocupação neste feriadão de Páscoa e ainda tinha lista de espera. Sinto muito pelos que deixaram pra última hora pois este é o ano do turismo no Brasil com o dólar em alta. Jamais se deixa a reserva para última hora, as quais já estão abertas para o feriadão de Tiradentes. O feriadão será em Família no Clima de Fazenda. Pacote de 20 a 24/04/16, incluso café da manhã, almoço e jantar. Atenção: Duas crianças de 0 à 5 anos inclusos como cortesia (conforme capacidade do apartamento) e se sobrar vagas. Sorte de quem reservar primeiro. Atividades de Lazer e Entretenimento (confirmadas): Apresentação de dupla sertaneja (música caipira). 


Você ainda não conhece minha casa em Balneário Camboriú? Então conheça, deleite-se, sonhe e venha pra cá. 

CONVENTION BUREAU BALNEÁRIO


O empresário João Francisco Barão, que comanda o Guacamole Cocina Mexicana e o Didge Steakhouse Pub é o novo presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. A eleição aconteceu nesta terça-feira, 22, durante Assembleia Geral Ordinária, que elegeu a nova diretoria da entidade biênio 2016/2018, no Hotel Geranium. João Francisco é membro da Diretoria do Observatório Social e exercia o cargo de vice-presidente no Convention Bureau. A posse festiva da nova diretoria acontece dia 12 de abril, no Infinity Blue, para convidados. O evento vai contar com a 2ª edição da medalha BC Convention, que é um reconhecimento do trabalho e da importância dos embaixadores, que auxiliam no processo de captação de eventos.



O empresário João Francisco Barão, que comanda o Guacamole Cocina Mexicana e o Didge Steakhouse Pub é o novo presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. A eleição aconteceu nesta terça-feira, 22, durante Assembleia Geral Ordinária, que elegeu a nova diretoria da entidade biênio 2016/2018, no Hotel Geranium. João Francisco é membro da Diretoria do Observatório Social e exercia o cargo de vice-presidente no Convention Bureau. A posse festiva da nova diretoria acontece dia 12 de abril, no Infinity Blue, para convidados. O evento vai contar com a 2ª edição da medalha BC Convention, que é um reconhecimento do trabalho e da importância dos embaixadores, que auxiliam no processo de captação de eventos.



FLORIPAMANHÃ


Entre os dias 25 a 27 de março, será realizada na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC) uma mobilização por saneamento básico. A Ação tem o objetivo de pressionar o poder público e conta com a coleta de assinaturas para a petição Saneamento para todos Já, que luta por praias limpas e pelo fim de rios mortos no Brasil. A mobilização faz parte da campanha Água Limpa é a Onda, pela universalização do saneamento, água limpa nos rios e praias brasileiras. A iniciativa começou no Rio de Janeiro com as ONGs Fundação SOS Mata Atlântica, Uma Gota no Oceano e Instituto-e, e em Florianópolis tem a participação Associação FloripAmanhã, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL Florianópolis) e Jurerê Internacional, além de outras organizações apoiadoras por todo o Brasil. A iniciativa se integra a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, cujo tema é “Casa comum, nossa responsabilidade”, abrangendo a discussão do saneamento básico. É possível assinar a petição SANEAMENTO PARA TODOS JÁ! neste link aqui - http://bit.ly/saneamentoja.


Uma das consequências da deficiência na coleta e tratamento de esgoto se reflete na situação das praias de Florianópolis, destino muito procurado não apenas por catarinenses, mas também por turistas de outras localidades. O último boletim de balneabilidade (qualidade da água para contato primário) de Florianópolis, emitido pelo órgão ambiental estadual na sexta-feira (11/03/2016), indica que 30 pontos monitorados estão impróprios para banho. Florianópolis é uma das poucas capitais litorâneas que coleta pelo menos metade do esgoto gerado (índice de coleta de 55%), porém o tratamento de esgoto ainda é pouco, em Canasvieiras por exemplo, dos 1.528 imóveis inspecionados pelo programa Se Liga Na Rede em janeiro de 2016, 46% possuem ligações inadequadas. 


