sábado, 14 de março de 2015

AVIÕES VAZIOS

AVIÕES VAZIOS


É hora dos hotéis, resorts, pousadas, operadoras, agências de viagens... enfim, o trade, acordarem para essa realidade, baixando os preços e aproveitando a maré dos feriadões e do dólar em alta. Estou recebendo propagandas para os feriadões e estou me assustando com os preços aqui no Brasil. Os hotéis e demais ainda não caíram na real. A intenção do brasileiro realmente e viajar pelo seu país. Veja como saiu o voo 950, terça-feira à noite, da American Airlines, de Guarulhos para Nova York. Completamente vazio. É o efeito do dólar a R$ 3,11. Empatar, em época de crise, é lucro.

PELO BRASIL


Tanto que o Ministério do Turismo divulgou um levantamento sobre a intenção de viagem do brasileiro pelos próximos seis meses. A maior parte dos viajantes entrevistados em fevereiro escolheu um destino brasileiro (73,2%), na região Nordeste (45,1%) e elegeu a casa de parentes e amigos para se hospedar. Entre os que ganham R$ 2.101 e R$ 4.800 o aumento foi de mais de seis pontos percentuais, passando de 45,3% para 51,6%. O levantamento mostra que a intenção de viajar pelo Brasil aumentou de 67,8% em fevereiro de 2014 para 73,2% este ano. "O mercado interno continua sendo a principal alavanca para o setor turístico no Brasil”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages.


CÂMARA DE TURISMO


A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados também de na última quarta-feira (11) para debater a agenda prioritária do setor. O ministro do turismo, Vinicius Lages, participou da sessão e ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento da economia. “Estamos num momento especialmente desafiador para a economia e o turismo pode contribuir para uma agenda positiva para o país, com a geração de empregos, renda e divisas, além do potencial de desenvolvimento regional. Contamos com o esforço integrado do congresso brasileiro para enfrentar as barreiras que ainda temos no setor”, afirmou Lages.


MÃO DE OBRA

Entre as prioridades do turismo destacadas pelo ministro Vinicius Lages, destacam-se a agenda de qualificação da mão-de-obra do setor, a regulação, os investimentos em infraestrutura turística e a promoção do Brasil para brasileiros e no exterior. Lages ressaltou, ainda, que o Brasil deve aproveitar a oportunidade de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para atrair ainda mais estrangeiros ao país, não só no período do evento.


DEBATENDO O TURISMO


Dando continuidade as ações do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau foi promovido nesta quarta-feira, 11, o “2º Convention Se Encontra”, que visa integrar o trade turístico da cidade. O café da manhã aconteceu no Hotel Slaviero Conceptual Brut e reuniu mais de 30 empresários. Na ocasião, a presidente da entidade, Margot Rosenbrock Libório, repassou detalhes das ações que o BC Convention vem desenvolvendo. Entre elas, destacou a participação da entidade no Grupo de Trabalho Estadual que debate sobre o Turismo MICE. 


O encontro contou ainda com a presença do secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider. Na oportunidade, ele falou sobre a recente ida a Portugal, para a Feira Internacional do Turismo (BTL), em Lisboa.  “Abrimos uma nova porta, é um grande desafio, pois lá ninguém conhece SC". Ele ainda acrescentou que neste ano o calendário da Secretaria prevê que BC seja divulgada em 90 eventos nacionais e internacionais.


CENTRO DE EVENTOS

Ademar Schneider - Secr. Turismo de Balneário Camboriú 

O Centro de Eventos, um anseio do trade, também foi pauta no encontro. Schneider destacou o que a administração municipal tem feito para garantir o projeto e não perder o recurso federal de R$ 55 milhões. A proposta do “Convention Se Encontra” foi muito bem aceita pelos presentes. Descontraídos, os empresários estreitam relações, se aproximam e tornam-se parceiros em uma causa maior, que é o turismo de qualidade. Ainda durante o evento, foram apresentados novos associados do BC Convention, entre eles, o próprio Hotel Slaviero Conceptual Brut, a Pousada Vila Atlântica e a Bella Catarina Pães e Doces. Na oportunidade os mesmos receberam sua placa indicativa de associado.

