sábado, 10 de dezembro de 2016

INVASÃO ARGENTINA EM SANTA CATARINA

INVASÃO ARGENTINA




Hoje, para quem circula em Santa Catarina, em todos os seus recantos, já percebe a presença marcante e costumeira de argentinos. Neste último final de semana, a Rede Mar Hotéis em Canasvieiras estava com 100% de ocupação de turistas argentinos. Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, Santa Catarina deve receber 8,9 milhões de visitantes nacionais e internacionais neste verão. A informação foi divulgada durante o lançamento da campanha publicitária do verão brasileiro no exterior, nesta sexta-feira (9). Os esforços de promoção do País e a valorização do câmbio devem impulsionar o turismo em direção ao Estado. São esperados 1,4 milhão de turistas daquele País. 


A temporada passada foi responsável pelo incremento de 7% na arrecadação do Estado. Esse número deve ser ainda maior em 2017, de acordo com o secretário da Fazenda de SC, Antonio Gavazzoni, principalmente nos meses de fevereiro e março.


Conversei com o amigo Gustavo Coppa, Consul da Argentina em Santa Catarina e, segundo ele: "Desde o mês de Julho mantivemos contatos constantes com a Polícia Federal, Secretaria de Turismo de Florianópolis, com o Secretário de Estado da Segurança Pública, tratando justamente deste assunto. Isso se tratou conjuntamente com distintas entidades empresariais e turísticas de Santa Catarina, a exemplo da FECOMÉRCIO e FIESC. Em todas essas reuniões ficou claro que o fluxo de turistas argentinos será muito superior aos anos anteriores, pelo menos em 12% a mais do que o ano passado. Estamos esperando aproximadamente 1,500 milhão de compatriotas enquanto que os órgãos acima esperam quantidade acima de 2 milhões." 


Cônsul argentino, Gustavo Coppa em visita ao secretário da Segurança Pública, César Grubba

"Para nós argentinos, isso é uma atividade habitual, nos sentimos em casa pelo acolhimento exemplar de todos os catarinenses.  O consulado já está acostumado a atender uma colônia argentina de 22.500 argentinos que aqui residem. Já estamos preparados e desde já o Consulado Argentino está recebendo o reforço de mais funcionários diplomáticos que estão chegando de Buenos Aires. Todos ansiosos para estar em Santa Catarina para mais uma grande temporada de verão", conclui.   



AVIANCA - A MELHOR EXPERIÊNCIA


A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, foi reconhecida como a companhia aérea brasileira que oferece a melhor experiência de compra aos consumidores pelo estudo Estadão Melhores Serviços, fruto de uma parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e a Blend New Research – HSR. A pesquisa levou em conta as percepções racionais e emocionais de 3.838 entrevistados e o nível de atendimento de prestadores de serviços que atuam em 28 segmentos da economia.


“O resultado desse trabalho nos orgulha, pois mostra que estamos certos na estratégia de investir em alta qualidade de atendimento. Atuamos em um mercado dinâmico e competitivo, por isso buscamos sempre encantar os nossos clientes. Focamos muito em treinamento e trabalhamos continuamente para oferecer soluções rápidas e eficazes, além de apresentar um produto diferenciado”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.


“A publicação tem o objetivo de reconhecer as empresas que são modelos de inspiração dentro de uma realidade nacional em que há muita oportunidade de melhorias na prestação de serviços ao consumidor”, comentou Ernesto Bernardes, diretor de Branded Content do Estadão. “A Avianca Brasil foi o destaque no setor de aviação comercial”. Dois indicadores ajudaram a coroar a companhia no topo do ranking: a sua capacidade de bem servir e relacionar-se com os consumidores, e a eficiência e sensibilidade na resolução de eventuais conflitos. 

STAR ALLIANCE - NOVO LOUNGE


Clique na imagem para ampliá-la

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, inaugurou o Star Alliance Lounge cujo objetivo principal é proporcionar conforto e bem estar aos turistas que passam pelo Galeão. O lounge da Star Alliance é o primeiro da rede no Rio de Janeiro. Com 600  m² e cerca de 150 assentos, o lounge tem uma localização privilegiada com vista para o Pão de Açúcar e Cristo Redentor, os dois pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro. Atualmente o lounge Star Alliance é o único de aliança aérea a disponibilizar um espaço exclusivo no Rio Galeão para seus passageiros, atendendo as companhias Avianca, Lufthansa, Copa Airlines, TAP e United. 