É evidente que nossos governantes que "legislam" de costas para o par não estão nem aí e isso já foi matéria de capa nacional. Uma vergonha. Para Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, a falta de investimentos em saneamento básico no Brasil tem renegado praias, mananciais e rios urbanos às condições impróprias para o uso da sociedade e várias doenças pelo contato com água contaminada. O movimento por água limpa teve início na cidade do Rio de Janeiro, nas praias de São Conrado e Barra da Tijuca, que enfrentam sérios problemas de contaminação por esgoto. A ideia é levar para diferentes Estados a necessidade de envolvimento da população para apoiar a campanha com suas assinaturas e cobrar dos governos estaduais que o saneamento seja prioridade na agenda pública.



PÁSCOA EM JOÃO PESSOA


A rede hoteleira de João Pessoa - Paraíba, capital que e sede do maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do pais, o Festival JPA, operou neste feriadão com quase 90% de ocupação hoteleira. As informações são da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), José Inácio Junior. De acordo com a executiva da PBTur, vários hotéis já estavam com 100% de ocupação, fruto do feriado prolongado que, segundo ela, favorece as viagens mais longas. “Tivemos muitos turistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo”, afirmou. Dados da PBTur revelam que a rede hoteleira da grande João Pessoa oferece em torno de 15 mil leitos. 


Os empreendimentos hoteleiros instalados no interior paraibano também tiveram boa ocupação, como os hotéis de Bananeiras e Areia, além do Brejo das Freiras, no Alto Sertão. “É um feriado que permite a permanência por mais tempo das pessoas nos destinos, e a Paraíba tem sido um roteiro bastante procurado pelos turistas nos últimos anos e, nesse final de semana, não foi diferente”. As ações de divulgação implementadas pelo trade paraibano no início deste ano foram fundamentais para o aumento do interesse dos turistas pelo Destino Paraíba. Os diretores das principais operadoras de turismo do Brasil, como CVC e Flytour, estão confiantes no crescimento do volume de vendas para João Pessoa. 


No ano passado, a CVC fechou com um crescimento de 19% em relação a 2014, enquanto que a Flytour obteve uma alta de 15%.  “Apesar da crise, temos essa mesma percepção, porque não paramos de trabalhar na divulgação da Paraíba”, disse Ruth Avelino. Para atender a demanda de visitantes, a PBTur disponibiliza três Centros de Informações Turísticas. O maior está instalado no Centro Turístico de Tambaú, que atende aos turistas que estão hospedados nos hotéis da orla de João Pessoa. Outro fica instalado nas dependências do Aeroporto Castro Pinto e o terceiro no Terminal Rodoviário, no bairro do Varadouro. Em todos há atendentes bilíngües.

Tropical Tambaú Resort operou com 100% de ocupação

JOGOS ESCOLARES


Outro grande upgrade na hotelaria da capital paraibana, que sempre está em movimento, são os jogos escolares. O governador Ricardo Coutinho assinaou nesta última quarta-feira (23), convênio entre o Governo do Estado e o Comitê Olímpico do Brasil para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos, em João Pessoa, no mês de setembro. A competição, de acordo com o presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Camilo Juliani, irá injetar cerca de R$ 10 milhões na economia da cidade e terá a presença de 6,5 mil pessoas, entre atletas, dirigentes do COB e familiares. Camilo Juliani estima que somente de diárias em hotéis da capital paraibana serão gastos R$ 4 milhões, além de serem servidas 50 mil refeições no período de 12 dias, de 19 a 30 de setembro. “Teremos ainda recursos da arrecadação de impostos para o Governo e a Prefeitura, com a movimentação do comércio, transportes e prestação de serviços”, pontua o empresário.


O gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, também destaca a geração de mídia espontânea que o evento proporcionará durante os dias da competição. Veículos de comunicação especializados em esportes, como ESPN Brasil e SporTV, acompanham de perto as competições, produzindo também reportagens sobre os destinos. “Sem dúvida João Pessoa estará na vitrine do esporte nacional por quase duas semanas”, disse. Ferdinando Lucena lembra que a capital paraibana receberá a competição pela quarta vez, sempre contando com apoio irrestrito, agora, do governador. Nas outras oportunidades, Ricardo Coutinho era prefeito da cidade. Os Jogos foram realizados em 2007, 2008, 2014 e agora em 2016. No período da competição, a rede hoteleira já terá garantida uma ocupação de 90%. 


FERIADÃO NA SERRA CATARINENSE


Repito, este é o ano que o turismo está em anta no Brasil. Os brasileiros mais do que nunca estão viajando, além do fluxo internacional. Os uruguaios invadiram Santa Catarina, além dos argentinos e outros países. A Fazenda Boqueirão Resort em lages operou com 100% de ocupação e também com lista de espera. E já estão abertas as reservas para o feriadão de Tiradentes, um dos mais procurados. Mas se você deixar para última hora vai ficar a ver navios como muita gente ficou. Numa época dessas sair pra viajar sem reservas é pura tolice. 


Centenária Fazenda Boqueirão Resort 

CAVALGADA NA COXILHA RICA



Não é à toa que a Serra Catarinense esteve movimentada. Aconteceu também neste final de semana a Cavalgada na Coxilha Rica que atraiu turistas de sete diferentes países a Lages neste feriado de Páscoa. O que para muitos é um pedacinho do paraíso, com belezas naturais únicas, rios límpidos, araucárias centenárias, animais nativos e suas taipas de pedras que se perdem no horizonte, ultrapassou as fronteiras da Serra Catarinense e tornou-se um ponto turístico internacional. Há alguns anos as fazendas da Coxilha Rica vêm sendo rota de apaixonados pelas cavalgadas, na sua forma mais rústica, com as divertidas pousadas em grupo, regada por muita comida típica e ao som da gaita tradicionalista que anima o encontro, assim como os tropeiros que muito passaram por estas paragens, em outras épocas.



Há cerca de uma semana um grupo de turistas estrangeiros está na região em uma expedição organizada pela agência Coxilha Rica Turismo Equestre. Ao todo são 14 pessoas de sete nacionalidades. Juntos estão mexicanos, alemães, franceses, americanos, ingleses, irlandeses e belgas. Eles percorrem 180 quilômetros em três municípios: Painel, Lages e Capão Alto, cumprindo este trajeto em sete dias, tendo uma fazenda diferente em cada parada para o almoço, jantar e pernoite. Os turistas conheceram as comidas típicas, como a carne de panela, farofa com pinhão, truta grelhada, pudim de leite com doce de figo, e outras delícias da culinária serrana. Depois o encontro ficou ainda mais animado, acompanhado pelos vinhos de altitude da Serra Catarinense e apresentação de alguns representantes do grupo artístico do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Anita Garibaldi. 




Para o secretário do Turismo, Flávio Agostini, as cavalgadas para turistas estrangeiros, realizadas na Coxilha Rica, são muito importantes para o fomento do turismo na região. “As cavalgadas já fazem parte da nossa cultura e com a desvalorização do real aumentou muito a vinda de estrangeiros para o Brasil, e isso reflete muito na nossa economia. Esta atividade gera trabalho e renda no meio rural, entre os fazendeiros, para os artistas, parte receptiva e comércio, movimentando a economia local e projetando a região para outros países”, disse. Cavalgando quase oito horas diárias, passando por 14 fazendas, inclusive algumas centenárias, e sendo muito bem recepcionados pelos anfitriões, os turistas se encantam com a beleza da Coxilha e a hospitalidade do povo serrano. A americana, Emily White, esteve pela primeira vez no Brasil depois de cavalgar mundo a fora. “Quando estamos em campo adoramos estes ambientes rústicos, espaços antigos e a gastronomia local. Aqui tivemos tudo o que amamos!”, disse eufórica.


