WISH RESORT GOLF CONVENTION EM FOZ DO IGUAÇU SEDIOU ENCONTRO DE LÍDERES
Terminou no Wish Resort Golf Convention, em Foz do Iguaçu/PR, um dos mais inovadores eventos sobre o turismo no Brasil: o Encontro de Líderes, reunião que tem como missão posicionar a área no centro da agenda econômica do país. O Encontro de Líderes reúne a iniciativa privada, bancos nacionais e internacionais, agências de fomento, fundos de investimentos e o setor público. Tem como objetivo ampliar conhecimento de valor, elevar o networking dos participantes, promover reuniões de negócio e desenvolver ações futuras para o desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. Na agenda estão previstos painéis, palestras e entrevistas com conteúdo técnico sobre como e onde captar investimentos, de forma que o público participante ganhe conhecimento para promover o crescimento do setor. Também estão previstos espaços e momentos de relacionamento com intuito de proporcionar sinergia e identificação de oportunidades de negócios. Em sua primeira edição, o Encontro de Líderes atrai os principais atores e investidores do turismo. A programação se estende até o próximo dia 17 de maio e a realização é uma iniciativa da parceria entre Mercado & Eventos e a Promo Marketing Inteligente.
Em seu discurso de abertura do Encontro de Líderes, após cumprimentar as autoridades presentes, o presidente do MERCADO & EVENTOS, Roy Taylor, destacou o valor histórico destes dois dias de evento em Foz do Iguaçu. Para ele, o País vive um momento único de otimismo. E para que o setor volte a crescer são necessários investimentos e, sobretudo, um ambiente de negócios amigável. “É com base nisso que iremos discutir e, porque não, pautar o futuro de sucesso do Turismo no Brasil”, disse. “Foi para isso que criamos, junto com a PROMO, o Encontro de Líderes. Não acreditamos que o papel da imprensa se resume apenas a noticiar. Informar segue sendo a nossa principal missão, no entanto, nunca fugimos da responsabilidade de contribuir para o crescimento do setor. É evidente que publicar de uma forma sóbria e honesta tudo que acontece no Turismo é também uma forma de ajudar no desenvolvimento da nossa indústria, mas sabemos que podemos fazer mais”, complementou.
AVIANCA BRASIL PROIBIDA DE EMITIR PASSAGENS
A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) suspendeu a venda de bilhetes da Avianca Brasil. O órgão ordenou que nenhuma parceira emita bilhetes, além de orientar membros para liquidar contas em aberto diretamente com a companhia aérea, além de procedimentos para sanar qualquer débito ou pendência com a operadora. Para quem adquiriu passagem por meio de uma agência, recomenda-se que procure a empresa. A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata – International Air Transport Association) confirma que suspendeu a companhia aérea brasileira Ocean Air, que opera como Avianca Brasil (O6/247), do Bank Settlement Plan (BSP) da Iata no dia 14 de maio de 2019. Isto ocorreu logo após a Ocean Air ter sido suspensa da Iata Clearing House (ICH) no dia 8 de maio de 2019. As duas decisões foram tomadas com base nos regulamentos do BSP e da ICH, após a
Por conta disso, Avianca Brasil sofreu ontem, nesta sexta-feira (17) com a paralisação dos funcionários nos aeroportos de Rio de Janeiro e São Paulo. No aeroporto de Congonhas, três voos da companhia foram cancelados. No Aeroporto Santos Dumont, tripulantes fazem protesto desde às 6 horas da manhã. Dois voos que iriam para São Paulo foram cancelados, além de um que iria para Brasília. O protesto é contra demissões e salários atrasados. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), desde segunda dia 13 a empresa iniciou as demissões. Até o momento, cerca de 600 demissões já foram efetuadas. No total serão cerca de 200 pilotos e 700 comissários até esta quinta-feira (16). O SNA ressalta que está acompanhando e assessorando os tripulantes convocados para desligamento.
Cabe lembrar que a Iata deve ser chamada em qualquer processo judicial, como letisconsorte, já que segundo ela uma das sua principais prerrogativas é a "preocupação em relação à segurança e o bem estar dos passageiros". A Iata recebe ganha pra isso e além disso, se o volume de vendas de uma agência for superior a determinado valor é obrigatório recorrer aos serviços de uma operadora de viagens ou obter o registro IATA para a emissão de passagens aéreas internacionais, cujo capital social requerido pela IATA era e R$ 75mil + a exigência de três funcionários contratados e com experiência no mercado. A IATA esfola e cobra muito bem, na hora de ajudar, faz o que fez.