CRUZEIROS MARÍTIMOS


Primeiro Porto Turístico Regularizado do Brasil, Porto Belo será destaque de SC em feira internacional de cruzeiros marítimos. O título de primeiro Porto Turístico Regularizado do Brasil começa a render bons frutos para Porto Belo. O prefeito Evaldo Guerreiro foi convidado pela Santur (Santa Catarina Turismo) para participar do Cruise Shipping Miami 2015, a maior feira de cruzeiros do mundo. A perspectiva é de que a cidade duplique o número de escalas já na próxima temporada de navios. Além do prefeito, a comitiva da cidade terá a presença do presidente da Fumtur (Fundação de Turismo), Claudio Souza, do presidente da Comissão de Turismo da Câmara, o vereador Antônio Brito Júnior, e do vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira. O embarque ocorre no dia 14 de março e o retorno será dia 20. O evento é realizado anualmente.


O Cruise Shipping Miami é o principal encontro da indústria mundial de cruzeiros marítimos e único evento que reúne armadores, fornecedores, agentes de viagens e parceiros. Serão 900 expositores e 11 mil participantes. Porto Belo terá material exclusivo de divulgação para apresentar nas rodadas de negócios. Além do Brasil, representantes de 125 países estarão presentes na feira. O Presidente da Fumtur, Claudio Souza, destaca ainda a presença das maiores empresas do setor. Porto Belo lidera a força-tarefa para a retomada das escalas de transatlânticos em Santa Catarina. O município tem o apoio de lideranças políticas como os senadores Dario Berger e Luiz Henrique da Silveira, do ministro do Turismo, Vinicius Lages, do Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, dos Deputados Federais Esperidião Amim e Mauro Mariani e também do presidente da Abremar (Associação de Armadores de Navios de Cruzeiros do Brasil), Marco Ferraz.

PÁSCOA NO RENAR


O Hotel Renar preparou uma páscoa recheada de surpresas para você e toda a família. No pacote estão incluídas a visita do coelhinho no domingo de páscoa, refeições no Restaurante das Estações momento Renar, luau, recreação e muito mais... mas é bom fazer tua reserva urgente. hotelrenar@hotelrenar.com.br - (49) 3246-9000 | 0800 643 7222.


TURISMO DE LUXO


Focando na aproximação dos relacionamentos também com o trade internacional, a diretora do FESTURIS, Marta Rossi, esteve participando no mês de fevereiro da Bolsa de Milão – BIT, onde pode conferir como uma das principais tendências apresentadas é o  investimento  crescente no Turismo de Luxo. Em parceria com a Vertour empresa com mais de 60 anos de mercado e a empresária Carla Filippini, foi selada uma parceria para trazer a Gramado o Luxury Travel Italy. Um belíssimo projeto desenvolvido com empresários que vai apresentar no FESTURIS o melhor do mercado italiano.


 “O valor emocional é fator chave na hora da escolha de uma viagem de Luxo, os turistas procuram destinos que estimulem os seus sentidos - olfato, paladar, tato, visão e audição. O turismo de Luxo vai além da ostentação: é um estilo de vida, um serviço diferenciado e emocional e isso vem movimentando um mercado cada vez amplo e dinâmico” destacou Marta.  O FESTURIS já participa ativamente do mercado europeu, e vem estruturando laços através da participação em eventos internacionais. No ano passado a Feira Turismo de Gramado esteve participando com stand na TTG Incontri, em Rimini, na Itália em uma parceria que aproximou o trade turístico fortalecendo relações comerciais do mercado internacional, neste caso da América do Sul com a Europa.