Em Fraiburgo, Terra da Maçã, na nossa belíssima Rota da Amizade, no Vale do Contestado, o majestoso Hotel Renar também operou com 100% de ocupação. Aliás, ha quase um mês da páscoa não tinha mais vagas. A vedete da região é a colheita da maçã. Não marque bobeira e faça tua reserva. 

Nesta quinta tem Jazz no Benedito Ristobaretto. É bom reservar seu lugar no melhor hapy hour da Ilha

PASCOA EM JOINVILLE


O feriado de Páscoa também foi recheado de atrações para toda a família em diversas propriedades da área rural e, também, na área urbana de Joinville. No bairro Vila Nova, o sítio Canto dos Pássaros esteve aberto na sexta-feira, sábado e domingo, das 8 às 17 horas. Além de conhecer as atividades rotineiras da propriedade – interação com pequenos animais, passeio pela trilha, visita à horta – as crianças poderam participar de brincadeiras especiais como pintura das casquinhas de ovos, “coelhinho na toca” e “caça ao ninho”.


Na região do Piraí, o Rancho Alegre estava decorado decorado para receber crianças e adultos e muito espaço para quem queria fazer o seu próprio piquenique e brincadeiras ao ar livre, como “caça ao ninho”. Já na Estrada Bonita, o Recanto Estrada Bonita serviu almoço com cardápios especiais. Na Sexta-feira Santa, o tradicional buffet teve diversos pratos à base de peixe. No sábado, costela de chão e, no domingo, cordeiro fogo de chão. Nos três dias, também houve café colonial à tarde, com mais de quarenta itens incluindo tortas doces e salgadas, cucas, pães, queijos coloniais, salames e embutidos.


VINHOS GAÚCHOS NA FRANCA


Não é de hoje que a qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros é reconhecida mundialmente. Prova disso, são os contínuos prêmios conquistados mundo afora. E nada melhor do que receber o reconhecimento de um concurso com prestígio e respeito internacional, realizado num país de tradição como é a França. Sediado em Paris, de 26 de fevereiro a 1º de março, o Vinalies Internationales avaliou 3.441 amostras de 38 países, degustadas por enólogos, sommeliers e jornalistas. 


O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Juliano Perin, que esteve representando o Brasil no evento, voltou da França com orgulho da produção nacional. “Nossos vinhos e espumantes são únicos e, justamente por isso, diferenciam-se dos demais, destacando suas particularidades que agradam paladares ao redor do mundo. Os espumantes são versáteis, descontraídos e com um frescor exclusivo. Da mesma nossos vinhos apresentam características próprias com terroirs específicos de um país tropical”, destaca. Perin complementa enaltecendo que o Brasil não apenas conquistou um número expressivo de importantes prêmios como também colocou na vitrine diferentes rótulos, mostrando que a qualidade é uma condição do setor como um todo. 

  
PREMIAÇÕES 


Medalha de Ouro - Casa Valduga Espumante Extra Brut  2010 - Casa Valduga Vinhos Finos. Casa Valduga Raízes Cabernet Franc  2015 – Casa Valduga Vinhos Finos. Cave Geisse Espumante Brut – Vinícola Geisse Cave Geisse Espumante Brut Blanc de Blanc – Vinícola Geisse . Medalha de Prata - Casa Perini Espumante Brut – Vinícola Perini. Cave Amadeu Espumante Brut – Vinícola Geisse. Cerro da Cruz Cabernet, Tannat e Merlot  2012 – Cooperativa Vinícola Nova Aliança. Garibaldi Espumante Chardonnay Brut – Cooperativa 
Vinícola Garibaldi. Garibaldi Espumante Prosecco Brut – Cooperativa Vinícola Garibaldi. Panizzon Espumante Chardonnay Brut – Sociedade de Bebidas Panizzon. Ponto Nero Espumante Brut – Domno do Brasil. 