Não deixe para depois. Escolha um feriado, um final de semana antes que todos fiquem os finais de semana fiquem lotados durante a melhor temporada na Serra Catarinense
EMBRATUR E O CORTE DE GASTOS
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) efetuou um corte de 18% do que estava previsto para o ano nos contratos de natureza continuadas, com revisão de todos eles na área meio, mais especificamente na gestão administrativa. Ao todo, no ano passado, estes contratos estavam em mais de R$ 2 milhões. Para 2019, a supressão foi de quase R$ 600 mil. De acordo com o diretor de Gestão Interna do Instituto, Leônidas Oliveira, foram poupados serviços de copeiro, reformas na infraestrutura da sede, redução de motoristas, compra de computadores e demais serviços na área de tecnologia da informação. “O foco do trabalho é utilizar essa contenção e investir na área fim, que é a promoção internacional dos destinos brasileiros do exterior. Com mais investimento, melhor será nossa atuação no exterior”, disse o diretor. Cabe lembrar que jamais atingiremos a meta de dobrar o número de turistas estrangeiros no Brasil uma vez que o orçamento da Embratur para promoção do Brasil no exterior este ano é de US$ 8 milhões. Já os nossos vizinhos sul-americanos, como, Colômbia, Peru e Argentina aportam recursos da ordem de US$ 100 milhões, US$ 95 milhões e US$ 80 milhões, respectivamente.
Cabe ainda comentar que na sexta-feira passada, o Diário Oficial publicou a nomeação de Paulo Senise para a presidência da Embratur. Senise já estava despachando na sede da Embratur quando foi surpreendido pela anulação de sua nomeação. Segundo "O Antagonista", para o seu lugar, Bolsonaro colocou Gilson Machado Neto. E quem é Machado Neto? É conhecido como sanfoneiro, integrante da banda de forró eletrônico Brucelose, apoiador de Bolsonaro na campanha. Ele também foi autuado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por infringir regras de turismo sustentável em sua pousada, localizada em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas.
RESTITUIÇÃO DE IMPOSTOS PARA TURISTAS ESTRANGEIROS AVANÇA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A CTur (Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados) aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 353/2017, que cria o Programa Tax Free no Brasil. A medida visa garantir a restituição dos impostos pagos pelos turistas nas compras feitas durante viagens pelos destinos brasileiros, da mesma forma que já ocorre em países da União Europeia. O projeto aprovado pela Comissão de Turismo, segue agora para apreciação e votação na Comissão de Finanças e Tributação e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, a matéria segue para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. Então, com a agilidade do congresso, daqui alguns anos isso poderá sair do papel.
ABRACORP SE POSICIONA A FAVOR DO "TAX FREE"
O presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Carlos Prado, manifesta apoio da entidade à aprovação, em 14/06, pela Comissão de Turismo da Câmara, do parecer sobre restituição de impostos a turistas estrangeiros, ao saírem do país. Trata-se do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 353/2017, que institui o Programa 'Tax Free'. "Merece nosso aplauso o encaminhamento da matéria. A renúncia tributária aos turistas estrangeiros vem ao encontro das outras medidas em curso, que buscam aumentar a atratividade do nosso país enquanto destino turístico. E contribui para reduzir o peso do chamado custo Brasil", salienta Carlos Prado. O executivo acrescenta que "essa medida constitui um gesto institucional relevante, tanto para o incremento do turismo a lazer quanto para a agenda de viagens corporativas. Em última análise, constitui um investimento baixo do país se comparado ao retorno, em termos de imagem, reciprocidade e fortalecimento da hospitalidade brasileira".
Não perca a maratona mais austral do planeta. Inscreva-se !
32º ENCATHO & EXPROTEL
A SSP-SC através do Tenente Coronel PM-SC Aldo Nunes e do Major Gabriel Tossulino, esteve presente na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC para conhecer e tratar dos detalhes da participação da entidade no Encatho&Exprotel. O ponto principal será a segurança tanto dos meios de hospedagens , turistas e entorno. O intuito é informação de qualidade e parcerias futuras para um estado cada vez mais tranquilo e provedor de lazer a todos.