Ao todo, elas conectam 16 destinos, em 7 países, um total de 370 voos semanais partindo do Galeão. Mark Schwab, CEO da Star Alliance realizou um discurso emocionado durante a cerimônia de inauguração. O lounge Star Alliance foi projetado para ser acolhedor e moderno, além de ser acessível aos clientes 24 horas por dia, 365 dias por ano. A Plaza Premium Group irá cuidar das operações do lounge. Um destaque do espaço, é o bar onde os clientes podem se deleitar com bebidas premium e barista à disposição com uma vista privilegiada da pista de pouso do Galeão. Além disso, facilidades como wi-fi por todo o lounge, tomadas, espaços mais privativos, buffet, chef à disposição, banheiros com chuveiro e espreguiçadeiras complementam a lista de mimos que o cliente Star Alliance recebe ao utilizar o lounge. 


FALHA NO BOING 787


Os sistemas elétricos 787 não param de dar dores de cabeça a Boeing. Primeiro vieram as baterias, forçando a parar toda a frota no início de 2013 por vários meses até que o fabricante projeta-se uma solução para atenuar as consequências de um incêndio possível. Depois foi a vez da Qatar e outras companhias aéreas experimentarem problemas com o painel elétrico principal da aeronave, que também obrigou a cancelar ou adiar alguns voos. Desta vez as  autoridade de aviação federal dos Estados Unidos acabou de publicar uma ordem com efeito imediato forçando e desligando todas as aeronaves Boeing 787 registradas nos Estados Unidos, pelo menos uma vez a cada 120 dias. Isso porque a própria Boeing detectou um erro na programação das unidades dos quatro grandes geradores de energia do 787, dois em cada motor, o que faria  perder o controle do avião, porque esta falha pode ocorrer em qualquer fase do voo.


PARQUE UNIPRAIAS


Esta semana o Parque Unipraias Camboriú colocou em funcionamento as novas instalações da Estação Laranjeiras. O novo ambiente, de 600 metros quadrados, possui uma área maior que o antigo espaço e deve abrigar todos os visitantes que aguardam para o embarcar nos bondinhos. A mudança foi necessária porque, especialmente na temporada de verão, a Estação não possuía infraestrutura adequada para alojar toda a fila de turistas que aguarda o embarque de retorno, fazendo com que os visitantes ocupassem a área externa, mesmo em dias de chuva ou muito vento. O novo saguão da Estação Laranjeiras fica localizado abaixo da estrutura utilizada para a “aterrissagem” dos passageiros do ZipRider (mega tirolesa) e conta com melhor infraestrutura de banheiros, hall e área coberta ampliados para a atual demanda do Unipraias.


O novo acesso à Estação Laranjeiras do Parque Unipraias é muito próximo ao anterior - a menos de 100 metros - e os visitantes podem acessar ao calçadão daquela rua pela praia, como também era feito anteriormente. Com sua arquitetura em espiral, inspirada nas conchas do litoral brasileiro, a Estação Laranjeiras é o terceiro ponto de parada do visitante que vem ao Parque Unipraias, após as Estações Barra Sul e Mata Atlântica. A praia, de mesmo nome da estação, tem águas tranquilas, claras e próprias para o banho, sendo considerada uma das mais bonitas de Santa Catarina. Na orla uma estrutura completa de bares e restaurantes. Aqui, o melhor programa é degustar um cardápio de frutos do mar, culinária típica da região ou alugar caiaques e boias para se divertir nas águas de Laranjeiras.


SUPER FINAL DE ANO


As festas de final de ano são ótimos momentos para confraternizar com a família e os amigos. Sinônimo de fartura e momento de descontração, a tradição das ceias teve origem na Europa e os pratos e crendices para essa época do ano, como comer lentilha à meia-noite do novo ano, também vieram de costumes de europeus e americanos. Para quem deseja aproveitar apenas a hora da festa sem passar o dia na cozinha, a solução é encontrar um local agradável para confraternizar e celebrar o Natal ou o Ano Novo.


A dica é reservar uma mesa no Infinity Blue Resort & Spa, único resort de Balneário Camboriú/SC. Com ceias abertas para o público nas duas datas, os jantares contam com uma programação especial com apresentações ao vivo de música e pratos que prometem agradar todos os paladares. Na noite de Natal, a chegada do Papai Noel, a distribuição de presentes e um show especial da dupla Paulo e Janaína são as atrações principais. No Réveillon, uma tradicional queima de fogos à beira da praia do resort promete encantar a todos.