RUTA DEL VINO


O mercado chileno sempre foi atrativo aos brasileiros quando o assunto é Turismo. Esta parceria entre os dois países é uma via de mão dupla com relação a visitantes. Os diretores do Festuris abrem espaço para este mercado na feira que ocorre de 3 a 6 de novembro em Gramado. Em recente vista de prospecção ao Chile, de 17 a 20 de março, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, realizaram intensa agenda de reuniões e visitas, no intuito de promover a feira e trazer para o Brasil a participação do destino e suas atrações. "Em uma época em que os brasileiros buscam viagens mais curtas e para países próximos, o Chile se torna um dos principais atrativos", comenta Eduardo Zorzanello. Além de reuniões de prospecção com a entidade Turismo Chile, a agenda foi intensa de visita aos vinhedos. "Um dos nosso focos é a participação deste nicho de mercado no Salão de Enoturismo que ocorre dentro da feira e reúne os melhores produtores", analisa Marcus Vinícius.


Entre os encontros positivos, destaque para reunião com Jessica Canelo, subgerente Latinoamérica do Turismo Chile. Outra participação importante foi na 30 Festa da Vindima, em Curicó, com o prefeito da cidade, Javier Muñoz Riquelme. A Feira Internacional de Turismo terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Sierra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados de levantamento do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.














RISTORANTE FLORENCE


Falando em FESTURIS, o melhor Chef de Gramado, na Fenomenal Serra Gaúcha, Guimarães Nascimento, acabou de abrir seu novo restaurante. Trata-se do italianíssimo Ristorante Florence. Portanto, a europeia Gramado tem mais um excelente endereço gastronômico. "Mangia che te fa bene".


USHUAIA NA WTM LATIN AMERICA


O fenomenal roteiro "Patagônia Fantástica" estará presente na WTM Latin America, que acontece entre 29 e 31 de março, em São Paulo. Segundo a super capacitarora Cristiane Cavalli, brasileira mas que reside em Ushuaia ha mais de 15 anos, muito conhecida e repeitada pelo trade brasileiro, “A WTM é uma das maiores feiras de turismo do mundo e lançou, em 2013, sua versão latino-americana. O evento já teve três edições na capital paulista, confirmando o reconhecimento internacional e o aumento do peso do Brasil no setor turístico. O Objeto do roteiro "Patagônia Fantástica" é mostrar que bem aqui pertinho do Brasil existe um dos roteiros mais emblemáticos e fantásticos do mundo, que já foi descoberto pelos brasileiros a partir de Ushuaia, conhecida pelo Fim do Mundo, agora temos mais dois destinos fenomenais que se unem e é isso que iremos mostrar".


"A WTM Latin America atrai mais de 6.000 dos mais importantes executivos interessados nos setores de Eventos e Lazer da América Latina. A feira faz parte do portfólio da Reed Travel Exhibitions, que também inclui a World Travel Market London, a Arabian Travel Market e a World Travel Market Africa. Simultaneamente ao evento, será realizado o 45º Encontro Comercial Braztoa, não poderíamos ficar de fora". Convidamos todos as operadoras e agentes de viagens para estarem presentes em nossa capacitação, estaremos sorteando diversos prêmios, entre viagens, hotéis, transfers e passeios por toda a região". conclui. 


Estarão presentes os Secretários de Turismo de El Calafate, Alexis Simunovic, de Puerto Madryn, Hermán Müller e de Ushuaia, Juan Cherañuk. 

Clique na imagem para ampliá-la

O hotel & Spa dos brasileiros no "Fin del Mundo"







sábado, 19 de março de 2016

BRASIL & CHINA

BRASIL & CHINA

Diretor da Embratur, Gilson Lira, durante explanação no Seminário Welcome Chinese

A preparação do Brasil para receber turistas chineses foi foco do Seminário Welcome Chinese.  “Esta foi uma boa oportunidade para divulgar as ações da Embratur que buscam aproximar as duas nações”, destacou Gilson Lira, diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística do Instituto da Embratur. De acordo com Lira, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que os chineses são os que mais gastam com turismo no mundo desde 2012. Por ano, partem da China 100 milhões de pessoas para viagens ao exterior. Segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2014, apenas 57 mil chineses vieram ao Brasil. “Os dados ratificam o potencial que esse mercado apresenta para aumentarmos o seu fluxo de turistas para o Brasil”, afirmou o diretor. Presente no seminário, o vice-presidente da Academia de Turismo da China, Zhong Guang Liele, disse que a China tem grande interesse em estimular o turismo para o Brasil, que é, junto a Estados Unidos e México, um dos três polos de turismo nas Américas.