Se você está em busca de uma experiência diferenciada, encontre no Pratas Thermas Resort um novo conceito em atendimento e hospedagem. O Resort está localizado as margens do Rio Uruguai, e é envolvido por uma ampla área verde, que proporciona toda a tranquilidade e beleza que ele pode oferecer. Com estrutura termomineral, o Resort oferece em todas as temporadas opções de lazer e conforto garantindo. Jantar à luz de velas, clima romântico, flores, espumante, pratos especiais, música ambiente e muito mais para deixar seu dia dos namorados mais do que especial. Reserve sua suíte com decoração especial para celebrar o amor.
MATURIDADE DIGITAL DA HOTELARIA CATARINENSE
Paulo Kendzerski é Presidente do Instituto da Transformação Digital, Articulador POA_Inquieta, Idealizador projeto SER_ECO_Criativa (Serra Economia Criativa), Diretor-presidente da agência WBI ON LIFE, Especialista em Planejamento Estratégico Digital, Consultor em mais de 500 projetos de Inovação, Larga experiência em campanhas omnichannel, Autor do livro “Web Marketing e Comunicação Digital”, Co-autor do livro “Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação e Co-autor do livro “Gigante de Vendas”.
Com o objetivo de auxiliar empresários a obter conhecimentos para a correta adequação às mudanças da Era Digital, Paulo Kendzerski, vai ministrar no Encatho 2019 a palestra “O Impacto da Transformação Digital na Hotelaria”. Além de debater o importante tema, o especialista apresentará o estudo da “Maturidade Digital da Hotelaria Catarinense”, fruto do trabalho que uma equipe vem desenvolvendo com meios de hospedagem de Santa Catarina. Realizado pelo ITD – Instituto da Transformação Digital, em parceria com a ABIH-SC – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina, o estudo da “Maturidade Digital da Hotelaria Catarinense”, pretende compreender e mapear este novo cenário no setor.
Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Osmar José Vailatti, “A necessidade de mudanças é uma tendência inevitável, mas saber onde começar e quais ferramentas utilizar é fundamental. Este estudo e a palestra do Paulo fornecerão subsídios para as empresas realizarem a Transformação Digital de forma efetiva e eficiente, alcançando crescimento sustentável e duradouro”, afirma Vailatti.
O enfoque da palestra é sobre a utilização das ferramentas de inteligência como estratégia para alavancar os negócios, e destina-se a empresários e profissionais de todos os setores econômicos, interessados em melhorar sua performance na área digital. A palestra acontece no dia 14 de agosto e faz parte da programação da 32ª edição do Encatho & Exprotel, que acontece de 13 a 15 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. O acesso ao evento é gratuito e a inscrição pode ser feita pelo site www.encatho.com.br
O especialista explica que o advento da internet mudou por completo a era dos relacionamentos e a forma como o consumidor interage com suas marcas preferidas. Ele afirmou que muitas empresas e organizações continuam seguindo estratégicas do século passado para influenciar seus públicos. Entre os destaques que fazem parte da pesquisa e serão apresentados na palestra estão a avaliação de critérios como gestão de presença online, inteligência digital, canal de negócios e interação com o consumidor. Esta mesma pesquisa foi aplicada com os associados da ABIH-RS e, segundo Paulo Kendzerski, a análise destes pontos permite concluir que, embora as marcas estejam presentes no ambiente digital, elas ainda pensam e atuam de forma analógica. Os interessados em participar do evento apresentando seus produtos e serviços podem solicitar proposta através do fone: (48) 3222-8492, pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
VENDA DE PASSAGENS CRESCE PARA TERCEIRA IDADE
As vendas de passagens aéreas para a terceira idade cresceram 22,94% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do exercício anterior. É o que revela recente pesquisa da agência virtual ViajaNet, que comparou o volume de bilhetes negociados na plataforma entre janeiro e março de 2018 e 2019. O crescimento nas vendas de passagens para os passageiros acima de 65 anos é reflexo também do maior volume de busca registrado no site ViajaNet no período. Entre janeiro e março de 2019, as pesquisas feitas na plataforma por este público cresceram 46,43% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. Segundo Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet, os passageiros acima de 65 anos são, de fato, um potencial consumidor para as companhias aéreas.
