sábado, 9 de abril de 2016

ARTESANATO BRASILEIRO ATRAI EUROPEUS

ARTESANATO BRASILEIRO


A Espanha está de olho no artesanato brasileiro. É o que apontou a publicação espanhola Expreso - Diario de Viajes y Turismo, em sua última edição. A revista, que destaca o melhor do turismo internacional há mais de 20 anos, garante que a cultura brasileira, principalmente por meio do artesanato, é fator motivador para as viagens dos espanhóis ao Brasil, ficando atrás somente do segmento Sol e Praia e Ecoturismo. “Especificamente, 19,4% (dos espanhóis) viajou para o Brasil em 2014, por esta razão”, destaca a Expreso.   “A arte e a cultura de um povo são os seus maiores bens, e o incentivo a essa produção artesanal impulsiona as economias de base local”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Segundo ele, a Embratur investe, constantemente, nesse segmento como fator diferencial no mercado turístico mundial no Brasil.

Barcelona - Clique na imagem para ampliá-la

Os espanhóis são o 6º maior emissor de turistas europeus para o Brasil, conforme o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo. Em 2014, 166.759 visitantes deste País estiveram em terras brasileiras. A Embratur efetuou, neste 1º trimestre de 2016, importantes ações para potencializar este mercado. Dentre elas, estão: capacitação para 1.000 agentes de viagens espanhóis, parcerias com o trade, encontros bilaterais com o governo espanhol e reunião com representantes da OMT (Organização Mundial do Turismo) durante a maior feira de turismo da Espanha, a Fitur. Foi inaugurado no dia 10 de março, na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). De olho na Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016, o objetivo do Sebrae foi ter um espaço para servir de vitrine da produção de qualidade da arte popular brasileira e como local de treinamento e qualificação dos empreendedores do setor.


VOOS INTERNACIONAIS


Com o dólar em alta, os estrangeiros estão fazendo e farão a festa no Brasil. Só para ser ter uma ideia, aumentou 289% o número de voos internacionais para o Rio de Janeiro entre 25 de julho e 21 de agosto deste ano – o que corresponde a 10 dias antes e a data do encerramento dos Jogos Olímpicos – na comparação com o mesmo período de 2015. São 45,4 mil viagens já agendadas nesse intervalo. Para a Paraolimpíada, a alta até agora é de 50% em relação ao ano passado, de 31 de agosto a 18 de setembro. O levantamento também destaca a ocupação hoteleira, que deve ficar acima de 208% para o período do mundial. A apuração mostra, ainda, que 63% dos visitantes internacionais com data de chegada prevista para antes das Olimpíadas, ficarão, em média, 14 dias na capital fluminense.

Feriadão chegando - A dica pra quem quer descanso no melhor hotel fazenda do Brasil, a dica é fazer a reserva correndo. Ainda existem algumas vagas. 

DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

Presidente da Embratur, Gilson Lira, apresenta ações da Embratur durante reunião da Frentur

A Embratur vai estreitar ainda mais o relacionamento com deputados e senadores que compõem a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur). O presidente da autarquia, Gilson Lira, destacou que entre ações bem sucedidas envolvendo o Instituto, a Frentur e o Ministério do Turismo, está a aprovação do projeto que isenta a necessidade de visto de turismo no Brasil, de julho a setembro, para os norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos. O presidente da Embratur disse que com a solução para o problema do visto e as outras ações que estão sendo desenvolvidas pelo governo, além da parceria da Frentur e demais segmentos do trade, não tem dúvida quanto ao sucesso da Olimpíada Rio 2016.


Gilson Lira citou ainda os projetos que sugerem a criação das áreas especiais de interesse turístico e a abertura dos cassinos em resorts espalhados pelo País, apoiados pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, como exemplos de propostas que precisam contar com apoio da Frentur para aprovação no Congresso, nos próximos meses. O ministro do Turismo, Alberto Alves, também participou do evento. Na oportunidade, foram apresentadas as ações de promoção do Brasil no exterior e o processo de consolidação de novo posicionamento turístico no mercado internacional. Já em outubro, o Instituto foi responsável por palestra em defesa da abertura do Brasil para novos investimentos que aumentem a importância do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil, com potencial reconhecido internacionalmente.

Já pensou onde vai passar o feriadão de Tiradentes. Aqui outra dica fenomenal, pé na areia, extremamente exclusivo, no melhor resort de praia para famílias do Sul do Brasil, o Infinity Blue Resort & Spa

II FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO GASTRONÔMICO


Os principais representantes do turismo gastronômico de países líderes mundiais deste setor, como Espanha, França, Japão e México, vão compartilhar suas experiências no Peru durante o II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico que será realizado de 27 a 29 de abril no Centro de Convenções de Lima, sem nenhum custo, informou a ministra de Comércio Exterior e Turismo do Peru (MINCETUR) e Presidenta do Conselho Diretivo da PROMPERÚ, Magali Silva Verde-Álvarez. "Queremos que o nosso país se torne uma referência mundial de turismo gastronômico, no qual teremos neste importante evento, organizado pela PROMPERÚ e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), especialistas que têm colaborado para impulsionar este setor. Por exemplo, teremos a visita de Pierre Sanner, diretor da Missão Francesa do Patrimônio e da Cultura Alimentar (Mission Francaise du Patrimoine et des Cultures Alimentaires), que teve o reconhecimento da gastronomia francesa como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO", disse a ministra.