Entre as mais de 40 opções entre entradas, saladas e pratos quentes, e os tradicionais Peru e Chester. Também farão parte do menu peixes e frutos do mar, massas e carnes. Destaque para o Paupiette de linguado recheado com camarões e aspargos, Risoto de lagostas, mascarpone e amêndoas, Gratin de bacalhau de batatas e Carré de cordeiro em crosta de pistache. Grátis para crianças de 0 a 5 anos.


Já para o réveillon, pratos da gastronomia portuguesa, italiana e alemã, as opções de entradas, saladas e pratos principais estarão divididas em ilhas conforme o país de origem. Farão parte do menu peixes e frutos do mar, massas e carnes. Destaque para Eisbein (joelho de porco) assado em baixa temperatura, Strudell de lombo desfiado, linguiça e passas, peixe assado recheado com farofa de ova assado em folhas de bananeira, caçarola de frutos do mar com chouriço, riso al salto com ragout de cogumelos, entre outros. Grátis para crianças de 0 a 5 anos.  Mais informações e reservas: www.infinityblue.com.br e (47) 3261-0300.


Localizado a dez minutos do centro urbano de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o lnfinity Blue Resort & SPA é reconhecido por unir charme e sofisticação em meio à natureza e à beira mar. Com 122 apartamentos cuidadosamente construídos em um complexo com 800 mil m², o empreendimento oferece a hóspedes e visitantes uma série de opções em entretenimento, gastronomia, lazer e bem-estar. Único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue possui quatro diferentes espaços gastronômicos que trazem um mix de influências nacionais e internacionais para atender os mais diversos paladares. Com estrutura completa para receber os mais variados formatos de eventos, o resort ainda conta com 13 espaços que acomodam de 10 a 1.200 pessoas. Em seu SPA oferece diferentes tratamentos estéticos e terapêuticos e um completo salão de beleza.


CAMPANHA DE VERÃO


A campanha promocional que o Instituto Brasileiro de Turismo preparou para este verão foi bem avaliada durante reunião do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur). O elogio partiu do presidente da entidade, Nilo Sérgio, também secretário de Estado de Turismo, que sugeriu aos estados buscarem identificar oportunidades para potencializar a iniciativa. A campanha está sendo veiculada nos Estados Unidos e Europa em canais como Fox e Discover, além de estar presente nos aeroportos de cidades como Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Montevideo, Lima e Assunção. Em uma primeira etapa, realizada logo após a Rio 2016, um spot de 30 segundos em inglês e espanhol foi veiculado pela CNN na América do Sul, Europa e Ásia.


TURISMO & HOTELARIA 


Segundo Vinicius Lummertz, presidente da EMBRATUR,  o momento é de se buscar um consenso nas discussões sobre modelos de hospedagem, que se tornaram mais acirradas após posicionamentos da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira e empresas de hospedagem compartilhada, como o Airbnb. “A economia colaborativa está mudando a perspectiva de sociedade. Essa é uma discussão profunda, pois tudo mudou nessa era de economia compartilhada. Mas não podemos deixar de levar em conta que as cadeias de hotéis estão constituídas há décadas no Brasil, geram milhares de empregos e pagam muitos impostos. É preciso encontrar um equilíbrio”. “Precisamos construir um mercado com preço viável, tanto para o turista interno quanto para o que vem do exterior. Assim como o pessoal do modelo tradicional, o da economia colaborativa também deve integrar o esforço para tornar mais barato viajar para o Brasil”. 


SÓCIO DESLEAL


Mas enquanto tivermos um sócio corrupto e desleal a exemplo do nosso "governo" com toda sua carga tributária completamente mal distribuída, fica praticamente impossível além de inviável a hoteleria pelo menos respirar. Falar é muito fácil, mas a carga tributária em cima da rede hoteleira é extremamente feroz. Nossos representantes legislam unicamente em causa própria.