A cada ano, o mercado de viagens de Luxo ganha um maior número de adeptos que buscam alto nível em serviços personalizados, exclusivos e autênticos. Os números da Organização Mundial de Turismo são surpreendentes. Mesmo responsável por 25% de toda a receita gerada com o turismo mundial, o turismo de Luxo representa apenas 3% do movimento dos turistas, com gasto médio diário oito vezes superior ao de um turista convencional. Algumas cidades no mundo mantêm o ritmo e a aceleração do negócio do Luxo mesmo quando a informação passou a estar disponível para todos em qualquer lugar do planeta. Na Itália, esse segmento vem ganhando força.


ITB BERLIN


Em seus cinco dias de funcionamento, a ITB Berlin 2015 reuniu 175 mil visitantes, incluindo um número maior de representantes da indústria de fora da Alemanha e 60 mil consumidores. A feira terminou também com a conclusão de que 2015 será um ótimo ano para a indústria de viagens e turismo devido às boas condições econômicas na zona do euro e nos Estados Unidos. Segundo Eduardo Zorzanello, diretor do FESTURIS, a feira de Gramado participou  consolidando sua marca no mercado internacional, além de buscar novos parceiros e ideias. “Esta é uma feira onde temos a oportunidade de encontrar o mundo. Acredito que nenhuma outra consiga reunir tanta diversidade como esta”, disse. A ITB Berlin 2015 contou com 10.096 expositores de 186 países, mais de dois terços dos quais de fora da Alemanha. Cerca de 120 mil profissionais viajaram para Berlim para participar do evento, mil a mais que em 2014. 


CONOTEL


Acontece neste semana, nos dias 16 e 18, a 57ª edição do CONOTEL – Congresso Nacional de Hotéis. O evento acontecerá em conjunto com a terceira edição da Food Hospitality World — Feira Profissional de Alimentação e Hospitalidade no Centro de Exposições Imigrantes, na zona paulistana. A realização simultânea à Food Hospitality World veio agregar valor ao CONOTEL, possibilitando aos profissionais da área conhecer novos produtos, serviços e tendências, além do acesso às mais variadas informações, contribuindo para o desenvolvimento dos segmentos econômicos movimentados pelo setor. A expectativa é que o evento reúna 1.500 congressistas nesta edição e mantenha sua tradição de qualificação e capacitação  profissional, através de palestras e debates ministradas por especialistas de diversas áreas. O CONOTEL terá também apoio da FBHA — Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e o planejamento e produção ficarão por conta da GOON Consultoria em Eventos by Ivonete Bombo.

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

NOVO VOO



Meu caríssimo amigo Claudio Jr, diretor do Festival de Turismo de João Pessoa, me informa que à Paraíba vai ganhar o primeiro voo estadual realizado por uma companhia aérea. A novidade surgiu durante reunião da Câmara Setorial do Turismo, na sede da Federação do Comércio da Paraíba, em João Pessoa.



Segundo a Presidente da PBTur, Ruh Avelino, à Paraiba agora tem a TAG, companhia aérea regional, com origem na Paraíba. Voos, em breve, para várias cidades do estado e do nordeste. A Tag Linhas Aéreas, anunciou voos entre João Pessoa - Patos - João Pessoa, diário. O avião terá capacidade para 30 passageiros e a operação deve ser iniciada até o final do ano.


ABRAJET EM MACEIÓ


Ministro do Turismo Vinicius Lages e Miriam Petrone, Presidente da ABRAJET NACIONAL

A Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo  - ABRAJET se reúne entre os dias 18 e 22 em Maceió, capital de Alagoas. Presença confirmada do Ministro do Turismo Vinicus Lages e demais autoridades do trade de turismo, contando com a participação e o apoio ativo da ABIH-AL. Trata-se da primeira reunião do Conselho Nacional sob a gestão da nova presidente Miriam Petrone, eleita em maio  2014 na cidade de João Pessoa-PB, e que teve a presença do Ministro Vinícius Lages, em sua posse na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo no mês de setembro de 2014. 