O II Fórum Mundial de Turismo Gastronômico terá acesso livre, prévia inscrição eletrônica, para participar de conferências e atividades paralelas. Chefs, operadores de turismo, acadêmicos, estudantes, municípios, produtores, associações gastronômicas e pesquisadores poderão assistir a essas palestras destinadas a promover a discussão e o papel que a gastronomia tem como eixo articulador do turismo. Interessados em participar podem inscrever-se através do link http://goo.gl/Cn270B ou tirar dúvidas pelo e-mail fm-turismogastronomico@promperu.gob.pe.



PREVISÃO DE NEVE


A previsão, segundo os meteorologistas é que aqui no Sul maravilha teremos um inverno muito rigoroso, com previsão de neve já para este outono. Aproveite e faça a sua reserva. Curta o frio na melhor localização de Gramado. Do ladinho da Rua Coberta.


EXPOBENTO


Depois do sucesso de estreia no ano passado, o Mesa ao Vivo volta à ExpoBento trazendo novos nomes de chefs nacionais famosos para harmonizar o cardápio da maior feira multissetorial do Brasil. Integrando a programação da 26ª edição da feira, que ocorre de 2 a 13 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, o maior evento enogastronômico itinerante do país será realizado no Pavilhão A entre os dias 3 e 5 de junho, este ano trazendo como tema ‘Tradição X Modernidade: por uma cozinha afetiva, criativa e moderna’. Detalhes que farão parte da programação serão apresentados no lançamento programado para o dia 14 de abril, às 19 horas, no Senac BG.


Abraçada por estandes da indústria, comércio e serviços, a atração traz aulas práticas abertas aos visitantes com chefs de renome, valorizando os vinhos do Brasil e a gastronomia regional. Percorrendo o Brasil desde 2004, o Mesa ao Vivo não somente reúne chefs nacionais famosos como também enaltece talentos regionais num movimento de resgate e valorização de produtos locais por meio da execução de receitas remodeladas com o perfil da região. O resultado é um banquete aos sentidos com pratos que são degustados pelo público participante. As aulas práticas seguem numa cozinha aberta montada na área das vinícolas, permitindo ao público interagir com os grandes chefes. A programação, assim como na edição anterior, inclui, ainda, aulas de degustação de vinhos, porém com inovações. A agenda de Jantares Magno externos à feira será mantida, também com novidades.


Informações sobre inscrições e programação das aulas serão anunciadas no lançamento, assim como os nomes dos chefs nacionais e regionais confirmados. O projeto é uma ação conjunta entre a ExpoBento e a Prazeres da Mesa, que durante o evento estará produzindo ao vivo a revista na frente das pessoas, com circulação nacional, além de levar a cultura regional para todo o país. 


A diretora de Eventos da ExpoBento 2016, Magda Brandelli Zandoná, que já em 2015 acreditava na ampliação da adesão das vinícolas em razão do projeto, comemora o sucesso do Mesa ao Vivo, o que garantiu a permanência do evento na feira. 


Para o presidente da ExpoBento 2016, Rafael Fantin, incorporar à programação da feira um evento nacional é agregar atrações e valores que ampliam as possibilidades tanto para expositores quanto para visitantes. O Mesa ao Vivo tem o patrocínio da Tramontina, Senac BG, SEGH Região Uva e Vinho, Galvanotek e Giordani Turismo.


FESTURIS GRAMADO


Ao longo de seus 13 anos, a Rede Harbor de Hotéis foi sendo moldada ao mercado visando sempre a transparência, a ética, o respeito e o comprometimento com os resultados. A rede Harbor de Hotéis confirma presença na 28ª edição do FESTURIS Gramado. 


O Diretor Eduardo Zorzanello também me informa que foi excelente a reunião com a UGART - União Gaúcha dos Operadores de Turismo, que confirmou também confirmou participação no 28 FESTURIS! Na foto, com a Nirce e a Tatiana da Mercatur, com o Leonardo da Orion e com a Sabrina da Uneworld!