PIS & COFINS


A balela e a sacanagem é tamanha que, dispostas a lutar contra a ameaça de aumento de 3,65% para 9,25% do PIS/Cofins, que aumentará a carga tributária brasileira em R$ 50 bilhões e prejudicará cerca de 1,5 milhão de empresas, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e entidades de outros setores produtivos realizaram seminário Impactos da Reforma do PIS/Cofins sobre o Setor de Serviços. Para a FBHA, elevar a carga tributária brasileira, uma das mais altas do mundo, justamente neste momento de recessão econômica, levará ao aumento do desemprego no Brasil e, consequentemente, agravará a recessão. Para a hotelaria, que foi diretamente impactada pelas consequências da crise econômica e vive momentos de queda nas taxas de ocupação, a mudança no PIS/Cofins representará um aumento de 47% no valor do tributo pago atualmente.


MALAS


E o gigantesco e impressionante cabide de empregos da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, anuncia que, para ajudar o turismo, deverá aprovar, em reunião na próxima semana, as normas que acabam com o transporte gratuito das bagagens em voos nacionais e internacionais. Caso a pauta seja aprovada, as companhias aéreas poderão, cobrar pelo despacho de bagagens em todos os voos, tornando gratuito somente a bagagem de mão do passageiro. Isso acontecerá, segundo eles, a partir de 2018, mas não se engane., pode já acontecer a partir da semana que vem. Vale lembrar que as companhias aéreas de outros países, como os Estados Unidos, têm a permissão de cobrar pelo transporte de bagagem. Isso acontece principalmente em empresas que adotam o modelo low cost, em que as tarifas cobradas são mais baixas que o normal. Muito, mas muiiito mais baratas do que as praticadas aqui no Brasil. 


NATAL LUZ EM GRAMADO

Natal Luz pelas ruas de Gramado ha algum tempo - Foto: Cleiton Thiele

Mesmo muito longe de ser o que era, aquele fantástico Natal Luz, com desfiles pelas ruas de Gramado, o que tirou parte do encanto, segundo a maioria avassaladora dos turistas que me perguntam o por que disso ? Eu respondo: Não sei ! Só sei que a GramadoTur adotou a "estratégia de diminuir o número de espetáculos e aumentar em 20% a capacidade de ocupação dos espetáculos". Em todo caso, segundo a mesma GramadoTur, o Natal Luz de Gramado continua a apresentar números crescentes e que impressionam. Pra você ter uma ideia, a ocupação média dos três grandes espetáculos do Natal Luz em novembro já é 10% superior a igual período de 2015. De uma previsão de 270,3 mil ingressos, já foram comercializados 182.078. Vale também comentar que este "novo natal" há três anos é organizado pela GramadoTur. 

Hotel Cercano, o melhor final de ano em Gramado

A rede hoteleira chega a registrar ocupação acima de 85% em dezembro. Além disso, a municipalidade, comemora os resultados da movimentação natalina, quando Gramado recebe cerca de 2,3 milhões de visitantes durante os 80 dias de programação, movimentando principalmente a hotelaria, gastronomia, comércio e parques temáticos. Agora é torcer pela volta do fantástico Chocofest. 


NATAL LUZ NA VINÍCOLA VILLA FRANCIONI 


A  Villa Francioni, localizada em São Joaquim na serra catarinense, promove evento de inauguração do Natal Luz nesta sexta-feira, dia 09 de dezembro, com uma programação especial. A partir das 20 horas, acontecerá a apresentação do Grupo Musicanto formado por alunos da EEB Domingos Portela, sob coordenação da professora Tatiane Cardoso. A sede da vinícola foi toda iluminada, destacando o projeto arquitetônico diferenciado, construído em 5 níveis, à 1.260 metros acima do nível do mar.  São esperados turistas das mais diferentes regiões do estado, que além de entrarem no clima natalino, também poderão adquirir os vinhos e espumantes produzidos pela Villa Francioni. O evento tem entrada gratuita. A iluminação especial foi realizada em parceria com a Quantum Força e Tecnologia.


CONFRATERNIZAÇÃO DA ABAV-PR


Na noite desta última quinta-feira, a atuante Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) e Sindicato das Agências de Turismo do Paraná (Sindetur Paraná) reuniram seus associados em uma confraternização entre agentes de viagens, autoridades e jornalistas especializados. Marcaram presença o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimmenes, o presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Sérgio Domingues, João Jacob Mehl, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação, Luci Jaccomel Kowalckuz, presidente da Associação Brasileira dos Guias de Turismo, Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional, Jilcy Mara Joly Rink, presidente da Abrasel Paraná, Antonio Claret Rezende, presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná, Antonio Azevedo, vice-presidente de capacitação e certificação da ABAV Nacional.