MIRANTE EM JOINVILLE


A população de Joinville e turistas podem ter uma visão privilegiada da cidade do novo Mirante de Joinville. A estrutura foi reaberta, depois de seis anos em obras, no dia 9 de março, data do aniversário de Joinville. O equipamento turístico oferece visão panorâmica da cidade de Joinville, Baía da Babitonga e de parte da Serra do Mar. A estrutura conta, ainda, com uma janela de contemplação e uma trilha elevada que contorna o topo do morro entre a vegetação (mata atlântica) e termina na janela de contemplação. O novo mirante tem altura de 14,5 metros em relação ao solo e área de 70 metros quadrados. É uma segura estrutura em concreto armado, que contempla escadaria, elevador com capacidade para 10 passageiros ou 750kg e guarda-corpo em aço inox. O local tem capacidade para 40 pessoas, que poderão visualizar, com vista natural ou com uso de lunetas, toda a cidade, a Baía da Babitonga e a Serra do Mar.


A janela de contemplação é uma espécie de segundo mirante, com 10 metros de altura, e oferece visão privilegiada da área central e de outros pontos das regiões Norte e Oeste da cidade. O piso em madeira de itaúba tem área de 138 metros quadrados. O equipamento conta com estrutura de apoio, como lanchonete (serviço ainda não disponível), centro de atendimento ao turista (CAT), elevador, sala de apoio, guarita para segurança e sanitários (dois conjuntos ao lado do Mirante e dois ao lado da lanchonete).
As pessoas que pretendem visitar o Mirante da Boa Vista têm uma linha exclusiva – número 2015 - de ônibus para o transporte. O transporte para o Mirante da Boa Vista sai do Terminal Central Urbano.


FERIADÃO DE BIKE


E está chegando o dia do nosso grande "Pedal de Páscoa" até Angelina-SC, e dessa vez a noite. Imperdível ! Coisas que só a Ciclo Vil Bike faz. Acho que ainda tem alguma vaga. 


Já fez teu seguro? É mais barato do que você pensa ! Fala com o Marcus, capitão da nossa equipe !

REUNIÃO ABAV NACIONAL


A ABAV-NACIONAL, Associação Brasileira de Agentes de Viagens, em parceria com a Travelport, realizou na noite de ontem (16/03) jantar de relacionamento para troca de ideias. "Falamos um pouco sobre as ações da nova gestão. São 22 ações em andamento das 50 propostas pela minha gestão", destacou o presidente da entidade, Edmar Bull. Já nesta quinta, aconteceu a primeira reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria de 2016, que reuniu representantes de todas as 27 estaduais – um feito inédito. Esta foi a primeira reunião dos presidentes (trimestral) e a terceira entre diretores (mensal). Na pauta estava a apresentação das ações em andamento desde o inicio da gestão do novo presidente Edmar Bull. Um dos destaques do encontro foi o anuncio da ampliação dos projetos prioritários da entidade de oito para 22. “Esses projetos já estão alinhados e em andamento”, disse Bull. 


De acordo com o presidente, os 22 projetos devem ser realizados dentro do prazo de dois anos, junto com as 50 ações demandadas por eles. “Entre as prioridades estão a integração das Abavs estaduais e o sistema de capacitação do Iccabav, bem como as oportunidades do agenciamento. Nossa gestão é diferente e esta primeira reunião foi muito positiva”, comentou. Para a integração das estaduais já esta em processo a padronização dos emails e identidade visual, com intuito de reforçar a marca. 