PROJETO “CHEF POR UM DIA” 

Clique na imagem para ampliá-la

Está dada a largada para o mais importante evento do ano no Wish Serrano Resort & Convention, unidade hoteleira da GJP Hotels & Resorts em Gramado (RS). Trata-se do Jantar dos 12 Chefs, uma comemoração especial para marcar o encerramento da temporada 2015 do projeto “Chef por Um Dia”, que se tornou um sucesso ao longo de dois anos de existência e que faz parte dos grandes eventos sociais da cidade. O jantar acontecerá no próximo dia 5 de maio, a partir das 19h00, no salão principal do centro de convenções do hotel. Os convidados serão recepcionados pelos grandes protagonistas da noite, sendo eles: Angela Raber Masotti, Angelita Foss Ecker, Bárbara Bertoja Bezzi, Bira Gil, Daniela Guimarães, Eduardo Lamarca, Eduardo Zorzanello, Guilherme Pretto, Jeremias Polidoro Pontalti, Jandira Tissot, Juliana Casagrande e Thiago Ruggieri.


Na ocasião, também será lançado o livro dos 12 Chefs, uma publicação especial com as delícias produzidas por eles ao longo da temporada, sendo um prato de cada um dos chefs, incluindo o passo a passo da receita, tempo de preparo, rendimento de porções e nível de dificuldade. O livro será vendido durante o evento e custará R$ 25,00. Toda a renda será revertida para as entidades “APAE Gramado” e “Vale a Pena Viver”. Para animar os convidados, o som ficará por conta da banda gaúcha Dublê (foto), formada por cinco integrantes que trazem ao palco muita MPB, samba, pop, rock, soul, entre outros ritmos dançantes. O hotel também preparou algumas surpresas para os anfitriões da noite. Uma delas é o transporte dos chefs até o centro de convenções do resort. Todos serão convidados a embarcar numa luxuosa limousine presidencial modelo Cadillac, com motorista particular, que faz parte do acervo do Super Carros, uma das grandes atrações turísticas de Gramado.   


ALPEN INTERACTIVE


Mesmo nos dias em que o tempo não ajuda na Serra Gaúcha, o Alpen Park é uma ótima alternativa pra quem procura entretenimento e turismo de aventura. Localizado em Canela (RS), o parque dispõe de várias atrações indoor para garantir diversão e adrenalina aos visitantes, e o Alpen Interactive, que aliando tecnologia e interatividade, é uma das atividades que mais se destaca no complexo. O simulador chama atenção por oferecer jogos em 5D, ou seja, além da projeção de imagens em 3D, a atração traz aos participantes o 4D, com tecnologia sensorial, que permite sentir, e ainda a quinta dimensão, que na indústria do entretenimento prevê a interação dos participantes. Importado da Bélgica, o Alpen Interactive é um equipamento no formato de um videogame em grande proporção e possibilita a interação dos jogadores com o filme e entre si, simulando uma competição. 


O jogo faz uma contagem de pontos de cada participante e no final divulga um ranking com os melhores, inclusive ilustrado por fotos dos participantes, que podem ser adquiridas no local. Ao todo, dezesseis pessoas podem participar ao mesmo tempo, cada um em uma poltrona e utilizando óculos de lente polarizada. A duração do jogo é de, aproximadamente, 5 minutos (mais informações em bit.ly/alpenint). O complexo do Alpen Park ainda conta com diversas atividades indoor para o entretenimento dos visitantes. Para os amantes de velocidade, o Alpen Race é uma atração imperdível. O jogo simula uma corrida a mais de 200 km/h, onde é possível desafiar os amigos em uma disputa com muita adrenalina. O Simulador Mini Rider é outro desafio que convida o participante a uma viagem inesquecível, passando por cenários surpreendentes. O Alpen Car, que reúne oito carrinhos de bate bate e o cinema 4D completam a lista de atividades em ambiente coberto do parque.

Melhor endereço italiano em Gramado 

WESTGATE RESORT


Quem renovou parceria com o maior Festival de Turismo de João Pessoa, o FESTIVAL JPA foi o Westgate Resort, Fundado em 1982, que opera como um subsidiário da Central Florida Investments, Inc. (CFI), empregando 6.500 pessoas e tem se tornando a maior empresa privada na região da Florida Central. Começando com suas 16 unidades iniciais no Westgate Vacation Villas, o Westgate Resorts possui atualmente mais de 10.000 quartos em 28 resorts, com serviço completo em destinos de viagem inovadores por todo os Estados Unidos, como Orlando, Florida; Las Vegas, Nevada; Gatlinburg, Tennessee; Myrtle Beach, South Carolina; Park City, Utah; Williamsburg, Virginia; Miami, Florida; Branson, Missouri; Mesa, Arizona; Tunica, Mississippi; e muito mais. O Westgate Resorts estabeleceu níveis de especialização incomparáveis, em vendas, marketing e operações, em toda a indústria hospitaleira. 

Clique na imagem para ampliá-la

As propriedades do Westgate Resorts podem ser encontradas em uma diversidade de locais de férias. Não importa se você e sua família preferem explorar os parques temáticos de classe mundial, relaxar em praias de areia branca, caminhar nas montanhas, testar a habilidade em campos de campeonato de golfe, esquiar em montanhas de neve, desfrutar de jogos de cassino sem parar, visitar cidades históricas famosas, assistir a shows com o mesmo calibre da Broadway ou até mesmo passear a cavalo em um rancho autêntico.