Ambos anfitriões ressaltaram em seus discursos a importância da união e do trabalho coletivo, entre as entidades “irmãs”, associados e no trade de forma geral e reforçaram as atividades realizadas em 2016 em suas entidades. Para Onésimo da Anunciação dos Santos, presidente do Sindetur Paraná: “O papel do sindicato só se realiza com a participação de todos e mais do que nunca a participação é necessária”, disse. Já Pedro Kempe, presidente da ABAV-PR, mostrou seu empenho em trazer os associados para a entidade, por meio de eventos como o Café com o Presidente “Quero deixar aqui meu convite para nossos associados para que compareçam a nossas reuniões e encontros e convidem aos profissionais sérios do mercado para que venham associar-se a nós. Queremos de fato reunir os melhores profissionais na ABAV-PR e tornar o setor mais unido e coeso”, comentou.


Antonio Azevedo resumiu o cenário projetado para 2017, mencionado pelas demais autoridades que proferiram palavra: “Ocorre uma reviravolta no mercado favorável ao agente de viagens. Os passageiros estão voltando a procurar os agentes de viagens pois conosco possuem mais segurança para viajar. Mas, eles procuram aqueles profissionais que se posicionam como curadores da viagem, ou seja, entendedores e responsáveis pela viagem do passageiro do começo ao final”. 


GOIÁS TURISMO


A participação em atividades como caminhar, correr, pedalar, conhecer lugares pouco explorados e viver grandes aventuras ao ar livre, incentivadas pelo Programa Experiências na Natureza, do Circuito Vivências ao Ar Livre, desenvolvido pela Goiás Turismo, conquistou um grande número de atletas goianos e de outros estados e a simpatia da população. O Programa será implantado em todos os Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Goiás e Distrito Federal). A inclusão do Experiências na Natureza entre as prioridades comuns aos estados que integram o consórcio foi aprovada na última reunião da Câmara Temática do Turismo, em Brasília. O objetivo é desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais, nacionais e em áreas naturais do Estado, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura. 


Foram realizadas várias expedições e atividades na natureza como caminhadas, corridas, cicloturismo e provas de mountain bike. Faz parte do Programa a melhoria da sinalização turística e interpretativa em trilhas e atrativos naturais. No Experiências na Natureza, a Goiás Turismo trabalha em parceria coma Secretaria do Meio Ambiente (Secima), Saneago, Corpo de Bombeiros, ICMBio, prefeituras municipais, diversas empresas e grupos de moutain bike.


Segundo o gerente de Projetos, Produtos e Pesquisas Turísticas, João Lino, o programa atraiu atletas, ecologistas e amantes de atividades de aventura de vários estados e se tornou referência para o Brasil. Ele comemora a aprovação pela Câmara do Consórcio Brasil Central, lembrando que os estados beneficiados poderão aproveitar todo o potencial das unidades de conservação em produtos turísticos que possam criar diferencial competitivo para essas localidades. 






quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VERÃO - MAIS DE 2,4 MILHÕES DE ESTRANGEIROS

VERÃO - MAIS DE 2,4 MILHÕES DE ESTRANGEIROS


A menos de um mês para o verão no hemisfério Sul, o Instituto Brasileiro de Turismo estima a chegada de 2.420 milhões de turistas estrangeiros para a temporada no Brasil. O número representa crescimento de 11% em relação ao verão passado, quando o País recebeu 2.183 milhões de visitantes do exterior, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo. O cálculo demonstra que o período, entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, corresponde a 1/3 do total de visitantes do exterior durante todo o ano de 2015 – fechado em 6,3 milhões – devido, principalmente, à alta atratividade dos estrangeiros pelos destinos de Sol e Praia.


Cálculos do MTur mostram que, caso a isenção seja permanente, o impacto na economia nacional alcançará US$ 175,2 milhões ao ano. Além disso, podemos analisar o caso da Argentina, que optou pela dispensa de vistos para norte-americanos em dezembro de 2015 e registrou aumento de 10% somente nos três primeiros meses do ano. A alta procura dos turistas internacionais pelo verão brasileiro é impulsionada, entre outras medidas, pelas campanhas publicitárias da Embratur, que visam para aumentar o fluxo de estrangeiros no País. 