Meat Shop - Jurerê Internacional
SANTUR & BNDS
Foto: Saul Oliveira
O presidente do BNDES, Joaquim Levy, em sua passagem por Joinville nesta sexta-feira, dia 17, esteve com os presidentes da Santur, Flavia Didomenico, e da SC Par, Gustavo Pereira. Na pauta do encontro, o mapeamento de projetos de investimentos futuros para Santa Catarina. O BNDES já conta com forte presença no Oeste de SC, sobretudo no segmento de equipamentos agrícolas. O presidente Levy vislumbra a possibilidade de diversificação de crédito para a iniciativa privada, com o início do diálogo entre a Santur e SC Par.
Foto: Saul Oliveira
Ambos os órgãos de Santa Catarina devem elaborar em breve uma agenda de trabalho conjunto para mapear as principais demandas de projetos das regiões turísticas. Além dos presidentes dos três órgãos, participaram do encontro o chefe do departamento de originação Sul e Sudeste, Guilherme Montoro, o chefe de departamento de fomento, Ruy Gomes e o assessor da presidência, Gustavo Kurrle.
O MEETING BRASIL é realizado pela empresa Expan + "Inteligência em Turismo", já por 23 edições realiza ações comerciais em outros países da América do Sul. Com ampla experiência no mercado, tem como principal objetivo a promoção do turismo Brasileiro (hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos) para a geração de novos negócios entre empresários do Brasil com Operadoras de Turismo e Agencias de Viagem dos principais mercados Latino Americanos através de consultoria e encontros comerciais.
PROMOÇÃO TURÍSTICA EM MANDARIM
Como parte da estratégia de aumentar em até 50% o número de turistas chineses que visitam o Brasil até 2022, o Instituto Brasileiro do Turismo lançou ferramentas eletrônicas de promoção do turismo em mandarim, na ITB China, um dos maiores eventos do setor, que acontecerá em Xangai. Até então, as ferramentas Market Place, voltada para negócios (B2B), e o Visit Brasil Academy, plataforma de treinamento à distância para profissionais do setor, estavam disponíveis apenas em português, inglês e espanhol. Esta segunda ferramenta é para profissionais estrangeiros, para que se eduquem e se tornem especialistas em Brasil, para que, com isso, ofereçam mais e melhores destinos brasileiros a seus clientes. O estande da Embratur na ITB China terá 15 expositores, entre operadoras de turismo, empresas aéreas, o aeroporto do Galeão e representantes de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Manaus. O foco da promoção será cultura, ecoturismo e negócios. Estão previstas apresentações culturais e degustações de caipirinha. No ano passado, o Brasil recebeu 60.503 turistas chineses, número praticamente estável em relação ao total de 2017 (61.250). Atualmente, a China é o 20º maior emissor de turistas para o Brasil.
[ Tomato Cucina & Vino, o melhor endereço gastronômico italiano de Florianópolis - Ali na Lagoa da Conceição.
1ª BATALHA DOS CHEFES NA 10ª EDIÇÃO DO BALNEÁRIO SABOROSO
Uma ação inédita vai marcar a edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso. A 1ª Batalha dos Chefes de Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar acaba de abrir as inscrições e acontece paralelamente à programação do festival com o objetivo de valorizar os profissionais, incentivar a competitividade e a criatividade. O evento é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e as inscrições são gratuitas, além de limitadas. A ação valoriza a cultura gastronômica regional com receitas autorais ou revisitadas, sendo que a tainha será ingrediente obrigatório do prato. “A ideia de ter um ingrediente principal para dar a base na receita foi inspirada nas grandes competições de culinária. Nossa região possui uma cultura muito açoriana e uma infinidade de ingredientes que são característicos daqui. Como a época do festival é também tradicionalmente conhecida como a época da tainha, resolvemos escolhe-la para ser o destaque das receitas”, explica o Presidente do Comitê Organizador do festival, Rafael Scalco.
Pode participar da batalha todo cozinheiro profissional com experiência comprovada de pelo menos dois anos ou então com profissional com formação tecnóloga ou superior e que seja residente de alguma das seguintes cidades: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Serão avaliados critérios como criatividade, originalidade, sabor e apresentação do prato durante cinco etapas até a grande final, que acontece dia 3 de julho, em uma batalha ao vivo e aberta ao público. O 1° colocado recebe um prêmio no valor de R$ 1 mil, bolsa integral de Especialização na Univali, além da medalha e troféu. Já o 2° colocado recebe uma medalha e um KIT de presente da Eisenbahn. Os interessados em participar da 1ª Batalha dos Chefes, deverão fazer sua inscrição através do formulário disponibilizado pela organização no site oficial:
Bolo da Madre São José - SC. Todo dia tem uma promoção.