Um dos maiores construtores de resorts do mundo, o Westgate Resorts oferece férias de luxo com preços acessíveis, acomodações de primeira classe e um serviço de atendimento ao cliente incomparável. Nossos resorts para famílias possuem uma grande variedade de acomodações para qualquer orçamento, desde quartos padrões e estúdios aconchegantes, até unidades espaçosas com quatro quartos. Todas as unidades confortáveis do Westgate Resorts possuem cozinhas ou quitinetes totalmente equipadas e a maioria das unidades oferecem sala com sofá-cama, móveis de couro, banheiras de hidromassagem e varandas ou pátios privados.


Além de oferecer unidades espaçosas e fácil acesso às atrações da região, a maioria das localizações do Westgate Resorts oferecem uma grande variedade de amenidades, tais como piscinas, banheiras de hidromassagem, restaurantes, mercadinhos, parques infantis, salas de jogos e atividades diárias para as crianças. Algumas propriedades do Westgate Resorts também possuem restaurantes premiados, spas de classe mundial e parques aquáticos cobertos. Muitos resorts também oferecem espaço para reuniões e serviços de Buffet, fornecendo o cenário ideal para reuniões familiares e de negócios, convenções, casamentos e grupos de estudantes.

Luciane Casagrande - Westgate Resorts, Claudio J S Junior – Festival JPA e Ana Flavia Medina – Kissimmee.

Falando nisso, o Festival do Turismo de João Pessoa esteve presente no Visit Usa, o mais importante evento de turismo da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a convite de Jussara Haddad, do Consulado e Embaixada dos Estados Unidos e organizadora do evento. Na ocasião, o diretor Claudio J S Junior apresentou o evento para aproximadamente 40 empresas americanas, algumas já parceiras e expositoras do Festival JPA, como Disney, Visit Orlando, Universal Resort, Sea World e Westgate Resort. A edição 2016 do Visit USA em São Paulo, exclusiva para operadores e agências de viagens, contou ainda com vários destinos dos Estados Unidos, além de empresas de serviços turísticos, companhias aéreas, locadoras de veículos, parques e atrações.


Salinas Maragogi Resort - O melhor do Brasil 

WORKSHOP IBEROSERVICE




Claudio JS Junior, também esteve presente no Workshop da Iberoservice Operadora, em Salvador, evento que aconteceu no último sábado (02). O FESTIVAL DE TURISMO JPA foi apresentado para mais de 200 agentes presentes, vindos da Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Além dos agentes participantes, o Festival foi apresentado para as empresas parceiras da Iberoservice, a exemplo da Brocker Turismo, CTS Chile, Egito, Ethiopian, Galaxia Group, Grand Mercure Summerville, Grand Palladium Imassai, Hover Tours, Knight Dubai, Porto Seguro Eco All Inclusive, Quality Travel Argentina, Real Classic Aracaju, Tourist Club Cruzeiro Grécia, Vila Gale Cabo All Inclusive e Wamos. A ação tem como objetivo captar novos possíveis expositores e aumentar o número de agentes convidados para a feira.


O 6º Festival JPA será realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa. Voltado exclusivamente para profissionais do turismo, o evento contará com feira, rodada de negócios e diversas capacitações. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

CONVENTION DE JOÃO PESSOA


O sempre parceiro Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, que respeita o jornalista especialista em turismo e que trabalha de forma especializada para potencializar o “Destino Paraíba” para realização de Congressos, Eventos e Negócios, apresentou na última quinta-feira (07), os Resultados do Planejamento Estratégico para Captação de eventos internacionais realizados pela GainingEdge Consulting. A empresa GainingEdge Consulting é australiana e possui escritórios espalhados em quatro continentes, sendo especialista no mercado MICE [Meetings, Incentive, Congress, Exhibition], estudos de viabilidade para Centros de Convenções, planejamento estratégico, plano de marketing de destino, melhores práticas, branding, treinamento e desenvolvimento de habilidades de CVBs, tecnologia de inteligência da gestão empresarial.  Também é responsável pelo sucesso de conventions bureaux de importantes países do mundo, a exemplo da África do Sul, Espanha, Japão, EUA, Cingapura, Austrália, Canadá e Emirados Árabes.

Na foto o amigo Camilo (terno cinza) com a atual diretoria: Empresária Jussara Andrade (Andrade Eventos), Vice-Presidente: Hoteleiro Jairo Alexandre Oliveira (Mussulo Resort), Hoteleira Manuelina Virgolino Hardman (Hotel Hardman), Presidente: Hoteleiro Camilo Juliani (Hotel Verdegreen), Empresária Elizia Lopes (Internacional Turismo) e Hoteleiro Fernando Souza (Hotel Tambaú)

A consultoria técnica vai construir estudos, análises regionais do turismo de eventos e negócios, além do cenário competitivo que desafiam os CVBs Latinoamericanos e o que se faz necessário para alcançar índices mais elevados de fechamento de negócios na indústria de eventos, eficiência e profissionalismo do turismo, apoio a economia do destino como um todo.  “Estamos empenhados em melhorar a capacidade da Paraíba para atrair grandes eventos de negócios internacionais e, paralelamente, passando por um momento importante na história de integração dos CVBs, abrindo espaço para o intercâmbio e a cooperação técnica com a América Latina”, destaca o presidente do Coventiion Bureau, Camilo Juliani.