Infinity Blue Resort & Spa em Balneário Camboriú

Para a próxima temporada, o Instituto preparou campanha provocativa que será veiculada até a virada do ano nas maiores emissoras de televisão do mundo: CNN, Fox, Discovery Channel e Natgeo. O convite aos turistas estrangeiros para a melhor e mais quente estação do ano no Brasil vai além da mídia televisiva: os aeroportos na Argentina, Peru, Chile, Paraguai, Colômbia e Uruguai receberão ativações publicitárias com foco no verão brasileiro.


EMBRATUR NO PERU

Membros do Comitê Descubra Brasil na AVIT 2016. Foto: Embratur

A consistente parceria da Embratur com o Comitê Descubra Brasil no Peru proporcionou a divulgação dos destinos brasileiros na mais importante feira do turismo no país sul-americano. A cidade de Arequipa recebeu a Feira Internacional de Turismo AVIT 2016, que reuniu mais de 700 operadores, representantes de companhias aéreas, hotéis e empresas de transporte turístico da América Latina para promover e conhecer as mais variadas opções de turismo de lazer. Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional do Brasil consiste na formação de comitês de promoção – denominados Visite Brasil, na Argentina, e Descubra Brasil, na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Esses grupos visam promover, divulgar e aumentar o fluxo de turistas para o Brasil.


TURISMO EM ALTA


O terceiro trimestre de 2016 marcou uma retomada consistente no faturamento das empresas turísticas. De agosto a outubro, 66% delas registraram crescimento no comparativo com o segundo trimestre. Entre os entrevistados pela pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, 61% afirmaram que irão investir no último trimestre do ano e 64% acreditam que o faturamento será maior que o mesmo período de 2015. O estudo apura o posicionamento dos responsáveis por negócios no transporte aéreo, parques e atrações turísticas, turismo receptivo, agências e operadoras de viagem, organizadoras de eventos e meios de hospedagem. Dos sete segmentos pesquisados, cinco manifestaram perspectiva de aquecimento dos negócios no último trimestre do ano. 


Destaque para transporte aéreo, onde 100% dos entrevistados afirmaram acreditar no aumento do faturamento. Entre parques e atrações turísticas o índice foi de 67% e no turismo receptivo foi de 25%.  A pesquisa foi realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Fundação Getúlio Vargas, com 927 empresas, que empregam mais de 77 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016. O levantamento apresenta os cenários macroeconômico mundial e contexto e perspectivas do Brasil, bem como aponta fatores que impactam no setor de viagens.


ABAV 2017


A ABAV NACIONAL a última reunião do ano com sua diretoria. Na oportunidade, além dos assuntos internos de praxe, a agenda tratou da apresentação de propostas de temas, ações e iniciativas a serem desenvolvidas com base nos projetos submetidos para a pauta de 2017. A vice-presidência de Capacitação e Certificação, responsável pelo ICCABAV,  trouxe uma proposta de trabalho focada em quatro eixos: Capacitação/Aprendizado, Difusão do Conhecimento, Práticas Inovadoras, e Vila do Saber 2017. O portfólio de cursos presenciais será focado em Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia, quatro áreas que mais demandam atualizações no setor de agenciamento. Os módulos de EAD, lançados este ano, ganharão uma nova plataforma, integrada a aplicativos mobile e com propostas mais diversificadas para a apresentação do conteúdo, incluindo webinars, vídeo-aulas e podcastings, entre outras. 


Da vice-presidência de Turismo Especializado também chegaram propostas para 2017. Segundo Edmar Bull, presidente dxa entidade:  "Esta é uma área com excelente potencial de trabalho e alcance, que será fortalecida na medida em que avançarmos com os resultados do Censo Big Data ABAV, a plataforma que nos auxiliará no mapeamento das especialidades de mercado das nossas agências de viagens associadas. Trabalhará também focada em eixos – Comercialização, Divulgação e Capacitação – e com estreita sinergia com o ICCABAV e a diretoria de Tecnologia e Integração, responsável pela implantação e gestão do Big Data ABAV. Atravessamos 2016 preparando nosso terreno com boas sementes. Agora é cuidar do plantio até o momento da colheita".


FEIRA DE ARTE DE FLORIANÓPOLIS


 A última edição do ano da Feira de Arte de Florianópolis, a FAF, ocorre neste sábado, 10 de dezembro, das 11h às 17h, na Casa do Teatro Armação, na Praça 15 de Novembro, centro de Florianópolis. Além da ocupação dos dois pisos frontais do sobrado com gravuras, pinturas, fotografias, encadernações, bordados sobre tecidos, design, acessórios, luminárias, aquarelas e editora de livros, haverá também a presença de escritores, fotógrafos, ceramistas e músicos na rua.