E não por acaso no dia 20 pela manhã o Ministro do Turismo, fará uma reunião com os diretores, conselheiros e presidentes das seccionais presentes em Maceió. Na ocasião irá propor a colocar em votação o tema do Congresso Nacional da ABRAJET que será realizado na cidade de Búzios-RJ e sob a coordenação do Presidente da Seccional Rio de janeiro, Claudio Magnavita, ex-secretário de Turismo do Rio de Janeiro, ex-vice-presidente do FORNATUR e atual Diretor do Rio de Janeiro Convention Visitor & Bureau.


É a segunda vez que a cidade de Maceió, cidade natal de Vinícius Lages recebe a reunião da executiva da entidade. A primeira foi em 2013. O presidente da Seccional de Alagoas, Flávio Gomes de Barros, foi o intermediador junto ao presidente da ABIH-AL e proprietário do Hotel Ponta Verde, Maurinho Vasconcelos, para que a reunião fosse possível.


Maceió conta com lindas praias e grandes hotéis. Dona de uma beleza natural riquíssima tem realizado ações voltadas para o turismo. É a cidade que mais cresce no Nordeste. Sua gastronomia encanta todos os gostos. A hotelaria de Maceió está se organizando para receber a executiva nacional e muitos passeios estão sendo programados para dar oportunidade aos jornalistas de conhecerem esta cidade tão linda e encantadora.

JATIÚCA RESORT



Eu não abro mão de ficar em minha casa em Maceió, o inesquecível, encantador e exuberante, aliás qualquer um desses adjetivos não seria mera coincidência para descrever a sensação de estar no Jatiúca Hotéis e Resorts. Um complexo turístico com 62 mil metros quadrados de perfeita harmonia entre natureza e arquitetura, um verdadeiro oásis privado dentro da cidade. Também não abro mão de saborear as delícias do Divina Gula. André, tô chegando. 



Banhado pelas águas cristalinas com um sutil tom de verde-esmeralda, em meio a jardins tropicais, coqueirais e uma lagoa, o hotel é um santuário de belezas inconfundíveis, tranquilidade e equilíbrio entre os encantos naturais e tudo que a cidade tem de melhor para oferecer. São "pequenos" detalhes que fazem do Jatiúca Hotéis e Resorts um lugar único que proporciona experiências a altura dos prazeres de viver a vida.




LEIA OUTROS ARTIGOS AQUI


quarta-feira, 11 de março de 2015

FERIADÕES EM 2015

FERIADÕES EM 2015


Mais de 1,96 milhão de viagens são esperadas para destinos da região Sul do Brasil, durante os feriados de 2015. Elas devem render R$ 3,82 bilhões para os cofres dos três estados da região, segundo levantamento do Ministério do Turismo. Juntos, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina deverão registrar movimentação financeira acima de R$ 530 milhões em cada um dos seis feriados avaliados.


O Rio Grande do Sul é o estado que deve registrar a maior movimentação de dinheiro (R$ 1,9 bilhão) e de pessoas (691 mil viagens). Para Santa Catarina, a projeção é de 670,5 mil viagens e R$ 1 bilhão em gastos de turistas brasileiros, enquanto o Paraná deverá absorver 606,6 mil viagens e faturar R$ 
824 milhões extras com o calendário de 2015. Assim como nas outras regiões do país, o pico do faturamento será em 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida), data em que também se comemora o Dia da Criança. O feriado, que cai numa sexta-feira, poderá gerar movimentação conjunta de R$ 707 milhões na região Sul, dos quais R$ 360,8 milhões nos destinos gaúchos, R$ R$ 193,9 milhões nos catarinenses e R$ 152,3 nos paranaenses.


O levantamento considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). 