 Para o executivo, a consultoria de Gary Grimmer é um grande sonho que concilia com a celebração dos dez anos da entidade, “marca que deve ser reconhecida pelo trabalho realizado até hoje, que vem fazendo a capital paraibana se posicionar com destaque na área de captação e sede de eventos”, destaca o hoteleiro Camilo Juliani.  Além do Convention Bureau de João Pessoa, foram selecionados ainda: CVBs Latinoamericanos a exemplo de: Medellín (Colômbia), Cartagena (Colômbia), Lima (Peru), León (México), Mendoza, (Argentina) e Quito (Equador).

quarta-feira, 6 de abril de 2016

FEIRA DE ARTES DE FLORIANÓPOLIS

FEIRA DE ARTES


A Feira de Artes de Florianópolis, a FAF, comemora neste sábado, dia 9 de abril, a sua 25ª edição. A feira, que já reuniu mais de 200 artistas, ocorre das 11h às 17h na Casa do Teatro Armação na Praça 15 de Novembro, Centro de Florianópolis. Nesta edição, na fachada do teatro será exposta uma pintura de Gabriela Goulart. No interior do casarão, haverá obras dos artistas Abraham Serrano Munoz, Ariadne Jacob, Bruno Barbi, Cibele Godoy, Gabriela Goulart, Ismael Paul, Jeison de Souza, Kézia Lenderly, Luciana Bicalho, Maristela Müller, Milton Cazelatto, Nadir Ferrari, Ninhol, Paula Schlindwein e Suzane Itoh. Há utilitários, jóias, aquarelas, sumi-ês, gravuras, desenhos, ilustração, design, pinturas e cadernos artesanais.


Em comemoração à 25ª edição, volta ao Palco da FAF, às 12h e 13h30, a Old School Jazz Club, agora com a formação completa com George de Farias (trompete), John Benedit (guitarra e voz), Mateus Romero (baixo), Wilson Sousa (bateria) e Tobia Dalsecco (piano), com um repertório de clássicos do jazz. A Feira é organizada pelo jornalista Fifo Lima e ocupa a parte frontal do sobrado da Praça 15, que abriga também uma pequena sala de teatro. Todas as obras estão à venda. Artistas interessados em participar das próximas edições devem enviar breve currículo e imagem das obras para o email feiradeartedeflorianopolis@gmail.com.

FERIADÃO NO INFINITY



Por estar localizado em uma região de preservação da Mata Atlantica, o Infinity Blue Resort & Spa é cercado por muitas árvores e flores! Além de proporcionar uma hospedagem mais agradável, não só pela beleza, mas pela qualidade de vida, é o lugar certo pra você que busca relaxar!


Ainda restam apenas algumas unidades no melhor resort para família do Sul do Brasil. Clique no baner e faça sua reserva. 

GREN VALLEY E BALNEÁRIO CAMBORIÚ


O Green Valley não é só festa, mas também responsabilidade social com a comunidade de Camboriú, onde está localizado. Na última quarta-feira, 31, o Club participou da entrega do Selo Social às entidades que ajudam a promover o desenvolvimento social da região. A homenagem faz parte de uma série de eventos que a prefeitura de Camboriú pretende realizar para comemorar o aniversário da cidade no próximo dia 05 de abril. Camboriú, famoso endereço do Green Valley, completa 132 anos de idade. 


O Selo Social do Instituto Abaçaí é um projeto de mobilização que visa contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, criados pela ONU. O certificado concedido às 15 empresas participantes contou com a presença ilustre de autoridades da cidade e também de Eduardo Phillips, o Sócio-Diretor do Green Valley. Ao todo foram 36 projetos que atenderam 19.379 pessoas. Dentre os principais objetivos dos projetos contemplados estão o combate a aids, a eliminação da fome, a melhora da saúde das gestantes e maior respeito pelo meio ambiente.

O melhor endereço francês em Balneário Camboriú

EMBRATUR


O amigo e cientista político Vinícius Lummertz deixou oficialmente a presidência da Embratur nesta última segunda-feira (04), após publicação de pedido de exoneração no Diário Oficial da União. O catarinense havia entregado o cargo por meio de carta enviada no dia 15 de março ao então ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Na mensagem, Lummertz declarou que a decisão respeita suas convicções. “Em meio a inúmeras demandas e carências orçamentárias do Governo Federal, focamos nosso trabalho na otimização dos recursos públicos, em parcerias com a iniciativa privada, visando a melhoria do ambiente de negócios para a indústria do turismo”, registrou no texto. De acordo com a carta, Vinícius disse estar convencido de que o Brasil precisa trabalhar para aumentar a competitividade do turismo no cenário global. Segundo ele, com maior volume de visitantes e recursos do exterior, o País ganhará força para retomar o crescimento nacional.


