GRAMADO - ESPÍRITO NATALINO
A cidade onde tudo funciona em favor do turismo e do turista. Deveria exigir passaporte. Gramado transpira turismo o ano todo e, nesta época, preparar o espírito de Natal é um trabalho que dura o ano inteiro. Apesar de ser tradicionalmente um destino de inverno, é nas férias de fim de ano, sob o sol quente de verão, que a cidade se transforma em uma versão nacional do Polo Norte e recebe seu maior fluxo de visitantes. De novembro a janeiro, serão nada menos do que 2 milhões de turistas, ou 57 vezes a população do município gaúcho, segundo dados da prefeitura.
Hotel Cercano - O mais central e confortável
Uma rede hoteleira fenomenal, um roteiro gastronômico invejável e para todos os gostos. Uma cidade para se viver em todas as épocas. Vale lembrar que o Natal Luz é hoje o maior trunfo de marketing – e de arrecadação – para a economia local. Desfiles com renas, bonecos de neve e bonequinhos de chumbo inspirados nas paradas noturnas da Disney, além de apresentações com corais, orquestras e bailarinos, tornaram o Natal de Gramado conhecido nacionalmente e são hoje os responsáveis por atrair 30% dos visitantes que passam pela cidade anualmente. Uma ferramenta eficiente de marketing para a cidade.
A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, admite que a prefeitura não costuma investir em divulgação. “Através dos eventos, não só do de Natal, mas também dos festivais de cinema, música e Páscoa, conseguimos mídia espontânea.”
Pena, por conta de uma falta de visão extrema. não ter mais o Chocofest, que fazia À Páscoa também virar mágica e que não durava apenas um final de semana, mas no mínimo um mês. No site de dicas de viagem e avaliação de estabelecimentos Trip Advisor, Gramado aparece entre os três melhores destinos do País há três anos. Segundo a porta-voz do Trip Advisor no Brasil, Claudia Martinelli, a qualidade do serviço prestado, principalmente nos hotéis, levou Gramado ao topo do ranking.
Clique na imagem para ampliá-la
Toda a estrutura da cidade está voltada para o turismo. Os empreendedores têm capacidade para inovar sempre, mantendo um dinamismo fenomenal. Gramado realmente é um outro país em qualquer época do ano. É lá que está também o melhor SPA do mundo, o premiado KUROTEL.
FOOD TRUCKS & ALPEM PARK
O Alpen Park, de Canela (RS), anuncia mais uma temporada do Alpen Food Park para os visitantes. O evento, que reúne food trucks no estacionamento do parque de turismo e aventura, vai até o dia 15 de janeiro de 2017 com três fases. Nesta segunda fase, serão dois participantes: Shrimp & Bull Food Truck e Farofas. O Farofas traz espetinhos especiais e a especialidade do Shrimp & Bull Food Truck são os petiscos e os hambúrgueres. Os dois food trucks ficarão estacionados em frente ao Alpen Blizzard, a maior montanha-russa de aço do Rio Grande do Sul. Na terceira fase, participará também o Bon Gourmet. A entrada no Alpen Park é gratuita e o visitante pode adquirir ingresso para cada atração separadamente, ou comprar um passaporte, que dá direito a cinco atrações (Trenó, Alpen Blizzard, Cinema 4D, Alpen Interactive e Alpen Car), quantas vezes quiser. Com mais de 15 atividades, o parque abre todos os dias, das 9h até às 18h.
CEIA DE NATAL
O Infinity Blue Resort & Spa criou um menu especial para a ceia de Natal, que unido aos shows, decoração e a presença do Papai Noel, vai deixar essa celebração em família ainda mais emocionante. Saiba mais em https://goo.gl/sioQYI. Reserve pelo (47) 3261-0300.
BC BY BUS
Até o dia 24 de dezembro os moradores da região da Costa Verde & Mar contam com tarifa promocional para o passeio turístico pelas cidades de Balneário Camboriú e Itajaí a bordo do BC by Bus. Os ingressos com mais de 50% de desconto, devem ser reservados antecipadamente no quiosque de vendas do Atlântico Shopping, em Balneário Camboriú, pelo telefone 47-4108-0660 ou pelo Whatsapp no número 47 99757-8535. Para participar é necessário apresentar documento e comprovante de residência além de 1kg de alimento não perecível, que será doado para entidades filantrópicas da região. A promoção é válida para quem residir em Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
BELLAS DA SEMANA
O Bella da Semana (www.belladasemana.com.br) preparou mais uma parte do ensaio – a sobremesa, a cereja do bolo, mais um pouquinho do presente de Natal mais gostoso da Internet! A dupla Monique Helena e Dieimi Sherllon retornaram ao site nesta quarta-feira, 21, com a segunda parte do ensaio especial – duplo.