João Sabino, Abav Nacional, com Chieko Aoki, da Blue Tree, e Eduardo Loch, da Abav Santa Catarina

Segundo Eduardo Loch, presidente da ABAV-SC, a reunião foi extremamente proveitosa: "Todos estamos trabalhando num alinhamento maior entre as ABAVS, onde as metas da ABAV NACIONAL são as nossas metas. Estamos formando grupos de trabalho, direcionando-nos para o sentido fundamental que é atender as agências de viagens, permitindo que elas possam ter uma gama de serviços exclusivos, com negociações exclusivas, buscando formas de facilitar o trabalho das agências online, inserindo-se nesse mundo cada vez mais, indo de encontro a essa demanda de mercado, criando ferramentas para que as agências passem a integrar-se melhor em relação ao mercado." 


Ainda segundo ele: "É bom salientar que essa não é somente uma discussão das agências de viagens, o mercado está discutindo e rediscutindo, se reinventando. Toda a discussão do Fórum Panrotas foi nesta linha de raciocínio (mercado online), não esquecendo que as pesquisas apontam que o melhor atendimento está nas agências físicas e é muito mais fácil as agências físicas terem produtos online e entrarem nesse mercado do que o inverso. Essa é a grande vantagem das agências físicas hoje, isto é, em adaptarem-se a este grande mercado, usando esse mesmo nicho como canal de distribuição de produtos e serviços que oferece uma excepcional ferramenta de trabalho". 



FESTIVAL JPA

Paulo Junior (Relações Institucionais) e Henrique Eduardo Alves (Ministro do Turismo) entre os diretores do Festival JPA.

Durante o Fórum Panrotas, ocorrido nesta semana, em São Paulo, a comissão do Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente sendo representada por Bruno Mesquita (Diretor operacional), Claudio J S Junior e Paulo Junior (Relações Institucionais). Na oportunidade, os executivos fizeram um trabalho de fortalecimento do evento junto às principais autoridades do turismo nacional e internacional, buscando consolidar a presença deles na capital paraibana. Dezenas de CEOs e diretores foram convidados para estarem no Nordeste em outubro durante o Festival. Entre os convidados, Adriana Cavalcanti (Diretora da Air France KLM), Alexandre Sampaio (Presidente da FBHA), Antonoaldo Neves (Presidente da Azul Linhas Aéreas), Chieko Aoki (Presidente e fundadora da Blue Tree Hotels), Henrique Alves (Ministro do Turismo), Orlando Giglio (Diretor Brasil da Iberostar - Hotels & Resorts), Suelen Leão (Hotel Sales Manager da HRS Group).


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

ROYAL AR MAROC NO FESTURIS

José Azzolini, gerente de Vendas  AIR MAROC, Rúbia Andrade, representante comercial Rossi & Zorzanello em SP,  Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e Marta Rossi, diretora do FESTURIS Gramado

Em ano de recessão as boas notícias trazidas de São Paulo pela diretora Marta Rossi são comemoradas pela organização do FESTURIS GRAMADO - Feira Internacional de Turismo. Em reunião com Mehdi El Yaalaqui, diretor da ROYAL AIR MAROC e José Azzolini, gerente de Vendas, realizada esta semana, foi confirmada a participação da aérea no FESTURIS. A Royal Air Maroc, mais conhecida por RAM, é a companhia aérea nacional de Marrocos e tem sede na cidade de Casablanca. A CIA opera voos internacionais com destinos como África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Seu principal centro de operação é o Aeroporto Internacional Mohammed V (CMN), em Casablanca. A Royal Air Maroc é membro da Arab Air Carriers Organization.


Na última edição, em 2015, a feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo com impacto de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense. Em 2016, o evento ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra Park. Maiores informações pelo site www.festurisgramado.com.


COMISSÃO EUROPEIA & FESTURIS


A Comissão Europeia de Turismo (ETC) é representante de alguns destinos europeus como Espanha, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Mônaco, Noruega e Flanders. Estes destinos estarão presentes na edição da feira em 2016. É a solidificação da participação cada vez mais internacional em Gramado. Segundo a vice-presidente da comissão no Brasil, Elvira Marcos Salazar, eventos como o Festuris são oportunidades importantes para reforçar o relacionamento com o trade do Brasil e impulsionar os destinos europeus, gerando negócios.