A gestão de Lummertz à frente do Instituto, iniciada em junho de 2015, foi marcada pela busca de posicionamento e da presença do turismo brasileiro em nível internacional, unindo, para isso, forças entre o setor público e privado. Ele investiu na atração de turistas estrangeiros ao verão brasileiro e na divulgação da Olimpíada e Paraolimpíada. Implementou o Comitê Descubra Brasil no Canadá e na Rússia, além de ter potencializado ações na plataforma digital para alcançar mais viajantes. Vinícius defendeu publicamente e se articulou com órgãos do governo para dispensar turistas estrangeiros do visto no ano olímpico.


O verão foi outra grande aposta do catarinense, que intensificou campanha publicitária com o slogan “Viva o verão de perto – Venha para o Brasil”, na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Colômbia em 2015. Os investimentos totalizaram R$ 15 milhões. “Devido à valorização do dólar e à promoção do Brasil no exterior pela Embratur para esta temporada, obtivemos um excelente resultado de visitantes estrangeiros”, afirmou Vinícius. Além disso, ele acredita que, pela boa receptividade, muitos desses turistas deverão voltar para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. À frente do Instituto, Lummertz reforçou sua convicção de que o Brasil precisa atrair investimentos turísticos para dinamizar a economia. Para tanto, deixou encaminhado o projeto das Áreas Especiais de Interesse Turístico, que prevê a formação de complexos com inúmeros atrativos, viabilizando oferta turística de padrão mundial. 


A aproximação com o trade foi mais um ponto forte na passagem de Lummertz pela Embratur. Ele buscou se articular com os diversos atores turísticos e compreender as demandas do setor, especialmente quanto aos impedimentos burocráticos existentes. “A minha expectativa é que os esforços realizados até aqui possam levar aos futuros dirigentes do País a importância e o papel do turismo para o desenvolvimento nacional, a necessidade de abertura para participação do setor privado." Agora é torcer para que ele aceite concorrer à Prefeitura de Florianópolis, que teria um prefeito a altura de suas potencialidades turísticas. 


MAPA INTERATIVO


Cenários do Cerrado, da Mata Atlântica, do Pantanal, da Caatinga, dos Pampas e da Amazônia fazem parte dos 335 localidades que receberão a Tocha Olímpica a partir de 3 de maio. Será uma viagem de três meses, em que serão representadas a cultura, as belezas naturais e a alma do povo brasileiro. Os atrativos turísticos regionais já podem ser conferidos no Mapa Interativo, lançado pelo Ministério do Turismo. “Com grande impacto no turismo nacional e internacional, a passagem da Tocha e a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são grandes oportunidades para aumentar o fluxo turístico e dinamizar a economia nacional. Apostamos que esta regionalização vai envolver fortemente a população brasileira e mostrar o quão importante é sediar um evento dessa proporção”, afirma Gilson Lira, presidente substituto da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). 


Lira ressalta que a Embratur investiu em ações estratégicas voltadas para promover o Brasil como sede de grandes eventos esportivos, visando atrair turistas e investimentos estrangeiros. Entre elas, campanhas em feiras internacionais, parcerias com chefes de Estado, realização de press trips com a imprensa internacional, reformulação do portal MICE, além da instalação da Casa Brasil no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Em parceria com outros órgãos do governo, o espaço será dedicado a informações multissetoriais durante os Jogos.


Nos destinos de passagem da Tocha, será possível conferir estradas pavimentadas, sinalização, restauração de prédios históricos, urbanização e saneamento de praias. De acordo com o Ministério do Turismo, foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões em diversas obras de infraestrutura. “Além de aumentar o fluxo do turista internacional, todas esses benefícios serão um legado para o País”, completa Gilson. A estimativa do Brasil é receber entre 350 e 500 mil visitantes estrangeiros no período do mundial.


PASSEIO CICLÍSTICO


Corredores e ciclistas de Piratuba já podem se preparar para mais uma edição da tradicional Corrida Rústica e Passeio Ciclístico do município. Os dois eventos serão realizados neste sábado, dia 09, pela manhã. A Corrida será realizada antes. A largada está prevista para às 08h, em frente à Praça do Ferroviário, na Avenida 18 de Fevereiro. Já o Passeio Ciclístico será realizado às 09hs, também na Avenida 18 de Fevereiro, com largada em frente à Praça do Ferroviário. Os participantes devem enfeitar as bicicletas e não haverá competição. Seguindo a tradição dos anos anteriores, uma bicicleta será sorteada entre os inscritos. Os interessados na Corrida e no Passeio já podem fazer as inscrições, que são gratuitas, no Departamento de Esportes, que funciona no Ginásio Municipal. Basta apresentar o Cartão Cidadão. 