EMBRATUR & UNEDESTINOS
A Embratur realizou um workshop com foco no segmento MICE com a Unedestinos, com objetivo de definir novas e mais eficazes estratégias para aperfeiçoar a promoção dos destinos brasileiros no Brasil e no exterior, bem como potencializar a captação e promoção de eventos. Os representantes da União Nacional dos Conventions e Entidades de Destinos contaram com a expertise da Embratur no setor de Meetings, Incentives, Congress & Events (MICE), visando alinhar ações táticas e operacionais dos planos para o turismo brasileiro. A Unedestinos é uma organização não governamental especializada na promoção de destinos, pesquisas, geração de conteúdo, programas de capacitação, apoio e captação de eventos em geral.
TECNOLOGIA PARA O TURISMO
A ABAV-PR está desenvolvendo e planejando a I Mostra de Tecnologia para o Turismo, que vai compor um dos eventos paralelos do seu 23º Salão Paranaense de Turismo, ao lado da 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná e da programação de qualificação técnica. “Nossa intenção é mostrar o impacto das novas tecnologias no Turismo, trazendo para o trade as inovações, tendências e o olhar tecnológico do amanhã no turismo”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “A tecnologia é o ponto convergente entre os negócios e as tendências que queremos discutir no Salão. Aplicada ao turismo, a tecnologia agiliza e facilita processos internos, aproxima pessoas e cria novos produtos e canais de distribuição”, cunclui Kempe. A ABAV-PR está agora formatando a mostra, reunindo expositores e debatedores, para tornar o evento marcante para o setor.
Realizada em parceria com o Sebrae Paraná, a ABAV-PR abre este espaço que mescla exposição e painéis, que visam demonstrar e discutir temas emergentes da tecnologia que impactam o Turismo, como: realidade virtual como inspiração e entretenimento para as viagens; interfaces que permitem a maior participação e interação do cliente; sistemas de gestão que integram departamentos; sensores de localização que conferem dados precisos para melhorar fluxos de pessoas em qualquer lugar; comunicação mobile e digital e muito mais.
A ABAV-PR está desenvolvendo e planejando a I Mostra de Tecnologia para o Turismo, que vai compor um dos eventos paralelos do seu 23º Salão Paranaense de Turismo, ao lado da 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná e da programação de qualificação técnica. “Nossa intenção é mostrar o impacto das novas tecnologias no Turismo, trazendo para o trade as inovações, tendências e o olhar tecnológico do amanhã no turismo”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. “A tecnologia é o ponto convergente entre os negócios e as tendências que queremos discutir no Salão. Aplicada ao turismo, a tecnologia agiliza e facilita processos internos, aproxima pessoas e cria novos produtos e canais de distribuição”, cunclui Kempe. A ABAV-PR está agora formatando a mostra, reunindo expositores e debatedores, para tornar o evento marcante para o setor.
Realizada em parceria com o Sebrae Paraná, a ABAV-PR abre este espaço que mescla exposição e painéis, que visam demonstrar e discutir temas emergentes da tecnologia que impactam o Turismo, como: realidade virtual como inspiração e entretenimento para as viagens; interfaces que permitem a maior participação e interação do cliente; sistemas de gestão que integram departamentos; sensores de localização que conferem dados precisos para melhorar fluxos de pessoas em qualquer lugar; comunicação mobile e digital e muito mais.
FESTIVAL JPA
2017 prometo, segundo os grandes economistas, um ano de recuperação e já é claro que a mola mestra desse gigante chamado Brasil é a sua força turística. Com olhos sempre atentos, o Festival do Turismo de João Pessoa, mais conhecido como Festival JPA, que tem o objetivo de reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado, já está com as inscrições abertas para o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil que conta com capacitações, palestras, workshops e inúmeros eventos paralelos. e alguns eventos em paralelo.
Em sua 6ª edição, que aconteceu em outubro de 2016, circularam pelo pavilhão do Centro de Convenções de João Pessoa 3424 profissionais de turismo, um acréscimo de 14% em relação ao ano anterior. Contou com 207 stands, um crescimento de 10,1% comparando com 2015. Entre as empresas expositoras, 33 eram internacionais, o que também resultou num aumento de 10%. Pela primeira vez recebeu o PANROTAS next, que aconteceu paralelo ao evento e novamente o Fórum de gestão de viagens corporativas em parceria com a ABRACORP. Reserve seu stand.
DESTINO PARAÍBA
Falando nisso, o Destino Paraíba participou de 15 feiras nacionais e internacionais e promoveu 35 capacitações com agentes de viagem no Brasil e no exterior durante o ano de 2016. Mais de 25 mil profissionais do turismo estiveram no estande da Paraíba e mais de 2,4 mil agentes de viagens participaram das capacitações promovidas pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, secção Paraíba (ABIH). Os números foram apresentados aos representantes das associações que integram o trade turístico paraibano pela presidente da PBTur, Ruth Avelino, no auditório da estatal do Turismo, em João Pessoa, para apresentação de projetos e balanços de ações e atividades do setor turístico em 2016 e o calendário de eventos para 2017.
Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS
Diante desta geografia única no planeta, que é o Marco das Três Fronteiras, onde dois rios e três países se unem, os visitantes ganharam nesta quarta-feira, 21 dezembro, um marco revitalizado, além de novas e envolventes atrações turísticas. O Marco das Três Fronteiras tornou-se um espaço com mais infraestrutura para celebrar a união do Brasil, da Argentina e do Paraguai, resgatando a história da região, fortemente relacionada às Missões Jesuíticas. A estrutura agrega mais valor cultural ao destino turístico – um marco geográfico único no país que merece um projeto arrojado e envolvente. Por isso, o Grupo Cataratas dedicou esforços para valorizar ainda mais esta localidade, que passará a ser referência para os moradores da região e turistas, fortalecendo sempre mais a cidade como um dos melhores destinos do país.
O Grupo Cataratas é uma empresa privada, responsável pelo investimento, gestão e operação do atrativo. O projeto completo do Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras está próximo de concluir a segunda fase de revitalização, o que vai garantir e despertar diferentes sentidos nos visitantes. Serão investidos mais de R$ 27 milhões para concluir todo o Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras. O atrativo sinalizará um novo momento ao turismo de Foz do Iguaçu e à cultura da região.
AVIANCA & FOZ IGUAÇU
Falando nisso, a Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, anunciou nesta quarta-feira (21) que iniciará operações regulares em Foz de Iguaçu (Paraná) a partir do dia 6 de março de 2017. O novo destino será atendido com voos diários, diretos, de e para o aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. O novo voo, de numeração 6184, partirá de Guarulhos às 12:20, chegando ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas às 14:10. No sentido inverso, o voo 6185 partirá da cidade paranaense às 14:43, aterrissando em São Paulo às 16:30. A operação será efetuada com aeronaves Airbus A320. Os bilhetes já estão disponíveis para compra pelo site da companhia (www.avianca.com.br) , pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades) e via agências de viagens.
MERGULHANDO EM NOBRES
Agora está mais fácil ainda. Já está pavimentado 57km da rodovia MT-241, trecho que liga o Nobres ao distrito de Bom Jardim, viabilizando a saudável competitividade de Mato Grosso no turismo em relação aos outros estados. O carro-chefe do turismo local para competir, por exemplo, com as atrações de Bonito no Mato Grosso do Sul é o município de Nobres, localizado a 125 Km de Cuiabá. Marcada por um cenário suntuoso de paredões e morros que evidenciam as belezas naturais da região, o trajeto é um prefácio das múltiplas atrações do distrito de Vila de Bom Jardim, conhecido pelas quantidades de pousadas que aglomera e pelos roteiros de flutuação em águas translúcidas – cenário semelhante ao de Bonito, município turístico comparado por Taques a Nobres.
CHILE NA VANGUARDA
É mais do que na hora de copiarmos exemplos fenomenais que irão facilitar e baratear a nossa vida. O crescimento da energia solar no Chile tem sido tão grande que, em algumas partes do país, a eletricidade renovável chegou ao preço zero aos consumidores durante 113 dias. No ano passado, isso aconteceu por 192 dias. É esperado que neste ano o período seja ainda maior. O maior problema do Chile ainda são as redes de transmissão, dificuldade semelhante ao que acontece no Brasil, com usinas eólicas paradas por falta de estrutura para o transporte da energia. Para resolver esse problema, o governo local anunciou o plano de construir uma grande linha de transmissão com três mil quilômetros, que deve ligar as duas grades de rede até 2017. Outra linha, com 753 quilômetros deve ajudar a resolver os congestionamentos e nas linhas da rede central de distribuição, onde os excedentes de energia fizeram os preços caírem a zero.
Hotel Posada nos Alamos, a nossa casa em El Calafate
ARGENTINA & CHILE
Falando nisso, Argentina e Chile sentam-se a mesa para criarem um circuito que conecta os parques nacionais e reservas naturais da Patagônia, no sul, de frente para ambos os países e a promoção do turismo internacional juntos. "Tomamos o exemplo de outros países que se juntam para venderem seus destinos a oferta mundial, gastando metade e dobrando os resultados". A Reunião Binacional de Ministros da Argentina e do Chile, aconteceu no Palacio San Martin, sede do Ministério das Relações Exteriores. Após a reunião de ministros e área de equipes técnicas, foi assinado um memorando de entendimento com o objectivo de promover, desenvolver e fortalecer as relações bilaterais de turismo, pois estão convencidos da importância do turismo como um gerador de emprego e renda, e sua contribuição para o crescimento e desenvolvimento econômico das ações e que um plano de ação será criado até 2020.
Para quem está em Ushuaia, o Chile fica do outro lado do Canal de Beagle. Do restaurante mais astral do mundo, o La Mesita de Almanza, onde se come um "Vulcão de Centolla", inigualável em qualquer lugar do planeta, da para se avistar o Chile a olho nu. Meu amigo Lito Lavia, proprietário do restaurante, ia de barquinho ver sua namorada chilena, sua esposa ha longos e longos anos.
Clique na imagem para ampliá-la
Cilene del Faro, nossa casa em Ushuaia