Os escritores e fotógrafos convidados são Celso Vicenzi, Jeferson Dantas, Cláudio Schuster, Markito, Anna Moraes, Pati Peccin, Dennis Radünz, Hermes Daniel, Milton Ostetto, Paulo Heise e Ronaldo D. Andrade, que lançaram livros este ano, a maioria deles recentemente. Os músicos convidados formam o "Old School Duo" com clássicos do jazz e da canção francesa. Formado por George de Farias (trompete) e John Benedit  (guitarra e voz), o duo vai apresentar standards que ficaram célebres nas vozes de Frank Sinatra, Chet Baker, Louis Armstrong, Nat King Cole e Yves Montand, além de composições autorais.


Durante esta edição também será lançado o projeto Lambe Lambe, de Rafaela Martins e Gil Guzzo, com fotos em tamanho A3 e A4. O kit é formado por um canudo, com  2 ou 3 fotos, um tubo de cola e um pincel para aplicação da imagem em paredes internas ou externas. Essa é a 32ª edição da FAF, que é organizada pelo jornalista Fifo Lima. Desde o início de agosto, a feira tem também uma sede física, a Faferia DNA de Arte, na rua Fernando Machado, 261, centro de Florianópolis, com galeria de arte em papel, cursos de arte e molduraria.


VISIT BALNEÁRIO


A primeira edição do projeto Visite Balneário Camboriú e Região organizada pelo Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau está se aproximando do fim aprovada pelos participantes e considerada um case de sucesso. Na última semana, os participantes do projeto se reuniram com a equipe do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau.Na ocasião foi apresentada a prestação de contas e já foram iniciados os planos para 2017, que ainda dependerão do apoio do novo governo municipal. Entre as ações previstas para 2017 destacam-se a participação mais ativa em eventos nacionais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Salvador, Recife e João Pessoa, reforçar o mercado de Buenos Aires (participando de eventos além da FIT), realizar um grande evento de capacitação em Córdoba e workshops em cidades ainda não visitadas em 2016, como Mendoza, Salta e Tucumán, além de seguir participando de eventos referências: FIT, FITPAR e FIEXPO. 


Também foi lembrada a necessidade de intensificar o contato e parcerias com a Embratur, Santur, Embaixadas e companhias aéreas, além de começar a planejar a possibilidade de atrair o mercado colombiano. A diretora da Secretaria de Turismo de Blumenau, Luisa Helena Siqueira Borda, agradeceu o apoio que Balneário deram ao município e disse que para ela o projeto foi um grande aprendizado. “Conseguimos mapear o nosso público, fortalecemos e criamos parcerias. Essa vivência em conjunto foi muito positiva e já estamos com ótimas expectativas para o próximo ano”, afirmou.


AEROPORTO DAS HORTÊNSIAS


Na semana que passou, Tiago Esmeraldino, proprietário da Tri Táxi Aéreo, participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Aviação Civil - SAC, Eduardo Henn Bernardi e com o coordenador geral de planejamento, Márcio Maffili Fernandes. O encontro foi pautado no aeródromo de Canela, havendo perspectivas de ser construído o aeroporto das Hortênsias. Na ocasião, foi feita uma avaliação em toda a extensão do aeródromo, para fins de verificação do estado em que se encontra bem como necessidades do local. Concluiu-se que o local se encontra em bom estado, precisando apenas de alguns reparos. Segundo os representantes da SAC, devido ao fato de o orçamento do Estado estar escasso, tiveram que escolher apenas algumas cidades para serem contempladas de imediato, sendo algumas descartadas e outras enquadradas como propensas apenas a melhorias. 


De acordo com Eduardo Henn Hernardi, a cidade de Caxias do Sul será contemplada, o que acaba por dificultar um pouco o investimento em Canela. Entretanto, serão feitas diversas melhorias no aeródromo do município. Assim, até fevereiro de 2017, será elaborado um projeto que viabiliza a concretização das melhorias, momento ao qual será visto valores a serem investidos. “A ideia é que Canela possa receber voos com até 40 pessoas, ou seja, com aviões de maior porte, aumentando desta forma o fluxo de turistas bem como favorecendo a estada por maior período aliado ao conforto da viagem”, afirmou Márcio Maffili Fernandes.