TEATROS NAS PRAÇAS


O espetáculo Fritz está sendo apresentado nos bairros Piratini, Várzea Grande, Moura e Altos da Viação Férrea, ao ar livre, oportunizando cultura, diversão e reflexão a respeito do mundo capitalista em que vivemos. A apresentação no último dia 30 foi no bairro Moura, para um público aproximado de 250 pessoas, a terceira apresentação da peça que integra o projeto Mimicando na Serra. A próxima apresentação ocorrerá no dia 5 de abril, às 16h, na Praça Altos da Viação Férrea, sempre de forma gratuita e aberta ao público. O encerramento deste projeto cultural acontecerá no dia 9 de abril, às 20h, no Auditório Hortênsia, na Expogramado, onde o grupo fará uma apresentação do espetáculo “FRITZ” aberta ao público em geral.


FESTURIS ABRE INSCRIÇÕES


O Festival Internacional de Turismo, abriu nesta segunda-feira, dia 4 de abril, o credenciamento para interessados em participar do evento que ocorre de 3 a 6 de novembro de 2016 em Gramado, na Serra Gaúcha. Para este ano a organização estima a participação de pelo menos 14 mil profissionais da área do Turismo na feira, congresso e atividades paralelas, durante os três dias. Os interessados, agentes de viagem e público em geral, podem se inscrever pelo site do FESTURIS: www.festurisgramado.com, aba Participante, na sessão Credenciamento. Até o dia 15 de junho de 2016, os agentes de viagens poderão se inscrever de maneira free. O credenciamento será aprovado em caráter free apenas se o CNAE da Receita Federal da empresa constar como agente ou operadora de viagens.


Para o público em geral as inscrições ocorrem de 4 de abril a 15 de junho, com valores especiais para estudantes e profissionais. Esta é uma comodidade que a organização da feira oferece aos participantes e interessados: maior tempo para credenciamento e tarifas especiais, valorizando quem se inscreve com antecedência.


O Festival Internacional de Turismo, evento concebido e organizado pela empresa Rossi & Zorzanello, terá sua 28ª edição de 3 a 6 de novembro de 2016, em Gramado no Serra Park. O evento é considerado pelo trade a mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina e a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. O FESTURIS, que engloba a feira, congresso e eventos paralelos, reúne anualmente mais de 14 mil profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua última edição, o evento teve um impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios, segundo dados do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.


ÁUTRIA NO FESTIVAL JPA


O diretor do Turismo da Áustria para Brasil e Espanha, Georg Kapus, confirmou presença  durante o Festival do Turismo de João Pessoa. Serão utilizadas salas de capacitação para apresentação do destino para os agentes e operadores do Nordeste.


Quem também confirma presença é o Vila Galé, que renovou seu contrato. O FESTIVAL JPA é um evento cujo objetivo é reunir grupos hoteleiros, agências, operadoras, consolidadoras e secretarias de turismo para promover a integração do setor e oferecer novos produtos ao mercado. O evento recebe feira, rodada de negócios e diversas capacitações.


Desde a sua realização em 2009, o Festival vem sendo organizado pelo João Pessoa Convention & Visitors Bureau e e Sophistiqué Eventos, com o intuito de integrar os setores envolvidos no turismo. Com a primeira edição em 2010, em formato de workshop, contou com presença de de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos de PE, PB e RN.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Chegando ao sexto ano do evento, o Festival JPA 2015 já está superando todas as expectativas dos próprios organizadores, reunindo mais uma vez no Centro de Convenções de João Pessoa, profissionais do turismo e expositores, além de grandes personalidades, que elogiaram a organização e estruturação das edições anteriores.


FESTIVAL JPA NA AVIESP



O maior Festival de Turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o FESTIVAL JPA, também está presente na AVIESP. Além da forte presença em feiras internacionais de turismo, como na última edição do World Travel Market Latin America - WTM LA 2016, em São Paulo, o FESTIVAL JPA tem se dedicado a participar de importantes feiras de turismo realizadas pelo Brasil a fora, de Norte a Sul. Após o Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba, no mês passado, O FESTIVAL se volta agora para o interior do Estado de São Paulo, região com grande potencial na emissão de turistas para João Pessoa/Paraíba. Segundo o Diretor Claudio Jr; a estratégia em chegar a públicos diversificados, dando oportunidade a profissionais do trade turístico residentes em cidades do interior do Brasil conhecerem melhor as belezas do nosso estado. Após a feira da AVIESP, o Festival de Turismo de JPA estará presente da Feira Internacional de Turismo - FIT PANTANAL em Abril e logo em seguida, em Maio, na Bolsa de Negócios de Turismo, BNT MERCOSUL, em Itajaí, na Bela Santa Catarina.