SETOR HOTELEIRO


Um levantamento da consultoria BSH Internacional, pioneira de investimentos hoteleiros no Brasil,  mostra que a previsão de investimentos do setor para este ano é de R$ 2,3 bilhões. A expectativa é que sejam abertos 54 novos hotéis no ano, o que significa 8,9 mil unidades habitacionais. As inaugurações devem gerar ainda 5,2 mil empregos, de acordo com a consultoria. A região Sudeste representa, sozinha, metade do investimento previsto para o país no ano: R$ 1,27 bilhão.  Os 27 lançamentos previstos acrescentam 4,4 mil unidades habitacionais, o que deve gerar 2,9 mil empregos. Apenas o estado do Rio de Janeiro – sede das Olimpíadas de 2016 – receberá R$ 1 bilhão em investimentos hoteleiros.


Na avaliação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, os números comprovam a força do setor e a importância do turismo como vetor para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Os destinos nacionais ganharam visibilidade com a Copa do Mundo e, agora, o setor privado se prepara para receber os visitantes que virão para as Olimpíadas” diz Lages. Ele reforça o potencial do mercado interno, com 60 milhões de brasileiros que ainda não têm o hábito de viajar e podem ser prospectados pelas agências de viagem. 

Tropical Tambaú Resort - João Pessoa - PB

Dados do Ministério do Turismo apontam para um crescimento da intenção de viagem dos brasileiros para destinos nacionais. De acordo com o levantamento Sondagem do Consumidor, 73,2% dos entrevistados que desejam viajar nos próximos seis meses, o farão dentro do Brasil. Em fevereiro de 2014, esse percentual era de 67,8%. 


NAVISC


Um grupo de 11 agências de viagens de Florianópolis e São José criam um POOL denominado NÚCLEO DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DE SANTA CATARINA, sob a sigla de N A V I S C . O objetivo deste núcleo é o de organizar roteiros de viagens ao exterior diferenciados dos tradicionalmente oferecidos. Hotéis de melhor qualidade, roteiros exclusivos, maior duração de permanência nas cidades visitadas e com acompanhamento de guia desde Florianópolis. As agências que fazem parte do NAVISC são: América do Sol, Açoriana Turismo, Freedom Viagens, Mistral Turismo, Pereira Oliveira Turismo, Star Turismo, W. Travel Turismo, Smart Viagens, Fibratur, Triptonita e Tortola Turismo.


MERCADO PÚBLICO

Clique na imagem para ampliá-la

A Prefeitura de Florianópolis reforçou o compromisso com o prazo de 18 de junho para a conclusão dos trabalhos da ala sul do Mercado Público da capital, conforme asseguraram os secretários Gustavo Miroski (Administração), Rafael Hahne (Obras) e Luciane Camilotti (adjunta de Turismo) aos presidentes do SHRBS, Tarcisio Schmitt, da Fhoresc, Estanislau Bresolin, e da Fortur, Zena Becker. Os dirigentes das entidades visitaram o canteiro de obras na última sexta-feira (09-03). Já a partir de abril os comerciantes terão acesso aos boxes, para tratar das instalações de cada empreendimento.  A etapa atual envolve a instalação das estruturas metálicas, reforçando as fundações, que darão sustentação à cobertura. 


PEDALANDO EM FLORIPA


Tem gente que quando chega o final de semana consegue reclamar dizendo que aqui na Ilha da Magia não tem o que fazer. Moramo numa Ilha, com mais de 40 praias e o sujeito consegue ficar em casa? E para a maioria das pessoas, mesmo com esse sol fenomenal, a temporada terminou. Mentira gente! Temos até o veranico de maio. Não tem nada o que fazer? Vá pedalar ! Principalmente no domingo onde tudo vira ciclovia. Você pode sair da Av. Beira Mar de São José, cruzar a ponte e encarar a Av. Beira Mar da Ilha da Magia, ou vice-versa. A galera da bike faz isso e você ainda pode incluir do percurso a Av. Beira Mar Continental (Estreito) e todas as demais praias. O que você ganha com isso além de saúde? Encontra gente bacana, descolada, bonita, um visual de tirar o fôlego e, ainda deixa pelo caminho umas duas mil calorias (nesse percurso que fiz. Leve água, e mesmo assim, você terá que parar para reabastecer. No Continente é mais barato e não tem fila (na Ilha a água de coco custa R$ 6,00 - uma exploração e ainda tem fila), já em São José, R$ 4,00 o copão. 