NATAL EM GRAMADO


Já planejou teu final de ano em Gramado? O Cercano, melhor e mais bem localizado hotel em Gramado, ao lado da Rua Coberta ainda tem alguns apartamentos. Novinho !


EUA & USHUAIA


Por ser um destino ícone no mundo, e que vem despertando o interesse do Continente Norte Americano, o Embaixador dos EUA visitou Ushuaia levando informações ao paraíso mais austral do planeta. Trata-se de uma ação com o envolvimento da Secretaria de Turismo de Ushuaia, cujo Secretário Juan Scherañuk recebeu a delegação americana. Na oportunidade a comitiva integrada pelo Consul Geral - Brendan O'Brien, Vice-cônsul -  Stephen Harris, Chefe da Seção de Cidadões Americanos - Holly D Wilkerson, ACS assistant -  Susana Glucksman e Valeria Legato - Visa assistant , proporcionando informações sobre os destinos americanos. O Departamento de Estado Americano está comprometido a facilitar o processo de solicitação de vistos para argentinos que queiram viajar diante do aumento da demanda que tradicionalmente ocorre antes do recesso de verão, isto é, entre os dias 24 de outubro ao dia 18 de novembro de 2016.


A Embaixada dos Estados Unidos na Argentina realizou pela segunda vez esse en contro denominado “Súper-Noviembre”, que permite responder a todas as solicitações. Durante este mês foi possível aumentar a disponibilidade de entrevistas consulares, reduzir o tempo de espera das mesmas e processar mais de 43.000 solicitações, conseguindo assim outorgar mais vistos que qualquer outro posto de emissão de vistos dos Estados Unidos no mundo nesse período.

Clique na imagem para ampliá-la

PARQUE NACIONAL


Falando na Argentina, pronta a compor a oferta do segmento de turismo de natureza e aventura no País, a província de Chaco, no Nordeste da Argentina, aproveitou a Adventure Sports Fair, em São Paulo, para detalhar o projeto de inauguração do El Impenetrable. O parque, com 1.250 hectares de área e dono de uma vegetação natural, intacta e fechada, é a nova aposta da região para estimular o ecoturismo e conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que já aportou US$ 5 milhões na fase do Plano Master, a ser completada em abril do próximo ano. Adrián Contreras, que responde pela coordenação das ações em torno do parque nacional El Impenetrable, reitera que Chaco conta com fortes atrativos à disposição do turista brasileiro. 


Da mesma forma integram o apelo ao turista, conforme Contreras, a intensa vida noturna e cultural de Resistência, com música e gastronomia baseada em pescados e carnes; a vocação para eventos e capacidade para abrigar encontros de grande porte; completando com o artesanato em madeira entalhada, feito por aborígenes e crioulos descendentes dos povos originários de Chaco. A tradição da Argentina em diversificar as experiências de viagens para o trade nacional se confirma com a primeira grande ação promocional de Chaco em terras brasileiras. A aproximação com o trade, em especial operadoras e agências que comercializam o produto natureza é um dos ganhos dessa presença, no entender de Jaime Ríos, da Jaime Ríos Marketing Turístico, que trabalha ativamente para unir os interesses de Chaco e do mercado turístico do País.

Hotel Posada Los Alamos - Nossa casa em El Calafate

CORAL ARGENTINO DE DE NATAL


Consulado da Argentina em Florianópolis, apresenta neste sábado, no Costão do Santinho Resort, dois grandes coros da Argentina: O Coro da Universidade de East regido por Noelia Di Santo e Chorus Jovem Instituto Cultural |Britânico Argentino de La Plata, regido por  Juan Martí. O eventyo acntecerá neste proximo dia 10, na Sala Vila do Porto. A entrada é gratuíta. 


BELLA DA SEMANA


Depois das fotos da bela Monique Helena, quem completa a dupla dos ensaios especiais de Natal do Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) é a catarinense Dieimi Sherllon. Em trajes natalinos e interpretando uma mamãe Noel bem, é o segundo presente do site a todos os assinante. “Espero que gostem muito, esse ensaio foi especial e pensado em vocês a cada momento. Desejo um Natal de muito amor, alegria e que esse presente para vocês deixe tudo melhor ainda!”. Na próxima semana as duas, Monique e Dieimi, aparecerão juntinhas nas fotos, prontas para tornar o Natal uma data muito mais feliz.