A AVIESP 2016 – 39ª Expo de Negócios em Turismo tem foco em atualização, capacitação, networking e negócios. O evento contará com o Seminário AVIESP para Profissionais de Turismo, nos dois dias na parte da manhã, ficando para a parte da tarde a exposição e as arenas do turismo. Poderão participar do evento empresas nacionais e internacionais do trade. O evento visa inserir conteúdo, lançamento de produtos, relacionamentos, troca de experiências, capacitação e novas oportunidades de negócios, além da exposição.



CAPACITAÇÃO INÉDITA


Destinado principalmente a consultores com ênfase no corporativo, a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) promoverá no próximo dia 13 de abril (quarta-feira) a capacitação “Boas Práticas: Gestão de ADMs”, na sede da entidade, com quatro horas de duração, das 18h30 às 22h30. Segundo o instrutor Carlos Alberto Calmucci, o Charles, que ministrará o treinamento inédito na associação, “além de boas práticas técnicas, o curso focará os comportamentos nos quais as atitudes corporativas desempenham papel fundamental”. Para Charles, no contexto em que empresas visam a a otimização de custos e produtividade, como também a busca de novas receitas, o grande diferencial neste momento é o capital humano, “uma vez que são as pessoas que fazem a verdadeira diferença nas empresas, erros que derivam em ADMs (Agency Debit Memos – ou taxas administrativas, em português) nem sempre são recorrentes de aspectos técnicos”, analisa. Para inscrever-se nos cursos presenciais basta acessar este LINK.


PARÁ EM DESTAQUE

Clique na imagem para ampliá-la

Equipe da Diretoria de Produtos Turísticos da Setur com o Secretário Adenauer Góes após um bate papo especial sobre resultados e novas estratégias de marketing turístico voltado à promoção do Pará. A palavra de Ordem é proatividade, tendo as novas mídias como ferramentas para conquistar novos mercados. Adenauer agradeceu a equipe pelo alcance de 7 mil seguidores no Face @VisitPará. Os estagiários de Comunicação, Promoção e Inteligência de Mercado foram parabenizados pela imensurável contribuição nesse trabalho, que resulta em post com alcance de até 100 mil visualizações.


MAMOPLASTIA REDUTORA


Hoje é dia de mamoplastia redutora! Como o próprio nome já diz, o objetivo é a redução do volume mamário e, consequentemente, seu peso. Segundo o especialista Dr. Felipe Bitencourt, engana-se quem pensa que as mamas voltarão ao formato de mamas jovens e bem formadas. O foco aqui é na melhoria da qualidade de vida. Complicações como assimetria, deiscência de sutura e necrose (morte) da aréola são mais comuns nesta cirurgia que em outras cirurgias mamárias. As cicatrizes também serão grandes, acompanhando o volume mamário pré-operatório. Quanto maior a mama maior a cicatriz! 

BELLA DA SEMANA


Clique na imagem para ampliá-la


Fotos inéditas da musa do Lages:  Estreia nesta quarta-feira, 6, a terceira parte do ensaio da modelo Dieimi Sherllon no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br). Ela, que foi coroada musa do time de futebol de Lages (SC) no ano passado, já trabalhou como assistente de palco e participou de seletivas para o concurso da Rede Globo ‘Menina Fantástica’, do ‘Miss Lages’ e do concurso que elege rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão.


SALINAS - TUDO INCLUÍDO


Já pensou ? Na diária todas as refeições, lanches e bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas) já estão inclusas no valor da hospedagem do Salinas do Maragogi. São três restaurantes e dois bares para você e sua família se servirem à vontade, com uma gastronomia especializada em frutos do mar e na culinária regional do Nordeste. Há sempre uma deliciosa opçã o de lanche, petisco ou bebida para você se servir durante 24 horas por dia, de domingo a domingo! É pura diversão para toda a família no Salinas do Maragogi All Inclusive Resort que dispõe de mais de 25 opções que garantem o lazer de adultos e crianças, durante o dia e à noite. Vale lembrar que crianças de até 12 anos de idade, acompanhadas por dois adultos pagantes na mesma acomodação, não pagam diária! As belezas naturais de Maragogi está localizada na maior Área de Proteção Ambiental marinha do Brasil. A Costa dos Corais compreende mais de 120km de um litoral de praias limpas, mornas e calmas, ideais para quem busca sossego à beira-mar. 


A partir do Salinas do Maragogi, é possível usufruir de algumas das melhores praias da região. Além das que estão localizadas ali mesmo, em frente ao resort, é possível contratar passeios opcionais, por terra ou pelo mar, para conhecer paisagens de tirar o fôlego, de Porto de Galinhas a Maceió. O passeio às piscinas naturais de Maragogi é um espetáculo à parte. Elas se formam entre as barreiras de corais no período da maré baixa, quando é possível observar de perto a vida marinha da região. A atividade é realizada pela equipe náutica do resort, que conduz os hóspedes em catamarãs seguros e confortáveis durante duas horas de passeio. É possível ainda realizar um mergulho com cilindro ou ainda ser fotografado embaixo da água do mar.