Clique na imagem para ampliá-la

No caminho o visual das pontes, das Praias do Meio, Saudade, Itaguaçu, Bom Abrigo, ... O caminho você escolhe, pode ser mais curto ou mais longo. Veja que só fiz um pedaço do percurso. Dá pra fazer a Ilha toda de bike. Confira as imagens aqui. E a tarde ainda fui mergulhar na Praias das Cordas, um refúgio que eu não conto onde é, justamente por ser um refugio, longe da especulação. Um paraíso na Grande Florianópolis. 


USHUAIA


Dá para entender perfeitamente o porque  de Ushuaia estar em alta e porque é destino obrigatório dos aventureiros de todas as tribos que caem na estrada conforme foi veiculado no Fantástico desde último domingo, o especial que a Família Schurmann fez por lá. Aquilo que o Fantástico mostrou não corresponde nem a 1% de todo o material produzido pela Expedição Oriente, mas que com certeza iremos ver em algum programa especial. Ontem mais um cruzeiro atracou no final da tarde. Foto do confrade Eduardo Pocai. 


BRASILEIROS EM USHUAIA


Todos bem recebidos, acolhidos e muito bem assessorados pelo amigo Mario, do Brasileiros em Ushuaia, que saiu do calor de João Pessoa para fixar residência na Tierra del Fuego e consequentemente bem nos receber. 

Clique na imagem para ampliá-la

BNT & CONVENTION




A BNT Mercosul e o Convention Visitors Bureau de Balneário Camboriú, selaram parceria com participação especial na 21ª BNT Mercosul. O Convention Visitors Bureau, mostrará aos profissionais de turismo os seus produtos e opções de passeios gastronômicos, com o projeto Balneário Saboroso, que acontece nos dias 09 a 26/07. A associação também será uma das atrações nos espaços para Capacitação no Cine Turismo.



21ª BNT MERCOSUL



A 21ª edição da BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos será realizada no Centreventos de Itajaí tem como principal objetivo reunir os melhores players do mercado, aproximar pessoas e oferecer um evento eficaz para a realização de negócios entre as empresas expositoras e os profissionais participantes. O evento a cada ano se fortalece por sua credibilidade, organização e público qualificado. É destaque por atrair e conquistar o público do mercado turístico para a realização de ótimos negócios e parcerias, além de apresentar destinos turísticos de todo o Brasil e alguns países da América do Sul. 



Durante o evento são realizadas várias atividades para qualificação dos participantes e apresentação de destinos diversificados. Além da programação de negócios a BNT Mercosul também oferece eventos paralelos que são muito divertidos e importantes para os participantes. Em Balneário Camboriú acontecem visitas técnicas aos principais hotéis da cidade, passeios no Parque Unipraias, passeios de barco e Cristo Luz. 



EDUCANTUR EM NATAL


Clique na imagem para ampliá-la

Ely Silveira, presidente da ABAV-SC, executiva da Ceretur, lançou no dia de ontem seu projeto EDUCANTUR, treinamendo e capacitando operadores e agentes de viagens do segmento de turismo pedagógico em Fortaleza e Natal. Em Fortaleza a parceria foi com a Operadora West Central e Confiança Consolidadora. Já em natal foi com a Foco Operadora. EDUCANTUR – Educando através do turismo, é uma grande inovação para o turismo e para a educação e representa uma revolução para Santa Catarina. O objetivo do projeto EDUCANTUR é criar um produto turístico inovador voltado para estudantes do ensino fundamental, ensino médio e universitário, que proporcionará melhor aprendizagem e diversão.