“Esta ação é de grande importância para o mercado de turismo brasileiro  já que este representa fatia importante dos turistas que chegam ao continente europeu. Estamos sempre pensando em ações e parcerias visando o desenvolvimento do turismo entre Europa e Brasil", afirma Elvira. Na última edição, em 2015, a feira de Turismo em Gramado reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo e gerou US$ 60 milhões em negócios.


HOSPEDAGEM CORPORATIVA



O pagamento por faturamento lidera com 56,5% das transações efetuadas em 2015 nos meios de hospedagem, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Já, no setor aéreo o cartão de crédito aparece como principal opção, com 63,3%.
No segmento de hotelaria, os pagamentos diretos respondem por 21,9%, seguidos pelo cartão de crédito, com 21,6%. Apesar de ainda ser a opção menos utilizada, a utilização dos cartões corporativos físicos e virtuais cresceu 34% em relação a 2014, enquanto o faturamento recuou 15% no período. O American Express respondeu por 9,8%, seguido por MasterCard (5,1%) e Visa (4,8%).



“É importante observarmos que o cartão de crédito avança para ser um efetivo meio de pagamento, em substituição ao mecanismo faturado, já ultrapassado nos Estados Unidos”, afirma Rubens Schwartzmann, presidente em exercício do Conselho de Administração da Abracorp.



Em relação ao setor aéreo, o cartão de crédito é o meio mais utilizado, com com 63,3%, registrando um crescimento de 3,7% em relação a 2014. Na sequência, aparecem o pagamento faturado, com 34,9% (-11%), e pagamento direto (1,8%). O American Express obteve 31,7% das transações, seguido por Visa (16,4%) e MasterCard (13%).



FIACULT

O FIACULT já tem milhares de visualizações nos vídeos inscritos. Investidores estarão assistindo o teu, de seu negócio ou do teu destino. Acesse para assistir! Conheça para inscrever-se! Clique no baner acima e confira ! 

PÁSCOA NA SERRA


Mas um super feriadão e desta vez curtindo as maravilhas da Serra Catarinense, justamente em Lages, na Capital do Turismo Rural e na Fazenda Boqueirão Resort , pioneira nesta categoria e a melhor do Brasil. Certificado de Excelência pela TripAdvisor. Não garanto mais vagas, aliás, não garanto mais vaga na Serra Catarinense com esse clima de outono chegando.  


TRAVEL ACE & CVC


Executivos da Travel Ace e da CVC celebraram na noite desta quinta-feira (17) a inauguração de um novo lounge, localizado na Central de Atendimento aos Agentes de Viagem da operadora, no Edifício Itália, no Centro de São Paulo. Estiveram presentes ao coquetel: Roberto Roman, da Travel Ace; Vinícius Valadares e Frank Lara, gerentes Comerciais; Douglas Silva, gerente de Vendas da CVC; Rogério Mendes, gerente Estratégico Canal Multimarcas da CVC; Carolina Stucchi, gerente de Produtos (SVAs – Serviços de Valor Agregado) e Patrícia Martins, analista de Produtos (SVAs – Serviços de Valor Agregado), além de convidados e executivos das empresas.


“Além de abrigar reuniões e eventos, o Espaço CVC/Travel Ace também será utilizado para recepcionar os agentes de viagens que realizam treinamentos neste endereço da CVC às sextas-feiras. A área foi toda reformada e planejada para proporcionar um momento de bem estar aos convidados e colaboradores”, afirma Douglas Silva. “Esse novo espaço reforça a aproximação da Travel Ace e da CVC com os agentes de viagens, nossos principais parceiros comerciais. Será uma ótima oportunidade para que os profissionais tenham contato com a nossa marca e possam conhecer os diferenciais dos nossos produtos”, completa Roberto Roman.