Os pacotes EDUCANTUR consistem em roteiros turísticos, que além de entretenimento, incluem método e atividades pedagógicas de melhoria no interesse pelas matérias e fixação do conteúdo escolar conduzido por especialistas nos locais de interesse. Quando uma escola escolher um pacote EDUCANTUR, os alunos optarão por um dos destinos memoráveis, onde juntos irão viver experiências que os acompanharão pelo resto de suas vidas. Os professores e pedagogos irão eleger um dos conteúdos EDUCANTUR desenvolvidos no destino e neste momento a escola receberá todo o material pedagógico on line relacionado ao destino para o qual viajarão e a matéria do nível que os alunos estão cursando, para que aprendam teoricamente em sala de aula.



Nos meses que antecedem a viagem, os alunos aprenderão a matéria em sala de aula, começarão a participar de uma grande gincana, com o diferencial que dispertará nos alunos mais interesse e atenção à matéria, pois o conteúdo estará sempre sendo exemplificado e ligado ao passeio que farão, gerando também expectativa pela viagem. Durante a viagem, além de visitar atrações turísticas e de entretenimentos, os estudantes participarão de atividades práticas, através da gincana, para fixar o que aprenderam em sala de aula, com os profissionais selecionados pelo EDUCANTUR.



São físicos, geólogos, biólogos, engenheiros, artistas, empresários e outros profissionais que atuam em temas relacionados com o conteúdo, que mostrarão aos alunos, como aquilo que aprenderam teoricamente, acontece na vida real! O EDUCANTUR levará a diversos destinos turísticos em Santa Catarina, porém nesta primeira etapa será selecionado um destino para se iniciar o projeto, Florianópolis. Este será o destino piloto a ser desenvolvido já a partir deste ano. Para esta primeira etapa do Projeto conta-se com o apoio de algumas empresas de Florianópolis.


A regionalização do turismo, desenvolvendo o turismo nacional no interior do Brasil é um dos grandes desafios do trade turístico atualmente. A infraestrutura turística, composta por hotéis, transportes, atrações turísticas, dentre outros, costuma ser sobrecarregada nas temporadas turísticas, que tendem a coincidir com as férias escolares. Fora das altas temporadas, o trade turístico encontra dificuldades severas para manter a suas operações com qualidade, manter empregos e a viabilidade dos estabelecimentos. O EDUCANTUR pretende prover o fluxo de grupos de estudantes exatamente nos períodos de aula, ou seja, nas baixas temporadas, quando eles são mais necessários.



"Sabemos que muitos não podem arcar com os custos de uma viagem e nunca teriam acesso ao que estamos fazendo. Por esse motivo, criamos um modelo sustentável onde a própria operação turística financia o serviço para quem não pode pagar. Assim, todos os fornecedores do EDUCANTUR sejam eles hotéis, transportadores rodoviários ou atrações turísticas, precisam concordar em disponibilizar gratuitamente seus serviços a um grupo de alunos da rede pública de Santa Cataria, a cada 10 grupos pagantes recebidos através do EDUCANTUR", afirma Ely Silveira, idealizadora do projeto. 
Desta forma os estudantes da rede pública do Estado terão acesso aos mesmos materiais pedagógicos, passeios e hotéis que todos os estudantes que participam da experiência EDUCANTUR utilizam.



CCTUR



Para o trade de turismo que ainda não sabe, a CCTUR – Recursos Humanos, disponibiliza um sistema online de cadastramento de vagas e candidatos, exclusivamente para a área de turismo. Abrangendo todo o território nacional. Atendem empresas da área de: Agências, hotelaria, gastronomia, locadora, transporte, eventos, feiras & congressos, lazer & recreação, entre outras. Os interessados podem ser: Candidatos, estagiários, pessoas com deficiência, autônomos, freelancer, entre outros. Vale lembrar que estas áreas necessitam de mão de obra mais qualificada e a disponibilização infelizmente é pouca. A CCTUR coloca seu site a disposição do trade. Todo cadastramento é gratuito. Mais informações no site www.cctur.com.br.